10.10.2012

‘Bad hair day’ pode estar relacionado ao uso de medicamentos

Fios podem passar por mudanças na textura, na cor e no formato, além de sofrer queda


Fios arrepiados por campo elétrico são semelhantes ao efeito causado pelo uso de medicamentos nos cabelos
Foto: Divulgação
Fios arrepiados por campo elétrico são semelhantes ao efeito causado pelo uso de medicamentos nos cabelos Divulgação
Medicamentos para pressão arterial, depressão, acne ou mesmo analgésicos podem levar à perda de cabelo, é o que aponta um relatório feito por cientistas da “University of Melbourne”.
De acordo com as pesquisas realizadas, a perda ou enfraquecimento de cabelo podem ocorrer até um ano depois do paciente tomar a medicação, mas, felizmente, na maioria dos casos, essas alteração são reversíveis.
Os médicos dizem que se o paciente notar a perda anormal, não devem suspender o uso do medicamento sem antes procurar seu médico. As mudanças podem estar ligadas a outras drogas ou a dose pode estar mal regulada.
— A causa da perda de cabelo ou de mudança muitas vezes é desconhecida, mas é preciso considerar os efeitos das drogas — diz o professor Sam Shuster, professor de dermatologia da “ Newcastle University”.
As drogas de quimioterapia, por exemplo, são grandes responsáveis por modificações dos cabelos. Elas eliminam as células cancerosas, mas também atacam outras células de crescimento rápido, como as raízes do cabelo. Por isso os pacientes podem começar a perder seus fios dentro de duas ou três semanas depois do início do tratamento.
Textuta, cor e forma também podem sofrer alterações, é o que mostra a pesquisa. Mas, normalmente, o cabelo volta a crescer de três a 10 meses após o fim do tratamento.
Confira alguns medicamentos que pode causar alterações nos fios:
- Drogas para epilepsia - Alguns medicamentos usados ​​para a epilepsia têm sido associados à perda de cabelo e podem, inclusive, fazer com que cabelo liso fique encaracolado.
- Antidepressivos - Podem desencadear a queda prematura na fase de repouso do ciclo de crescimento do cabelo. Poré, essa perda é reversível, garante o professor Shuster.
- Pílula anticoncepcional - A perda de cabelo tem sido relatada entre as mulheres que param de tomar a pílula após longo período de uso. Mudanças no aspecto do cabelo também podem ocorrer, porém, com menos frequência, diz o professor Shuster.
- Betabloqueadores - Amplamente utilizado para tratar a pressão arterial elevada, essas drogas também têm sido associadas a cabelos ralos.
- Remédios para acne - Retinóides, derivados da vitamina A, são amplamente utilizadas em dermatologia para um certo número de condições, incluindo a acne. Eles também podem causar a perda de cabelo em um pequeno número de pacientes, de acordo com o estudo de Melbourne.
- Ibuprofeno - Estudos têm relacionado o analgésico à perda de cabelo. Um recente relatório do governo da Nova Zelândia diz que a perda de cabelo é uma possível complicação, afetando menos de um em cada 100 usuários.

Nenhum comentário: