10.17.2007

A importância do ferro no organismo.

Alimentação
16 de outubro de 2007
A importância do ferro no organismo.

“Vitaminas e Sais Minerais"

Ferro

O organismo adulto contém de 3 a 5 g de ferro, aproximadamente 2.000 mg como hemoglobina e 8 mg como enzimas. O ferro é bem conservado pelo organismo: aproximadamente 90% é recuperado e reutilizado extensivamente.



O ferro tem um papel no transporte respiratório do oxigênio e dióxido de carbono e é uma parte ativa das enzimas envolvidas no processo de respiração celular. Também parece estar envolvido na função imune e no desempenho cognitivo. No organismo, tem dupla origem: ferro exógeno, ingerido com os alimentos, e ferro endógeno, proveniente da destruição das hemácias, que libera cerca de 27 mg do metal, em seguida reutilizado.

Doenças causadas pela deficiência ferro no organanismo:
Anemia hipocrônica,
alteração da função cognitiva,
parestesia,
cefaléia, fadiga,
redução da função leucocitária,
glossite, cáries.

O excesso de ferro causa:
Paladar metálico, cefaléia,
convulsões, náuseas,
vômito, febre, suor,
hipotensão, hepatomegalia,
susceptibilidade a infecções,
cirrose, diabetes mellitus.
É contra-indicado em doenças acumulativas de ferro (talassemia, hemossiderose, hemocromatose).


Fontes:

O ferro é encontrado em diversos alimentos: em frutas, como a banana e a cereja, carne magra, fígado, ostras, mariscos, aves, peixe, feijão, ovos. O leite e seus derivados são praticamente desprovidos de ferro.

Recomendações nutricionais diárias de ferro:

Idade
mg/dia

Lactentes
0 a 6 meses
0,27

7 a 12 meses
11

Crianças
1 a 3 anos
7

4 a 8 anos
10

Homens
9 a 13 anos
8

14 a 18 anos
11

19 a 70 anos
8

> 70 anos
8

Mulheres
9 a 13 anos
8

14 a 18 anos
15

19 a 50 anos
18

> 50 anos
8

Gravidez
27

Lactação < 18 anos
10

Lactação 19 a 50 anos
9


Fonte: Dietary Reference Intakes Table, Food and Nutrition Board, National Academy of Sciences, 2002.



Teor de ferro em alguns alimentos (100 g):


Cominho em pó
58,30

Curry
45,0

Brócolos, flores cruas
15,0

Carne de marisco
12,70

Fígado bovino cru
12,10

Mostarda amarela (condimento)
10,90

Nescau (achocolatado)
10,70

Farinha de soja
9,10

Broto de abóbora
5,80

Figo em calda
5,20

Amendoim cozido
5,10

Chocolate amargo
4,40

Amêndoa
4,40

Farinha de aveia crua
4,12

Avelã
4,10

Chocolate ao leite
4,00

Aveia, grão cru
3,80

Café em pó
3,30

Carne bovina magra assada
3,20

Espinafre cru
3,08

Carne bovina gorda
2,73

Brócolos, folhas
2,60

Broto de chuchu
2,50

Carne de aves, defumada
2,50

Beterraba crua
2,50

Batata-doce amarela crua
2,40

Carne de porco magra
2,00

Carne de frango assada
2,00

Arenque defumado
2,00

Castanha de caju crua
1,80

Amora
1,57

Bacalhau salgado e prensado
1,50

Camarão cru
1,40

Banana da terra crua
1,40

Bolo de tapioca
1,40

Bolo de milho
1,10

Broto de feijão
1,10

Badejo cru (peixe)
1,10

Banana d'água crua
1,06

Laranja
0,20

Cerveja
0,10



Fontes consultadas:

Vitamins in Human Health and Disease, T.K. Basu, J.W. Dickerson, CAB International, 1996.


Última Atualização ( 16 de outubro de 2007 )

10.16.2007

ASMA - TRATAMENTOS

"Não há cura para asma, mas há um excelente tratamento que pode permitir a quase todos os asmáticos uma vida dentro da normalidade. A asma é raramente fatal, mas nos casos de óbito, quase sempre o tratamento foi inadequado ou houve falha em seguir os tratamentos e conselhos médicos. Morrem muito mais pacientes por não receberem tratamento adequado do que o contrário. Em doses, tempo e vias convencionais, as drogas não são lesivas para o paciente", destaca.

Conselhos úteis
Uma vez que a maioria dos casos de asma é alérgica, principalmente na infância, algumas medidas preventivas devem ser tomadas, segundo a dra. Ana Maria:
Morar de preferência em lugares secos, quentes, longe de indústrias que soltem poeiras ou fumaças.
Evitar locais úmidos com poeiras ou mofos (bolores) tais como, porões, adegas, bibliotecas, sótãos, etc.
Não fumar e não ficar em ambientes onde haja fumantes.
Procurar viver ao ar livre e praticar esportes (principalmente natação).
No caso de ter que lidar com poeiras, bolores ou cheiros irritantes (cera, inseticida): usar máscara "tipo pintor" ou improvisar uma com pano úmido (lenço).
Evitar medicamentos que contenham ácido acetil salicílico ou seus derivados.
Alguns pacientes devem evitar a ingestão de alimentos ou bebidas que contenham: corantes amarelos, alaranjados e vermelhos (tartrazina) e conservantes (sulfitos, benzoato de sódio).
Se você tiver asma, tenha sempre em mãos um broncodilatador em spray.
No dormitório, procure sempre:
Dormir em quarto ensolarado e bem ventilado.
Não usar ceras, inseticidas, tintas, perfumes, produtos que exalem cheiros fortes, mesmo quando dentro de armários ou caixas.
Tirar do quarto tudo que possa acumular poeira como: carpetes, tapetes, cortinas, estofados, almofadas, brinquedos de pelúcia, livros. etc.
Usar colchão e travesseiro de preferência de espuma, forrados com capa de plástico impermeável. Não usar colchões e travesseiros de palhas, crina, algodão, etc.
Tirar o colchão do estrado da cama duas vezes por mês e limpar com pano úmido.
Não usar pijamas ou cobertores de lã ou pelos, sem que estejam forrados com capa de tecido impermeável ou plastificados.
No final do verão, lavar ou expor ao sol as roupas guardadas.
Limpar a tela do condicionador de ar a cada 15 dias e trocá-la a cada três meses.

Os velhos conceitos de prevenção são melhores tratamentos.

Como em todos os anos, está começando a alta temporada da asma. É no inverno que essa doença inflamatória das vias aéreas que afeta 15 milhões de brasileiros atinge seu pico de incidência - pois a baixa temperatura é um fator desencadeante da angústia respiratória.
É a quinta doença que mais interna no país. Mas não é apenas o tratamento correto da moléstia que pode melhorar a qualidade de vida do asmático. Também a informação pode trazer alívio, porque a asma é uma doença complexa, com muitas faces, muitos mitos e aspectos personalizados para cada doente. Não existe cura para a asma - que tem forte componente constitucional. Mas, com diagnóstico coreto e tratamento adequado, os asmáticos podem ter uma vida normal sem maior comprometimento de sua qualidade de vida.

Primeiro, a definição. A asma, também conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica, é uma doença inflamatória que acomete os pulmões, particularmente os brônquios - e é desencadeada por diversos "gatilhos", como alergias, infecções e aspectos emocionais. A palavra deriva do grego "asthma", que quer dizer arquejante ou sufocante, e é utilizada desde os primórdios dos compêndios médicos. Apesar dos progressos da ciência, a asma ainda é uma doença incurável, recorrente e eventualmente grave - podendo levar à morte. E é cada vez mais forte o consenso de que a medicina não pode atuar sozinha no combate a doença. O conhecimento da doença, não só por parte da vítima como de sua família, é fundamental para seu controle - já que cada doente praticamente tem a "sua" asma. E as crises podem variar de pessoa para pessoa - e uma crise pode ser diferente da outra para um mesmo indivíduo. Conhecendo
na intimidade o que desencadeia as crises, e sabendo lidar com elas com os medicamentos adequados, a asma pode ser bem controlada.


UM FUNDO
ALÉRGICO

Mundialmente, a prevalência da asma triplicou nos últimos 30 anos, segundo a especialista em alergologia, dra. Ana Maria Mendes. É um grande problema de saúde pública. No Brasil, ocorrem, a cada ano, cerca de 2.000 óbitos pela doença. O gasto anual com as internações por asma representa o terceiro maior valor de gastos do SUS - Sistema Único de Saúde, em todo o país, com uma doença específica. Em nosso meio, os custos indiretos da doença, como falta à escola e ao trabalho, além de perda de produtividade, não são bem definidos. Mas certamente são bilionários. Entre todos os gatilhos, há hoje uma evidência considerável de que a alergia é um pré-requisito importante para o desenvolvimento da asma. "Pelo menos 70 a 90% dos asmáticos acima de quatro anos de idade apresentam evidência de alergia por alérgenos ou irritantes presentes no meio ambiente", diz a médica. Por isso, o afastamento dos alérgenos, através de uma variedade de estratégias (ver Box), pode resultar em uma diminuição da hiperatividade brônquica, dos sintomas da asma e da necessidade de medicamentos antiasmáticos. A remoção total de exposição à fumaça do cigarro é uma recomendação essencial.

DE LEVE A GRAVE
A gravidade da asma é estabelecida de acordo com a freqüência dos sintomas e sua intensidade. A asma tem diferentes maneiras de se manifestar - falta de ar, aperto no peito, cansaço, chiados, tosse persistente.
Há várias classificações, baseadas nos diferentes consensos internacionais. Entretanto, recomenda-se o uso da que divide a asma em leve, que representa 60% dos casos, moderada, com 25 a 30% dos casos, e grave, com um total de 5 a 10% dos pacientes.
Leve - Segundo a médica, a asma leve geralmente pode ter sintomas clássicos, como chiado, aperto no peito, falta de ar, tosse. Mas em pequena freqüência (não mais do que uma vez por semana) ou intensidade, e sem que nenhuma destas situações chegue a afetar a vida cotidiana ou o sono do paciente.
Moderada ou média - Nos casos de asma moderada, os sintomas acontecem mais de duas vezes por semana, e durante as crises é necessário o uso de medicamentos mais pesados e até internações. Além disso, os portadores deste tipo de asma apresentam crises noturnas com interrupção do sono.
Grave ou forte - Nas pessoas com asma grave, geralmente os sintomas são contínuos, o que provoca prejuízo nas atividades diárias desses indivíduos. Nas situações de crise, explica a dra. Ana Maria, o doente necessita de internação e uso freqüente de medicamentos sistêmicos.



TRATAMENTO
A adesão ao tratamento é essencial. As maiores causas do controle inadequado da asma e as conseqüentes complicações acontecem devido às falhas ao tomar a medicação prevista e ao utilizar adequadamente os dispositivos de inalação. Basicamente, os medicamentos contra a asma podem ser divididos em dois grupos:
De alívio - são os broncodilatadores que agem relaxando os brônquios, que atuam no momento imediato da crise.
Preventivos - são remédios que atuam na inflamação dos brônquios. Nesse sentido, tratam a causa da asma e devem ser utilizados, em alguns pacientes, até na ausência de sintomas.
Usar medicamentos de um ou outro grupo vai depender do grau da asma. Mas os médicos ressaltam: o tratamento ideal da asma, que é uma doença das vias respiratórias, naturalmente é o inalado - que tem efeito mais rápido, permitindo doses menores. Sprays ou aerossóis - as populares bombinhas - são companheiros inseparáveis dos asmáticos, seja para debelar as crises, seja para atuar na prevenção de novas crises. Sob orientação médica e usadas de maneira correta, as bombinhas, ao contrário de alguns mitos, não fazem mal ao coração.
E podem ser usadas virtualmente por qualquer asmático, sobretudo crianças. Uma recomendação final quanto ao tratamento medicamentoso: os asmáticos não devem sistematicamente repetir receitas anteriores ou que "deram certo" para outras pessoas. A supervisão médica é muito importante.


RAIO-X DA ASMA
Segundo a médica, de uma maneira geral, a asma é ainda mal diagnosticada e não tratada adequadamente em quase todo o mundo. O problema do diagnóstico é que os sintomas da asma ocorrem em muitos outros tipos de condições do pulmão ou coração.
Assim, a história clínica bem detalhada sobre os tipos de sintomas, o que os fazem aparecer, quanto tempo duram, qual seu grau de intensidade e se há padrões reconhecíveis de sintomas é o meio essencial para auxiliar o médico no seu diagnóstico.
A auscultação do tórax, embora seja parte do exame, no caso da asma não é, muitas vezes, relevante para o médico. A ausência de chiados não elimina o diagnóstico de asma. Por outro lado, nem todos os chiados indicam necessariamente a condição de asma - o que torna o diagnóstico da asma um tanto complexo. "Portanto, duas estratégias são necessárias: a educação profissional e os programas educacionais para pacientes, suas famílias e outras pessoas envolvidas no cuidado do asmático. Por outro lado, programas educacionais devem ser desenvolvidos para ensinar técnicas de inalação e também para enfocar a necessidade do reconhecimento e tratamento precoce da asma", lembra a especialista. Embora os sintomas de asma muitas vezes ocorram sem um motivo aparente, eles podem acordar os pacientes, sendo muitas vezes um problema quando as pessoas despertam pela manhã. Acordar à noite com asma significa que ela não está sendo tratada adequadamente.

Com relação à criança asmática, recomenda-se:
Considerar a criança asmática como uma criança normal, tanto nas crises de asma como nos intervalos. Dar-lhe amor e afeto constante. Não deixar que durma com os pais, mesmo durante as crises.
Dirigir o interesse da criança para atividades permitidas. É aconselhável, além da prática de esportes, como a natação, a prática de outras atividades que desenvolvam a personalidade da criança.
Evitar excessos de restrições, vigilância, tensões emocionais, castigos físicos e super proteção.
Evitar comentários e preocupações relativos à enfermidade. É importante um ambiente calmo no lar.

Fonte: Orientações Médicas

NOVO MEDICAMENTO ( NXY-059) PODE REDUZIR SEQUELAS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (DERRAME)

Novo remédio pode reduzir seqüelas de derrame

Um novo medicamento poderá reduzir os riscos de sérias deficiências físicas provocadas por derrames, segundo testes feitos por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Glasgow.

A pesquisa envolveu mais de 1,7 mil pacientes em 154 hospitais espalhados pelo mundo e produziu resultados promissores.

O medicamento, conhecido como NXY-059, age para minimizar os danos cerebrais logo após um derrame relacionado a um coágulo.

O derrame é uma das causas mais comuns de morte ou deficiência física de longo prazo no mundo. O acidente vascular cerebral relacionado a um coágulo, ou isquêmico, é causado pelo bloqueio de um dos vasos que transportam sangue ao cérebro.

Recuperação

Nos testes conduzidos pela equipe da Universidade de Glasgow, os pacientes eram examinados na chegada ao hospital, cerca de seis horas depois de desenvolverem os primeiros sintomas de derrame.

A metade deles recebeu tratamento com medicamentos tradicionais e para os demais foi incluído o NXY-059.

"Os pacientes que receberam esse novo medicamento tiveram mais chances de uma recuperação total em três meses", disse o professor Kennedy Lees, chefe da pesquisa.

"As chances dos que foram tratados com NXY-059 de evitar as deficiências físicas de longo prazo foram cerca de 20% maiores."

O professor disse também que os resultados mostravam ser possível tratar do derrame depois do prazo de três horas desde o início dos sintomas.

Segundo ele, os testes também sugeriram que o remédio pode reduzir os riscos de sangramento associado com remédios para combater a formação de coágulos.

"Esses testes abrem novos horizontes para o tratamento de uma das mais importantes doenças que afetam a nossa sociedade", disse Lees.

'Instigantes'

O diretor da ONG britânica Chest, Heart and Stroke Scotland, David Clark, considera "instigantes" os resultados dos testes.

"Cerca de metade dos sobreviventes de um derrame tem alguma deficiência significativa, então, qualquer coisa para reduzir essa deficiência é potencialmente de grande benefício, especialmente por ter o potencial de ser desenvolvido como um procedimento de rotina nas unidades de tratamento de derrames", disse.

Joe Korner, da Stroke Association da Grã-Bretanha, disse: "O potencial desse medicamento é muito interessante e pode ser mais um instrumento para os profissionais de saúde no tratamento de um derrame agudo".

"Ainda não está claro exatamente de que maneira isso pode beneficiar indivíduos, mas o que sabemos é que, quanto mais cedo um paciente com derrame receber diagnóstico de especialista e for internado em uma unidade de tratamento de derrame, melhor o resultado".

"Pode demorar muitos anos para um remédio chegar ao mercado".

"O derrame é uma emergência médica e o público deve ser alertado para os sintomas para que mais pessoas possam receber os tratamentos já disponíveis".

"Um fator decisivo para isso será aumentar o conhecimento público sobre os sintomas do derrame."

O Farmacêutico e o Mercado

O Mercado e o Profissional Farmacêutico

Conquistar a preferência e a confiança dos usuários de medicamentos e produtos para proteção e promoção da saúde vem sendo um desafio àqueles que atuam no competitivo mercado varejista farmacêutico.

Consumidores conscientes e exigentes, variedade de produtos, serviços e lojas, concorrência baseada em preços e setor regulamentado por exigente legislação são apenas alguns dos aspectos que caracterizam o segmento.

Neste cenário, o papel do farmacêutico ganha ainda mais importância, visto que, por meio de seus serviços e conhecimentos, pode conjugar o cumprimento de suas inalienáveis responsabilidades técnicas à frente de um estabelecimento farmacêutico com seu engajamento para que a empresa atinja seus resultados como iniciativa privada.

Com esta atuação diferenciada e abrangente, o farmacêutico pode se desenvolver como profissional da saúde e como empreendedor - independentemente se ele é proprietário ou colaborador, com conseqüente aumento de sua empregabilidade.

Para tanto, deverá capacitar-se para desenvolver novas habilidades e competências além daquelas inerentes à sua área de formação. Denominados por alguns autores como "profissionais multifuncionais", contribuem para que as organizações sejam mais dinâmicas, flexíveis e produtivas, operando em mais de uma função sem perda de seu nível de especialização.

Incentive a Empregabilidade de Sua Equipe

A palavra empregabilidade significa "qualidade de ser empregável ou útil", portanto, mesmo do ponto de vista da direção da empresa, é interessante proporcionar condições para que o colaborador possa aumentar seu nível de empregabilidade, pois, ante uma perspectiva de crescimento, sempre surgirão atividades que poderão ser conduzidas pela "prata da casa", pessoas já testadas nos quesitos competência, familiaridade e confiabilidade.

Ou seja, se você é farmacêutico proprietário de uma farmácia, garanta tanto o incremento de sua própria empregabilidade - caso contrário sua empresa pode deixar de ser empregável ou útil ao mercado - bem como o de sua equipe, para que ela possa desempenhar funções diversas em situações distintas.

Estimule-os a estudar mais, apóie e incentive a participação em cursos e congressos, sugira livros, artigos, filmes ou peças teatrais com temas de interesse, promova grupos de discussão, estimule a convivência entre as pessoas dos diversos setores. Tudo isso ajuda a plasmar a identidade profissional e aumenta a identificação do colaborador com a empresa e seu líder.

Assuma a Responsabilidade pelo Seu Auto-Desenvolvimento

Porém, cabe ao próprio profissional assumir a responsabilidade sobre o seu desenvolvimento profissional e pessoal, mantendo-se informado sobre as mudanças e inovações que surgem nos campos científico, mercadológico e gerencial. Isto é promover a empregabilidade.

Você já ponderou sobre o impacto do mapeamento gênico nas ciências médicas, da biotecnologia na produção de medicamentos, da robótica nos laboratórios, dos sistemas interativos nos pontos de venda, nas possibilidades da interconexão remota para a prestação da assistência e atenção farmacêutica?

Novos conhecimentos são adquiridos com os estudos. Trace um plano que inclua cursos, leituras, participação em congressos e eventos do setor e outras áreas correlacionadas. Familiarize-se com os recursos da internet, que ao eliminar as barreiras geográficas e de tempo, transformou-se em uma poderosa ferramenta para atualização.

Além disto, demonstre de fato que você é o maior responsável pelo seu próprio desenvolvimento, prontificando-se para desempenhar atividades em outros setores da farmácia - caixa, estoque, compras, administrativo, etc.

Procure entender quais os objetivos corporativos traçados pela direção e engaje-se verdadeiramente para o seu cumprimento, colocando-se à disposição para contribuir com competência e motivação a fim de superar de dificuldades e aproveitar as oportunidades do mercado.

Além de profissional de alta empregabilidade, esta postura pró-ativa também corrobora para o entendimento do papel do farmacêutico nas farmácias, agregando valor à sua função e ao estabelecimento, o que faz com que você e a empresa se posicionem de forma diferenciada no mercado.

Fonte: http://www.msd-brazil.com/msdbrazil/hcp/farmaceuticos/gestao/marketing_0205.html#section_1

O que é vitamina c?

O que é vitamina c?
A vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico) é uma das 13 principais vitaminas que fazem parte de um grupo de substâncias químicas complexas necessárias para o funcionamento adequado do organismo. É uma das vitaminas hidrossolúveis, o que significa que seu organismo usa o que necessita e elimina o excesso.

Qual a quantidade suficiente?
Essa é uma pergunta difícil de responder. O Conselho de Alimentos e Nutrição da Academia Nacional de Ciências (The Food and Nutrition Board of the National Academy of Sciences) está revendo as atuais recomendações de ingestão de vitamina C. No número de 21 de abril de 1999 do JAMA (Journal of the American Medical Association), especialistas dos Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health) sugerem o aumento das atuais necessidades diárias recomendadas de vitamina C de 60mg para 100-200mg por dia. Eles enfatizam que, sempre que possível, a vitamina C deve ser obtida de frutas e vegetais, e que as pessoas podem ingerir a quantidade recomendada comendo cinco porções de frutas e vegetais por dia.

Entre as pessoas que necessitam de maiores quantidades de vitamina C estão as mulheres grávidas (70mg), as lactantes (90 a 95mg) e os fumantes (pelo >menos 100mg). Como a vitamina C não pode ser armazenada no organismo, é importante fazer a sua reposição, ingerindo as quantidades diárias recomendadas.

A vitamina C é encontrada em alimentos como frutas cítricas, tomates, morangos, pimentão-doce e brócolis. A melhor maneira de se obter a quantidade necessária é por meio de uma alimentação saudável e rica em vitamina C. Uma dieta rica em frutas e vegetais também pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer.

A vitamina C ajuda as células do organismo, incluindo os ossos, os dentes, as gengivas os ligamentos e os vasos sangüíneos, a crescer e permanecer sadias. Também ajuda o organismo a responder à infecção e ao estresse, além de auxiliar a utilização eficiente de ferro. Se o seu organismo não receber quantidades diárias suficientes de vitamina C, você ficará mais propenso a apresentar equimoses na pele, sangramento nas gengivas, má cicatrização das feridas, perda de dentes, dores nas articulações e infecções.

Fonte: Equipe Bem Estar

10.15.2007

Programa Saúde da Família: estratégias, desafios e responsabilidades.

Saúde da Família

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.

A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios. Iniciado em 1994, apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos. A consolidação dessa estratégia precisa, entretanto, ser sustentada por um processo que permita a real substituição da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios e pela capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população assistida.

A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes saúde da família.

Equipes de Saúde

O trabalho de equipes da Saúde da Família é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber popular do Agente Comunitário de Saúde. As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.

Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de cerca de 3 mil a 4 mil e 500 pessoas ou de mil famílias de uma determinada área, e estas passam a ter co-responsabilidade no cuidado à saúde. A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se: como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde; por ter território definido, com uma população delimitada, sob a sua responsabilidade; por intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta; por prestar assistência integral, permanente e de qualidade; por realizar atividades de educação e promoção da saúde.

E, ainda: por estabelecer vínculos de compromisso e de co-responsabilidade com a população; por estimular a organização das comunidades para exercer o controle social das ações e serviços de saúde; por utilizar sistemas de informação para o monitoramento e a tomada de decisões; por atuar de forma intersetorial, por meio de parcerias estabelecidas com diferentes segmentos sociais e institucionais, de forma a intervir em situações que transcendem a especificidade do setor saúde e que têm efeitos determinantes sobre as condições de vida e saúde dos indivíduos-famílias-comunidade.

Agentes Comunitários de Saúde

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde é hoje considerado parte da Saúde da Família. Nos municípios onde há somente o PACS, este pode ser considerado um programa de transição para a Saúde da Família. No PACS, as ações dos agentes comunitários de saúde são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro/supervisor lotado em uma unidade básica de saúde.

Os agentes comunitários de saúde podem ser encontrados em duas situações distintas em relação à rede do SUS: a) ligados a uma unidade básica de saúde ainda não organizada na lógica da Saúde da Família;e b) ligados a uma unidade básica de Saúde da Família como membro da equipe multiprofissional. Atualmente, encontram-se em atividade no país 204 mil ACS, estando presentes tanto em comunidades rurais e periferias urbanas quanto em municípios altamente urbanizados e industrializados.

Valorização Profissional

O Ministério da Saúde reconhece e valoriza a formação dos trabalhadores como um componente para o processo de qualificação da força de trabalho no sentido de contribuir decisivamente para a efetivação da política nacional de saúde. Essa concepção da formação busca caracterizar a necessidade de elevação da escolaridade e dos perfis de desempenho profissional para possibilitar o aumento da autonomia intelectual dos trabalhadores, domínio do conhecimento técnico-científico, capacidade de gerenciar tempo e espaço de trabalho, de exercitar a criatividade, de interagir com os usuários dos serviços, de ter consciência da qualidade e das implicações éticas de seu trabalho.

Desafios Institucionais

Como desafios institucionais para expandir e qualificar a atenção básica no contexto brasileiro destaca-se: (1) a expansão e estruturação de uma rede unidades básicas de saúde que permitam a atuação das equipes na proposta da saúde da família; (2) a contínua revisão dos processos de trabalho das equipes de saúde da família com reforço as estruturas gerenciais nos municípios e estados; (3) a elaboração de protocolos assistenciais integrados (promoção, prevenção, recuperação e reabilitação) dirigidos aos problemas mais freqüentes do estado de saúde da população, com indicação da continuidade da atenção, sob a lógica da regionalização, flexíveis em função dos contextos estaduais, municipais e locais; (4) ações que visem o fortalecimento das estruturas gerenciais nos municípios e estados com vistas a: programação da atenção básica, supervisão das equipes, supervisão dos municípios, supervisão regional, uso das informações para a tomada de decisão; (5) revisão dos processos de formação. educação em saúde com ênfase na educação permanente das equipes, coordenações e gestores; (6) a definição de mecanismos de financiamento que contribuam para a redução das desigualdades regionais e para uma melhor proporcionalidade entre os três níveis de atenção; (7) a institucionalização de processos de acompanhamento, monitoramento e avaliação da atenção básica; (8) ações articuladas com as instituições formadoras para promover mudanças na graduação e pós-graduação dos profissionais de saúde, de modo a responder aos desafios postos pela expansão e qualificação da atenção básica, incluindo aí a articulação com os demais níveis de atenção.

Desempenho
• Modelo de Atenção à Saúde do Brasil é referência internacional.
• Estratégia Saúde da Família como desenhada no caso Brasileiro é destaque e modelo para outros países.
• Atenção Básica em Saúde é a pauta política dos gestores públicos.
• A estratégia Saúde da Família está consolidada nos municípios brasileiros
• Estudos acadêmicos em curso demonstram que a Saúde da Família no período de 1992 a 2002 apresenta indicadores animadores como a redução da mortalidade infantil.
• Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de São Paulo e Universidade de Nova York, demonstra que a cada 10% de aumento de cobertura o índice de mortalidade infantil cai em 4,6%.
• Aumento da satisfação dos usuários quanto ao atendimento recebido resultado das mudanças das práticas das equipes de saúde.

RESPONSABILIDADES DAS ESFERAS GESTORAS EM ATENÇÃO BASICA

Federal
Elaborar as diretrizes da política nacional de atenção básica
Co-financiar o sistema de atenção básica
Ordenar a formação de recursos humanos
Propor mecanismos para a programação, controle, regulação e avaliação da atenção básica
Manter as bases de dados nacionais

Estadual
Acompanhar a implantação e execução das ações de atenção básica em seu território
Regular as relações inter-municipais
Coordenar a execução das políticas de qualificação de recursos humanos em seu território
Co-financiar as ações de atenção básica
Auxiliar na execução das estratégias de avaliação da atenção basica em seu território.

Municipal
Definir e implantar o modelo de atenção básica em seu território
Contratualizar o trabalho em atenção básica
Manter a rede de unidades básicas de saúde em funcionamento (gestão e gerência)
Co-financiar as ações de atenção básica
Alimentar os sistemas de informação
Avaliar o desempenho das equipes de atenção básica sob sua supervisão.

Celulite não tem cura. Tratamentos podem amenizar.


Entre na guerra contra a celulite

Que mulher nunca sonhou usar um biquíni e poder exibir, com orgulho, um bumbum lisinho, sem aquele aspecto tipo ‘casca de laranja’? Inimiga número 1 do sexo feminino, a celulite, ou Paniculopatia Edematofibroesclerótica, atinge de 75% a 95% das mulheres. Má notícia: não tem cura. Mas o que não faltam são tratamentos para amenizar os indesejáveis furinhos.

Alterações circulatórias, uso inadequado de anticoncepcionais e hormônios, hipotireiodismo, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo são alguns fatores que desenvolvem ou pioram a celulite. Mas além disso, ela é agravada pela alimentação inadequada. “Não adianta investir em tratamentos modernos se a pessoa não tiver uma dieta balanceada, hábitos saudáveis e pôr fim ao sedentarismo”.

Beber três litros de água por dia é a primeira regra. “O organismo precisa estar hidratado, com boa circulação sanqüínea e livre de toxinas”, explica a nutricionista. No cardápio contra os furinhos, ela indica alimentos pobres em gordura e açúcares. Mas ricos em ômega 3, como salmão, atum, sardinha, sementes de linhaça, legumes e verduras. Dar preferência ao óleo de girassol e ao azeite de oliva no preparo das refeições, além de comer frutas. “E há temperos muito benéficos como o manjericão, por ser diurético, a
hortelã e o gengibre, que tonificam o organismo”, ensina.

Para quem já tem celulite, o recomendável é abolir de vez do cardápio alimentos gordurosos, industrializados e açúcares. “Salgadinhos, maionese e biscoitos recheados devem ser evitados. E refrigerantes, mesmo light ou diet, também devem ser eliminados. Melhor substituí-los por água ou sucos”.

E apesar de ser um problema típico das mulheres, os homens não estão livres da celulite. “Costuma ser por alteração hormonal, com uso de hormônios. Também pode ser motivada por obesidade e alcoolismo”, explica o endocrinologista Térsio Rocha. Nas crianças, a celulite também pode aparecer, geralmente, na região abdominal. Mas desaparece com o crescimento.

Quanto ao sedentarismo, muitas pessoas alegam a falta de tempo para se exercitar. Mas, para os médicos, a desculpa não vale. “Quem não pode freqüentar academia, deve movimentar o corpo em casa ou no trabalho”, “Em vez de elevador, prefira subir de escada, subindo de dois em dois degraus. Pela manhã, em jejum, e antes do jantar, faça pelo menos, 10 minutos de caminhada. São atitudes simples que fazem um bem enorme ao corpo”, aconselha o endocrinologista.

Hábitos saudáveis e roupas mais leves

Adotar hábitos saudáveis é imprescindível para prevenir ou minimizar a celulite. Cigarro e álcool são grandes vilões e devem ser evitados. A ingestão de bastante água e de alimentos ricos em nutrientes e fibras é outro fator importante, portanto, faça disso uma rotina diária.

Não use roupas muito apertadas, nem sapatos muito altos, pois prejudicam a circulação sangüínea. Outro cuidado é para quem faz uso prolongado de remédios controlados. O ideal, nesse caso, é conversar com o médico.

Exercícios devem ser realizados diariamente. Além de fazer bem para o corpo, ainda diminuem a vontade de comer. Para quem não gosta de academia, uma caminhada leve, de pelo menos 20 minutos, para começar, é o ideal. Pular corda, subir, no mínimo, 12 degraus de escadas, andar de bicicleta, nadar, também são atividades benéficas e que podem ser feitas ao ar livre.

VEJA AS SOLUÇÕES MODERNAS
Carboxiterapia - São injeções de gás carbônico aplicadas diretamente na gordura da pele.
Mesoterapia - Aplicações de microinjeções, com substâncias que estimulam a eliminação de gordura.
Drenagem linfática - Estimula a circulação, facilitando a eliminação de líquidos e resíduos metabólicos. Pode ser manual ou em aparelhos.

Ultra-som - Aparelho que emite vibrações de baixa freqüência. Atinge de 3 a 4 centímetros no tecido gorduroso, estimulando a eliminação de líquidos e gorduras. Wire Scalpel - Tratamento de choque que ameniza as depressões na pele em apenas uma sessão.

Placas vibratórias (Dream Healther) - Promovem a ruptura da fibrose que caracteriza o tecido celulítico.

Subcisão - Pequena intervenção cirúrgica, com anestesia local, que corta as fibras que repuxam a pele para baixo. Deve ser feita por um médico. Para celulite nos graus 4 e 5.
Fonte: Terra / O Dia

Boas Práticas Farmacêuticas divulga novas vagas paras áreas de química, farmácia, engenharia, geologia, biologia, nutrição, técnicos, entre outras

COORDENADOR DE PCP

Com curso superior, podendo ser de Qumica. Mas, é essencial que tenham no mínimo 5 anos de experiência no cargo. Vaga para João Pessoa e Campina Grande - PB. CV para selecaojpa@mrhgestao.com.br




LÍDER DE QUALIDADE

AKSY SELECIONA PARA SEU CLIENTE EM RESENDE/ RJ: 2º GRAU COMPLETO. EXPERIÊNCIA COM PROCESSOS LITOGRÁFICOS - BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO - ISO 9000 E 14000 - EXPERIÊNCIA EM LIDERAR EQUIPES E GARANTIR QUE TODOS OS INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS DA QUALIDADE ESTEJAM CALIBRADOS E EM BOAS CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO. VAGA EFETIVA. SALÁRIO R$ 1.900,00 + BENEFÍCIOS. OS INTERESSADOS DEVEM ENCAMINHAR CURRÍCULO COM URGÊNCIA PARA selecao@aksy.com.br


NUTRICIONISTA PRODUÇÃO

Experiência em supervisão de Produção; 3º grau completo. Atividades realizadas pelo colaborador;supervisão da produção, controle de qualidade,treinamento de equipe; Salário: 1.018,00 + V.T + Refeição + Cesta Básica; Horário de trabalho: 7:00 às 16:48 hs. Desejavél residir: Niteroi, São Gonçalo, Itaboraí. Os candidatos dentro do perfil e que tiverem interesse na oportunidade devem enviar currículo para: valeriarecursoshumanos@yahoo.com.br



COORDENADOR DA ÁREA DE QUALIDADE

AKSY SELECIONA PARA SEU CLIENTE EM RESENDE/ RJ: IRÁ FAZER A GESTÃO DA EQUIPE DE INSPETORES DE QUALIDADE. EXPERIÊNCIA COM PROCESSOS LITOGRÁFICOS - BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO - ISO 9000 E 14000 - EXPERIÊNCIA EM LIDERAR EQUIPES E GARANTIR QUE TODOS OS INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS DA QUALIDADE ESTEJAM CALIBRADOS E EM BOAS CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO. VAGA EFETIVA. SALÁRIO R$ 1.900,00 + BENEFÍCIOS. OS INTERESSADOS DEVEM ENCAMINHAR CURRÍCULO COM URGÊNCIA PARA selecao@aksy.com.br



TECNICO SEGURANÇA TRABALHO

Experiência comprovada em empresa de off-shore, Inglês fluente, Local: Macaé, A empresa oferece salário compatível. Os interessados, DENTRO DESTE PERFIL, deverão enviar cv, NO CORPO DO EMAIL, com pretensão salarial para denise@mapelmacae.com.br Favor indicar no assunto : TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO BILINGUE


NUTRICIONISTAS

RBG Brasil busca EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, para seu parceiro - Empresa Multinacional: Nutricionistas. Formados, recém-formados e estudantes. Sérios(as) e comprometidos(as), que desejem fazer uma parceria e trabalhar na divulgação de nossos produtos. Maiores informações, enviar email para rbg_marketing@yahoo.com.br informando a cidade em que reside.


COORDENADOR DE PCP

Com curso superior, podendo ser de Qumica. Mas, é essencial que tenham no mínimo 5 anos de experiência no cargo. Vaga para João Pessoa e Campina Grande - PB. CV para selecaojpa@mrhgestao.com.br



COORDENADOR DE SUPRIMENTOS

Com curso superior, podendo ser de Qumica. Mas, é essencial que tenham no mínimo 5 anos de experiência no cargo. Vaga para João Pessoa e Campina Grande - PB. CV para selecaojpa@mrhgestao.com.br


COORDENADOR DE COMPRAS

Com curso superior, podendo ser de Qumica. Mas, é essencial que tenham no mínimo 5 anos de experiência no cargo. Vaga para João Pessoa e Campina Grande - PB. CV para selecaojpa@mrhgestao.com.br


TST

Multinacional de Petróleo e Gás oferece oportunidade para Técnico de Segurança do Trabalho Offshore com experiência em Sistemas de Gestão de SMS, Inglês Avançado e Sistema SMS Petrobrás. Os interessados poderão enviar currículo para: rh.master@yahoo.com.br com o título: Técnico de Segurança do Trabalho Offshore



ENGENHEIRO ELETRÔNICO

Exigências: experiência de 2 a 4 anos em manutenção de equipamentos de mineração ou de cimento. O perfil do cargo é: Analisar falhas dos equipamentos, propor soluções, criticar o resultado das manutenções e propor ações de bloqueio dos desvios. Orientar as atividades de manutenção no que diz respeito aos procedimentos do SGM. Compor e avaliar os índices de gestão, buscando maior confiabilidade e menor custo. · Executar atividades de manutenção e fornecer orientação técnica à equipe. Desejável experiência anterior em trabalhos de engenharia de manutenção e em gerenciamento da manutenção. A vaga á para a cidade de Carajás - PA. Os interessados devem entrar em contato com Max Fragoso, pelo e-mail: max@gestorconsultoria.com.br



GEÓLOGO

Empresa: Companhia Vale do Rio Doce. Cargo: Geólogo. Local: Carajás - PA. Salário: Negociável, trabalhamos com pretensão salarial. Benefícios: Moradia (Núcleo de Carajás), Transporte, Alimentação, Participação nos Lucros, Plano de Previdência Privada, Reembolso material escolar e escola para os filhos, plano Médico e odontológico, mobilização dos bens e parentes legais por conta da empresa, entre outros. Descrição das Atividades: geologia de mina: mapeamento, amostragem de frentes de lavra, estimativa de qualidade das frentes, krigagem, Auxiliar na especificação e planejamento dos trabalhos de levantamentos geológicos através da utilização de métodos diretos e indiretos de investigação para a definição de recursos minerais, realizando os cálculos de recursos e reservas. Experiência e Conhecimentos necessários: utilização de software gencon ou similar, noções de geoestatistica, habilidades com planilha excel. OBS: As avaliações são on line, não havendo a necessidade de deslocamento dos candidatos. Os interessados poderão encaminhar currículo para (mariana@gestorconsultoria.com.br).


ENGENHEIRO SÊNIOR

Empresa: Companhia Vale do Rio Doce. Cargo: Engenheiro Sênior. Local: Carajás - PA. Salário: Negociável, trabalhamos com pretensão salarial. Formação: Engenharia de Minas. Benefícios: Moradia (Núcleo de Carajás), Transporte, Alimentação, Participação nos Lucros, Plano de Previdência Privada, Reembolso material escolar e escola para os filhos, plano Médico e odontológico, mobilização dos bens e parentes legais por conta da empresa, entre outros. Descrição das Atividades: Elaboração de estudos técnico-econômicos visando definir porte de equipamentos, locação/relocação de britadores, métodos de lavra, alternativas de disposição de estéril; Validação e consolidação de modelo de recursos (teores estimados via krigagem) para montagem de modelo de blocos; Geração de cavas finais matemáticas e seqüência de lavra em software especifico (NPV, Minesight, etc); Execução de estudos para determinação de teores de corte, qualidade de produtos, montagem de função benefício; Estimativa de qualidade em horizonte plurianual baseado em seqüência de lavra matemática e/ou operacional fornecendo diretrizes para produção e/ou investimentos de melhoria e expansão da produção; Acompanhamento das estimativas e parametrização de recursos e reservas. Experiência e Conhecimentos necessários: Utilização de softwares de planejamento de lavra, como GEMCOM, Minesight, Datamine, AutoCad, etc. OBS: As avaliações são on line, não havendo a necessidade de deslocamento dos candidatos. Os interessados poderão encaminhar currículo para (mariana@gestorconsultoria.com.br).



EST

Para a cidade de Petropolis e Teresopolis-RJ, formado em Eng. Seg. Trabalho, experiência em Industria. O e-mail para recrutamento é este mesmo. ENVIAR CV PARA rdcarvalho@ativaassessoria.com.br



ENGENHEIRO DE PRODUTO

Recém-formado em Engenharia. Desejável experiência no segmento automotivo. Inglês Fluente. Para trabalhar em montadora. Disponibilidade para mudança de estado (Bahia). Os interessados deverão encaminhar currículo para: pvieira@msxi.com.br



TEC. EM ELETROTÉCNICA

Estamos buscando profissional para atuar como Tec. em Eletrônica em um de nossos clientes, com o perfil abaixo: 2º Grau Técnico em Eletrotécnica com CREA. Habilitação. NR-10. Sexo Masculino. Moradores de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, ou região. Preferencialmente recém formados. R$ 717,00 + 30% periculosidade + VT + TR + PS + PO. Interessados encaminhar currículo com URGÊNCIA para suelencabreira@personalservice.com.br, colocando no assunto Eletrotécnico.



AGENTE COMERCIAL

Instituição Financeira de Grande Porte, seleciona: Localidade: Volta Redonda, Resende e Friburgo; Escolaridade: Superior completo ou término em 12/ 2009; Cursos: Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Direito, Matemática, Estatística, Comunicação Social, Engenharia e Marketing. Conhecimentos: Pacote Office. ATRIBUIÇÕES: Atendimento a clientes pessoalmente e por telefone, dando informações e esclarecendo dúvidas; Orientação nos terminais de auto-atendimento; Irá trabalhar com vendas de produtos e serviços bancários; Desejável Certificação da Anbid. Os interessados deverão encaminhar CV para cdias07@yahoo.com.br



TRAINEE INDUSTRIAL

A Tempo e Soluções - Consultoria de Recursos Humanos está selecionando Jovens Profissionais para vagas de Trainees em uma Multinacional de Commodities Francesa. O grupo possui mais de sete mil colaboradores estabelecidos em três esmagadoras de oleaginosas, três usinas de açúcar, três fábricas de suco de laranja, postos de compras e filiais, 40 armazéns, 12 mil hectares de pomares cítricos, 30 mil hectares de cana-de-açúcar. A empresa também conta com unidades em quatro portos brasileiros e um escritório central na cidade de São Paulo, o que faz dela uma das maiores empresas de exportação do país. Abaixo segue a descrição da oportunidade. Formação superior completa em Engenharia, Administração ou Economia. Mínimo de 6 meses de Experiência Profissional. Conhecimentos em Informática. Imprescindível Inglês FLUENTE. Disponibilidade para fixar residência em Alto Araguaia (MT), Jataí (GO), Ponta Grossa (PR) ou proximidades. Imprescindível total disponibilidade para viagens. Salário inicial de R$1.600,00 + assistência médica + vale transporte + vale refeição. Ótimo plano de carreira. Local de trabalho: Alto Araguaia - MT, Jataí - GO, Ponta Grossa - PR. O salário oferecido está acima da média paga pelas empresas da região onde os trainees se estabelecerão, pois o custo de vida nas cidades descritas é extremamente menor ao da cidade de São Paulo. A empresa está à procura de profissionais recém-formados, responsáveis e comprometidos, pois querem que o mesmo permaneça na empresa para fazer carreira após o término do treinamento. A Dinâmica de grupo será realizada em São Paulo / Capital. Despesas e custos com transporte e hospedagem para participar do processo seletivo são de responsabilidade do candidato. Para dúvidas e outros esclarecimentos, favor entrar em contato com Tempo e Soluções: Segunda a Sexta-feira das 8h30 às 18h00. (11) 3284-5184. (11) 3283-0614. Caso haja interesse, favor encaminhar CV em inglês e português, em word para o e-mail talentos@tempoesolucoes.com.br



GEÓLOGOS E ENGENHEIRO GEOTÉCNICO

EMPRESA ESPECIALIZADA EM ENGENHARIA GEOTÉCNICA CONTRATA: Engenheiro Geotécnico ou Geólogo. Formação em Engenharia de Minas ou Engenharia Civil com especialização. em Geotecnia, ou Formação em Geologia. Experiência mínima de 5 anos em obras de túneis, envolvendo: detonação, escavação subterrânea e revestimento. Vivência em obras de túneis para construções de grande porte, como usinas hidrelétricas ou mineradoras. Irá trabalhar em Rondônia, diretamente na obra. Salário a negociar conforme tempo de experiência do profissional. Empresa paga despesas de estadia e viagens periódicas para a residência natal, caso o profissional não resida em Rondônia. Interessados devem encaminhar currículo para tatiana@aywa.com.br


GERENTE COMERCIAL

Seres Consultoria Recruta Gerente Comercial com urgência! Profissional com curso Superior Completo, preferencialmente administração, marketing ou engenharia. Que possua habilidade para área comercial, captação externa de clientes,com disponibilidade para viagens e conhecimento nas áreas de Metalúrgia e Siderúrgia. Com disponibilidade para trabalhar em Volta Redonda - RJ. Interessados dentro do perfil favor encaminhar currículo com pretensão salarial para emanuell.rodrigues@gruposeres.com.br, colocando no assunto o título da vaga.



INSPETOR DE QUALIDADE

Empresa de Offshore em Macaé seleciona Inspetor de Qualidade. O profissional deverá apresentar (03) três anos de experiência na área de inspeção de controle de qualidade. Atividades: Coordenar/inspecionar equipamentos e peças utulizando desenhos técnicos para verificar a conformidade dos equipamentos com os requisitos especificados. Requisitos mínimos: Ensino Médio Completo, Registro CREA ou no SNQC (Sistema Nacional de Qualidade e Certificação). Uso do Pacote Office, Domínio de interpretação de desenho e instrumentos de medição. Enviar currículo com pretensão salarial e título "inspetor de Qualidade" para isanete_santos@dril-quip.com



ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Pós graduado. Experiência mínima de 05 anos na função. Domínio do pacote office. Residir em Macaé ou adjacências. Interessados enviar CV com pretensão salarial para christinarosalvos@personalservice.com.br

------ www.tqfsite.eng.br ------

ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO

Experiência mínima de 03 anos na função. Domínio do pacote office. Residir em Macaé ou adjacências. Interessados enviar CV com pretensão salarial para christinarosalvos@personalservice.com.br



FORD

Ter graduação concluída entre dezembro de 2006 e dezembro de 2007. Ter fluência em inglês. Inscrições até 31 de outubro. www.ford.com.br



GAFISA

Ter formação superior a partir de dezembro de 2005. Fluência em inglês e até 25 anos de idade. www.gafisa.com.br e www.dreves.com.br


IBM

Ter conclusão do curso prevista para dezembro de 2008 ou 2009. Remuneração: R$ 1.255,00. Inscrições até 31 de outubro. www.ibm.com/br/estagio



MOTOROLA

Ter conclusão do curso prevista para dezembro de 2007 ou 2008. Ter fluência em inglês. Inscrições até 31 de outubro. www.motorola.com e www.manpower.com.br



RENNER

Ter concluído o curso no máximo até 5 anos. Inscrições entre 30 de setembro a 20 de outubro. lojasrenner@placerh.com.br

--

UNILEVER

Ter graduação ou pós-graduação concluída entre dezembro de 2005 e dezembro de 2007. Remuneração: R$ 4.203 ,00. Ter fluência em inglês. Inscrições até 31 de outubro. www.unilever.com.br

---

TRAINNE NATURA

A Natura está buscando jovens talentos para se tornarem futuros líderes da empresa, comprometidos com um futuro ecologicamente equilibrado, economicamente próspero e socialmente justo. Formação e Acompanhamento: Durante o programa, você terá a oportunidade de conhecer todas as áreas da Natura e desenvolver projetos nas principais delas, ampliando sua visão sobre o nosso negócio. O seu desenvolvimento será acompanhado de forma contínua em reuniões e avaliações individuais com o RH. Além disso, você contará com a assistência direta de um gestor, que terá o papel de orientar o seu processo de aprendizagem. E ainda participará de diversos cursos para o aperfeiçoamento de habilidade, como Negociação, Gestão de Projetos e Comunicação. Pré-Requisitos: Cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Comunicação Social, Cursos relacionados à área de TI, Engenharias, Estatística, Farmácia, Jornalismo, Marketing, Matemática, Pedagogia, Propaganda e Marketing, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química e Relações Internacionais, Relações Públicas e Serviço Social; Conclusão entre Dezembro de 2004 e Dezembro de 2007; Inglês fluente; Domínio de informática; Sólida bagagem acadêmica. Vagas para as seguintes macro-áreas: Finanças; Inovação (Inovação de Produtos, Novos Negócios, Pesquisa, Desenvolvimento e Serviços Técnicos); Internacionalização (Novos Negócios Internacionais); Marca; O&L - Operações e Logística (Logística, Suprimentos, Indústria, Qualidade e Engenharia); Operação Brasil (Vendas, Planejamento Mercadológico, Planejamento de Vendas, Comunicação Comercial, Marketing de Produtos, Inovação Comercial e Serviços aos Clientes); Planejamento Estratégico; Recursos Humanos; Sustentabilidade; Tecnologia da Informação. Benefícios: Salário Inicial: R$ 3.594,92; 14º Salário; Participação nos lucros e resultados (PLR); Assistência Médica-Odontológica; Convênio Farmácia; Seguro de Vida; Restaurante; Ônibus fretado gratuito para os moradores do município de São Paulo ou Vale-transporte; Desconto de 40% para 5 produtos Natura. Local de Trabalho: Cajamar; Alphaville; Itapecerica da Serra. Durante o programa, os trainees circularão entre os 3 sites da Natura no estado de SP. Etapas do Processo: Inscrição; Análise Qualitativa e Quantitativa da ficha de inscrição (1ª quinzena de Outubro); Testes On Line (2ª quinzena Outubro); Laboratório de Competências (2ª quinzena de Outubro e 1ª quinzena de Novembro); Apresentação e Discussão de Estudo de Caso (Painel) + Entrevistas (2ª quinzena de Novembro e 1ª quinzena de Dezembro); Entrevista Final com o Comitê Executivo (1ª quinzena de Dezembro); Início do programa em Janeiro de 2008. Inscrições ate 4 de outubro. Observações: O Laboratório de Competências ocorrerá no estado de São Paulo. O Assessment Center e entrevistas ocorrerão em Cajamar. A Natura não se responsabiliza pelas despesas de deslocamento e hospedagem para a participação no processo seletivo. Os candidatos de fora do estado de SP, que forem contratados pela Natura, terão direito à auxílio moradia: Flat por 1 mês + 1,5 salário + 1 passagem aérea de vinda para São Paulo no início do programa. Em caso de dúvida, entre em contato com a Cia de Talentos através do telefone: (11) 5508-3222 ou através do e-mail: talentos13@ciadetalentos.com.br. Lembre-se caso você possua e-mail que envia as mensagens de remetentes desconhecidos para o lixo eletrônico (Anti-Spam), cadastre o domínio da Cia de Talentos (ciadetalentos.com.br). No momento da inscrição, após o preenchimento de todas as fichas, você precisa clicar no botão CONFIRMA. Sua candidatura só estará completamente efetuada a partir do momento que você receber via e-mail a mensagem da Cia de Talentos que cita o êxito da sua inscrição na vaga Programa de Trainees Natura 2008.

--

TRAINNE C&A

A C&A anunciou que as inscrições para seu processo de trainees começam no dia 01 de outubro, com salários de até R$ 3,5 mil. De acordo com a empresa, serão 20 vagas para formados entre dezembro de 2004 e dezembro de 2007. Podem se inscrever estudantes formados nos cursos de administração, engenharia, economia, marketing e comunicação. As inscrições podem ser feitas pelo site da empresa (www.cea.com.br). O prazo de inscrições termina no dia 16 de outubro. O tempo de treinamento é de 15 meses e após o processo o trainee contratado assume o cargo de gerente.



ENGENHEIRO DE AUTOMAÇÃO PLENO

Empresa de soluções tecnológicas busca profissional graduado ea Elétrica, Eletrônica ou de Automação, com experiência de quatro anos em desenvolvimento de projetos de automação, instrumentação e montagem de sistemas. É imprescindível conhecimento de CLP, sistemas supervisórios e ladder. Necessário inglês avançado. Disponibilidade para trabalhar embarcado. Local de trabalho: Macaé. IMPORTANTE: Os candidatos deverão realizar cadastro em nosso site www.rhi.com.br e encaminhar o currículo através do e-mail julianacarvalho@rhi.com.br mencionando no campo assunto "Engenheiro de Automação Pleno"



ENGENHEIRO AUTOMOTIVO - ADAMS

EMPRESA: IVM AUTOMOTIVE. TÍTULO: ENGENHEIRO AUTOMOTIVO - ADAMS. LOCAL: Resende. PRÉ-REQUISITOS: Profissional graduado em Eng. Mecânica a no mínimo 03 anos. Necessária experiência em industria automotiva com Inglês Avançado, bons conhecimentos no pacote Office esólidos conhecimentos em Adams - software MBS. Irá realizar simulações em MBS de sistemas veiculares: chassi Caminhão/ônibus - Conforto, Powertrain - Coxinização, etc. OBSERVAÇÕES: Vaga CLT, efetiva, salário compatível com o mercado + pacote de benefícios. Para se candidatar enviar currículo NO CORPO DO E-MAIL para o endereço: ricardo.negreiro@ivm-automotive.com Colocando no assunto ADAMS. (NÃO MANDAR CVS ANEXOS EM WORD)

-

ENGENHEIROS SEGURANÇA TRABALHO

Volta Redonda - RJ. Engenheiro de Segurança do Trabalho: 03 Vagas. Salário: A Combinar. Idade: 25 a 40 anos. Experiência mínima de 03 anos como responsável pela área de SESMT em empresas da área industrial, preferência para siderurgia. Experiência com supervisão de equipes de trabalho na área de segurança. Bom relacionamento. Dinâmico. Disponibilidade de horário. Disponibilidade para residir em Volta Redonda. Favor enviar curriculum com pretensão salarial para: consultoriaagir@yahoo.com.br



TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABLHO

Empresa de Grande Porte Contrata: Perfil: 2º grau completo. Informática pacote Office. Experiência de 5 anos na área.Conhecimento necessário em Técnico de segurança. Desejável residir próximo de Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Itaguaí. Enviar curriculo especificando oportunidade para o email: joliveira@gruponovezala.com.br