5.09.2020

Fiquem em casa

Pressionado, Bolsonaro cancela seu churrasco da morte


Presidente Jair Bolsonaro na saída do Palácio do Alvorada 05/05/2020 247 - Jair Bolsonaro desistiu de realizar churrasco com os ministros no Palácio da Alvorada neste sábado (9). 
Aliados de Bolsonaro disseram reservadamente à Folha de S. Paulo que a grande repercussão negativa do evento influenciou na decisão. 
“Não foi apresentado uma justificativa oficial, mas eles dizem acreditar que a grande repercussão negativa pesou para a decisão", diz o jornal.
Segundo Lauro Jardim, do Globo, um ministro que ocupa o Palácio do Planalto afirmou que o churrasco era apenas "provocação".

5.08.2020

É PRECISO CULTIVAR NOSSO JARDIM ! ( VOLTAIRE



 SERÁ?
                                                     

         Se as  pessoas se envolvessem apenas com o que lhes dissesse respeito,  talvez tudo fluísse melhor.
         Não   aprofundar  os  problemas   que se colocam aos outros.  Por  que buscar respostas a perguntas que não são as nossas?
          Afastar a necessidade , o tédio  e o vício, através do trabalho, já é um  enorme  progresso.
           Se  há o  Bem  e  o  Mal  além de nossos  limites, o importante   é  cumprir entre  nós,  o que está previsto  e o que é necessário.
           Não   tomar  conhecimento  dos males  que se passam  longe de nós, fechando-nos  em nossas  fronteiras,  não interferir nas questões que nos são estranhas  e fugir de toda e qualquer questão filosófica ou  problemática,  recolhendo-nos tão somente ao  nosso pequeno mundo  particular...
          É muito mais cômodo e confortável manter-se afastado,  não pensar senão  em si, não estar engajado  nos destinos do resto dos homens, estar enfim, contente com sua vida.

           NÃO!
         
           É inconcebível estar feliz em  meio a tantas injustiças,  tristezas e angústias espalhadas ao nosso redor e além de nosso  espaço pessoal, de nosso jardim.
           É  preciso  cultivar nossos sonhos, lutar pelos ideais, trazer beleza à vida, pelo trabalho e dedicação; que o nosso jardim  seja muito bem cuidado!
           Porém, que os nossos talentos e capacidade sejam usados para além de nossas cercas e de nossos termos, na construção de um mundo melhor.  Que sejamos a voz do mudo, o braço do cansado, a saciedade na falta.
            Há que se estar  descontente, inquieto, curioso. É um imperativo da consciência a preocupação com o destino alheio.
            O que temos que  reconhecer é que  aquilo que toca ao "homem  universal”,  ao ser humano, a  nós  nos  toca.
             E que é preciso duvidar, posto que a dúvida é dinâmica, para procurar as saídas. Levantar e andar. E encontrando as  possibilidades, ajudar, contribuir, amenizar.
            Cultivar nosso jardim  é  tarefa  nossa. Mas Cristo numa parábola, Considerou que aqueles que  executam e terminam apenas os seus trabalhos corriqueiros, são servos  inúteis.
           É preciso, pois,  se  suplantar sempre. Passar além.
               
       ***********************************************************
                                 
            Candide, ou l'Optimisme é um conto filosófico em tom de sátira publicado pela primeira vez em 1759 por Voltaire, filósofo do Iluminismo
************
     Narra a história de um jovem, Cândido, vivendo num paraíso edênico* e recebendo ensinamentos do otimismo de Leibniz através de seu mentor, Pangloss. A obra retrata a abrupta interrupção desse estilo de vida quando Cândido se desilude ao testemunhar e experimentar eminentes dificuldades no mundo. Voltaire conclui a obra-prima com Cândido — se não rejeitando o otimismo — ao menos substituindo o mantra leibniziano de Pangloss, "tudo vai pelo melhor no melhor dos mundos possíveis", por um preceito enigmático: "devemos cultivar nosso jardim."

EDÊNICO  // RELATIVO AO EDEN

5.04.2020

“Um Gênio se Despede”


Gabriel García Márquez se retirou da vida pública por razões de saúde: câncer linfático. Agora, parece, que é cada vez mais grave. Enviou uma carta de despedida a seus amigos, que graças à Internet está sendo difundida. Recomendo à vocês a sua leitura porque é verdadeiramente comovedor este curto texto escrito por um dos Latinoamericanos mais brilhantes dos últimos tempos, “Se por um instante Deus se esquecesse de que sou uma marionete de pano e me presenteasse um pedaço de vida, aproveitaria esse tempo o máximo que pudesse. Possivelmente não diria tudo o que penso, mas definitivamente pensaría em tudo o que digo. Daria valor às coisas, não por aquilo que valem, senão pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, entendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais se detivessem, despertaria quando os demais dormissem. Se Deus me obsequiasse um pedaço de vida, me vestiria de maneira simples, me deitaria de bruços ao sol, deixando descoberto, não somente meu corpo, senão minha alma. Aos homens eu provaria o quanto equivocados estão ao pensar que deixam de se apaixonar quando envelhecem, sem saber que envelhecem quando deixam de se apaixonar! A uma criança lhe daria asas, mas deixaria que ela aprendesse a voar sozinha. Aos velhos lhes ensinaria que a morte não chega com a velhice, senão com o esquecimento. Tantas coisas eu aprendi de vocês, os homens... Eu aprendi que todo o mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpada. Eu aprendi que quando um recém nascido aperta com seu pequeno punho, pela primeira vez, o dedo de seu pai, o têm preso para sempre. Eu aprendi que um homem só tem direito de olhar a um outro de cima para baixo, quando vai ajuda-lo a levantar-se. São tantas coisas as que eu pude aprender de vocês, mas realmente não haverão de servir muito, porque quando me guardarem dentro dessa maleta, infelizmente eu estarei morrendo.