5.16.2009

VITÓRIA DO COMPANHEIRO HAYNE FELIPE PARA DIREÇÂO DE FARMANGUINHOS / FIOCRUZ



O companheiro Hayne Felipe obteve um grande vitória sobre Eduardo Costa para a direção de Farmanguinhos (2009-2013).
Hayne obteve 93 votos (62%) contra 58 votos (38%) da atual administração.
O Hayne apresentou durante as eleições propostas de trabalho que irão certamente melhorar o desempenho do mais importante laboratório farmacêutico público deste pais.
Parabens à Fiocruz pela vitória da democracia, parabéns à população que ganhará com uma gestão mais técnica, com mais qualidade e mais eficiente no acesso aos medicamentos.
As palavras de ordem são: Ética, Transparência, Pessoas, Inovação e Qualidade

Antonio Celso da Costa Brandão


From: antonio brandao
To: Hayne Felipe , ccAlan Amaral , "Alarcon Gonçalves" , "Antonio Celso Brandão" , Carlos Araujo da Costa , "Cristiane de Oliveira Magalhães" , Elaine Cruz Rosas , "Eliana Guimarães Félix" , Fabiola M Alves , Gilberto Braga , Gilberto Faria , Jorge Costa , Joyce Bemvindo , Lais Fonseca , Leonardo Coutada , Leonardo Lucchetti , Licia de Oliveira , Luciane Alves de Oliveira , Lucimar Gomes Pereira Junior , Luis Henrique Monteiro Pereira , Luiz Alexandre Mosca Cunha , Marcos Salvino , Marcus Nora , "Maria das Graças da Silva" , Mariana C de Souza , Miliana Santos , Niraldo Santana , Nubia Boechat , Rawlinson Dias Rodrigues , Rita Torres Sobral , Sandra Aurora , Shirley Trajano , Tereza Santos , Virginia Almentero Marques , Wanise Barroso , Yolanda de Castro Arruda
Date: Sat, 16 May 2009 08:22:51 -0300
Subject: Vitória de Farmanguinhos

5.15.2009

Apnéia do sono

Apneia do sono O que é? O Sindroma de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um problema respiratório do sono que se caracteriza por episódios repetidos de interrupção da respiração, apesar de continuar a desenvolver-se esforço para respirar. Apneia obstrutiva é a cessação completa da passagem do ar pelo nariz e pela boca, durante 10 segundos ou mais. Um doente típico terá 5 ou mais apneias por hora de sono. Entre estas pausas respiratórias quase sempre o doente ressona ruidosamente. Como o sono nocturno está sujeito a frequentes interrupções, o doente tem habitualmente uma sonolência excessiva durante o dia. O SAOS pode prejudicar gravemente a qualidade de vida e aumentar do risco de doenças cardiovasculares e de morte súbita. Além disso estes doentes têm maior probabilidade de acidentes de trabalho e de viação. Sendo uma situação séria e potencialmente mortal, deve ser diagnosticada e tratada eficazmente. Existe um outro tipo de apneia do sono, a apneia central, em que as vias aéreas não estão obstruídas, e que ocorre quando o cérebro falha no envio ao diafragma do estímulo para a respiração. A apneia central é muito menos frequente que a obstrutiva.

Qual a frequência? O SAOS pode existir em todas as idades, mesmo nas crianças. Estima-se que na meia-idade (entre os 30 e os 60 anos) 2% das mulheres e 4% dos homens têm apneia obstrutiva do sono com sonolência durante o dia. As pessoas com maior probabilidade de ter SAOS são as que ressonam alto e ao mesmo tempo têm excesso de peso, ou hipertensão arterial, ou que têm anomalias anatómicas do nariz ou garganta.

Quais são as causas? Quando a pessoa adormece, os músculos da faringe relaxam tornando-se flácidos, o que leva ao colapso e obstrução parcial das vias de passagem do ar (vias aéreas superiores) provocando ressonar e restrição da respiração ou mesmo obstrução completa (apneia). Apesar disso, o doente faz esforços persistentes para respirar com os músculos do tórax e do abdómen, principalmente o diafragma. De cada vez que acontece uma apneia há uma descida do nível de oxigénio no sangue. Após algum tempo (10 a 60 segundos), o esforço respiratório para vencer a obstrução leva ao alerta do cérebro, e provoca um acordar momentâneo o qual restaura o tónus dos músculos das vias aéreas superiores. Assim, a apneia é interrompida por este breve despertar, tão breve que a maior parte das vezes é imperceptível. Então a respiração recomeça até que o doente caia novamente no sono, e volte a haver relaxamento muscular da faringe. Este círculo de acontecimentos pode repetir-se centenas de vezes em cada noite. Situações estruturais do nariz (desvio do septo) ou congestão devida a alergias ou a resfriado comum, podem, isolados ou combinados, agravar o colapso da vias aéreas aumentando o ressonar. A obstrução nasal leva à respiração pela boca, com deslocamento do maxilar inferior, que faz com que a base da língua se encoste à parte posterior da garganta, favorecendo a apneia. A obesidade, provocando depósitos de gordura na garganta, o aumento do tamanho da língua e da úvula (“campainha”), certas deformidades mandibulares (do queixo), amígdalas e adenóides volumosas, favorecem o aparecimento de SAOS. Alguns medicamentos (tranquilizantes, anti-histamínicos) e álcool, irritantes inalados (fumo do tabaco) têm efeito semelhante. Também algumas doenças endócrinas predispõem para o SAOS.

Como prevenir? Medidas de prevenção são todas as que possam corrigir os factores de risco de apneia do sono: a extracção das amígdalas e adenóides nas crianças, e a diminuição do peso nos adultos obesos são as mais importantes. O tratamento das anomalias nasais ou faríngeas e dos defeitos ósseos faciais, bem como a evicção de consumo de álcool, de comprimidos para dormir e de tabaco, podem evitar o aparecimento ou agravamento da apneia do sono.

Como se manifesta? As principais manifestações do SAOS ocorrem durante o sono, sem que o doente se aperceba delas. Durante o dia, são os colegas de trabalho ou amigos que notam que a pessoa cai a dormir em alturas menos apropriadas. Como a evolução é quase sempre muito lenta, ao longo de vários anos, o doente só tem a percepção do problema quando acontecem factos graves (adormecimento ao volante, acidente de trabalho). Por isso é muito importante que a pessoa que partilha o quarto de dormir testemunhe o esforço visível para respirar, as características do ressonar, e as interrupções da respiração, durante o sono do doente. O ressonar (roncopatia) é o sintoma nocturno mais relevante do SAOS. Tem origem na vibração dos tecidos moles da garganta quando a pessoa inspira, abrindo e fechando alternadamente a passagem do ar. A intensidade e o tom do ressonar dependem da quantidade de ar que passa na via aérea, e da rapidez da vibração. Além do ressonar, o sindroma de apneia do sono pode manifestar-se durante a noite por um sono agitado e com interrupções, crises de sensação de sufocação, urinar várias vezes por noite, sudação aumentada, refluxo gastro-esofágico (passagem do conteúdo ácido do estômago para o esófago). Os doentes queixam-se muitas vezes de insónia, assim como de dores de cabeça, secura de boca e cansaço ao acordar. A sonolência é o sintoma diurno mais notório no SAOS, e resulta do facto de o sono nocturno ser fragmentado e mais superficial. O sono normal tem uma arquitectura própria evoluindo por ciclos ao longo da noite, passando do sono leve ao sono mais profundo, e à fase dos sonhos ou sono REM. Num doente com SAOS, essa arquitectura normal do sono pode estar muito alterada pelos frequentes despertares. Durante o dia o SAOS também pode manifestar-se por diminuição da concentração e do desempenho, incluindo no trabalho e na condução automóvel. Pode haver perda de memória e alterações do humor e da personalidade (depressão, irritabilidade), e problemas sexuais. Cerca de 50% das pessoas com apneia do sono têm hipertensão arterial. O risco de ataque cardíaco ou cerebral é elevado nas pessoas com SAOS.

Qual a evolução? Ressonar é muito comum em ambos os sexos, mas é duas vezes mais frequente no masculino. Aproximadamente 30% dos homens de 30 anos, e cerca de 40% das pessoas de ambos os sexos, com 50 anos de idade, têm roncopatia. O facto de ressonar não significa que a pessoa tenha um SAOS requerendo tratamento; isso só acontece em 10 a 35% dos casos. Contudo o ressonar só por si é preocupante porque, em qualquer dos casos, representa uma respiração anormal durante o sono. Pensa-se que a roncopatia pode evoluir para um SAOS. A história típica começa pelos 20 e poucos anos com um ressonar contínuo, inocente. Com a idade e o aumento do peso, ao chegar aos 40 anos, o ressonar é já intenso e intermitente, intervalado por movimentos frequentes provocados pelos despertares momentâneos. Pelos 45 anos o indivíduo começa a notar sonolência diurna. Muitas vezes, só mais tarde, pelos aos 50 ou mais anos, é que finalmente o SAOS é diagnosticado.

Como se diagnostica? O estudo poligráfico do sono nocturno é o melhor teste para o diagnóstico da apneia do sono. Através dele regista-se, durante uma noite inteira, uma série de funções durante o sono, tais como a actividade eléctrica do cérebro, os movimentos dos olhos, a actividade muscular, o electrocardiograma, o esforço dos músculos respiratórios, a respiração nasal e bucal, o nível de oxigénio no sangue. Os estudos poligráficos do sono são habitualmente realizados em centros especializados aonde o doente se desloca para dormir; a sua realização implica uma diferenciação técnica importante. Actualmente é possível fazer certos estudos simplificados em casa do doente com aparelhos portáteis. Em rigor, estes exames não podem ser considerados estudos do sono, e dão uma informação limitada.

Qual o tratamento? A terapêutica depende das características clínicas de cada indivíduo e do resultado do estudo do sono. Evitar o álcool, o tabaco e os hipnóticos, perder peso, e não dormir deitado de costas, fazem parte do programa terapêutico. A terapêutica mais eficaz é o CPAP-nasal (ventiloterapia com pressão positiva contínua por máscara nasal). É um tratamento de natureza mecânica em que o doente dorme com uma máscara sobre o nariz, por meio da qual o ar sob pressão é forçado através das narinas. A pressão do ar é gerada por um aparelho simples, e ajustada de modo a ser a suficiente para evitar o colapso das vias aéreas. Este tratamento impede as apneias e possibilita um sono repousado e continuado. A sua prescrição pressupõe um estudo poligráfico do sono prévio. Em certos casos de SAOS ligeiro ou de roncopatia isolada, têm mostrado resultados as peças orais aplicadas às arcadas dentais. Estes dispositivos, geralmente preparados por estomatologista, funcionam reposicionando o maxilar inferior e a língua. A cirurgia ORL pode ser benéfica nalguns casos bem seleccionados. Tem a finalidade de aumentar o diâmetro da via aérea. Existem vários procedimentos, desde a remoção de amígdalas e adenóides, pólipos ou outros causas de obstrução, à correcção de deformidades estruturais. A UPPP (uvulopalatofaringoplastia) consiste na remoção do excesso de tecido mole na parte posterior da orofaringe (amígdalas, úvula, e parte do palato mole). A uvulopalatoplastia por laser (LAUP) ou por energia de radiofrequência (RFUP) faz-se sobretudo para tratar a roncopatia, mas não elimina a apneia. Sempre que haja indicação para procedimento cirúrgico, deverá fazer-se previamente um estudo poligráfico do sono. A finalidade deste é detectar uma possível apneia, antes que a cirurgia faça desaparecer o principal sintoma “marcador” do SAOS que é o ressonar. Alguns procedimentos cirúrgicos maxilo-faciais podem estar indicados quando há deformidades do maxilar inferior.

Qual o prognóstico? O prognóstico desta situação é condicionado sobretudo pelo aparecimento de complicações cardiovasculares. O tratamento com CPAP nasal altera substancialmente o prognóstico da doença, uma vez que tem efeito na gravidade da hipertensão arterial e das arritmias cardíacas, e melhora a função cardíaca. Centros de tratamento, Organizações de apoio: Todos os hospitais centrais do país estão apetrechados para o diagnóstico e tratamento do SAOS. Alguns especialistas de neurologia, pneumologia e psiquiatria estão habilitados para a execução de estudos do sono, em medicina privada.

Dra. Isabel Simões Melo


]EXERCÍCIOS AJUDAM A DIMINUIR SINTOMAS DA APNEIA E RONCO
15/05/2009
Técnica envolvendo movimentos da língua e do palato mole foi criada por uma fonoaudióloga em parceria o InCor. Depois de três meses, houve uma redução de 22,4 para 13,7 eventos de apneia por hora de sono; intensidade do ronco também diminuiu. Exercícios para fortalecer a musculatura da garganta envolvendo a língua e o palato mole (parte posterior do céu da boca) podem reduzir em até 40% a gravidade e os sintomas da apneia do sono -distúrbio que tem como características ronco alto e interrupções da respiração durante o sono. Os exercícios que envolvem vários movimentos da língua foram desenvolvidos pela fonoaudióloga Kátia Carmello Guimarães em parceria com médicos do Instituto do Sono do InCor (Instituto do Coração de São Paulo). Os resultados foram publicados no periódico "American Journal of Respiratory e Critical Care Medicine".
Estudo epidemiológico realizado pelo Instituto do Sono da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) aponta que 32,8% da população da cidade de São Paulo sofre com apneia do sono. Foram avaliadas em laboratório 1.042 pessoas. Durante três meses, os pesquisadores do InCor acompanharam 31 pacientes -16 fizeram os exercícios corretos e 15 fizeram exercícios ineficazes durante 30 minutos por dia. De acordo com o pneumologista Geraldo Lorenzi-Filho, autor do estudo, ao final do terceiro mês de exercícios houve uma redução objetiva de 22,4 para 13,7 eventos de apneia por hora de sono -de acordo com a escala da polissonografia.
Além disso, a intensidade do ronco caiu de 10,2 para 6,9 pontos, reduzindo de "muito alto" para "semelhante a respiração". Os pesquisadores também notaram que a circunferência do pescoço daqueles que fizeram os exercícios corretos caiu de uma média de 39,6 cm para 38,5 cm -o que sugere que houve melhora no tônus da musculatura da garganta. "Percebemos que houve diminuição objetiva do ronco e da sonolência. Essa é uma alternativa que não vai resolver o problema, mas vai proporcionar um alívio muito grande para quem sofre com apneia", diz. Kátia Guimarães reforça que todos os exercícios devem ser feitos com orientação de um fonoaudiólogo. "No começo a intensidade é maior. Depois, os pacientes precisam fazer pelo menos dois exercícios por dia, senão os sintomas voltam", diz.
A pneumologista Lia Rita Azeredo Bittencourt, do Instituto do Sono da Unifesp, diz que os resultados são importantes por apontarem melhora objetiva (com a polissonografia). "Nossos pacientes que fazem exercícios [com técnicas diferentes] relatam melhora na qualidade de vida, dizem que dormem melhor, mas ainda não chegamos a esses resultados objetivos", afirma. Bittencourt diz que os exercícios para a garganta podem ser um complemento do tratamento. "Mesmo que não sejam totalmente eficazes, pois não acho que sejam curativos", diz. Ela ressalta, no entanto, que praticar esses exercícios exige disciplina. "Se a pessoa parar depois que atingir os objetivos, a tendência é voltar, assim como acontece com quem quer perder peso", pondera. CAUSAS DA APNEIA - Na maioria dos casos, a apneia acontece porque a musculatura da garganta fica muito relaxada durante a noite, obstruindo a passagem do ar pela garganta.
Assim, o paciente desperta do sono várias vezes e fica com sonolência diurna. De acordo com Lorenzi-Filho, mais de 70% dos casos acontecem em pessoas obesas, pois o excesso de gordura na garganta piora a passagem do ar. Pessoas com a garganta estreita ou com a mandíbula deslocada também podem ter apneia. As consequências são um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e derrame. O tratamento inclui perda de peso para diminuir o depósito de gordura na garganta, uso de uma placa para a mandíbula e, em casos graves, utilização do CPAP -máscara de ar, que o paciente usa quando vai dormir. Os aparelhos mais baratos custam cerca de R$ 1.200. Cirurgias são menos realizadas.
Fonte: Folha de São Paulo - Portal Médico

Prevenção de acidentes na criança

Acidentes na Criança: Prevenção de acidentes na criança Durante os primeiros 3 anos de vida, a criança tem um sentido de perigo e de auto-preservação muito reduzido, dependendo a sua segurança totalmente dos adultos. Infelizmente, assistimos a números assustadores de crianças com incapacidades permanentes resultantes de acidentes e estes continuam a constituir a principal causa de morte na criança após o ano de idade.

Estima-se que entre os 1 e 14 anos os acidentes representem cerca de 40% das causas de morte, sendo este valor ainda mais elevado no grupo etário dos 15 aos 24 anos. A prevenção de acidentes deve ser parte integrante da consulta de pediatria, alertando os pais para os possíveis perigos. Esta prevenção deve incidir sobre os vários tipos de acidentes, destacando os mais frequentes: quedas, acidentes de viação, intoxicações, inalação ou ingestão de corpos estranhos, queimaduras, afogamentos e lesões por armas de fogo.

Relembram-se em seguida alguns cuidados a ter para evitar acidentes: Prevenção de quedas/ traumatismos cranianos: Nunca deixar uma criança, de qualquer idade, sozinha num local elevado; evitar cadeiras junto a janelas e ter varandas seguras; não utilizar voadores; utilizar cancelas nas escadas; evitar beliches antes dos 6 anos; ensinar a criança a atravessar correctamente a estrada aos 5, 6 anos; ensinar a andar de bicicleta pelos 7, 8 anos e com capacete

Acidentes de viação: A criança deve viajar sempre no banco de trás do automóvel e em cadeiras apropriadas, para além de todos os cuidados gerais relativos à condução Intoxicações: Ter sempre os medicamentos bem guardados; os produtos de uso domésticos e os pesticidas devem manter-se nos recipientes originais e longe do alcance das crianças; ter o número do Centro de intoxicações (21 7950143). Inalação de corpos estranhos/ engasgamento: Não dar à criança alimentos como amendoins, tremoços, nozes, frutos com caroços, rebuçados, etc, ou objectos que possam ser aspirados para os pulmões, até que ela saiba mastigar ou eliminá-los correctamente (habitualmente pelos 4 anos).

Queimaduras: Não beber bebidas quentes enquanto segura num bébé; cozinhar com as pegas dos tachos rodadas para dentro; muito cuidado com lareiras, braseiras e qualquer tipo de fonte de calor; na preparação do banho deitar primeiro a água fria e depois a quente; proteger todas as fichas de electricidade. Afogamentos: As crianças com maior risco de afogamento são aquelas entre os 1 e 3 anos; nunca deixar uma criança que não saiba nadar próximo de locais com água, como piscinas, banheiras ou junto ao mar; manter protegidos todos e quaisquer poços, charcos ou outros junto à habitação; ensinar a criança a nadar (idealmente entre 3 e 8 anos) Lesões por armas de fogo: Nos últimos anos, o número de casos de lesões por armas de fogo tem vindo a aumentar, especialmente entre os adolescentes, tanto não intencionais como por homicídio ou suicídio, devendo ser tomadas medidas de precaução também nesta área.

Dra. Elisa Proença Fernandes

Depressão

Como Identificar a depressão
À semelhança do que se vai passando um pouco por todo o lado, são cada vez mais as pessoas que recorrem à Psiquiatria dizendo-se deprimidas. De facto, para muitos, esta é a única explicação que encontram para os seus estados de mau-humor, insatisfação, ou outros aparentados. Em parte, pela banalização popular do termo depressão e, em parte, porque esta é uma explicação com aceitação social para comportamentos que, de outra forma, não o seriam.

Deste modo, o termo depressão tem sido utilizado tão ingénua quanto abusivamente, por todas as partes envolvidas, pseudo-doentes, amigos, familiares e médicos. Saber identificar em si próprio uma falsa depressão é tão importante e útil como reconhecer uma verdadeira. Porque, se nesta última o psiquiatra é imprescindível, na primeira pode ser involuntariamente muito pernicioso. No mínimo, porque é a ele que vai ser atribuída a responsabilidade de uma "cura" que surgiria espontaneamente. Em consequência, o "curado" permanecerá mais vulnerável, insuficiente, dependente e terá desperdiçado uma oportunidade de aumentar a resistência da sua armadura psicológica, isto é, de crescer psicologicamente.

Qual a fronteira entre a depressão e o bem-estar? O problema é exactamente considerar uma em oposição à outra, como se apenas existissem dois estados de alma possíveis, o feliz ou saudável e o infeliz ou patológico. A verdade é que temos vindo a ser treinados para não tolerar qualquer desconforto ou frustração e a reconhecer como aceitável apenas a sua ausência. Esquecendo o largo espectro de estados de alma que caracterizam a nossa existência, incluindo os menos agradáveis. Em vez de perseguir objectivos irrealistas como o do "Bem-Estar" talvez seja mais prático e adequado contentarmo-nos apenas com a Não-Depressão, essa condição saudável onde se observam o largo cortejo de afectos, humores e emoções, melhores e piores, que oscilam de acordo com as nossas circunstâncias, sobretudo de acordo com a forma como as percebemos. Importa compreender que a tristeza é um sentimento de tonalidade desagradável que faz parte do conjunto de experiências humanas possíveis e não é, por si só, patológico ou sinónimo de depressão.

Do mesmo modo, uma reacção afectiva aguda de tonalidade depressiva, em resposta a um acontecimento desagradável, de duração e intensidade adequadas ao motivo e sem significativa repercussão intelectual ou laboral, é um fenómeno normal e com funções adaptativas que pode nunca vir a reunir os critérios de depressão.

Na dúvida, devo consultar o psiquiatra? Por vezes, torna-se importante, no mínimo, excluir o diagnóstico. Na dúvida, é prudente recolher uma opinião ou uma sugestão de profissionais habilitados. Por outro lado, o psiquiatra não serve apenas para tratar a doença depressiva. Foi treinado também para lidar com situações existenciais difíceis, não necessariamente patológicas, pelo que, na ausência de alguém sensato e disponível, pode oferecer um suporte pontual valioso. Importante é não o procurar com diagnósticos pré-estabelecidos nem delegar a responsabilidade exclusiva da busca de soluções em terceiros, sejam eles psiquiatras, comprimidos ou outros. Atenção às manifestações. Se no fim da consulta com o seu médico de família, este lhe sugerir uma consulta de Psiquiatria por ter suspeitado de um diagnóstico de depressão só porque se queixou de fadiga, "dores de cabeça", dores invulgares, perturbações digestivas, perda de apetite, é melhor acreditar nele. A maior parte das queixas que levam o deprimido ao médico são de natureza somática ("corporal"), não são de natureza psicológica. Estes quadros clínicos de depressão mascarada podem arrastar-se penosamente durante bastante tempo e ter um custo elevado a diversos níveis. Constituem indicação para uma abordagem psiquiátrica. Por fim se é apenas um diletante decepcionado por não ter encontrado o Sentido da Vida, recomendo trabalho árduo e duras responsabilidades. Por favor, não procure um psiquiatra.

Dr. Rui Sousa

Hepatites virais

As hepatites são doenças do fígado, de causas várias (vírus, medicamentos, tóxicos, etc.), caracterizadas por inflamação e necrose (morte) de células hepáticas. Se a resposta do organismo é adequada, a hepatite pode curar. Se é demasiado intensa o fígado é destruído (hepatite fulminante). Se é insuficiente, a infecção persiste, com lesões mais ou menos indolentes, mas progressivas. Daí decorrem os maiores riscos para o doente, pois a "ferida" vai-se perpetuando e formando "cicatrizes" (fibrose), que poderão conduzir a cirrose e a tumor do fígado (carcinoma hepatocelular). Quanto ao tempo de duração, as hepatites podem ser agudas (menos de 6 meses de evolução) ou crônicas (mais de 6 meses).

Quais são os vírus das hepatites? Conhecem-se actualmente cinco vírus das hepatites: os vírus A (VHA), B (VHB), C (VHC), D (VHD) e E (VHE). Têm em comum a apetência para infectar as principais células hepáticas (os hepatócitos), mas têm diferenças importantes no que respeita às vias de transmissão, ao modo de provocar a doença e à evolução. Além destes, haverá outro, ou outros, que originarão algumas hepatites cuja causa ainda não conhecemos.

Como são transmitidas? Os VHA e VHE transmitem-se por via fecal-oral (ingestão de alimentos ou águas contaminados) e apenas causam hepatite aguda. A hepatite A é frequente em todo o mundo, mas mais nas regiões com más condições higieno-sanitárias e é pouco grave. A hepatite E existe apenas em certas regiões do globo (Índia, Paquistão, ex-URSS, norte de África), sendo mais grave em mulheres grávidas. Os VHB e VHC transmitem-se por via parenteral (contaminação com sangue e derivados, ou com outros fluidos orgânicos) e causam hepatite aguda ou crónica. A hepatite D ocorre apenas em doentes também infectados pelo VHB e está praticamente limitada aos toxicodependentes.

Como é a hepatite A? A maioria dos casos de hepatite A (sobretudo na criança) não causa sintomas e o doente cura sem se aperceber de que teve infecção. No adulto são mais frequentes os sintomas, a evolução é mais arrastada, podendo causar maior sofrimento. Após um período breve de febrícula e mal estar geral, surgem icterícia, náuseas, vómitos e dor abdominal. Neste caso, deve ser consultado o médico, para que seja feito o diagnóstico e avaliada a gravidade, uma vez que os sintomas são semelhantes nas hepatites A, B ou C e só os exames complementares permitem o diagnóstico. Não existe tratamento para a hepatite A. O repouso absoluto não é necessário. Devem evitar-se as gorduras, para diminuir as náuseas e o mal estar e o álcool, pela toxicidade hepática. Não devem tomar-se medicamentos sem prescrição médica. A vacina da hepatite A está disponível em Portugal.

Como saber se se sofre de hepatite B ou C? Na infecção pelo VHC mais de 80% dos casos evoluem para a cronicidade, enquanto isso só acontece em cerca de 5 a 10% dos adultos infectados pelo VHB. A maioria dos doentes com hepatite crónica não apresenta sintomas ou sinais, sendo detectados em análises de rotina. Quando há sintomas são, geralmente, inespecíficos (falta de força, mal estar indefinido ou falta de apetite). Em Portugal existirão cerca de 150 mil portadores do VHB e mais de 100 mil do VHC. A maioria não apresenta lesões muito graves, mas cerca de 20% dos que têm hepatite crónica virão a sofrer de cirrose e alguns de carcinoma hepatocelular. Todas as pessoas com hepatite aguda no passado, com estadia em regiões de risco (África, extremo oriente), com comportamentos de risco, actuais ou passados (toxicodependência, relações sexuais suspeitas), sujeitas a terapêuticas parenterais com assepsia incorrecta (injecções com material apenas fervido, p.ex.), ou a transfusões de sangue antes de 1992 (data da introdução dos testes para a hepatite C), ou com alterações das análises que traduzem lesão hepática (aminotransferases ou transami-nases) devem recorrer ao médico para que seja feito o rastreio das hepatites B e C.

Qual o tratamento das hepatites crónicas? É possível e necessário tratar os doentes com hepatites crónicas B e C. Actualmente estão aprovados o interferão-alfa e a lamivudina para o tratamento da hepatite crónica B e o interferão-alfa, com ou sem associação à ribavirina, para o tratamento da hepatite C. O acompanhamento médico especializado é importante para o aconselhamento correcto sobre a melhor atitude terapêutica a tomar. Os doentes com hepatites crónicas podem e devem fazer uma alimentação normal. O álcool deve ser evitado.

Como prevenir as hepatites B e C? Existe vacina para a hepatite B, incluída no programa de vacinações português. Além disso todos devem tomar medidas profilácticas: evitar a partilha de agulhas e seringas e demais instrumentos passíveis de contaminação com sangue (lâminas, escovas de dentes, utensílios de manicura, etc.), evitar relações sexuais de risco, usar preservativo sempre que necessário. O convívio diário, a partilha de utensílios de cozinha, etc., não envolve riscos. A contagiosidade da hepatite C é muito menor do que a da hepatite B, porque a quantidade de vírus em circulação é mais baixa. É menos provável a infecção por picada acidental (2 a 5% dos casos) e pela via sexual (cerca de 2 a 4% dos parceiros sexuais de doentes com hepatite C). Se a mãe é portadora do VHB devem administrar-se ao recém-nascido imunoglobulinas específicas (com anticorpos protectores da infecção) e a vacina da hepatite B. No caso da hepatite C deve vigiar-se a criança, que na maioria dos casos não virá a contrair a hepatite. Em todo o caso, não há contra-indicação para a gravidez, nem indicação para interrupção voluntária por motivos médicos.

Prof. Armando Carvalho

Pancreatite Aguda

A pancreatite aguda é um processo inflamatório do pâncreas com envolvimento variável de outros tecidos regionais ou órgãos à distância, conceito estabelecido na Conferência de Atlanta em 1992. É provocada pela activação não controlada da tripsina (enzima) nas células acinares do pâncreas. A activação enzimática conduz à digestão da glândula e à inflamação local. Em cerca de 80% dos casos, a pancreatite aguda é leve (edematosa) e os doentes recuperam sem complicações, mas os restantes 20% têm doença grave com complicações locais (necrose, hemorragia, fístula, pseudocisto, abcesso, estenose biliar) ou sistémicas. A sua evolução é determinada por 2 factores, que reflectem a gravidade da doença: falência de órgãos e necrose pancreática. Cerca de 10-20% dos casos evoluem para necrose e 30-40% destes para a forma infectada, acarretando morbilidade e mortalidade significativas.

Epidemiologia

A incidência da pancreatite aguda tem aumentado nas últimas duas décadas, oscilando actualmente entre 5 e 80 pessoas/100 000 por ano. Actualmente a pancreatite aguda é responsável por mais de 200 000 admissões hospitalares todos os anos nos Estados Unidos da América. Este aumento também é patente nos países europeus. A etiologia da pancreatite aguda define a sua epidemiologia. A taxa de recorrência da pancreatite aguda é relativamente elevada embora dependa dos factores etiológicos e das intervenções efectuadas em resposta a esses factores. Quase metade dos doentes com pancreatite aguda de etiologia alcoólica sofre recorrência, e este risco varia entre 32 e 61% nos casos de causa biliar não tratada. Depois de debelada a pancreatite aguda, cerca de um terço dos doentes desenvolve distúrbios funcionais tais como diabetes e esteatorreia. A incidência de pancreatite crónica após episódio agudo varia entre 3 e 13%. A pancreatite aguda é uma entidade potencialmente fatal, com uma mortalidade global de 2,1 - 7,8% mas que pode atingir os 30% nas formas graves.



Factores de risco

As duas principais causas de pancreatite aguda são o álcool e a litíase vesicular. Outros factores etiológicos identificados são: traumatismo abdominal, cirurgia cardíaca ou abdominal, infecções (vírus, bactérias, parasitas), colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), tumores, distúrbios metabólicos (hipercalcemia, dislipidemia), anomalias anatómicas (pancreas divisum), medicamentos (antibióticos, anti-retrovirais, imunossupressores, esteróides, anti-hipertensores e anti-epilépticos, entre outros), toxinas, defeitos genéticos (PRSS1, SPINK1, CFTR), doenças auto-imunes (lúpus eritematoso sistémico, síndrome de Sjögren), isquemia e gravidez. Cerca de 15-25% dos episódios de pancreatite são de origem desconhecida.

Sinais e sintomas

A dor abdominal é o sintoma mais comum, localiza-se nos quadrantes superiores do abdómen e tem, geralmente, irradiação dorsal, podendo acompanhar-se de náuseas e vómitos. A presença de outros sinais e sintomas (febre, icterícia, desidratação, taquicardia, dispneia, taquipneia, distensão abdominal) depende da causa e da gravidade da pancreatite assim como das disfunções de órgão instituídas (respiratória, cardiovascular, renal, metabólica, hematológica e digestiva).



Diagnóstico

A presença de dor abdominal compatível associada a níveis elevados (3 vezes o normal) de amilase e lipase séricas confirmam o diagnóstico. Determinados parâmetros são úteis para preencher critérios de classificação prognóstica (Ranson, Glasgow, APACHE II): leucócitos, hematócrito, albumina, desidrogenase láctica, cálcio, ureia, transaminases, glicose, pressão parcial de oxigénio e défice de bases. Alguns marcadores séricos de actividade inflamatória são úteis: proteína C reactiva, interleucina 6, péptido de activação do tripsinogénio e elastase dos polimorfonucleares. A radiografia abdominal simples pode mostrar sinais indirectos de pancreatite, nomeadamente, níveis hidroaéreos de delgado, elevação das hemicúpulas diafragmáticas, derrame pleural e infiltrados pulmonares. A ecografia abdominal pode identificar a litíase vesicular como factor etiológico e, por vezes, mostra alterações decorrentes do processo inflamatório: edema, ascite e colecções. A tomografia axial computorizada (TAC), principal exame de investigação imagiológica, permite visualizar o pâncreas, detectar necrose e colecções, aferir o prognóstico (classificação de Balthazar), excluir outras alterações e orientar drenagens percutâneas diagnósticas ou terapêuticas. A ressonância magnética e a ecoendoscopia, embora menos utilizadas, também podem ser úteis.

Tratamento

O tratamento das formas leves é de suporte, dirigido à causa, mas os episódios graves necessitam de abordagem multidisciplinar, incluindo gastrenterologistas, radiologistas de intervenção, intensivistas e cirurgiões. A abordagem inicial inclui pausa alimentar, fluidoterapia, analgesia e monitorização de eventuais disfunções. A antibioterapia tem indicação nos casos de infecção documentada. A CPRE tem indicação na pancreatite aguda com obstrução da via biliar associada ou, eventualmente, na abordagem de fístulas. A colecistectomia com colangiografia intra-operatória é o tratamento da pancreatite aguda biliar e deve ser efectuada logo que debelado o episódio agudo. A abordagem das formas graves, além do suporte das disfunções instituídas, pode incluir a drenagem percutânea de colecções ou motivar intervenção cirúrgica (lavagem da cavidade abdominal, drenagem de colecções, necrosectomia, ressecção pancreática e tratamento de outras complicações decorrentes do processo inflamatório).

Dr. José Davide

Picada: Como reduzir os riscos?

Picada: Como reduzir os riscos? O risco de lesõs pode ser substancialmente reduzido, substituindo os instrumentos actuais por outros com sistemas de segurança. Os programas de formação no âmbito das precauções universais e a utilização de contentores de objectos cortantes, só por si, não resolvem o problema das picadas com agulhas.

Este cenário só se modificará no dia em que os profissionais de saúde tiverem à mão dispositivos com sistemas de protecção; 85% das picadas com agulhas podem ser evitadas atravês da utilização de dispositivos com sistema de protecção; A utilização de cateteres I.V. com sistema de protecção reduz a ocorrência de picadas com agulhas em 84%; A redução de custos associados às picadas justifica o investimento em material de protecção; Num estudo publicado em 1998, a utilização de cateteres I.V. com sistema de protecção reduziu a ocorrência de picadas com agulhas em 84%, em comparação com os cateteres I.V. convencionais; A utilização de dispositivos seguros representa a forma mais eficaz de reduzir significativamente as lesões percutâneas; As agulhas nunca devem ser reencapsuladas; Paralelamente à adopção de práticas de uso seguras, devem ser utilizados recipientes para objectos cortantes e meios seguros para o seu transporte após a utilização.


Apesar das devidas acções educativas e formativas como parte integrante do programa de precauções universais, do fornecimento de equipamento de protecção pessoal e da implementação de sistemas seguros para descartar objectos cortantes, as lesões por picadas com agulhas continuam a ocorrer. A investigação desmonstrou, no entanto, que o risco das picadas com agulhas pode ser significativamente reduzido mediante a substituição dos objectos cortantes convencionais pos dispositivos mais seguros, especialmente concebidos para reduzir o risco de lesões. Estima-se que a utilização dos dispositivos com sistemas de protecção da agulha actualmente disponíveis no mercado, poderiam reduzir em 85% a ocorrência de picadas.


Um estudo efectuado em 3 hospitais revelou uma redução de 84% na ocorrência de picadas com agulhas, aquando da comparação de um cateter com sistema de protecção com um cateter convencional. O investimento associado à utilização de material com sistema de protecção pode ser compensado pela redução dos custos suportados pelo profissional, instituição e comunidade, em resultado dos acidentes de exposição ao sangue, especialmente no caso do HIV. Em resumo, para reduzir o risco das lesões por picada deverão ser implementados programas de prevenção que contemplem aspectos como: * A implementação das precauções universais; * Acções educativas e formativas quanto aos riscos e à forma de os evitar; * Fornecimento de mecanismos para descartar objectos cortantes de modo seguro; * A substituição dos objectos cortantes convencionais por dispositivos mais seguros.


Fontes: Ippolito et al. Prevention of occupational blood exposures in health care settings. Prevention, Management, & Chemoprophylaxis of Occupational Exposure to HIV. International Health Care Worker Safety Center, Charlottesville. 1997:44-60. Jagger J. Reducing occupational exposures to bloodborne pathogens: Where do we stand a decade later? Infect Control Hosp Epidemiol 1996;17:573-5. Laufer FH, Chiarello LA. Application of cost-effectiveness methodology to the consideration of needlestick prevention technology. Am J Infect Control 1994;22:75-82. Heapy, J. et al. 1998, Communicable disease and Public Health Vol.1. A code of practice for The Safe Use and Disposal Of Sharps, BMA 1995. British Standards specifications for Sharps Containers (1990) BS 7320 British Standards Institute, London.

Desenvolvida vacina contra infecções da bactéria E. coli


Desenvolvida vacina contra infecções da bactéria E. coli


A Escherichia coli (E. coli) é uma das bactérias mais conhecidas dos cientistas de todo o mundo. Ainda sim, ela continua matando de 2 a 3 milhões de crianças por ano, sendo responsável por dois terços de todas as infecções por diarréia nas regiões mais pobres do mundo.

Essas infecções agora poderão ser evitadas, graças ao trabalho da equipe do professor Mahdi Saeed, da Universidade de Michigan (EUA) - eles criaram uma vacina para imunização contra as infecções causadas pela E. coli.

"Criando essa vacina nós vamos salvar vidas. As implicações são maciças," diz o Dr. Saeed. "Esta cepa de E. coli é um desafio internacional de saúde que tem um impacto gigantesco para a humanidade."

Reforçando a toxina para criar imunidade

O desafio dos pesquisadores foi encontrar uma forma de inibir as toxinas causadoras de infecção produzidas pela E. coli. Como as moléculas das toxinas são muito pequenas elas não ativam o sistema imunológico do organismo humano, permitindo que a mesma pessoa fique doente repetidas vezes, frequentemente com implicações cada vez mais graves.

Saeed e seus colegas criaram um carreador biológico que se une à toxina da E. coli. Uma vez introduzido no organismo humano, o composto toxina mais carreador biológico ativa o sistema imunológico, que desenvolve imunidade contra o ataque, evitando a infecção.

O papel do carreador biológico é na verdade o de aumentar o poder de infecção da toxina - a toxina aumenta sua atividade biológica em até 40% com a união com o carreador biológico, o que ativa uma resposta do sistema imunológico.

Constipação intestinal e urinária e uso veterinário

A vacina contra a E. coli também poderá ajudar pacientes que receberam anestesia durante um procedimento cirúrgico. Alguns pacientes apresentam um tipo de constipação intestinal que hoje geralmente não é tratada devido aos efeitos colaterais dos laxantes. A vacina contra a E. coli mostrou-se eficaz contra o problema, podendo também tratar alguns tipos de retenção urinária.

Segundo os pesquisadores, a vacina também poderá ter utilização veterinária, evitando infecções que causam grandes prejuízos em rebanhos no mundo inteiro.

Licenciamento de patente

Até o momento, os testes com a nova vacina foram feitos em camundongos e coelhos. Os pesquisadores esperam obter aprovação para o início dos testes em humanos ainda neste ano. Mesmo neste estágio, contudo, a pesquisa já atraiu a atenção da indústria farmacêutica e as negociações já estão em andamento para o licenciamento da patente da nova vacina.


Fonte: Diário da Saúde

5.12.2009

ANVISA seguindo as tendências mundiais no registro de medicamentos!

ANVISA seguindo as tendências mundiais no registro de medicamentos!
Capacidade ociosa da indústria de genéricos é de 30%.

No dia 28 de dezembro de 2008, através da publicação da Instrução Normativa nº 06, a ANVISA deu um passo significativo para a ampliação do pátio produtivo de genéricos no território nacional.

Atualmente, a venda de genéricos representa cerca de 15% do faturamento total do setor farmacêutico no país, apresentando crescimento de 18,9 % em 2008, centralizados na fatia privada de produção, ou seja, laboratórios privados.

A IN nº 06 de 28 de Dezembro de 2008 prevê o registro automático de genéricos os quais o registro para produção e distribuição tenham sido previamente aprovados pela ANVISA, desde que apresentem mesmo relatório técnico e clínico, mesma composição e mesmo fabricante, porém com diferentes detentores do registro.

Além disso a medida facilita pedidos de registro que obtiveram resposta inicial negativa, pois o processo não deverá mais ser recomeçado, e sim serão avaliados apenas os pontos responsáveis pelo indeferimento.

“Relatório Técnico apresenta: Relatório de Produção, Relatório do Controle de Qualidade, Estudos de Estabilidade, Equivalência Farmacêutica e Bioequivalência.”

A medida estimula o mercado de genéricos como um todo, trazendo vantagens tanto para os laboratórios públicos quanto para os privados.
Para o presidente da FURP, Dr. Ricardo Oliva, a medida facilita a transferência de tecnologia para os laboratórios públicos através de acordos de cooperação com laboratórios internacionais, como o Teva (israelense) com o qual fechou acordo na produção de levodopa + carbidopa, fluoxetina, pentoxifilina e genfibrozila, dos quais 80% chegam aos usuários através da rede pública.

Hoje existem 17 laboratórios oficiais responsáveis pela produção de 10 bilhões de unidades/ano.

A medida busca aliar redução nos custos das empresas nas petições de concessão, renovação e alteração de registro de medicamentos. Essa adaptação da ANVISA se harmoniza com a dinâmica do mercado mundial, pois segue as tendências mantendo a mesma qualidade na análise técnica, com menor custo e maior agilidade no processo de registro, facilitando assim a introdução no mercado de genéricos de indústrias produtoras de medicamentos de referência e similares. Isso significa maior concorrência e redução no custo final para o consumidor!

Podemos ressaltar a perda de importantes patentes em pouco tempo, como o Lipitor (Pfizer) importante medicamento na redução do mau colesterol em pacientes hipercolesterolêmicos, medicamentos contra disfunção erétil (Viagra, igualmente de Pfizer), entre outras patentes a expirar.

Concluindo, podemos pensar que o objetivo da criação dos medicamentos genéricos é justamente o de universalizar o acesso aos medicamentos pela população, o que é conseguido através de economia baseada na escala de produção e na redução de custos operacionais dentro das indústrias, para isso a IN nº 06 veio apenas ajudar no processo de ampliação da produção de genéricos.

Tratamento da Artrite: tocilizumab (Roactemra),

Tocilizumab aprovado na Europa para Artrite Reumatóide

Comprimidos de Tocilizumab

O Tocilizumab é esperado para chegar no brasil com aprovação da ANVISA em 2010.

A comissão européia aprovou o primeiro agente de classe terapêutica anticorpo monoclonal inibidor de receptor de IL-6 da Roche, tocilizumab (Roactemra), para o tratamento de AR moderada a grave. A medicação é indicada em associação com MTX (Metotrexato) para o tratamento de adultos com AR moderada a grave que responderam inadequadamente ou com intolerância à terapia com outras drogas anti-reumáticas modificadoras de doença (DARMDs) ou antagonistas de fator alfa de necrose tumoral (TNF-alfa). Reduzindo IL-6 declaradamente alivia-se a inflamação das articulações e alguns sintomas sistêmicos.

A Comissão Européia aprovou tocilizumab baseado nos resultados de diversos estudos de fase 3, incluindo estudo clínico duplo-cego em monoterapia de Actemra x MTX (AMBITION) e estudo de falhas de anti-TNF em AR (RADIATE), demonstrando que o tratamento com tocilizumab – sozinho ou em associação com MTX ou outras drogas anti-reumáticas – reduziu significativamente os sinais e sintomas de AR quando comparado com o tratamento com as atuais drogas anti-reumáticas sozinhas, independentemente da terapia anterior ou gravidade da doença.

O estudo AMBITION mostrou pela primeira vez que o tratamento com apenas um único agente biológico foi superior ao MTX para o tratamento de AR em 6 meses. O estudo RADIATE nos mostrou que 30% dos pacientes que receberam tocilizumab em combinação com MTX apresentaram remissão de doença comparado com 1,6% dos que fizeram uso do MTX sozinho. O resultados do estudo RADIATE são particularmente promissores para pacientes que não obtiveram alívio dos sintomas com terapias com anti-TNF-alfa, de acordo com o investigador principal, Dr. Paul Emory, professor de reumatologia da Universidade de Leeds, Grã-bretanha.

Tocilizumab, conhecido como Actemra fora da União Européia, foi previamente aprovado no Japão, India e Suíça. Em Julho de 2008 o comitê da divisão de Artrite da FDA (órgão regulador sanitário norte americano) recomendou a aprovação do tocilizumab. A partir daí, a FDA definiu vários critérios com os quais a Roche deveria cumprir para adquirir a aprovação. Entre eles está uma análise de risco e plano de atenuação destinados a garantir que os profissionais da saúde irão prescrever e administrar o tocilizumab de forma correta e que os pacientes compreendam os potenciais benefícios e riscos associados com a medicação. O FDA também pediu à Roche dados complementares de estudos realizados em animais para confirmar que o tocilizumab não afeta desenvolvimento e fertilidade peri e pós-natal, mas não exigiu nenhum outro estudo clínico. O escritório da FDA de avaliação completou a avaliação da fábrica da Roche no Japão e disse estar esta aceitável para a produção do medicamento.

Representantes da Roche confirmaram que a companhia está atualmente trabalhando para preencher as exigências da FDA e até o terceiro trimestre deste ano já submeterá todos os dados e materiais necessários para satisfazer as exigências da FDA.

O desenvolvimento clínico do tocilizumab incluiu 5 estudaos de fase 3 e recrutou mais de 4000 pacientes em 41 países. Quatro estudos estão completos e o quinto é esperado ter seus resultados na inibição de danos articulares divlugados esse ano.

Reações adversas sérias foram relatadas durante os estudos clínicos com tocilizumab, os quais incluem infecções sérias, perfurações gastrointestinais e reações de hipersensibilidade, incluindo anafilaxia. As reações adversas mais comuns relatadas foram infecção do trato respiratório superior, nasofaringite, dor de cabeça, hipertensão, e leves e reversíveis alterações nos níveis de alanina aminotransferase (TGP).

Fontes www.medscape.com

CIÚME PATOLÓGICO

Ciúme patológico é um ciúme, como o próprio nome diz, doentio.

As pessoas sentem ciúmes de pessoas e objetos e na imensa maioria esse ciúmes á absolutamente normal.

Mas algumas pessoas sofrem de um quadro clínico chamado Ciúme Patológico.

Essa pessoas fazem as coisas mais absurdas com sua vítimas (namorados, namoradas, noivos, noivas, maridos, mulheres, amantes):

Telefonam inúmeras vezes por dia e não aceitam que a vítima do ciúmes não possa ou não queira atender sempre.

Implicam com roupas, decotes, make up, penteados, perfumes.

Interrogam sobre o passado muitas vezes para pegar contradições.

Contratam detetives.

Seguem.

Passam horas parados na porta da vítima para ver se pegam visitas secretas ou saídas não informadas.

Checam contas telefônicas.

Interrogam porteiros para saber se a vítima saiu ou recebeu visitas.

Perguntam a mesma coisa muitas vezes e de várias maneiras para fazer a vítima entrar em contradição.

Provocam horas e horas de debates e discussões sobre a quantidade de amor não retribuído que demonstram para a vítima.

Fazem juras de amor sem aceitar o quanto são egoístas.

Andam ao lado da vítima na rua, mas sempre observando para onde ela dirige o olhar.

Ameaçam, agridem, podem chegar a matar a vítima.

Ameaçam se suicidar.

Causas

Ciúme Patológico pode ser causado por vários fatores:

Álcool

Drogas (principalmente Cocaína)

Anfetaminas ou anorexígenos (remédios para emagrecer)

Psicose (por exemplo Esquizofrenia)

Psicopatia (alguns Psicopatas, quando além da Psicopatia demonstram Ciúme Patológico, são extremamente perigosos)

Personalidades inseguras.

Mas a maioria dos ciumentos patológicos são pessoas normais, sem nenhuma doença psicótica, sem drogas, sem álcool, sem Psicopatias. São simplesmente ciumentos.

Tratamento

Bom, primeiro precisa ver se o ciumento ao teu lado quer se tratar. A maioria não aceita que tenha nenhum problema.

Se ele (ou ela) não aceitar a necessidade de tratamento, prepare-se para viver num inferno.

Lembra do filme da Julia Roberts, Dormindo com o Inimigo ?

Ou da pobre Desdêmona, do filme Otelo (de Shakespeare), com Kenneth Brannagh ?

Caso aceite tratamento, é prudente duvidar se ele quer mesmo se tratar ou se está apenas ganhando tempo para o novo acesso de ciúmes.

Claro que se a causa do ciúme daquela pessoa é álcool ou drogas, é importante eliminar a causa.

Quando o ciumento quer mesmo se tratar, nem sempre a psicoterapia ajuda.

Mesmo para os ciumentos "normais" (isto é, não psicóticos), dose baixas de neurolépticos podem ajudar muito.

Dr Rubens Pitliuk

Medicamentos psiquiátricos (efeitos colaterais mais comuns)

Remédios psiquiátricos são perigosos ? Dúvidas mais freqüentes.
Sintomas de abstinência Dependência Tolerância Perda de efeito Uso contínuo Ganho ou perda de peso Sexualidade Impregnação Piora inicial

Perguntas e Respostas


Os medicamentos psiquiátricos costumam ser muito seguros e raramente tem efeitos colaterais graves. Efeitos colaterais mais comuns e o que fazer.


1) Abstinência:

Alguns Antidepressivos principalmente Efexor (Venlafaxina, Venlaxin, Prolift), Aropax (Paroxetina, Paxil CR, Cebrilin, Pondera), Cipramil (Citalopram, Denyl), Lexapro (Escitalopram), Cymbalta (Duloxetina), Anafranil (Clomipramina), Luvox (Fluvoxamina) etc., não devem ser suspensos de uma vez porque algumas pessoas podem sentir alguns dos seguintes sintomas de descontinuação ou sintomas de abstinência (o que não quer dizer dependência):

Leves dores pelo corpo.

Sensação de estarem meio aéreas, mareadas, enjoadas.

Sensação de alguns formigamentos pelo corpo.

Sensação de "choquinhos" pelo corpo.

Sensação do cérebro balançar na cabeça

Esses sintomas, se ocorrerem, costumam passar sem tratamento entre o 3* e o 10* dia. Não costumam atrapalhar as atividades diárias da pessoa, mas algumas pessoas tem uma abstinência bem forte.

O que se recomenda é diminuir a dose do antidepressivo aos poucos. Caso vc sinta abstinência pergunte ao teu médico se você pode tomar Dramin B6.

2) Dependência:

Antidepressivos e Neurolépticos nunca criam dependência.

Tranqüilizantes podem criar dependência. Mas precisa tomar doses muito altas por muitos meses ou anos para criar dependência.

E se criar dependência ? Basta fazer um programa de diminuição gradual da dose. Por maior que seja a dependência química, querendo parar, em poucas semanas isso é possível.

O uso contínuo de Tranqüilizantes Benzodiazepínicos pode provocar uma diminuição passageira da memória.

3) Tolerância:

Significa precisar de doses cada vez mais altas para se ter o mesmo efeito terapêutico, pode ocorrer com os Tranqüilizantes e Hipnóticos a longo prazo.

Os Antidepressivos podem provocar tolerância, mas é raro. Isso ocorre mais em pessoas que melhoram, param de tomar o remédio antes da hora, têm recaída, tomam de novo, param de novo e assim por diante.

Antidepressivos são como os antibióticos: precisa tomar dose certa pelo tempo certo.

4) Perda de efeito:
Isso pode acontecer com qualquer remédio em qualquer especialidade da Medicina e é imprevisível. Felizmente a variedade de medicamentos hoje em dia é grande e sempre temos outras opções de tratamentos.

5) O uso contínuo de Tranqüilizantes Benzodiazepínicos pode provocar uma diminuição passageira da memória.

6) Ganho ou perda de peso:

Alguns medicamentos podem aumentar o apetite para doces. Exemplo Remeron (Mirtazapina), Tryptanol (Amytril, Amitriptilina), Tolvon (Mianserina), Zyprexa (Ziprazidona). Alguns outros podem provocar aumento de peso depois de muitos meses de uso, por exemplo Paroxetina (Cebrilin, Aropax, Paxil CR, Aotin, Benepax), Ácido Valpróico (Depakene, Depakote), etc.

Os Ansiolíticos (Benzodiazepínicos: Rivotril, Valium Lexotan, Lorax, Olcadil, Somalium, etc.) não provocam ganho de peso.

Alguns medicamentos, se usados corretamente, até podem fazer o paciente emagrecer, por exemplo Fluoxetina (Prozac, Verotina, Eufor, Daforin), Topiramato (Topamax, Amato).

Quando o paciente é disciplinado, come menos carboidratos e mantém um programa constante de atividades física, não precisa ganhar peso.

Também precisamos considerar: os pais do paciente são gordos ? Existe tendência familiar de ganho de peso ? Existem problemas hormonais paralelos à medicação ?

Como o apetite do paciente reage a situações d e ansiedade ou depressão ? comendo mais ?

Lítio: pode provocar ganho de peso por retenção de líquidos, não por aumento de gordura. Tomar mais água e faze exercícios em geral resolve.

Muitas vezes o coitado do antidepressivo leva a culpa sem motivo ...

7) Efeitos colaterais na sexualidade.

8) Impregnação ou efeitos Extrapiramidais:

Podem ocorrer (nem sempre) com Neurolépticos ( Haldol, Haloperidol, Risperdal, Risperidona, Respidon, Zargus, Geodon, Ziprazidona, Stelazine, Trifluoperazina, Melleril, Tioridazina, Orap, Pimozide, Semap, Penfluridol, Zyprexa, Olanzapina, Abilify, Aripiprazol, Neuleptil, Periciazina, etc.:

Tremor de repouso.
Muita salivação.
Pele gordurosa.
Rigidez muscular.
Torção muscular.
Vontade de andar.
Pernas Intranqüilas.
Rosto meio parado, repuxado, como uma estátua.
Em casos muito fortes de impregnação, a pessoa parece um robot.
Costuma passar rapidamente com Akineton. Nem sempre precisa trocar o neuroléptico.

9) Piora inicial:

Pacientes que sofrem dos mais variados Transtornos de Ansiedade podem ter piora dos sintomas de ansiedade no início do tratamento com antidepressivos. Essa piora inicial pode ser evitada. Mas se já começou, fique tranqüilo que passa dentro de alguns dias.

Dr Rubens Pitliuk

Efeitos Colaterais de Medicamentos Psiquiátricos e Neurológicos

CLASSIFICADOS (oportunidades- RJ)

12/05/2009

GRUPO ÁGUAS DO BRASIL SELECIONA PARA PROGRAMA DE TRAINEE

Grupo Águas do Brasil está selecionando para o Programa de Trainee 2009, com tem sete vagas para graduados e pós-graduados há até 2 anos. O Grupo Águas do Brasil é uma empresa privada, estabelecida no município de Niterói, que atua no mercado de saneamento. Os aprovados poderão trabalhar numa das seguintes empresas concessionárias, todas no Rio de Janeiro: Águas de Niterói, Aguas de Jurtunaíba (Araruama, Saquarema e Silva Jardim, na região dos Lagos), Águas de Agulhas Negras (Resende), Águas do Imperador (Petrópolis), Águas de Nova Friburgo e Águas do Paraíba (Campos dos Goitacazes). O grupo Águas do Brasil é formado a partir de um consórcio que reúne cinco representantes do setor de construção civil - Developer, Queiroz Galvão, Carioca Engenharia, Cowan e Trana. Podem participar da seleção candidatos das áreas de Administração, Economia, Engenharia (Civil, Meio Ambiente, Produção ou Química), ou pós-graduados em Engenharia Sanitária. Segundo a empresa, é importante que a pessoa tenha disponibilidade de horário, mobilidade para mudar de cidade dentro do estado do Rio de Janeiro e domínio de informática. A empresa oferece salário inicial de R$ 3.200 e benefícios, tais como assistência médica e odontológica, previdência privada, seguro de vida, auxílio alimentação e vale transporte. Serviço: O processo de inscrição vai até o dia 15 de maio de 2009. O programa terá a duração de 12 meses e acontecerá na área de concessão do Grupo Águas do Brasil. Para fazer o cadastramento, acesse a página: http://www.aguasdeniteroi.com.br


CONTROL SYSTEM TECHNICIAN

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: Control System Technician. -Maintain all control systems, PLC's, servers, HMI's and computerized equipment on the facility to the highest standards and report any malfunctions to the Maintenance Superintendent. -Perform regular back-ups of software and control parameters. Perform regular control, alarm and trip parameter checks to verify compliance with design specifications. Principle Functions of the Position; Carry out corrective and preventive maintenance of the main HMI Control Systems and PLC controls systems. Manage the efficiency, storage and reporting of Data Servers. Maintain the inventory of Control Systems spare parts and stores, ensuring correct and prompt ordering. Maintenance of the FPSO IT and Telecommunications Systems. Continuously report work schedules, consumption of spare parts and consumables, and purchasing requirements to the Lead E & I Technician. Ensure that all work is carried out in compliance with: (1) Requirements and provisions of the Company ----- -Electrical Safety Rules and management systems; (2) Maintenance operations procedures. Ensure effective communication within the Maintenance Department, and to coordinate and cooperate with the OIM and other departments, ensuring that they are made aware of maintenance activities. Ensure the Permit to Work (PTW) system is adhered to and that all isolations to plant and machinery are in compliance with the Company Philosophy. Participate in the effective monitoring, audit and review of management systems and procedures, and to contribute to their further development where appropriate. Ensure that the FPSO Waste Management Plan is being followed. Safety Critical Functions: Ensure the safe and efficient functioning of Fire & Gas Systems, Shut Down Systems emergency plant controls interface and critical communications systems. Manage the maintenance and records of safety critical elements. Ensure that the technical integrity of the control and safety systems is maintained at all times/ERT Team Member. Experience Factors: Advanced English. COMPETENCE CRITERIA: Academic Achievements / Certifications. Recognized technical or academic qualification. Assessed as competent to fulfill the function of Authorized Person Electrical. Approved instrument / control / electrical apprenticeship or equivalent training scheme. Demonstrated Knowledge/Skills: Thorough knowledge of the Electricity at Work Regulations and the IEE Wiring Regulations. Knowledge of the PCC Maintenance Philosophy, AMOS maintenance system, Safety Critical Elements (SCEs), and the Combined Written Scheme for Examination and Verification of SCEs. Thorough knowledge of the PTW system and risk assessment procedures. Thorough understanding of instrument systems, and of inspection and maintenance routines for instrument systems. Understanding of production and marine systems, including the principles of all hydrocarbon systems and their safety critical interfaces and dependencies. A Empresa está trabalhando com pretensão salarial (portanto é super importante essa informação) A contratação será imediata! Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês para hroil@hroil.com.br- informando a pretensão salarial e escrevendo no título do e-mail, o cargo que está se candidatando. Por favor, siga essas instruções para que o seu currículo seja visualizado mais rapidamente.


VALE ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO


De 6 a 24 de maio, estarão abertas as inscrições para o Programa de Estágio 2009 da Vale. Serão oferecidas 315 vagas para estudantes do ensino técnico e superior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo, Pará e Maranhão. As inscrições podem ser feitas através do site www.vale.com. Para os universitários serão oferecidas vagas em mais de 30 cursos em diferentes áreas, como Engenharia, Administração, Arquitetura, Química, Direito, Informática, Comunicação, Psicologia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Comércio Exterior, entre outras. A lista completa e a divisão de cursos, por estado, estão disponíveis no site. Estudantes de nível técnico terão a oportunidade de se inscrever também em mais de 14 cursos - entre eles, Eletrônica, Mecânica, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Elétrica, Química, Informática, Administração, Meio Ambiente, Secretariado, Administração e Enfermagem. Os selecionados iniciarão o estágio em agosto de 2009 e receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 600,00 a R$ 900,00 (os valores variam dependendo do curso, técnico ou superior, e da carga horária), assistência médica e seguro de vida. Nas unidades onde a empresa não oferece transporte e restaurante, os estagiários também receberão vale-transporte e vale-refeição. A carga horária do estágio varia entre 4 e 6 horas, dependendo da função. Para participar do processo seletivo os universitários devem estar em período equivalente a dois anos para concluir o curso; ter conhecimentos de inglês e de informática. Para os candidatos de nível técnico, a exigência é que estejam a um ano de concluir o curso ou sejam recém-formados e ainda não tenham cumprido a carga horária de estágio obrigatório. Serviço: O que: Programa de Estágio da Vale . Quando: 06 a 24 de maio de 2009 . Quantidade de vagas: 315 . Como se inscrever: acesse o site www.vale.com e clique no link oportunidades . Mais informações para Imprensa: Patrícia Malavez - Assessoria de Imprensa Vale . Tel: 3814-9965 . Janaina Rezende - Assessoria de Imprensa In Press . Tel: 3814-6301 . Site: www.vale.com


LIDER DE EMBALAGEM

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ contrata: Lider de Embalagem. Segue perfil: Pelo menos 5 anos de experiência em processos de embalagem em indústria farmacêutica. Escolaridade : Superior completo ou em andamento a partir do 6º período de Farmácia , Engenharia Industrial ou Administração. Conhecimento de informática ( Pacote Office ) , Desejável conhecimento do sistema SAP. Conhecimento básico de inglês. Experência em liderança , gestão de pessoas , treinamentos operacionais e ferramentas de qualidade (5S, análise de causa raiz, etc). Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com


ESTÁGIO ENGENHARIA ELÉTRICA

Assessorando uma empresa - cliente, estamos selecionando: ESTAGIÁRIO ENGENHARIA ELÉTRICA. Perfil: Cursando o 4º e 5º ano de Engenharia elétrica nas seguintes Universidades: CEFET, GAMA FILHO, UFF, PUC, UFRJ, UERJ. Inglês avançado. Pacote Office. Horário de trabalho: 08:00h às 15:00h com 01h de intervalo para refeição. Salário: 4º ano - R$ 9,45 por hora. 5º ano - R$ 9,74 por hora. Benefícios: Assistência médica. Vale transporte. Vale Refeição. Possibilidade de efetivação. Interessados dentro do perfil, favor enviar curriculo para denise@sinergyconsultoria.com.br , colocando no assunto o título da vaga.

ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Ensino superior completo em engenharia. Enviar currículos com pretensão salarial. Salário: A combinar + Benefícios. Enviar o currículo NO CORPO DO E-MAIL para rh@slmrh.com.br com o título da vaga no assunto. Entraremos em contato apenas com os candidatos que estiverem dentro do perfil solicitado.

ANALISTA DE DOCUMENTAÇÃO SR

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - Rj contrata: Profissional com superior completo em Biologia, Química, Farmácia ou Engenharia Química. Inglês fluente. Conhecimento no SAP. 5 anos de experiência em Indústria Farmacêutica. Analista de Documentação Sr para: Garantir a criação / alteração de documentos internacionais, alinhados aos documentos locais. Realizar inventário dos produtos e matéria-prima no sistema SAP. Comparar documentos internacionais com os locais. Identificação dos Gaps e adequação da documentação local. Dados da vaga: vaga efetiva. A empresa oferece salário à combinar + benefícios. Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com

ANALISTA CONTROLE DE QUALIDADE SR

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ contrata: Profissional com superior completo em Química, Farmácia ou Engenharia Química. Inglês fluente. Conhecimento no QM-SAP (QA 32). 5 anos de experiência em Indústria Farmacêutica. Desejável experiência em projetos. Conhecimento de Estatística. Analista de Controle de Qualidade Sr para: Coletar dados relacionados aos estudos de estabilidade e análises de release dos produtos. Compilar dados e resultados analíticos. Dados da vaga: vaga efetiva. A empresa oferece salário à combinar + benefícios. Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com


ANALISTA DE VALIDAÇÃO DE PROCESSOS SR


Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ contrata: Profissional com superior completo em Química, Farmácia ou Engenharia Química. Inglês fluente. Conhecimento no QM-SAP (QA 32). 5 anos de experiência em Indústria Farmacêutica. Conhecimento e interesse em validação de processos. Analista de Validação Sr para: Revisão para detecção de Gaps nos pacotes de validação de processos concluídos, considerando como referência as regulamentações vigentes, com foco nos requerimentos de validação de processos. Coleta de todos os procedimentos e registros locais para suporte da estratégia de remediação. Dados da vaga: vaga efetiva. A empresa oferece salário à combinar + benefícios. Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com

ANALISTA DE DOCUMENTAÇÃO SR (MÉTODOS E ESPECIFICAÇÕES)

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ contrata: Profissional com superior completo em Química, Farmácia ou Engenharia Química. Inglês fluente . Conhecimento no SAP . 5 anos de experiência em Indústria Farmacêutica . Conhecimento e interesse em criação / adequação de métodos . Analista de Validação Sr para: Criação / alteração de especificações e métodos de análise de acordo com os compêndios vigentes . Validação da lista de matérias-primas e produtos ativos. Identificar diferenças e recursos necessários para implementação das metodologias. Verificar métodos internacionais e adequação dos métodos locais. Dados da vaga: vaga efetiva. A empresa oferece salário à combinar + benefícios. Os candidatos interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com


PNES COM NÍVEL TÉCNICO / SUPERIOR

Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ contrata profissionais portadores de necessidades especiais (PNEs) que estejam cursando cursos técnicos e superiores (ou que já tenham concluído) para futuras vagas. Os candidatos interessados deverào enviar currículo para priscila.valentim@abbott.com


TÉCNICO EM QUIMICA

P / HORÁRIO NOTURNO. AUXILIAR DE PROCESSO INDUSTRIAL. SALÁRIO R$ 732,00. Industria situada em Pavuna, busca URGENTE,AUX. DE PROC.INDUSTRIAL com o seguinte. perfil: Segundo Técnico em quimica. Experiência em analises de titulométricas. Empresa Oferece: Refeição no local, Cesta basica, Plano de saúde , Convênio com fármacia. Interessados, favor enviar currículo no corpo do E-MAIL para o e-mail: suachance.rj@gmail.com

OPERADOR PARA TRATAMENTO DE ÁGUA QUE MORE PROXIMO ITABORAÍ

Assessorando nosso cliente buscamos: OPERADOR PARA TRATAMENTO DE ÁGUA . 02 VAGAS - EFETIVAS. Salário: R$ 700,00 + VT + VR + Cesta Básica + Assistência Médica. Horário deTrabalho: Turnos à serem definidos. Local de Trabalho: Itaboraí - RJ TEM QUE MORAR NAS PROXIMIDADES. Formação Escolar: Ensino Médio Completo . Atividades/Requisitos: Experiência em operar estações de tratamento de água; abrir e fechar válvula e controlar nível. O funcionário receberá treinamento. Residir próximo ao local de trabalho. Disponibilidade para início imediato. Aos interessados enviar CV URGENTE, anexo ao Word, para flavia@taopromocoes.com colocar anexo ao Word e no assunto o CÓDIGO "OPERADOR DE TRATAMENTO". Não serão analisados currículos sem O CÓDIGO.


ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Ensino superior completo em engenharia. Salário: A combinar + Benefícios. Local de Trabalho:Duque de Caxias. Enviar o currículo NO CORPO DO E-MAIL para rh@slmrh.com.br com o título da vaga no assunto. Entraremos em contato apenas com os candidatos que estiverem dentro do perfil solicitado.


SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa de grande porte contrata. Perfil: Estudantes de curso Técnico ou Tecnólogo em Segurança no Trabalho ou Estudantes do curso de Gestão Ambiental; Conhecimento em informática, nível Usuário/Intermediário. Horário de trabalho: 06 horas por dia, com 01 hora para almoço; Segunda à Sexta das 08:00 s às 15:00 hs (flexível). Benefícios: Bolsa Auxilio no valor de R$ 4,56 por hora, cesta básica, ticket refeição, Vale transporte (se necessário). Contrato de Estagio valido por 01 ano, podendo ser renovado por mais 01 ano conforme rendimento do estagiário. Endereço de trabalho: São João de Meriti - RJ. Interessados favor enviar o currículo para: priscilla.selecao@globomail.com. Assunto: Seg. do trabalho


TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Empresa de Engenharia contrata: Técnico em Edificações para atuar com acompanhamento de obras. Irá atuar no acompanhamento de obras e cronogramas, controle de faltas e atrasos, relatórios de ocorrência, contato com almoxarifado e setor de compras, controle de EPIs e ferramentas, logística de entrega de materiais. Acompanhamento em campo de obras. Local de Trabalho: São Francisco Xavier. Requisitos: Ensino Médio. Experiência em acompanhamento de obras. Imprescindível experiência em MS Project. Bons conhecimentos no Pacote Office. A empresa oferece: Remuneração: R$ 850,00. TR - R$ 9,00. VT. Os interessados deverão encaminhar curriculum no CORPO DO E-MAIL para rh@refririo.com.br. CURRICULUNS ANEXADOS NÃO SERÃO ANALISADOS.

06/05/2009


QUÍMICO (TRATAMENTO DE EFLUENTES)

Assessorando nosso cliente buscamos: QUÍMICO PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES QUE MORE PROXIMO ITABORAI. 02 VAGAS - EFETIVAS. Salário: R$ 1500,00 + VT + VR + Assistência Médica. Horário deTrabalho: Turnos à serem definidos. Local de Trabalho: Itaboraí - RJ MORAR NAS PROXIMIDADES. Formação Escolar: Superior Completo. Atividades/Requisitos: Experiência com tratamento de efluentes. O funcionário receberá treinamento. Residir próximo ao local de trabalho. Disponibilidade para início imediato. Aos interessados enviar CV URGENTE, anexo ao Word, para flavia@taopromocoes.com colocar anexo ao Word e no assunto o CÓDIGO "QUÍMICO DE EFLUENTES". Não serão analisados currículos sem O CÓDIGO.

GERENTE DE OPERAÇÕES

Gerente de Operações. Ensino superior em Engenharia Civil, Mecânica ou Produção. Experiência mínima de 05 anos em cargos de chefia de equipes técnicas, linhas de produção, montagens, obras civis e controle de estoque. Experiência no ramo de decoração, revestimentos e arquitetura será diferencial. Disponibilidade para início imediato. Os interessados deverão enviar currículo com pretensão salarial para vaga_certa@yahoo.com.br sob o assunto: Gerente de Operações

TÉCNICO EM QUÍMICA

MANPOWER - REFERÊNCIA MUNDIAL EM RECURSOS HUMANOS - Organização mundial presente em 4.500 escritórios em 80 países e territórios, 400.000 clientes no mundo, referência como provedora de oportunidades qualificadas para mais de 5 milhões de pessoas por ano, identifica o seguinte profissional para indústria de bebidas: TÉCNICO EM QUÍMICA - RJ. Habilidades técnicas: Necessário Ensino Técnico em Química (completo); Experiência com análises microbiológicas. Atividades: Responsável pela execução de análises microbiológicas de matérias primas, produtos em processamento e acabados, acompanhando as diversas etapas de produção. Salário: R$ 1.288,00. Benefícios: Transporte Corporativo + Refeição no Local + Assistência Médica + Assistência Odontológica + 14º Salário + Participação nos Lucros. Horário: 6:00 às 15:00 ou 15:00 às 0:00 ou 0:00 às 6:00 (escala 7x2/7x2/7x3). Local: Fábrica - Campo Grande. Os interessados deverão encaminhar currículo para: marcia.costa@manpower.com.br mencionando no assunto o nome da vaga e cadastrar-se no site da manpower na vaga 11526

TÉCNICO EM QUIMICA

COLOCAR PRETENÇÃO SALARIAL. Auxiliar de Processo Industrial. Industria situada em Pavuna, busca URGENTE,TÉCNICO EM QUIMICA com o seguinte. perfil: Segundo Grau técnico em quimica. Experiência em analises titulométricas. Empresa Oferece: Salário, Refeição no local, Cesta basica, Plano de saúde, Plano Odontológico, Convênio com fármacia. Interessados, favor enviar currículo no corpo do E-mail, com pretenção salarial para o e-mail: suachance.rj@gmail.com

TÉC. DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa de transportes recruta: TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO JUNIOR - NITERÓI. Requisitos: Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Experiência como Técnico de Segurança do Trabalho. Conhecimentos em NR´s do Ministério do Trabalho. Experiência em Estaleiro. A empresa oferece: Salário R$ 1500,00 + Plano de Saúde + Assistência Odontológica + VT + VR. Local de Trabalho: NITERÓI. Candidatos no perfil, enviar currículo para grupooportunidades@yahoo.com.br, colocando no assunto: TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Favor enviar currículo no corpo do e-mail. Currículos em anexo não serão lidos.

TÉCNICO QUIMICA

Buscamos para cliente de grande porte no ramo de energia: TÉCNICO EM QUÍMICA. Ensino Médio Técnico em Química; Experiência na analise de testes qualitativos e quantitativos de natureza química, fiso-quimica e biológica, interpretando e disponibilizando os resultados e das amostragens de fluidos, petróleo e derivados, água, efluentes, produtos químicos e resíduos. Bons conhecimentos de informática e inglês. Interessados deverão enviar currículo para liliannogueira@personalservice.com.br especificando no assunto o código TÉCNICO EM QUIMICA.


MANIPULADOR DE DERMATO

Empresa com 16 anos de Atuação no Mercado de Manipulação, Cosméticos e Maquiagem contrata. Manipulador de Dermatologia - Ramos- RIO DE JANEIRO. Pré-Requisitos: 2º Grau completo; Experiência em farmácia de manipulação realizando manipulação de fôrmulas dermatológicas. Disponibilidade para trabalhar em: Ramos (MORAR PRÓXIMO), Oferecemos: Salário: R$654,72. VR: R$ 5,00; VT; 40% Desconto em nossos Produtos ; Horário: Entre 07:00h ás 16:48h (Segunda à Sexta). Interessados enviar, no corpo do e-mail, o currículo para talentos2008@gmail.com, colocando no Assunto Manip. Derm. Obs: Entraremos em contato com os candidatos que atenderem ao perfil do cargo, no prazo máximo de sete dias após a data do envio do seu currículo. Não havendo contato neste prazo, teremos interesse em manter seu cv conosco, por um ano, para futuros processos seletivos.

04/05/2009

QUÍMICO

A MSA Consultoria em Recursos Humanos, está assessorando uma Multinacional de grande porte a procura de um Engenheiro Químico para atuar no Rio de Janeiro. Perfil : Formação: Imprescindível formação em Química ou Engenharia Química. Experiência e Conhecimentos em: Oriundos de Indústria de produção química. Vivência em controle de qualidade de produtos. Conhecimentos em tintas de impressão Off Shore. Experiência em Laboratório industrial. Inglês avançado. Caso tenha interesse ao alguém para indicar, por favor encaminhar currículo para cristiane.souza@msarh.com.br


LIDER DE PRODUÇÃO

Grande Indústria localizada em Jacarepaguá contrata para oportunidade Efetiva: Líder de Produção. Requisitos: EXPERIÊNCIA COM PROCESSOS DE HIGIENIZAÇÃO E SANITIZAÇÃO DA LINHA DE PRODUÇÃO. Formação Superior Completa ou no último ano em: Química, Engenharia Química, de Alimentos ou de Produção. Experiência com planta de produção na área de Bebidas; Coordenação de pessoas; Controle de estoque e abastecimento de produção. Excel - Avançado. Necessário disponibilidade total de horário e para início imediato. Empresa oferece: Salário (1.600,00 + Pacote de Benefícios). Os interessados devem enviar o currículo (colado no corpo do e-mail) para selecao.frazao@yahoo.com.br .ASSUNTO: LÍDER DE PRODUÇÃO. Candidatos que não tiverem a experiência e formação necessárias serão descartados.


QUÍMICO (TRATAMENTO DE EFLUENTES)

02 VAGAS - EFETIVAS. Salário: R$ 1500,00 + VT + VR + Assistência Médica. Horário deTrabalho: Turnos à serem definidos. Local de Trabalho: Itaboraí - RJ. Formação Escolar: Superior Completo. Atividades/Requisitos: Experiência com tratamento de efluentes. O funcionário receberá treinamento. Residir próximo ao local de trabalho. Disponibilidade para início imediato. Aos interessados enviar CV URGENTE, anexo ao Word, para flavia@taopromocoes.com colocar anexo ao Word e no assunto o CÓDIGO "QUÍMICO". Não serão analisados currículos sem O CÓDIGO.

TECNICO EM ELETRONICA

GENTE RH: SELECIONA PARA TRABALHAR EM JACAREPAGUA TECNICO EM ELETRONICA. Com experiência na área de NOBREAK e GERADORES, com habilitação e CREA. Salário: R$1200,00. Formação: Médio Completo. Benefícios: VT + VR+Ass. Médica DIX + Seg. Grupo. Horário de Trabalho: 08:00 as 18:00 - SEG. À SEXT. Local de Trabalho: JACAREPAGUA. OBS: Enviar currículo para marcia.dias@genterh.com.br. EM ASSUNTO: Mencionar TECNICO EM ELETRONICA


ENGENHEIRO(A) AMBIENTAL

EMPRESA DE GRANDE PORTE LOCALIZADA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO ESTÁ SELECIONANDO: ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE. REQUISITOS: ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM ENGENHARIA AMBIENTAL OU ENGENHARIA GERAL; IMPRESCINDIVEL ESTAR CURSANDO OU JA TER CONCLUIDO MESTRADO NA ÁREA AMBIENTAL; BONS CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA; INGLÊS AVANÇADO; SERÁ UM DIFERENCIAL TER CONHECIMENTOS EM AUDITORIA AMBIENTAL, NORMAS ISO, SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL; NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL; LICENCIAMENTO AMBIENTAL VINCULADO AO TRANSPORTE; NÃO É NECESSÁRIO POSSUIR EXPERIÊNCIA NAS ATIVIDADES ABAIXO DESCRITAS, PORÉM É IMPRESCINDIVEL TER A FORMAÇÃO DESEJADA. ATIVIDADES: Controlar e acompanhar ações de licenciamento ambiental; Controlar a fiscalização do nível de poluição; Desenvolver programas e serviços ligados à gestão ambiental e ao monitoramento de impactos ambientais do setor de transportes; Monitorar os processos e atividades causadores de impactos ambientais; Investigar e avaliar sistemas de produção ambientalmente sustentáveis; Pesquisar sobre destinação de resíduos (pneu, óleo, bateria, re-uso de água); Auxiliar a gerência; Suporte ao Centro de Serviços Ambientais; Acompanhar o desenvolvimento dos programas ambientais da Fetranspor; Acompanhamento das legislações vigentes de áreas afins; Controlar ações de licenciamento ambiental; Programa de gestão e monitoramento de impactos ambientais; Implementar controle da poluição atmosférica; Operacionalizar os serviços do Centro de Serviços Ambientais. FAIXA SALARIAL: R$ 3.000,00 a R$ 3.400,00. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CURRICULO CONTENDO PRETENSÃO SALARIAL E ÚLTIMO SALÁRIO PARA leticia@parceirasolutions.com.br COLOCANDO NO CAMPO ASSUNTO: ENG. MEIO AMBIENTE


ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO JR

Assessorando nosso cliente, empresa de grande porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO JR. Requisitos: Superior Completo em Engenharia . Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Inglês avançado. Experiência (pode ser como Trainee) com transporte. Códigos e certificações: ISO 14001 e/ou ISO 9001 e/ou OHSAS 18001ou outras certificações pertinentes a SMS. Desejável conhecimento de Legislação Marítima e Portuária. Domínio das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Experiência em Auditorias Internas e Externas. Sistema de Gestão Integrado. Atividades: Assegurar o cumprimento da Política de SMS da empresa, através da execução das normas, procedimentos e registros; Auxiliar a CIPA ou representante designado, através de especificações técnicas e orientação de processos e ações; Assegurar o cumprimento legal das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, através da implementação e adequação aos requisitos legais pertinentes; Dar suporte a coordenação de SMS, através da formulação de projetos para melhoria da qualidade de vida dos empregados próprios e terceiros; Acompanhar e dar suporte a inspeções e/ou vistorias de instituições e/ou órgãos, federais, estaduais e municipais, relacionadas à SMS, através do fornecimento de dados e informações requisitados e registros recebidos; Assegurar treinamentos relativos à SMS, através da identificação da demanda, elaboração e execução. Assegurar e acompanhar a conformidade legal com os requisitos dos códigos e certificações pertinentes a área; Assegurar a avaliação e correção dos desvios dos assuntos pertinentes a SMS, através de auditorias e acompanhamentos das ações corretivas; Contribuir na elaboração de projetos da organização, nos pontos inerentes a SMS, através da análise do projeto e assistência técnica a área demandante; Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosemprego@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.


FARMACÊUTICO HOSPITALAR

Hospital de grande porte seleciona: Farmacêutico. Horário de trabalho: 07:00 às 19:00 ou 19:00 às 07:00 - escala 12X36. Salário - enviar pretensão. Desejável ter experiência em hospital. Registro em dia. Os interessados dentro do perfil devem encaminhar curriculo com pretensão para: ramohospitalar@yahoo.com.br informando no assunto o nome da vaga: Farmacêutico.



ENGENHEIRO DE ELÉTRICA


Estamos selecionando profissionais de elétrica com o seguinte perfil: ENGENHEIRO ELETRICISTA. Superior completo em Ciência da Computação ou Análise de Sistemas ou Engenharia Mecânica, Química, Automação, Eletrica. Inglês avançado. Sólida experiência na área. Conhecimento e desejo de trabalhar com desenvolvimento de siftware de engenharia (CAE). Conhecimento em lógica de programação, Visual Basic, SQL-Server. de 25 a 40 anos. Salário à combinar + Auxilio alimentação + Plano de saúde bradesco TOP; Local de trabalho: Centro/RJ. interessaos enviar currículo para rhagir2@yahoo.com.br, colocano no assunto: Engenheiro Eletricista.


ESTAGIÁRIO EM FARMÁCIA INDUSTRIAL

Laboratórios B Braun - Empresa multinacional Alemã, localizada em São Gonçalo, com posição destacada no mercado médico/hospitalar e reconhecida por sua alta tecnologia e pela qualidade dos seus produtos está selecionando : Estagiário em Farmácia Industrial. Requisitos Necessários: Estar inscrito no curso de Farmácia Industrial; Ter cursado a disciplina de Microbiologia; Disponibilidade para estagiar 6 horas diárias de segunda a sexta-feira; Inglês técnico; Noções de microinformática. Empresa oferece: Bolsa auxíllio + VT + refeição local + seguro de vida. Interessados dentro do perfil mandar currículo urgente para: rh.br@bbraun.com


ANALISTA DE VALIDAÇÃO

Indústria farmacêutica localizada no Jacaré, Rio de Janeiro, está selecionando profissional para a função de Analista de Validação. Os requisitos mínimos são: Formação em Farmácia ou Química; Experiência em HPLC, Espectrofotômetro, Validação de Métodos Analíticos, Processo e Limpeza. Os interessados enviarem currículo para controle@laborvida.com.br