Rio -  O feriadão do Dia das Crianças não acabou, assim como comilanças e doces que acompanham a data. É hora dos pais ficarem ainda mais atentos, então, à saúde bucal dos pequenos. Cuidados simples, mas importantes, devem ser tomados desde os primeiros meses de vida das crianças, para evitar o aparecimento de cáries, como o uso de creme dental com flúor e criar o hábito de limpar os dentes após a amamentação noturna.
Foto: SXC
Foto: SXC
“É fundamental a escovação desde o aparecimento dos primeiros dentes de leite”, explica o coordenador do programa Brasil Sorridente, Gilberto Pucca. Ele esclarece ainda que a higienização dos dentes dos bebês não precisa ser feita necessariamente com a escova de dente, mas pode ser realizada com um pedaço de pano limpo. “Os responsáveis devem iniciar a higienização da superfície do dente que já apareceu logo após a criança se alimentar”, destaca.
Gilberto Pucca explica que os dentes de leite devem ser higienizados. “Não é porque vão ser trocados que não são importantes. Esses primeiros dentes ajudam na mastigação e mantém o espaço dos dentes permanentes”. Os dentes de leite previnem, inclusive, possíveis problemas de mordida e podem evitar que a criança tenha que usar aparelhos”, reforça.
Creme dental
Outra dica importante é o uso de creme dental fluoretado para as crianças. “Não se recomenda pasta de dente sem flúor. No entanto, é bom monitorar para que a criança não acabe ingerindo a pasta rotineiramente”, salienta.
Outro cuidado que os pais devem ter é com a mamadeira noturna e o uso do açúcar, que deve ser evitado. O leite de vaca, líquido ou em pó, tem açúcar natural e não precisa ser adoçado com açúcar ou achocolatado. “É um erro amamentar a criança à noite e deixá-la dormir sem limpar os dentes. A cárie pode surgir assim que os dentes aparecem. Quando a primeira superfície do dente aparece, já está exposta a agressão externa, portanto, aquele pequeno pedaço já deve ser higienizado”, esclarece.