2.18.2012

Definição de filho pelo mestre José Saramago

Acho que ninguém até hoje deu melhor sentido ao que significa ser pai, ou mãe, e dito por alguém que sabemos ter, ou tinha, amor aos filhos de toda humanidade ... PERFEITO...


 
      
    "Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como?  Não é nosso, recordam-se?
Foi apenas um empréstimo".


--
"Há quatro coisas que não se pode recuperar nunca:
a pedra... depois de atirada
a palavra... depois de proferida
a ocasião... depois de perdida
o tempo... depois de passado"

O REI MANDOU CAIR DENTRO DA FOLIA E LÁ VOU E LÁ VOU EU

Tratamentos e cremes que prometem eliminar a celulite

Saiba quais são os melhores tratamentos contra a celulite

POR Gardênia Cavalcanti
Rio -  Um dos maiores temores da mulher são os furinhos relacionados a celulite. Verão maravilhoso, Carnaval e a chateação causada pela celulite na hora de escolher uma produção mais adequada Ao clima podem acabar com toda a festa.
Exercícios físicos, cremes, massagem, aparelhos específicos e uma alimentação saudável. Qual destas alternativas é a mais eficaz na luta para manter a pele longe do aspecto casca de laranja?
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
O MULHER esteve conversando com a dermatologista Aline Vieira para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto e, principalmente, com relação aos tratamentos e cremes que prometem eliminar o problema.
- O que é celulite?
Celulite é um distúrbio estético representado pelo aspecto de casca de laranja e até mesmo depressões na pele. É mais comum nas coxas e glúteos, afetando a maioria das mulheres na pós adolescência. Não é considerada uma doença, já que devido à frequencia com que ocorre nas mulheres é tido até como uma coisa normal. Mesmo assim, a celulite gera um efeito psico-social negativo e incomoda a maioria das mulheres.
- Quais são as causas da celulite?
A causa é desconhecida, mas uma série de fatores, incluindo genética, hormônios, inflamação e alteração da microcirculação estão envolvidos.
- E os tipos?
A celulite é graduada de 0 à 3:
0: pele com superfície lisa - mesmo sentada ou deitada, quando a pele é apertada, ocorre apenas a formação de linhas, sem depressões;
1: pele com superfície lisa - de pé ou deitada, aparecem pequenas depressões quando a pele é apertada;
2: pele de aspecto acolchoado - quando em pé, não é preciso apertar a pele para notar os furinhos;
3: pele de aspecto acolchoado - estando em pé ou deitada, a pele apresenta os furinhos.
- Por que ela é mais comum em mulheres?
É mais comum em mulheres pelo tipo de hormônios circulantes que predominam e pelo tipo de arquitetura de sustentação da pele. Parece até ser uma afecção específica. Nos homens, os septos do tecido conjuntivo subcutâneo são mais espessos, paralelos à superfície, formando uma rede que deixa os espaços para depósito da gordura muito
pequeno. Ao contrário, nas mulheres, os septos são finos, perpendiculares à superfície, resultando em maior espaço entre o tecido conjuntivo para depósito de gordura.
- Existe cura?
Se tratada logo no início, existe possibilidade de melhorar até 100%. Nos graus mais avançados não melhora 100%, mas ocorre uma melhora importante de até 80% no grau 2 e 30% a 60% no grau 3. Além disso, o tratamento impede a progressão da celulite.
- Exercícios físicos ajudam a diminuir a celulite? Quais são mais indicados?
Os exercícios ajudam, sim, a diminuir a celulite. Os mais indicados são os exercícios aeróbicos, que estimulam a perda de calorias e, consequentemente, a perda de peso e de gordura. Os mais indicados são caminhada, natação, bicicleta e hidroginástica.
Fortalecimento muscular da área acometida também é importante para modelar a musculatura e, consequentemente, a pele. Os exercícios e a ingestão de água melhoram a circulação sanguínea e a drenagem do sistema linfático, melhorando a eliminação das toxinas.Também são importantes para ativar o funcionamento do intestino e dos rins, que eliminam mais toxinas.
Além disso, melhoram a hidratação da pele, pois aceleram o trabalho das glândulas sebáceas, produzindo mais gorduras; e das glândulas sudoríparas, produzindo mais suor.
- Qual os melhores meios de prevenção?
Evitar ganho de peso, praticar exercícios físicos, boa alimentação, beber bastante água, hidratar bem a pele, aplicar substâncias que ativam a circulação local e fazer drenagem linfática pelo menos uma vez por semana.
- O que há de mais novo para o tratamento?
Há uma enorme quantidade de tratamentos para celulite, e cada vez surgem mais aparelhos na busca de eliminar esse problema que atormenta a maioria das mulheres. Isso indica que não há um tratamento 100% eficaz e definitivo. Há diversos aparelhos, com tecnologias diferentes, que devem ser utilizados em conjunto ou em rodízio, na busca do melhor resultado e manutenção deste.
O tratamento deve ter como alvo os fatores responsáveis pela formação e manutenção da celulite, como: fatores estruturais do tecido subcutâneo, hormonais, circulatórios e inflamatórios. Oriento as meninas novas a seguirem a risca as orientações já ditas para prevenção.
Os tratamentos disponíveis são: cirurgia (lipoaspiração e subcisão), aparelhos não invasivos (luz e laser, radiofreqüência e massagem), carboxiterapia e cremes tópicos.
Sempre associo ao tratamento o uso de cremes para melhorar a textura e qualidade da pele com o estímulo à circulação sanguínea local e melhora da drenagem linfática. Alguns componentes dos cremes, como as metilxantinas, parecem também estimular a lipólise.
A drenagem linfática, realizada manualmente ou através de aparelhos (endermologia), ajuda na remoção de toxinas, na retenção de líquidos e melhora a arquitetura do tecido subcutâneo.
- Quais são as diferenças entre estrias e celulite?
Estria não tem nada a ver com celulite. O que elas têm em comum é que são alterações estéticas da pele e ocorrem com mais frequência no sexo feminino. A estria ocorre por fragmentação das fibras elásticas, que acontece por estiramento, uso de certos medicamentos e predisposição genética.
- Cremes anticelulite funcionam mesmo?
Funcionam sim. Eles possuem substâncias ativas que ajudam no combate às causas da celulite, melhorando circulação local, promovendo lipólise e melhorando a superfície da pele.
Um bom creme deve ter ação reestruturante, ajudando a diminuir a viscosidade do tecido conjuntivo e regulando a produção de fibras na derme. Deve ter ação na célula de gordura, favorecendo a quebra das mesmas. Deve agir na microcirculação, ativando o fluxo sanguineo, diminuindo a fragilidade capilar e melhorando a drenagem linfática. Deve ter, também, ação firmadora, melhorando a firmeza e elasticidade da pele.
As melhores substâncias são: Cafeína: reconhecida pela capacidade de reativar o metabolismo celular, acelerando a lipólise. L-carnitina: ajuda na queima da gordura, tem função antioxidante, capturando e neutralizando os radicais livres.
Extrato de café verde: rico em cafeína, permite inibir a absorção e o acúmulo de gordura, estimulando a lipólise.
Ginkgo Biloba: intensifica a circulação sanguínea, melhorando a drenagem de toxinas.
Asiaticoside: derivado da centella asiática, reestrutura as fibras de colágeno e ativa a microcirculação nas regiões afetadas, promovendo uma ação drenante dos líquidos retidos no sistema linfático.
Alantoína: apresenta propriedades cicatrizantes, hidratantes, epitelizantes e antiirritantes. Além disso, melhora genericamente a eficácia de formulações terapêuticas tópicas.
Polifenóis: promovem ação antiinflamatória e antioxidante.
Retinol: estimula o metabolismo e a síntese do colágeno, e diminui o acúmulo de gordura.
- Qual é a forma correta de aplicar esses cremes? (Quantas vezes por dia/ por quanto tempo/ como?)
Os cremes devem ser aplicados duas vezes por dia, com movimentos circulares de baixo para cima. Não há tempo limite. Sempre indico aplicação de cremes e vou alternando os ativos com hidratação.
- Que dica você daria para as mulheres potencializarem os resultados?
Fazer uma esfoliação corporal duas vezes por semana para remover as células mortas e melhorar a penetração dos ativos e também aplicar uma loção ativadora da circulação antes da massagem, para favorecer a absorção dos componentes da fórmula e otimizar a ação lipolítica.
Se quiser algo a mais tem as seguintes possibilidades terapêuticas:
Opções mais conservadoras, com a utilização de técnicas não invasíveis realizadas em consultório são bastante procuradas.
A luz intensa pulsada ajuda na construção de colágeno novo, deixando a pele mais espessa e forte (mais parecida com a pele do sexo masculino, menos propícia a formação de celulite).
Aparelhos de radiofreqüência atingem os septos fibrosos do tecido conjuntivo e a gordura.
O infravermelho e a radiofreqüência melhoram a flacidez cutânea geralmente associada à celulite.
A subcisão é um procedimento cirúrgico. Utilizamos anestesia local e com um instrumento específico cortamos o septo fibroso que puxa a pele para baixo causando a depressão da celulite. Esse método eu utilizo para as áreas em que a celulite está deprimida (furinhos).
A carboxiterapia consiste na injeção de CO2. Quando em grande quantidade no tecido o organismo troca aquele CO2 por oxigênio, estimulando a oxigenação das células do local que está sendo tratado. Ocorre aumento da circulação no local tratado. Melhorando a oxigenação, melhora o metabolismo. As células começam a funcionar mais, queimando mais gordura e estimulando mais colágeno, ocorrendo também melhora da flacidez da pele.
A lipoaspiração é um dos procedimentos cosméticos mais utilizados. Mas devido ao seu alto custo e longo período de recuperação, têm-se buscado técnicas não invasivas de destruição do tecido adiposo.
A tecnologia mais recente é a associação do laser com fontes de luz. Essa tecnologia repara as células de gordura com um mecanismo único de ação que combina a energia do laser de diodo (comprimento de onda específico de 915 nm), da luz (650 nm), os roletes de contorno (que fazem uma massagem mecânica) e o vácuo, para atuar de forma seletiva sobre os fatores responsáveis pelo aparecimento da celulite. O vácuo posiciona a pele para a penetração otimizada da luz e do laser. A luz facilita a ação do laser, pois aumenta a permeabilidade da membrana da célula de gordura causando sua expansão.
Simultaneamente, o laser é aplicado sendo absorvido de forma seletiva pela célula de gordura. A gordura é quebrada. Os cilindros ajudam a mover a gordura dissolvida para o sistema linfático, que a eliminará do organismo.
Essa combinação estimula os processos metabólicos para minimizar as causas essenciais da celulite e gordura localizada, como edema, circulação sanguínea debilitada e redução do metabolismo. O colageno é remodelado deixando a pele mais firme e lisa.

Colirio neste carnaval

Rainhas de bateria  de escolas de samba brilham na Sapucai (RJ)

Rio -  A enquete para escolher as rainhas de bateria que seriam fotografadas pelo renomado fotógrafo e maquiador Fernando Torquatto teve mais de 25 mil votos e coroou Renata Santos, da Mangueira. A morena foi a preferida dos internautas e realizou seu sonho: posar para o profissional em um ensaio exclusivo.

O segundo lugar ficou para Viviane Araújo, a rainha do Salgueiro, que é a cara do Carnaval carioca. A musa do "Pânico" Sabrina Sato, que brilha na Vila Isabel, garantiu a terceira colocação e como sempre arrasou nas fotos.

Em quarto lugar, Raísa, da Beija-Flor, não aceitou posar nua e ficou de fora. Já Gracyanne Barbosa, que reina à frente dos ritmistas da Unidos da Tijuca, exibiu o corpo sarado após terminar a competição na quinta colocação.
Foto: Fernando Torquatto
Foto: Fernando Torquatto
Foto: Fernando Torquatto
Foto: Fernando Torquatto
Foto: Fernando Torquatto
Foto: Fernando Torquatto
Foto: Fernando Torquatto
Foto: Fernando Torquatto

Cordão da Bola Preta arrasta multidão ao Centro do Rio de Janeiro


Rio -  O Cordão da Bola Preta arrasta uma multidão ao Centro do Rio na manhã deste sábado. O desfile do tradicional bloco começou por volta das 9h15 sob muita animação e alegria. A estimativa dos organizadores é de que cerca de 2,5 milhões de foliões acompanharam a festa, que começou no cruzamento entre as avenidas Presidente Vargas e Rio Branco e terminou na Cinelândia, às 13h50. Segundo a PM, o público estimado é de 2,3 milhões.
Foto: Reprodução Twitter
Cantora Maria Rita é rainha do bloco | Foto: Reprodução Twitter
Cinco trios elétricos percorrerem a Avenida Rio Branco. A cantora Maria Rita é a rainha do bloco e a atriz Leandra Leal é a porta-estandarte. As duas esbanjam animação no desfile daquele que é considerado o bloco de rua mais antigo do Rio, com 93 anos.
"É o meu quarto ano como rainha. Estou muito feliz. Acordei às 2h30 da manhã para me arrumar de tanta ansiedade", contou Maria Rita.
Cerca de 300 homens, em 52 viaturas e um helicóptero fazem a segurança dos foliões. De acordo com a Riotur, existem 368 banheiros químicos espalhados pela Avenida Rio Branco e ruas do entorno do trajeto da Bola Preta.
O secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, garantiu que a prefeitura se preparou para receber o grande número de foliões. “A Bola Preta talvez seja o maior desafio de logística do Carnaval. E acredito que irá arrastar mais de 2 milhões de foliões e bater o recorde em número de pessoas no mundo inteiro. São mais de 500 garis da Comlurb espalhados por toda a Rio Branco, além da última ala do bloco que é composta pelos garis, que vão fazendo a limpeza à medida que o bloco avança”, explicou Osório.
Durante o desfile, 118 mijões (13 mulheres) foram levados à delegacia por urinarem nas ruas. Todos foram encaminhados para a 5ª DP (Gomes Freire). Um homem foi preso por desacato e conduzido para a mesma distrital. Ele ofendeu os agentes que impediram a realização de uma festa particular na calçada com cercamento de grade na Rua da Ajuda.
Também durante o Cordão da Bola Preta, agentes impediram a realização de dois bailes funks, inclusive com a participação de DJs, que ocorriam na Av. Rio Branco durante o desfile do bloco. A fiscalização retirou 30 estruturas (tendas e dois banheiros de madeira) montadas irregularmente em área pública ao longo do bloco para dar mais fluidez ao desfile. Durante a ação agentes de Controle Urbano da Seop apreenderam com ambulantes não autorizados: 137 bebidas diversas, 20 churrasqueiras, 2 botijões de gás e 1 triciclo. Foram rebocados 15 veículos e multados 33 por estacionamento irregular na região.
Em Santa Teresa bloco relembra tragédia
O bloco Céu na Terra relembrou na manhã deste sábado a tragédia ocorrida com o bondinho de Santa Teresa, que matou seis pessoas e deixou mais de 50 feridas em agosto do ano passado. O desfile trazia uma alegoria e um estandarte do bondinho.
Foto: Leitor @gabepontes
Foto: Leitor @gabepontes
A festa começou por volta de 8h30m, na altura da Praça Odilo, em Santa Teresa. Um carro da Polícia Militar acompanhava o bloco. Cerca de três mil pessoas, se divertiam ao som de marchinhas. Durante o desfile, os foliões fizeram um minuto de silêncio. Contudo, apenas cinco banheiros estavam à disposição dos foliões. Muita gente burlou a lei e fez xixi na rua.
Vestido como o jogador do Botafogo Loco Abreu, Ricardo Marcondes, 21 anos, curtiu o bloco pela primeira vez e se mostrou empolgado. "Achei que seria hostilizado por conta da rivalidade, mas isso não aconteceu. Até um uruguaio quis tirar foto comigo", disse.
Já no Bloco Empolga às Nove, em Copacabana, na Zona Sul, cerca de oito mil pessoas curtiram a folia no posto seis da orla.
Carlinhos de Jesus se emociona em Botafogo
O coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus se emocionou neste sábado durante desfile do bloco Dois Pra Lá Dois Prá Cá, em Botafogo, na Zona Sul. O artista perdeu o filho Carlos Eduardo no fim do ano passado, assassinado na saída de um bar em Realengo.
"Esse é o primeiro Carnaval sem o Dudu, que tocava aqui com a gente. Mas hoje não é dia de tristeza, é dia de alegria. E onde ele está, com certeza está fazendo festa hoje. A alegria de vocês vai repercutir na festa em que ele está", disse, entre lágrimas. No fim o coreógrafo pediu aos presentes que rezassem um Pai Nosso.
O Dois Prá Lá Dois Prá Cá partiu da Rua Álvaro Ramos, em frente a Casa de Dança Carlinhos de Jesus. O bloco segue em direção ao Rio Sul, atravessa o túnel Novo e termina na Avenida Atlântica, em frente ao Hotel Copacabana Palace.

Produtos: como ter o ondulado dos sonhos!


Deixar os cabelos ondulados do jeitinho que a gente quer nem sempre é uma tarefa muito fácil, por isso existem alguns produtos e truques que te ajudam nessas horas!

Use o babyliss!

Um dos maiores aliados do ondulado perfeito é o babyliss!
Na hora de comprar um, prefira os que são mais grossos. Além de pegarem uma maior quantidade de mechas, eles ainda deixam os cachos mais largos e naturais!
Dicas para quem tem o cabelo muito liso ou fino:
-  Antes de começar o penteado, use mousses e produtos que deixem os fios mais encorpados. Depois que terminar, tente apostar nos sprays e pomadas fixadoras, para ajudar a manter o penteado.
- Deixe os fios presos durante pelo menos 20 minutos após fazer o babyliss. Assim o penteado dura mais!

1. Schwarzkopf Silhouette (Bonacure) Mousse de Fixação Flexível 200 ml, R$41,42 - 2. Loreal Profissional Styling Tecni Art Mousse Full Volume 250 ml, R$79,82

 Para quem tem cabelo crespo, com cachos menores:
- Use produtos que hidratem totalmente seu cabelo. Óleos, leave in, condicionadores, produtos pós banho e definidores de cachos.
- Se quiser cachos maiores, faça uma escova primeiro e depois use o babyliss.
- Depois de terminar, aplique apenas spray para fixar.

1. Kerastase Nutritive Máscara Oleo Curl Intense 200 gr, R$178,65 aqui - 2. Paul Mitchell Extra Body Sculpting Foam Mousse 200 ml, R$72,20

Kendall Jenner loira? O que você achou?

Depois de Demi, mais um celebritie decidiu mudar o visual e ficar loira: Kendall Jenner!

Apesar da mudança não ter sido de verdade, Kendall postou uma foto no twitter usando uma peruca loira, mais curta que o seu cabelo, e com franja para ver o que as pessoas achavam da ideia! Junto com a imagem, Kendall tuitou: “Novo look? O que vocês acharam?”

E vocês, preferem Kendall com ou sem a peruca loira? Responda a nossa enquete!


Talco tira a oleosidade do cabelo?

Sim. O talco absorve a umidade dos fios e, por isso, pode ser uma solução de emergência para salvar fios muito oleoso. Só que se ele não for usado do jeito certo,  pode deixar os fios melados, brancos e com um aspecto sujo.

Para apostar nesse truque, siga as dicas:
- Aplique o talco apenas no foco da oleosidade, como na franja ou raiz
- Use um pincel para espalhar o pó
- Mexa bem no cabelo para que não fique resíduos brancos

Mas o melhor mesmo é manter a oleosidade do seu cabelo sob controle: aí nem vai ser preciso apelar para o talco. Veja como:
- Evite passar a mão no cabelo
- Afaste o secador na raiz, pois o calor aumenta a produção de óleo
- Tome banho com água morna. A água muito quente ou muito gelada também estimulam a oleosidade
- Mantenha a pele do rosto limpa. Em contato com a sua testa, a oleosidade do cabelo aumenta
- Faça refeições equilibradas: diminua a gordura e aumente a quantidade de verduras e frutas
Se você quiser, pode ainda testar os shampoos secos, ideiais para quem precisa economizar tempo ou não quer molhar a cabeça. Eles ajudam na limpeza e absorção da oleosidade, graças ao extrato de aveia e de outros cereais, amido de milho e de arroz. É indicado também para cabelos finos e sem volume, pois proporciona leveza e movimento aos cabelos, recuperando o volume dos fios.

1. Shampoo Seco com extrato de Ortie, da Klorane, R$ 44,00
 - 2. Shampoo seco com extrato de aveia, da Klorane, R$ 47,00
 - 3. Shampoo a seco – Luxurious Volume Anytime Volume Refresher  John Frieda , R$ 48
,00.

Vanessa Hudgens está com o cabelo mais curto!

Desde que Vanessa Hudgens cortou o cabelo para fazer o filme “Gimme Shelter”, a atriz tem apostado no aplique para ficar com os fios mais longos. Mas, dessa vez, ela apareceu em Paris com um novo corte de cabelo.

Vanessa decidiu deixar o cabelo mais curto do que estava e adotou o corte chanel, reto e com franja lateral.

A diferença, de apenas alguns dedinhos, deixou o visual de Vanessa muito mais moderno e maduro. Será que dessa vez ela desiste de usar aplique?
E vocês, o que acharam do cabelo de Vanessa?

Miley Cyrus aparece com o cabelo curtinho!

