4.02.2009

Casos de câncer podem dobrar em 40 anos devido à epidemia de obesidade

Casos de câncer podem dobrar em 40 anos devido à epidemia de obesidade, segundo relatório do World Cancer Research Fund

Cerca de 7 milhões de pessoas morrem de câncer em todo o mundo a cada ano. Segundo as últimas estimativas do Fundo Mundial de Pesquisas sobre Câncer (World Cancer Research Fund International - WCRF), este número deve aumentar para 10 milhões em 2020.

O número de novos casos de câncer no mundo pode aumentar dos atuais 10 milhões por ano para 16 milhões até 2020. A obesidade, principalmente em países desenvolvidos, é uma das principais preocupações.

O alerta faz parte de um relatório do WCRF coordenado pelo professor de epidemiologia e saúde pública na Universidade College de Londres, Michael Marmot, e elaborado com a participação de mais 23 pesquisadores de todo o mundo.

Segundo Marmot, esta é uma estimativa que demanda uma ação urgente, já que a obesidade está crescendo em níveis alarmantes.

O documento chama atenção para que as pessoas tornem-se responsáveis por sua saúde e pela saúde de seus filhos quanto à aquisição de bons hábitos alimentares e a prática regular de atividades físicas. Governos, empresas, escolas, a mídia e profissionais de saúde devem cooperar para a prevenção da obesidade e consequentemente dos novos casos de câncer.

Fontes:
Policy and Action for Cancer Prevention report - World Cancer Research Fund
Jornal inglês The Observer

Nenhum comentário: