10.18.2008

A gente não quer só medicamentos



Por José Antonio Mariano
Uma população que tem tudo para ser a mais fiel da farmácia está sendo tratada como um cliente qualquer pelo proprietário da farmacia; ele consome muito medicamento, mas não quer só medicamento; quer saúde, diversão e sexo

Todos na farmácia conhecem esse cliente. Ele aparece todos os meses, sempre e invariavelmente com a mesma receita. Às vezes, nem tão disposto, sobretudo quando percebe que o preço do medicamento aumentou.

O que poucos proprietários de farmacia se dão conta é que esse cliente – o idoso – pode se converter em um freguês fiel, independente até do preço que paga pelos medicamentos. E são vários medicamentos, já que o idoso (e, no Brasil, é considerado idosa a pessoa com idade acima de 60 anos), portador não raro de mais de uma patologia, necessita de mais de um remédio. “Esse cliente, contudo, precisa ser entendido e atendido de maneira especial, não só por conta de sua idade, mas porque, devido à cronicidade dos quadros que apresenta, é freqüentador habitual da farmácia”, afirma Thiago Bonini, consultor empresarial de São Paulo. “Sabendo disso, toda uma séria de comodidades, ofertas, promoções podem ser alavancadas junto a esse cliente.”

Se o proprietário da farmácia começar a trabalhar agora esse cliente habitual, que vai à farmácia buscar antiarrítmico, anti-hipertensivo, antidepressivo, anticolinérgico, iniciará uma atividade junto a um público que só tende a crescer, tornar-se mais ativo e exigente, já que o prolongamento da vida é um fato.

Esse fenômeno não é tipicamente brasileiro. Essa população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve chegar a 2 bilhões de indivíduos até 2050. Desse total, 1,7 bilhão estarão vivendo em países em desenvolvimento – é caso do Brasil –, a menos que o país corrija distorções abissais que teimam em não figurar no calendário de prioridades dos políticos. No Brasil, esse estrato da população deve aumentar 15 vezes até 2025, chegando a 34 milhões de pessoas. Hoje, pessoas com mais de 60 anos representam 9% da população brasileira. Além disso, as projeções permitem supor que a expectativa de vida do brasileiro chegue a 80 anos..

Os homens vivem, em média, 68 anos, e as mulheres, 73. O Orestes Forlenza, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (FMUSP), diz que “com o envelhecimento da população, aumenta a incidência de doenças próprias da idade, como cardiovascular, osteoporose, depressão etc., comprometendo, sensivelmente, a qualidade de vida dessas pessoas, caso não sejam tratadas de forma adequada”.

Portanto controlar as doenças que acometem a pessoa idosa é fazer com que ela se torne não um apêndice da sociedade, mas um membro participante ativo, exatamente o que propôs o 18o Congresso Mundial de Gerontologia, ocorrido no Rio de Janeiro, em 2005, que teve como tema Envelhecimento ativo no século XXI: participação, saúde e segurança. O evento, o primeiro do gênero a ter como sede um país da América Latina, trouxe médicos e pesquisadores dos EUA, do Canadá, da Suíça, de Gana e da Alemanha.

Só medicamentos

O congresso debateu envelhecimento ativo no âmbito do conceito formulado pela OMS. Para a organização, envelhecimento ativo é o “processo de otimização de oportunidades de saúde, participação e segurança, de forma a garantir qualidade de vida na medida em que as pessoas envelhecem". O evento estabeleceu que o envelhecimento ativo é um processo que precisa ser visto dentro do “prisma de curso de vida, em uma visão intergeracional, de qualidade de vida, pautado na ética, na sociedade e nas questões de desenvolvimento”. Segundo o congresso, seis são os determinantes para um efeito envelhecimento ativo: serviços de saúde e serviços sociais, determinantes biológicos e individuais, determinantes comportamentais, meio ambiente e barreiras arquitetônicas, determinantes sociais e determinantes econômicos. Embora todos sejam fundamentais, os aspectos de saúde, biológicos, comportamentais e econômicos saltam aos olhos.

E saltam não só porque são premissas básicas desse envelhecimento ativo como dizem respeito diretamente ao negócio farmácia, já que estão ligados ao bem-estar físico e emocional do idoso. No aspecto de serviços de saúde e sociais, o congresso concluiu que os sistemas de saúde precisam adotar uma perspectiva de curso de vida focada na promoção de saúde, na prevenção de doenças e no acesso imparcial a cuidados primários de qualidade e a cuidados prolongados de saúde.

Nos determinantes biológicos, aludiu-se ao fato de que os genes podem estar envolvidos nas causas de doenças, muitas delas provocadas por fatores ambientais e externos em uma proporção bem maior que as causas genéticas e internas. Nos determinantes comportamentais, preconizou-se a adoção de hábitos e de estilo de vida saudáveis, associados à participação ativa; nos econômicos, a valorização de uma mão-de-obra experiente e agregadora de valor.

É esse consumidor que entra na farmácia para adquirir um medicamento e que, na esmagadora maioria das vezes, leva só o medicamento mesmo. Embora esse produto seja o que o motiva – não sem alguma lamentação – a ir à farmácia, ele não precisa ser o único produto a ir para cestinha. Mas é. E isso tem duas explicações: o farmacista não sabe explorar a “visita” desse cliente à loja, e medicamento é, de fato, o que o idoso mais procura na farmácia.

Geraldo José Ballone, psiquiatra, ex-professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp), diz que, de maneira geral, em países mais desenvolvidos, embora os idosos componham 18% da população geral, são responsáveis por quase 40% das prescrições. “Nesse grupo, 1/3 dos idosos não costuma tomar nenhum medicamento, 1/3 faz uso de uma ou duas drogas, e 1/3 utiliza três ou mais remédios; são em torno de 10% os idosos que utilizam cinco ou mais medicamentos.”

A polifarmacoterapia

O psiquiatra afirma que a elevada prevalência de polimedicação entre os idosos está associada ao número de diagnósticos médicos presentes, ou seja, quanto maior o número de problemas médicos identificados, maior a lista de prescrições, embora essa nem sempre seja a conduta correta. “Outro risco da polimedicação em idosos é a possibilidade de se utilizar medicamentos considerados impróprios para uso nessa faixa da população.” Um paciente hipertenso, por exemplo, com sintomas concomitantes de depressão, ansiedade e insônia, pode acabar fazendo uso de um betabloqueador (propranolol), um antidepressivo, um ansiolítico e um hipnótico. “Nesse exemplo, pode ser a melhor opção a simples substituição do propranolol, facilitador da depressão emocional, por outro anti-hipertensivo”, acentua. Decorre da sensibilidade médica e de uma anamnese bem feita a escolha ideal da medicação ou das medicações.

Segundo Ballone, do total de medicamentos prescritos, 32% são para problemas cardiovasculares, e 24%, transtornos neuropsiquiátricos. “Entre os psicofármacos, as drogas mais utilizadas são hipnóticos, ansiolíticos e antidepressivos.” No capítulo das psicopatologias, os transtornos de humor foram os quadros mais recorrentes em 52,7% dos casos; demência, em 20,6%; transtornos de ansiedade, em 10,3%; esquizofrenia e transtornos delirantes, em 5,4%; e dependência de benzodiazepínicos, em 4,3%. Entre as medicações psicotrópicas, os antidepressivos foram os mais freqüentemente utilizados em 42,4%, seguidos de ansiolíticos com 21,2% e de neurolépticos com 20% dos casos. “Em relação aos diagnósticos clínicos, 41,8% apresentaram doenças cardiovasculares; 10,9%, diabetes; 8,7%, transtornos neurológicos; 4,9%, neoplasias – foram os grupos mais freqüentes.”

As cardiopatias estão presentes em dez em cada dez pacientes idosos. Medicamentos anti-hipertensivos, antiarrítmicos, digitálicos e redutores de colesterol estão sempre no orçamento dos idosos. Eles contribuem como uma fatia importante das vendas dessas drogas. Em 2007, só as vendas globais de redutores de colesterol atingiu o valor de US$ 37 bilhões. “A doença cardiovascular, em especial a doença coronária, tem maior prevalência nos idosos e é responsável por mais de dois terços das mortes cardíacas”, afirma Antonio Carlos Leitão Campos Castro, doutor em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fellowship pela Cornell University Medical College. “A doença isquêmica do coração, tanto infarto agudo do miocárdio – ou morte súbita – quanto doença coronária crônica, é o achado patológico mais comum nos pacientes idosos.“

Silentes e perigosos

E com as doenças coronarianas, o diabetes é outra ocorrência muito comum nessa população. Possui uma característica perversa, porque, tal como a hipertensão arterial, não apresenta sintomas. Jackson Caiafa, angiologista, cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e presidente executivo da Associação Carioca de Diabéticos, diz que é comum os pacientes levarem cinco anos para descobrir que estão com a doença, o que pode comprometer outros órgãos. Ele acredita que metade dos pacientes com diabetes tipo 2 não sabe da existência da doença. Isso ocorre, segundo ele, porque a glicose aumenta muito lentamente, provocando secura na boca, maior necessidade de urinar, de beber água e de comer. Porém, tais sintomas passam despercebidos. Dos pacientes que têm o diagnóstico, a metade, de acordo com Caiafa, não faz o tratamento adequado.

Essa desinformação a respeito da doença é que faz com que uma em cada quatro pessoas, com mais de 65 anos de idade, sofra, sem saber, de diabetes tipo 2. “Eis aqui uma função essencial para a farmácia, bem dentro da concepção de agente de saúde”, alerta Bonini. “Em vez de ficar aguardando a indústria produzir folhetos para os clientes, o próprio farmacista poderia fornecer esse tipo de informação para os seus atendentes, que a repassariam para os idosos, alertando-os sobre a doença.” Bonini lembra ainda que o farmacista pode organizar palestras a respeito do tema para a comunidade em geral. “O que se vê, entretanto, é a atitude passiva de muitos em aguardar que a indústria farmacêutica forneça material de suporte para as vendas do medicamento. Só que o farmacista não percebe que sua clientela de idosos é apenas mais uma para a indústria, ao passo que, para ele, é a única que tem no entorno do seu PDV.”

Segundo dados da IDF, sigla em inglês para Federação Internacional de Diabetes, há, hoje, no mundo mais de 230 milhões de diabéticos, número que pode chegar a 350 milhões nos próximos 20 anos, em um incremento de seis milhões de novos doentes a cada ano, caso nada for feito contra a má alimentação e o sedentarismo. De acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (POF–IBGE), 10,5 milhões de brasileiros com 20 anos ou mais são obesos, ou seja, 8,9% da população masculina e 13,1% das mulheres. Se considerada também a população que está acima do peso ideal, o número salta para 40,6%. Trata-se de um mercado vigoroso que movimenta mais de US$ 18 bilhões no mundo todo, somente contando as vendas de antidiabetogênicos (excluindo, portanto, medidores de glicose, lancetas e correlatos). Até 2011, esse mercado pode chegar a US$ 25 bilhões em todo o planeta.

Fratura exposta

O envelhecimento ainda proporciona o surgimento ou agravamento dos quadros musculoesqueléticos, notadamente a osteoporose. Trata-se de uma doença que afeta em torno de 10 milhões de brasileiros e mata cerca de 40 mil todos os anos. É a principal entre as osteopatias e considerada problema de saúde pública. Tanto é assim que o período entre 2000 a 2010 foi eleito pela OMS como a “Década do Osso e da Articulação”. Segundo a International Osteoporosis Foundation (IOF), a osteoporose hospitaliza, por mais tempo, as mulheres de 45 anos de idade que o diabetes, o infarto do miocárdio e o câncer de mama. Dados da mesma entidade mostram que um terço das mulheres e um quinto dos homens com idade acima de 50 anos apresentarão fratura relacionada à doença ao longo da vida. A fratura de fêmur, considerada a conseqüência mais séria, causa a morte de cerca de um quinto dos pacientes no primeiro ano.

Nos EUA, 10 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de osteopatia. Por lá, ocorrem 300 mil fraturas todos os anos – 33% delas entre as mulheres e 20% entre os homens com idade superior aos 50 anos. Estima-se que, na América, indivíduos acima dessa faixa etária experimentarão uma fratura de quadril, espinha ou pulso pelo menos uma vez ao longo da vida. “As fraturas de quadril e suas complicações de curto e de longo prazo, assim como seu tratamento – cirúrgico ou imobilização no leito – são motivo de muita preocupação entre a classe médica, pois, 24% dos pacientes falecem dentro do primeiro de ano”, afirma Armando Miguel Júnior, doutor em Medicina Interna pela Unicamp, professor titular do Departamento de Clínica Médica da Puccamp e professor do curso de pós-graduação em Clínica Médica da mesma instituição.

De acordo com o médico, estudos norte-americanos mostram que, aproximadamente, 50% dos sobreviventes ficam com algum nível de incapacidade, e 25% passaram a requerer cuidados especiais. “Há um crescimento exponencial da incidência de fraturas do fêmur proximal na sétima década de vida nas mulheres e na oitava entre os homens”, alerta. Dadas as graves complicações das fraturas do fêmur, inúmeras campanhas são feitas para conscientizar as mulheres e a classe médica visando à sua prevenção, mas, em relação aos homens, pouco se tem feito a esse respeito, uma vez que se acreditava que a osteoporose tivesse baixa incidência entre esse grupo. “Os novos conhecimentos da fisiopatologia da osteoporose, a disponibilidade crescente de terapêutica eficaz para o tratamento e a redução do risco de fraturas ainda não nos permitem celebrações, pois, lamentavelmente, pouco se tem feito em relação aos pacientes do sexo masculino.”

A urgência do Alzheimer

Mais uma vez o papel da farmácia é o de alertar o consumidor sobre a doença. Ela também quase não provoca dores no início, e seus sintomas são discretos. Mas, com o avançar da idade e a perda da massa óssea, o risco de fraturas cresce. Em mulheres, a fratura vertebral é observada em 16% dos casos; a do fêmur, em 17,5%; e a do pulso está presente em 16% das pacientes. Em 39,7% das pacientes é possível observar um dos três tipos. Prevenção é, como de hábito, o melhor remédio. "Seja em consulta clínica ou pelos exames específicos, a identificação precoce da osteoporose é fundamental para um tratamento preventivo de sua evolução", explica Evelin Goldenberg, mestre e doutora em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Medicamentos específicos são bastante resolutivos. Os bisfosfonatos, talvez a principal classe de droga contra as osteopatias, movimentaram US$ 6 bilhões nos EUA em 2007.

Se atentarmos para o envelhecimento da população, cada vez mais se verá a necessidade de novos medicamentos – e cada vez mais específicos – para essa população. A Gerontologia há tempos vem ganhando a companhia de outras especialidades, que a torna mais e mais refinada na busca de soluções para os problemas que afetam a chamada “melhor idade”. É o caso da Neurologia. Tome-se a doença de Alzheimer, por exemplo. Poucas doenças são tão temidas e devastadoras quanto ela na terceira idade. Caracterizada pelo declínio acentuado da capacidade cognitiva, o Alzheimer compromete a memória, o raciocínio e o comportamento de modo geral. Tudo se agrava à medida que o paciente envelhece. Dados do IBGE estimam uma prevalência da doença de Alzheimer que vai de 200 mil a um milhão de pacientes, com a incidência de 100 mil novos casos por ano. Na população acima de 65 anos, acomete, pelo menos, 10% das pessoas e chega a afetar metade dos pacientes com 80 anos ou mais.

Várias são as drogas à disposição, e novas estão a caminho. Uma delas está baseada na droga Dimebon. No mercado russo, a droga atuava contra a rinite alérgica nos anos 80, mas foi retirada do varejo por conta de novos princípios ativos mais novos e eficazes. Entretanto pesquisadores americanos da Universidade da Califórnia descobriram que a droga ajuda na preservação da memória recente, equilibra o comportamento errático do paciente com Alzheimer e devolve-lhe certas habilidades simples como alimentar-se sozinho. Testes com animais mostraram que a droga tem um efeito protetor junto às células do cérebro. Rebecca Wood, chefe executiva do Alzheimer's Research Trust, de Londres, afirma que mais estudos desse tipo são "desesperadamente necessários, se quisermos oferecer ajuda para as pessoas que sofrem com o Alzheimer e outras deficiências mentais".

Mercado de bilhões

A Decision Resources, Inc., uma das principais empresas de consultoria e de pesquisa do mundo para questões farmacêuticas e de atendimento à saúde, divulgou, em 2007, que as drogas anti-Alzheimer Alzhemed® (tramiprosato), da Neurochem, e R-flurbiprofeno (Flurizan®), da Myriad Genetics, ambas não disponíveis no Brasil, responderão por quase 60% do mercado de drogas para tratamento dessa doença até 2015. Ambas as drogas, ainda em fase de estudos, mostraram-se promissoras no desenvolvimento clínico prematuro e serão os primeiros tratamentos para a doença de Alzheimer que modificam o curso da doença. No relatório denominado Doença de Alzheimer, a consultoria afirma que o Alzhemed® e o Flurizan® responderão por 46% e 13% das vendas, respectivamente, nos principais mercados farmacêuticos em 2015. Tais drogas obviamente estarão disponíveis no Brasil, tão logo sejam liberadas nos EUA e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Drogas tipo AchEIs, sigla em inglês para inibidores da acetilcolinesterase, e NMDAs (ácido N-metil-D-aspartato), classe das duas drogas em questão, estabilizam ou adiam, por pouco tempo, o declínio cognitivo que os pacientes da doença de Alzheimer sofrem, mas faltam a esses agentes o potencial de real modificação da doença. "A necessidade de drogas mais eficazes para a doença de Alzheimer é tão crítica, que quaisquer agentes que recebam aprovação reguladora obterão participação de mercado; provavelmente, o Alzhemed® e o Flurizan® mostrarão eficácia variável, mas mesmo assim obterão uma parte significativa do mercado de drogas para tratamento da doença de Alzheimer", ressalta Kate Hohenberg, diretora da Decision Resources, Inc. Esses medicamentos estão diretamente direcionados aos 5% da população com mais de 65 anos e a um terço dos maiores de 80 anos que sofrem de Alzheimer, patologia que é a terceira causa de morte no país depois do câncer e das doenças coronárias.

Frank LeFerla, do Departamento de Neurobiologia do Comportamento da Universidade de Irvine, Califórnia, EUA, diretor de uma equipe de pesquisadores que estudam novos tratamentos contra o Alzheimer, afirma que "os cálculos atuais mostram que, até meados deste século, só nos EUA, haverá 20 milhões de portadores da doença". A Decision afirma que só nos sete principais mercados do mundo – EUA, Alemanha, Rússia, Japão, Reino Unido, França e Brasil – serão 6,6 milhões os doentes de Alzheimer. Dimebon®, cujo lançamento está previsto para 2011, pode atingir vendas de US$ 1,5 bilhão, que, somadas às de Flurizan® e de Alzhemed®, podem fazer o mercado chegar potencialmente a US$ 9,5 bilhões (mundo) até 2017. Se a esse mercado forem adicionadas as drogas contra a doença de Parkinson, muito freqüente nas populações acima dos 50 anos, há de se entender por que o idoso deve ser tratado como um rei no ponto-de-venda.

Depressão à vista

Muitos idosos preferem ser atendidos na farmácia na qual, geralmente, sabem que não há todos os medicamentos de que precisam, porque lá eles têm condições de fazer algo que gostam e do qual são constantemente privados pelo corre-corre dos parentes: conversar. Ser atendido com atenção, muitas vezes, faz com que o idoso esqueça, ao menos temporariamente, de uma outra condição que o afeta e que o faz experimentar um sofrimento significativo: a depressão. Segundo pesquisa realizada pelo Departamento de Psicologia Médica da Universidade de Sidney, Austrália, cerca de 10% da população mundial de idosos apresenta quadros depressivos, que necessitam de tratamento, o dobro da prevalência na população em geral. Muitos médicos, porém, têm dificuldade em reconhecer a depressão nos idosos, pois, geralmente, a doença está associada a algum problema físico, doença ou incapacitação.

André Luiz Iório, mestre do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, diz que a depressão pode agravar doenças já existentes e até aumentar o risco de morte entre os pacientes idosos. “A família, portanto, tem o papel fundamental de incentivar a busca por tratamento, quando notar alguns dos sintomas clássicos, como falta de disposição e tristeza.” Para esses pacientes, há inúmeras opções terapêuticas, e, por conta da polifarmacoterapia a que geralmente está submetido, o idoso deve ficar atento e interagir com o médico no que diz respeito à estratégia medicamentosa. “O segmento de antidepressivos movimenta globalmente mais de US$ 20 bilhões de dólares por ano; as vendas nacionais de antipsicóticos chegaram à casa dos US$ 7,2 bilhões em 2007”, ressalta Bonini. “Depressão já é ruim em qualquer faixa etária, em idosos é pior ainda; o farmacista com um planejamento bem estruturado de apoio a esse paciente pode lucrar muito.”

Até porque estamos falando de um cliente dono, no geral, e quando não acometido por uma patologia extremamente debilitante ou limitante no pleno gozo de suas faculdades mentais e físicas. Tanto é assim que estudos comprovam que a vida sexual da pessoa idosa melhorou muito dos anos 70 para cá. Pesquisadores da Universidade de Goteborg, Suécia, dirigidos por Nils Beckman, estudaram os resultados de entrevistas realizadas com septuagenários em vários períodos: 1971-1972, 1976-1977, 1992-1993 e 2000-2001. No total, 1.500 pessoas, heterossexuais, foram entrevistadas sobre sua vida sexual. No geral, constatou-se que as pessoas nessa faixa etária mantiveram relações sexuais mais freqüentemente e com um nível de qualidade, por eles mesmos apontado, como muito bom. "Nosso estudo mostra que os mais velhos consideram a atividade sexual e seus prazeres como uma parte natural da vida idosa", dizem os autores.

Sexo e sexualidade

Para a professora Peggy Kleinplatz, da Universidade de Ottawa, no Canadá, o estudo reforça o papel positivo da vida sexual para as pessoas com mais de 70 anos e é uma contribuição bem-vinda para a limitada literatura sobre o comportamento sexual dos idosos. Ela espera que a pesquisa ressalte a necessidade de os médicos serem treinados a perguntar a todos os pacientes, independente da idade, sobre questões relacionadas ao sexo. Petra Boyton, especialista em psicologia do sexo e relacionamento da University College, em Londres, afirma que é importante lembrar que uma pessoa que fez 70 anos, no ano 2000, teria sido influenciada pelas atitudes sexuais mais livres das décadas de 1960 e 1970. Além disso, ela sugere que esses idosos poderiam ser mais saudáveis e em forma que aqueles que completaram 70 anos em períodos anteriores a 2000. "Ainda temos o estereótipo dos idosos com suas bengalas, que não poderiam ter uma vida sexual ativa. Mas esse não é o caso", afirma a especialista.

A pesquisa, publicada no British Medical Journal, aponta também que o número de homens com problemas de ereção diminuiu. E isso se deve muito à revolução que as drogas contra a disfunção erétil (DE) – da qual o Viagra® foi o grande pioneiro – proporcionou. Líder incontestável de mercado até 2007, o produto da Pfizer chegou a ser vendido a uma taxa de 700 mil comprimidos/mês em 2005. Chegou a responder por 74% das vendas e 43% das prescrições médicas, ultrapassando em vendas marcas consagradas como o analgésico Dorflex®, por exemplo. Aproveitou bem o reinado até o ano passado, quando foi destronado pelo Cialis®. Com uma ação de até 36 horas sobre a função erétil (contra durações de 4 a 8 horas oferecidas pelos seus concorrentes), o Cialis®, da Elli Lilly, avançou sobre o concorrente e hoje abocanha 43,85% do mercado contra 38,3% do Viagra®. Levitra® (Bayer), com 11,48%, e Vivanza® (Medley), com 6,28%, vem a seguir.

Cerca de 150 milhões de homens em todo o mundo sofrem de impotência sexual, e metade dos homens acima de 40 anos tem alguma dificuldade de ereção. Estima-se em cerca de 11 milhões o número de brasileiros que sofrem de DE, mas apenas 10% procuram tratamento. “O medo de procurar tratamento para DE é o mesmo que o homem tem em procurar o urologista para tratamento da próstata; e tem a ver com a ‘macheza’ que ele acha precisa exibir sempre”, dispara Leandra Folgossi, psicoterapeuta paulistana. “É importante salientar que há um lado negativo nessa redescoberta da sexualidade do idoso, que é a falta de proteção nos relacionamentos sexuais, com a conseqüente contaminação dos parceiros por DSTs, principalmente Aids.” E isso é fato. Contrariando os números em descenso de casos de Aids no Brasil em diversos estratos populacionais, o número de casos de Aids entre os idosos vem crescendo.

Proteção contra Aids

De acordo com o relatório, em 1994, do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, os idosos com mais de 60 anos representaram 2% do total de casos de HIV notificados no país. Proporcionalmente, até junho de 2004, o percentual de casos foi 3,1%. Em números absolutos houve um crescimento de 6,9%. Hoje, 8.339 pessoas com mais de 60 anos sofrem com a doença. Juvêncio José Duaillibi Furtado, primeiro secretário da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Heliópolis de São Paulo e professor da Faculdade de Medicina do ABC de Santo André, diz que já existem programas de adesão específicos para idoso. “O idoso precisa de um programa de incentivo de adesão ao tratamento. Às vezes, é difícil para ele falar do problema; o médico deve estar atento para, talvez, prolongar um pouco mais a consulta. Temos uma população crescente de infectados nessa faixa etária, que demanda atitudes de urgência.”

Uso de medicação entre pacientes idosos e diagnósticos psiquiátricos mais comuns

Transtornos do humor 52,7%
Demência 20,6%
Transtornos de ansiedades 10,3%
Esquizofrenia e transtornos delirantes 5,4%
Dependência de benzodiazepínicos 4,3%

Diagnósticos clínicos mais freqüentes entre os pacientes idosos em uso de medicação

Doenças cardiovasculares 41,8%
Diabetes 10,9%
Transtornos neurológicos 8,7%
Neoplasias 4,9%

Medicamentos mais prováveis de iatrogenia

Drogas ........... %

Quimioterápicos 22,2
Digitálicos 16,7
Neurolépticos 11,1
Antiinflamatórios 11,1
Benzodiazepínico 5,6
Corticosteróide 5,6
Antidepressivo 5,6
Hipotensor 5,6
Sulfato ferroso 5,6
Warfarin® 5,6

Medicamentos mais usados por idosos*

Drogas............. %

Vitaminas 8,4
Analgésicos 8,4
Psicolépticos 6,1
Anti-hipertensivos 5,8
Antinflamatórios 5,6
Diuréticos 4,8
Antiulcerosos 3,7
Betabloqueadores 2,9
Suplementos minerais 2,7
IECA** 2,5

Fonte: BALLONE GJ. O uso de medicamentos nos idosos e a iatrogenia

A missão de todos nós ( artigo)

A missão de todos nós

Uma vez que o comportamento é sempre uma decisão pessoal, cabe a cada um descobrir sua missão e decidir se vai realizá-la ou não

A certa altura do famoso livro de Antoine de Saint-Exupéry, o Pequeno Príncipe diz:

– Eu conheço um planeta onde há um sujeito vermelho, quase roxo. Nunca cheirou uma flor. Nunca olhou uma estrela. Nunca amou ninguém. Nunca fez outra coisa senão somas. E o dia todo repete como tu: “Eu sou um homem sério! Eu sou um homem sério!" E isso o faz inchar-se de orgulho. Mas ele não é um homem; é um cogumelo!

Pegando carona nessa analogia, acredito que há apenas duas maneiras de você encarar sua passagem aqui na Terra: ou você é um cogumelo ou acredita que tem uma nobre missão a cumprir. Isto é: ou você é daqueles que, de forma insensível e obsessiva, só reverencia o ganho material, ou você aceita que sua existência tem um sentido maior do que o de apenas ocupar um espaço físico – e, nessa condição, contribui para que coisas boas aconteçam. Isso faz toda a diferença do mundo para torná-lo um vencedor, porque essa é a base do comprometimento, da automotivação e do compromisso com a qualidade.

Se um profissional, de qualquer segmento, tem essa visão transcendente de vida, então ele não levanta da cama e se veste todo dia para ir ao trabalho apenas para cumprir seu horário e ganhar o salário no final do mês. Isso seria absoluta falta de consciência de uma missão e, pior ainda, seria reduzir sua capacidade criativa e produtiva a uma mera troca por remuneração, transformando seu trabalho numa relação somente contratual, tipo toma-lá-dá-cá. Será muito difícil para essa pessoa amar o que faz. E é muito provável que ela passe o dia acompanhando ansiosa os ponteiros do relógio, aguardando a hora de ir embora.

Onde está a felicidade nesse trabalho que consome pelo menos dez horas de cada dia da sua vida? Não podemos esquecer que, dentre outras coisas, a felicidade vem da consciência de que sua missão está sendo cumprida.

Faça um teste: reflita sobre seus afazeres diários, não importa em que segmento do mercado você atue. Tente descobrir de que maneira e com que grau de importância você, com seu trabalho, afeta a vida de outras pessoas, seus clientes internos e externos.

Viu como é importante o que você faz? E, por conseqüência, viu como você é importante? Dependendo da sua profissão, com o seu trabalho você pode afetar, de forma positiva ou não, o bem-estar, a saúde, o humor, o tempo, a segurança, a alimentação, o visual, o comportamento e tantas outras coisas de muitas pessoas, a maioria das quais você talvez nem conheça e, provavelmente, nunca virá a conhecer. Sua participação nisso tudo pode ser direta ou indireta, pode ser explícita ou anônima, pode ser de inúmeras maneiras, mas nem por isso deixará de ser importante.

Não há funções inferiores, desde que o desempenho delas esteja revestido de comprometimento, competência, ética, solidariedade e boa vontade. Lembra de como você se sente quanto busca um serviço e é mal atendido? Ou quando adquire um mau produto? Essas coisas acontecem porque há quem preste serviços ou produza bens sem levar em conta a importância do seu trabalho, sem considerá-lo uma missão. E assim, mesmo que não tenha consciência disso, está provocando em outras pessoas o aborrecimento, a tristeza ou até a doença.

O que quero dizer é o seguinte: em tudo o que é feito ou oferecido por um profissional, há um sentido maior e mais digno do que simplesmente a busca do lucro. Além do ganho financeiro, há também aquele que gosto de chamar de “ganho espiritual”, aquele que, necessariamente, não é o que satisfaz ao bolso, mas certamente alegra a alma e o coração.

É isso que molda os vencedores, entendendo-se como tais não aqueles que têm a conta-corrente mais recheada, mas aqueles que estão em paz consigo e com os demais, pela consciência do cumprimento permanente de sua missão.

É por causa dessa missão que há empresários que não esquecem do coração na hora de administrar seu lucro com a razão. Empresários que, com o mesmo interesse e empenho com que investem na expansão dos seus negócios, também investem na expansão da arte, da cultura, na saúde física e emocional dos seus colaboradores. Retorno? Ganho espiritual. Dessa maneira, são felizes e distribuem felicidade.

É por causa dessa missão que há funcionários que também não esquecem do coração na hora de cumprir suas tarefas diárias, ainda que elas pareçam rotineiras e sem importância. Eles sabem que o todo é feito de pequenas partes. Esses são colaboradores alegres, dispostos, éticos e comprometidos com a qualidade do que fazem, porque, pela consciência da missão, sabem que seu serviço ou produto destina-se a fazer melhor a vida ou o trabalho de alguém.

Enfim, uma vez que o comportamento é sempre uma decisão pessoal, cabe a cada um descobrir sua missão e decidir se vai realizá-la ou não. Quando dava meus primeiros passos em teorias de liderança e administração, li em algum lugar que "não há funções nem seres inferiores; ser inferior é cumprir mal sua missão".

Acredito nisso até hoje, mais de trinta anos depois.

*Floriano Serra

Anorexia nervosa

Anorexia nervosa

A anorexia nervosa é uma doença psiquiátrica que se caracteriza pela falta de apetite na maior parte do tempo induzida pelo próprio indivíduo (a pessoa se recusa a comer), culminando em desnutrição severa e taxas de mortalidade acima de 21%. Mais incidente a partir da puberdade, esse distúrbio alimentar é mais comum em mulheres, mas o número de homens acometidos vem aumentando a cada ano.

O surgimento da doença se dá após algumas tentativas de dieta, em que o indivíduo passa a considerar o alimento um inimigo, agressor, que só o destrói e estraga seu corpo engordando a imagem no espelho. Negar a comida passa a ser uma solução viável para atingir a imagem desejada, que no espelho tem muitos quilos a mais. Essa deformação da imagem se dá pelo comprometimento que essa pessoa tem do esquema corporal, ou seja, o corpo que ela imagina é infinitamente diferente do que existe na realidade.

O corpo que esse indivíduo passa a emagrecer é o que está na fantasia e, como este emagrece muito pouco e nunca está perfeito – pois o nível de exigência é muito alto –, passa a definhar.

O que percebemos é que existe, ao nível da estrutura emocional, um deficit importante de auto-estima somado a um grande sentimento de desvalia, que faz com que muitas pessoas entendam que, para serem aceitas, precisam de uma imagem perfeita, passando a hipervalorizar esse aspecto.

Este último século valorizou e firmou a imagem como um dos grandes pilares do sucesso. Os meios de comunicação passaram a divulgar um padrão de beleza que servia muito mais para mostrar roupas e não vestir roupas. Comparados aos manequins de plástico, os corpos de proporções perfeitas começaram a habitar a fantasia de adolescentes que queriam ser aceitos, amados e, mais do que isso, valorizados. Nada mais justo, para este adolescente, querer somar esforços para ficar igual à imagem da revista, mesmo que para isso tenha que abrir mão de sua saúde e de alguns prazeres, como comer.

A bulimia, muita vezes, é uma doença coadjuvante da anorexia. Depois de dias sem se alimentar ou se alimentando muito pouco, a pessoa pode ter um ataque compulsivo de se alimentar e depois se valer de algum comportamento compensatório, como provocar o vômito ou tomar uma dose exagerada de laxante para se livrar da comida. Com o tempo, o anorético passa a considerar um exagero a quantidade pequena de alimento a mais do que julga necessário para se manter e assume a atitude compensatória indiscriminadamente.

Prisioneiro de sua fantasia, a pessoa acaba também se valendo das drogas para dieta para suportar tanta privação e acaba viciada nesse procedimento por ingerir quantidades maiores do que as recomendadas pelos médicos.

Na anorexia nervosa, o indivíduo pode recorrer a uma variedade de técnicas para estimar seu peso, que vão desde pesagens excessivas, medições obsessivas de partes do corpo, até ficar repetidamente se olhando no espelho para “checar” sua gordura.

Para a família dos adolescentes, ou mesmo para os parceiros e amigos, é muito difícil abordar a pessoa com uma doença dessas. Normalmente, o indivíduo nega todo e qualquer questionamento que lhe façam, adotando, às vezes, uma postura agressiva ou extremamente irritada.

O melhor caminho, então, é procurar uma ajuda especializada para ser orientado quanto à melhor maneira de ajudar ou abordar esse indivíduo. O tratamento adequado para essa doença envolve psicólogos, nutricionistas, psiquiatras e endocrinologistas.

É uma doença perigosa, difícil de ser tratada e, quanto mais cedo o indivíduo procurar ajuda, mais rápido poderá se tornar uma pessoa tranqüila e feliz. Toda doença é resultado de um processo, não acontece da noite para o dia; portanto, precisamos ficar atentos aos exageros de cuidados, preocupação e zelo com a imagem ou a impressão que desejamos que os outros tenham de nós, pois esses fatores, aliados à solidão e à tristeza, podem nos levar a doenças que nos farão sofrer muito.

Ser bonito e desejado pelos outros depende muito do que achamos de nós mesmos.

Por: Silvana Martani

Novo Código de Ética Médica, Proibirá "BRINDES" dá Indusrtria Farmacêutica aos médicos

NOVO CÓDIGO CENSURA BRINDES
09/10/2008
É comum médico receber presentes de farmacêuticas. A prática comum entre médicos de aceitar viagens, inscrições em congressos e brindes da indústria farmacêutica deverá ser proibida pelo novo Código de Ética Médica, previsto para entrar em vigor no próximo ano. Um grupo importante do Conselho Federal de Medicina (CFM), que agora começa a discutir o novo texto, defende que esse comportamento passe a ser considerado formalmente como infração ética. "Médico tem de deixar de ser garoto-propaganda", afirmou o vice-presidente do CFM, Roberto Luiz d'Ávila. "Sinto-me envergonhado com a atitude dos colegas." A iniciativa surge em meio à polêmica causada pelas acusações de envolvimento de médicos em um esquema que forjava ações judiciais para obrigar o Estado de São Paulo a comprar remédios de alto custo para o tratamento de psoríase - doença que provoca feridas na pele. Os médicos do esquema prescreviam medicamentos caros fornecidos por determinados laboratórios e, com a prescrição na mão, o paciente entrava na Justiça orientado por representantes dos laboratórios. Antes mesmo de o texto entrar em vigor, uma recomendação, preparada em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e representantes do setor farmacêutico, deverá ser concluída. A expectativa é de que seja divulgada em março. "Mas será um protocolo com sugestões. Não terá caráter punitivo", afirmou o vice-presidente do CFM. D'Ávila afirma que o abuso de colegas em aceitar benesses já é constatado há muito tempo. "Muitas vezes, esse grupo empresta o nome da instituição para quem trabalha para dar legitimidade a um produto", observou. Na proposta que deverá ser discutida pelo CFM, haverá apenas uma exceção: médicos poderão aceitar ter os custos de congressos e viagens pagas desde que participem do evento na condição de representantes da instituição que os financiou. E essa condição terá de se tornar pública. "Assim, quem estiver na platéia saberá que o profissional fala não na condição de professor de instituição x ou y, mas como representante da indústria." O vice-presidente avalia que a relação entre médicos e indústria piorou nos últimos tempos. "Os abusos são mais constantes. Há casos, até mesmo, de médicos que fazem exigências, como reforma de consultórios." PODER DE DECISÃO - A autonomia para que o paciente decida sobre a própria vida também será assunto do novo código. A idéia é mudar a lógica hoje vigente, em que a vida é o bem primordial a ser defendido. "Temos de valorizar também a vontade do paciente. Algo que hoje, em vários aspectos, está colocado em segundo plano", observou d'Ávila. Segundo esse princípio, o médico teria de respeitar a decisão de um paciente que não queira, por exemplo, fazer cirurgia. Mesmo que isso leve à morte. - Lígia Formenti -
Fonte: Estado de São Paulo

Quem come muito tem menos prazer na alimentação.

Obeso come mais porque tem menos prazer com comida, diz estudo
Problema é falta de conexões para mensageiro químico do cérebro.
Descoberta pode inspirar terapia ou prevenção do excesso de peso.

Quem não sabe a hora de parar diante de uma mesa farta talvez possa pôr a culpa pelo apetite -- e pelos quilos a mais decorrentes dele -- em microscópicas "fechaduras químicas" do cérebro. Pesquisadores americanos demonstraram que uma área crucial do órgão é menos ativa diante de alimentos saborosos, graças à relativa falta de receptores de dopamina, uma molécula mensageira ligada ao prazer, inclusive o de comer. Trocando em miúdos: os obesos parecem comer mais para compensar o prazer menos intenso que obtêm com a comida.

O trabalho, publicado na prestigiosa revista especializada "Science" , também mostrou que há um componente genético nessa equação. A escassez de receptores de dopamina está associada ao chamado alelo A1, variante de um gene que leva a um comprometimento da sinalização de dopamina no cérebro. As pessoas que carregam essa variante de DNA correm risco aumentado de se tornar obesas. "Essa essa correlação existem em varios outros trabalhos, então é um achado bastante consistente".

--------------------------------------------------------------------------------
A pesquisa examinou a ativação de uma área específica do cérebro, o estriado dorsal, ligada à sensação de recompensa que deriva do consumo de um alimento altamente saboroso. O protocolo de pesquisas era simples: dois grupos do sexo feminino (43 universitárias e 33 adolescentes) passaram por aparelhos de ressonância magnética enquanto bebericavam milk-shake ou uma solução sem gosto, parecida com saliva. "Nós só estudamos mulheres porque aproveitamos uma pesquisa sobre desordens alimentares para realizá-lo, e esse tipo de problema afeta principalmente o sexo feminino",


A ressonância magnética mede, na verdade, o fluxo de sangue no cérebro, correspondente à atividade mais ou menos alta de determinada região do órgão, mas os pesquisadores afirmam que há uma ligação forte entre esse fluxo e a presença de dopamina. E o que eles viram é que o estriado dorsal é menos ativo nas pacientes obesas diante de um saboroso milk-shake -- e apresenta atividade ainda menor nas que carregam o alelo A1. Para todos os efeitos, é como se o cérebro delas registrasse de forma mais fraca a satisfação ligada à bebida.

Complicações

Na verdade, porém, ainda não é possível determinar se a resposta enfraquecida do estriado dorsal é a causa da alimentação desregrada que leva à obesidade ou uma conseqüência de uma dieta abusiva. Ou algo ainda mais complicado,.

"De fato, a reação enfraquecida à comida surge, em parte, por causa do excesso de comida rica em gordura e açúcar, pelo que se vê em experimentos com animais. Quando se trata de um ciclo vicioso, vira uma espiral crescente. Quanto mais você exagera na comida, mais fraco se torna o prazer experimentado com a alimentação, o que pode levar você a aumentar ainda mais a quantidade de comida", avalia Stice. Uma maneira de testar isso de forma mais precisa seria estudar grupos de pessoas magras num momento, esperar meses ou anos, ver quais delas começou a engordar e então comparar os resultados anteriores com os mais recentes.

O achado traz, obviamente, o potencial tanto para prever quem tem mais chance de se tornar gordinho quanto de pensar em intervenções farmacológicas que possam dar uma forcinha à dopamina no estriado dorsal.

A pergunta que não quer calar é: porque algumas pessoas carregam o alelo A1, para começo de conversa? Será que ele foi benéfico ao longo da evolução humana, favorecendo os que tinham apetite mais voraz e, portanto, eram mais adaptados a armazenar reservas de gordura nos (poucos) anos de fartura? "Acho que você poderia argumentar que o A1 tem alguma vantagem evolutiva, porque está associado a um grande número de fatores, como a busca de sensações, que podem ajudar na sobrevivência.
Fonte Globo.com

PRINCIPAIS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS E DROGAS ASSOCIADAS COM EFEITO


Interações Medicamentosas entre Alimentos e Aparelho Gastrintestinal


O uso de medicamentos pode resultar em complicadas inter-relações com o intestino, que dependem de uma série de fatores, como a dosagem da droga, do tipo e quantidade do alimento, do tempo decorrido e da presença da enfermidade ou desnutrição. 
Dado que a maioria das drogas e dos nutrientes é absorvida no intestino delgado, as interações droga-nutriente são muito comuns nessa área, resultando em complicadas inter-relações que dependem de uma série de fatores como a dosagem da droga, do tipo e quantidade do alimento, do tempo decorrido e da presença da enfermidade ou desnutrição. 
A influência dos nutrientes sobre a absorção dos fármacos depende do tipo de alimento, da formulação farmacêutica, do intervalo de tempo entre a refeição e sua administração e do volume de líquido com o qual ele é ingerido. O trato gastrintestinal representa o principal sítio de interação fármaco-nutriente, uma vez que o processo de absorção de ambos ocorre por mecanismos semelhantes e podem ser competitivos. 
A maioria das interações clinicamente significativas ocorre no processo de absorção, segundo os estudos até hoje realizados. A ingestão de alimentos é capaz de desencadear, no trato digestivo, a liberação de secreção que, por ação qualitativa e quantitativa dos sucos digestivos, age hidrolisando e degradando ligações químicas específicas, pela ação do ácido clorídrico e de enzimas específicas. 

Portanto, substâncias sensíveis a pH baixo podem ser alteradas ou até inativadas pelo ácido gástrico quando ingeridas com alimentos, como, por exemplo, no caso da inativação da penicilina e da eritromicina. Paralelamente, o nutriente pode influenciar na biodisponibilidade do fármaco por meio da modificação do pH do conteúdo gastrintestinal, esvaziamento gástrico, aumento do trânsito intestinal, competição por sítios de absorção, fluxo sanguíneo esplâncnico e ligação direta do fármaco com componentes dos alimentos. 
Modificação do pH do conteúdo gastrintestinal 
Após a ingestão de alimentos ou líquidos, o pH de 1,5 do estômago se eleva para aproximadamente 3,0. Esta modificação pode afetar a desintegração das cápsulas, drágeas ou comprimidos e consequentemente a absorção do princípio ativo. O aumento do pH gástrico em função dos alimentos ou líquidos pode reduzir a dissolução de comprimidos de eritromicina ou de tetraciclina. 
Por outro lado, medicamentos como a fenitoína ou o dicumarol desintegram-se mais facilmente com a alcalinização do pH gástrico. O pH também interfere na estabilidade, assim como na ionização dos fármacos, promovendo uma alteração na velocidade e extensão de absorção. 
Velocidade do esvaziamento gástrico 
A presença de alimentos no estômago contribui para o retardo do esvaziamento gástrico, devido aos sinais de retroalimentação duodenal, incluindo principalmente o reflexo enterogástrico e a retroalimentação hormonal. Portanto, a velocidade do esvaziamento do estômago é limitada pela quantidade de quimo que o intestino delgado pode processar. Refeições sólidas, ácidas, gordurosas, quentes, hipertônicas e volumes líquidos acima de 300 ml tendem a induzir um acentuado retardo do esvaziamento gástrico, enquanto refeições hiperproteicas têm efeito menor neste processo. 
Assim, a composição da dieta influencia o tempo de permanência dos fármacos no trato digestivo e, consequentemente, aumenta ou diminui a absorção dos mesmos. O esvaziamento gástrico lento pode aumentar a absorção dos fármacos que se utilizam de mecanismos saturantes, isto é, há um prolongamento do tempo de contato do princípio ativo com a superfície de absorção, facilitando a difusão pela membrana celular.

Fonte: Portal Educação

Medicamentosa

Interação é uma reação química resultante da mistura entre dois ou mais medicamentos, formando uma terceira substância, com características indesejáveis ao organismo por causarem modificações na absorção, distribuição, biotransformação, excreção e até mesmo na ação de alguns fármacos, comprometendo a eficácia dos mesmos.
A Interação também se dá com a mistura de medicamentos e alimentos.


Classificação das Interações Medicamentosas

Didaticamente, costuma-se classificar as interações medicamentosas em dois grandes grupos:

a) INTERAÇÕES FARMACOCINÉTICAS – são as que ocorrem na absorção, distribuição, biotransformação ou excreção dos fármacos.

- Interações na Absorção dos Fármacos – quando fármacos interagem no organismo, um ou mais deles podem ficar insolúveis no estômago, impossibilitando a absorção. Também podem ocorrer alterações na motilidade intestinal ou um fármaco alterar o Ph gástrico ou entérico, comprometendo a absorção do outro fármaco.

- Interações na Distribuição dos Fármacos – alguns fármacos são distribuídos no organismo pela ligação a proteínas plasmáticas. Muitas vezes um fármaco pode comprometer a ligação de outro a essas proteínas, prejudicando a sua distribuição.

- Interações na Biotransformação dos Fármacos – a biotransformação dos fármacos no interior do organismo ocorre principalmente no fígado, através de reações bioquímicas catalisadas por enzimas. Determinados fármacos têm a capacidade de estimular a ação dessas enzimas (indutores enzimáticos) e outros de inibi-las (inibidores enzimáticos). Portanto, sua administração em conjunto com outros agentes pode provocar a indução ou inibição enzimática, levando à perda ou redução de ação do segundo fármaco ou, em alguns casos, acelerando sua excreção.

- Interações na excreção dos Fármacos – os fármacos são eliminados do organismo principalmente por via retal, através de mecanismos específicos. Quando ocorrem interações medicamentosas, alterações nesses mecanismos podem levar ao retardo ou aceleração da excreção dos fármacos, ocasionando modificações nas suas concentrações e possibilitando o prolongamento ou redução de sua ação.

b) INTERAÇÕES FARMACODINÂMICAS – são as que interferem na ação dos fármacos envolvidos, o que pode resultar na potencialização dos efeitos (Sinergismo) ou na exacerbação de um ou mais efeitos colaterais. Algumas interações podem gerar efeitos antagônicos (resultados opostos). Assim, quando dois fármacos atuam em um mesmo receptor no organismo e são administrados simultaneamente, pode ocorrer competição pelo receptor, comprometendo a ação terapêutica.
Comentários:

Substâncias que devem ser tomadas com estômago vazio e muita água:

- Cefalexina
- Tetraciclina
- Penicilina
- Eritromicina
- Pantomicina
- Compostos de Diazepam com Ergotamina e propantelina

Substâncias que não devem ser tomadas com leite:

- Sais de Ferro
- Bisacodil
- Antibióticos

Os antibióticos nunca devem ser misturados com Vitamina C ou qualquer substância que a contenha (sucos cítricos), pois a mesma inibe a ação dos antibióticos. O cálcio contido no leite reduz a absorção dos antibióticos.

Medicamentos que devem ser tomados junto com alimentos:

- Ácido Acetilsalicílico
- Fenitoína
- Metoclopramida
- Carisoprodol
- Amiodarona
- Reserpina
- Teofilina
- Cinarizina
- Prednisona
- Analgésicos
- Antiinflamatórios

Nunca misturar com outros medicamentos:

- Prometazina
- Diazepan
- Digoxina
- Dexametazona
- Cloreto de Potássio

Tais medicamentos quando associados formam precipitados e compostos indesejáveis ao organismo.

Nunca usar fazendo uso de bebidas alcoólicas:

- Analgésicos fortes
- Tranqüilizadores
- Anticonvulsivantes
- Neurolépticos
- Hipnóticos
- Anti–histamínicos
- Barbitúricos
- Antibióticos

Nunca misturar os seguintes medicamentos injetáveis:
AMPICILINA COM:

- Lincomicina
- Gentamicina
- Cloranfenicol
- Tetraciclina
- Liquemine
- Amicacina
- Hidrocortisona
- Oxitetraciclina


CEFALOTINA COM:

- Anti-histamínico
- Gentamicina
- Eritromicina
- Cálcio
- Amicacina
- Aminofilina
- Fenobarbital
- Liquemine
- Oxitetraciclina
- Penicilina G Potássica
- Pentobarbital

GENTAMICINA COM:

- Anfoterecina B
- Liquemine
- Cefalotina
- Ampicilina
- Penicilina G Potássica
- Oxacilina
- Carbenicilina

CLORANFENICOL/TETRACICLINA COM:

- Anfoterecina B
- Aminofilina
- Ampicilina
- Carbenicilina
- Cálcio
- Riboflavina
- Oxacilina
- Cefalotina
- Prometazina
- Hidrocortisona

OXACILINA COM :

- Complexo B
- Tetraciclina
- Gentamicina
- Tianfenicol


Observações importantes: Evite misturar um medicamento com outro na mesma seringa. Observe somente as associações recomendadas pelo médico.

Interações medicamentosas mais importantes do ponto-de-vista clínico, relacionadas às drogas habitualmente usadas:

DROGA ASSOCIADA COM EFEITO

Antiinflamatórios não esteróides (em geral) Ácido Fólico Diminuição do efeito terapêutico dos antiinflamatórios

Anticoagulantes orais Aumento no risco de hemorragias
Anti-hipertensivos (bloqueadores beta e diuréticos) Redução do efeito
anti-hipertensivo

Diuréticos Insuficiência renal aguda em pacientes desidratados

Glicocorticóides (corticosteróides) Maior possibilidade de surgimento de efeitos colaterais indesejáveis
Heparina
(via parentera) Aumento no risco de hemorragias
Sais de Lítio A indometacina, cetoprofeno, ácido mefenâmico, clometacina, fenilbutazona, diclofenaco, piroxican e ibuprofeno aumentam as concentrações séricas de lítio em 30 a 60%
Anticonvulsivantes indutores enzimáticos (carbamazepina, fenobarbital, fenitoína e primidona) em geral Anticoncepcionais orais (Associações estrógeno/ progestágenos) Diminuição da eficácia do anticoncepcional
Corticóides Diminuição da eficácia dos corticosteróides
Teofilina e derivados Diminuição das taxas plasmáticas e da atividade da teofilina

Antidepressivos tricíclicos (em geral) Anticonvulsivantes Os antidepressivos tricíclicos favorecem o aparecimento de convulsões

Benzodiazepínicos (em geral) Cimetidina A administração de cimetidina e alguns benzodiazepínicos (alprazolam, clordiazepóxido, clorazepato, diazepam e triazolam) resulta em diminuição do clearence plasmático e aumento da meia vida plasmática e concentração destes benzodiazepínicos. Além disso, foi observado um aumento do efeito sedativo em alguns pacientes tomando cimetidina e benzodiazepínicos.

Digoxina
O diazepam pode reduzir a excreção renal da digoxina, com aumento da meia vida plasmática e risco de toxicidade. Este efeito foi também relatado com o alprazolam.
Glicorticóides
(Corticosteróides/ Corticóides) em geral Anticoagulantes Orais Aumento no risco de hemorragia conseqüente à terapia corticosteróide (mucosa digestiva, fragilidade vascular).
Anticoncepcionais Orais Reforço da ação antiinflamatória da hidrocortisona. Diminuição do metabolismo da predinisolona. Provavelmente, vale para todos os corticosteróides.

Glicocorticóides (Corticosteróides/ corticóides) em geral Digitálicos Predisposição para toxicidade digitálica

Diuréticos depletores de potássio (ácido etacrínico, furosemida, tiazídicos) e outras drogas depletoras de potássio (anfoterecina B) Podem aumentar a depleção de potássio, que é um dos efeitos dos corticosteróides.

Antidiabéticos orais (em geral) Derivados pirazolônicos A administração de fenilbutazona e outros derivados pirazolônicos concomitantemente aos antidiabéticos orais pode potencializar a atividade hipoglicêmica.
Isoniazida Redução da eficácia dos antidiabéticos orais. Pode, entretanto, aparecer o inverso, ou seja, uma potencialização da hipoglicemia.

Anticoncepcionais orais (em geral) Anti-hipertensivos Os anticoncepcionais podem elevar a pressão arterial, anulando a ação dos hipotensores.

Antiinfecciosos ( Ampicilina, Cloranfenicol, Neomicina, Nitrofurantopina, Penicilina V, Sulfonamidas, Tetraciclinas) Diminuição do efeito anticoncepcional causado por todos os antiinfecciosos que atuam sobre a flora intestinal.
Betabloqueadores Acúmulo do betabloqueador.
Risco de intoxicação.
Corticosteróides Reforço da ação antiinflamatória da hidrocortisona. Diminuição do metabolismo da prednisolona. Provavelmente, válido para todos os corticosteróides.

Anticoncepcionais orais (em geral) Indutores de enzimas microssônicas (Rifampicina, barbitúricos, carbamazepina, fnitoína, primidona, griseofulvina ) Diminuição do efeito anticoncepcional. Em relação à fenitoína: possibilidade de aparecimento de convulsões. (entretanto, é duvidosa esta interação).

Anticoagulantes orais (em geral) Anticoncepcionais orais Diminuição dos efeitos dos anticoagulantes.

Cimetidina Aumento dos efeitos dos anticoagulantes.

Clorafenicol Aumento dos efeitos dos anticoagulantes e no risco hemorrágico.

Clortalidona (e outros diuréticos tiazídicos) Diminuição dos efeitos dos anticoagulantes.

Diuréticos depletores de potássio ou hipocalemiantes (Tiazídicos e similares, como a clortalidona, incluindo ácido tienílico e indapamida, e diuréticos de alça como ácido etacrínico, bumetanida e furosemida) em geral. Alguns antiarrítmicos (Bepridil, antiarrítmicos do tipo quinidínico, sotalol, amiodarona). Aumento dos efeitos dos antiarrítmicos, com possibilidade de intoxicação.
Bloqueadores neuromusculares não desporizantes Prolongamento do bloqueio neuromuscular.
Digitálicos Aumento dos efeitos tóxicos dos digitálicos.


O que são anticorpos e antígenos?

Resumidamente, podemos dizer que antígeno é toda a substância estranha ao organismo que, por qualquer motivo, penetra ou tenta nele penetrar. Já os anticorpos são substâncias próprias do organismo, isto é, produzidas por ele, que destróem ou tentam destruir os antígenos que invadiram o corpo.

Tipos de Imunização:

Existem dois tipos de imunidade: a ativa e a passiva. A imunidade ativa desenvolve-se quando o próprio organismo produz os anticorpos (vacina). A passiva não é uma imunidade definitiva e desenvolve-se quando o indivíduo recebe anticorpos já formados em outro organismo (soro).

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE das "boaspraticasfarmaceuticas";
NUNCA FAÇA USO DE MEDICAMENTOS SEM A DEVIDA ORIENTAÇÃO MÉDICA"
NÃO A AUTOMEDICAÇÃO.

Hérnia de Disco: perguntas e respostas

- Por que a Hérnia de disco provoca dor na perna ou no braço?

O disco está colocado na coluna exatamente na frente dos nervos que saem para distribuir-se nas pernas ou braços, e quase sempre que o núcleo `escapa` de dentro do anel ele se dirige para trás, provocando uma compressão sobre a raiz nervosa correspondente.

Quando a Hérnia está na região lombar, ela afeta as raízes que vão para as pernas, quando esta na região cervical (pescoço), ela afeta as raízes que vão para os braços. Essa lesão da raiz nervosa que se dirige à perna ou braço é a responsável pelo sintoma de dor no membro.

- O que é ciático? E dor ciática?

Ciático é o nome do principal nervo do membro inferior. Esse nervo forma-se da união de várias raízes nervosas que saem da coluna. Ele começa mais ou menos na altura da nádega e se distribui por todo o membro inferior.

A dor provocada por problemas no nervo ou nas raízes nervosas da região lombar, que são as que formam o nervo, é conhecida como dor ciática ou ciatalgia. Uma das causas mais comuns de dor ciática é a Hérnia de disco lombar.

- Toda a dor na perna é uma dor ciática?

Não, o termo dor ciática aplica-se apenas àquelas dores provocadas por problemas no nervo ou suas raízes. Existem vários outros tipos dor na perna, e mesmo várias doenças que podem provocar dores parecidas com a dor ciática, chamadas falsa ciáticas ou pseudo-ciáticas.

- Qual é a causa da Hérnia de disco?

A Hérnia é resultado de um desgaste do disco, e esse desgaste está relacionado a vários fatores, como estrutura genética do indivíduo, atividade física, peso, tipo de trabalho, etc.. Não existe Hérnia causada apenas por um fator isolado, mesmo nos casos em que a Hérnia se manifesta depois de um acidente ou esforço, costumam existir outros fatores a que contribuíram anteriormente para o problema.

- Qual o tratamento da Hérnia de disco?

Na maioria dos casos o tratamento é conservador, não cirúrgico, consistindo de fisioterapia e medicação para a dor e inflamação do nervo, seguidos de programas de exercícios. A cirurgia é reservada para os casos em que o tratamento conservador não surte o efeito desejado ou em que o nervo está muito lesado e necessita ser descomprimido com urgência.

- Quais os exercícios certos para fazer em casos de Hérnia de disco?

Não existe uma fórmula, os exercícios devem ser prescritos para cada caso, por um profissional capacitado para julgar as necessidades e capacidades de cada paciente. Há vários tipos de exercícios para todos os gostos, mas, via de regra, todos visam alongar os músculos e ligamentos, aumentar o movimento das articulações, e reforçar a musculatura das costas e da barriga.

- Como é a cirurgia da Hérnia de disco?

Embora o procedimento básico seja descomprimir a raiz nervosa comprimida pela Hérnia, hoje em dia existem vários tipos de cirurgia para este fim, indo desde os tratamentos percutâneos, sem cortes e sem hospitalização, até as cirurgias maiores, com fixação da coluna e colocação de implantes metálicos (artrodeses). Ainda mais modernamente surgiram as técnicas de artroplastia, em que o disco reconstruído com próteses que mantém a movimentação normal da coluna.

A indicação do tipo específico de cirurgia dependerá do caso de cada paciente, sendo julgados vários fatores para se tomar essa decisão. O procedimento cirúrgico mais comum é a microcirurgia para Hérnia discal, em que é feita apenas a retirada da Hérnia através de uma pequena incisão nas costas, usando-se o microscópio cirúrgico.

Nos últimos tempos temos substituído o microscópio pela aparelhagem de vídeo, realizando a microcirurgia vídeo-endoscópica, que permite o uso de incisões ainda menores e recuperação pós-operatória mais rápida.


Fonte: cirurgiadacoluna
Site Médico

10.17.2008

Como a nicotina afeta o corpo

Como a nicotina afeta o corpo

Como a nicotina, sem tabaco, afeta o corpo? "Os efeitos incluem a liberação de epinefrina, que é semelhante à adrenalina e ativa o sistema nervoso simpático, o chamado sistema de combate ou evasão", disse o Dr. Robert Millman, especialista em vícios do Centro Médico Weill Cornell/ Hospital Presbiteriano de Nova York.

"Ela eleva o ritmo cardíaco, faz subir pressão arterial, amplia a atividade cardíaca e contrai os vasos sangüíneos. Todas essas coisas conduzem a hipertensão e doenças cardíacas congestivas e arritmias, em longo prazo".

"Os perigos da nicotina podem estar menos relacionados ao câncer de pulmão, que está ligado ao alcatrão e a outros resíduos dos cigarros", explicou Millman, titular da cátedra Saul Steinberg de psiquiatria e saúde pública na Universidade Cornell. "A correlação é maior com ataques cardíacos e acidentes cardiovasculares, ou derrames".

É difícil separar a nicotina, uma droga que causa alta dependência, do sistema de distribuição muito efetivo que o cigarro representa.

"As drogas de ação rápida em geral viciam mais que as lentas", disse Millman. "Os efeitos se fazem sentir quase de imediato, e passam também rapidamente, o que reforça fortemente a tendência de repetir a experiência inúmeras vezes".

O organismo também desenvolve tolerância, de modo que é necessário usar mais e mais da droga para obter o mesmo efeito, ele disse, e há a síndrome da abstinência, que no caso da nicotina é associada a problemas psicológicos como a depressão.

A boa notícia é que a nicotina em forma de goma de mascar, spray nasal ou adesivo é mais lenta que em cigarros, de modo que ela é muito menos perigosa nesses formatos.


The New York Times

Boas Práticas Farmacêuticas: A LINGUAGEM DO CORPO E SUAS ALTERAÇÕES

Boas Práticas Farmacêuticas: A LINGUAGEM DO CORPO E SUAS ALTERAÇÕES

A LINGUAGEM DO CORPO E SUAS ALTERAÇÕES

Quando sentimos uma dor seja ela qual for, a última coisa que pensamos é que ela é um aviso de nosso corpo nos alertando que em algum setor de nossa vida existe alguma coisa errada. Mas é isso, toda e qualquer dor ou alteração no nosso organismo, tenha ela surgido naturalmente ou em decorrência de acidentes, têm como origem um desajuste no campo emocional.
Existem situações na vida com as quais dizemos, “aprendemos a conviver”, porém são situações que nos incomodam, que não resolvemos nem aceitamos. A convivência inadequada com tais situações, mais dias menos dias, vai alterando o estado emocional da pessoa e essas alterações vão pouco a pouco refletindo no seu estado psicológico, apresentando sintomas de depressão, síndrome do pânico, etc.. Outra forma de manifestação desses desequilíbrios é a somatização no corpo físico em forma de dores e outros desajustes orgânicos.
Por isso é muito importante aprendermos a conhecer bem nosso corpo, estando atentos às alterações que ele apresenta, pois ele nos diz exatamente onde estamos falhando e em que precisamos mudar.
Da cabeça aos pés, tudo foi estudado, comprovando que cada parte do nosso corpo tem uma linguagem a ser entendida. A cabeça, o tronco, os membros e cada órgão interno recebem um impulso nervoso do cérebro que é comandado pelas emoções.
Há uma infinidade de reações nervosas que causam doenças, sendo que uma grande parte delas a medicina não reconhece como inconscientes. Vamos mostrar alguns exemplos de como um pensamento crônico pode transformar- se em seu corpo, através das reações químicas comandadas pelo corpo.

Alergia na pele: significa que a pessoa está vivendo momentos de irritação com as pessoas próximas e que atrasam seu desenvolvimento pessoal e profissional. Quando ela se vê obrigada a fazer o que não gosta, persuadida por pessoas de quem depende de alguma forma, surgirá, com certeza, coceira incessante significando o desejo inconsciente de “arrancar” aquilo que incomoda profundamente. Pare de se sentir contrariado. Se você está passando por isso é porque, de alguma forma, procurou. Saia dessa sem ressentimentos, pois ninguém sabe quando está “causando” alergia em alguém. Passe a se expressar melhor. Seja objetivo e tire a culpa do seu coração. Eduque-se a não deixar que seu espaço seja ameaçado. Diga abertamente tudo que o incomoda pois tudo pode ser falado desde que seja com respeito e determinação. Analise-se e perceba se você consegue, humildemente, mudar um pouco mais o seu jeito de falar com as pessoas e o trato consigo mesmo. O mundo à sua volta só ira mudar se você mudar primeiro.

Artrite: Representa um coração cheio de críticas e ressentimentos por pessoas que não valorizam seus esforços. Pessoas com esse tipo de inflamação são as que, às vezes, perdem tempo questionando em pensamentos os porquês das atitudes das pessoas. Não conseguem sentir que são amadas e geram conflitos de carência. Costumam culpar os outros pelo mal que as aflige. Essas pessoas precisam desligar-se do passado através do perdão.
As alterações do corpo podem ainda causar desequilíbrio da condição interna do organismo. Vejamos alguns exemplos:

CORIZA: É a inflamação catarral da membrana mucosa das fossas nasais. Ocorre em pessoas extremamente sensíveis, que acham que só se pode conseguir o que se quer se alguém permitir. Você que tem coriza, cresça e pare de sentir-se como criança chorosa e vá à luta. Com lágrimas você não vai a lugar algum. Tenha vontade de criar suas próprias coisas e sentir prazer por elas e com elas. Participe ativamente e aceite a si mesmo com amor e sabedoria. Saiba amadurecer com alegria e dinamismo, sem perder a juventude. Perca o hábito de sentir-se vítima e enxergue que você tem capacidade e argumentos para agir diferente quando sentir-se acuado.

Enxaqueca e dor de cabeça: As pessoas que sofrem de enxaqueca têm um orgulho muito forte e não permitem que pessoas autoritárias mandem em sua vida ou controlem seus passos. Resistem a tudo e a todos que, conforme elas acreditam, queiram invadir seu espaço vital. São pessoas que não se entregam aos prazeres, pois receiam serem dominados de alguma forma. Normalmente têm medo do sexo ou de suas conseqüências, devido à limitações morais, religiosas, familiares, etc.
Se você se identifica nesta situação, solte-se e deixe seu coração “falar”. Não use a razão somente, pois devemos equilibrar os dois hemisférios (razão e emoção), para evitarmos esses conflitos internos e suas somatizações. Suavize seus pensamentos, amenize seus sentimentos, permita-se sentir alegria.

GORDURA: A gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos.
Pessoas muito sensíveis, que se deixam magoar com facilidade, buscam se proteger atrás da gordura, que representa a maciez de um abraço. Muitas vezes a gordura é uma forma convenientemente usada para se conseguirem certos benefícios, como atrair a compaixão de outras pessoas, deixar de trabalhar naquilo que não gosta, escapar de certas obrigações que limitam sua liberdade e até mesmo testar o amor e a fidelidade do cônjuge ou dos pais. Mais uma vez vemos que o perigo está em nossa mente, não no mundo em que vivemos, e nem nos alimentos que comemos.
Faça um ”regime” nos seus pensamentos e limpe toda essa amargura. Viva tranqüilamente e sem se sentir ameaçado. Ame profundamente a todos e você perceberá que, como resposta, receberá mais amor dos outros. Saia já desse casulo e participe ativamente do mundo, de peito aberto e acreditando que você está sendo protegido pelas mãos do Grande Pai.
Pare de guardar magoas e ressentimentos. Apenas aja com docilidade e poder e não deixe que as diferenças de vida e opiniões o aflijam.
Atenção: quanto mais você "engolir” e guardar magoas, mais seu corpo engordará.
Para você superar definitivamente essa dificuldade de emagrecer terá que compreender que toda expectativa gera frustração. Por isto não fique esperando acontecer o que você deseja, nem queira que as pessoas sejam como você ou lhe dêem aquilo que tanto você almeja. Saia já dessa postura de vitima e perceba o tamanho do seu próprio poder. Ninguém é responsável pelas suas fraquezas ou fracassos. Tudo depende exclusivamente da sua postura diante da vida e dos acontecimentos. Tenha coragem de mudar seu comportamento e ser você mesmo. Pratique esportes ou faça exercícios (mas com orientação e sob supervisão de profissional competente = obs. pessoal minha). Torne seus pensamentos mais ativos e coloque em prática suas decisões. O mundo espera você para agir com ele. Transforme essa gordura em energia, sacudindo a poeira do passado e olhando para frente. Rápido. Vamos acorde! Organize-se! Tudo só depende de você!
Chega de arrumar pretextos pois isso só vem provar que você está realmente tendo alguma conveniência em ser gordo. Busque o que você deseja, sem prejudicar sua saúde e sua beleza. E, definitivamente, tente compreender que quando nos magoamos com algo é porque estamos sendo egoístas em querer que tudo seja do nosso jeito. Liberte-se dessa tendência e aceite as pessoas como elas são. Seja você mesmo e não se permita pensamentos negativo. Eleve-se a cada dia com bons sentimentos em relação à vida e cresça cada vez mais dentro da evolução espiritual, sem magoas, sem medos, nem desconfianças. Quanto mais você se aproximar de Deus, Mais se sentirá confiante e feliz. De outra forma, você estará cada vez mais longe d’Ele.

Hérnia de disco: significa que a pessoa está profundamente indecisa quanto à sua vida. Sente-se totalmente desamparada e seus pensamentos a deprimem, pois não possibilitam que ele encontre saída param essa situação. A hérnia de disco é a forma de impedir a articulação da coluna. Ela mostra, simbolicamente o quanto a pessoa se sente “amarrada”, o quanto os movimentos estão presos e essa dificuldade é gerada porque o apoio necessário para a movimentação não é encontrado. Então, simbolicamente, isso ocorre quando a pessoa não recebe apoio de alguém, no momento em que mais precisa.

Inchaço generalizado de pés e mãos: ingestão excessiva de líquido, gordura, especialmente causado por frutas, sucos, laticínios. Desordens no aparelho circulatório e reprodutor.

JOELHOS: Simbolizam atitudes para com você mesmo, no presente. Eles deveriam equilibrar o seu passado (coxas) e seu futuro (pernas).
Pessoas que não conseguem aceitar opiniões alheias, e agem como crianças para defender seu espaço, mostram que precisam amadurecer mais para poder compreender novas formas de se defender contra aqueles que lhe opõem. Faltar com o respeito para consigo mesmo deixando de realizar seus objetivos ou suportando todas as contrariedades, domésticas ou profissionais, também não é uma maneira correta de comunicar-se. A anulação pessoal só acontece quando a pessoa não conhece outros meios de se expressar e acredita que já tentou tudo para mudar uma situação desagradável, que a aflige. Se você se sente ferido em seus sentimentos e em seu orgulho porque está fazendo coisas que contrariam seu verdadeiro modo de ser, se está se desrespeitando ao forçar uma situação por não saber como corrigi-la e vive com o coração repleto de críticas e desapontamentos, saiba que seus meniscos, ligamentos e ossos do joelho serão afetados. Eles irão inflamar e poderá até ocorrer estiramento ou rompimento dos ligamentos, mesmo que seja provocado por algum acidente. Nós somos conduzidos, cegamente, pelo nosso inconsciente, para o bem ou para o mal, conforme o que acreditamos, ou pensamos constantemente.
As pessoas que não se dobram aos outros e teimam em sustentar as suas opiniões acabam somatizando um joelho que não dobra, que não flexiona e é extremamente dolorido.
A análise de nossa conduta mais secreta é, realmente, um trabalho difícil que requer sinceridade e lealdade com relação a nós mesmos. Para revertermos o quadro de doenças, dores, etc. para a saúde e a felicidade, devemos reconhecer nossas emoções diárias e não somente nossos pensamentos, para que possamos trabalhar na mudança do nosso interior.

Labirintite: Significa pensamentos atrapalhados, nervosismo reprimido, o efeito de um golpe emocional, a necessidade de liberdade para pensar e agir, a sensação de falta de amor, sentimentos de solidão, dificuldade para expressar-se, e estar tonto com tantos problemas emocionais, e sentir-se desamparado e teimar em continuar tentando pelos velhos caminhos que nunca deram certo. Pare de tentar achar uma saída. Pare de fazer de conta liberte-se das amarras que o sufocam colocando seus sentimentos em primeiro lugar. Pare de se anular, aja com humildade mas seja firme em suas decisões.

Mãos e pés frios: excesso de açúcar, frutas e bebidas geladas. Desordens digestivas e excretórias, bem como do sistema nervoso.

Pele amarelada: indica possíveis disfunções do fígado e vesícula biliar, como no caso da icterícia.

Pele cinza-azulada: indica fragilidade ou dificuldade do fígado e pâncreas para executarem suas funções.

Pele muito vermelha: possíveis disfunções cardíacas e respiratórias como na expansão capilar nas faces, ou pressão sangüínea anormal.

SINUSITE/ RINITE: Sinusite é um sinal de que seu ego está profundamente irritado com alguma pessoa que convive com você. Ë provável que esta pessoa tente constantemente invadir seu espaço vital.
Sinusite é uma “inflamação” mental relacionada com alguém próximo; é a atitude mental rebelde ou a rebeldia nutrida contra os pais. Na verdade o nariz representa a nossa sensibilidade quanto à aceitação ou recusa de algo ou alguém. O sentimento de gratidão destas pessoas é quase que superficial e para se obter a cura total dessa dificuldade de respirar, é necessário que se comece reconhecendo que no passado ficaram suas melhores experiências e foi lá que você aprendeu tudo o que sabe hoje. Seus pais, amigos, patrões, funcionários, etc., todos, direta ou indiretamente o ajudaram a crescer. O demérito está naqueles que não aceitam, com humildade, as diferenças de opiniões, pois consideram-se os mais inteligentes e infalíveis. Coloque em prática o que você sabe, em beneficio das outras pessoas e de si próprio. Admita humildemente os seu erros e sua ignorância em determinados assuntos, porque somente assim você descobrirá suas limitações e procurará se aperfeiçoar.

PROBLEMAS NO MÚSCULO DO PESCOÇO: Dor no pescoço simboliza a inflexibilidade de seus pensamentos e a dificuldade de relaxar em relação às cobranças alheias e mesmo à auto-cobrança.
A pessoa que não quer deixar de ter opiniões rígidas e recusa-se duramente a mudar seus hábitos, vai ganhar um pescoço duro, igual à sua cabeça. Pessoas perfeccionistas normalmente têm muitos torcicolos.
Muitas vezes, as pessoas acordam com o pescoço doendo e nem conseguem girar a cabeça para o outro lado, reclamam: “Dormi de mau jeito por isso estou assim”. “Tomei um golpe de vento ontem, e hoje acordei mal”. E assim por diante. Acontece que estas são apenas justificativas e não explicações reais para as dores.
Com estes exemplos, você pode ver como o consciente reage por não saber ou não ter se preocupado em aprender a linguagem do corpo. Enquanto não tomarmos consciência daquilo que acontece com nosso corpo, estaremos tentando eternamente achar resposta para nossos problemas, percorrendo o caminho oposto ao da verdade.
Se você estiver com dor no pescoço ou torcicolo, pare e pense um pouco. Analise seus últimos atos ou pensamentos contra algo ou alguém. Lembre-se de algum episódio durante o seu dia de ontem ou anteontem. Será que você não esta sendo teimoso com alguém ou com alguma idéia fixa? Será que você não está sendo insistente demais em querer que determinada pessoa pare de agir daquele jeito que tanto desagrada você?
Sempre haverá uma resposta, mas se você não souber saudavelmente voltar atrás e desistir de alguns aspectos negativos da sua conduta, seu pescoço continuará doendo e mostrando que você ainda não consegue olhar para o outro lado da questão. E literalmente, você não conseguirá olhar para o lado, a não ser que gire o corpo todo.
Muitos outros sinais podem ser dados por nosso corpo. Em alguns casos são simples sinais de alerta para pequenas alterações, em outros porém podem ser verdadeiros pedidos de socorro para desequilíbrios que não sabemos ou não admitimos ter. Por isso a necessidade de mantermos sempre a alimentação, repouso e atividades em níveis equilibrados, procurando conhecer o melhor possível nosso corpo, estando sempre atentos para o que ele possa estar querendo nos dizer.

fonte:http://somostodosu m.ig.com. br/conteudo/ conteudo. asp?id=2371

Confira aqui: novas vagas para emprego / estágio

--- 14/10/2008

DIRETOR FINANCEIRO

Formação: Contador, economista ou administrador. Coordenará os setores contabil-financeiro,tributos e logistico. Experiência em industria farmoquímica, química ou derivados, a nível de gerência contará como diferencial. Inglês fluente. Preferência para candidatos que morem no Rio de Janeiro. A empresa não arcará com os custos de mudança de estado. Salário e benefícios compatíveis com o mercado. Enviar CV's no corpo do email, para: p.rodrigues@jointbusiness.com.br. Prazo: até 15/10/08. Depois deste prazo os emails serão deletados.

12/10/2008

DEMONSTRADORA/VENDEDORA

Pré-Requisitos: Ter 2º Grau completo; Experiência com Vendas, atendimento ao cliente e negociação com metas de vendas, abordagem direta e demonstração de produtos; Disponibilidade para trabalhar em: IPANEMA / BARRA DA TIJUCA E COPACABA - RIO DE JANEIRO; Oferecemos: Salário: R$ 480,00 + Comissão = Média Salarial R$600,00 a R$900,00; VR: R$ 6,00; VT; 40% Desconto em nossos Produtos; Horário: Entre 9:00h ás 19:00h (Segunda à Sexta) 9:00 às 13:00 h (Sábado). Interessados enviar currículos curriculo2008@gmail.com, colocando no Assunto o nome da Vaga em questão. Obs: Entraremos em contato com os candidatos que atenderem ao perfil do cargo, no prazo máximo de sete dias após a data do envio do seu currículo. Não havendo contato neste prazo, teremos interesse em manter seu cv conosco, por um ano, para futuros processos seletivos.


SUPERVISOR DE VENDAS EXTERNAS

Pré-requisitos: Ensino Superior Completo ou Cursando; Experiência com Vendas e com Supervisão de equipes de vendas, gestão de pessoas, prospecção de novos negócios, mapeamento de regiões, visão de mercado, metas com resultados e controle de processos; Irá atuar externo realizando contato pessoal com clientes; Bons Conhecimentos em informática - Indispensável: Word, Excel, Outlook; Disponibilidade para atuar de segunda à sexta de: 8:00 às 17:48; Disponibilidade para viajar e trabalhar aos sábados eventualmente; Local de Trabalho: Barra da Tijuca - Rio de Janeiro; Oferecemos: Salário Fixo: R$1.631,72 + Comissões. Vale Refeição: R$6,00 por dia; Ajuda de Combustível; Interessados enviar currículos para curriculo2008@gmail.com, colocando no Assunto o nome da Vaga em questão. Só serão avaliados currículos com Pretensão Salarial!!! Obs: Entraremos em contato com os candidatos que atenderem ao perfil do cargo, no prazo máximo de sete dias após a data do envio do seu currículo. Não havendo contato neste prazo, teremos interesse em manter seu cv conosco, por um ano, para futuros processos seletivos.


ESTÁGIO NÍVEL SUPERIOR

Benefícios: Bolsa R$ 600,00, alimentação no local, auxílio transporte (RioCard). Tipo de empresa: Indústria Farmacêutica. Setor: Galênica - Pesquisa e Desenvolvimento. Horário: 10:00-17:00 (1 hora de almoço). Sexo: Feminino ou Masculino. N° de vagas: 01. Formação: 2º Grau Técnico em Farmácia, Química, saneamento básico, alimentos, biotecnologia. Perfil: Conhecimentos em informática; Inglês intermediário; Possuir 2º grau técnico nas áreas acima relacionadas; Estar cursando Nível superior em Farmácia, química, engenharia química ou química industrial. Desejável experiência em laboratório de controle de qualidade físico-químico e/ou experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento. Atividades a serem realizadas: Preparo e fatoração de soluções, análises de estudo de estabilidade, suporte na bancada para análises de pesquisa e desenvolvimento. Característica pessoal: Ser pró-ativo, dinâmico, comprometido e saber trabalhar em equipe. Contato: Os interessados devem enviar os currículos até o dia 17/10 para diniz@daudt.net

09/10/2008

LEAD ENGINEER - PROCESS SYSTEMS

Segue abaixo o perfil de uma nova vaga. É imprescindível que o candidato seja engenheiro, venha do segmento de óleo e gás e que tenha experiência offshore. Lead Engineer - Process Systems. Atribuições Principais: Ligação com as mais importantes companhias petrolíferas no Brasil relativas a tecnologias de sistemas de processo, especificações, necessidades e planos para novos projetos. Auxiliar operações offshore em curso com problemas nos processos conforme exigido. Trabalhar em estreita colaboração com o topside department na sede da empresa nos EUA. O Lead Engineer vai desempenhar um papel central no marketing de novos negócios da multinacional no Brasil, a execução de novos projetos e operações de FPSO offshore. Esta posição se reporta ao Gerente Geral da empresa no Brasil e à sede desta, nos EUA. Competências / Experiência: Alta graduação em engenharia (Especializações, mestrados são um plus.). Mínimo 5 anos de experiência de sistemas em engenharia de processos e de funcionamento offshore de tais sistemas. Experiência de trabalho onshore e offshore com a Petrobras é desejável. Fluência oral e escrita nos idiomas Inglês e Português. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês para hroil@hroil.com.br- informando a pretensão salarial e o cargo que está se candidatando no título do e-mail.



FARMACÊUTICO

Grupo Foco seleciona para seu cliente, maior distribuidor de produtos médicos-hspitalares: Requisitos: Superior completo em Farmácia. Vivência em distribuição de produtos para saúde (correlatos) e medicamentos. Noções gerais de ISO 9000. Conhecimento em Boas Práticas de Distribuição e Armazenamento (RDC 59/2000). Domínio nas ferramentas Excel, Internet e Word. Salário: R$ 1248,00. Local de trabalho: Duque de Caxias. Horário: 6hs por dia (Flexível). Interessados, cadastrar currículo no site www.grupofoco.com.br, na vaga 132813 ou envia para abrito@grupofoco.com.br, colocando no assunto "Farmacêutico".



ESTÁGIO ENGENHARIA CIVIL / MECÂNICA / QUÍMICA


O Instituto Capacitare em parceria com a Haztec - Empresa de Tecnologia Ambiental - busca estudantes com disponibilidade de estágio de 6h / dia com o seguinte perfil: Estudantes do curso de Graduação em Engenharia Mecânica, Civil ou Química a partir do 5º período; Previsão de formatura entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010; Bons conhecimentos de AutoCad e MSProject; Disponibilidade para estagiar 30h semanais / flexíveis. Fácil acesso à Santa Cruz. Atividades propostas: Assistencia no Planejamento e Atualização de Projetos, Fluxogramas, Lay-Out e Demais Desenhos Tecnicos e Contato Com Fornecedores. Local do Estágio: Santa Cruz. Empresa Oferece: Bolsa de R$894,00 + VT + Alimentação no Local. Interessados dentro do perfil encaminhar currículo com urgência para luciane@institutocapacitare.com.br colocando no assunto da mensagem: vaga Haztec


ESPECIALISTA EM APLICAÇÃO DE CAMPO

Responsabilidades: Atuação na área: Diagnostic Systems; Treinamentos de Clientes externos nos produtos automatizados e manuais; Trabalhar junto com outros Especialistas de aplicação campo e Supervisor de serviços técnicos no desenvolvimento de um programa de certificação nas plataformas automatizadas e manuais; Apoiar avaliações técnicas de produtos DS no mercado; Colaborar com a Equipe de Vendas no programa de validação e divulgação de produtos; Contribuir no desenvolvimento contínuo e na implementação de boas práticas de laboratório para os usuários do EPICENTER; Utilizar e popularizar os recursos eletrônicos aplicados no monitoramento da atividade de serviço Smart Contact; Participar ativamente na customização do EPICENTER nos clientes de microbiologia clínica; Coordenar com o supervisor de serviços técnicos e com o consultor interno, respostas rápidas para os problemas técnicos encontrados pelos clientes no ato da utilização de nossos produtos; Trabalhar em conjunto com o departamento de Marketing no desenvolvimento de estratégias de lançamento e comercialização de nossos produtos; Promover amplo diálogo com os líderes de opinião e ajudar o negócio no exercício de influência de prática médica. Nível ao qual irá reportar-se na Organização: Irá se reportar para o Supervisor de Serviços Técnicos. Local de Trabalho: Rio de Janeiro, RJ. Remuneração: Entre R$ 3.200,00 e R$ 3.700,00 + Participação nos Lucros de até 1 salário por ano. Benefícios: Assistência Médica e Odontológica (com participação do empregado). Vale Refeição - R$ 14,00 cada. Notebook. Celular. Previdência Privada (contribuição do empregado e da empresa). Programa de Compra de ações da Empresa. Seguro de Vida. Cartão Corporate (disponível para crédito e saque). Veículo Corsa Hacth com todas as despesas cobertas pela empresa. PERFIL DO CANDIDATO IDEAL: Formação Acadêmica: Superior completo em: Área Médica / Biológica (Farmácia, Biomedicina, Biologia, Biomédica e cursos correlatos).Cursos de Mestrado ou Doutorado. Experiência Profissional: Experiência comprovada de no mínimo 2 (dois) anos em Laboratório de Microbiologia; Desejável conhecimento em Testes de identificação e sensibilidade de microorganismos; Inglês Intermediário a avançado; Disponibilidade para viagens; CV PARA marisa.ferreira@crossing.com.br


FARMACÊUTICO

Com experiência em desenvolvimento de método analítico e validação de método, e estabilidade. Analista microbiológico com experiência em análises microbiológicas de rotina. (matéria-prima, produto acabado, água e monitoramento ambiental). A empresa fica localizada no bairro de Riachuelo - Rio de Janeiro - RJ. Serão analisados somente os currículos com as experiências acima. e-mail para o envio: indfarmaceutica@hotmail.com


ESTAGIÁRIOS DE PROPAGANDA MÉDICA

Empresa do ramo farmacêutico está recrutando estagiários para atuar na área de propaganda médica, que esteja cursando Administração ou Marketinhg do 3º ao 6º período. Bolsa Auxílio: R$ 1.200.00. Local de atuação: Zona norte, Centro. Horário: 6 horas à combinar. Átividades: Prospectar e divulgar medicamentos junto à classe médica. Requisitos: CNH, categoria B. Os interessados e TOTALMENTE dentro do perfil, favor encaminhar currículos para centralestagios@yahoo.com.br. FAVOR COLAR NO CORPO DO E-MAIL. Código: Propaganda médica

06/10/2008

SUPERVISOR DE PRODUÇÃO

Estamos buscando profissionais para atuar como Supervisor de produção. Requisitos: Formação superior em Farmácia, Quimica ou Engenharia de produção; Experiência em área de produção, liderança de equipe, conhecimentos de boas práticas fabril e normas da ANVISA. Disponiblibdade para atuar na área de Bonsucesso. Oferecemos: Faixa salarial entre R$ 2.000,00 e R$ 2.500,00. Benefícios - AO, AM, VT, Alimentação, entre outros. Os interessados deverão enviar currículo COLADO NO CORPO DO EMAIL para mrc_renata@yahoo.com.br


ASSISTENTE DE LABORATÓRIO JR

Empresa localizada no Sul Fluminense do RJ, contrata: Atividades desenvolvidas: Aux. nas análises; Lavar vidrarias; Preparo meio de cultura; Preparo e esterilização de materiais; Organização do laboratório. Exigência: Nível técnico em Patologia clínica ou Química (concluído ou em andamento) . Residir em Resende, Itatiaia, Volta Redonda ou Barra Mansa. Enviar currículo p/ lfarmaceutico@yahoo.com.br. Colar o currículo na msg, NÃO serão lidos ANEXOS.



ESTÁGIO TÉCNICO EM QUÍMICA

Empresa situada na Zona Norte seleciona estudantes do curso técnico em química para estágio. A empresa oferece bolsa auxilio mais benefícios. Só serão avaliados os currículos daqueles que estão cursando o penúltimo ou último do curso técnico. Preferencialmente do sexo feminino e que resida próximo a Zona Norte. Interessados enviar curriclos até 10/10 para selecaoestagio2008@yahoo.com.br

ALMOXARIFE TÉCNICO

Estamos selecionando 01 Almoxarife Técnico COM EXPERIÊNCIA EM ALMOXARIFADO TÉCNICO EM INDÚSTRIA FARMACÊUTICA para um serviço temporário de 6 meses, em Jacarepaguá - RJ. Salário: R$1333,00 + VT + Alimentação. Horário: 7:30h às 16:30h. Os interessados deverão enviar curriculo para priscila.valentim@abbott.com