A gente já tinha contado aqui que Miley Cyrus era mais uma das celebrities que decidiu adotar o cabelo curto. Mas, parece que a cantora optou por deixar seu cabelo ainda mais curto do que já estava.

No fim de semana, a cantora postou uma foto no twitter mostrando o novo corte para os fãs e perguntou o que eles achavam. Em seguida, ela tuitou afirmando que a maioria das pessoas estava achando o cabelo muito curto, mas que ela não tinha cortado tanto assim e que tinha amado o resultado.
Nós também gostamos do resultado, e vocês?

O que a cor original dos seus cabelos revela sobre a sua saúde

Descubra o que a cor original dos seus cabelos revela sobre a sua saúde

Loiro, castanho ou ruivo: a cor original dos cabelos pode revelar muitos detalhes importantes sobre a saúde de cada pessoa. Conheça cada um deles e proteja-se!

Mulheres de cabelo castanhos ou negros tem mais possibilidade de desenvolver melasmas
Foto: Getty Images
São tantas tinturas e descolorantes que você mal se lembra da cor original do seu cabelo. Mas faça um esforço. O que está por baixo das tinturas revela indícios importantes sobre sua saúde.

Se você tem cabelos castanhos ou negros...

1. Apague o cigarro
Não se sabe por que a possibilidade de vício é maior entre as castanhas, mas uma provável vilã é a melanina. O pigmento evita que o fígado metabolize com rapidez as toxinas - e, quanto mais tempo elas ficarem no corpo, mais rápido o vício. Estudos em animais sugerem que a vitamina C mantém o fígado em ordem. Fumantes de cabelos castanhos devem ingerir, por dia, 75 mcg, presentes em meia laranja.
2. Escolha um antimanchas
Mulheres de fios castanhos têm maior tendência a desenvolver manchas de sol, os melasmas. Depois que as manchas estão instaladas, o indicado é usar cremes despigmentantes. A ceratose seborreica, pelinha que cresce com aspecto de verruga, também é comum, especialmente após os 50 anos. O tratamento é feito com cauterização.
3. Fique de olho no ferro
Algumas mulheres com cabelo muito escuro desenvolvem hemocromatose, um espessamento do sangue devido ao acúmulo de ferro, que também se deposita nos órgãos. Como não há formas de prevenção, faça checkups, sobretudo se tiver algum caso na família. Um simples hemograma traz indícios sobre a existência da doença, que é confirmada por testes genéticos. O tratamento é feito com retiradas periódicas de sangue - processo chamado flebotomia, que reduz a quantidade de ferro em circulação no organismo - e ingestão de agentes quelantes, que auxiliam na eliminação do ferro.
4. Segure suas madeixas
Fios escuros são mais espessos que os loiros ou ruivos e existem em menor quantidade. Logo, quando caem, deixam mais espaço. "Além disso, na falta do cabelo escuro, a rarefação fica mais evidente no contraste com a pele", explica Arthur Tykocinski, especialista em cabelo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Lute contra a falta de cobertura comendo por dia 250 g de carne (fonte de aminoácido e zinco) e 200 g de amêndoas ou 100 g de amendoim (ricos em vitamina B7).
Loiras têm predisposição a perder a visão central
Foto: Getty Images

Se você é loira...

1. Abra os olhos
Mulheres, mais do que homens, apresentam alto risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade (DMRI), doença que causa a perda da visão central. "E as loiras são geneticamente mais suscetíveis à DMRI", diz Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Uma dieta rica nos compostos naturais luteína e zeaxantina funciona como óculos de sol naturais. Os nutrientes são encontrados em verduras verde-escuras.
2. Mergulhe no protetor
Loiras produzem menos melanina, o que deixa a pele e o couro cabeludo delas mais expostos ao risco de melanoma. "Além de conferir a cor da pele, a melanina protege contra os nocivos raios UV", diz Joel Schlessinger, presidente da Sociedade Americana de Dermatologia Cosmética e Cirurgia Estética. Compre protetor solar com FPS maior que 30 e use chapéu quando se expuser ao sol.
3. Tire o antirrugas do armário
"A pele das loiras tem forte tendência a formar rugas e rosácea, uma inflamação crônica que provoca vermelhidão. Mais uma vez, a falta de melanina é a culpada pela fragilidade", diz Regina Casz Schechtman, coordenadora da pós-graduação em dermatologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. A solução é usar um creme antirrugas, de preferência hipoalergênico, para evitar a rosácea.
Ruivas necessitam se proteger do sol para evitar o aparecimento de sardinhas
Foto: Getty Images

Se você é ruiva...

1. Cuide da boca
"Uma mutação genética faz com que as ruivas sejam mais resistentes à anestesia local", diz o anestesista Daniel Sessler, da Clínica Cleveland, nos EUA. Para não berrar de dor, as ruivas precisam de até 20% mais sedativos do que as castanhas ou loiras. Mas nem por isso descuide da boca. Converse com o dentista ou tome um analgésico antes da consulta.
2. Fique atenta ao Parkinson
Um estudo feito em 2009 pela Universidade Harvard, nos EUA, concluiu que as ruivas têm 90% mais chance de desenvolver a doença, possivelmente porque a mesma mutação genética muda a cor do cabelo e predispõe à doença. Coma alimentos com ácido fólico, como espinafre - cru, de preferência - e frutos azedos. Margaret Lewin, diretora médica do Cinergy Health, nos EUA, aconselha tomar um suplemento com 400 mcg de ácido fólico por dia.
3. Cubra-se
As ruivas de olhos verdes facilmente se queimam e não se bronzeiam. Por isso as chances de desenvolver doenças como câncer de pele, em especial o melanoma, são grandes. "Além disso, esse grupo pode apresentar manchas na pele decorrentes da exposição solar, as famosas ‘sardinhas’", diz Regina Casz Schechtman. Assim como as loiras, aposte no chapéu e no protetor solar.

Cabelos femininos também precisam de cuidados médicos

Tecnologia de ponta para o diagnóstico acertado e o uso do laser são armas poderosas da Dermatologia no combate à queda capilar
Embora seja mais marcante e visível nos homens, a calvície também pode afetar as mulheres. Alopecia é o nome dado pela Medicina para o problema da queda de cabelos, que vai muito além da preocupação estética.
“A perda ou má qualidade dos fios afeta o bem estar e a autoestima das pessoas, mas, biologicamente, além da função estética, os cabelos servem para proteção do crânio contra traumatismos, frio e radiações solares”, explica a médica dermatologista Christiana Blattner.
Combater a queda de cabelos sempre foi um grande desafio na área médica, especialmente dentro da Dermatologia. Graças aos avanços tecnológicos, atualmente já se pode obter excelentes resultados, sem que seja necessário recorrer a implantes ou outros métodos mais radicais.
“Os implantes são realizados quando já se perdeu totalmente o fio e o folículo capilar do couro cabeludo já atrofiou. No consultório dermatológico, é possível iniciar o tratamento para combater a queda quando o problema começa a se manifestar, assim, agimos antes dos fios caírem totalmente, reduzindo a sua queda”, explica a médica.
O primeiro desafio é o diagnóstico preciso. “Diversos fatores podem afetar a qualidade dos fios e provocar sua queda. As causas principais vão desde estresse físico e emocional, distúrbios alimentares e nutricionais, até características genéticas, alterações metabólicas ou hormonais”.
Para detectar as causas reais da alopecia, a médica Christiana Blattner faz uma análise detalhada dos fios. “Hoje contamos com uma nova tecnologia, importada, que nos ajuda avaliar exatamente o tipo da alopecia que atinge aquele paciente”. O principal recurso do equipamento é uma câmera acoplada a um software, que registra imagens detalhadas das raízes dos fios, aumentadas em até 400 vezes. “A tecnologia é uma ferramenta de apoio ao médico, que é o profissional habilitado para avaliar, a partir das imagens geradas pelo equipamento, os melhores tratamentos para cada caso”.
Homens e mulheres podem se beneficiar dos novos tratamentos. “Normalmente, os homens sofrem mais com o problema, e, dependendo de suas características genéticas, bem precocemente. Mas as mulheres também são vítimas da queda de cabelos. A alopecia se manifesta de modo um pouco diferente, pois não vemos mulheres totalmente calvas como os homens. Nelas, o mais comum é que os cabelos comecem a crescer devagar, diminuindo em força e número, ficando mais finos e rarefeitos”, explica a dermatologista Christiana Blattner.
Especialista no uso do laser, a médica faz uso desta tecnologia como uma das ferramentas ao longo do tratamento. “O tratamento contra a alopecia normalmente é feito em várias frentes. O laser é uma delas. Ele atua diretamente nas camadas mais profundas do couro cabeludo, onde ficam os folículos capilares, alterando o ambiente em que estão as células que darão origem aos fios de cabelo, estimulando e fortalecendo o seu crescimento. Além disso, o laser abre canais para que os medicamentos sejam melhor absorvidos, aumentando a eficácia dos tratamentos. Dessa forma, conseguimos recuperar a espessura dos fios que estavam enfraquecidos, além de reduzir a queda dos cabelos e aumentar o volume capilar”, explica a médica responsável pela  Dermatolaser, clínica de dermatologia e tratamentos a laser em Campinas.
Além do laser, o arsenal para o tratamento da alopecia é vasto, com medicações via oral, como suplementos nutricionais ou tratamentos hormonais, xampus adequados para cada tipo de cabelo, loções com princípios ativos para inibir a queda e estimular o crescimento dos fios. “O tratamento será determinado individualmente, de acordo com as necessidades específicas de cada paciente”, esclarece a dermatologista Christiana Blattner.
Segundo a médica, a principal dica é iniciar o tratamento o quanto antes. “A dica é a mesma para homens e mulheres: procurar o dermatologista logo que surgirem as primeiras suspeitas de queda significativa dos cabelos ou enfraquecimento dos fios. Quanto antes se inicia o tratamento, maior a chance de sucesso em menor prazo”.
Cuidados gerais com os cabelos
§  Consulte o dermatologista diante de alterações no couro cabeludo ou queda excessiva dos cabelos
§  Não tenha medo de lavar diariamente os fios. A lavagem reduz a oleosidade do couro cabeludo, que é um importante fator de queda dos cabelos Related Posts with thumbnails for bloggerblogger widgets
§  Retire o excesso de água antes de secar os cabelos, mantendo o secador a uma distância mínima de 15 cm e a uma temperatura média
§  Prefira escova de cerdas naturais e suaves
§  Use sempre produtos adequados ao seu tipo de cabelo

MAQUIAGEM DEFINITIVA: ELA TAMBÉM PODE SER REMOVIDA

Maquiagem definitiva: ela também pode ser removida

Assim como a tatuagem, existem alguns procedimentos capazes de reverter a técnica. Confira!

Imagine dormir maquiada e acordar intacta sem ao menos ter que se preocupar com a pele? Um sonho? Não! Muitas mulheres já se renderam à praticidade da maquiagem definitiva. Esta técnica é capaz não só de deixar a mulher produzida durante 24 horas por dia, mas também de corrigir algumas imperfeições, especialmente no contorno das sobrancelhas, tornando-as aparentes e fortes.

Porém, é preciso ter cuidado na hora de se render ao procedimento. De acordo com a médica dermatologista Christiana Blattner, de Campinas, assim como uma tatuagem ou uma pequena cirurgia plástica, a maquiagem definitiva exige pesquisa e muita consciência. “Meu conselho para quem quer aderir à maquiagem definitiva é pesquisar e conhecer muito bem o profissional que irá realizar o serviço, para não se arrepender depois”.

E se mesmo depois de tanto cuidado pintar um arrependimento? Pode ficar tranqüila, pois nem tudo está perdido. “Assim como removemos tatuagens de outras partes do corpo, também podemos desfazer os resultados da maquiagem definitiva, ou dermopigmentação, usando a tecnologia dos equipamentos a laser”, explica.

Não é só a insatisfação que faz com que elas optem pela remoção. Este tipo de maquiagem pode precisar de retoques com o passar dos anos. “O organismo acaba absorvendo os pigmentos da maquiagem e em alguns casos ela muda de tonalidade. Isso às vezes faz com que a pessoa opte pela remoção a laser. Pouca gente sabe, mas o procedimento no consultório é rápido e tem bastante eficácia”.

Um dos aparelhos mais utilizados na remoção de tatuagens de sobrancelhas e maquiagem definitiva é o ND Yag. Como atua com dois comprimentos de ondas, ele atinge tanto pigmentos claros quanto um pouco mais escuros. Para remoção de pigmentos profundos ou muitos escuros, pode ser usado também o chamado laser de Alexandrite. A dermatologista explica que os aparelhos “explodem” os pigmentos da tatuagem em partículas minúsculas, permitindo que o organismo os elimine, não deixando cicatrizes e permitindo a rápida recuperação da pele.:

Dra. Christiana Blattner

Clínica Dermatolaser ? Campinas/SP

PELE, PSORÍASE e LASER


Beleza mantida sob o sol



Pele bronzeada nem sempre é sinônimo de pele saudável. Para preservar a beleza e garantir sua longevidade, cuidados simples não podem ser esquecidos
Aproveitar o verão para deixar a pele mais bonita é o que todo mundo deseja. No entanto, pele bronzeada nem sempre é sinônimo de saúde, até porque os exageros podem significar manchas e, em alguns casos, transformar-se em câncer de pele. A dermatologista Christiana Blattner, de Campinas, lembra que é necessário usar sempre o filtro solar com fator de proteção 30 ou acima, e complementar o cuidado com outros acessórios, como chapéu, óculos escuros e protetores labiais. Para ter uma noção da quantidade de filtro a ser usada, ela ensina: em torno de duas colheres de sopa para o corpo e uma colher de chá para o rosto.  “As pessoas sabem dos cuidados necessários, mas eles ainda não são hábito da maioria. O ideal é passar o protetor sobre a pele 30 minutos antes da exposição solar e reaplicá-lo a cada duas horas. Se a pessoa entra na água é preciso passar o protetor novamente”, explica a médica, que é integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela ressalta que o protetor leva de 15 a 20 minutos para começar agir.
O hábito de proteger a pele precisa ser aprendido o quanto antes, inclusive pelas crianças, já que o sol é uma radiação e, ao atingir as camadas mais profundas da pele, os raios ultravioletas podem alterar as células, atuando sobre o seu DNA, provocando envelhecimento precoce, causando lesões e até mesmo câncer de pele. “Isso não ocorre de uma hora para outra. O nosso corpo vai acumulando esses efeitos nocivos do sol, por isso é tão benéfico iniciar a proteção já na infância. O sol é um importante fator de aceleração do envelhecimento da pele, pois ele destrói as fibras de colágeno, que dão sustentação à pele. A exposição solar sem proteção pode causar queimaduras na pele, que podem ser graves se não tratadas de imediato.”
Quando o bronze passa do ponto
Para quem abusa do sol, a dermatologista Christiana Blattner orienta o que fazer para amenizar as lesões. Se elas forem leves, o indicado é usar cremes hidratantes, mas, se forem mais graves, com bolhas e ardor, um médico deverá ser consultado para orientar e medicar adequadamente o paciente. Segundo ela, somente o médico dermatologista é indicado para prescrever o melhor filtro solar, adequado para cada tipo de pele. “Existem filtros mais indicados para indivíduos com peles mais secas e outros para peles oleosas. É importante também fazer a escolha do filtro de acordo com os hábitos e a cor da pele de cada pessoa. Filtros mais oleosos, por exemplo, associados ao clima quente e úmido e ao aumento da exposição solar, podem promover a formação de cravos e espinhas nas peles acneicas.”
Além do filtro solar – Mas o calor e a umidade podem aumentar o risco de doenças infecciosas, como micoses na pele e nas unhas. Para evitar esses problemas, além dos filtros solares, é indicado procurar usar roupas leves, hidratar-se com frequência e procurar um dermatologista se perceber algum sinal de doença na pele, como vermelhidão e descamação. “Para quem não abre mão de conquistar um bronzeado, o autobronzeador pode ser uma opção. Ele faz a pigmentação da pele, não causa danos porque não interfere na atividade das células e ainda promove uma reação química na camada mais superficial da pele, que resulta na coloração desta camada, sem estimular as células produtoras de pigmentos”, esclarece Christiana.

Saiba o que é psoríase e o que fazer para tratá-la

A psoríase é uma doença de pele, crônica mas não contagiosa e bastante comum. Atinge tanto homens quanto mulheres, especialmente em áreas como unhas, tronco, couro cabeludo, e inclusive nas articulações, com dores articulares que simulam artrite.
Embora não seja contagiosa, acaba trazendo transtornos e afeta a auto estima de pessoas que apresentam a doença, por ser visível na superfície da pele. De causa ainda desconhecida, a psoríase não tem uma cura definitiva.

“Acredita-se que a predisposição genética seja um dos fatores de causa da psoríase, que, normalmente, se manifesta a partir de causas emocionais. Muito stress, por exemplo, pode desencadear uma crise em pessoas geneticamente pré-dispostas”, comenta a médica dermatologista Christiana Blattner, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Segundo a médica, diretora da Dermatolaser, Clínica de Dermatologia e Tratamentos a Laser de Campinas, não se pode prevenir a doença, mas o acompanhamento médico é importante para controlar a reincidência. “Há várias formas de apresentação da psoríase, classificadas de acordo com o tipo de lesão que ela provoca: placas, gotas, grande parte das vezes, descamativas e também, em alguns casos, em forma de vesículas de pus.”
O tratamento, da mesma forma, pode variar entre medicações locais ou por via oral, dependendo do tipo e da extensão das lesões.

“Hidratar bem a pele ajuda, pois a psoríase frequentemente acomete articulações, como os cotovelos, que são regiões mais ressecadas da pele. Mas a principal recomendação para quem sofre com a psoríase é visitar regularmente seu dermatologista para manter as crises sob controle”, aconselha a dermatologista Christiana Blattner.

LASER É OPÇÃO SEGURA PARA REDUZIR OU ELIMINAR MARCAS NA PELE

Por Karina Chiaradia – karina@bjd.com.br  

  As roupas mais curtas e confortáveis que saem do fundo do guarda-roupa nos dias de calor deixam mais partes do corpo à mostra e nesta mudança nas peças para se vestir, muitas vezes acabam deixando aparentes cicatrizes que incomodam, sobretudo, as pessoas mais vaidosas.
Conforme explica a médica Christiana Blattner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as cicatrizes aparecem quando a pele se refaz de lesões, causadas por acidentes, cirurgias e até algumas doenças. “Qualquer trauma na pele irá desencadear o processo de cicatrização”, afirma. “Em geral, uma cicatriz normal fica menos visível com o passar do tempo, e a pessoa não se importa tanto em conviver com ela. Mas, em alguns casos, a cicatriz muito evidente ou mesmo um queloide acabam incomodando muito”, comenta.
A dermatologista Christiana Blattner: “o laser vascular e outros tipos de laser são ferramentas para redução de cicatrizes na pele”
Segundo a especialista, é comum as pessoas confundirem o queloide com uma cicatriz hipertrófica. “A cicatrização hipertrófica apresenta um excesso de cicatrização no local de um trauma, causado pelo aumento da fibrose no lugar da cicatriz. Isso gera uma cicatriz mais marcante, que, no entanto, pode acabar se reduzindo sozinha ao longo do tempo, por isso esse tipo de cicatriz é muito normal”, explica.
Já o queloide, esclarece a médica, é um tipo de cicatrização exagerada, que não se reduz sozinha, ultrapassa os limites da cicatriz, pode apresentar vermelhidão e até uma sensação de pele mais endurecida na região. Normalmente, começa a crescer cerca de um mês depois que se forma a cicatriz. “A cicatriz hipertrófica é um desordenamento das fibras de colágeno, e o queloide é uma produção exagerada dessas fibras”, diz a médica, que também é diretora técnica da Dermatolaser, de Campinas.
“As causas para aparecimento do queloide são bem individuais. Dependem muito do grau de cicatrização da pele do indivíduo, mas quem tem tendência a formar queloides pode tê-los sempre”, afirma a dermatologista. Segundo ela, lugares mais comuns para o aparecimento do queloide são o colo e ombro. Cicatrizes de cesáreas, marcas de espinha, cicatrizes de cirurgias cardíacas, picadas de inseto e até furos para colocação de piercings são algumas das origens mais frequentes de queloides.
A ajuda do laser
A médica explica que a retirada do queloide é feita por meio de pequenas cirurgias, mas outros tratamentos costumam ser aliados dos dermatologistas. O uso de medicamentos para reduzir a produção de fibras colágenas no local da cicatriz, por exemplo, pode ser uma das ferramentas, a partir da avaliação de cada paciente pelo médico. “Para evitar que a própria cirurgia de retirada gere no local um novo queloide, o uso do laser no pós-operatório pode ser uma boa indicação. O laser vascular ataca os vasos sanguíneos ao redor do antigo queloide, diminui a irrigação sanguínea na área e, com isso, as células que formariam um novo queloide não crescem”, afirma.
De acordo com ela, associados ao laser vascular podem ser usados outros tipos de laser, como o Fraxel ou o ND-Yag, diminuindo o volume de células no local e ajudando a renovação da pele. “A tecnologia do laser vem sendo preconizada como uma das técnicas mais eficazes na suavização de cicatrizes em geral. Mesmo cicatrizes de queimaduras, que costumam ser grandes e bem visíveis, podem ter a vermelhidão reduzida”, exemplifica. “O importante é que o paciente converse com seu médico, saiba quais as opções