2.15.2014

Mudar hábitos e emagrecer fica mais fácil quando envolve amigos e família

Algumas pesquisas mostram que pessoas engordam e emagrecem juntas.
Endocrinologistas deram dicas para mudar os hábitos e levar vida saudável.

Do G1, em São Paulo
Mais de 90 milhões de brasileiros estão acima do peso e 28 milhões são obesos. Esses números só crescem e custam cada vez mais aos cofres do país e aos próprios obesos, que podem desencadear doenças do coração, diabetes, hipertensão, infertilidade e apneia do sono.
Pesquisas mostram que quem convive com obesos têm 57% mais chances de engordar também. A interferência dos amigos é maior do que de vizinhos ou família e, no caso de melhores amigos, essas chances aumentam 171%.
Por isso, é importante envolver pessoas próximas no processo de mudança de hábitos e emagrecimento para conseguir melhores resultados, como explicaram os endocrinologistas Alfredo Halpern e Rosana Randominsk no Bem Estar desta quarta-feira (10).
Obesidadexcoração valendo (Foto: Arte/G1)
Os três principais passos para evitar o aumento de peso são: comer bem, praticar atividade física diariamente e ter cuidado com amigos e parentes “sabotadores”. É preciso também prestar atenção em alguns alimentos que geralmente são incluídos nas dietas, mas que têm calorias e gorduras.
Por exemplo, a bolacha de água e sal não emagrece e tem muitas calorias; o iogurte integral não é a melhor opção e deve ser substituído pelo desnatado; a água de coco também tem muita gordura, apesar de ser rica em potássio; o açaí é uma das frutas mais calóricas que existem; por fim, o lanche natural tem muitas calorias por causa dos molhos e alguns tipos já são até mesmo industrializados.
No entanto, o consumo de leite e queijo pode emagrecer porque o cálcio desses alimentos interfere na absorção de gordura. Eles podem ser aliados na dieta, mas não são os únicos que devem ser ingeridos: a regra sempre é comer com moderação.
Além disso, os médicos mostraram algumas trocas que podem acontecer dentro de casa para melhorar a qualidade de vida de toda a família.
Por exemplo, a frigideira e o óleo podem ser substituídos pela grelha e por um peixe; os biscoitos recheados dão lugar às frutas já cortadas, que ficam mais fáceis para serem consumidas; e o sofá ou a poltrona podem ser trocados por um cachorro, que estimula a pessoa a sair de casa e caminhar.
Outra dica para evitar o ganho de peso é preferir alimentos menores, de porções individuais, principalmente para pessoas que têm compulsão alimentar e não conseguem comer sem esvaziar os pacotes. Alguns produtos já são vendidos em porções individuais, como bolachas, sorvetes, salgados e torradas.
Na enquete feita no site do Bem Estar, a maioria das pessoas respondeu que a força de vontade é o mais importante para emagrecer. Na verdade, todos os fatores são essenciais e, se combinados, podem fazer grande diferença. Veja o resultado abaixo:

Cinco passos para sair do sedentarismo e começar a se exercitar


A falta de planejamento e a expectativa de cumprir metas impossíveis podem acabar com os planos de uma pessoa começar uma vida mais saudável. Felizmente, há formas de evitar que a mudança vá por água abaixo


Vivian Carrer Elias

Atividade física: Sedentários devem ingressar devagar nos exercícios para evitarem lesões
Atividade física: Sedentários devem ingressar devagar nos exercícios para evitarem lesões (Thinkstock)
O sedentarismo está entre os dez principais fatores de risco que ameaçam a saúde, segundo uma pesquisa sobre a carga global de doenças feita em 2010. Outro extenso estudo, feito na Austrália e publicado em 2012, provou que o sedentarismo não só provoca doenças, como encurta a vida. A pesquisa avaliou mais de 200 000 pessoas acima de 45 anos e descobriu que as mais sedentárias tinham duas vezes maiores chances de morrer em um período de três anos do que os sedentários que se exercitavam mais.
Os potenciais prejuízos do sedentarismo e os efeitos benéficos da prática de atividade física são bons motivos para começar a se exercitar. Mas é comum que pessoas desacostumadas à prática de exercícios se sintam desmotivadas pouco depois de iniciar alguma atividade — e voltem para o sofá. Em muitos casos, isso acontece por um mau planejamento. São armadilhas comuns escolher uma modalidade com a qual não se identifique, não adaptar os horários dos exercícios à rotina ou traçar metas impossíveis de serem alcançadas. Conheça as melhores estratégias para sair do sedentarismo de vez.

1 de 5

Avalie o seu físico

 
  Passar por uma avaliação de flexibilidade, fôlego, força muscular e composição corporal é importante para medir o progresso que virá com a prática de exercícios. Esse teste pode ser feito por um profissional de educação física. Já pessoas sedentárias com mais de 40 anos ou que tenham algum fator de risco, como sobrepeso e hipertensão, devem agendar uma consulta com um médico antes de iniciar uma atividade física. "Há recursos que traçam o perfil do indivíduo e permitem dizer se ele pode fazer exercícios mais intensos ou se deve optar pelos moderados", diz o fisiologista Turíbio Leite de Barros. Trata-se de testes como o cardiopulmonar, que mede a aptidão cardiorrespiratória, e o ergométrico, que avalia o coração em situação de stress, geralmente com o paciente se movimentando em uma esteira ou bicicleta estacionária.

Estabeleça metas realistas


Ter objetivos ao iniciar uma atividade física é motivador – desde que eles sejam realistas. "Uma pessoa que decidir perder 10 quilos em dois meses dificilmente vai conseguir alcançar a meta e, de certo, vai desistir do compromisso", diz Renato Dutra. O ideal, segundo o educador físico, é estabelecer objetivos de curto (um a três meses), médio (quatro a seis meses) e longo prazo (um a dois anos). "Metas possíveis para um sedentário são, por exemplo, emagrecer 1 quilo em dois meses ou, em um mês, correr 10 minutos ou subir um lance de escada sem se sentir tão cansado." Um dos melhores estímulos é enxergar os resultados.

scolha um exercício prazeroso


É comum que corrida e musculação, pela difusão e pela praticidade, sejam as primeiras opções na hora de escolher um exercício. Mas isso não quer dizer que elas sejam prazerosas para todo mundo. A regra é experimentar diferentes modalidades até encontrar a mais agradável. "Para sair do sedentarismo, a pessoa deverá buscar um exercício com o qual se identifique", diz Renato Dutra. "Só assim ela descobrirá que, em vez de musculação, prefere pilates, ou que se sai melhor na dança do que na corrida."

Comece devagar


Pessoas que não estão acostumadas a se exercitar devem começar uma atividade física aos poucos, com uma intensidade leve e respeitando os limites do corpo. Isso vai ajudar a evitar lesões e diminuirá as chances de o indivíduo se sentir desestimulado com o exercício. Variar as modalidades também é uma medida que ajuda a espantar o desânimo. "Faça, por exemplo, musculação em um dia, um exercício aeróbico no outro e uma aula de alongamento no dia seguinte”, diz o educador físico Renato Dutra. 

Persista nos novos hábitos


É normal que uma pessoa decida se exercitar duas vezes por semana, mas, logo no início, um imprevisto a impeça de cumprir esse objetivo. "Ela não pode desanimar por causa disso. Se não deu, deve tentar de novo na outra semana. Para criar um hábito, é preciso investir nele, reforçando determinados comportamentos. Uma pessoa que sempre foi sedentária não pode ser tão exigente consigo mesma”, afirma Dutra.
Fontes: Renato Dutra, educador físico e diretor técnico da Run&Fun Assessoria Esportiva; Clínica Mayo; Turíbio Leite de Barros, fisiologista do esporte e coordenador do Instituto Vital
 

Técnica de costurar tela na língua para emagrecer é questionada por especialista

Procedimento é feito nos Estados Unidos e em países da América Latina.

Não há registro sobre existência dessa prática no Brasil.

Mariana Lenharo Do G1, em São Paulo
110 comentários
Foto mostra paciente com tela costurada na língua. (Foto: Paul Chugay/Divulgação)Foto mostra paciente com tela costurada na língua
(Foto: Paul Chugay/Divulgação)
Uma técnica para perder peso que consiste na costura de uma tela plástica na língua do paciente tem sido praticada por médicos nos Estados Unidos e em vários países da América Latina. Com o material rígido preso à língua, torna-se doloroso movimentá-la, o que faz com que a pessoa só consiga ingerir líquidos.
A técnica ganhou notoriedade nos últimos dias, quando uma das finalistas do Miss Venezuela 2013, Wi May Nava, afirmou, em um programa da “BBC”, que recorreu ao tratamento para chegar ao corpo ideal para o concurso.
Especialistas brasileiros ouvidos pelo G1 criticam a prática e afirmam que não existem evidências científicas que comprovem sua segurança e eficácia. Na base PubMed, plataforma que reúne artigos com respaldo científico na área de saúde, ainda não há referências à técnica.
Ainda assim, cirurgiões de países como México, Colômbia, Venezuela, Nicarágua, República Dominicana e Chile, além dos Estados Unidos, anunciam o novo método como uma estratégia rápida e prática para perder peso. Cirurgiões americanos afirmam que um artigo científico sobre o tema será publicado no próximo mês.
Não há registros de que a técnica seja realizada no Brasil. Para que uma técnica como essa pudesse ser utilizada no país, seria preciso que uma instituição desenvolvesse um projeto de pesquisa clínica que fosse aprovado pelos comitês de ética responsáveis, como lembra o dentista Celso Augusto Lemos Júnior, professor da Faculdade de Odontologia da USP e membro da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (Sobep).
“A função da língua durante a mastigação é ajudar a mover o bolo alimentar em direção aos dentes, especialmente para a deglutição”, explica Lemos Júnior. Sem esse movimento da língua, portanto, torna-se impossível mastigar um alimento sólido.
Para o cirurgião João de Moraes Prado Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, trata-se de uma alternativa muito radical para atingir a perda de peso: “Como pode alterar a anatomia da pessoa para evitar que ela se alimente com sólidos? Existem tantas outras alternativas racionais que não passa pela minha cabeça como se chegou a esse extremo.”
Resultados
Nos Estados Unidos, um dos estabelecimentos que fazem o procedimento é a Clínica Chugay, com unidades em Beverly Hills e em Long Beach, na Califórnia. Os cirurgiões Nikolas e Paul Chugay já usaram a técnica em mais de 80 pacientes. Segundo Paul Chugay, os resultados obtidos serão publicados no mês que vem no periódico científico “The American Journal of Cosmetic Surgery”.
De acordo com o artigo, adiantado ao G1, 81 pacientes se submeteram ao procedimento na clínica entre 2009 e 2013. A técnica consiste em uma cirurgia rápida, em que uma malha de plástico comumente utilizada na medicina é presa à língua por meio de seis pontos isolados. O paciente recebe anestesia local e, caso não tenha sangramento, é liberado logo em seguida.
A tela permanece na língua durante 30 dias, nos quais o paciente deve seguir uma dieta líquida de baixa caloria. Ele também é encorajado a fazer exercícios e a manter uma higiene bucal específica, para remover restos de alimento que possam se acumular sob a tela.
Os pacientes do estudo tinham, em média, 39 anos e seu peso médio era de 85,5 kg antes do procedimento. A média de perda de peso foi de 7 kg depois de um mês. Segundo o artigo, não foi observada nenhuma complicação séria durante o período. Dois pacientes pediram para ter a tela removida por apresentarem dificuldades na fala. Um reportou ter sentido dor e desconforto por mais de dois dias. Alguns mencionaram a situação social embaraçosa que é não poder comer com os amigos e a família durante o tratamento.
O artigo cita, ainda, que alguns pacientes voltaram a seus antigos hábitos depois da remoção da tela e voltaram a ganhar peso. A conclusão do artigo é que os pacientes que se submetem à técnica “podem alcançar uma perda de peso significativa em um período de 30 dias, com riscos relativamente baixos”.
Saciedade e digestão
O médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), observa que – com ou sem a tela plástica fixada à língua – a adoção de uma dieta exclusivamente líquida pode dificultar a obtenção da sensação de saciedade. “Temos um sistema que controla nossa fome e saciedade e esse processo se inicia com a mastigação. A partir do momento que não se mastiga, não se libera estímulos para os núcleos hipotalâmicos da saciedade”, diz.
Outra complicação refere-se ao sistema digestivo. “Como a quantidade de fibras é muito pequena em uma dieta líquida, existe uma tendência de constipação, o intestino pode não funcionar”, diz. Ele acrescenta que, como outras dietas da moda, uma alimentação exclusivamente líquida tende a se tornar enjoativa depois de alguns dias.

