4.04.2009

Boas Práticas Farmacêuticas: ISABELLA

Boas Práticas Farmacêuticas: ISABELLA

ISABELLA



ISABELLA, A NOSSA LINDA NETINHA, COM TRES MESES DE VIDA.

ANTICONCEPCIONAL (Um fiel aliado )


ANTICONCEPCIONAL
Um fiel aliado

Atualmente só engravida quem quer. O mercado está cheio de contraceptivos que impedem que a mulher engravide e a cada dia os efeitos colaterais desses remédios está diminuindo. ! O contraceptivo oral tem 40 anos que foi aceito pelo FDA - Food and Drugs Administration. De lá pra cá muita coisa mudou e antes de indicar esta ou aquela pílula, o médico deve conversar abertamente com a paciente e verificar qual método será mais efetivo e adequado ao tipo de vida que ela leva.

A primeira pílula lançada no Brasil, na década de 60, era fortíssima. Poucas mulheres se aventuravam ao medicamento. Naquela época, método anticoncepcional era a famosa tabelinha, e que não era bem feita.

A depo-provera - é uma injeção de hormônio a base de progestágeno (acetato de medroxiprogesterona) , que inibe a ovulação, e é aplicada de três em três meses, na dosagem de 150 mg. Estudos já comprovaram que este hormônio protege contra o câncer de endométrio e ovário, e também pode diminuir os efeitos da TPM (Tensão Pré Menstrual), com eficácia de 99,7%. Os contras deste medicamento é que ele não oferece proteção contra as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), os hormônios injetáveis podem acarretar irregularidade menstrual, aumento de peso e, em alguns casos, aparecem sintomas de depressão. Depois que o uso é interrompido, a paciente leva alguns meses para ter a fertilidade e a menstruação regularizadas. O melhor é ir ao ginecologista a cada três meses para reaplicar a injeção e fazer um controle da medicação.

Uma outra novidade, que é bastante utilizada são as injeções de estrógeno e progesterona que podem ser mensais ou trimestrais. Aplicadas no início do ciclo menstrual, sua ação é imediata, com 99% de eficácia. As injeções alteram o muco cervical e inibem a ovulação. Outro fator positivo é a regularização do ciclo menstrual e o fim das cólicas. O método não protege contra as DST's e pode provocar náuseas e aumento de peso. Deve ser reaplicado uma vez por mês sob orientação médica.

Há também o implante subcutâneo que consiste em um microbastão implantado nas nádegas ou braços. Ele libera estrógeno e progesterona por seis ou doze meses, impedindo a ovulação. Cerca de 80% das mulheres que aderem a este tratamento param de menstruar. Poucos especialistas fazem este tipo de procedimento no país. O método protege contra o câncer ginecológico e endometriose, melhora os sintomas da TPM e a libído, sua eficácia é de 99,7%. A fertilidade volta de dois a três meses após a interrupção. Em contra partida o método não oferece nenhuma proteção contra DSTs e o implante pode ser desconfortável se não colocado adequadamente. Nas mulheres que não param de menstruar, às vezes o ciclo se torna irregular e há um aumento de oleosidade na pele.

E no meio de tantas novidades, há o endoceptivo Mirena. Ele só é indicado para pacientes que já tiveram filhos, mas é preciso fazer um preventivo antes da colocação, pois caso haja alguma inflamação não é possível sua colocação. É uma alternativa para o tratamento da endometriose e adenomiose (endometriose uterina). A diferença entre o DIU e o endoceptivo está basicamente na diferença do cobre e do implante de progestágeno. O Mirena tem eficácia 99,9% e em 80% dos casos param o sangramento, as cólicas e melhoram TPM, enquanto que com o DIU isto não ocorre . O endoceptivo é indicado para pacientes que não querem fazer o uso diário de anticoncepcional oral (muitas esquecem de tomar) e outras não querem o injetável, sendo por isso a melhor opção.

Capítulo à parte são as pílulas anticoncepcionais e continuam imbatíveis na preferência das mulheres em todo o mundo. As opções são várias: monofásicas (baixa dosagem); bifásicas e trifásicas (alternam maiores e menores doses de estrógeno e progesterona) e as minipílulas.

Isso além da pílula do dia seguinte, que mesmo não sendo um método anticoncepcional, se ingerida até 48 horas após a relação sexual sem proteção, impede a implantação do ovo. Sua eficácia se torna maior nas primeiras 24 horas. "É um método de emergência que quanto mais cedo for usado mais eficaz, mas seus efeitos colaterais podem ser fortes como: náusea, vômito, tontura e dor abdominal". Afirma a doutora. A pílula vaginal, que em termos gerais parece oferecer menor risco à saúde, combina estrógeno e progesterona. É uma ótima opção para mulheres que sofrem com os efeitos colaterais de contraceptivos orais. Por ser introduzida na vagina, não é metabolizada pelo fígado. Em termos gerais, oferece menos risco à saúde, além de evitar problemas gástricos. Ela não interfere nas taxas de colesterol nem na coagulação do sangue, mas se houver qualquer processo inflamatório isso irá intervir no seu efeito.

Os anéis vaginais usados como contraceptivos não são novidade e aparecem em descrições isoladas desde a década de 70, mas o que mais se fala atualmente é mesmo no NuvaRing. grande diferencial do NuvaRing são as baixas concentrações de hormônios, a alta eficácia e o fato de não ter sido comprovado nenhum efeito colateral.

Diferente da pílula, a administração vaginal do NuvaRing tem uma série de vantagens sobre a sua parenta pílula anticoncepcional, sendo que a maior delas, é a ausência de absorção gastrintestinal, já que a ingestão diária das pílulas provoca em muitas mulheres enjôos e mal estar.

O Nuvaring libera hormônio através do calor, por isso deve ser conservado na geladeira e quando introduzido na vagina libera 15 nano de etinilestradiol (EE) e 120 de etonogestrel (ENG) por dia.

Outro fator que destaca o produto é a sua fácil colocação. O anel deve ser introduzido na vagina pela própria usuária e retirado após 3 semanas para que ocorra a menstruação. Após o descanso de 1 semana, um novo NuvaRing deve ser recolocado por mais 3 semanas e assim sucessivamente. O processo é totalmente indolor e imperceptível. Após a colocação, nem a paciente, nem seu parceiro são capazes de senti-lo ou mesmo percebê-lo.

Importante é saber que para não engravidar e não contrair DSTs, deve-se optar pela camisinha, mesmo com parceiros fixos, além dos outros métodos contraceptivos como diafragma. Esta é a única garantia para manter uma vida sexual saudável e sem preocupações.

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS - PRÓS E CONTRAS


Contraceptivos Orais Combinados (estrógenos/progesterona)

Mecanismo: ingeridos serão absorvidos no intestino, passam pela corrente sanguinea e chegam a hipófise e ao ovário (também modificam o muco cervical, impedindo a ovulação);

Vantagens: seguros, reversíveis, protegem contra o câncer de útero (endométrio) e ovário;

Desvantagens: não protegem as DSTs, tem que ser tomada no mesmo horário e provoca irregularidade no ciclo menstrual;

Eficácia: 99,9%.

Contraceptivos Orais Especiais
As mesmas características dos contraceptivos orais combinados.

Minipílula (progestágenos)

Mecanismo: modifica o muco cervical e atua modificando o endométrio;

Vantagens: eficazes, seguras, podem ser usadas no período pós parto, fumantes acima de 35 anos, não aumenta o peso e possui menos efeitos colaterais;

Desvantagens: não protegem contra as DSTs , tem que ser tomada no mesmo horário e provoca irregularidade no ciclo menstrual;

Eficácia: 98%.

Contraceptivos Injetáveis Mensais

Mecanismo: liberado em doses lentas na corrente sanguinea, com efeitos iguais aos anteriores;

Vantagens: eficazes, seguros, discretos e reversíveis de 1 a 2 meses;

Desvantagens: cólicas, sangramento, dores de cabeça, dores torácicas, hipertensão, perturbações visuais, tromboflebite e manchas escuras na pele;

Eficácia: 99%.

Sistema Intra Uterino

Mecanismo: muco cervical espesso, inibe mobilidade e função do espermatozóide dentro do útero e trompa, inibe o crescimento endometrial, ação local intra-uterina. Contém hormônio levnsrgestrel (liberado em doses baixas );

Vantagem: mulheres que já tiveram filhos e efeitos corporais mínimos;

Contra-indicação: gravidez, câncer do útero e colo, DIP (Doença Inflamatória Pélvica), infecção do trato genitorinário inferior, cervicite, hemorragia uterina, anomalia uterina e doença hepática;

Eficácia: 100%.

Método Barreira

CONDON ou PRESERVATIVO: feito de látex fino, impede o espermatozóide de entrar no colo uterino.

Vantagens: Previne DSTs, sem prescrição médica e praticamente é o único método contraceptivo masculino. É o preferido em relações esporádicas;

Desvantagens: romper, provocar alergia e falta de sensibilidade;

Eficácia: 60 a 80%.

DIAFRAGMA: disco flexível de borracha com anéis metálicos flexíveis, colocados no interior da vagina impedindo a ascensão do espermatozóide.

Vantagens: Colocação horas antes da relação sexual, relações esporádicas, proteção contra DSTs, proteção do câncer do colo uterino e pode ser usado em período pós-parto;

Desvantagem: só especialistas podem indicá-los, a paciente tem que ter habilidade para coloca-lo e conhecimento de seus órgãos genitais;

Eficácia: 85%.

ESPONJA: não é muito usado, colocado no fundo vaginal, obstruindo o colo.

Vantagens: fácil uso, proteção 24h, sem espermaticida;

Desvantagens: habilidade, conhecimento ginecológico e só um especialista pode prescrevê-lo;

Eficácia: 85%.

ESPERMATICIDAS: substância química (gel, creme, óvulo, espuma ou comprimido vaginal) serve para desativar o espermatozóide.

Vantagens: fácil uso e usados em relações esporádicas;

Desvantagens: aplicação incomoda, curta duração e baixa eficácia;

Eficácia: 63%

Métodos mecânicos

DIU: dispositivo intra uterino (em forma de "T"), feito de polietileno com filamento metálico em suas hastes (cobre) - colocação no interior do útero. Particularidades: reação inflamatória local, tempo de duração de 3 a 5 anos (dependendo do tipo), acompanhamento médico rigoroso.

Vantagens: tempo do efeito contraceptivo (5 ou mais anos), recuperação da capacidade reprodutiva, colocado em qualquer período da vida reprodutiva, pós coito, pós parto ou pós abortamento;

Desvantagens: pacientes com histórico de dores abdominais em alguns casos, colocado somente por profissional da área. O uso em nuliparas (mulheres que nunca tiveram filhos), seguem 3 requisitos básicos para o uso: pacientes com mais de18 anos, parceiro sexual fixo, ausência de infecção vaginal;

Eficácia: 98%.

COITO INTERROMPIDO: Interrupção antes que ocorra a ejaculação

Vantagens: disponibilidade/ emprego fácil e imediato, sem custos;

Desvantagens: dificuldade para identificar o momento certo, controle do parceiro;

Eficácia: 20 a 30%.

MÉTODO DE RITMO/ MÉTODO DO CALENDÁRIO:

Vantagens: natural;

Desvantagens: abstinência no período fértil (observar cuidadosamente o período fértil) e pouco eficaz;

Eficácia: 30 a 40%.

MÉTODO DE TEMPERATURA CORPORAL BASAL:

Vantagens: natural e sem custos;

Desvantagens: requer um registro gráfico de 0,5 a 1,0 C, período fértil (efeito progestágeno) da temperatura com outras causas, disciplina no registro gráfico diário;

Eficácia: 30 a 40%.

Métodos Definitivos

ESTERILIZAÇÃO DA MULHER: ligadura tubária ou laqueadura tubária (intervenção cirúrgica onde ocorre o seccionamento das trompas de falópio na porção mediana, impedindo o óvulo de atravessa-la.

Vantagens: pode ser realizada a qualquer momento, não tem revisão constante, a internação e recuperação são rápidas;

Desvantagens: método definitivo, deve ser feito com equipe médica especializada e pode trazer consequências psicológicas ao paciente;

Eficácia: 100%.

ESTERILIZAÇÃO DO HOMEM: seccionar os canais deferentes para evitar que o sêmen contenha espermatozóides. Anestesia local e cirurgia segura.

Vantagens: pode ser realizada a qualquer momento;

Desvantagens: definitivo, deve ser feito por cirurgião experiente e pode trazer conseqüências psicológicas ao paciente;
Eficácia: 100%.

Arthur Campos da Paz é especialista em
Reprodução Humana, Ginecologia e Obstetrícia.

INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA (I.U.)




A incontinência urinária é a perda involuntária da urina acarretando um problema social e higiênico para as pacientes. Na literatura define-se a qualidade de vida de uma paciente como a sua satisfação no âmbito social, psicológico e físico.

A incontinência urinária é angustiante e incapacitante sendo este impacto dependente da idade da paciente e do tipo de incontinência urinária, observando uma melhor adequação e adaptação nas pessoas idosas.

Alguns trabalhos mostram que a incontinência urinária afeta mais a função social e psicológica que a função física da paciente. Assim sendo, qualquer perda de urina involuntária é importante de se relatar ao seu médico assistente para uma avaliação completa para determinar a causa e o tratamento.

Hoje em dia a incontinência urinária é uma condição que pode ser curada, tratada ou conduzida de uma forma que os problemas de controle vesical não interfiram com o estilo de vida saudável, produtivo e ativo. A prevalência da incontinência urinária na população em geral é de aproximadamente 6% sendo que varia de acordo com a idade e o sexo.

Entre 15 e 64 anos a incontinência urinária ocorre entre 10 e 25% nas mulheres. Acredita-se que as mulheres acima de 60 anos que vivem em ambiente domiciliar apresentem algum grau de incontinência. O número exato de mulheres afetadas pode ser muito mais do que as estimativas atuais, pois acredita-se que grande parte das pessoas afetadas não procuram ajuda por vergonha e que não exista tratamento, o que não é verdade.

Para melhor entender a incontinência urinária, é importante saber como funciona o trato urinário e como nós controlamos a micção. A urina excretada pelos rins desce para um par de tubos chamados de ureter até chegar a bexiga que é um reservatório elástico que pode ser enchida e esvaziada. Em grande parte das pessoas existe um total controle sobre esse armazenamento e esvaziamento, ou seja, a pessoa permite um enchimento e depois um esvaziamento sem que ocorram perdas. A urina sai da bexiga para um canal chamado uretra sendo que para esvaziar a bexiga é necessário uma coordenação entre a musculatura da bexiga e os músculos que fecham a uretra (como se fosse uma torneira). Esses músculos são chamados esfíncteres. Quando os esfíncteres relaxam ela libera urina e ao mesmo tempo o músculo da bexiga se contrai expulsando a urina. Quando você termina de urinar os esfíncteres se fecham e a bexiga pára de contrair. Uma vez entendido o funcionamento da bexiga e uretra fica fácil entender as causas da incontinência urinária.

A incontinência urinária de esforço ocorre devido a uma deficiência no suporte vesical e uretral que é feito pelos músculos do assoalho pélvico ou por uma fraqueza ou lesão do esfíncter uretral. Essa condição leva a perda de urina quando você faz esforço com o abdome, tais como tossir, espirrar, correr, rir, pegar peso, levantar ou até mesmo andar.

Vários exames estão disponíveis para um diagnóstico correto (estudo urodinâmico, ultra-sonografia, cistoscopia, exame de urina, RX de bexiga, etc). A incontinência urinária para urgência ocorre quando a bexiga contrai sem o seu comando ou desejo que ela faça isso. (Ex: não conseguir chegar ao toalete a tempo).

Existem várias causas para essa condição, como infecções ou alteração dos músculos que controla a bexiga. Vários tratamentos para incontinência urinária estão disponíveis, e somente um especialista qualificado para recomendar o tratamento adequado. As formas de tratamento podem variar desde uma simples mudança nos hábitos até uma cirurgia complexa.

Tratamentos Conservadores:

Orientação sobre o funcionamento da bexiga e da musculatura pélvica, mudança comportamental no hábito urinário e exercício passivo e ativo para musculatura do assoalho pélvico (fisioterapia e eletro estimulação). Existem medicamentos para relaxar a musculatura da bexiga ou para aumentar a contração dos esfíncteres.

Tratamentos Cirurgícos:

Existem várias cirurgias para tratamento da incontinência urinária feminina. As cirurgias que mostram melhores resultados são as cirurgias utilizando fitas de polipropileno (chamadas de SLING). Esta fita restabelece os ligamentos que sustentam a uretra e promovem seu fechamento durante o esforço. Essa cirurgia é feita por via vaginal e com uso de anestesia local, com tempo de internação de 6-8 horas, colocando a paciente de volta ao trabalho num período de 07 dias. O resultado é uma melhora importante na qualidade de vida das pacientes.

Autoria: Arthur Campos da Paz


Incontinência urinária
Dr. Fabio Baracat
Fazem parte do aparelho urinário os rins, que filtram o sangue e eliminam suas impurezas para que possa ser reconduzido à circulação, e as vias urinárias, isto é, o ureter, a bexiga e a uretra. É na bexiga que a urina proveniente dos rins através dos ureteres é armazenada. Quando a capacidade desse reservatório se esgota, ela é eliminada pela uretra.Como se pode ver na imagem 01, as vias urinárias são estruturas muito próximas de outros órgãos que se localizam na cavidade abdominal. Nos homens, a próstata envolve a uretra. Nas mulheres, a bexiga fica muito perto do útero, órgão com o formato de uma pêra, e a uretra desemboca pouco acima da vagina. Por isso, existe uma relação muito importante e direta entre a bexiga e os órgãos do aparelho reprodutor feminino. Controlar a eliminação da urina pressupõe um ato voluntário comandado pelo sistema nervoso central. Comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico, gravidez, tumores malignos ou benignos e outras doenças que comprimam a bexigapodem interferir no controle da micção e provocar incontinência urinária, um distúrbio mais freqüente nas mulheres do que nos homens. De 15% a 30% das mulheres acima dos 60 anos perdem urina involuntariamente, quando riem tossem ou espirram, o que atrapalha muito a vida dessas pessoas.

ANDROPAUSA


ANDROPAUSA
O equivalente masculino da menopausa

O processo de menopausa nas mulheres tem seu equivalente nos homens: a andropausa ou deficiência androgenica progressiva do envelhecimento masculino. Ela é muito mais gradual do que a feminina. Mas é real. Começa ao redor dos 35 anos com pequenas mudanças na maneira de pensar e agir, é tudo muito sutil, e por volta da quarta década de vida o homem está acomodado com a diminuição da energia, da acuidade mental, do desejo sexual, perda de massa muscular, pneuzinho na cintura, etc... Ele nem percebeu a mudança, e um dia, de repente, acorda e se dá conta de que não é mais o mesmo.

A andropausa, assim como a menopausa, é causada pela diminuição do nível de hormônios, primariamente a testosterona e secundariamente o hormônio do crescimento e o DHEA (dehidroepiandrosterona). O grau de envelhecimento do homem vai depender do declínio desses hormônios e do seu estilo de vida (alimentação, exercício físico, nível de stress, tabagismo, uso de álcool, drogas e medicamentos, etc).

A deficiência hormonal é o problema de saúde menos compreendido no homem com mais de 40, levando a diagnósticos errôneos. Muitas das doenças que o homem de meia-idade apresenta, incluindo depressão, ganho de peso, aumento da gordura visceral, doenças cardíacas e prostáticas, diabetes e hipertensão, disfunções urinárias e sexuais, estão diretamente ligadas ao desequilíbrio ou deficiência hormonal, o que pode ser corrigido através da reposição criteriosa de precursores hormonais, fitoterápicos, nutrientes, e hormônios bioidenticos, dependendo de cada caso específico.

Infelizmente, ainda é comum a prescrição de medicamentos para tratar os sintomas de problemas que são causados por deficiência hormonal. O homem deve ter seus hormônios checados através de exame de sangue e com tratamento adequado procura-se atingir níveis hormonais ideais, aqueles produzidos na faixa etária dos 20 aos 25 anos.

Os principais sinais físicos da andropausa são: diminuição de energia e força, aumento de gordura corporal, diminuição de massa magra (músculos), diminuição de massa óssea (osteoporose), diminuição da capacidade mental, depressão, risco aumentado de câncer, doença cardíaca e arteriosclerose, diabetes, diminuição da libido e do vigor sexual.

No corpo humano os hormônios funcionam fazendo oposição um ao outro para se obter um estado de equilíbrio. No homem quem faz oposição à testosterona é o estrogênio. Quando há excesso de gordura abdominal (mesmo antes dos 30 anos) ocorre um desequilíbrio na proporção entre testosterona e estrogênio, e o estrogênio aumentado faz com que o colesterol bloqueie vasos no coração, cérebro e órgãos sexuais, e direciona um movimento de saída de cálcio dos ossos (osteoporose).

O reconhecimento da andropausa masculina vem crescendo na comunidade médica. O diagnóstico pode ser auxiliado por um questionário direcionado (anamnese), exames laboratoriais em amostra de sangue (para checar o funcionamento das glândulas e medir o índice de hormônios como testosterona, DHEA, estrogênio, hormônio do crescimento, hormônio da tireóide, insulina e outros), e densitometria óssea (para detectar a possível diminuição da densidade óssea).

O assunto reposição hormonal (até há pouco tempo exclusividade das mulheres) vem se tornando cada vez menos incomum entre os homens, e foi um tema privilegiado no II Congresso Mundial sobre a Saúde do Homem, que se realizou em outubro de 2002 em Viena, Áustria. Se comparado com as mulheres, o número de homens que recorrem à reposição hormonal ainda é muito pequeno.

Porém, da mesma forma como ocorre com as mulheres, o tratamento para os homens deve ser dependente de uma avaliação e acompanhamento médico, levando-se em conta seus prós e contras, para que os benefícios sejam otimizados.

Muitos homens respondem positivamente ao tratamento com precursores hormonais, pré-hormônios que permitem que o próprio corpo produza os hormônios que necessita.

O uso de fitoterápicos e nutrientes específicos também auxilia no combate aos sinais e sintomas da andropausa, servindo como cofatores para otimização da produção hormonal. Em alguns casos há necessidade de se associar a reposição com testosterona.

A reposição hormonal bioidêntica (hormônios com a estrutura molecular idêntica à dos hormônios produzidos pelo corpo humano) traz vantagens como a melhora da força e disposição, aumento da massa muscular, redução do percentual de gordura, principalmente da gordura visceral, aumento da capacidade cognitiva e da memória, incremento da libido e do bem-estar geral.

Estudos recentes indicam que a testosterona pode proteger o coração por aumentar o HDL (bom colesterol). Porém, antes de se decidir por realizar a reposição hormonal deve-se ponderar entre seus benefícios e riscos.

Os riscos do uso indiscriminado e excessivo de testosterona são: ginecomastia (crescimento das mamas), aumento do número de hemácias tornando o sangue mais viscoso (fator predisponente a derrames e infarto), lesões no fígado (que podem evoluir para hepatite e câncer), retenção de água e sais minerais (o que pode levar a um aumento na pressão arterial), aumento do tamanho da próstata (hiperplasia benigna) e aceleração do crescimento de tumores na próstata ou em outros locais do corpo.

Estes efeitos devastadores são produzidos principalmente em indivíduos preocupados em aumentar a massa muscular, e que seguem a orientação de pessoas não habilitadas. Na maioria são adultos jovens que produzem testosterona endógena em níveis adequados e não precisam de nenhuma reposição. Utilizam andrógenos sintéticos, de procedência muitas vezes duvidosa, em doses cavalares, causando um mega desequilíbrio hormonal que vai cobrar seu alto preço alguns anos mais tarde.

A reposição com hormônios bioidênticos não causa câncer, pelo contrário, previne esta doença tão temida. Os andrógenos sintéticos é que podem ser responsabilizados pelos efeitos indesejáveis, pois possuem uma estrutura molecular diferente dos hormônios produzidos pelo corpo, o que altera a sua metabolização pelas enzimas endógenas fazendo com que permaneçam no corpo atuando durante um período mais longo e causando um possível efeito cumulativo. Outro fator importante a ser considerado é a dose de hormônio administrada, que deve ser sempre a menor dose eficaz.

O tratamento de reposição com testosterona costuma ser realizado de quatro formas: via intramuscular (com injeções), via transdérmica (adesivos e gel), via oral (cápsulas ou comprimidos) e via subcutânea (implantes). A novidade no tratamento é um gel cujo princípio ativo é a testosterona natural ou bioidêntica, atualmente disponível no Brasil. Esta é certamente a melhor forma de se administrar a reposição, permitindo um ajuste da dose ideal para cada homem. A associação de precursores hormonais, nutrientes e fitoterápicos permite a prescrição de doses mínimas de testosterona, as chamadas doses fisiológicas, minimizando ou eliminando assim os possíveis efeitos colaterais.

Autoria:Tamara Mazaracki

Mais oportunidade de empregos ...Confira


Saúde contrata 300 médicos no RIO DE JANEIRO

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio vai contratar em caráter emergencial médicos para os hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho e Lourenço Jorge. São mais de 300 vagas para especializados em Clínica Médica, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia de Tórax, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Pediatria, Ortopedia, Anestesia, Radiologia, Neurocirurgia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia. O salário dos selecionados será em torno de R$ 3 mil — para jornada de plantão de 24 horas semanais —, com regime de trabalho pela CLT.

As inscrições começam nesta segunda-feira. O cadastro pode ser feito pelo site www.funrio.org.br ou, pessoalmente, na Faculdade de Direito da UFRJ ( Rua Moncorvo Filho 8, Centro do Rio). O prazo vai até o dia 13, e a taxa de participação custa R$ 25. Os contratados vão começar a trabalhar no dia 1º de maio. A seleção faz parte de um plano da Prefeitura do Rio de reestruturação das quatro maiores emergências da cidade.

AUXILIAR DE CONTROLE E QUALIDADE

Indústria de Alimentos contrata: Desejável experiência anterior em Indústria de Alimentos. 2º grau ténico em química, alimentos ou farmácia. Local de Trabalho: Cachambi. Salário: R$ 550,00 + VT + Refeição no local + AM+ AO. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA moniquegoering@gmail.com


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

EMPRESA CONTRATA URGENTE! TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Perfil: Ensino Médio completo/ Técnico em Segurança do Trabalho. No mínimo dois anos de experiência na função. Disponibilidade de horário. Local: Engenho de Dentro - RJ. Empresa oferece: Salário + benefícios. Interesssados favor encaminhar curriculum para o e-mail: costafigan@yahoo.com.br, mencionando no assunto TST.


MANIPULADOR

Assessorando nosso cliente, buscamos: MANIPULADOR ( MEDICAMENTOS ). Horário: - 09.00 AS 18.00. Local: BARRA DA TIJUCA. Salário : R$ 700,00 + VT + VR + PS + PO . Escolaridade: ENSINO MÉDIO COMPLETO. Necessária experiência na área de MANIPULAÇÃO E PESAGEM. Os currículos fora do perfil, não serão analisados. IMPORTANTE: PARA PARTICIPAR DOS NOSSOS PROCESSOS SELETIVOS AGORA É NECESSÁRIO QUE O CANDIDATO CADASTRE-SE NO BANCO DE DADOS DA ELLO SELEÇÃO PELO LINK http://spa.ancorarh.srv.br/servicos/ello/form.php OU enviar currículo em Word para sheila@elloselecao.com.br com ASSUNTO: MANIPULADOR


TÉCNICO EM MECÂNICA

AFAMAR CAPITAL HUMANO SELECIONA: TÉCNICO EM MECÂNICA ( 6 VAGAS ). 2º GRAU TÉCNICO EM MECÂNICA. VIVÊNCIA ANTERIOR EM MANUTENÇÃO DE EMBALAGENS. OBRIGATÓRIO CONHECIMENTO EM TPM. DISPONIBILIDADE DE HORÁRIOS. ENVIAR CV COM PRETENSÃO SALARIAL PARA BIANCA@AFAMAR.COM.BR, MENCIONANDO NO ASSUNTO O CARGO EM QUESTÃO


ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Seres Consultoria seleciona para cliente: ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. 3º grau completo em Engenharia Civil; Mínimo de 3 anos de experiência em obras viárias (estradas) de urbanização e ou portuárias; Conhecimentos de Sistema de Gestão Ambiental; Requisitos obrigatórios: Registro no CREA como Engenheiro de Segurança do Trabalho; Requisitos desejáveis: Curso de auditor interno nas normas NBR ISO 9001: 2008 - Sistema de Gestão de Qualidade, NBR ISSO 14001:2004 - Sistema de Gestão Ambiental ou OHSAS 18001; 2007 - Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional ; Curso da OHSAS 18001:2007; curso da NBR ISO 14001:2004; e curso da NBR ISO 9001:2008. Possibilidade de residir fora do Estado. Encaminhar currículo para flavia.almeida@gruposeres.com.br


ESTÁGIO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

O ISBET, Agente de Integração há mais de 37 anos, capacitando e inserindo jovens no mercado de trabalho, seleciona para Indústria Farmacêutica de grande porte: ESTAGIÁRIO(A) DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Cursando do 5º ao 8º período; Diponibilidade para estagiar de 2ª a 6ª de 9 h às 16 h; Atividades: Acompanhamento e análise de processos e produção; A empresa oferece bolsa-auxílio R$ 900,00 + VT + Refeição no local + Assistência médica e Odontológica + Cesta Básica; Local: Jacaré. Candidatos de acordo com o perfil acima, favor enviar currículo colado no corpo do e-mail para isbet..rj@isbet.org.br mencionando no assunto da mensagem apenas o número 1196. Nosso prazo de contato com candidatos para a oportunidade acima anunciada é de 3 dias úteis após o recebimento do currículo, caso não façamos contato neste período, o currículo é diretamente encaminhado ao nosso banco de talentos para futuras oportunidades.


TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa Multinacional da área de Petróleo e Gás contrata: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. Vaga: TEMPORÁRIA (90 DIAS). Estamos trabalhando com pretensão salarial. Local de Trabalho: Barra da Tijuca. Requisitos: Portador do Registro Profissional expedido pelo Ministério do Trabalho como Técnico em Segurança do trabalho. Domínio total do Pacote Office. Experiência anterior em empresa de grande porte com treinamentos de pessoas em SSMA. Experiência prática com políticas de SG-SSMA. Os interessados devem enviar o currículo (colado no corpo do e-mail) para selecao.frazao@yahoo.com.br .ASSUNTO: TÉCNICO SEG. TRABALHO. SÓ SERÃO ACEITOS CURRÍCULOS COM PRETENSÃO SALARIAL.


ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Vaga: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Perfil: Possuir habilitação legal para o exercício da profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho, possuir registro no CREA e estar em dia com as obrigações legais junto àquele órgão. Inglês Fluente. O candidato deve ter dois anos de formado e experiência no segmento de petróleo,e coordenação de equipe de segurança do trabalho. Ter conhecimentos básicos de informática: editor de textos, planilhas eletrônicas; PowerPoint e Internet. Os interessados deverão encaminhar currículo com título da vaga para: rh.confiancarh@yahoo.com.br


TECNICO SEGURANÇA DO TRABALHO - SOMENTE PORTADOR DE NECESSIDADE

Empresa Fabricante de protese de Silicone, situada em Vigário Geral seleciona: Tecnico de Segurança do trabalho Portador de Necessidades Especiais. Requisito: Ser Portador de necessidades especiais. Registro. Sólidos conhecimentos na área. Usuário de pacote office . Preferencialmente oriundo de Indústria. Oferece-se: Salário: R$ 1.600,00. Assistência médica e odontológica. Refeição no local. Cesta básica. Previdência privada. Seguro de vida. Os interessados, por favor, enviar currículo para claudiasoares@silimed.com.br . Os currículos fora do perfil serão desconsiderados.



TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

RJ - Itacuruça - Técnico em Edificações. Vagas: 02 Técnicos de Edificações com perfil em administração em canteiros de obras. Local: Itacuruça (Morar nas proximidades). Salário: à Combinar. Experiência de 03 anos na função de Técnico de Edificações de Canteiros de Obras. Favor enviar currículos com pretensão salarial para: neide@baserhconsultoria.com.br



ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO SR. ( PCP )

Requisitos: formação em Engenharia de Produção ou Mecânica. experiência mínima de 5 anos em programação e controle de produção ( PCP ) . domínio de MRP I , MRP II , DATASUL ,AXIS e SAP . conhecimento de MS offfice ( access principalmente ) . elaboração de banco de dados ( em Access ) . conhecimento de leitura e interpretação de desenhos técnicos. conhecimento de processo ISO 9001. experiência em validação de novos processos industriais. experiência em cronometragem e crono-análises de processos fabris , experiência acima de 5 anos em processos de fabricação, montagem e pintura industrial , ( caldeiraria média pesada ) . Inglês em nível intermediário . vivência em controle de carga de maquinas e balanceamento de fluxo produtivo . Os candidatos interessados enviar o currículo para: vagas@imparh.biz, indicandoo nome da oportunidade no assunto. Informar o último salário e pretensão salarial. Somente serão analisados os currículos com estas informações solicitadas.


ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Possuir habilitação legal para o exercicio da profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho; Possuir Registro no CREA e estar em dia com as obrigações; Experiência no Segmento de Petróleo; Coordenação de Equipe de Segurança do Trabalho; Bons conhecimentos de Informática; Editor de Texto; Planilha Eletrônica; Power Point e Internet; Residir próximo a Niterói ou Proximidades; Salário a combinar + VT + VR + Alimentação de R$ 374,00 p/ mês; Plano de Saúde, Plano Odontológico e PLR(acordo coletivo). Enviar currículo URGENTE para renatasilva@simetria-rh.com.br, mencionando o assunto.

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Vagas: 03 Vagas Técnicos Segurança do Trabalho com inglês fluente e experiência na área offshore. Local: Macaé - RJ. Enviar currículos para: neide@baserhconsultoria.com.br. Assunto: Técnico de Segurança do Trabalho c/ inglês


AUXILIAR DE PRODUÇÃO

Para Ilha do Governador - RJ. Admitimos para Multinacional na Ilha do Governador : Auxiliar de Produção. 2° grau completo. Experiencia em linha de produção. Disponibilidade de horario. Não pode estar estudando. Horario de trabalho: de 1400 às 2217 hs. Almoço no local. VT. Temporario de 90 dias, com chances de efetivar. Se for efetivado, terá varios beneficios como plano médico, odontológico, participação nos lucros, cesta básica, entre outros. As pessoas que estiverem interessadas devem encaminhar o currículo ao e-mail selecao@geniale.com.br , especificando o cargo pretendido.


CONSULTOR TÉCNICO I

Empresa de Grande Porte contrata para oportunidade EFETIVA: CONSULTOR TÉCNICO I. Requisitos: Formação Superior Completa ou no último ano em: Química, Engenharia Química, de Alimentos ou de Produção. Experiência com planta de produção na área de Bebidas; Coordenação de pessoas; Controle de estoque e abastecimento de produção. Excel - Avançado. Necessário disponibilidade total de horário e para início imediato. Local de Trabalho: Jacarepaguá - RJ. Empresa oferece: Salário + Pacote de Benefícios. Os interessados devem enviar o currículo (colado no corpo do e-mail) para selecao.frazao@yahoo.com.br .ASSUNTO: CONSULTOR TÉCNICO. Candidatos que não tiverem a experiência e formação necessárias serão descartados.


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

EMPRESA CONTRATA URGENTE! Perfil: Ensino Médio completo/ Técnico em Segurança do Trabalho. No mínimo dois anos de experiência na função. Disponibilidade de horário. Local: Engenho de Dentro - RJ. Empresa oferece: Salário + benefícios. Interesssados dentro do Perfil, favor encaminhar curriculum para o e-mail: sfjunior@contax.com.br, mencionando no assunto TST.


AUXILIAR DE ENFERMAGEM DO TRABALHO

Empresa de Grande Porte contrata Urgente: Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. 2º grau completo. Formação em Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho , com registro definitivo do COREN - RJ; Necessário possuir experiência mínima de 2 anos como auxiliar de enfermagem do Trabalho. Noções de informática. Disponibilidade de horário. local de trabalho: Engenho de Dentro - RJ . oferece: Sálario + benefícios . Interessados dentro do perfil, favor encaminhar curriculum para o e-mail: sfjunior@contax.com.br, mencionando no assunto Aux de enfermagem do Trabalho.


