9.06.2008

FDA alerta para efeitos graves de quatro medicamentos para artrite reumatóide

FDA alerta para efeitos graves de quatro medicamentos para artrite reumatóide

A agência norte-americana dos medicamentos e dos produtos alimentares (FDA) alertou,
esta quinta-feira, para os riscos dos efeitos secundários graves apresentados por quatro
medicamentos para o tratamento da artrite reumatóide.
Em comunicado, a FDA refere que os medicamentos Humira, Cimzia, Enbrel e Remicade apresentam perigo para os doentes que podem contrair infecções pulmonares.
Segundo a agência norte-americana, dos 240 casos de infecções chamados histoplasmoses assinalados pela FDA, pelo menos 12 pacientes morreram.A agência norte-americana aconselha os doentes que tomam estes medicamentos e que tenham tosse, febres persistentes e falta de ar para contactarem os seus médicos.
Os fármacos servem ainda para o tratamento da doença de Crohn e certos psoriasis (dermatose crónica da pele).
«Nos termos da nova autoridade da FDA, requeremos uma modificação das notas de advertência e uma avaliação dos ricos», afirmou Bob Rappaport, um dos responsáveis pela agência.
Tal medida permitiria que os médicos se tornassem mais vigilantes, sendo «necessário assegurar que os benefícios dos medicamentos ultrapassam os riscos», acrescentou.A FDA aconselha os doentes que tomam estes medicamentos e que tenham tosse, febres persistentes e falta de ar para contactarem os seus médicos.
Os fabricantes destes medicamentos são o belga UCB Pharma (Cimzia) e os americanos, Habbott (Humira), Amgen (Enbrel) e Centocor (Remicade).
Font: Agência Reutman

Brasil rejeita patente do medicamento anti-retroviral Tenofovir

O Brasil rejeitou um pedido de patente para um medicamento anti-Aids do laboratório norte-americano Gilead, o que abre caminho para a produção de versões genéricas da droga, para uso no programa nacional de combate à doença.
Um porta-voz do Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira à Reuters que o pedido para o medicamento Tenofovir foi rejeitado. O departamento de patentes do país emitiu uma nota na noite de terça-feira atribuindo a rejeição à falta de inovação tecnológica e ao interesse público.
"A não-concessão da patente atende à legislação e ao interesse público, pois estabelece condições mais favoráveis para comprar medicamento de qualidade por melhores preços", disse a diretora do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde, Mariângela Simão.
O ministério disse em abril que a droga, usada por 31.300 pacientes no Brasil a um custo de 43,4 milhões de dólares, como parte de um programa gratuito, era de "interesse público", o que já prenunciava a rejeição da patente.
Agora, o Brasil pode optar por importar os medicamentos genéricos, valendo-se de uma regra da Organização Mundial do Comércio que autoriza exceções nos direitos de propriedade intelectual dos medicamentos em nome da saúde pública.
O laboratório tem prazo de 60 dias para recorrer, contados a partir do último dia 26 de agosto. Nenhum representante da Gilead estava disponível imediatamente para comentar o assunto.
A entidade Médicos Sem Fronteira disse que a decisão do Brasil pode ampliar o acesso a remédios contra a Aids no mundo em desenvolvimento. "Garantir um acesso mais amplo ao TDF [Tenofovir] é absolutamente crucial", disse nota assinada por Tido von Schoen-Angerer, diretor-executivo da campanha do grupo por acesso a medicamentos.
"No passado, a produção brasileira de ARV [drogas anti-retrovirais] ajudou a derrubar os preços das ARVs globalmente. Esperamos que isso se repita novamente."
O grupo disse que empresas da Índia produzem uma versão do Tenofovir aprovada pela Organização Mundial da Saúde ao custo de 158 dólares por paciente por ano. No Brasil, a Gilead cobra 1.387 dólares por paciente/ano.
Após crescer na década de 1990, a prevalência do vírus HIV no Brasil se estabilizou em torno de 0,5 por cento da população, e o número de novos casos de Aids e de mortes pela doença vem caindo. Especialistas atribuem o sucesso a campanhas de prevenção, à gratuidade do tratamento e ao uso de medicamentos genéricos.
Em 2007, o Brasil quebrou a patente do medicamento anti-Aids Efavirenz, da Merck, para importar uma versão genérica mais barata da Índia.

A série "Os Simpsons" ajuda a entender como funciona a memória humana

Estudo ajuda a entender mecanismo de funcionamento da memória.
Pesquisa foi feita inserindo eletrodos em 13 voluntários epilépticos.
Agora é científico: os criadores de "Os Simpsons" já podem dizer que sua série de desenhos animados é mesmo memorável. A verificação vem de um estudo conduzido por cientistas dos Estados Unidos e de Israel, que ajudou a entender exatamente como a memória humana funciona -- e a coisa não é tão diferente assim da memória de um computador.

A equipe, encabeçada por Hagar Gelbard-Sagiv, do Instituto Weizmann, em Revohot, Israel, aproveitou a oportunidade que surgiu quando médicos foram inserir eletrodos no cérebro de 13 pacientes epilépticos que não reagiam a medicamentos para identificar a localização da origem de suas convulsões.

Os cientistas usaram a situação para tentar medir diretamente a ativação de neurônios enquanto os pacientes assistiam a clipes de diversos programas de televisão. Com isso, eles podiam ver onde exatamente eram disparados neurônios durante a "gravação" da memória desses clipes no cérebro.

Mais tarde, após uma pausa para "zerar" a atividade cerebral, os voluntários eram encorajados a relembrar livremente os clipes que haviam visto. Ao mesmo tempo, eles tinham de dizer imediatamente após se lembrarem que clipe eles estavam mencionando. Enquanto isso, os cientistas continuariam monitorando seus cérebros.

--------------------------------------------------------------------------------
E aí o resultado: os mesmos neurônios que foram ativados fortemente quando o voluntário via um clipe voltavam a ser ativados durante o processo de relembrar. Essas memórias se formam no hipocampo, região do cérebro localizada nas partes laterais do órgão. E o curioso é que a medição da atividade cerebral permite ver que o "arquivo" está sendo acessado até um segundo e meio antes que o próprio voluntário declare ter se lembrado dele.

E quanto aos Simpsons? Pois foi o programa mais vividamente lembrado -- ou seja, o que provocou a mais intensa ativação de um certo grupo de neurônios, tanto durante a exibição inicial como no processo de rememorar.

Os resultados, publicados on-line pela revista científica americana "Science", ajudam a compreender o funcionamento da memória e também aludem a um novo conjunto de perguntas fascinantes.

Por exemplo, existem neurônios especialistas em processar certo tipo de memória, algo como, por exemplo, neurônios especializados em comédias? Os resultados não trazem as respostas, mas sugerem que pode ser o caso. Alguns dos mesmos neurônios que se ativaram fortemente durante "Os Simpsons" também mostraram forte ativação durante "Seinfeld". "Não está claro no presente se os múltiplos clipes a que um mesmo neurônio responde podem estar ligados por alguma regra de associação abstrata", dizem os pesquisadores, em seu artigo.

O que é uma ótima notícia para eles, que ainda terão muito trabalho pela frente com futuros experimentos.

Especialista elenca 7 motivos para cirurgia de correção de problemas da visão

Você já não suporta usar lentes nos olhos? Então confira 7 motivos para fazer a cirurgia de miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Certa vez, um poeta chamou os olhos de “janelas da alma”. Então, tem muita janela por aí com uma cortina na frente, embaçando todas as imagens, certo? De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um quarto dos brasileiros não tem a vista perfeita. Porém, 98% dessas pessoas não consideram a possibilidade de fazer cirurgia para corrigir problemas de visão como miopia e astigmatismo.

A cirurgia é a melhor opção para quem não agüenta mais usar óculos e lentes de contato. É o que garante Henrique Celso Rocha, chefe do departamento de cirurgia refrativa do Centro Brasileiro de Cirurgia dos Olhos. “O custo-benefício é bom. Mesmo que o preço ainda seja um pouco alto, é o fim das limitações causadas pelos problemas de visão”. Ainda está em dúvida? Confira sete razões para você apostar de vez nessa idéia.

1. ELA ESTÁ MAIS BARATA!
Há alguns anos, essa cirurgia custava cerca de R$ 3 mil por olho. Agora, já é possível operar por R$ 1,2 mil. Seguindo a legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS), a maior parte dos planos de saúde cobre o procedimento apenas quando o paciente tem mais de 7 graus de miopia. Ainda assim, é possível parcelar a cirurgia diretamente com seu médico ou com a instituição onde você pretende fazer a operação.

2. O RISCO DE PROBLEMAS É MUITO BAIXO
As operações para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo estão cada vez mais seguras. As complicações estão ligadas a dificuldades de cicatrização ou infecção pós-cirúrgica. Contudo, se o paciente seguir todos os cuidados indicados pelo médico, o risco é praticamente zero. No Brasil, as estimativas indicam que são realizadas cerca de 300 mil cirurgias refrativas por ano e em apenas 1% acontece algum problema.

3. DÓI MENOS
Sim, a dor ainda existe - afinal, em alguns casos é preciso fazer um corte na córnea antes de aplicar o laser. Mas a dor do pós-operatório pode ser totamente controlada por colírios. O paciente também pode sentir algum desconforto nos primeiros dias depois da operação - uma sensação de areia nos olhos, que pode ser controlada com o uso correto dos remédios prescritos pelo médico.

4. CIRURGIA EM POUCO TEMPO
Muito pouco mesmo! A aplicação do laser não dura mais que alguns segundos – cerca de 40. Durante esse tempo, o laser remove as partes do tecido que provocam falhas de curvatura na córnea. Assim, ocorre um aplanamento, permitindo que as imagens fiquem mais bem focalizadas na retina.

5. A RECUPERAÇÃO É RÁPIDA
A recuperação física é muito mais rápida. Depois da cirurgia, que dura cerca de 20 minutos - contando todos os preparativos -, o paciente já está completamente liberado para ir pra casa. Não é necessário fazer curativo, e a volta às atividades diárias pode ocorrer 24 horas após o procedimento.

6. QUALQUER GRAU PODE OPERAR
Antigamente, apenas quem tinha miopia acima de 4,5 graus podia se submeter a esse procedimento. Agora, as coisas são diferentes. Já existem técnicas para que até mesmo os graus mais leves de astigmatismo, miopia e hipermetropia possam passar pela cirurgia refrativa e se livrar do uso de óculos.

7. LIVRAR-SE DA LIMITAÇÃO DOS ÓCULOS
Muitas pessoas se incomodam com o apelido de quatro-olhos por usar óculos. Um belo par de lentes pode até dar um charme especial, mas também impõe uma série de limitações. Os óculos impedem, por exemplo, a realização de algumas atividades profissionais e esportivas. Além disso, reduzem o campo visual e os reflexos do usuário, especialmente quando o problema é miopia elevada. Para completar, quanto maior for seu grau, mais grossas e pesadas serão as lentes dos seus óculos.


2 motivos para fugir da cirurgia

1. SE O SEU GRAU MUDOU NO ÚLTIMO ANO.
Essa instabilidade é comum nos menores de 20 anos e em diabéticos com flutuações hormonais. Também afeta grávidas e mulheres que estão amamentando. Se você fizer a cirurgia antes do grau se estabilizar, pode continuar com o problema na visão.

2. NEM SEMPRE O RESULTADO É O ESPERADO.
Estudos americanos mostraram que 95% dos pacientes eliminam o problema. Mas o restante (em geral quem possui a córnea muito fina) ainda fica com alguns graus.

Fonte:Centro Brasileiro de Cirurgia dos Olhos

História de uma hipocondríaca assumida

Vícios
Confesso: sou viciada. Desde bem pequenininha mesmo. Mas não se assustem, não se trata do vício esse dos alucinógenos, hipnóticos ou coisa que o valha. Meu vício começou com as famosas pastilhas Valda, que eu reverenciei desde a primeira mordidinha, e seguiu com gutalax, hipoglós, hipoglós oftálmico, aspirina, amoxyl, mylanta plus e por aí vai. Hipocondríaca de carteirinha, sempre tenho uma caixa, ou mais, com os remedinhos que já tomei e que sobraram e que posso precisar de novo, tendo um arsenal rico em mil tipos de pomadinhas também.
Não pensem que é um vício mais barato que outros que se vê por aí, não, porque esse também exige investimento. Explico. Apesar de todo hipocrondríaco ter uma caidinha insaciável para a automedicação, eu, ao contrário, nao dispenso a atenção médica e a receita, tenho meus princípios, sim senhor. Um importante momento do meu aperfeiçoamento pro vício foi a conquista da aptidão para engolir cápsulas e comprimidos maiores; porque quando criança ficava meio nervosa com medo de entalar na garganta meus ansiados remedinhos. Só que dava muito trabalho pra encontrar, e algum incômodo estomacal, o salvador antibiótico em suspensão oral. Bem que as cápsulas até geravam uma brincadeira divertida quando eu as abria pra engolir tranqüilamente, eu me sentia como uma farmacêutica atenta e eficiente ao despejar seu conteúdo sobre uma colher de sopa na mesa da cozinha com todo cuidado pra não perder nadinha, afinal, a miligramagem precisa é uma verdadeira compulsão do bom hipocondríaco, além da conservação de uma pontualidade britânica entre uma dose e outra.
Meus pais sofriam mesmo é quando nos deparávamos com o maior vilão da minha tenra infância: o abominável e irremediavelmente indissolúvel comprimido. Esse sim foi o abismo que precisei transpor para chegar onde estou hoje: na minha confortável e inalienável condição de hipocondríaca assumida sem medo de ser feliz. Aprendi com meus pais uma técnica infalível para acabar com a dificuldade: você acumula saliva na boca o máximo que pode e só aí coloca o comprimido e toma um gole de água. Não tem erro. Desce redondinho.
Hoje em dia chego numa consulta médica sem meias palavras, depois de expor os sintomas, levantar os dados da anamnese que sejam relevantes para o caso atual e sugerir alguns possíveis exames para realizar o diagnóstico diferencial, já quebro logo o gelo e faço alguma piadinha sobre a minha mania de doença. Afinal, a melhor defesa é o ataque. Nada de ficar esperando a oportunidade do contra-ataque, esse é um lema de todo viciado em remédio que se preze.
Falando nisso, outro ponto importante para os iniciados nessa arte é a bula. Tem melhor defesa que a leitura dela para a profilaxia de efeitos colaterais indesejados? Pra quê deixar o seu campo aberto para o ataque do inimigo se você pode impedir a gastrite ou a esofagite com um protetor gástrico. Coisa elementar, realmente. Além disso, como saber se você está tendo uma intolerância ao princípio ativo sem conhecer a lista dos efeitos adversos e as interações medicamentosas? Sem falar que se você tomou, alguma vez, alguma medicação sem ler a bula sagrada, meu caro, você é um caso perdido para o nosso clube. Pura falta de vocação. Não tem remédio!

Autoria preservada

Dicas dos Vigilantes do Peso para emagrecimento saudável

1. Mantenha um diário alimentar, anotando tudo que comer.
2. Preste mais atenção ao ato de comer.
3. Não coma lendo ou assistindo televisão.
4. Observe bem como têm sido seus padrões alimentares.
5. Evite a alimentação "automática" - comer sem necessidade, só porque os outros estão comendo.
6. Identifique que fatores o levam a comer em excesso.
7. Procure se pesar a intervalos regulares.
8. Mantenha um gráfico de peso.
9. Siga um esquema alimentar previamente definido.
10. Alimente-se em um local apropriado, tranqüilo.
11. Descanse os talheres no prato entre uma garfada e outra.
12. Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
13. Procure iniciar as refeições pela salada.
14. Só faça compras de mercado depois de se alimentar.
15. Faça uma lista antes de sair de casa e só compre o que estiver relacionado.
16. Mantenha os alimentos mais "engordativos" fora da sua visão e, de preferência, fora do alcance.
17. Mantenha visíveis os alimentos mais saudáveis.
18. Não leve as travessas com comida para a mesa.
19. Levante-se da mesa após terminar a alimentação.
20. Evite aprender receitas de novos pratos ricos em calorias.
21. Procure alternativas para compromissos sociais que o levem a comer ou beber ( por exemplo, ao invés de convidar seu amigo para beber uma cerveja, chame para jogar um tênis).
22. Desenvolva técnicas para evitar exageros quando comer fora de casa.
Por exemplo: quando for a um churrasco, coma bastante salada e pouca carne. Troque a cerveja pelo refrigerante dietético, etc...
23. Prepare-se com antecedência para eventos especiais, como festas e viagens Tente planejar sua alimentação.
24. Planejar com antecedência para situações de alto risco. Por exemplo: se vai a uma festa de casamento, tente planejar antes o que vai comer e beber.
25. Mantenha um diário de exercícios, anotando cada atividade física, especificando a duração e a intensidade.
26. Lembre-se sempre de todos os benefícios do exercício físico, que não se limitam ao gasto de calorias.
27. Procure caminhar mais, da forma que achar mais prazer.
28. Procure um profissional que possa orientá-lo em seu programa de exercícios físicos.
29. Não acredite em dietas milagrosas, elas não trazem resultados duradouros e muitas vezes podem colocar sua saúde em risco.
30. Tente manter sempre o equilíbrio psicológico, por mais que você tenha motivos para sentir-se ansioso.
31. Planeje suas atividades físicas, de preferência com orientação profissional.
32. Conheça bem as diferentes causas da obesidade.
33. Procure resistir aos desejos que o levem a consumir calorias em excesso.
34. Estabeleça objetivos realistas para o seu programa de emagrecimento. Evite a pressa.
35. Não persiga metas impossíveis. Peso ideal é aquele que você consegue atingir e manter, de forma saudável.
36. Dê mais importância ao seu comportamento do que ao peso.
37. Não confunda um tropeço com fracasso do tratamento.
38. Quando por um tropeço você exagerar nas calorias, não desanime. Recupere rapidamente o controle da situação.
39. Explique aos seus familiares como eles podem ajudá-lo a atingir seus objetivos.
40. Procure envolver seus familiares no tratamento. Peça que eles leiam estes conselhos.
41. Envolva seus familiares no seu programa de atividades físicas.
42. Não aceite pressões para que coma mais do que o planejado.
43. Conheça o valor calórico dos alimentos.
44. Não fique longos períodos sem alimentar-se.
45. Conheça o teor de carboidratos, gorduras e proteínas de cada alimento.
46. Procure ingerir carboidratos em todas as refeições, evitando o açúcar.
47. Evite ingerir gorduras em excesso.
48. Torne apetitosa a alimentação, mesmo com poucas calorias.
49. Utilize ervas aromáticas, como hortelã, alecrim, manjericão, orégano, para melhorar o sabor de suas preparações culinárias.
50. Aumente a quantidade de fibras na sua alimentação, ingerindo bastante verduras e frutas.
51. Lembre-se sempre de que o objetivo principal do tratamento é a mudança de hábitos de vida. Os antigos hábitos contribuíram para fazê-lo engordar.
52. Realize no mínimo 4 refeições diárias.
53. Não passe mais de 5 horas sem se alimentar.
54. Após as refeições evite ficar beliscando.
55. Evite o consumo de líquidos durante as refeições, se isso não for possível, não tome mais do que um copo pequeno de líquido durante as refeições.
56. Ingira no mínimo 8 copos de água por dia.
57. Sempre que aparecer alguma dúvida não hesite em procurar um profissional capacitado para ajudá-lo a solucioná-la ou esclarecê-la.

Dicas dos Vigilantes do Peso

9.05.2008

DOSE CERTA PARA CADA PACIENTE

farmácia, bioquímica,fisiologia
Farmacogenômica é a grande promessa terapêutica do futuro
DOSE CERTA PARA CADA PACIENTE (Mapa Genético das pessoas)

04/09 - No futuro, os pesquisadores serão capazes de traçar o mapa genético das pessoas, eliminando efeitos colaterais e individualizando o tratamento. A produção de remédios biológicos é o primeiro passo para o desenvolvimento de medicamentos chamados inteligentes, feitos sob medida para o paciente, de acordo com seu mapeamento genético.
A expectativa é de que eles tenham impacto positivo na qualidade de vida humana, já que, além de prevenir uma série de doenças, eles poderão ser usados com maior chance de cura e menos efeitos colaterais, como defende a geneticista Lygia da Veiga Pereira, professora da Universidade de São Paulo (USP). Segundo ela, a farmacogenômica é a grande promessa terapêutica do futuro. “O conhecimento da biologia vai possibilitar a criação de terapias com novas drogas, que resultarão, conseqüentemente, na terapia gênica. Na medicina da era pós-genoma, acredito que será possível adquirir genes como produtos farmacêuticos”.
Medicamentos como o teste Her-2 positivo são um exemplo das possibilidades da farmacogenômica. Ele é usado para um tipo específico de câncer de mama, que ocorre em 25% das mulheres vítimas da doença. De acordo com a especialista, nos outros 75% de cânceres da mama, o mesmo medicamento não surtirá efeito algum. Portanto, conhecendo o gene causador do problema, é realmente possível cortar o mal pela raiz, evitando que o organismo se debilite desnecessariamente e sofra com efeitos colaterais de medicamentos inadequados.
Os remédios biológicos, por sua vez, apesar de serem considerados medicamentos do futuro, estão mais presentes na vida de pacientes com doenças graves do que se imagina.
Também conhecidos como biofármacos, eles representam novas possibilidades de tratamento, no caso de patologias complexas, como esclerose múltipla, câncer, tumores cerebrais etc. Foram os biológicos que trouxeram mais qualidade de vida, por exemplo, a pessoas como Haroldo Feitosa Tajra, de 39 anos, presidente da Associação Brasiliense de Psoríase. Depois de anos convivendo com a forma grave da doença, ele conseguiu, com o uso dos biofármacos, conter a explosão de manchas que se espalhavam pelo corpo e comprometiam as articulações. “Além das dores, sentia vergonha de mim mesmo, passei por constrangimentos sociais e fui vítima de discriminação”.
Para piorar, os tratamentos terapêuticos convencionais levaram o organismo de Haroldo a sofrer com os efeitos colaterais cumulativos da medicação química e até mesmo a desenvolver resistência às substâncias. “Foi quando comecei a usar os biológicos. A resposta foi inacreditável. Posso dizer que houve praticamente a cura da psoríase e com menos efeitos colaterais”, conta. ]
Apesar de comemorar o resultado, Haroldo lamenta o fato de os biológicos serem caros demais, restringindo o acesso de pacientes a terapias mais avançadas e eficazes. Essa também é a preocupação de Gonçalo Vecina Neto, ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, que participou, na terça-feira, do 1º Simpósio de Medicamentos Biológicos - ética, regulação, pesquisa, desafios e uso clínico. O evento foi promovido pela USP, em parceria com a Interfarma. De acordo com Vecina Neto, atualmente, a grande polêmica sobre os medicamentos biológicos envolve, justamente, a produção de suas cópias , ou os biosimilares. Os biossimilares seriam uma espécie de “genérico” dos biológicos, da mesma forma que ocorre na indústria farmacêutica convencional. O problema é que, diferentemente dos genéricos, não se pode garantir que, no caso dos biológicos, a cópia seja idêntica ao original. “Quando a patente ‘caduca’, outras empresas podem produzir os medicamentos, os biossimilares. A questão é garantir, em experimentações clínicas, que sejam preservadas a segurança e a qualidade do primeiro”.
Para resolver essa equação complexa, que envolve a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, os especialistas acreditam que a saída esteja na regulamentação da produção dos biossimilares e, principalmente, na fiscalização e adequação dos protocolos de substituição de um produto por outro e da prática médica. Na visão de Lygia da Veiga, é preciso rigor na regulamentação. Entretanto, o controle não pode impedir pesquisas e a efetiva produção dos biossimilares. “A produção deles, com a derrubada das patentes, é a única forma de garantir preços mais acessíveis”, argumenta.
Segundo Dario Miranda, assessor de produtos biológicos da Anvisa, ex-consultor da Organização Panamericana de Saúde (Opas) para produção e controle de imunobiológicos e um dos responsáveis pela legislação brasileira no assunto, no que diz respeito à regulamentação dos biológicos e biossimilares, o Brasil está no mesmo nível que o restante do mundo. Ele acredita que todos os países vão enfrentar as mesmas dificuldades, já que a qualidade e eficácia dos biossimilares não podem ser determinadas exclusivamente por testes laboratoriais. “As autoridades sanitárias nacionais têm o dever de assegurar que os produtos biológicos disponíveis no país , importados ou nacionais, sejam seguros. Além de baixar os custos, o foco deve ser, sempre, o bem-estar do paciente”, diz. O QUE É... Medicamento biológico - É um produto farmacêutico de origem biológica, feito a partir de uma proteína ou ácido nucléico.
Enquanto os remédios convencionais são obtidos por sínteses químicas, os biofármacos (biológicos) se originam de processos de fermentação ou de bioengenharia. A estrutura dos medicamentos biológicos é completamente diferente dos de origem química (como a aspirina ou antiinflamatórios comuns, por exemplo). Qualquer modificação na matéria-prima durante o processo produtivo ou armazenamento pode afetar a estrutura molecular do produto e, com isso, alterar a segurança e eficácia do medicamento. Entre os medicamentos químicos, pode haver uma cópia, mas o mesmo não ocorre com os biológicos.
É impossível copiar um medicamento biológico. É por isso que não existe um genérico biológico, mas sim, um similar. São os chamados biossimilares. Os medicamentos biológicos atualmente aprovados para comercialização são usados para o tratamento e prevenção de condições como o mal de Alzheimer, apnéia do sono, artrite reumatóide, ataques cardíacos, câncer de mama, câncer renal, dermatite atópica, diabetes, doença de Crohn, esclerose múltipla, fibrose cística, hemofilia, hepatite, derrame cerebral, insuficiência cardíaca, lepra, leucemia, leucemia linfocítica crônica, linfomas, lupus e tumores cerebrais. Farmacogenômica - É o estudo da relação entre o mapa genético de cada pessoa e a reação de seu organismo aos medicamentos. Seu objetivo é incrementar a segurança e eficácia dos medicamentos, explorando a relação entre o genoma (DNA) e as respostas aos fármacos. Do mesmo modo, os cientistas estão realizando ensaios sobre a dose adequada dos medicamentos para cada indivíduo.
A descoberta das diferenças da composição genética das pessoas ajudará os médicos a receitar o medicamento apropriado, na dose correta para cada paciente, permitindo que os remédios sejam mais eficazes e causem menos efeitos adversos.

Fonte: Estado de Minas

Fiocruz terá unidade na África

Fiocruz terá unidade na África - 05/09/2008
Acordo para instalação foi assinado nesta quinta (4), no Itamaraty. Documento facilitará cooperação em saúde entre os dois países

A primeira unidade da Fiocruz – instituição do Ministério da Saúde – fora do Brasil será em Maputo, capital de Moçambique, na África. Um acordo para implantação da sede foi assinado, nesta quinta-feira (4), no Palácio Itamaraty, entre os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, e de Moçambique, Oldemiro Balói.


Para o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, o acordo tem dupla importância. “Primeiro, para a Fundação Oswaldo Cruz que viverá a primeira experiência de atuar no exterior, num território completamente diferente. Por último, é a dimensão para política externa do Brasil. Uma das maiores demandas que os países colocam durante as visitas brasileiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o apoio em saúde. É o tema que mais preocupa os países. Aí o Brasil tem muito a dar”.


Por enquanto, a unidade da Fiocruz na África ficará na Casa do Brasil, um espaço de cultura e arte, até que sejam alugadas outras instalações. A instituição brasileira será responsável por toda a cooperação entre Brasil e África, principalmente com os países de língua portuguesa (Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Angola e Cabo Verde).


Estão previstas, entre outras atividades da fundação, a instalação de uma fábrica de antiretrovirais e outros medicamentos em Moçambique e a formação de recursos humanos. “Hoje temos um mestrado em Angola (saúde pública), um em Moçambique (laboratório) e um doutorado em Cabo Verde/Guiné Bissau. A idéia é formar os primeiros 43 alunos e depois abrir uma turma de doutorado para 12 alunos”, conta Buss.


O Ministério da Saúde desenvolve várias ações de cooperação com a África, entre elas a doação de medicamentos, cirurgias pediátricas do coração, na Argélia, e o fortalecimento do programa de Malária, em Cabo Verde, e também com os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Outras informações
Atendimento à Imprensa
(61) 3315 3580 ou 3315 2351
Atendimento ao Cidadão
0800 61 1997 ou (61) 3315 2425

O que remedios contendo ''corticóides'' podem provocar?

O que remedios contendo ''corticóides'' podem provocar?

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Yahho respostas
Por: Antonio Celso da Costa Brandão

Quando foram desenvolvidos, em 1952, os medicamentos à base de corticóides ou corticosteróides - hormônios produzidos quimicamente - ganharam o status de grande descoberta, por causa de suas propriedades antiinflamatórias. Eficazes, eles são capazes de curar alergias e dermatites em questão de dias. Três anos após sua criação, os primeiros efeitos colaterais começaram a ser catalogados.

De acordo com um estudo publicado recentemente pelo "Journal American Academy of Dermatology", nos EUA, o mesmo mecanismo de ação dos remédios à base de corticóides responsável pela cura é também responsável pelos efeitos colaterais que surgem pelo uso indevido, dentre eles acne, osteoporose, glaucoma e hipertensão.

O pior da história é que estes remédios podem ser obtidos sem receita médica em muitas farmácias brasileiras. Com isso, fica fácil abusar deles. Uma vez indicado, a pessoa poderá recorrer a ele toda vez que o problema reincidir. As crianças, que respondem por 30% da população mundial vítima de alergias e dermatites, acabam sendo as maiores vítimas. "Como a pele delas é mais fina e delicada, estão mais sujeitas aos efeitos colaterais dos corticóides", explica a professora de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Zilda Najjar.

Existem vários tipos de corticosteróides e, com o tempo, novos são sintetizados. "O intuito é conseguir remédios mais potentes e com menos efeitos colaterais", explica Zilda. Eles são divididos em dois tipos: tópicos (de aplicação local, como pomadas, cremes e loções) e sistêmicos (como os inalatórios e orais). Outra classificação é quanto à eficiência: há os superpotentes, os potentes, os de média potência e os de baixa potência.

Quanto mais potentes, maior a penetração na pele do paciente e maior a possibilidade de efeitos colaterais. Para áreas afetadas cuja pele é fina ou crianças, por exemplo, o melhor são os de baixa potência.

Em caso de abuso (por automedicação) ou uso por tempo prolongado, os corticóides sistêmicos podem interferir no crescimento dos pequenos. Absorvidos em grandes quantidades pela pele, eles interferem na produção do corticóide natural pelas glândulas supra-renais.

Nos adultos, a mesma medicação pode causar osteoporose, aumento de glicose no sangue, hipertensão e Síndrome de Cushing. Caracterizada por excesso de pelos no corpo, pressão alta e estrias, a disfunção tem tratamento específico, mas nem sempre as complicações têm cura.

A dona de casa Maria Lúcia (sobrenome não revelado), de 59 anos, começou a desenvolver alguns dos sintomas da síndrome há dois anos, graças ao uso indiscriminado de um comprimido à base de corticóides. "Uma amiga me indicou para a minha dor de cabeça, mas eu tomava o tempo todo. Com o tempo, comecei a engordar, mas nem desconfiava que era por causa do remédio", diz ela, que comprava o medicamento de vendedores que se abasteciam no Paraguai. Hoje ela faz tratamento com um endocrinologista para controlar os sintomas da disfunção.

Graças à má fama dos corticosteróides, muita gente deixa de usá-los. Zilda, no entanto, acha que essa fama de vilão é injusta. "Bem utilizados, eles são seguros", diz a dermatologista. O ideal, quando os sintomas da doença retornam, é procurar orientação médica.

Colírios - O uso exagerado de colírios à base de corticóides constitui um capítulo extra nesta história. Indicados para casos graves de inflamação ocular - como a conjuntivite viral - eles podem provocar dependência física, intoxicação, infecções, glaucoma e, nos piores e não raros casos, perda parcial ou total da visão.

"São poucos os casos de inflamação que realmente necessitam de colírios à base de corticóides", explica o oftalmologista do Hospital Sírio-Libanês? de São Paulo Newton Kara Júnior. Eles dão conforto para os olhos irritados e agem inibindo a chegada de células de defesa até os olhos. Com as defesas naturais deprimidas, os olhos ficam muito mais suscetíveis a infecções. Na maioria dos casos, não têm seu uso prescrito pelos oftalmologistas por mais de duas semanas.

Segundo Kara, são três os grandes males que estes colírios podem provocar. O primeiro é a suscetibilidade às infecções. "Se a pessoa usou o colírio por causa de um desconforto, por exemplo, ela pode ficar com uma infecção", diz Kara.

O segundo é a dependência física. "Os colírios à base de corticóides produzem um bem-estar artificial porque se a pessoa pára de usá-lo, os sintomas voltam ainda piores. É o que chamamos de efeito rebote", diz Kara.

O terceiro, e mais grave, é o glaucoma, ou aumento da pressão intra-ocular. Ele acontece quando o colírio de corticóide é usado por muito tempo e também pode levar à perda da visão. Total ou parcial, a cegueira ocorre com mais freqüência em pessoas que já apresentavam alguma infecção por fungos ou herpes.

Apesar de causarem sensação de bem-estar em olhos irritados, os colírios à base de corticóides não são insubstituíveis. O ideal, diz Kara, é tentar descobrir a causa do incômodo. Após feito o diagnóstico, o oftalmologista indicará um tipo específico de colírio.

Bebidas Energéticas: comportamento de risco entre os jovens e adolescentes

Pesquisadores da área de saúde identificaram um novo e surpreendente indicador para comportamento de risco entre adolescentes e jovens adultos: bebidas energéticas.

Energéticos com altas doses de cafeína, como Red Bull, Monster, Amp (no Brasil, Burn e Flying Horse), cresceram em popularidade na última década. Cerca de um terço dos jovens entre 12 e 14 anos afirma tomar bebidas energéticas regularmente, o que corresponde a mais de US$ 3 bilhões em vendas anuais nos Estados Unidos.

A tendência tem gerado crescente preocupação entre pesquisadores da área de saúde e profissionais de educação. Em todo o país, a bebida tem sido associada a relatos de náusea, batimentos cardíacos anormais e entradas nas emergências dos hospitais.

Em Colorado Springs, muitos estudantes do ensino médio ficaram doentes no ano passado depois de tomar Spike Shooter, uma bebida com alta concentração de cafeína, levando o diretor do colégio a banir as bebidas. Em março, quatro estudantes do ensino fundamental em Broward County, Flórida, foram parar na emergência com palpitações no coração e sudorese depois de beber o energético Redline. Em Tigard, Oregon, professores enviaram este mês aos pais de alunos um e-mail alertando que os estudantes que levavam energéticos para a escola estavam “literalmente alterados pela agitação da cafeína ou se recuperando de um choque de cafeína”.

Novas pesquisas sugerem que as bebidas estão associadas a uma questão de saúde muito mais preocupante do que os efeitos de agitação da cafeína – cujos riscos são aceitáveis.

Em março, o Journal of American College Health publicou um relatório sobre a ligação entre bebidas energéticas, atletas e comportamento de risco. A autora do estudo, Kathleen Miller, pesquisadora sobre vício da Universidade de Buffalo, afirma que o estudo sugere que o alto consumo de bebidas energéticas está associado a comportamentos típicos de usuários de drogas, um conjunto de comportamentos agressivos e arriscados que inclui sexo sem proteção, abuso de substâncias e violência.

A descoberta não significa que as bebidas causam mau comportamento. Mas os dados sugerem que o consumo regular de bebidas energéticas pode ser um sinal de alerta aos pais de que seus filhos têm mais tendência a assumir riscos para sua saúde e segurança. “Parece que os jovens que tomam muito bebidas energéticas têm mais tendência a assumir riscos,” disse Miller.

A American Beverage Association (Associação Americanas de Bebidas) afirma que seus membros não comercializam bebidas energéticas para adolescentes. “O público-alvo são adultos,” disse o porta-voz Craig Stevens. Ele afirma que a venda está direcionada às “pessoas que realmente podem pagar os dois ou três dólares pelo produto.”

As bebidas possuem uma variedade de ingredientes em diferentes combinações: estimulantes naturais como guaraná, ervas como ginkgo e ginseng, açúcar, aminoácidos, incluindo taurina, e também vitaminas. Mas o principal ingrediente ativo é a cafeína.

A dose de cafeína varia. Uma porção de 340 gramas do energético Amp contém 107 miligramas de cafeína; a mesma quantidade de Coca-Cola? ou Pepsi tem de 34 a 38mg. O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg.

Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café. Na Starbucks, a dose de cafeína varia segundo a bebida, de 75mg em um cappuccino ou latte de 350ml, até 250mg em um café de 350ml passado no coador.

Uma preocupação em relação a essas bebidas é que, pelo fato de serem servidas geladas, podem ser consumidas em grandes quantidades e mais rapidamente do que bebidas quentes como café, que são bebericadas. Outra preocupação é a crescente popularidade da mistura de energéticos com álcool. A adição de cafeína pode fazer usuários de álcool se sentirem menos bêbados, mas a coordenação motora e o tempo de reação visual são tão prejudicados quanto quando bebem álcool puro, segundo um estudo de abril de 2006 publicado no informativo médico Alcoolismo: Pesquisas Clínicas e Experimentais.

“Você fica cem por cento bêbado do mesmo jeito, só que um bêbado acordado,” disse Drª. Mary Claire O’Brien?, professora associada dos departamentos de medicina emergencial e serviços de saúde pública da Wake Forest University Baptist Medical Center, em Winston-Salem?, na Carolina do Norte.

O’Brien? pesquisou o uso de álcool e bebidas energéticas entre estudantes universitários em 10 universidades na Carolina do Norte. O estudo, publicado este mês na Academic Emergency Medicine, mostrou que estudantes que misturaram energéticos com álcool ficaram bêbados com duas vezes mais freqüência do que aqueles que consumiram só álcool, e tiveram uma tendência muito maior a se machucarem enquanto estavam embriagados ou necessitaram tratamento médico durante a bebedeira. Pessoas que misturaram energéticos com álcool tiveram maior tendência a ser vítimas ou protagonistas de comportamento sexual agressivo. O efeito permaneceu mesmo depois que os pesquisadores controlaram a quantidade de álcool consumida.

Fabricantes de bebidas energéticas afirmam não encorajar os consumidores a misturá-las com álcool. Michelle Naughton, porta-voz da PepsiCo?, que comercializa o energético Amp, disse, “Esperamos que os consumidores apreciem nossos produtos com responsabilidade.”

URL: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL591019-5603,00-BEBIDAS+ENERGETICAS+ESTAO+ASSOCIADAS+A+COMPORTAMENTO+DE+RISCO+ENTRE+JOVENS.html

GUIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO E ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA

GUIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO E ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA - 1/2002

CRITÉRIOS PARA OS ESTUDOS DE EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA PARA MEDICAMENTOS ISENTOS DO ESTUDO DE BIOEQUIVALÊNCIA
Os estudos deverão ser realizados em medicamentos teste e referência com, preferencialmente, até seis meses de fabricação. O medicamento referência deve cumprir com todos os requisitos farmacopéicos.

Para ser registrado como genérico, o medicamento deve:
cumprir em sua totalidade com os requisitos farmacopéicos da monografia individual, inscrita na Farmacopéia Brasileira. No caso de utilização de algum outro código autorizado pela legislação vigente, os requisitos farmacopéicos da monografia deverão ser complementados com os ensaios descritos em métodos gerais da Farmacopéia Brasileira vigente, para a forma farmacêutica em estudo. Na falta de monografia farmacopéica oficial, o estudo deverá ser realizado utilizando-se método fornecido pela empresa solicitante, covalidado pelo laboratório executor do estudo, complementando-se com os ensaios descritos em métodos gerais da Farmacopéia Brasileira vigente.
o estudo deverá ser realizado utilizando-se substâncias químicas de referência e /ou padrões biológicos oficializados pela Farmacopéia Brasileira ou por outros códigos autorizados pela legislação vigente. Os ensaios para a comprovação da equivalência farmacêutica devem ser realizados, simultaneamente, nos medicamentos teste e referência;
para cremes, pomadas, ungüentos, géis e pastas, também deverão ser verificado se o tamanho das partículas contidas no medicamento teste e medicamento de referência são compatíveis.

Apresentar Relatório Técnico de Equivalência Farmacêutica, contendo:

certificado (s) de análise da Equivalência Farmacêutica do(s) medicamento(s) teste e referência, contemplando os seguintes itens:
no cabeçalho dos certificados:

nome fantasia do medicamento referência;
nome genérico segundo a DCB ou DCI;
nome do fabricante;
forma farmacêutica;
número do lote;
data de fabricação;
prazo de validade;
número e data de emissão do certificado;

no corpo dos certificados:
características do medicamento;
testes realizados (físico-químicos, químicos, biológicos etc.);
especificações de cada ensaio com citação das fontes pesquisadas;
resultados encontrados;

no rodapé dos certificados:
data e assinatura do(s) analista(s) e do responsável;
observações pertinentes;

parecer conclusivo sobre a Equivalência Farmacêutica do medicamento estudado.
os históricos individuais das análises realizadas, contemplando os dados utilizados na avaliação de cada ensaio incluindo, dados estatísticos, tabelas com resultados, cópia dos cromatogramas e espectros, dos medicamentos teste e referência, estarão à disposição da Empresa contratante e da ANVISA.

CRITÉRIOS PARA ESTUDOS DE EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA QUANDO A MESMA FOR ACEITA COMO INDICATIVO DA BIOEQUIVALÊNCIA.

Nos casos em que a equivalência farmacêutica for aceita como indicativo da bioequivalência, para obter registro como medicamento genérico, o mesmo deve cumprir as exigências citadas no item 1, realizando-se, também, estudo comparativo dos perfis de dissolução em relação ao medicamento de referência conforme o GUIA PARA ENSAIOS DE DISSOLUÇÃO PARA FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS ORAIS DE LIBERAÇÃO IMEDIATA (FFSOLI).

CRITÉRIOS PARA ESTUDOS DE EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA PARA MEDICAMENTOS A SEREM SUBMETIDOS AO ESTUDO DE BIOEQUIVALÊNCIA

Os estudos deverão ser realizados em medicamentos teste e referência com, preferencialmente, até seis meses de fabricação. O medicamento de referência deve cumprir com todos os requisitos farmacopéicos.
para obter registro como genérico, o medicamento deve:
cumprir em sua totalidade com os requisitos farmacopéicos da monografia individual, inscrita na Farmacopéia Brasileira. No caso de utilização de algum outro código autorizado pela legislação vigente, os requisitos farmacopéicos da monografia deverão ser complementados com os ensaios descritos em métodos gerais descritos na Farmacopéia Brasileira vigente, para a forma farmacêutica em estudo. Na falta de monografia farmacopéica oficial, o estudo deverá ser realizado utilizando-se método fornecido pela empresa solicitante, validado pelo laboratório executor do estudo, complementando-se com os ensaios descritos em métodos gerais da Farmacopéia Brasileira vigente. O estudo deverá ser realizado utilizando-se substâncias químicas de referência e /ou padrões biológicos oficializados pela Farmacopéia Brasileira ou por outros códigos autorizados pela legislação vigente. Os ensaios para a comprovação da equivalência farmacêutica devem ser realizados, simultaneamente, nos medicamentos teste e referência;
a diferença de teor do fármaco entre os medicamentos teste e referência não deve ser superior a 5%, sem, contudo, ultrapassar os limites farmacopéicos.
apresentar os resultados do estudo comparativo de perfis de dissolução, de acordo com o GUIA PARA ENSAIOS DE DISSOLUÇÃO PARA FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS ORAIS DE LIBERAÇÃO IMEDIATA (FFSOLI).

apresentar Relatório Técnico de Equivalência Farmacêutica, contendo:
certificado (s) de análise do(s) medicamento(s) teste e referência, contemplando os seguintes itens:
no cabeçalho dos certificados
nome fantasia do medicamento referência;
nome genérico segundo a DCB ou DCI;
nome do fabricante;
forma farmacêutica;
número do lote;
data de fabricação;
prazo de validade;
número e data de emissão do certificado;
no corpo dos certificados
características do medicamento;
testes realizados (físico-químicos, químicos, biológicos etc.);
especificações de cada teste com citação das fontes pesquisadas;
resultados encontrados;
no rodapé dos certificados
data e assinatura do(s) analista(s) e do responsável;
observações pertinentes;
parecer conclusivo sobre a equivalência farmacêutica do medicamento estudado.

Os históricos individuais das análises realizadas, contemplando os dados utilizados na avaliação de cada ensaio incluindo, dados estatísticos, tabelas com resultados, cópia dos cromatogramas e espectros, dos medicamentos teste e referência, estarão à disposição da Empresa contratante e da ANVISA.

Serão aceitos como genéricos medicamentos que se apresentem na forma de comprimidos revestidos cujos medicamentos de referência sejam comprimidos simples, ou vice versa, desde que o revestimento não apresente função gastro-protetora. Adicionalmente, devem ser apresentados os resultados obtidos no estudo comparativo de perfil de dissolução, realizado de acordo com o GUIA PARA ENSAIOS DE DISSOLUÇÃO PARA FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS ORAIS DE LIBERAÇÃO IMEDIATA e relatório técnico de estudo de bioequivalência e/ou biodisponibilidade relativa.

GUIA PARA ENSAIOS DE DISSOLUÇÃO PARA FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS ORAIS DE LIBERAÇÃO IMEDIATA (FFSOLI)

GUIA PARA ENSAIOS DE DISSOLUÇÃO PARA FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS ORAIS DE LIBERAÇÃO IMEDIATA (FFSOLI) - 1/2002


INTRODUÇÃO

objetivo deste guia é fornecer:

recomendações gerais para ensaios de dissolução;

especificações relacionadas às características biofarmacêuticas de fármacos;

. métodos estatísticos para a comparação de perfis de dissolução;

. BASES TÉCNICO-CIENTÍFICAS

A absorção de fármacos a partir de formas farmacêuticas sólidas administradas por via oral depende da sua liberação, da dissolução ou solubilização do fármaco em condições fisiológicas e de sua permeabilidade através das membranas do trato gastrintestinal. Devido à natureza crítica dos dois primeiros, a dissolução in vitro pode ser relevante para prever o desempenho in vivo. Com base nestas considerações gerais, os ensaios de dissolução in vitro para FFSOLI, tais como comprimidos e cápsulas, são utilizados para garantir a qualidade lote-a-lote, orientar o desenvolvimento de novas formulações e assegurar a uniformidade da qualidade e do desempenho do medicamento após determinadas alterações.

O conhecimento relacionado à solubilidade, permeabilidade, dissolução e farmacocinética deve ser considerado para a definição de especificações de dissolução, visando à aprovação do registro do medicamento.

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO BIOFARMACÊUTICA (SCB)

Tendo como base a solubilidade e a permeabilidade dos fármacos, o seguinte SCB é recomendado na literatura:

caso I: alta solubilidade (AS) e alta permeabilidade (AP);

caso II: baixa solubilidade (BS) e alta permeabilidade (AP);

caso III: alta solubilidade (AS) e baixa permeabilidade (BP);

caso IV: baixa solubilidade (BS) e baixa permeabilidade (BP).

Essa classificação pode ser usada para determinar especificações de dissolução in vitro e também pode fornecer as bases para prever quando a correlação in vitro-in vivo (CIVIV) pode ser obtida com sucesso. A solubilidade de um fármaco é determinada pela dissolução da dosagem mais alta de um medicamento em 250 mL de uma solução tampão de pH entre 1,0 e 8,0. Um fármaco é considerado altamente solúvel quando o resultado, em volume, da relação dose/solubilidade é menor ou igual a 250 mL. Um fármaco de alta permeabilidade é, geralmente, aquele cuja biodisponibilidade absoluta é maior que 90% na ausência de instabilidade no trato gastrintestinal ou quando este parâmetro é determinado experimentalmente. O SCB sugere que, para fármaco de AS e AP (caso I) e para alguns fármacos de AS e BP (caso III), a obtenção de 85% de dissolução em HCl 0,1M, em até 15 minutos, pode garantir que a biodisponibilidade do fármaco não é limitada pela dissolução. Nestes casos, o passo limitante da velocidade de absorção do fármaco é o esvaziamento gástrico.

Para fármacos de BS e AP (caso II), a dissolução pode ser o passo limitante da velocidade de absorção e uma correlação in vitro-in vivo pode ser esperada. Perfis de dissolução obtidos em meios de dissolução diferentes são recomendados para medicamentos que contém fármacos desta categoria. Para fármacos de AS e BP (caso III), a permeabilidade é o passo limitante da velocidade de absorção, podendo-se esperar, no máximo, uma CIVIV limitada, dependente das velocidades relativas de dissolução e do trânsito intestinal. Os fármacos que se enquadram no caso IV (BS e BP), geralmente apresentam problemas significativos para liberação a partir de FFSOLI.

ESPECIFICAÇÕES DE DISSOLUÇÃO

As especificações de dissolução in vitro são estabelecidas para garantir consistência de qualidade lote-a-lote e para indicar problemas potenciais de biodisponibilidade. Para medicamentos novos, as especificações de dissolução devem ser baseadas nos dados obtidos a partir do lote utilizado para a realização do ensaio de biodisponibilidade (biolote). Para medicamentos genéricos, as especificações de dissolução são geralmente as mesmas do medicamento de referência. Estas especificações são confirmadas testando o desempenho de dissolução do biolote. Caso a dissolução do genérico seja substancialmente diferente da dissolução do medicamento de referência, e o estudo in vivo tenha comprovado a bioequivalência entre ambos, uma especificação de dissolução diferente para o genérico pode ser estabelecida, desde que baseada em uma CIVIV validada. Neste caso, esta especificação deve ser cumprida durante o tempo de permanência do medicamento genérico no mercado.

Três categorias de especificações de dissolução para medicamentos de liberação imediata podem ser descritas:

Especificações de um único ponto

Corresponde a um teste de controle de qualidade de rotina (para medicamento contendo fármacos altamente solúveis).

Especificações de dois pontos

para caracterizar a qualidade do medicamento;

como um teste de controle de qualidade de rotina para certos tipos de medicamentos (por exemplo, fármacos pouco solúveis em água que se dissolvem lentamente como a carbamazepina).

Comparação de perfis de dissolução

Para evitar a exigência de estudos de bioequivalência das formas farmacêuticas de liberação imediata de menor dosagem, quando existirem várias apresentações com a mesma formulação, deve-se comparar os perfis de dissolução, devendo ser idênticos entre todas as dosagens.

Especificações de Dissolução

As especificações devem ser baseadas nas características de dissolução do biolote. Caso a formulação desenvolvida para comercialização difira significativamente daquela do biolote, são recomendados a comparação de perfis de dissolução e o estudo de bioequivalência entre estas duas formulações.

Os ensaios de dissolução devem ser realizados em condições tais como: método da cesta a 50/100 rpm ou pá 50/75/100 rpm. Para gerar um perfil de dissolução, deve-se obter, no mínimo, cinco pontos de amostragem dos quais, no mínimo três correspondam a valores de porcentagem de fármaco dissolvido menores que 65% e o último ponto seja relativo a um tempo de coleta igual a, pelo menos, o dobro do tempo anterior. Para medicamentos de dissolução rápida pode ser necessário amostragens em intervalos menores (5 ou 10 minutos). Para medicamentos com fármacos altamente solúveis que apresentam dissolução rápida (casos I e III do SCB), um teste de dissolução de um único ponto (60 minutos ou menos) que demonstre dissolução de, no mínimo, 85% é suficiente para controle da uniformidade lote-a-lote. Para medicamentos contendo fármacos pouco solúveis em água, que se dissolvem lentamente (caso II do SCB), recomenda-se um ensaio de dissolução de dois pontos, ou seja, um a 15 minutos e outro a 30, 45 ou 60 minutos, para assegurar 85% de dissolução.

Especificações de Dissolução para Medicamentos Genéricos

As especificações de dissolução para medicamentos genéricos são classificadas em três categorias:

Especificações Farmacopéicas Disponíveis

Nestes casos, o teste de dissolução para controle de qualidade é aquele descrito na Farmacopéia Brasileira ou, na ausência deste, em outros códigos autorizados pela legislação vigente. Recomenda-se, também, estabelecer o perfil de dissolução, nas condições referidas no item 4.4 com intervalos de coleta de 15 minutos ou menos, empregando o método farmacopéico, quando houver, para os medicamentos teste e referência, utilizando 12 (doze) unidades de cada. Quando justificado cientificamente, dados adicionais de dissolução podem ser apresentados.

Especificações Farmacopéicas Não-Disponíveis; Ensaio de dissolução desenvolvido para o medicamento inovador disponível (publicação)

Nestes casos, recomenda-se estabelecer os perfis de dissolução nas condições referidas no item 4.4, para os medicamentos teste e referência (doze unidades de cada). Dados adicionais de dissolução podem ser solicitados por ocasião do registro, quando cientificamente justificado.
Especificações Farmacopéicas Não-Disponíveis; Ensaio de dissolução desenvolvido para o medicamento inovador não disponível

Nestes casos, recomenda-se estabelecer perfis de dissolução comparativos empregando os medicamentos teste e referência, realizados sob várias condições, que podem incluir, no mínimo, três meios de dissolução diferentes (pH 1,0 a 6,8), adição de tensoativos e uso de pá ou cesta, variando-se as velocidades de agitação. Em todos os casos, os perfis devem ser estabelecidos como recomendado no item 4.5.1. As especificações de dissolução são baseadas em dados disponíveis de bioequivalência.

Casos Especiais

Ensaio de Dissolução de Dois Pontos

Para fármacos pouco solúveis em água (por exemplo, carbamazepina), recomenda-se estabelecer ensaio de dissolução com mais de um ponto de coleta de amostra para o controle de qualidade de rotina. Alternativamente, pode-se utilizar um perfil de dissolução.
Ensaio de Dissolução em Dois Meios

Para refletir mais adequadamente as condições fisiológicas do trato gastrintestinal, pode-se empregar ensaio de dissolução utilizando suco gástrico simulado (SGS), com ou sem pepsina, ou suco entérico simulado (SES), com ou sem pancreatina, para determinar a qualidade lote-a-lote, desde que a bioequivalência seja mantida. Exemplo: em alguns casos, com o envelhecimento, observa-se decréscimo da dissolução de cápsulas gelatinosas, devido à formação de película, quando testadas em SGS e SES sem enzimas. No entanto, na presença de enzimas, pode-se verificar um aumento significativo na dissolução. Nestas condições, um perfil de dissolução em diferentes meios pode ser necessário para avaliar a qualidade do medicamento.

Mapeamento

O termo mapeamento refere-se ao processo pelo qual é possível determinar a relação entre variáveis críticas de fabricação (VCF) e uma resposta derivada de dados provenientes dos perfis de dissolução (in vitro) e de biodisponibilidade. As VCF incluem alterações de formulação, processo, equipamentos, materiais e métodos que podem afetar significativamente a dissolução.

O objetivo desse método é desenvolver especificações para o medicamento que possam garantir a bioequivalência de futuros lotes fabricados dentro dos limites aceitáveis de dissolução. Vários tipos de experimentos podem ser efetuados para estudar a influência das VCF sobre o desempenho do medicamento. Um destes experimentos pode ser descrito como:

preparar duas ou mais formulações que envolvam VCF e estudar suas características de dissolução;

testar a formulação que apresenta a dissolução mais rápida e aquela de dissolução mais lenta em um grupo de voluntários sadios (por exemplo, n³ 12), comparando-as com o medicamento de referência ou com aquela formulação a ser comercializada;

determinar a biodisponibilidade desses medicamentos e estudar as correlações in vitro-in vivo.

Os medicamentos que apresentam características extremas de dissolução também são denominados por "lotes limites". Caso esses produtos sejam bioequivalentes à referência ou ao medicamento a ser comercializado, lotes futuros que apresentem características de dissolução entre essas faixas deveriam ser bioequivalentes entre si. Nesse sentido, esse método pode ser considerado como forma de verificar limites para especificações de dissolução.

As especificações de dissolução estabelecidas empregando esse método podem fornecer melhores garantias sobre a qualidade e o desempenho do medicamento. Dependendo do número de produtos avaliados, esse estudo pode fornecer informação sobre correlações in vitro-in vivo e/ou relações entre esses dados.

Correlações in vitro-in vivo (CIVIV)

Para fármacos altamente solúveis em água (casos I e III do SCB), presentes em medicamentos de liberação imediata que apresentam excipientes e técnicas de fabricação consideradas convencionais, nem sempre é possível obter uma CIVIV. Entretanto, é provável encontrar uma CIVIV para fármacos pouco solúveis em água (caso II do SCB).

O valor da dissolução como ensaio de controle de qualidade preditivo do desempenho in vivo de um medicamento aumenta significativamente quando uma relação entre dados in vitro e in vivo é estabelecida (correlação ou associação). O ensaio in vitro constitui-se em uma "ferramenta" para distinguir entre medicamentos aceitáveis (bioequivalentes) e inaceitáveis (bioinequivalentes).

Para obter uma CIVIV, deve-se elaborar, no mínimo, três lotes que difiram in vivo e in vitro. Quando esses lotes apresentam distintos comportamentos in vivo, as condições in vitro podem ser alteradas para que correspondam com os dados in vivo e, deste modo, obtenha-se uma CIVIV. Caso não existam diferenças in vivo entre esses lotes e o desempenho in vitro é diferente, é possível modificar as condições desse ensaio para encontrar o mesmo desempenho da dissolução dos lotes estudados in vivo. Freqüentemente, verifica-se que o ensaio in vitro é mais sensível no sentido de diferenciar formulações em relação ao ensaio in vivo. Sob o ponto de vista da garantia de qualidade, um ensaio mais discriminativo é preferido, uma vez que poderá indicar possíveis alterações na qualidade do medicamento antes que o desempenho in vivo seja modificado.

Validação e Verificação das Especificações

Pode ser necessário efetuar ensaios in vivo para validar as especificações obtidas in vitro. Neste caso, a mesma formulação deve ser empregada, mas outros fatores relacionados as VCF devem ser alterados. Dois lotes com diferentes perfis in vitro devem ser preparados (mapeamento). Estes produtos devem, então, ser testados in vivo e, caso demonstrem diferenças, o sistema pode ser considerado validado. Por outro lado, caso não sejam constatadas diferenças in vivo, os resultados podem ser interpretados como uma verificação dos limites de dissolução, como discutido anteriormente. Neste caso, novas especificações de dissolução devem ser desenvolvidas, até que resultados in vivo possam refletir as diferenças in vitro.

COMPARAÇÃO ENTRE PERFIS DE DISSOLUÇÃO

Até recentemente, testes de dissolução de um único ponto e especificações têm sido empregados para avaliar aumento de escala de fabricação e alterações pós-registro. Quando são efetuadas alterações consideradas menores, o teste de dissolução de um único ponto pode ser adequado para garantir a manutenção da qualidade e desempenho do medicamento.

Para alterações consideradas maiores, recomenda-se comparação dos perfis de dissolução, obtidos em condições idênticas, entre a formulação alterada e a original. Nesta comparação avalia-se a curva como um todo, além de cada ponto de coleta do meio de dissolução, empregando-se métodos modelo independentes e modelo dependentes.

Método Modelo Independente que emprega o Fator de Semelhança

Um método modelo independente simples é aquele que emprega um fator de diferença e um fator de semelhança (f2) para comparar perfis de dissolução. O fator f1 calcula a porcentagem de diferença entre os dois perfis avaliados a cada tempo de coleta e corresponde a uma medida do erro relativo entre os perfis:


onde: n > número de tempos de coletaRt > valor de porcentagem dissolvida no tempo t, obtido com o medicamento ou com a formulação original (antes da alteração);Tt > valor de porcentagem dissolvida da formulação alterada, no tempo t.

fator f2 corresponde a uma medida de semelhança entre as porcentagens dissolvidas de ambos os perfis:


O procedimento é descrito a seguir:

Determinar o perfil de dissolução de ambos os medicamentos: teste e referência empregando doze unidades de cada.

Calcular os fatores f1 e f2 utilizando as equações apresentadas anteriormente.

Critério para que dois perfis de dissolução sejam considerados semelhantes:


Deve-se também considerar:

empregar, no mínimo, cinco pontos de coleta;

incluir apenas um ponto acima de 85% de dissolução para ambos os produtos;

para permitir o uso de médias, os coeficientes de variação para os primeiros pontos (15 minutos, por exemplo) não devem exceder 20%. Para os demais pontos considera-se o máximo de 10%;

os valores médios de Rt podem ser derivados do último lote usado como referência, sem alteração, ou de dois ou mais lotes consecutivos, sem alteração.

Método Modelo Independente Multivariado

Nos casos em que o coeficiente de variação dentro do lote é maior que 15%, é mais adequado aplicar um método modelo independente multivariado para comparação dos perfis de dissolução. As seguintes etapas são recomendadas:

Determinar os limites de semelhança em termos da distância estatística multivariada (DEM) baseada nas diferenças de dissolução interlotes, a partir dos lotes de referência aprovados.

Estimar DEM entre as médias de dissolução entre o teste e a referência.

Estimar um intervalo de confiança 90% (IC 90%) em relação a DEM real entre o teste e a referência.

Comparar o limite superior do IC 90% com o limite de semelhança. O lote teste é considerado semelhante ao de referência se o limite superior do IC 90% é menor ou igual ao limite de semelhança.

Métodos Modelo Dependentes

Vários modelos matemáticos têm sido descritos na literatura para interpretar perfis de dissolução. Para sua aplicação, as seguintes etapas são sugeridas:

selecionar o modelo mais adequado para os perfis de dissolução para a referência (lotes sem alteração, aprovados). Um modelo com não mais que três parâmetros (por exemplo, linear, quadrático, logístico, probitos ou Weibull) é recomendado;

empregar os perfis de dissolução gerados para cada unidade analisada, determinando o modelo mais adequado;

uma região de semelhança é determinada baseando-se na variação dos parâmetros para cada unidade testada a partir do lote de referência aprovado;

calcular a DEM em relação aos parâmetros do modelo, entre os lotes teste e referência;

estimar a região de confiança 90% em relação à diferença real entre ambos os lotes;

comparar os limites da região de confiança com a região de semelhança. Caso a região de confiança esteja contida na região de semelhança, o perfil de dissolução do lote teste é considerado semelhante ao perfil de dissolução do lote de referência.

ISENÇÃO DE ENSAIOS DE BIOEQUIVALÊNCIA

Além de serem empregados na rotina do controle de qualidade, os ensaios de dissolução têm sido utilizados para evitar a exigência da realização de estudos de bioequivalência para dosagens menores de uma determinada forma farmacêutica. Para tanto, um perfil de dissolução deve ser efetuado e avaliado empregando um dos métodos descritos no item 5 (Comparação entre Perfis de Dissolução), seguindo-se, também o critério: para múltiplas dosagens de um medicamento de liberação imediata, que apresenta farmacocinética linear, pode-se realizar o estudo de bioequivalência com a forma de maior dosagem, não sendo necessário realizá-lo com as de menor dosagem desde que a sua dissolução seja adequada e que a composição seja a mesma. Em todos os casos, a aprovação das dosagens menores está baseada na comparação de seus perfis de dissolução e semelhança (fator f2) com aquele perfil proveniente do lote que foi submetido ao estudo de bioequivalência.

9.04.2008

Vagas, vagas e vagas .......

04/09/2008

EXECUTIVOS DE AR

Estamos iniciando um processo seletivo para a contratação de três novos EAR (Executivos de AR) quem tiver alguma indicação, por favor encaminhe o currículo. Necessário: Experiência em vendas ERP (mínimo 02 anos); Conhecimento em processos empresariais (financeiro,faturamento,fiscal,contábil etc.); Conhecimento em tecnologias de hardware e softwares de apoio ( banco de dados, servidores, sistemas operacionais etc.); Formação nas áreas administrativas, contábil , marketing ou de gestão. Desejado : Conhecimento em processos e sistemas de gestão das áreas educacional, produção,engenharia, hospitalar, RH e logística; Conhecimento mercado corporativo fluminense e relacionamento com a alta direção; Veículo próprio, notebook; Inglês Intermediário; Espanhol Básico. Comportamental: Facilidade de trabalhar em equipe; Habilidade em comunicação; Habilidade em vencer objeções argumentativas; Auto-motivação; Auto-gerenciamento. arnaldo.almeida@totvs.com.br




GERENTE DE TERRITÓRIO

Candidatos interessados e que estiverem dentro do perfil exigido, enviar currículo para tbernardino@catho.com.br, colocar no assunto por gentileza "Gerente de território/RJ". Título da Vaga: Gerente de Território (Vendas). Escolaridade: Superior completo em Engenharia Química ou Química Industrial. Experiências/Habilidades: Recém-formado ou até 03 anos formado. Experiência em vendas técnicas, ou Experiência em petroquímica ou refinaria. Atividades que serão desenvolvidas: Vendas, assessoria técnica aos clientes, supervisão dos processos, abertura de mercado em potencial do seu território, estudos, pesquisas, elaboração de relatórios, e afins. Executar tarefas pertinentes à área de atuação e afins. Desejáveis: Pacote Office básico. Idiomas: Inglês - intermediário ou avançado. Especificações: Pró-ativo, capacidade de negociação, comprometido, comunicativo, planejamento, organização, tomada de decisão e senso crítico. Viagens: Eventualmente para RS (Matriz: Porto Alegre/RS) e SP. Salário: Recém-formado: R$ 2.941,76 + 30% periculosidade ou Formado há 3 anos com experiência: R$ 3.524,82 + 30% periculosidade. Benefícios: Carro + Ajuda de custo (combustível, manutenção do carro, estacionamento) + Convênio Médico (Unimed) + Seguro de Vida + Prêmio de Vendas (até 04 salários/ano) + adicional de periculosidade 30%. Contratação: CLT. Horário de trabalho: Flexível. Resida no: Rio de Janeiro. Idade: Até 30 anos. tbernardino@catho.com.br




ANALISTA DE CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO


Prezados, segue abaixo os requisitos necessários para vaga de analista de Controle de Qualidade Microbiológico no RJ: Faixa etária - indiferente. sexo - indiferente. Escolaridade - Superior em Farmácia ou Biologia. Conhecimentos técnicos necessários - Experiência em toda rotina de laboratório microbiológico como análise de água, teste de endotoxina e dosagem de antibióticos. Tempo mínimo de experiência - 1 ano. Horário de trabalho - 8 as 17. Disponibilidade para viagens ou horas extras. Idioma e nível - inglës Intermediário. Atividades que serão realizadas pelo funcionário - Análise de água, Amostragem de matéria-prima, monitoramento ambiental, preparo de meio de cultura, Elaboração de procedimento, teste de endotoxina e dosagem de antibióticos. Favor enviar currículo colado na mensagem, com último salário e pretensao para lfarmaceutico@yahoo.com.br. NAO SERAO LIDOS ANEXOS!!!




GERENTE GERAL DE PROJETOS/ENGENHEIRO DE FACILITIES

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: Gerente Geral de Projetos/Engenheiro de Facilities. Requisitos: Nível Superior - Engenharia Civil, Petróleo ou similar. Inglês e Espanhol em nível avançado. 10 anos de experiência em Instalações de Produção offshore. Conhecimentos em águas rasas ( até 500 metros). Experiência em desenvolvimento de campo. Experiência em projetos, construção e instalação de facilidades de produção offshore em águas rasas: plataforma fixa, oleodutos submarinos, sistema de escoamento, terminais marítimos. Forte background em gerenciamento de projetos offshore. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês para hroil@hroil.com.br - informando a pretensão salarial e o cargo que está se candidatando no título do e-mail.
03/09/2008 ---

COORDENADOR DE PRODUÇÃO

Empresa de médio porte localizada na Zona Norte (Fazenda Botafogo) do Rio de Janeiro seleciona Coordenador de Produção para início imediato. Requisitos: Superior em Contabilidade, Economia, Administração de Empresas ou Engenharia de Produção; Domínio do Pacote Office; Experiência na área de logística; Conhecimentos em PCP. Benefícios: Salário a combinar em torno de R$1500,00 + VT + Refeição no local. Importante: Currículos no corpo do e-mail com pretensão salarial para rh.logistica@yahoo.com.br.



CHEFE DE MANUTENÇÃO NA BARGOA

Segue perfil de profissional para o CARGO DE CHEFE DE MANUTENÇÃO na Bargoa / Rio. Os interessados que se enquadrarem no perfil devem enviar CV para o e-mail: bento@bargoa.com.br. Salário: Entre R$3.500,00 e R$4.000,00, dependendo da experiência. Perfil necessário: Engenheiro ou Técnico em Mecânica ou Eletrotécnica. Experiência mínimo de 3 anos na função ou função similar; Experiência mínimo de 3 anos em Manutenção de Injetoras de Termoplásticos; Experiência em Gestão de Contrato de Energia; Experiência em Manutenção de Instalções Prediais; Experiência em Gestão de equipes de trabalho multifuncionais; Experiência em Programação e acompanhamneto de Manutenção Corretiva, Preventiva e Preditiva; Conhecimento em Micro Informática (Excel e Word); Conhecimento em Sistemas de Gerenciamento de Manutenção; Conhecimento em Manutenção Mecânica, Eletrica e Eletrônica; Habilidade em Interpretação e Reparo de CLPs e Circuitos Elétricos e Eletrônicos; Habilidade em Interpretação e Reparo de Circuitos Hidrâulicos e Pneumáticos; Perfil desejável: Experiência em Manutenção de Prensas Hidráulicas e Excêntricas; Conhecimento de TPM para implantação deste sistema; Conhecimento em Gestão Integrada (ISO 9000, ISO14000 E OSHAS 18000). Os interessados que se enquadrarem no perfil devem enviar CV para o e-mail: bento@bargoa.com.br



FARMACÊUTICO

Grupo Foco seleciona para seu cliente, maior distribuidor de produtos médicos-hspitalares: Requisitos: Superior completo em Farmácia. Vivência em distribuição de produtos para saúde (correlatos) e medicamentos. Noções gerais de ISO 9000. Conhecimento em Boas Práticas de Distribuição e Armazenamento (RDC 59/2000). Domínio nas ferramentas Excel, Internet e Word. Salário: R$ 1248,00. Local de trabalho: Duque de Caxias. Horário: 6hs por dia (Flexível). Interessados, cadastrar currículo no site www.grupofoco.com.br, na vaga 132813. Por favor, cadastre currículo completo. Não serão aceitos currículos por email.



ESTAGIÁRIO ELETROTÉCNICA OU ELETRÔNICA

Local de Trabalho: Ramos. Horário Comercial. Perfil: Sexo: Masculino Idade: 18 Anos a 25 Anos. Formação: Cursando. Técnico Eletrotécnica Ou Técnico Eletrônico (Curso c/ duração de 3 anos) (Preferencialmente Escola Técnica, que esteja no último período). Benefícios: Salário: a combinar. Refeição no local. Vale transporte. Horário de Trabalho : (A combinar) carga horária de 6 Horas. Os candidatos que estiverem dentro do perfil favor enviar o CV para o e-mail: rh@ipabras.com.br com o nome do cargo no campo assunto. A/C: DANIELLA. Obs: Somente serão aceitos currículos dentro do perfil e pretensão salarial e Quantidade de passagens.






ANALIST.DE RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL - MINERADORA

A MSARH está assessorando uma mineradora de grande porte na busca de uma Analista de Relacionamento Institucional Sênior para o RJ. Formação: Superior completo. Idiomas: Inglês avançado. Local: Rio de Janeiro - Centro. Experiência e Conhecimentos em: Disseminar na empresa o desafio do enfrentamento das mudanças climáticas e defender os interesses da empresa em relação ao tema junto a entidades de classe e governamentais. Atividades, Responsabilidades e Desafios do Cargo: Mudanças climáticas e seu impacto para as empresas. A empresa oferece ótimos salários e benefícios. Os interessados enviar currículo para: fernanda.rodrigues@msarh.com.br





TÉCNICO AMBIENTAL

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: Técnico de Segurança do Trabalho Ambiental. Inglês Avançado. Experiência embarcado. Atividades exercidas. O Profissional deverá ser qualificado e certificado como Técnico de Segurança do Trabalho, ter conhecimentos em: Procedimentos de descarte de materiais. Relatórios IBAMA. Relatórios FEEMA. Licenciamento Ambiental. Conhecimento dos Sistemas Petrobrás de Meio ambiente. Posição para atuar embarcado em Navio FPSO em regime 14x14. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês para hroil@hroil.com.br - informando a pretensão salarial e o cargo que está se candidatando no título do e-mail.




TEC. DE ENFERMAGEM

Hospital localizado na Zona Oeste do RJ recruta Tec. de enfermagem para UTI Neo Natal. É necessário experiência anterior de 6 meses no setor e disponibilidade para atuar numa escala 12/60. Os interessados que estiverem dentro do perfil devem enviar curriculum no corpo do e-mail para cr1st1ane_rh@ymail.com. CURRICULOS FORA DO PERFIL SERÃO DESCARTADOS




ESTÁGIO DE ENGENHARIA

O Fundo Criatec assessorando sua empresa investida busca Estagiário de Engenharia. Sobre a Empresa: Empresa de engenharia e inspeção de integridade de equipamentos off-shore no setor de petróleo & gás. Trata-se de uma empresa emergente está recebendo aporte de capital de um fundo de investimentos para sua expansão. Oferta: Estagiário de Engenharia Civil ou Engenharia Mecânica. Responsabilidades: Atuar no desenvolvimento de projetos de estruturas off shore. Perfil desejado: Graduação em Engenharia Civil ou Engenharia Mecânica. Estar cursando o penúltimo ou o último período da Graduação. Inglês Intermediário. Horário: 20 horas semanais. Bolsa: R$800,00. Local de Trabalho: Urca. Referência : Enviar currículo para o email elaine@fundocriatec.com.br com assunto "Estagiário de Engenharia"




SUPERVISOR DE PRODUÇÃO




AFAMAR Capital Humano seleciona: Supervisor de Produção para Multinacional. Superior completo em Engenharia ( Produção, Química, Elétrica ou Mecânica). Local: Campo Grande. Vivência anterior na função. Benefícios: Assistência Médica, Odontológica, VT, VR, Ônibus da Empresa, Participação nos Lucros, 14º Salário, e etc). Enviar CV com Pretensão Salarial para bianca@afamar.com.br, mencionando no assunto o cargo em questão.




TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

SELECIONAMOS PARA EMPRESA MULTINACIONAL DE GRANDE PORTE: TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Imprescindível experiência em indústrias com grau de risco 3 ou 4. Conhecimento em NR´S (prova técnica). É Necessário ter Conhecimento em planilha de excel avançado e conhecimento de Sap. Salário: 1927,77 reais + V.T + V.R + Assistência médica + Assistência odontológica + 14º salário + seguro de vida + P.L + plano de encarreiramento na companhia. Horário: Disponibilidade de horário para atuar no turno da noite. Local: Campo Grande. Características pessoais: Dinâmica, Objetividade (imprescindível) que saiba trabalhar com pessoas, ter boa escrita, domínio verbal Ser seguro, interessado, saber trabalhar com autonomia, flexível e enérgico. Os interessados favor encaminhar currículos para joana@grupolet.com colocando no assunto do e-mail o nome da vaga (TST - Campo Grande).



TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

SELECIONAMOS PARA EMPRESA DE GRANDE PORTE. TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Experiência com graus de risco 2 e 3 e ótimos conhecimentos de NR´s. É Necessário ter Conhecimento avançado em pacote office (excel) e Sap. Salário: em torno de 1.800 + benefícios. Requisito: Tem que estar cursando faculdade. Horário: disponibilidade de horário. Local: Zona Oeste. TEM QUE TER CNH B Definitiva - Carro. Características pessoais: Dinâmica, Objetividade (imprescindível) que saiba trabalhar com pessoas, ter bom domínio verbal, Ser seguro, interessado, saber trabalhar com autonomia, ser flexível e enérgico. Os interessados devem encaminhar currículos para joana@grupolet.com colocando no assunto do e-mail (TST).




MECÂNICO - TÉCNICO MECÂNCIO

Siderurgica contrata: 2º Grau Completo / Técnico Mecânico. Mecânico e Técnico Mecânico para trabalhar em Termoelétrica. Com experiência em manutenção de turbinas, geração de energia na área de termoelétrica. Enviar Cv para: anaunesa@hotmail.com, colocar no assunto: Mecânico - Técnico Mecânico.




OPERADOR DE PRODUÇÃO (PETROQUÍMICA)

Multinacional do segmento de petróleo contrata para sua filial em Duque de Caxias - RJ: OPERADOR GRANEL. Ensino Médio Completo (Preferencialmente formação técnica); Sólida experiência em drenagem de tanques, combate de incêndios, operação de arrumação e levantamento de carga, manuseio de adição de aditivos e práticas de HSSE; Flexibilidade para trabalho aos domingos e/ou em turnos; Ser oriundo de empresas de petróleo ou industrial; Salário: A combinar. Benefícios: VR (R$ 17,16 / dia) + VT + Ass. Médica + Plano Odontológico + Seg. Vida + Prev. Privada + Part. Resultados ( 1,5 a 2,0) entre outros. Os interessados, e dentro do pefil, podem encaminhar seus currículos para sresende@grupofoco.com.br com o assunto OGI




ESTÁGIO EM ENGENHARIA MECÂNICA

ESTAGIÁRIOS DE ENGENHARIA MECÂNICA. CURSANDO ENTRE O 4° E 7º PERIODO. LOCAL: SANTA CRUZ. HORÁRIO: 9H ÁS 16H. BOLSA: 565,00. BENEFÍCIOS: VT + VR + SEGURO DE VIDA. ATIVIDADES: IRÁ ATUAR NO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CURRÍCULOS NO CORPO DO E-MAIL PARA cibeleribeiro@parceriaconsult.com.br COM O ASSUNTO: ENG. MECÂNICA




ESTÁGIO EM BIOLOGIA

ESTAGIÁRIOS DE BIOLOGIA. CURSANDO ENTRE O 5° E 6º PERIODO. LOCAL: COPACABANA. HORÁRIO: 9H ÁS 15H. BOLSA: 425,00. BENEFÍCIOS: VT + V LANCHE R$ 3,00 POR DIA + SEGURO DE VIDA. SOMENTE CANDIDATOS COM 2ºGRAU TÉCNICO EM LABORÁTORIO. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CURRÍCULOS NO CORPO DO E-MAIL PARA cibeleribeiro@parceriaconsult.com.br COM O ASSUNTO: BIOLOGIA




NUTRICIONISTA

Creche Escola contrata: NUTRICIONISTA. Local: Tijuca/ RJ. Trabalhar 02 dias na semana. Experiência Minima de 02 anos. Salário a combinar. Escolaridade: Superior completo em Nutrição. Atençao: As interessadas deverão enviar seus curriculos para: extracurriculo@yahoo.com.br; Só aceitaremos currículos no CORPO DO E-MAIL !!! (Não abrimos curriculos em anexo); Favor colocar o CARGO no lugar do ASSUNTO; Obs: Alguns candidatos(as) perdem oportunidade de emprego por enviarem curriculos em anexo, e NÂO ABRIMOS curriculos anexados.

9.03.2008

LILLY PREPARA LANÇAMENTO DO CIALIS DOSE DIÁRIA
26/08/2008
São Paulo, Quando se fala em medicamento para disfunção erétil a associação imediata é com a vida sexual do paciente. Mas o Laboratório Eli Lilly quer mais do que isso. Quer mostrar ao homem que este pode ser apenas um dos sintomas de problemas muito mais sérios com sua saúde masculina, como deficiências cardiovasculares, diabetes, hiperplasia prostática benigna ou até câncer de próstata. Para isso, a empresa já articula uma nova abordagem de mercado do Cialis também no Brasil, assim como foi feito nos Estados Unidos e Europa. O produto lançado em 2003 e que já é líder do mercado mundial com 42% de participação, roubou a cena do pioneiro Viagra por oferecer uma ação de 36 horas contra as quatro do rival. Agora, com a visão de saúde, a indicação deve ser diária, com redução da dosagem de 20 miligramas para 5 miligramas. "Muitos homens não procuram médicos pensando nos problemas de saúde que a impotência podem significar e é isso que queremos alertar", explica o diretor global de marketing da Eli Lilly para Cialis, John Bamforth. O executivo, que veio ao Brasil para encontro com a equipe que vai traçar os planos para os próximos meses, adiantou para a Gazeta Mercantil que o País, como o segundo maior mercado mundial, é muito importante nessa estratégia global. Mundialmente o mercado de disfunção erétil já movimenta cerca de US$ 3 bilhões com crescimento de 6% por ano. A Lilly faturou em US$ 1,2 bilhão. A empresa encerrou o primeiro semestre deste ano com um crescimento de 44% na área em relação aos primeiros seis meses de 2007, totalizando um faturamento de US$ 700 milhões, o equivalente a 8% da receita total da companhia no período. "Acreditamos que a dosagem 'onde day' poderá melhor muito a qualidade de vida dos pacientes em geral", explica o diretor da Lilly. O custo disso, segundo o executivo, ficará similar ao de um paciente que toma dois comprimidos por semana. A Lilly não revela os investimentos que fará nesta nova estratégia de dosagem diária, nem quanto vai contabilizar em ganhos, uma vez que detém a patente do medicamento até 2017. Para Bamforth, a falta de informação e o preconceito do brasileiro em relação aos tratamentos urológicos não é uma limitação. "Os brasileiros são mais abertos a este tipo de tratamento e abordagem que os japoneses ou chineses, por exemplo", afirma o executivo. Para ele, o crescimento da venda do Cialis em relação aos outros concorrentes do mercado só demonstra que os homens estão aprovando os benefícios reais oferecidos pelo produto. "Com a garantia de 36 horas de duração, a urgência acaba e a naturalidade da vida sexual volta, como ocorria antes do problema", explica, acrescentando que, na França, onde o Cialis detém a maior participação em todo o mundo, de 60%, ele já tem o apelido de "fim de semana". No Brasil, enquanto o mercado, em 2007, cresceu 12,62% em dólares e 3,72% em volume, o Cialis cresceu 21,37% em dólar, e 6,12% em volume. No primeiro semestre de 2008 a expansão do mercado chegou a 29,82% ante igual período de 2007 em valores e 5,53% em volume. Enquanto isso, o crescimento de Cialis no mercado brasileiro no semestre foi de 34,56% em dólares e de 9,73% em volume. No total, as vendas de medicamentos Lilly no País até julho de 2008 ficaram em US$ 186.102.936,32. Sozinho, o Cialis representou 60% dessas vendas. Por isso, a empresa vem apostando tanto no produto. "Além disso, o medicamento ainda pode tratar de outra doença como a hipertensão arterial pulmonar, que pode matar uma pessoa em três anos", diz. Com o medicamento, a vascularização do pulmão, assim como dos genitais, melhora e a pessoa ganha uma sobrevida de mais dois anos. VIAGRA - As vendas de Viagra, primeiro medicamento para esse tipo de tratamento lançado no mercado mundial que já é comercializado no Brasil há 10 anos, tiveram crescimento de 2,7% em números de caixas vendidas no primeiro semestre deste ano, segundo informou a Pfizer, com base nos dados do IMS Health. No período, de acordo com a companhia, o produto faturou US$ 45 milhões, valor que representa alta de 16,8% considerando a receita obtida entre janeiro e junho do ano passado que ficou em US$ 38,6 milhões. Ainda de acordo com a Pfizer, em maio e junho, Viagra foi o produto que apresentou maior taxa de crescimento em vendas (dólares) no ranking dos 10 maiores produtos de prescrição da indústria farmacêutica, de acordo com dados do IMS. Enquanto o mercado cresceu 14% o Viagra 17%. Em junho, Viagra também se destacou com um crescimento de 8%, comparado a um crescimento de 1% do mercado. Em 2007 foram vendidas 7,1 milhões de pílulas azuis, números 97% superiores aos de 1998 quando o produto foi lançado no Brasil.

TERAPIA PARA REVERTER SURDEZ

MÉDICO DESCOBRE NOVA TERAPIA PARA REVERTER SURDEZ
28/08/2008
Um estudo publicado por cientistas americanos afirma que uma terapia genética que reverte a surdez em ratos é a nova esperança para humanos. A equipe de pesquisadores da Oregon Health and Science University descobriu uma forma de regenerar as células ciliares do ouvido, fundamentais para o aparelho auditivo. Entre 60% e 90% dos casos de surdez são causados por danos a essas células. A pesquisa, publicada na revista científica Nature, foi liderada pelo cientista John Brigande, que desde os 10 anos sofre com a perda gradual da audição. "Minha perda de audição é um grande desafio, tanto para minha vida pessoal como para a profissional", disse Brigande ao jornal britânico The Times. "Tenho esperança que haverá terapias de restauração para perda de audição ainda durante a minha vida". Em pessoas com audição normal, as células ciliares de uma região interna do ouvido - a cóclea - transformam sons em impulsos elétricos, que são transmitindo para o cérebro. Se danificadas ou mortas, estas células não podem mais ser repostas naturalmente. A perda das células ciliares da cóclea é motivo de muitos casos de surdez gradual na velhice. Outro fator é a exposição a sons altos. TERAPIA GÊNICA - Brigande e a sua equipe mostraram que, no caso de embriões de ratos, a terapia gênica pode ser usada para transformar algumas células em células ciliares. O tratamento usa um vírus inofensivo, Atoh1, que insere cópias de um gene da célula ciliar em outras células, que por sua vez se replicam com a mutação. No experimento, as células "tratadas" com o Atoh1 funcionaram exatamente como as células ciliares orginais. "Esta capacidade é um primeiro passo fundamental para definir terapias de tradução para melhorar os efeitos de doenças intra-ouvido em humanos", afirmam os pesquisadores. A aplicação em humanos ainda está longe, mas a descoberta sugere uma alternativa para tratar cócleas danificadas sem utilização de instrumentos mecânicos ou elétricos. Atualmente, um dos métodos usados é o implante coclear, que funciona com estímulos diretos ao nervo auditivo, sem restauração das células ciliares. Com essa técnica, os pacientes não voltam a ouvir completamente, mas conseguem ter algumas sensações de sons. Andy Forge, professor do órgão britânico Deafness Research UK que leu a pesquisa feita pelos americanos, disse que a terapia genética pode ser uma forma de se combater algumas formas de surdez congênitas. "Com uma em cada 2 mil crianças nascendo surdas por defeitos genéticos, uma terapia destas claramente teria valor", disse Forge. - Da BBC Brasil -

Brasileiro: o mais feliz do mundo

Pesquisa feita em 132 países mostra que brasileiro tem altíssima expectativa de felicidade


Rio - Em cinco anos, o brasileiro será o povo mais feliz do mundo. Pelo menos, é o que ele espera. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Instituto Votorantim, com base em dados coletados pelo Instituto Gallup com mais de 130 mil pessoas em 132 países, revelou que os brasileiros têm o nível mais alto de expectativa de felicidade em relação ao futuro: 64% dos entrevistados acreditam que terão felicidade suprema até 2013. Em uma escala de 0 a 10, a satisfação tupiniquim em cinco anos será de 8,28.

Os jovens olham o amanhã com ainda mais otimismo. Quando o alvo das perguntas é o brasileiro entre 15 e 29 anos, o Índice de Felicidade Futura (IFF) pula para 9,29, à frente dos Estados Unidos (2º colocado, com 9,11), Venezuela (8,87) e países europeus como França e Dinamarca (ambos com 8,78). Segundo o economista-chefe do Centro de Políticas Sociais da FGV, Marcelo Neri, o estudo confirma a fama do Brasil como o velho ‘país do futuro’.

A explicação para tanto otimismo juvenil é a transformação no cenário econômico brasileiro. Só em 2007, foram criados 1,6 milhão de novos empregos formais, e 91% deles ficaram com pessoas de 15 a 29 anos. Nesse período, a renda do jovem gerada pelo trabalho aumentou 10,5% ao ano e seu nível de escolaridade também aumentou 1,75%. Agora ele passa 10,4 anos na escola, contra 9,5 anos em 2003.

INVESTIMENTO EM ESTUDO

A escolaridade do jovem brasileiro cresceu 3,1 anos em 14 anos, quando a tendência é aumentar um ano por década. Enquanto o País passava por uma crise de desemprego, entre 1997 e 2003, o jovem foi para a escola, investiu na sua formação. “Em 2004, a economia se aqueceu e o mercado de trabalho se abriu para eles, que podem ganhar mais porque estão mais bem preparados”, explicou economista.

Para o serralheiro Francisco Gomes Sá, 23 anos, a vida só tende a melhorar. “No ano passado arrumei um emprego de carteira assinada. Ano que vem termino o Ensino Médio. Com diploma, terei chances de conseguir salário maior. Tenho uma filha de 2 anos e não posso reclamar da vida. Daqui a cinco anos, vou estar 100% feliz. Hoje a nota é 9”, arrisca.

Para Neri, a pesquisa trouxe de volta uma idéia relegada por especialistas nos últimos tempos: dinheiro traz, sim, felicidade. “A população dos países mais desenvolvidos se sente mais feliz. No Brasil, além da nossa cultura de povo alegre, esse otimismo está relacionado à melhoria na renda e nas perspectivas de uma vida melhor”.
Fonte:O Dia

9.01.2008

Seu emprego pode estar aqui: confira

01/09/2008

ENGENHEIRO CFD

MANPOWER - REFERÊNCIA MUNDIAL EM RECURSOS HUMANOS - Organização mundial presente em 4.500 escritórios em 80 países e territórios, 400.000 clientes no mundo, referência como provedora de oportunidades qualificadas para mais de 5 milhões de pessoas por ano, identifica o seguinte profissional para multinacional de Gerenciamento de Riscos: ENGENHEIRO CFD (Fluidodinâmica Computacional) - Base RJ. Habilidades técnicas: Superior Completo em Engenharia preferencialmente com especialização na área. Sólidos conhecimentos e vivência com dinâmica de fluidos. Disponibilidade para viagens. Habilitados enviar currículo para fernanda.menezes@manpower.com.br colocando no assunto Do e-mail o título Engenheiro CFD e se cadastrar no site www.manpowerprofessional.com.br na vaga 5554.


ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA CIVIL

Função: Estagiário de Engenharia Civil. Formação: Cursando Superior em Engenharia Civil. Períodos: 4º ao 8º período. Carga horária: Disponibilidade para 4 horas diárias de estágio. Conhecimentos Específicos: Word, PowerPoint e Excel. Idioma: Inglês e Espanhol intermediários. Atividades: Suporte no acompanhamento de obras, orçamentos e gestão da qualidade. Bolsa auxílio: R$ 771,00. Benefícios: Tiket Refeição: R$ 374,00 por mês. Vale Transporte: casa - trabalho - casa. Férias de 1 semana a cada seis meses. Seguro de Vida. Inscrição: Os candidatos interessados devem cadastrar o currículo no site www.rjzcyrela.com.br através do link Trabalhe na RJZ Cyrela, inscrevendo-se na vaga "Estágio Engenharia Civil - Rio de Janeiro" até 05/09.



ESTAGIÁRIOS DE ENGENHARIA CIVIL

( Nilópolis ). AGORA PARA PARTICIPAR DOS PROCESSOS SELETIVOS DA SERES VOCÊ TEM QUE ESTAR CADASTRADO EM NOSSO SITE: CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR. Estagiários de Engenharia Civil. Período/ano: CURSANDO a partir do 4º Período. Horário de trabalho: 09:00 ás 15:00 OU 08:00 14:00. Experiência Desejada: Word, Excel e PowerPoint e AutoCAD. Local do estágio: Nilópolis, Rio de Janeiro, RJ. Bolsa auxílio: R$ 850,00 + VT + VR ( R$ 7,00 ). Para concorrer a essa oportunidade siga esses passos essenciais: Cadastre-se no nosso site: www.gruposeres.com.br. Preencha o Maximo de informações que puder. Quanto mais soubermos sobre você, maiores suas chances de ser selecionado. Selecione o link Vagas. Selecione a Vaga Nº. 31024




GERENTE DA QUALIDADE

Formação em Engenharia Mecânica ou Metalúrgica ou civil (porem com boa experiência em montagem metálica). Atuação como Gestor ou Gerente de Qualidade; Conhecimentos em processos de soldagem é recomendável; Inglês fluente (tratativa com cliente é quase sempre em Inglês) e alemão é uma opção bastante interessante; Habilidade para condução de negócios com padrão de qualidade nível; Petrobrás; A função a ser desempenhada é como Gerente da Qualidade; Conhecimentos com soldagem e/ou montagem de estruturas metálicas. enviar cv para cpalasio@yahoo.com.br



TÉCNICO EM SERVIÇOS TECNOLÓGICOS III

SISTEMA FIRJAN seleciona: TÉCNICO EM SERVIÇOS TECNOLÓGICOS III. Prazo determinado de 1 ano. Atividades: Realizar trabalhos mecânicos, metalográficos, de acordo com o tipo de produto, a fim de testar a qualidade, verificando se os mesmos encontram-se dentro das exigências técnicas estabelecidas e consequentemente dentro dos padrões de utilização estabelecidos; Proceder à manutenção da calibração de instrumentos de medição dos laboratórios, manter a atualização tecnológica dos equipamentos, testando novas tecnologias e componentes que minimizem as fontes de incertezas envolvidas, visando o aumento da confiabilidade dos resultados e otimizando o desempenho do laboratório; Manter arquivos e registros dos ensaios realizados, bem como emitir quando necessário, relatórios dos ensaios. Requisitos: Técnico em Soldagem, Metalurgia ou Mecânica. Conhecimento e manuseio de equipamentos para ensaios mecânicos; Conhecimentos de inglês; Disponibilidade para viagens; Necessário domínio do Pacote MSOffice. Carga Horária: 40 horas/semanais. Local: Maracanã RJ. Aos interessados, encaminhar currículo atualizado informando pretensão salarial para sazevedo@firjan.org.br colocando no assunto do e-mail Técnico em ST III - Maracanã RJ.



ESTAGIÁRIO(A) DE PRODUÇÃO

INDÚSTRIA SITUADA EM SÃO CRISTOVÃO CONTRATA: ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. SEXO FEMININO OU MASCULINO. CURSANDO O 8º PERÍODO DE ENG DE PRODUÇÃO. EXPERIÊNCIA EM TEMPOS - PCP - PADRONIZAÇÃO - PRODUTIVIDADE NO MÍNIMO 1 ANO: DOMÍNIO TOTAL DAS FERRAMENTAS INTERNET. PARA TRABALHAR NO HORÁRIO DE MANHÃ. A EMPRESA OFERECE A BOLSA DE 600,00 URGENTE. FAVOR LIGAR SÓ OS QUE ESTIVEREM DENTRO DO PERFIL EXIGIDO: 2224-7300 OU 95280572




ENGENHEIRO MECÂNICO

EMPRESA MULTINACIONAL DO SEGMENTO ELÉTRICO SELECIONA: VAGA DE ENGENHEIRO MECÂNICO - RJ. Atividades: Projetos de painéis de baixa e média tensão; coordenação da área de projetos mecânicos; resolução de problemas e recomendações de projetos de painéis; envolvimento direto na elaboração de documentação dos projetos; liderança técnica para a equipe de projetistas e técnicos; finalização dos projetos (orçamento e prazos propostos). *Pré-requisitos*: Formação superior em Engenharia mecânica, conhecimentos avançados de inglês, conhecimento de auto cad. Necessária vivência anterior com projetos mecânicos e coordenação dos mesmos. Local de trabalho*: Del Castilho - Rj. A Empresa oferece salário compatível com o mercado + Benefícios. Os interessados e dentro do perfil, favor enviar cv com *pretensão salarial*para o e-mail jessicamgervazoni@eaton.com mencionando no assunto do e-mail *Engenheiro mecânico*


ENGENHEIRO DE QUALIDADE

MANPOWER - REFERÊNCIA MUNDIAL EM RECURSOS HUMANOS - Organização mundial presente em 80 países e territórios, com 400.000 clientes, referência como provedora de oportunidades qualificadas para mais de 3 milhões de pessoas por ano, identifica os seguinte profissional para seu cliente: Técnico Especialista em Qualidade. Perfil Exigido: Nível superior completo em Engenharia Civil/ Mecânica; Conhecimento do Pacote Office; Experiência em supervisão de obras e sistema de qualidade ISO. Atividades: supervisionar as obras, avaliando sob o ponto de vista da Qualidade Técnica, se estão de acordo com as normativas previstas. Local: São Cristóvão/ Rio de Janeiro; A empresa oferece salário fixo + benefícios. Trabalhamos com pretensão salarial. Os candidatos interessados deverão encaminhar o currículo para thalita.modesto@manpower.com.br; colocando no assunto do e-mail: Engenheiro Qualidade e/ou cadastrar o currículo gratuitamente no site: www.manpower.com.br, associando-se a vaga de número 13613.




ENGENHARIA MECÂNICA/ CIVIL/ ELÉTRICA

MANPOWER - REFERÊNCIA MUNDIAL EM RECURSOS HUMANOS - Organização mundial presente em 80 países e territórios, com 400.000 clientes, referência como provedora de oportunidades qualificadas para mais de 3 milhões de pessoas por ano, identifica os seguinte profissional para seu cliente: Responsável Técnico de Construções de Rede. Vaga temporária com grande chance de efetivação. Perfil Exigido: Nível superior completo em Engenharia Mecânica/ Civil/ Elétrica; Conhecimento no Pacote Office; Desejável Espanhol e inglês; Experiência na função. Atividades: Supervisionar as obras de acordo com os projetos e as normas técnicas aplicáveis; Custos e prazos de execução de todo o processo utilizando o diário de obra; Controle do material assegurando a qualidade e controlando os incidentes; Local: São Cristóvão/ Rio de Janeiro; A empresa oferece salário fixo + benefícios. Trabalhamos com pretensão salarial. Os candidatos interessados deverão encaminhar o currículo para thalita.modesto@manpower.com.br ; colocando no assunto do e-mail: Responsável Técnico e/ou cadastrar o currículo gratuitamente no site: www.manpower.com.br, associando-se a vaga de número 13765.

--- 29/08/2008


VAGA PARA PESQUISADOR

O Setor de Caracterização Tecnológica do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), grupo de pesquisa voltado à caracterização de minérios e materiais, utilizando principalmente as seguintes técnicas: Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV/EDS). Microscopia Óptica. Difração de Raios X (DRX). Fluorescência de Raios X (FRX). Análise Térmica (ATG/ATD). Sedigrafia. Granulometria por espalhamento de LASER. Busca pesquisador para trabalhar com caracterização tecnológica e oferece bolsa PCI no valor de 1.800,00 a 3.200,00 reais, dependendo da experiência. Enviar currículo para: rneumann@cetem.gov.br ou reiner.neumann@gmail.com .



ENGENHEIRO MECÂNICO

EMPRESA MULTINACIONAL DO SEGMENTO ELÉTRICO SELECIONA: Atividades: Projetos de painéis de baixa e média tensão; coordenação da área de projetos mecânicos; resolução de problemas e recomendações de projetos de painéis; envolvimento direto na elaboração de documentação dos projetos; liderança técnica para a equipe de projetistas e técnicos; finalização dos projetos (orçamento e prazos propostos). Pré-requisitos: Formação superior em Engenharia mecânica, conhecimentos avançados de inglês, conhecimento de auto cad. Necessária vivência anterior com projetos mecânicos e coordenação dos mesmos. Local de trabalho: Del Castilho - Rj. A Empresa oferece salário compatível com o mercado + Benefícios. Os interessados e dentro do perfil, favor enviar cv com pretensão salarial para o e-mail jessicamgervazoni@eaton.com mencionando no assunto do e-mail *Engenheiro mecânico*



TÉCNICO DE MANUTENÇÃO MECÂNICA

Grande empresa no ramo hospitalar, contrata com urgência: Técnico de manutenção mecânica. Ensino médio técnico em mecânica completo; Experiência com manutenção industrial; Local de trabalho: São Cristóvão (MORAR PRÓXIMO). Bons conhecimentos de Mecânica, hidráulica, pneumática, elétrica e eletrônica. A empresa oferece salário de R$ 1.240,00 + VT + cesta básica + Assistência médica e odontológica da Amil + Sesc. Interessados, enviar currículo para: vaga_trabalho@yahoo.com.br colocando no assunto: Técnico de manutenção mecânica.



ENGENHEIRO NAVAL/QUÍMICO E OUTRAS ESPECIALIDADE - COMERCIAL

MANPOWER - REFERÊNCIA MUNDIAL EM RECURSOS HUMANOS - Organização mundial presente em 4.500 escritórios em 80 países e territórios, 400.000 clientes no mundo, referência como provedora de oportunidades qualificadas para mais de 5 milhões de pessoas por ano, identifica o seguinte profissional para multinacional do segmento de Oil&Gas: ENGENHEIRO NAVAL/QUÍMICO e outras especialidades / Comercial - Rio de Janeiro/RJ. Atividades: Promoção dos softwares específicos para a área marítima. Demonstração desses produtos e preparação do Business Plan. Responsável por acompanhar novos e clientes existentes. Incentivar o desenvolvimento de produtos. Irá trabalhar independente com abertura de mercado, prospecção e vendas dos softwares. Será o Gerente da Conta de operação Brasil e América Latina. Habilidades técnicas: Superior Completo em Engenharia Naval, Química, Mecânica e/ou outras especialidades. Conhecimentos dos negócios de empresas de engenharia naval, offshore, plataformas, estaleiros etc. Conhecimentos com desenho de navio (design/engenharia) e hidrodinâmica. Análise de elementos finitos, análise estrutural etc. Disponibilidade para viagens. Inglês avançado/fluente. Habilitados enviar currículo para fernanda.menezes@manpower.com.br colocando no assunto do e-mail o título Engenheiro Comercial e se cadastrar no site www.manpowerprofessional.com.br na vaga 6997 (Gerente de Contas).




MÉDICO DO TRABALHO

Empresa de Saúde Ocupacional contrata Médico do Trabalho. Pré-Requisitos: Experiência de 2 anos; Disponibilidade para trabalhar na parte da manhã inicialmente uma vez por semana; Carga horária de três horas por dia; Pretensão Salarial; Disponibilidade para trabalhos externos; Local de atuação: Centro do Rio. Enviar currículo para atendimento@workvida.com.br. Caso seu perfil não esteja dentro do solicitado seu currículo será desconsiderado!




ASSISTENTE DA QUALIDADE

MACAÉ. Empresa Off Shore situada em Macaé seleciona os seguintes profissionais. Formação superior completa Adminstração. Experiência mínima de dois anos nas atividades relacionadas a sistema de gestão da qualidade ISO 9000, auditorias internas da qualidade, ferramentas da qualidade, elaboração de procedimentos, indicadores de desempenho e treinamento. Inglês intermediário. Pacote Office. Redação própria. Os interessados deverão enviar o currículo para trabalhe_conosco@dril-quip.com e com título de "GESTÃO DA QUALIDADE" e pretensão salarial. Preferencialmente candidatos da região Norte Fluminense Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio.



ANALISTA DA QUALIDADE

Formação superior completa Administração. Desejável curso de especialização em Gestão da Qualidade. Experiência mínima de quatro anos nas atividades relacionadas a sistema de gestão da qualidade ISO 9000, implantação de sistemas da qualidade, auditorias de qualificação de fornecedores, auditoria em sistemas integrados de gestão (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001), auditor líder da qualidade ferramentas da qualidade, elaboração de manual e procedimentos, elaboração e análise de Data books, indicadores de desempenho e treinamento. Inglês avançado. Liderança. Pacote Office. Redação própria. Os interessados deverão enviar o currículo para trabalhe_conosco@dril-quip.com e com título de "GESTÃO DA QUALIDADE" e pretensão salarial. Preferencialmente candidatos da região Norte Fluminense Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio.



ENGENHEIRO DE OBRAS

A RHELUZ Consultoria de RH (www.rheluz.com.br) busca os seguintes profissionais: Engenheiro de obras. 2 vagas. Para trabalhar em Pilares. Os interessados devem enviar currículo para luana@rheluz.com.br com o nome da vaga que está se candidatando no assunto. Em caso de dúvidas, ligar: (21) 3507-9039 e (21) 9999-9039 e falar com Luana.



VENDEDOR EXTERNO

A RHELUZ Consultoria de RH (www.rheluz.com.br) busca os seguintes profissionais: Vendedor externo. Para trabalhar em Macaé. Os interessados devem enviar currículo para luana@rheluz.com.br com o nome da vaga que está se candidatando no assunto. Em caso de dúvidas, ligar: (21) 3507-9039 e (21) 9999-9039 e falar com Luana.




TÉCNICO(A) EM QUÍMICA

Local: Rio de Janeiro. Requisitos: Ensino Médio completo em Técnico(a) em Química, com CRQ, Inglês Técnico. Interesse no autodesenvolvimento, pró-atividade e dinamismo complementam o perfil. Nº de Vagas: 01. Cargo: Analista de Controle de Qualidade. Início imediato. Área de Atuação: Realização de análise de matérias-prima, de produtos em fase intermediária e acabados / Realização de operações de calibração e conservação de instrumentos / Conhecimentos Básicos de Química, Titulações aquosas e não aquosas, Preparo de soluções, HPLC, Cromatografia Gasosa, Espectrofotometria UV-VIS, Karl-Fischer, Infravermelho, Polarimetria . Desejável experiência. Benefícios oferecidos: salário compatível com o mercado, plano de assistência médica, cesta básica, ticket refeição e vale transporte. Interessados, favor enviar curriculum vitae, informando pretensão salarial, para o e-mail:quimica.rj@gmail.com, colocando no assunto o título da vaga.