Você é pássaro ou árvore ?


Há momentos na vida em que somos pássaros.
Queremos voar, mas nossas asas são curtas e não nos permitem chegar além do horizonte.
O que podemos está sempre aquém do que desejamos.
Há momentos na vida em que temos longas asas. Podemos alçar extensos vôos, mas nossos limites são determinados pelo peso das bagagens que a vida nos dá.
São malas que atendem por diversos nomes: Bom senso, juízo, medo.
Há os que se livram de seu peso e conseguem voar muito alto.
Alguns atingem destinos fantásticos; muitos conhecem o sabor do desastre.
Mas há momentos na vida em que deixamos de voar. É quando nos tornamos árvores, quando nos percebemos enraizados a terra, presos no espaço e no tempo.
Não nos damos conta desta mudança, que nos tira as asas e nos empresta galhos e ramos. Apenas descobrimos que somos assim.
Mas quando deixamos de procurar a luz, ou desistimos de cavar em busca de energia, paramos de crescer. Mas não há árvores assim.
As árvores perseguem seu destino, que é crescer e se alimentar.
Assim como há pássaros que só buscam voar.
Saber o momento do vôo ou o instante de se enraizar é a grande sabedoria humana.
Saber viver intensamente o momento de polinizar as flores, ou o momento de deixar ao vento e a chuva que espalhem nossas sementes, eis o destino da vida.
Se você é pássaro, voe em busca de seu sonho.
Se você se descobriu árvore, cresça o mais alto que puder e deixe a terra cuidar de suas sementes.
(Autor desconhecido)

Gisele Bündchen diz que filha caçula nunca assistiu TV


Por: Kalu Brum
Categoria: Kalu
1
Reprodução
Reprodução
Hoje me deparei com esta manchete do correio Brasiliense em uma daquelas colunas de fofoca de celebridades. Qual não foi a minha surpresa quando descobri que a dita filha da Gisele Bündchen, não tem sequer um ano.
Infelizmente é bem comum ver crianças de menos de um ano que “adoram” celular. Um bando de adulto que se delicia em apresentar para os bebês aplicativos que fazem os pequenos, cuja natureza é movimento e exploração, ficarem fascinados, quietos, sentados interagindo com a pobre tecnologia, como um gatinho com uma voz irritante e estridente, ou uma fadinha que voa para lá e para cá com musiquinha. O mundo de cores, sons, cheiros é trocado por um sedutor mundo interativo.
Em restaurantes crianças não falam entre si, nem com seus pais, presas em seus universos mentais.Qual é o problema das crianças com a Televisão, Celulares e Tablets?
Cadeirinha da Fisher Price acoplada com Tablet
Cadeirinha da Fisher Price acoplada com Tablet
Apesar da recomendação da Academia Americana de Pediatras de que a idade mínima para uma criança ficar exposta a telas, a fabricante de brinquedos Fisher-Price lançou uma cadeirinha com iPad.
Chamada de iBounce, ela vem com um apoio para tablet e permite que os bebês assistam a filmes e interajam com jogos mesmo antes de andar. Segundo a pesquisa da empresa, 38% dos pais americanos deixam seus filhos usarem tablets assim que surge o interesse.
Já começam a aparecer os primeiros casos de crianças viciadas em tecnologia. Como a menina deste post, de apenas 4 anos, que está em uma clínica de dependentes tecnológicos.
A médica Raquel Soifer afirma que a TV cria problemas de dislalia, dislexia e disgrafia nas crianças. E mais:a TV narcotiza essas crianças, predispondo- as ao consumo posterior de drogas.
Usando a referência antroposófica podemos entender como a TV influencia no desenvolvimento dos pequenos. Para a Antroposofia, até os 7 anos de idade, os membros (braços e pernas) da criança estão mais ativos e ainda não há maturidade fisica e psicológica para o desenvolvimento de estímulos mentais.
Já a televisão é veículo de comunicação que fica parado em algum lugar da casa, com sua tela a bombardear em nossas retinas milhares de mudanças por minuto. Sem contar que para manter nossa atenção é necessário que os programas tenham um ritmo sempre maior do que nossa capacidade de percepção. Um último ponto é perceber que os programas de televisão são um produto pronto, acabado e sem nenhuma interatividade.
Até os 7 anos  uma das características mais marcantes para criança será sua fantasia, ou seja, com alguns toquinhos de madeira ela pode passar horas brincando e imaginando toda tipo de situações. Panos viram fantasias, capas ou vestidos e até cabanas. A Televisão rouba a criatividade dos pais, que usam o tempo de silêncio e paz para suas atividades individuais.
Pais e filhos sem TV são seres mais criativos, passado, é claro, o período de desintoxicação.
A TV e a agressividade
Em um curso maravilhoso que fiz de Yoga para Educação (RYE) foram apresentadas pesquisas da neurociênca provando que crianças que assistem muita TV vibram em uma freqüência cerebral (beta) que libera adrenalina em excesso e ativa o cérebro reptiliano por mais tempo. Este cérebro ancestral está ligado à caça, a luta ou fuga. Ou seja: as crianças expostas há muito tempo de TV se tornam mais agressivas, apresentam dificuldades para dormir e costumam comer além do que precisam (sem gastar energia).
Se pensarmos que o corpo humano tem uma espécie de divisão anatômica bem definida em três partes: cabeça, tronco e membros, e que nosso pensar está mais relacionado à cabeça, nosso sentir, mais relacionado ao tronco, onde se encontraria o agir? Pois é, nos membros. Até os 7 anos, a criança se encontra mais no pólo dos membros do que na cabeça. Na visão antroposófica, o pequeno ser é pura vontade, motivo pelo qual sua atividade é tão fortemente marcada por sua capacidade imitativa, pois as células estão se reproduzindo rapidamente e fazendo o organismo crescer. Ela vive no movimento e na percepção do próprio corpo.
Se a criança é puro movimento e a televisão é estática, temos aí um bom argumento para desligar o aparelho e brincar mais com nossos filhos. TV e criança não combinam, mas ao mesmo tempo constatamos que a tela da TV exerce um grande magnetismo sobre esses mesmos seres. O que fazer? Penso que a responsabilidade desses pequenos seres não está neles e sim nos seus responsáveis.Quanto mais cedo tivermos consciência de que o elemento natural para o desenvolvimento da criança é o “brincar”, mais teremos força para pelo menos limitar o acesso à TV.
Um estudo conduzido pela Universidade de Montreal, no Canadá. observou, em crianças de 10 anos, as consequências das horas gastas em frente à TV quando tinham 2 anos. Os efeitos são queda no interesse pelas aulas e rendimento escolar, além de decréscimo na quantidade de atividades físicas no cotidiano, inclusive nos finais de semana. O que aumenta são as dificuldades de relação com amigos (o chamado bullying), o consumo de refrigerantes e o IMC (medida de massa corporal que faz uma proporção entre peso e altura).
Aos dois anos, a criança está expandindo suas capacidades cerebrais. É o momento em que os hábitos, o estilo de vida e as relações sociais do ser humano estão se consolidando no cérebro
A associação médica americana recomenda que não se assista nada de televisão até os dois anos. A partir daí, aconselham os pais a permitir no máximo duas horas por dia. Vale lembrar que no Barsil as crianças passam mais de 4 horas por dia em frente à TV, muitas vezes com programas inadequados para suas idades.
Criança gosta de atenção, carinho e interatividade para brincar junto. Bastam alguns elementos como um giz e um papel; um pedaço de madeira; pedras e um recipiente para fazer uma verdadeira festa. O famoso “não tenho tempo” deixa de existir quando tomamos consciência que tempo é mera questão de opção e estar com os filhos, participar de seu crescimento, torna-se uma fonte inesgotável de prazer. Assim poderemos propiciar um desenvolvimento mais saudável e feliz para nossas grandes riquezas.
Crianças e Tecnologia 
Uma matéria de 2011 trouxe um dado interessante: os filhos do alto escalão da Apple e google do vale do silício estudam em colégios Waldorfs em que o uso da tecnologia é inexistente.  A matéria do NY Times comprova que os  altos investimentos na popularização do uso de computadores nas escolas e a diminuição dos salários dos professores não ocasionaram na melhoria do aprendizado.Será que a Gisele Bunchen, os filhos dos milionários do Vele do Silício (EUA) são radicais, xiitas? Ou existe uma verdade oculta sobre a TV, Criatividade, Agressividade, consumo e Adultização? Me espanta alguém achar que é notícia que uma criança de menos de 1 ano nunca tenha visto TV. Todas as crianças deveriam ser poupadas da exposição, que beneficia, a curto prazo apenas pais e mães. Mas o que se vê por aí são mães pedindo dicas de DVDs para que seus filhos se viciem nas porcarias como Galinha Pintadinha e Patati Patatá!

Óculos permitem a médicos detectar células cancerígenas

Tecnologia, que está sendo desenvolvida nos EUA, pode garantir que todas as células tumorais de um paciente sejam retiradas em uma mesma cirurgia

Cientistas americanos trabalham para desenvolver óculos de alta tecnologia que permitirão a médicos diferenciar células cancerígenas das saudáveis. Dessa maneira, em uma cirurgia para retirada de um tumor, os profissionais poderiam identificar mais facilmente as células doentes, de modo a garantir que nenhuma delas permanecesse no corpo do paciente. O equipamento é desenvolvido na Universidade de Washington, em St. Louis, nos Estados Unidos, e foi testado pela primeira vez nesta semana durante uma cirurgia para a retirada de um nódulo de mama em uma paciente.
 A cirurgiã Julie Margenthaler usa os óculos de alta tecnologia durante cirurgia de retirada de um tumor
O procedimento padrão para a retirada de um câncer consiste em remover o tumor e também parte do tecido em volta dele – que pode ou não conter células cancerígenas. Esse tecido, então, é analisado e, caso apresente células tumorais, é comum que se indique uma nova cirurgia para a retirada do restante do tecido. Se os óculos se provarem eficazes nos próximos testes, eles podem diminuir ou até eliminar a necessidade dessas cirurgias adicionais, evitando mais estresse e gastos aos pacientes.
Segundo Julie Margenthaler, professora da Universidade de Washington em St. Louis, que coordenou a cirurgia na qual os óculos foram testados, entre 20% e 25% das mulheres que têm tumores na mama retirados precisam passar por uma segunda operação. “A tecnologia atual não mostra de forma adequada a extensão do câncer na primeira cirurgia”, diz.
Em entrevista ao site de VEJA, ela explicou que a cirurgia a qual conduziu fez parte de uma primeira etapa de testes em torno do óculos — ou seja, ainda não apresentou resultados definitivos. "A cirurgia foi um sucesso por diversos motivos – nós esperávamos conseguir visualizar pelo óculos um nódulo específico, e isso foi o que de fato observamos”, afirmou. “Estudos futuros deverão focar em usar esses óculos para determinar se eles são eficazes em remover toda a extensão do câncer. Nós planejamos fazer uma pesquisa com de 20 a 25 pacientes para confirmar o sucesso observado nessa primeira etapa.”
Os óculos, desenvolvidos pela equipe do professor de radiologia Samuel Achilefu, contêm uma tecnologia de vídeo criada especificamente para o objeto e um display. Quando utilizados, é preciso injetar no paciente uma substância de contraste que, em contato as células cancerígenas, as torna brilhantes e faz com que fiquem da cor azul quando vistas através das lentes. Um estudo anterior sobre a tecnologia revelou que ela é capaz de detectar tumores muito pequenos, de 1 milímetro de diâmetro (uma espessura equivalente à de dez folhas de papel sulfite).
Leia também: Google desenvolve lentes de contato para diabéticos e
 'Bisturi inteligente' identifica tecidos cancerígenos

SININHO E AS MANIFESTAÇÕES

Ativista fala sobre pagamentos em manifestações

Em janeiro, Sininho escreveu texto falando do assunto no Facebook

Veja o texto escrito em 19 de janeiro por Sininho em seu perfil do Facebook






Navalha
A Sininho é bem conhecida.
Na prisão do Fabio, ela foi oferecer ajuda.
E o Rodrigo Vianna a localizou em global vídeo inesquecivel: “hoje a festa é nossa !”.
Tá ficando quente !
Não deixe de assistir a vídeo “a Presidenta pode ficar tranquila”. e “quem vai cuspir os caroços vai ser o Beltrame“.



Em tempo: Ainda sobre o papel da Sininho nas manifestações, segundo o jornal Extra:

Em depoimento, suspeito de acender rojão que matou cinegrafista coloca a culpa em tatuador e diz que há pessoas que aliciam jovens e distribuem quentinhas

(…)
Sobre financiadores de protestos, Caio disse que eles existem. Ele revela que chegou a ver um papel onde a contabilidade do dinheiro distribuído aos manifestantes era feita. Segundo ele, esse papel apareceu no Facebook do Anonymous Rio e do Black Bloc porque “existem discordâncias entre os próprios ativistas”. De acordo com Caio, a ativista Elisa Quadros, conhecida como Sininho, foi quem passou a contabilidade para um amigo, que o colocou na rede social.

Ainda de acordo com o depoimento, Caio nega ter sido chamado pela ativista Sininho para as manifestações. Ele diz que sabe que ela é uma das pessoas que organizam os protestos: “Não acho que ela seja líder, mas manipula a forma como a manifestação vai acontecer”.
(…)

Envolvimento de partidos


Em outro trecho do depoimento, Caio não é taxativo mas diz acreditar “que os partidos que levam bandeira são os mesmos que pagam os manifestantes”. Ele informa já ter visto “bandeiras do PSol, PSTU e Fip (Frente Independente Popular), sendo esta um dos grupos que organiza reuniões plenárias”.
(…)

Paulo Henrique Amorim

Rio é Night e SP é balada

Porque eles são os verdadeiros reis do camarote... 1. Peça a bebida que pisca

2. Mande o twerk 

3. Curta (muito) com as amigas 

4. Seja o verdadeiro rei do camarote 

5. Invista na pegação

6. Faça uma selfie 

7. Dance como se não houvesse amanhã

8. Ataque de DJ 

9. Ouse no brilho

10. Tome cuidado com o flagra dos paparazzi 
TAGS: Paris Hilton Vanessa Hudgens Cara Delevingne Rihanna Justin Bieber Rodrigo Simas Taylor Swift Miley Cyrus Harry Styles Kim Kardashian Kellan Lutz

TABU SEXUAL


Absurdos contra o prazer

Por Regina Navarro Lins
Ilustração: Lumi Mae
Ilustração: Lumi Mae

Comentando o “Se eu fosse você''

A questão da semana é o caso do jovem que sente muito desejo sexual, mas é vigiado pelos pais para impedir que se masturbe. Por conta dos preconceitos encontramos pessoas culpadas e amedrontadas com seus próprios desejos e com a forma de realizá-los.
As mentalidades, felizmente, estão mudando. Numa província da Espanha, por exemplo, a Secretaria de Educação criou o curso “O prazer está em suas mãos” para ensinar masturbação nas escolas a jovens de 14 a 17 anos e derrubar mitos negativos sobre o tema. Os conteúdos vão de anatomia e fisiologia sexual até técnicas de masturbação e uso de objetos eróticos. É claro que os conservadores protestaram e ameaçam entrar na Justiça. Mas para a Secretária de Educação o novo curso “não devia escandalizar ninguém, principalmente, porque todos nós fomos adolescentes e todos nós temos sexualidade”. Mas para a maioria a masturbação ainda é um tabu.
Na Antiguidade a masturbação era uma forma aceita de obter prazer, embora os greco-romanos a desestimulassem até a idade de 21 anos. Em outros lugares ela adquiriu significado religioso. Os antigos egípcios acreditavam que a criação do universo havia ocorrido através de um ato de masturbação do deus Atum, que teve por parceira divina a própria mão.
Mas a nossa história tomou outro rumo. Para a cultura judaico-cristã, qualquer prática que não levasse à procriação foi, durante muito tempo, objeto de severas punições. A condenação bíblica à masturbação perdurou por milênios, chegando ao ponto de, na Inquisição, o acusado ser considerado herege, podendo ser sentenciado à morte na fogueira.
No século 18 a masturbação ascendeu à categoria de doença extremamente grave. Nessa guerra contra o prazer, o suíço Tissot lança, em 1760, a condenação científica dessa prática no seu tratado ‘Dissertação sobre as doenças produzidas pela masturbação’. “Que me permitam aqui uma pergunta: aqueles que matam com um tiro de pistola, que se deixam afogar ou que se enforcam, são mais suicidas que esses homens masturbadores?”, indagava o autor.
A partir daí foi desenvolvida uma absurda literatura médica, com uma extravagância nunca igualada. Esta loucura anti masturbatória continuou no século 19. Diversos textos aterrorizavam s pessoas quanto ao malefício da masturbação. Loucura, ataques epiléticos, cegueira, câimbras dolorosas, pelos nas mãos, era o mínimo que aconteceria. Diziam até que se o vício não fosse contido, o fim do mundo estaria próximo.
Com o objetivo de impedir a atividade masturbatória, várias invenções proliferaram. A mais conhecida era a atadura anti masturbação do Dr. Lafond. Os órgãos genitais eram escondidos embaixo de envelopes que permitiam a excreção da urina. Por baixo disso um cofre da forma e do tamanho do pênis o vestia de ouro ou prata, garantindo que estava ao abrigo de qualquer tentação.
Um médico inglês criou um cinto de castidade solidamente fechado com ferrolho para o dia e um anel peniano de metal com quatro pregos voltados para dentro para a noite. O homem seria despertado à menor ereção. Havia também um detector de ereção ligado a um fio que ficava ao lado do quarto dos pais do jovem. À mais leve ereção, uma espécie de sino tocava, alertando os pais para a ereção do filho.
Quanto às meninas, a extirpação do clitóris foi preconizada na Europa, demonstrando a atitude extrema de repressão sexual do período vitoriano. As maiores sumidades médicas a praticavam sem hesitação. Alguns especialistas se vangloriavam de ter ‘curado’ várias meninas, queimando seu clitóris com ferro quente.
Não é à toa que é grande o número de pessoas culpadas e amedrontadas com seus próprios desejos e com a forma de realizá-los. Não são poucos os jovens que, aflitos, perguntam se a masturbação faz mal, causa peito duro, impotência ou ejaculação precoce. Contudo, isso não impede que praticamente todos se masturbem. A questão é que a culpa não permite que se desfrute o máximo, evitando que a masturbação se torne a experiência libertadora e satisfatória que ela pode ser.
Hoje, é sabido que a masturbação na infância é importante, já que equivale à auto exploração do corpo. Na adolescência ela é vista pelos especialistas como uma prática fundamental para a satisfação sexual na vida adulta, por permitir um autoconhecimento do corpo, do prazer e das emoções. No tratamento das disfunções orgásticas, a masturbação é o elemento principal para capacitar a mulher a ter o primeiro orgasmo.
Diante dessas evidências, o sociólogo canadense Lionel Tiger pergunta: “Por que será que a masturbação não é ensinada na escola?”. Talvez a resposta ele mesmo dê em outra passagem do seu livro A busca do prazer, quando afirma que controlar os prazeres das pessoas é controlá-las

Bolinhos de chuva


 

Ingredientes:

2 ovos

2 colheres de sopa de açúcar

1 xícara de chá de Leite

Trigo para dar ponto à massa

1 colher de sopa fermento

Açúcar e Canela (finalização)

Modo de Fazer:

Misture os ingredientes exceto o açúcar e canela da finalização até ficar uma massa não muito mole, nem muito dura. Meio termo.

Deixe aquecer uma panela com óleo em que os bolinhos possam boiar.

Quando estiver quente, abaixe o fogo e coloque colheradas da massa na panela.

Coloque os bolinhos fritos corados em um recipiente com papel toalha para secar a gordura e ainda quente passe sobre a mistura de açúcar com canela.


Pescadores em águas turvas

OS INOCENTES ÚTEIS E OS TOTALITÁRIOS INÚTEIS

O advogado Jonas Tadeu Nunes afirma que seu cliente Caio Silva de Souza e outros jovens recebiam pelo menos R$ 150 cada para provocarem distúrbios durante as manifestações de protesto. E que os contratantes lhes forneciam, inclusive, as fantasias de black blocs.
Pode ser verdade. Afinal, é fácil e barato de se fazer. E há sempre forças políticas interessadas em fomentar o caos, os famosos pescadores em águas turvas [1].
O certo é que, no fundamental, constata-se nas ruas um imenso desencanto com as consequências do capitalismo (embora a maioria ainda não esteja consciente de que seja ele a causa)  e com os governos que para elas concorrem, inclusive os do PT.
secundário são as peripécias das refregas que causam vítimas de ambos os lados.
Umas são pranteadas e praticamente canonizadas pela grande imprensa e pelos defensores virtuais dos interesses petistas, como o cinegrafista Santiago Ilídio de Andrade. Os responsáveis devem ser punidos, claro, mas nem de longe se justifica tão histérica satanização de jovens que não se davam conta do dano que poderiam causar. 
Num país em que tantos matam premeditadamente e com extrema crueldade, é patético que os maiores vilãos acabem sendo uns tolos que mataram sem consciência e por inconsequência (se comprovado que terceiros guiavam suas mãos, estes merecem castigo muito mais rigoroso, pois os mandantes são sempre maiores culpados do que os executantes).
Outras vítimas são vergonhosamente escamoteadas pela mídia. O caso mais emblemático e chocante não se deu exatamente no curso dos protestos, mas tem de ser lembrado sempre: Ivo Teles da Silva, 69 anos, foi bestialmente espancado pela PM de Geraldo Alckmin durante o episódio conhecido como a barbárie no Pinheirinho, por ela sequestrado e mantido longe dos parentes que o procuravam desesperadamente. Tudo isto para esconder seu estado deplorável; para que a opinião pública não tomasse conhecimento da barbarização de um idoso. Só foi localizado 10 dias depois, teve alta mas acabou morrendo. 
Luminares do Direito brasileiro, dentre eles Celso Antonio Bandeira de Mello, Dalmo de Abreu Dallari e Fabio Konder Comparato, entenderam que havia sido cometido um crime e como tal o denunciaram (juntamente com as muitas outras ilegalidades perpetradas no Pinheirinho) à Comissão de Direitos Humanos da OEA. A indústria cultural ignorou olimpicamente.
O fato é que as lágrimas de crocodilo só jorram profusamente quando um cinegrafista de TV é morto por reais ou supostos black blocs, ou quando um coronel é espancado. A indignação (seletiva) foi bem menor no caso das várias dezenas de profissionais da imprensa feridos durante as manifestações pela PM paulista, alguns dos quais sofreram lesões graves e definitivas. 
Ou quando um soldado apertou o gatilho desnecessariamente e colocou em coma um bobinho que portava um estilingue... perdão, um canivete (é quase a mesma coisa). Tivesse Fabrício Proteus Chaves morrido, o volume das lamentações seria o mesmo? Nem a pau, Juvenal!
Mas, repito, o principal continuam sendo os motivos -justíssimos- que levam os jovens às ruas. Como a Copa das maracutaias, cuja realização a Fifa admitiria com apenas oito sedes, mas o governo brasileiro preferiu fazer com 12, a fim de contemplar todo tipo de interesse sórdido. O PT prometia abolir as práticas tradicionais da politicalha, mas a elas aderiu alegremente. 
Terem escolhido o Mundial de futebol como o principal alvo dos protestos depois das queixas iniciais contra o aumento das tarifas dos ônibus atesta que os indignados brasileiros têm, sim, tirocínio político. Daí estarem sendo tão execrados pelos que temem a voz das ruas -alguns dos quais, melancolicamente, são os mesmos que há algumas décadas arriscaram a vida para que elas fossem ouvidas. As voltas que o mundo dá. 
Pior: alguns que tanto sofreram sob o AI-5 e outros, mais jovens, que pretendem ser herdeiros dos ideais da resistência, estão entre os que hoje surfam na onda de episódios infelizes como o da morte do cinegrafista [2], aproveitando para pregar a igualação dos atos de protesto a terrorismo (com penas mais pesadas do que as infligidas a homicidas!!!), sua transformação em crime inafiançável, a colocação das Forças Armadas nas ruas para reprimir manifestantes e outras aberrações totalitárias. 
Sem se darem conta, pois tudo que fazem atende à prioridade obsessiva de perpetuação do PT no poder, estão clamando por um novo AI-5.
Não passarão!

1 Quando este artigo já estava no ar, um acusado que tenta escapar de uma cana braba deu um suspeitíssimo depoimento à polícia, sem a presença do seu advogado (portanto, legalmente inválido), sugerindo que o PSOL, PSTU e FIP seriam os financiadores das ações para exacerbar os ânimos. Digo sugerindo porque ele não apresentou dado concreto nenhum (quem, quando, onde, quanto). Eu acho plausível que integrantes de tais partidos tenham feito doações aos black blocs, e não vejo mal nenhum nisto numa democracia. Mas, permito-me duvidar de que fossem eles que apontavam alvos, forneciam indumentarias e pagavam honorários fixos pela jornada de trabalho. Tal modus operandi é escrachadamente direitista. De resto, as surpreendentes declarações de Caio Silva de Souza certamente vão assegurar-lhe uma boa vontade que as autoridades não teriam com ele se apontasse o dedo para o outro extremo do espectro ideológico.

2 Além, é claro, dos reacionários empedernidos que sempre surfam em tais episódios, mas, pelo menos, estão sendo coerentes com suas (medíocres) convicções. Caso do Reinaldo Azevedo, que andou até macaqueando o Emile Zola, ao disparar as mais demagógicas acusações contra a Dilma, o Franklin Martins, o Gilberto Carvalho e o José Eduardo Cardozo. Vai levar um pito do Ternuma por não ter dado um jeito de incluir o Lula no pacote. Como o RA fez a besteira de mexer também com o Jânio de Freitas, que lhe é infinitamente superior como jornalista, não perderei tempo reduzindo-o à sua insignificância. Deixo o necessário corretivo por conta do Jânio, o qual certamente lhe aplicará umas boas palmadas para que deixe de ser petulante...

OUTROS TEXTOS RECENTES (clique p/ abrir):

A obesidade e os impactos na fertilidade e na prole


m
Estamos vivendo uma epidemia mundial. No Brasil, segundo dados do IBGE de 2010, mais de 65 milhões de pessoas, 40% da população, está com excesso de peso, enquanto 10 milhões são considerados obesos.
O sobrepeso atinge cerca de 30% das crianças entre cinco e nove anos de idade, aproximadamente 20% da população entre 10 e 19 anos e nada menos que 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos.
A obesidade reduz a qualidade do óvulo, levando à redução da fertilização e da implantação embrionária. No homem, tende a aumentar a fragmentação do DNA espermático e interfere negativamente sobre a qualidade embrionária.
O índice de gravidez espontânea também é afetado, assim como há um maior percentual de abortamento quando comparadas com as mulheres com peso normal. Durante a gravidez, existe, ainda, o risco de doença hipertensiva da gravidez e de resposta alterada à sobrecarga glicêmica.
A obesidade tem também consequências graves para os recém-nascidos: aumento do índice de malformações do tubo neural e maior incidência de mortalidade neonatal. Além disso, a associação de fatores genéticos e de hábitos de vida determina 50% de probabilidade de obesidade ou sobrepeso para filhos de pai ou mãe obesos e de 90% de probabilidade no caso de ambos serem obesos.
Estes fatos constituem a argumentação favorável a restringir o tratamento da infertilidade nas mulheres com alto de índice de massa corporal (IMC). É necessário que se discuta claramente com os casais a respeito do impacto reprodutivo da obesidade e tomar a decisão em relação ao melhor momento para a gravidez.
DP.

Notícias populares sobre Saúde

Reprodução de noticias de jornais em Blogs

Liberdade de divulgação de noticias de jornais é válida, desde que  seja citada a fonte.

Reproduzir notícia de outro veículo não gera dano moral

A liberdade de imprensa, como a de religião ou de pensamento, é garantia constitucional prevista em cláusula pétrea e nuclear do contrato social brasileiro. Logo, não pode ser adjetivada, reduzida ou condicionada. Com esse entendimento, a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve sentença que absolveu o jornalista e blogueiro Políbio Braga de indenizar, por dano moral, um ex-candidato a vereador.
O autor da ação queria que Braga o indenizasse por ter reproduzido reportagem da Revista Época que apurou a violação do sigilo fiscal do PSDB. Na época dos fatos, o autor foi um dos fiscais da prestação de contas do partido e, curiosamente, também saiu candidato a vereador pelo PT de sua cidade. Logo, recaiu sobre si a suspeita de vazamento de dados protegidos pela Receita Federal.
O relator da Apelação, desembargador Túlio de Oliveira Martins, tal como o juízo de primeiro grau, não viu ilícito na publicação, pois só houve reprodução de texto já veiculado, seguido de comentários externando o ponto de vista do blogueiro. Para o juiz, ainda que as notas trouxessem algum equívoco, deve ser levado em conta que a atividade de informar é essencialmente especulativa, investigativa e inexata.
‘‘Fosse de outra forma, bastaria à população consumir os diversos jornais dos três Poderes, acompanhar a transmissão de emissoras públicas de televisão e ler boletins informativos, ficando, assim, absolutamente informada das verdades oficiais e não mais sujeitas a controvérsias (na visão de quem detém o poder)’’, ponderou o relator, no acórdão.
Para o desembargador relator, a opinião pública forte e bem informada é a maior garantia do Estado Democrático de Direito. E é construída a partir da informação, do questionamento, do desafio, da contestação e do debate. ‘‘Mesmo para aquelas correntes do pensamento jurídico que admitem alguma restrição à veiculação de notícias (com o que não concordo), tal se dará apenas em condições excepcionais’’, finalizou. O acórdão foi lavrado na sessão de julgamento do dia 27 de junho.

MANUTENÇÃO DA DECISÃO - UNÂNIME. - Ainda que a denunciação da lide tenha sido indeferida, não se justifica, na instância superior, já adiantado o estado do processo, restabelecer o procedimento legal, porque a finalidade do instituto seria, nesse caso, contrariada. A invalidação dos atos já praticados importaria prejuízo desproporcional. Em casos tais, a pretensão regressiva permaneceria incólume, admitindo-se a propositura autônoma em face do terceiro que deveria ser denunciado. - Em se verificando, a teor da prova dos autos, que o "animus narrandi" se deu com limitação, sem nenhum excesso, deflui que os supostos ofensores não ultrapassaram as raias do exercício regular de direito, não redundando, portanto, em dever de indenizar, mesmo que posteriormente venha a ocorrer qualquer fato que contraria a publicação jornalística. 

Comentários:

Alexandre Oliva disse

No que depender da AP, não poderíamos copiar mais de cinco palavras. Mas quem se importa com as barbaridades que eles estão tentando impor? A lei e a jurisprudência estão do lado da permissão: segundo entendo, há consenso entre juristas brasileiros que a cópia de notícias é permitida, bastando para isso citar a fonte.
O brandir de sabres de luz da Associated Press me faz lembrar Jean-Jacques Rousseau: O primeiro que, tendo cercado um terreno, se lembrou de dizer: “Isto é meu”, e que encontrou gente suficientemente ingênua para lhe dar crédito, esse foi o autêntico fundador da sociedade civil. Quantos delitos, guerras, assassínios, desgraças e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou tapando os buracos, gritasse aos seus semelhantes: “Livrai-vos de escutar esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes de que os frutos são de todos; e a terra, de ninguém.”

Eduardo Ribeiro Augusto disse

João, se levarmos em consideração a letra da lei, acredito que um blog como este não pode ser considerado como imprensa diária ou periódica. Mesmo porque, creio que a época da promulgação da Lei, em 1998, a utilização de blogs no Brasil não era comum, ainda mais quanto o é hoje.
No entanto, a sociedade sempre estará a frente da lei. Cabe aos juristas interpretarem os dispositivos legais disponíveis diante das situações fáticas.
Assim sendo, não vejo problemas em reproduzir em no nosso blog, por exemplo, matérias de terceiros, desde que citada a fonte. O que não acho justo é criar um blog que se preste única e exclusivamente a reproduzir matérias alheias, ainda que cite a fonte.
Sobre este tema, vejamos o que diz Plínio Cabral, em sua obra “A Nova Lei de Direitos Autorais”, Editora Sagra Luzzatto, 1998, página 121:
São livres as transcrições de notícias. É o item a do artigo 46. A imprensa pode reproduzir notícias ou artigo informativo publicado em outro jornal, desde que cite a fonte. Mas, evidentemente, não pode reproduzir o jornal inteiro, como tem acontecido com transmissões via internet. O texto e o espírito da lei têm como objetivo claro facilitar o livre curso da informação e jamais o aproveitamento integral da atividade alheia”.

Jovens bolivianos são vendidos por mil reais em feira de SP


De acordo com reportagem veiculada pela Rádio CBN nesta quinta-feira (13), dois bolivianos estavam à venda por mil reais em uma feira de São Paulo. O caso ocorreu no último domingo (8), no Brás.



Feira na Kantuta é realizada há 10 anos| Foto: Danilo Ramos

Os rapazes vieram da Bolívia em busca de emprego, mas chegando às oficinas da capital paulista, o valor que seria pago era muito inferior ao combinado anteriormente: US$ 500.

Um deles pediu para voltar para seu país de origem, mas o dono da oficina, que também é boliviano afirmou que não poderia ficar no prejuízo e, por isso tentou vendê-los na feira.

“O senhor que nos trouxe a São Paulo pedia mil reais por cada um de nós”, afirmou a radio um dos rapazes.

Pessoas que estavam no local se revoltaram e chamara a polícia. Mas, de acordo com testemunhas, as vítimas é que foram revistadas: “A polícia nos revistou como se fossemos delinquentes. Fomos colocados na parede e pediram para levantarmos as mãos”, contou o jovem.

Na confusão, o dono da oficina fugiu.

Com informações da CBN


Polícia liberta bolivianos que eram vendidos em São Paulo

O insólito fato ocorreu no domingo na tradicional feira boliviana do bairro do Brás, mas só foi divulgada hoje em entrevista dada pelo sacerdote Roque Patussi

Wikimedia Commons
Bairro do Brás, em SP
Brás, em SP: promotoria de São Paulo já iniciou investigação para tentar identificar o traficante de pessoas, que será acusado de trabalho análogo à escravidão
São Paulo - A polícia recuperou dois imigrantes bolivianos que um compatriota tentava "vender" em uma feira que acontece na comunidade boliviana no centro de São Paulo, informou nesta sexta-feira um centro de apoio aos imigrantes.

O insólito fato ocorreu no domingo na tradicional feira boliviana do bairro do Brás, mas só foi divulgada hoje em entrevista dada pelo sacerdote Roque Patussi, que trabalha no Centro de Apoio ao Imigrante (Cami) em São Paulo.
O Cami ofereceu abrigo aos dois bolivianos depois de o homem que os oferecia por R$ 1 mil fugir ao perceber a presença da polícia, chamada por testemunhas da tentativa de comércio
A promotoria de São Paulo já iniciou uma investigação para tentar identificar o traficante de pessoas, que será acusado de trabalho análogo à escravidão, enquanto o Cami tenta legalizar a permanência das vítimas no Brasil.
Os dois bolivianos contaram ter chegado a São Paulo com a promessa de receber US$ 500 mensais para trabalhar em uma oficina de confecções, atividade a que milhares de imigrantes da Bolívia se dedicam em São Paulo, alguns legalmente, outros de forma clandestina.
As vítimas disseram que, ao chegar, o proprietário da fábrica anunciou que pagaria menos do que o prometido, e que eles se negaram a trabalhar e pediram dinheiro para voltar à Bolívia.
O "coiote" alegou então que já tinha perdido muito dinheiro para trazê-los ao país e que, para ressarcir das perdas, os ofereceria a outra pessoa interessada em seu trabalho.
Os imigrantes não quiseram denunciar formalmente o caso por receio de serem deportados ou sua família sofrer retaliação na Bolívia.
Segundo Patussi, o consulado da Bolívia em São Paulo adquiriu as passagens para que os imigrantes possam retornar a Santa Cruz de la Sierra neste final de semana.