GERENTE DE PRODUÇÃO - PCP

EMPRESA DO VAREJO DE MODA MASCULINA E FEMININA RECRUTA GERENTE DE PRODUÇÃO (PCP). Local: Botafogo. Horário: Comercial. Sexo: Masculino ou Feminino. Salário: 1.200,00 a 2.000,00. Escolaridade: Superior completo ou Incompleto. Obrigatório: Ter experiência com PCP, ser flexível quanto à deslocamento à facções para controle de produção. Experiência: de 1 a 3 anos na área. Resumo de Atividades: Auxiliar e controlar o planejamento de produção junto à um dos sócios. Compra de matéria prima. Emitir relatórios de recebimentos e plano de sortimento de produção. Estudo de desempenho de produto nas vendas. Dirige, organiza e controla os serviços de comercialização de produtos. Desejável: Uma pessoa organizada, responsável, comunicativa, liderança, determinada e se pró-ativa. O CANDIDATO DEVE RESIDIR NA ZONA SUL. INTERESSADOS ENVIAR CURRICULO PARA rh.rhcurriculo@yahoo.com.br, colocar GERENTE DE PRODUÇÃO (PCP) COMO ASSUNTO DO E-MAIL.


ENGENHEIRO QUÍMICO

Empresa do ramo de análise de gases contrata: ENGENHEIRO DE PROCESSOS Químicos. Perfil: Formação em Engenharia Química; Experiência mínima de 2 anos na função; Inglês Intermediário; Domínio de informática; Disponibilidade para viagens; Atribuições principais da função: Experiência em Processos Químicos de Fabricação ou Laboratório, Conhecimentos Equipamentos Analíticos, Desejável experiência em análise de gases. Contato com clientes, a fim de oferecer soluções na área de análise de gases; Especificação de equipamentos, analisadores de gases, engenharia de aplicação, levantamento de campo; Elaborar a cotação de sistemas de condicionamento de amostra; Desenvolver projetos de processos de novos equipamentos; Ofereço salário R$3.000,00 + PL+VT+VR+Plano de saúde. Interessados e dentro do perfil, favor encaminhar curriculo COM PRETENSÃO SALARIAL para melissa@sinergyconsultoria.com.br


TECNICA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - ÁREA DE PETRÓLEO

Recrutamos para multinacional de grande porte no segmento de Petróleo: TÉCNICA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - Recrutamos uma profissional com curso e registro como Técnica de Segurança do Trabalho, que tenha inglês avançado e alguma experiência na área de segurança e meio ambiente. Irá dar suporte interno a Gerência de Segurança e Meio Ambiente da empresa. OBS: o conhecimento de inglês é imprescindível, pois irá lidar com documentos em inglês e ter contatos com expatriados. Currículum, URGENTE, para PSICÓLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Recrutamos para multinacional de Engenharia de Projetos no segmento de Óleo & Gás: ESTAGIÁRIOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO- estudantes do 5° ao 8° períodos de Engenharia de Produção, inglês a nível avançado para fluente e bons conhecimentos do Office. Disponibilidade para 06 horas diárias , de segunda a sexta-feira. Bolsa: R$ 737,00 + Seguro de Vida + 30 dias de recesso remunerado após um ano de estágio + o valor de uma Bolsa extra no início do ano. Curriculum, anexado pelo word, de preferência em português e inglês, para PSICÓLOGOS ASSOCIADOS LTDA- E-mail: cnapolitano@psicologosassociados..com.br


ENGENHEIRO DE PERFORMANCE JÚNIOR

MCA4 assessorando um dos seus clientes seleciona: Engenheiro de Performance Júnior. Requisitos: Curso superior completo em Engenharia, Ciência da Computação e áreas afins. Desejável experiência em monitoramento e tuning de aplicações de alta disponibilidade. Experiência com Linux, Apache, Tomcat ou MySQL é um diferencial. Atribuições: Atuará na área de performance da plataforma de processamento de pagamentos eletrônicos. Responsabilidades: Responsável por constante monitoramento e otimização do desempenho do sistema MoIP. Deverá definir e implementar softwares de controle da performance da aplicação, da rede, dos servidores e dos bancos de dados. Contratação CLT. Local de trabalho: Centro / 40hs semanais. Profissionais interessados na oportunidade deverão encaminhar currículo para th@mca4.com.br colocando no campo assunto o código P204 e a Pretensão salarial


MÉDICO DO TRABALHO

Aksy Recursos Humanos seleciona para cliente atuante no ramo metalúrgico: Médico do Trabalho. Necessário: Possuir registro de médico do trabalho ou diploma reconhecido no Ministério do Trabalho. Atividades: Atividades médicas previstas no PCMSO, emissão de atestados de saúde ocupacional, atendimento em primeiros socorros e caracterização de CAT's. Horário de trabalho: Seg a Sex (4h diárias). Residir em Resende ou proximidades (Barra Mansa, Volta Redonda). Remuneração: R$ 2.996,00 + Assistência Médica + Assistência Odontológica + Seguro de Vida em Grupo + Vale Transporte / Fretado + Refeição + Cesta Básica. Enviar CV somente se estiver dentro do perfil e no corpo do e-mail para selecao@aksy.com.br com cópia para tassiafreitas.rh@gamil.com mencionando no assunto "Médico do Trabalho - RV". Os currículos fora do perfil e em anexo serão deletados. Não está no perfil da vaga oferecida? Visite noso site e cadastre seu currículo: www.aksy.com.br


ROJETISTA DE TUBULAÇÃO SÊNIOR - OFFSHORE


DIVULGANDO PARA UM AMIGO! ATENÇÃO AO E-MAIL DE RESPOSTA: Empresa de Projetos busca profissionais para completar seu quadro no Rio de Janeiro: PROJETISTA DE TUBULAÇÃO SÊNIOR. Preferencialmente que já tenham conhecimentos em projetos Offshore e utilização de PDS. A empresa oferece, além de remuneração, pacote de benefícios (assistência médica, seguro, alimentação, etc.). Local de Trabalho: Rio de Janeiro. Interessados enviar currículo com pretensão salarial para rhusuario@yahoo.com.br, com o assunto " Projetista de Tubulação - Offshore".


ENGENHEIRO MECÂNICO TRAINEE

Empresa de Projetos busca profissionais para completar seu quadro no Rio de Janeiro: ENGENHEIRO MECÂNICO TRAINEE. Preferencialmente que já tenha realizado estágio; (podendo ser recém formado). A empresa oferece, além de remuneração, pacote de benefícios (assistência médica, seguro, alimentação, etc.). Local de Trabalho: Rio de Janeiro. Interessados enviar currículo com pretensão salarial para rhusuario@yahoo.com.br, com o assunto "Engenheiro Mecânico Trainee".


TRAINEE PARA FARMÁCIA HOSPITALAR

Hospital de Médio Porte da Zona Norte do Rio de Janeiro contrata: TRAINEE para FARMÁCIA HOSPITALAR. sexo indiferente; experiência anterior de estágio em farmácia hospitalar de médio a grande porte de no mínimo. 6 meses será um diferencial; gostar de trabalhar em equipe; disponibilidade de horário; facilidade de acesso ao Rio Comprido; ATENÇÃO!!!!! LEIA ATENTAMENTE ATÉ O FINAL DO E-MAIL!!!!! Só serão analisados os currículos que contenham as respostas: FAVOR RESPONDER: 1- Qual a pretensão salarial? 2- Para quantas horas trabalhadas? 3- Qual a disponibilidade de horário? MENSAGENS COM ANEXOS NÃO SERÃO LIDAS!!! COLOCAR NO ASSUNTO: TRAINEE para FARMÁCIA HOSPITALAR. Quem se encaixar no perfil solicitado, favor encaminhar o currículo colado no corpo do e-mail com a pretensão salarial, para: curriculos@amparofeminino.com.br colocando no assunto: Trainee Farmácia. O hospital oferece: salário compatível com o mercado, VT, alimentação no local, pl saúde, pl odontológico, seguro de vida e convênio farmácia. Favor encaminhar somente currículos dentro do perfil, os que não estiverem no perfil serão descartados.


ESTAGIÁRIO EM FARMÁCIA INDUSTRIAL

Laboratórios B Braun - Empresa multinacional Alemã, localizada em São Gonçalo, com posição destacada no mercado médico/hospitalar e reconhecida por sua alta tecnologia e pela qualidade dos seus produtos está selecionando : Estagiário em Farmácia Industrial. Requisitos Necessários: Estar inscrito no curso de Farmácia Industrial; Ter cursado a disciplina de Microbiologia; Disponibilidade para estagiar 6 horas diárias de segunda a sexta-feira; Inglês técnico; Noções de microinformática. Empresa oferece: Bolsa auxíllio + VT + refeição local + seguro de vida. Interessados dentro do perfil mandar currículo urgente para: rh.br@bbraun.com COLOCANDO NO ASSUNTO DO E-MAIL O CÓDIGO: ESTAGIO FARMÁCIA.


ANALISTA DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS

Empresa nacional do ramo odontológico contrata farmacêutico (a) recém formado para atuar como analista de assuntos regulatórios. Atividades a serem desenvolvidas: Elaborar dossiês técnicos para exportação de medicamentos e correlatos. Solicitação de Certidões de exportação junto à ANVISA e consularização de documentos. Acompanhamento diário das publicações no Diário Oficial da União. QUALIFICAÇÕES NECESSÁRIAS: Nível superior em Farmácia - recém formado. Inglês e espanhol intermediários indispensáveis. Word, Excel e Internet indispensáveis. O(a) candidato(a) deverá encaminhar curriculo com pretensão salarial para fatima.guimaraes@ dfl.com.br. Não serão abertos arquivos anexados, o curriculo ser copiado e colado no campo do email.



FARMACÊUTICO

Analista de Validação de metodologia (Controle de Qualidade) com experiência em HPLC e inglês intermediário / avançado. Interessados e dentro do perfil, encaminhar currículo para rj_vagas@yahoo. com.br com o título da vaga no assunto, informando último salário e pretensão salarial.


SUPERVISOR DE LABORATÓRIO

oportunidade para: Supervisor de Laboratório - Resende. Superior em Química ou Farmácia - concluído e desejável Pós na área. Experiência em laboratório de controle de qualidade de industria Farmoquímica ou Farmacêutica e gestão de pessoas. Inglês Nível intermediário. Os interessados deverão realizar o cadastro no site: www.gruposeres. com.br e encaminhar o currículo para catia.oliveira@ gruposeres. com.br . IMPORTANTE: Colocar no "assunto" do e-mail o NOME DA VAGA e a PRETENSÃO SALARIAL.


ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE

EMPRESA DE GRANDE PORTE LOCALIZADA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO ESTÁ SELECIONANDO: ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE. REQUISITOS: ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM ENGENHARIA AMBIENTAL OU ENGENHARIA GERAL; MESTRADO NA ÁREA AMBIENTAL CONCLUÍDO; BONS CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA; INGLÊS AVANÇADO; CONHECIMENTOS EM AUDITORIA AMBIENTAL, NORMAS ISO, SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL; NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL; LICENCIAMENTO AMBIENTAL VINCULADO AO TRANSPORTE; VIVÊNCIA NAS ATIVIDADES ABAIXO DESCRITAS; ATIVIDADES: Controlar e acompanhar ações de licenciamento ambiental; Controlar a fiscalização do nível de poluição; Desenvolver programas e serviços ligados à gestão ambiental e ao monitoramento de impactos ambientais do setor de transportes; Monitorar os processos e atividades causadores de impactos ambientais; Investigar e avaliar sistemas de produção ambientalmente sustentáveis; Pesquisar sobre destinação de resíduos (pneu, óleo, bateria, re-uso de água); Auxiliar a gerência; Suporte ao Centro de Serviços Ambientais; Acompanhar o desenvolvimento dos programas ambientais da Fetranspor; Acompanhamento das legislações vigentes de áreas afins; Controlar ações de licenciamento ambiental; Programa de gestão e monitoramento de impactos ambientais; Implementar controle da poluição atmosférica; Operacionalizar os serviços do Centro de Serviços Ambientais. FAIXA SALARIAL: R$ 3.000,00 a R$ 3.400,00. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CURRICULO CONTENDO PRETENSÃO SALARIAL E ÚLTIMO SALÁRIO PARA leticia@parceirasolutions.com.br COLOCANDO NO CAMPO ASSUNTO: ENG. MEIO AMBIENTE


ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO (SESMT)

Responsável por gerenciar e dar apoio técnico aos gestores e colaboradores da fábrica, quanto ao risco e segurança no trabalho, visando controlar e diminuir acidente no trabalho. Os requisitos necessários ao cargo são: Superior Completo em Engenharia. Pós-graduado em Segurança do Trabalho; 3 anos de experiência na função (comprovada em CTPS). Informática (pacote Office). Domínio nas NR´s. Legislação Ambiental. Liderança, organização, comunicação, trabalho em equipe. local - Zona Norte - Rio de Janeiro. Remuneração: R$ 4.185,00 + PACOTE DE BENEFICIOS. Os candidatos devem enviar o cv para talentosempresa5@betterrh.com.br colocando no assunto o nome da vaga "engenheiro"



TÉCNICO DE NUTRIÇÃO

AFAMAR CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS SELECIONA PARA SEU CLIENTE TÉCNICO DE NUTRIÇÃO. Ensino Médio Completo. Irá Controlar o preparo de refeições de pacientes e funcionários. Monitorar (através de planilha própria) as ocorrências referentes às refeições dos funcionários. conhecimento de dieta. Horário: Noturno-plantão. Salário: R$ 800,00 + Benefícios. Os interessados e que estiverem dentro do perfil, favor encaminhar currículo para barbara@afamar.com.br e cadastrar-se no site da Afamar http://www.afamar.com

ESTÁGIO DE GEOLOGIA / GEOFÍSICA

FOCO TALENTOS seleciona para: SHELL. Energia é um dos maiores desafios das próximas décadas. Por isso, a Shell está buscando estagiários para integrar o seu quadro de profissionais. Venha fazer parte de uma empresa reconhecida por suas práticas inovadoras e por oferecer as melhores oportunidades de desenvolvimento profissional. ESTÁGIO DE GEOLOGIA / GEOFÍSICA. Atividades: Implementação/Controle de Banco de Dados de Exploração; Acompanhamento Geológico de poços; Atividades Regulatórias referentes aos ativos de Exploração; Demais rotinas do departamento. Cursando: GEOLOGIA ou GOFÍSICA. Período: A partir do 6° período. Previsão de Formatura: Dezembro de 2010 até Julho de 2011. Conhecimentos Necessários. Inglês Intermediário. Conhecimento do Pacote Office. Bolsa Auxílio: R$800,00. Horário de Estágio: 4h/Dia. Local de Estágio: Barra da Tijuca - RJ. Interessados devem encaminhar currículo com urgência, para o e-mail: ccruz@grupofoco.com.br. Colocar no Assunto: GEOLOGIA / GEOFÍSICA. Encaminhar currículo no campo do e-mail.

Parto orgástico


Conhece o parto orgástico?

Documentário trata de métodos menos traumáticos e que, de lambuja, ainda fazem a mulher chegar lá...

Na hora H: a escolha do método, do local e do acompanhante ajuda a mulher a produzir endorfina e relaxar
As cenas mostram rostos de mulheres dando à luz. Só que, em vez da expressão de sofrimento, o que se vê são sorrisos de êxtase e gemidos de prazer. As imagens fazem parte do documentário Orgasmic Birth: The Best Kept Secret (Nascimento orgástico: o grande segredo), exibido no ano passado em salas e festivais do circuito alternativo americano e que foi ao ar pela rede de TV americana ABC. Tanto nos cineclubes quanto em cadeia nacional, a reação é uma só: surpresa, motivada pela revelação de que o parto pode ser uma das experiências mais prazerosas da vida da mulher.

A obra deriva de um movimento surgido na Inglaterra nos anos 60 e que visa humanizar o ato de dar à luz. "Apesar do nome do filme, o orgasmo não é o objetivo, mas uma consequência do que chamamos de parto consciente", diz Ana Cristina Duarte, obstetriz da ONG Parto do Princípio e do Grupo de Apoio à Maternidade Ativa.

Aviso às futuras mamães: não é fácil chegar lá. Primeiro, é preciso estar muito relaxada. E pouca gente consegue isso quando está cercada de anestesistas, obstetras e cirurgiões. Assim, é preciso escolher um local, um método, os profissionais e os familiares de modo a criar um ambiente confortável e acolhedor. O resto fica por conta da natureza.
Só a passagem do bebê é suficiente para produzir o orgasmo, pois ela estimula as mesmas terminações nervosas que o ato sexual. "Esse tipo de parto só é possível se quem comandar o processo for o organismo da mulher", diz a médica Carmen Simone Diniz, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Não é qualquer obstetra que se dipõe a executá-lo. Para conhecer médicos especializados e outras mães, o melhor atalho são as ONGs Gama (www.maternidadeativa.com.br) e Parto do Princípio (www.partodoprincipio.com.br).

Fonte: Galileu

4.03.2009

erva daninha - a erva de São Simão (Vermonia scorpiodes) destroem melanoma e adenocarcinoma

O PODER DA ERVA DANINHA CONTRA CÉLULAS CANCEROSAS

Componentes da planta nociva destroem melanoma e adenocarcinoma. A tão indesejada erva daninha - a erva de São Simão (Vermonia scorpiodes) - pode, quem diria, vir a ser uma nova esperança no combate a uma das doenças mais fatais no mundo: o câncer.

Desde 2005, pesquisadores do programa de mestrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) vêm desenvolvendo pesquisas que visam comprovar a ação regenerativa em células cancerosas. Os testes já foram realizados em camundongos, apresentando resultados consideráveis no que diz respeito à atuação contra tumores, superando inclusive as expectativas dos pesquisadores, ao atuar como estimulante das células de defesa.

As substâncias, porém, precisam ser desenvolvidas de uma maneira sintética para serem testadas em humanos. Um procedimento necessário, levando em conta a toxidade da erva daninha. - Estamos estudando esta espécie desde 2005, quando a professora Mique Biavatti a trouxe para o nosso centro de pesquisa.

Em termos de utilização para o homem, ainda estamos em fase preliminar, pois é necessário haver um investimento em isolamento da substância em laboratórios - explica a coordenadora do mestrado em Ciências Farmacêuticas da Univali, Tania Mari Bellé Bresolin. - Mas estudando a ação em células tumorais, posso dizer que algumas substâncias da erva são bem efetivas. Apesar da comprovação dos benefícios em células cancerosas, alerta a pesquisadora, a erva em si é extremamente tóxica se ingerida por seres humanos.
É exatamente este o desafio da próxima etapa do estudo, que contempla a sintetização em laboratório.

EXPERIMENTOS - Na Univali, porém, as atividades se resumem a pesquisa e experimentos nos componentes, sendo necessário interesse do setor privado para desenvolver sinteticamente as substâncias. A erva, que é abundante na Mata Atlântica, principalmente na costa de Santa Catarina, despertou a curiosidade dos pesquisadores devido a suas propriedades cicatrizantes.

Primeiramente descobrimos um grande potencial citotóxico em animais, fazendo uma introdução de 5 mg/ kg para curar determinados tumores - explicou o pesquisador Rilton de Freitas. Dentre as substâncias utilizáveis no combate ao câncer contidas na erva, destaque para as frações de clorometano, cuja característica típica é de agente regenerador de moléculas.

Estas substâncias são encontradas em outras plantas, mas na Daninha as concentrações são muito altas - destacou Freitas. Apesar da descoberta, pesquisadores ressaltam que o projeto tem um longo caminho até que sejam produzidos os aguardados medicamentos para o câncer que impliquem em menos efeitos colaterais. - O intuito é contribuir para um composto antineuplágico sem tantos efeitos - conta Tania. - Estamos em fase preliminar, mas as expectativas são boas. - Flávio Dilascio -
Fonte: Gazeta Mercantil - Portal Médico

Células-Tronco Pluripotentes Induzidas

PESQUISA ENCONTRA JEITO MAIS SEGURO DE FAZER CÉLULAS-TRONCO

Pesquisadores dos EUA anunciaram na quinta-feira a descoberta de um jeito mais seguro de "convencer" células cutâneas humanas a se tornarem as poderosas células-tronco embrionárias, num importante passo para eventualmente usá-las para tratar inúmeras doenças e lesões.

Uma equipe da Universidade de Wisconsin disse ter produzido as chamadas células-tronco pluripotentes induzidas (ou iPS, por sua sigla em inglês) a partir de células humanas, sem usar vírus ou genes exóticos, o que exclui um material genético que poderia acarretar riscos se as células fossem usadas terapeuticamente.

O cientista James Thomson, cujo estudo foi publicado na revista Science, disse que essa é a primeira vez que os pesquisadores obtêm células iPS sem inserir novos genes potencialmente problemáticos em seu DNA. Muitas equipes trabalham na busca por melhores formas de fazer com que as células cutâneas se comportem como células-tronco embrionárias, as células-mestras que dão origem a todos os 220 tipos de células no organismo humano.

Os cientistas esperam dominar as qualidades ímpares dessas células de modo a criar novos tratamentos para uma variedade de problemas médicos. As células iPS prometem muitos novos benefícios das células-tronco embrionárias, mas sem as polêmicas éticas destas, já que na nova técnica não é necessário destruir um embrião humano. Métodos anteriores para criar células iPS exigiam o uso de vírus como veículos, ou "vetores", para transportar os genes até as células e acionar a reprogramação celular.

Thomson disse que o novo método usa um círculo de DNA chamado plasmídeo, que transporta os genes necessários para transformar uma célula cutânea em uma célula iPS. Com o tempo, o plasmídeo desaparece naturalmente da população celular, evitando o perigo representado pelo uso de vírus, que podem inserir genes nocivos no material genético das células. "Isso significa que eles são menos propensos a formarem tumores, menos propensos a destruir a função de algum gene importante", disse Thomson por telefone.

Outras equipes já usaram métodos diferentes para fazer o mesmo tipo de coisa em células de ratos, mas não em células humanas, disse Jeremy Berg, diretor do Instituto Nacional de Ciências Médicas Gerais, parte do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.
Fonte: Reuters - Notícias Terra

Exame pode detectar precocemente a doença de Alzheimer

Estudo com 518 pessoas avalia eficácia de método que identifica biomarcadores presentes no liquor. Outros grupos trabalham com exames de sangue ou por imagem; hoje, a forma mais precisa de atestar a doença é por autópsia. Um estudo da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, publicado em edição on-line do "Annals of Neurology", demonstra resultados promissores de um teste que detecta a presença de biomarcadores no liquor (líquido da medula espinhal) para detectar precocemente a doença de Alzheimer, antes de os primeiros sintomas se manifestarem.

Os pesquisadores avaliaram a presença das proteínas beta-amiloide 42 e tau (indicadores da doença) em amostras do liquor de 410 pacientes de um programa de pesquisa sobre Alzheimer, de 52 pessoas com características cognitivas normais e de outras 56 pessoas com diagnóstico de Alzheimer confirmado na autópsia. Segundo a pesquisa, a precisão do exame chegou a 87% em geral e a até 96,4% na análise da presença de beta-amiloide naqueles que tiveram a confirmação da doença por autópsia. Além disso, o teste teve eficácia de 81% para avaliar as chances de um déficit cognitivo leve evoluir para doença de Alzheimer, valores considerados satisfatórios pelos pesquisadores.

Trabalhos de avaliação desse tipo de teste são realizados há alguns anos, mas ainda mostram deficiências em alguns casos específicos. "Em resumo, a proposta é atraente, mas não se pode causar alarde, porque são marcadores em testes", afirma a patologista Lea Grinberg, coordenadora do Banco de Cérebros da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo -o maior do mundo.

A relevância do estudo da Pensilvânia está no número de pacientes e na variedade da amostra -como foram avaliadas pessoas de 56 partes dos EUA e do Canadá, o trabalho contempla várias etnias. Essas características são importantes para ajudar a validar um método para diagnóstico. OUTROS ESTUDOS - No Brasil, grupos de pesquisa também estudam a presença de marcadores para o diagnóstico precoce da doença, como o do neurologista Paulo Caramelli, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Ele acredita que os estudos avançam, mas que ainda exigem mais comprovação.

"A grande dúvida é sobre qual será o documento-fonte [desse tipo de teste]: podemos usar o liquor, feito por um exame invasivo, o sangue ou uma imagem que detecta a proteína beta-amiloide no cérebro da pessoa viva", explica. Também estão sendo desenvolvidos testes de memória específicos e outros estudos que trabalham com imagens cerebrais.

Hoje, a forma mais precisa de atestar a doença é por autópsia. No paciente vivo, é possível detectá-la com alguns testes clínicos e de imagem. "Entretanto, só 70% desses diagnósticos são confirmados na autópsia. Ademais, esse diagnóstico em vida só é feito quando a doença está mais avançada. No início, é difícil saber", afirma Grinberg. O resultado chega tarde, quando o indivíduo já manifesta prejuízo no desempenho das funções do dia a dia, como vestir-se, banhar-se, administrar o dinheiro e tomar medicação.

Um biomarcador que possa ser dosado no sangue ou no liquor ou em um exame de imagem favorecerá um diagnóstico precoce da doença, preservando as capacidades cognitivas do paciente. "Além disso, seria imprescindível para a realização de estudos de melhor qualidade para testar a eficácia de drogas e estratégias terapêuticas para a doença", completa o geriatra José Marcelo Farfel, responsável pelo setor clínico do Banco de Cérebros da USP. - Julliane Silveira, da Reportagem Local -
Fonte: Folha de São Paulo - Portal Médico

BOTOX RECUPERA MÚSCULOS PARALISADOS POR DERRAMES

Depois de sofrer um derrame, Francine Corso, engenheira de software que trabalhou no projeto do veículo lunar da Nasa, teve de ficar sem sair de casa entre 1992 e 2001. Seu braço esquerdo estava paralisado em uma posição retorcida e próxima a seu pescoço, o que dificultava vestir roupas, e seus dedos estavam fechados com tamanha força que as unhas se enterraram nas palmas das mãos.
Quando ela conseguiu aprender como levantar da cadeira de rodas, sua perna esquerda, contorcida, apresentava um problema comum a muitas vítimas de lesões cerebrais: ela pisava com os dedos dos pés para baixo, e enfrentava dificuldades para impedir que o pé se dobrasse e causasse quedas.
Agora, com injeções da toxina botulinum a cada três meses, "estou completamente transformada - consigo dirigir, faço trabalhos voluntários, estou fazendo cursos de arte". Os dedos dela se relaxaram a ponto de permitir que vá a uma manicure para pintar as unhas de vermelho.

A toxina botulinum, um removedor de rugas mais conhecido pelo seu nome comercial Botox, tem muitos usos médicos, alguns oficiais e outros menos formais.

O medicamento ajuda as vítimas de distonia a retomar o controle sobre seus músculos sujeitos a espasmos;
reduz o fluxo sudoríparo de pessoas que sofrem de suores nervosos; e ajuda crianças com pés disformes a evitar cirurgias.
O uso do produto para pacientes de derrames por enquanto continua a ser informal - ou seja, o medicamento não foi aprovado para esse propósito pela Food and Drug Administration (FDA, agência federal norte-americana que regulamenta alimentos e remédios).
Mas a prática se tornou tão aceita que o programa de saúde federal Medicare e outras formas de plano de saúde em geral cobrem os custos de seu uso em tratamentos. Mesmo assim, diz o Dr. David Simpson, professor de neurologia do Centro Médico Mount Sinai, em Nova York, um dos mais conhecidos pesquisadores do botulinum, apenas cerca de 5% dos pacientes de derrames que poderiam se beneficiar de seu uso terminam por se tratar com o medicamento.
Os médicos responsáveis pelos serviços de casas de repouso e clínicas muitas vezes não estão informados a respeito.
Poucos médicos estão treinados para aplicar as injeções do produto, que precisam ser usadas em áreas bem mais profundas do que aquelas usualmente tratadas por dermatologistas para eliminar linhas de expressão.

E a maior parte dos neurologistas têm por hábito prescrever a pacientes de derrame remédios de combate a espasmos como a tizanidine e o baclofen, baratos e de uso oral mas com efeitos colaterais como sonolência e o enfraquecimento de todos os músculos do corpo, e não apenas aqueles afetados pela lesão a ser tratada.

Corso, 66, jamais foi informada quanto à disponibilidade desse tratamento por seu primeiro neurologista, a quem ela chama de "Dr. Má Notícia", porque ele informou à família dela que Corso morreria, e disse à paciente que ela jamais poderia voltar a andar. "Eu descobri a respeito em um programa de TV com o Dr. Max Gomez", conta Corso. "Por isso decidi vir à cidade e consultar esse pessoal".

Em uma sala de aula do Mount Sinai que oferece vista panorâmica de Manhattan, Simpson está de pé entre dois braços de borracha montados sobre juntas móveis. Um parece flácido mas ainda assim musculoso, e exibe muitas marcas de seringa. O outro é vermelho brilhante e só mostra músculos; é um modelo anatômico do qual toda a gordura e a pele foram removidas. Simpson, cujos trabalhos de pesquisa são financiados por três empresas produtoras de medicamentos em base de botulinum - Allergan, fabricante do Botox; Solstice Neurosciences, fabricante do Myobloc; e Merz Pharmaceuticals, fabricante do Xeomin- está ensinando a residentes como encontrar músculos difíceis de alcançar, a exemplo do flexor pollicus brevis, que responde pela dobradura do dedão, e do pronator quadratus, que permite o giro do pulso. Os braços de borracha estão dotados de sensores que apitam quando a ponta da agulha atinge o músculo correto. Braços humanos não apitam, claro, mas Simpson havia utilizado uma variação dessa tecnologia para tratar Corso, em uma sessão realizada apenas uma hora antes da aula. Pouco antes que a primeira agulha penetrasse sua pele, ela informou aos visitantes sobre sua opinião quanto à eletromiografia, que ela chama de "o estimulante". "Isso", disse Corso, que tem menos de 1,5 metro de altura, "é o que separa os homens dos meninos". A seringa estava conectada a um estimulador elétrico que envia pulsos elétricos de até um décimo de ampere duas vezes por segundo. Simpson ativava os impulsos elétricos quando acreditava que a agulha tivesse atingido o músculo correto. Se o dedo certo começasse a pulsar em sincronia com o pulso elétrico, ele sabia que estava aplicando o estímulo no local correto, e acionava o êmbolo para injetar o medicamento. Caso não houvesse a reação esperada, ele mudava a agulha de lugar e recomeçava. O médico repetiu o procedimento em diversos pontos do braço de Corso, e em sua perna. Depois de 45 minutos de trabalho, Corso informou que seu pé estava mais estável ao pisar no chão.

O botulinum não é capaz de restaurar o uso de músculos quando o derrame destruiu a região do cérebro que os controla. Mas os pacientes parecem melhor e se sentem melhor, e muitas vezes conseguem se vestir, segurar objetos e tomar banho sozinhos com mais facilidade. O Dr. Mark Hallett, chefe do departamento de controle motor do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames, diz que usa tanto eletromiografia quanto ultrassom ao injetar o botulinum nos pacientes. "Alguns dos especialistas sentem que, se estiverem perto da região afetada, isso basta", diz Hallett. "Mas eu discordo.

Creio que seja importante garantir que a agulha está no lugar certo". Corso concorda com ele. Por algum tempo, diz, ela estava se tratando com outro neurologista, mais perto de sua casa em Fort Salong, Long Island, e ele fazia as injeções de botulinum sem recorrer à eletromiografia. O processo não funcionava tão bem, ela diz. Agora, um amigo a leva de carro aos limites de Nova York, de onde um motorista a apanha para o trajeto até o hospital. "Estou muito longe de Long Island", ela diz. "Mas a viagem vale a pena".

Fonte: The New York Times - Notícias Terra

4.02.2009

Herpes


O herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex virus. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma latente, até que venha a ser reativado.

Os seguintes cuidados devem ser tomados durante um surto de herpes:

- o tratamento deve ser iniciado tão logo comecem os primeiros sintomas, assim o surto deverá ser de menor intensidade e duração;
- evite furar as vesículas;
- o tratamento deve ser orientado pelo seu médico dermatologista. É ele quem pode determinar os medicamentos mais indicados para o seu caso que, dependendo da intensidade, podem ser de uso local (na forma de cremes ou soluções) ou de uso via oral, na forma de comprimidos.

Quando as recidivas do herpes forem muito frequentes, a imunidade deve ser estimulada para combater o vírus. Os fenômenos desencadeantes devem ser evitados, procurando-se levar uma vida o mais saudável possível. A eficácia das vacinas contra o herpes são muito discutidas, mostrando bons resultados em alguns pacientes mas nenhum resultado em outros.

(fonte: http://www.dermatologia.net/neo/base/doencas/herpeslabial.htm)

O que provoca o herpes labial?

As manifestações do HSV-1 alternam com os períodos em que o vírus permanece adormecido em células nervosas, denominadas de gânglios. Não se sabe exatamente qual a causa de uma manifestação do HSV-1, mas entre os fatores desencadeadores poderão contar-se:

- Exposição ao sol
- Stress
- Temperaturas baixas
- Febre
- Constipação/Gripe
- Fadiga
- Alterações hormonais
- Menstruação

Manifestações clínicas

As localizações mais frequentes são os lábios e a região genital, mas o herpes pode aparecer em qualquer lugar da pele. Uma vez reativado, o herpes se apresenta da seguinte forma:

Inicialmente pode haver coceira e ardência no local onde surgirão as lesões.
A seguir, formam-se pequenas bolhas agrupadas como num buquê sobre a área avermelhada e inchada.
As bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença.
A ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização.
A duração da doença é de cerca de 5 a 10 dias.


1ª Fase - Fase do prurido
Esta fase inicial é caracterizada por uma sensação de ardor e prurido em torno dos lábios ou nariz.

2ª Fase – Fase da bolha
Um ou dois dias depois, surge o primeiro sinal visível de um grupo de pequenas bolhas.

3ª Fase - Fase de ulceração
Esta fase caracteriza-se pelo rebentamento das bolhas, deixando uma ulceração avermelhada de pouca profundidade. Trata-se da fase mais dolorosa e contagiosa.

4ª Fase – Fase da ferida/crosta
Forma-se uma ferida seca com crosta castanha. Se a crosta se descolar, a ferida sangra e o doente sente prurido e ardor.

5ª Fase – Fase de cicatrização
Se se verificar a formação de uma crosta, esta desaparecerá durante o processo de cicatrização.

Conselhos acerca do Herpes Labial

1. Não toque na ferida

Se sofrer de herpes labial, evite o toque, pois existe o risco de:

* Transmissão
O vírus HSV-1é muito contagioso. Pode propagar-se desde a fase inicial do herpes, em que sente formigueiro e prurido, até à fase de cicatrização, quando a crosta desaparece.

* O vírus pode transmitir-se por meio de:
- Contato físico como beijos e abraços entre a pessoa infectada e uma pessoa não infectada.
- Auto-inoculação: ocorre quando o vírus se propaga de uma parte do corpo para outra por meio dos dedos, por exemplo.
- Objetos infectados: tais como copos, garrafas, roupa e escovas de dentes recém-utilizadas por uma pessoa infectada.
- Infecção secundária: Pode agravar uma manifestação da infecção, podendo resultar num problema mais grave.

2. Lave as mãos

Se tocar no herpes, lave as mãos imediatamente depois. Em casos raros, as pessoas infectadas com herpes podem contaminar os olhos, condição potencialmente muito perigosa. Tenha especial cuidado, se utilizar lentes de contacto.

3. Evite os beijos e partilhar bebidas

Durante um episódio, o vírus HSV-1 pode transmitir-se facilmente de uma pessoa para outra através de beijos ou da partilha de uma bebida.

Tratamento do herpes labial

Não existe tratamento conhecido que elimine totalmente o vírus HSV-1.
Os tratamentos mais comuns à venda no mercado são pomadas destinadas ao tratamento do vírus. Mesmo com a pomada anti-vírica mais eficaz, é difícil tratar o vírus, pois após a formação do herpes, o vírus retrocede para o seu local de origem. É impossível eliminar o vírus por completo. Assim sendo, uma abordagem diferente é controlar o herpes labial tratando os sintomas como se se tratasse de uma ferida.

Os utilizadores de pomadas poderão debater-se com os seguintes problemas:

1. As pomadas não ocultam os sinais visíveis de um episódio de herpes.
2. As pomadas não previnem o risco de contágio e infecção secundária.
3. As pomadas não previnem dos efeitos que o movimento labial tem na mesma.

(Fonte: www.compeed.com.pt ...http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/herpes/herpes-labial.php)

O que é reativação (recorrência) do vírus e como pode acontecer:

Após a cicatrização da primeira lesão a doença poderá nunca mais voltar, mas, se acontecer, invariavelmente ela voltará a acometer o mesmo local da anterior e isto é a reativação do vírus e uma vez reativado, o vírus volta da região nervosa para a pele, onde causará novamente o Herpes Labial.
Fatores diversos como, fadiga, transtorno emocional (depressão, por exemplo), stress, luz solar em excesso ou tudo aquilo que poderá representar cansaço corpórea e baixa de resistência ou debilidade.
O período de recorrência poderá ser de dias, meses, anos ou simplesmente não acontecer. Em casos severos, existem tratamentos para que o tempo entre as recorrências aumente.

Algumas pessoas tem maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras, mesmo em contato com o vírus, nunca apresentam a doença, pois sua imunidade não permite o seu desenvolvimento.

Recomendações:

- Nunca faça automedicação, pois, poderá estar perpetuando um quadro que possivelmente poderia ser mais brando;
- Durante a crise, mantenha a região o mais limpa e seca possível;
- Durante o banho, use água morna para enxaguar a região infectada;
- Para secar, faça-o gentilmente com uma toalha bem seca ou com papel toalha absorvente;
- Com um sistema imunológico eficiente, pode-se ter um melhor controle da infecção do vírus e para isso, não ignore a necessidade de uma dieta adequada, rica em vitaminas, faça exercício físicos, tenha períodos de descanso e sono dentro de padrões aceitáveis;
- Limite o tempo do banho de sol, evitando excessos;
- Água e sabão são suficientes para matar o vírus. Faça sempre a higiene das mãos e das regiões afetadas;

IMPORTANTE

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.


(fonte: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=7727&assunto=Infecto-contagiosas/Epidemias)

Hipo, Hiperglicemia e Diabetes



Taxas anormais de glicemia causam mais complicações no organismo do que normalmente se pensa. Tanto os pacientes de hipoglicemia (baixo teor de açúcar no sangue) como hiperglicemia (alta taxa de no sangue) devem ter atenção redobrada, pois alguns medicamentos podem provocar efeitos colaterais que invertem drasticamente a quantidade da substância no organismo.

A reação hipoglicêmica consiste na sensação de fome aguda, dificuldade para raciocinar, cansaço, sudorese exagerada, tremores finos ou grosseiros de extremidades, visão dupla e confusão. Em casos mais graves, o distúrbio pode levar à coma (coma hipoglicêmico) e óbito. Quando o paciente estiver inconsciente, o tratamento correto é encaminhá-lo para um hospital onde se pode injetar glucagon – hormônio que faz aumenta a glicose no sangue. As principais causas estão intimamente ligadas ao uso de medicamentos como insulina e anti-diabéticos, uso de álcool, tumores produtores de insulina, síndrome genética, insuficiência hepática ou renal, deficiência de hormônios contra-reguladores (GH, adrenalina, glucagon e cortisol) e anorexia nervosa. Os métodos mais eficazes contra a hipoglicemia são: alimentar-se corretamente quando forem feitos exercícios físicos; consumir lanches antes de dormir, no caso de hipoglicemia noturna; e evitar o uso de álcool, principalmente em jejum.

Os sintomas da hiperglicemia são excesso de sede e urina, emagrecimento e fome constante, cansaço, pele seca, dor de cabeça, vômitos, dificuldades respiratória e hálito de maçã. A principal causa é uma disfunção do pâncreas por ausência, diminuição ou ação inadequada da insulina, o hormônio responsável pela manutenção dos níveis de glicose no sangue. Apesar de cada caso merecer uma análise individual, a hiperglicemia pode ser evitada seguindo um rígido controle do açúcar no sangue, ou seja, adotando uma alimentação fracionada e balanceada, além de praticar exercícios físicos regulares. Dependendo do quadro, o médico pode indicar uma insulinoterapia e as medicações orais para controlar a taxa glicêmica.

Em ambos os casos, o paciente deve tratar dos distúrbios com a seriedade que merecem, pois os níveis anormais de glicemia afetam inúmeras reações orgânicas e o funcionamento de muitos órgãos vitais, como o cérebro. Medidas por meio do exame sanguíneo e glicosímetro, as taxas glicêmicas devem ser verificadas quando possível para evitar os transtornos orgânicos em virtude da variação dessa substância vital.

Fonte: Saúde e beleza

O que é a Diabetes?

A Diabetes é uma grave condição de saúde que atinge de 150 milhões de pessoas em todo o Mundo e estima-se que este número duplique no ano 2025.

A Diabetes mellitus caracteriza-se por uma produção de insulina ausente ou insuficiente ou, ainda, por uma resistência do organismo à sua acção. A insulina produzida no pâncreas é responsável pelo metabolismo dos nutrientes, em particular do açúcar (glicose). A insulina promove o transporte da glicose presente na circulação sanguínea para o interior das células para que seja utilizada. Assim, sem a acção da insulina a glicose permanece na corrente sanguínea em altos níveis (hiperglicemia).

A adopção de um estilo de vida saudável é a forma mais eficaz quer na prevenção quer no tratamento da Diabetes. Tenha uma alimentação equilibrada e pratique exercício físico regularmente.

Tipos de Diabetes

Existem 3 tipos de Diabetes: Tipo 1, Tipo 2 e Diabetes Gestacional.

Diabetes tipo 1

A Diabetes tipo 1 é a menos comum, representando cerca de 10% dos casos. Desenvolve-se maioritariamente em crianças ou jovens, mas pode também aparecer em adultos e até em idosos. Devido a causas ainda pouco esclarecidas, o organismo destrói as próprias células do pâncreas produtoras de insulina. Como não produzem insulina, estes diabéticos seguem um plano diário de injecções de insulina para controlar os níveis de açúcar do sangue (glicemia).

Diabetes tipo 2

A Diabetes tipo 2 é a mais comum e representa cerca de 90% da população mundial de diabéticos. Ocorre normalmente em pessoas com mais de 40 anos e está mais associada a indivíduos com excesso de peso. Apesar do pâncreas produzir insulina, o organismo é incapaz de reagir à sua acção (insulino-resistência). Isto obriga o pâncreas a um esforço maior até que a capacidade de produção é ultrapassada e surge a Diabetes.

O tratamento passa pela adopção de um estilo de vida saudável. Além disso, poderá haver a necessidade de recorrer à medicação com anti-diabéticos orais e, se necessário, a injecções de insulina.

Diabetes Gestacional

A alteração do estado hormonal durante a gravidez pode provocar uma resistência à insulina, situação que atinge cerca de 2% das grávidas. A grávida necessita de cuidados especiais mas, geralmente, esta condição resolve-se por si depois do nascimento. Contudo, sofrer de Diabetes gestacional durante a gravidez aumenta o risco de sofrer de Diabetes Tipo 2 mais tarde.

Como prevenir-se

Conheça os principais factores que poderão aumentar o risco de sofrer de Diabetes:

Ter familiares próximos com Diabetes
Excesso de peso ou obesidade, especialmente na zona abdominal
Tensão arterial elevada
Níveis elevados de colesterol no sangue
Estilo de vida sedentário

Os sintomas

Os principais sintomas da Diabetes são:

Urinar frequentemente e em grande quantidade – Poliúria
Sede constante – Polidípsia
Fome constante e difícil de saciar - Polifagia
Perda de peso acentuada
Sensação de boca seca – Xerostomia
Fadiga
Comichão (prurido) no corpo
Visão turva
No caso da Diabetes tipo 2, é habitual não ocorrerem sintomas e a Diabetes não é diagnosticada. Esta condição pode evoluir e o diagnóstico é feito numa fase avançada, quando a glicemia é já bastante elevada e tendo já provocado alguns danos.

Estes ou outros sintomas terão que ser avaliados pelo seu médico para comprovar o diagnóstico, nomeadamente através da medição da glicemia.

Possíveis complicações

A hiperglicemia pode provocar alterações hormonais e nas células, que danificam os vasos sanguíneos e/ou os nervos. Os vasos sanguíneos danificados aumentam o risco de sofrer de doença cardiovascular. Além disso, os danos nos vasos sanguíneos mais pequenos podem provocar problemas de visão (retinopatia), nos rins (nefropatia) e nos nervos (neuropatia).

O “pé diabético” é um problema de saúde comum na Diabetes, quando a glicemia não é controlada. É provocado por danos nos vasos sanguíneos e nervos, levando a danos graves nos pés.

Uma alimentação saudável e a prática regular de exercício físico ajuda a controlar a glicemia e pode atenuar ou mesmo prevenir o aparecimento dos problemas de saúde associados à Diabetes. A utilização de um calçado adequado é também aconselhada para prevenir o “pé diabético”. Consulte o seu médico para estabelecer uma estratégia de tratamento adequada ao seu caso.

Atenção à glicemia

Manter a glicemia dentro dos valores recomendados é a forma mais eficaz de prevenir complicações associadas à Diabetes.

A Associação Americana de Diabetes recomenda que a hemoglobina A1c (HbA1c) seja inferior a 7 %. A HbA1c indica como a glicemia se tem mantido ao longo de 2 a 3 meses. Quanto mais baixa for a HbA1c menor será o risco de complicações.

A glicemia pode baixar para níveis demasiado baixos (hipoglicemia) se:

o tratamento com medicação ou insulina não for adequado
estiver em jejum durante demasiado tempo
ingerir bebidas alcoólicas em excesso.
Nestes casos, poderá sentir fraqueza e tonturas, ficar pálido e com visão turva. Deverá consumir alguns alimentos, nomeadamente 1 pacote de açúcar ou uma bebida açucarada seguido de um pequeno lanche. Informe o seu médico para que possam delinear um plano de tratamento mais adaptado às suas necessidades.

Conselhos

Não existe nenhuma dieta especial para a Diabetes! O diabético deve seguir uma alimentação saudável, em tudo semelhante à recomendada para a restante população. Siga os nossos conselhos que o ajudam a manter uma glicemia estável, a prevenir ou atenuar as complicações associadas à Diabetes:

Mantenha um peso saudável. O excesso de peso agrava as complicações associadas à Diabetes.

Distribua as refeições ao longo do dia e não salte refeições. Para manter a glicemia estável, faça pelo menos 5 refeições diárias e não fique muito tempo sem comer.

Pratique exercício físico regularmente, porque melhora a acção da insulina e manter um peso saudável.

Limite o consumo de açúcar. Diminua a quantidade de açúcar adicionado e o consumo de alimentos ricos em açúcar, como os produtos de pastelaria, geleia, refrigerantes, etc.

Não elimine os hidratos de carbono da alimentação, mas prefira os alimentos ricos em amido, como a batata, arroz, massa, pão e cereais integrais. Estes hidratos de carbono têm uma libertação de energia gradual, o que evita picos de glicemia.

Escolha alimentos ricos em fibra, como hortícolas, fruta e cereais pouco refinados ou integrais, como pão escuro, arroz integral, etc.

Consuma 6-10 porções de frutas e hortícolas. Contêm fibra e micronutrientes benéficos ao organismo. Veja aqui mais informação.

Limite o consumo de gordura. Privilegie o consumo de peixe, carnes magras ou de aves e lacticínios meio-gordos ou magros.

Modere o consumo de sal (< 5 g/dia) e recorra às ervas aromáticas para temperar.

Esteja atento ao rótulo dos produtos. Analise a composição nutricional dos alimentos e faça uma escolha acertada.



Perguntas e respostas


Os diabéticos não deve comer alimentos ricos em hidratos de carbono?

Falso. Abster-se do consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono é prejudicial ao controlo da glicemia. Estes alimentos são componentes essenciais de uma alimentação saudável, visto serem fonte de energia para o organismo e conterem outros nutrientes importante, como as fibras alimentares, vitaminas e minerais.

Ter uma alimentação rica em açúcar causa Diabetes?

A investigação científica ainda não estabeleceu uma relação directa entre o consumo excessivo de açúcar e a Diabetes. No entanto, estes hábitos alimentares potenciam um excesso de peso e obesidade, que é o factor mais determinante da Diabetes tipo 2. De acordo com as actuais recomendações, o diabético deve moderar o consumo de produtos açucarados, mas não necessita de se abster por completo.

