PMDB e PSDB perdem vereadores, e PT cresce
Eleições 2012: PT cresce e vence em 624 prefeituras em todo o PaísPartido disputa ainda 22 cidades, entre capitais e municípios que tem o segundo turno. Pode crescer mais ainda .
Um dia após a eleição municipal em todo o País, a Secretaria Nacional de Organização do PT divulgou um balanço com o resumo da situação eleitoral do Partido. Até o momento, o PT conquistou um total de 624 prefeituras e mantem o crescimento constante desde 1982, quando disputou as eleições municipais pela primeira vez.
Em relação a 2008, o PT aumentou em 12% o número de prefeituras e há ainda 22 candidatos petistas que irão disputar o segundo turno em capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores. O Partido ganhou 13 prefeituras no universo que compreende as cidades com mais de 150 mil eleitores.
Segundo o levantamento da SORG, mais da metade dos prefeitos eleitos em 2008 que concorriam à reeleição conseguiram um novo mandato. O PT reelegeu 154 dos 285 atuais prefeitos, ou seja 54% do total.
O PT dobrou o número de prefeituras no estado do Ceará e Minas Gerais continua como o estado com o maior número de prefeituras, com 114 prefeitos petistas eleitos. E na Bahia, o PT passou de 66 para 92 prefeituras.
Clique aqui para ver a relação das prefeituras eleitas pelo PT no primeiro turno
Nas cidades, PMDB e PSDB encolhem; PT e PSB avançam
PMDB mantém maioria das prefeituras, PT e PSB ampliam.
Maioria dos prefeitos escolhidos
no Brasil tem entre 46 e 65 anos
no Brasil tem entre 46 e 65 anos
Eleito em Aguaí, SP, é o mais velho: 89 anos.
Chaval, CE, elegeu prefeito de apenas 21.
Chaval, CE, elegeu prefeito de apenas 21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário