4.01.2009

Transtorno do Humor Bipolar

O que é?
Trata-se de uma doença cerebral caracterizada por oscilações de humor intensas, isto é, períodos de extrema euforia (chamados de períodos de mania) intercalados por intensos episódios de depressão (dificuldades de sentir prazer e tristeza).

O número de pacientes atingidos pelo Transtorno do Humor Bipolar é de cerca de 3 a 5% da população, não havendo uma tendência a acometer de forma diferente os sexos ou as diferentes raças, e as primeiras manifestações ocorrem por volta dos 15 aos 25 anos.

É uma doença grave e pode se tornar debilitante, isto é, o paciente passa a ter problemas de trabalho e de relacionamento com as pessoas. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Transtorno do Humor Bipolar está entre as dez principais causas de incapacidade no mundo.

Quadro clínico
Os sintomas são diferentes para as duas fases doenças: mania e depressão.

Na fase maníaca, a pessoa pode apresentar:

Excesso de energia;

Menor necessidade de sono;

Discurso acelerado, fala ininterrupta;

Aumento da atividade motora;

Idéias de grandiosidade;

Distratibilidade;

Maior necessidade de sexo;

Irritabilidade;
.
Em alguns casos, pode haver sintomas de psicose, isto é, perda parcial ou total da interação com a realidade.

Na fase depressiva, a pessoa pode apresentar:

Redução de energia;

Sono excessivo ou insônia;

Sensação de lentidão motora;

Dificuldade para pensar, raciocinar, memorizar e prestar atenção;

Baixa auto-estima, idéias de culpa;

Menor desejo sexual;

Dificuldade para sentir prazer;

Idéias de morte e suicídio;

Causas
A principal causa é a alteração de substâncias no cérebro do paciente, que apresentam mudanças em suas concentrações. A genética apresenta grande importância no surgimento da doença.

Diagnóstico
É clínico, isto é, não há exames que sejam necessários para que o profissional de saúde chegue à conclusão de que o paciente é portador de transtorno do humor bipolar. Pode levar até 10 anos para que o diagnóstico correto seja realizado, sendo que as principais confusões ocorrem com depressão, ansiedade, insônia e abuso de drogas.

Tratamento
Os objetivos do tratamento são: reduzir sintomas de euforia e de depressão, evitar surgimento de novos episódios de doença, e melhorar funcionamento familiar, social e laboral do paciente. As drogas que tratam o transtorno do humor bipolar são os estabilizadores de humor, anticonvulsivantes, antipsicóticos e antidepressivos.

Os antidepressivos devem ser utilizados com cautela, pois podem retirar o paciente da fase depressiva e colocá-lo na fase maníaca. Além disso, é necessária a reabilitação, e as atividades de apoio comunitário e psicoterapia são outros componentes extremamente importantes.

Fonte:AstraZeneca

Nenhum comentário: