Rio -  Que tipo de gordura faz mal? A dúvida é mais comum do que se imagina e pode existir até na sua casa. Levantamento do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, realizado com pacientes cardíacos, mostrou que 57% deles não sabem diferenciar direito as gorduras saturadas das insaturadas, e acham que estas são as vilãs — o que não é correto.

As insaturadas são, em geral, originadas dos óleos vegetais, como o de soja e o azeite de oliva. “Ao contrário da saturada, a insaturada traz benefícios: diminui o nível de colesterol ruim (LDL), e aumenta o bom colesterol (HDL)”, explica a nutróloga Karinne Stain.
Óleos vegetais, como azeite de oliva, são fontes de gordura insaturada | Foto: Reprodução
Óleos vegetais, como azeite de oliva, são fontes de gordura insaturada | Foto: Reprodução
As saturadas estão, principalmente, em alimentos de origem animal e derivados, sendo consideradas prejudiciais. “Elevam os níveis do LDL, aumentando risco de doenças cardíacas, enfarte e derrame”, diz ela.

Já as gorduras trans são muito encontradas nos alimentos industrializados. Em excesso, também aumentam o colesterol ruim e o risco de problemas cardíacos.

Para o cardiologista Daniel Magdoni, é muito importante saber diferenciar as gorduras saturadas das insaturadas para que a alimentação seja planejada de maneira mais saudável. “É muito necessário que a população seja educada sobre os lipídios ruins e os bons, para que a leitura do rótulo ajude na escolha dos itens saudáveis”, reitera o cardiologista.

Na pesquisa, biscoitos recheados foram apontados corretamente, por 40% dos pacientes pesquisados, como pouco saudáveis. E 62,2% acertaram ao citar o requeijão como fonte de gordura saturada em grande quantidade. Já a maionese foi avaliada equivocadamente por 85% como rica em gordura ruim, e por outros 63% como fonte de gordura trans.

“A maionese tem um perfil nutricional bom. É fonte de gorduras poli-insaturadas, não contém gorduras trans e oferece baixo teor de colesterol”, avalia o cardiologista.

ONDE ACHAR

INSATURADA
Benéfica, é encontrada nos óleos vegetais: azeite de oliva, óleos de soja, girassol e canola. Também está no milho, nas nozes e castanhas.

SATURADA
Vilã do coração, está na gordura de carnes de porco e boi; pele das aves; gema do ovo; leite integral; linguiça, torresmo; manteiga, queijo amarelo etc.

TRANS
Prejudicial se consumida em excesso, está presente em bolos industrializados, biscoitos recheados, pipocas de microondas, sorvetes, salgadinhos, batatas fritas, pizzas, margarinas, molhos prontos para salada.