9.06.2008

FDA alerta para efeitos graves de quatro medicamentos para artrite reumatóide

FDA alerta para efeitos graves de quatro medicamentos para artrite reumatóide

A agência norte-americana dos medicamentos e dos produtos alimentares (FDA) alertou,
esta quinta-feira, para os riscos dos efeitos secundários graves apresentados por quatro
medicamentos para o tratamento da artrite reumatóide.
Em comunicado, a FDA refere que os medicamentos Humira, Cimzia, Enbrel e Remicade apresentam perigo para os doentes que podem contrair infecções pulmonares.
Segundo a agência norte-americana, dos 240 casos de infecções chamados histoplasmoses assinalados pela FDA, pelo menos 12 pacientes morreram.A agência norte-americana aconselha os doentes que tomam estes medicamentos e que tenham tosse, febres persistentes e falta de ar para contactarem os seus médicos.
Os fármacos servem ainda para o tratamento da doença de Crohn e certos psoriasis (dermatose crónica da pele).
«Nos termos da nova autoridade da FDA, requeremos uma modificação das notas de advertência e uma avaliação dos ricos», afirmou Bob Rappaport, um dos responsáveis pela agência.
Tal medida permitiria que os médicos se tornassem mais vigilantes, sendo «necessário assegurar que os benefícios dos medicamentos ultrapassam os riscos», acrescentou.A FDA aconselha os doentes que tomam estes medicamentos e que tenham tosse, febres persistentes e falta de ar para contactarem os seus médicos.
Os fabricantes destes medicamentos são o belga UCB Pharma (Cimzia) e os americanos, Habbott (Humira), Amgen (Enbrel) e Centocor (Remicade).
Font: Agência Reutman

Nenhum comentário: