10.08.2012

Cientistas descobrem cura potencial para infertilidade com células-tronco



France Presse

Células-tronco embrionárias humanas que deram origem a células precursoras de óvulos e espermatozoides  (Renee Reijo Pera/Universidade de Stanford)
Células-tronco embrionárias humanas que deram origem a células precursoras de óvulos e espermatozoides

Chicago - Um grupo de cientistas japoneses descobriu uma possível cura para algumas formas de infertilidade ao utilizar células-tronco para criar óvulos úteis em cobaias vivas, segundo estudo publicado esta quinta-feira (4/10).

Embora o método ainda esteja longe de seu possível uso em humanos, é significativo por superar um dos principais desafios da medicina reprodutiva: como fabricar óvulos funcionais para mulheres que não conseguem produzi-los sozinhas.

O estudo parte de uma pesquisa realizada no ano passado pelos mesmos cientistas em que conseguiram transformar células-tronco em espermatozóides úteis.

Os cientistas da Universidade de Kyoto fizeram pequenos ajustes em alguns genes das células-tronco e os tornaram algo muito parecido a células primordiais germinais que geram espermatozóides nos homens e ovócitos - ou óvulos - nas mulheres.
Posteriormente, criaram um "ovário reconstruído", que transplantaram em fêmeas vivas de ratos, onde as células amadureceram e se transformaram em ovócitos de grande tamanho e, em seguida, em óvulos.

Os pesquisadores extraíram os óvulos maduros, os fertilizaram in vitro e em seguida os implantaram na rata mãe adotiva.

Os pequenos ratinhos nasceram com boa saúde e conseguiram se reproduzir normalmente ao chegarem à idade adulta.

Leia mais notícias de Ciência e Saúde

Nenhum comentário: