5.12.2009

Medicamentos psiquiátricos (efeitos colaterais mais comuns)

Remédios psiquiátricos são perigosos ? Dúvidas mais freqüentes.
Sintomas de abstinência Dependência Tolerância Perda de efeito Uso contínuo Ganho ou perda de peso Sexualidade Impregnação Piora inicial

Perguntas e Respostas


Os medicamentos psiquiátricos costumam ser muito seguros e raramente tem efeitos colaterais graves. Efeitos colaterais mais comuns e o que fazer.


1) Abstinência:

Alguns Antidepressivos principalmente Efexor (Venlafaxina, Venlaxin, Prolift), Aropax (Paroxetina, Paxil CR, Cebrilin, Pondera), Cipramil (Citalopram, Denyl), Lexapro (Escitalopram), Cymbalta (Duloxetina), Anafranil (Clomipramina), Luvox (Fluvoxamina) etc., não devem ser suspensos de uma vez porque algumas pessoas podem sentir alguns dos seguintes sintomas de descontinuação ou sintomas de abstinência (o que não quer dizer dependência):

Leves dores pelo corpo.

Sensação de estarem meio aéreas, mareadas, enjoadas.

Sensação de alguns formigamentos pelo corpo.

Sensação de "choquinhos" pelo corpo.

Sensação do cérebro balançar na cabeça

Esses sintomas, se ocorrerem, costumam passar sem tratamento entre o 3* e o 10* dia. Não costumam atrapalhar as atividades diárias da pessoa, mas algumas pessoas tem uma abstinência bem forte.

O que se recomenda é diminuir a dose do antidepressivo aos poucos. Caso vc sinta abstinência pergunte ao teu médico se você pode tomar Dramin B6.

2) Dependência:

Antidepressivos e Neurolépticos nunca criam dependência.

Tranqüilizantes podem criar dependência. Mas precisa tomar doses muito altas por muitos meses ou anos para criar dependência.

E se criar dependência ? Basta fazer um programa de diminuição gradual da dose. Por maior que seja a dependência química, querendo parar, em poucas semanas isso é possível.

O uso contínuo de Tranqüilizantes Benzodiazepínicos pode provocar uma diminuição passageira da memória.

3) Tolerância:

Significa precisar de doses cada vez mais altas para se ter o mesmo efeito terapêutico, pode ocorrer com os Tranqüilizantes e Hipnóticos a longo prazo.

Os Antidepressivos podem provocar tolerância, mas é raro. Isso ocorre mais em pessoas que melhoram, param de tomar o remédio antes da hora, têm recaída, tomam de novo, param de novo e assim por diante.

Antidepressivos são como os antibióticos: precisa tomar dose certa pelo tempo certo.

4) Perda de efeito:
Isso pode acontecer com qualquer remédio em qualquer especialidade da Medicina e é imprevisível. Felizmente a variedade de medicamentos hoje em dia é grande e sempre temos outras opções de tratamentos.

5) O uso contínuo de Tranqüilizantes Benzodiazepínicos pode provocar uma diminuição passageira da memória.

6) Ganho ou perda de peso:

Alguns medicamentos podem aumentar o apetite para doces. Exemplo Remeron (Mirtazapina), Tryptanol (Amytril, Amitriptilina), Tolvon (Mianserina), Zyprexa (Ziprazidona). Alguns outros podem provocar aumento de peso depois de muitos meses de uso, por exemplo Paroxetina (Cebrilin, Aropax, Paxil CR, Aotin, Benepax), Ácido Valpróico (Depakene, Depakote), etc.

Os Ansiolíticos (Benzodiazepínicos: Rivotril, Valium Lexotan, Lorax, Olcadil, Somalium, etc.) não provocam ganho de peso.

Alguns medicamentos, se usados corretamente, até podem fazer o paciente emagrecer, por exemplo Fluoxetina (Prozac, Verotina, Eufor, Daforin), Topiramato (Topamax, Amato).

Quando o paciente é disciplinado, come menos carboidratos e mantém um programa constante de atividades física, não precisa ganhar peso.

Também precisamos considerar: os pais do paciente são gordos ? Existe tendência familiar de ganho de peso ? Existem problemas hormonais paralelos à medicação ?

Como o apetite do paciente reage a situações d e ansiedade ou depressão ? comendo mais ?

Lítio: pode provocar ganho de peso por retenção de líquidos, não por aumento de gordura. Tomar mais água e faze exercícios em geral resolve.

Muitas vezes o coitado do antidepressivo leva a culpa sem motivo ...

7) Efeitos colaterais na sexualidade.

8) Impregnação ou efeitos Extrapiramidais:

Podem ocorrer (nem sempre) com Neurolépticos ( Haldol, Haloperidol, Risperdal, Risperidona, Respidon, Zargus, Geodon, Ziprazidona, Stelazine, Trifluoperazina, Melleril, Tioridazina, Orap, Pimozide, Semap, Penfluridol, Zyprexa, Olanzapina, Abilify, Aripiprazol, Neuleptil, Periciazina, etc.:

Tremor de repouso.
Muita salivação.
Pele gordurosa.
Rigidez muscular.
Torção muscular.
Vontade de andar.
Pernas Intranqüilas.
Rosto meio parado, repuxado, como uma estátua.
Em casos muito fortes de impregnação, a pessoa parece um robot.
Costuma passar rapidamente com Akineton. Nem sempre precisa trocar o neuroléptico.

9) Piora inicial:

Pacientes que sofrem dos mais variados Transtornos de Ansiedade podem ter piora dos sintomas de ansiedade no início do tratamento com antidepressivos. Essa piora inicial pode ser evitada. Mas se já começou, fique tranqüilo que passa dentro de alguns dias.

Dr Rubens Pitliuk

Efeitos Colaterais de Medicamentos Psiquiátricos e Neurológicos

3 comentários:

Unknown disse...

boa tarde,tenho 34 anos sou muito estressada e ansiosa, faço uso de olcadil 1mg 1x ao dia há 3 anos.Como faço para parar com o remédio?

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Luciene querida, procure o médico que lhe receitou o Olcadil e relate a sua ansiedade.

Geórgia disse...

Olá Brandão, lembra de mim? Tralhava na Ggrel Anvisa, tudo jóia? Você está de parabéns pelo site, uso - o e indico constantemente. Neste texto vc menciona sobre o tratamento da ansiedade sem os efeitos de piora inicial com os antidepressivos, gostaria de saber mais sobre o assunto. Obrigada