A Diabetes tipo 2 é uma forma menos perigosa da doença do que a Diabetes tipo 1?

Falso. Esta diferenciação baseia-se no mecanismo de desenvolvimento da doença e não na sua gravidade. O facto de ser obrigatório o tratamento com insulina no caso da Diabetes tipo 1, pode induzir a ideia errada de que é uma forma mais grave. No entanto, a Diabetes tipo 2 pode ser igualmente grave quando não é tratada convenientemente.

A Diabetes tipo 1 desenvolve-se somente em crianças e jovens e a Diabetes tipo 2 é exclusiva dos adultos?

Falso. Apesar de ser este o cenário mais provável, nem sempre se desenvolve desta forma. De facto, existem crianças e jovens com Diabetes tipo 2 e adultos com Diabetes tipo 1.

A insulina causa habituação?

Falso. Habitualmente, a insulina é injectada no tecido por debaixo da pele (tecido subcutâneo) da barriga, coxas ou braços. O diabético tipo 1 depende da insulina, não pelo efeito da habituação, mas para controlar a glicemia porque o seu organismo não produz insulina. No caso da Diabetes tipo 2, pode também haver a necessidade de recorrer ao tratamento com insulina, que poderá ser interrompido e retomado o tratamento com antidiabéticos orais, se o médico assim entender.

A Diabetes é contagiosa?

Falso. Apesar dos mecanismos exactos pelos quais a doença se desenvolve estarem ainda por esclarecer completamente, sabe-se que não é contagiosa. Veja aqui quais são os factores de risco.

Os diabéticos não devem praticar exercício físico?

Falso. Existem inúmeros atletas de alta competição diabéticos. Não há razão nenhuma para que não possa praticar exercício físico, se tiver alguns cuidados no controlo da glicemia. Deverá fazer um pequeno lanche antes do exercício e, se estiver a ser tratado com insulina, poderá ter que reduzir a dose. Discuta a prática de exercício físico com o seu médico.

Os diabéticos devem escolher produtos específicos para diabéticos?

A alimentação recomendada para os diabéticos é semelhante à recomendada para a restante população. Habitualmente, os produtos para diabéticos não oferecem benefícios adicionais, visto que a sua relação custo/benefício é desfavorável ao consumidor.

É possível sentir os efeitos das alterações da glicemia?

Com o tempo, poderá aprender a reconhecer alguns sintomas da hipo- e hiperglicemia. No entanto, não é possível ter uma percepção precisa, por isso é fundamental fazer testes de glicemia regularmente ao longo do dia.

Os diabéticos não podem ingerir bebidas com álcool?

Falso. Tendo um controlo adequado da glicemia, poderão beber um pouco de cerveja ou vinho acompanhando a refeição. Informe o nutricionista, de forma a delinearem um plano que inclua as bebidas alcoólicas na sua alimentação.

Quando tudo se desfaz


Quando tudo se desfaz


Pema Chödrön, no monastério de Gampo Abbey, na Nova Escócia, Canadá.
Aconteceu. Exatamente quando as coisas pareciam caminhar para um rumo mais seguro e tranqüilo, tudo desmoronou. Sonhos, desejos e esperanças chegaram ao fim. Nesse estado de choque, é comum não saber como reagir. Em momentos tão angustiantes, as palavras da monja budista americana Pema Chödrön agem como um bálsamo.

Uma grande decepção pode ser o início de uma grande aventura, uma chance inestimável para se abrir a novas formas de pensar e agir. É o que nos segreda Pema Chödrön, uma jovem americana que em 1974 decidiu tornar-se monja budista. Essa mulher, hoje com 65 anos, foi casada e dona de casa numa pequena cidade do Estado americano do Novo México e também fala com a experiência de quem viveu situações de conflito. "O único momento em que realmente sabemos o que está acontecendo é quando nos puxam o tapete e não encontramos mais nenhum apoio", escreveu ela. "Exatamente ali - na hora em que ocorre a experiência de faltar o chão, quando parece que vamos perder tudo o que é real - é que podemos encontrar as sementes de uma nova vida", reconhece. Nesse instante, explica Pema, podemos despertar do sono que nos mantém atrelados a expectativas sem sentido e velhos comportamentos. "Quando meu casamento desmoronou, tentei arduamente encontrar algum consolo e segurança. Para minha sorte, nunca consegui", diz, sorrindo, em suas palestras. Ela descobriu que tudo que a fazia sentir-se desconfortável, insegura e rejeitada contribuía para fazê-la mudar em direção a uma vida mais feliz. Eram chaves de transformação. Veja alguns dos tópicos principais do seu pensamento, expostos em suas palestras e em livros como Quando Tudo se Desfaz (ed. Gryphus).

Acostume-se com o medo

O medo é uma experiência universal vivida até mesmo pelo menor dos insetos. Quando passamos pelas poças formadas pelas marés e estendemos as mãos para os corpos abertos das anêmonas marinhas, elas se fecham. Essa é uma reação expontânea, comum a todos. Não há nada de terrível em sentir medo quando enfrentamos o desconhecido. Reagimos contra a possibilidade da solidão, da morte, de não termos nenhum apoio. O medo é uma reação natural ao nos aproximarmos da verdade.
Geralmente pensamos que as pessoas corajosas não sentem medo, mas a verdade é que elas estão apenas mais familiarizadas com ele. Aceitam que estão morrendo de medo e reconhecem esse sentimento como um velho amigo. E não se detêm por causa dele.
Quando estamos com medo, o conselho que geralmente recebemos nos diz para adoçá-lo, atenuá-lo, tomar um comprimido ou procurar uma distração. Fugimos dele. Mas só ele e a dor podem nos ajudar a destruir nosso velho eu e a nos despertar para outras possibilidades.
Mas, cedo ou tarde compreendemos que, embora não possamos fazer com que a dor ou o medo sejam agradáveis, são eles que acabarão por nos colocar diante de todos os ensinamentos que algum dia lemos ou ouvimos - são sentimentos transformadores. Se deixarmos seguir seu curso sem detê-los, eles serão capazes de abrir caminhos para uma nova vida, mais plena e feliz.
Situações limite


À beira do sabe-se lá o que for, o desafio que se apresenta a cada um de nós é o de permanecer nesse limiar, sem buscar nenhuma ação concreta. Experimentar ficar ali, ter a coragem de vivenciar cada segundo da dor sem tentar fugir, deixar o coração exposto. É tudo o que temos de fazer. Essa experiência é o tipo de teste que o guerreiro espiritual necessita para despertar.

No momento crucial da dor e do medo, estamos vivos, vibrantes, despertos. É nesse exato instante que nosso coração pode inundar-se de ternura. Podemos aprender a habilidade de nos perceber com mais suavidade e compaixão.
O amor que não morrerá


A identificação com os sofrimentos dos outros - a incapacidade de observá-lo de longe - é a descoberta de nossa ternura, a descoberta do boddhichitta. Essa é uma palavra sânscrita que significa "coração nobre ou desperto". Diz-se que está presente em todos os seres. Assim como a manteiga é parte do leite e o óleo da semente de gergelim, essa ternura é inerente a você e a mim. Faz parte da nossa natureza e está nos esperando.
Quando encontramos uma mulher com o filho no colo pedindo esmola na rua, quando vemos um homem surrar impiedosamente seu cão aterrorizado, quando nos deparamos com um adolescente espancado ou com o medo nos olhos de uma criança, damos as costas porque não podemos suportar - é isso o que a maioria faz. Alguém precisa nos encorajar a não deixar de lado o que sentimos, a não nos envergonhar pelo amor e pesar que surgem, a não temer a dor. Alguém tem de nos dizer que é possível despertar a ternura que existe em nós e que, ao fazer isso, mudaremos nossa vida.
Este exato momento é o mestre perfeito


Nosso maior problema é que não encaramos as situações frustrantes como ensinamentos - nós as detestamos automaticamente, corremos delas feito loucos. Porém a jornada espiritual significa aventurar-se nesse território desconhecido, arriscar-se a viver sempre o momento presente, ir além do medo e da esperança.
O mestre de Pema Chödrön no Brasil

O despertar da ternura e da compaixão - o caminho sagrado do guerreiro espiritual - faz parte dos ensinamentos de Sakyong Mipham Rimpoche, mestre atual de Pema Chödrön, que vai estar no Brasil no dia 15 de março. Sakyong chefia um dos maiores centros budistas da América do Norte, em Halifax, no Canadá. Mais detalhes sobre suas idéias podem ser obtidos no site shambhala-brasil e no livro Shambhala, a Trilha Sagrada do Guerreiro, de Chögyam Trungpa (ed. Cultrix).

Texto: Liane Camargo de Almeida Alves

Governo decide usar PPPs para produzir 24 fármacos no país

Governo decide usar PPPs para produzir 24 fármacos no país

BRASÍLIA - Nove parcerias público privadas (PPPs) entre laboratórios oficiais e indústrias farmacêuticas, anunciadas ontem pelo governo, têm meta de poupar, a partir de 2010, R$ 160 milhões por ano em compras governamentais realizadas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Os contratos, segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, preveem transferência de tecnologia e desenvolvimento de 24 insumos (fármacos) para a fabricação nacional de medicamentos, que já não estão protegidos por patentes, para os tratamentos de pacientes portadores do vírus HIV, tuberculose, asma, hemofilia, psicoses, produtos que reduzem colesterol, contraceptivos e imunossupressores usados em terapias para pacientes transplantados.

A compra direta desses fármacos envolve cerca de R$ 800 milhões por ano e Temporão enfatizou que, no cenário de crise econômica, a área da saúde também pode contribuir com estímulos ao crescimento. Na avaliação do ministro, essas parcerias têm duas importantes consequências. A primeira é reduzir importações, porque o país tornou-se dependente de insumos farmacêuticos produzidos no exterior - 80% do consumo interno desse tipo de produto é importado.

A segunda consequência, explicou Temporão, é reconstruir o parque industrial de fármacos, que foi dizimado com a abertura dos anos 90. " O Ministério da Saúde tem grande poder de compra e vai usá-lo para resgatar um setor que foi destruído pela irresponsável abertura comercial dos anos 90, que acabou criando empregos na China e na Índia. "

Em 30 dias, os laboratórios oficiais terão de apresentar ao ministério o detalhamento dos projetos. A base das PPPs é a portaria 978, do Ministério da Saúde, que definiu a lista dos medicamentos e equipamentos estratégicos, de interesse público e, portanto, prioritários para as compras governamentais.

Nesse contexto, o antiretroviral Tenofovir será fabricado por meio de duas associações. Na primeira delas, o laboratório público Farmanguinhos uniu-se à indústria nacional Globe. Na outra PPP, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) juntou-se à Blanver e à Nortec Química. O Tenofovir é usado por aproximadamente 40 mil pessoas como alternativa à zidovudina (AZT) e tem custo médio anual de US$ 927.

Funed, Blanver e Nortec também vão fabricar a atorvastatina, fármaco redutor do colesterol. Farmanguinhos também vai produzir com a indústria indiana Lupin quatro drogas contra a tuberculose. Uma delas é a combinação de quatro princípios ativos em um medicamento, o que Temporão ressaltou ser um avanço na facilitação do tratamento que tem de ser levado por seis meses.

Uma parceria entre a Hemobrás e a indústria brasileira Cristália vai produzir o Fator VII-A Recombinante, anti-hemorrágico usado por pacientes portadores de hemofilia. Atualmente, todo o Fator VII consumido tem de ser importado da empresa dinamarquesa Novonordisk. No ano passado, o Ministério da Saúde gastou R$ 44 milhões na operação.

Pacientes transplantados atendidos pelo SUS também serão beneficiados com duas parcerias que vão fabricar imunossupressores. A primeira delas foi firmada entre o Laboratório Químico Farmacêutico do Exército (LQFEx) e as indústrias Roche e Nortec. Na segunda, a associação é entre o Laboratório Químico Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) e a Libbs.

O Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam), do Rio Grande do Norte, e a Cristália vão fabricar três antipsicóticos, que consomem R$ 220 milhões por ano do orçamento do Ministério da Saúde. Uma décima parceria ainda pode ser realizada entre a Funed e uma indústria argentina para a fabricação do fármaco salbutamol, que é utilizado nos tratamentos de asma leve.

(Arnaldo Galvão | Valor Econômico)