10.15.2007

Celulite não tem cura. Tratamentos podem amenizar.


Entre na guerra contra a celulite

Que mulher nunca sonhou usar um biquíni e poder exibir, com orgulho, um bumbum lisinho, sem aquele aspecto tipo ‘casca de laranja’? Inimiga número 1 do sexo feminino, a celulite, ou Paniculopatia Edematofibroesclerótica, atinge de 75% a 95% das mulheres. Má notícia: não tem cura. Mas o que não faltam são tratamentos para amenizar os indesejáveis furinhos.

Alterações circulatórias, uso inadequado de anticoncepcionais e hormônios, hipotireiodismo, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo são alguns fatores que desenvolvem ou pioram a celulite. Mas além disso, ela é agravada pela alimentação inadequada. “Não adianta investir em tratamentos modernos se a pessoa não tiver uma dieta balanceada, hábitos saudáveis e pôr fim ao sedentarismo”.

Beber três litros de água por dia é a primeira regra. “O organismo precisa estar hidratado, com boa circulação sanqüínea e livre de toxinas”, explica a nutricionista. No cardápio contra os furinhos, ela indica alimentos pobres em gordura e açúcares. Mas ricos em ômega 3, como salmão, atum, sardinha, sementes de linhaça, legumes e verduras. Dar preferência ao óleo de girassol e ao azeite de oliva no preparo das refeições, além de comer frutas. “E há temperos muito benéficos como o manjericão, por ser diurético, a
hortelã e o gengibre, que tonificam o organismo”, ensina.

Para quem já tem celulite, o recomendável é abolir de vez do cardápio alimentos gordurosos, industrializados e açúcares. “Salgadinhos, maionese e biscoitos recheados devem ser evitados. E refrigerantes, mesmo light ou diet, também devem ser eliminados. Melhor substituí-los por água ou sucos”.

E apesar de ser um problema típico das mulheres, os homens não estão livres da celulite. “Costuma ser por alteração hormonal, com uso de hormônios. Também pode ser motivada por obesidade e alcoolismo”, explica o endocrinologista Térsio Rocha. Nas crianças, a celulite também pode aparecer, geralmente, na região abdominal. Mas desaparece com o crescimento.

Quanto ao sedentarismo, muitas pessoas alegam a falta de tempo para se exercitar. Mas, para os médicos, a desculpa não vale. “Quem não pode freqüentar academia, deve movimentar o corpo em casa ou no trabalho”, “Em vez de elevador, prefira subir de escada, subindo de dois em dois degraus. Pela manhã, em jejum, e antes do jantar, faça pelo menos, 10 minutos de caminhada. São atitudes simples que fazem um bem enorme ao corpo”, aconselha o endocrinologista.

Hábitos saudáveis e roupas mais leves

Adotar hábitos saudáveis é imprescindível para prevenir ou minimizar a celulite. Cigarro e álcool são grandes vilões e devem ser evitados. A ingestão de bastante água e de alimentos ricos em nutrientes e fibras é outro fator importante, portanto, faça disso uma rotina diária.

Não use roupas muito apertadas, nem sapatos muito altos, pois prejudicam a circulação sangüínea. Outro cuidado é para quem faz uso prolongado de remédios controlados. O ideal, nesse caso, é conversar com o médico.

Exercícios devem ser realizados diariamente. Além de fazer bem para o corpo, ainda diminuem a vontade de comer. Para quem não gosta de academia, uma caminhada leve, de pelo menos 20 minutos, para começar, é o ideal. Pular corda, subir, no mínimo, 12 degraus de escadas, andar de bicicleta, nadar, também são atividades benéficas e que podem ser feitas ao ar livre.

VEJA AS SOLUÇÕES MODERNAS
Carboxiterapia - São injeções de gás carbônico aplicadas diretamente na gordura da pele.
Mesoterapia - Aplicações de microinjeções, com substâncias que estimulam a eliminação de gordura.
Drenagem linfática - Estimula a circulação, facilitando a eliminação de líquidos e resíduos metabólicos. Pode ser manual ou em aparelhos.

Ultra-som - Aparelho que emite vibrações de baixa freqüência. Atinge de 3 a 4 centímetros no tecido gorduroso, estimulando a eliminação de líquidos e gorduras. Wire Scalpel - Tratamento de choque que ameniza as depressões na pele em apenas uma sessão.

Placas vibratórias (Dream Healther) - Promovem a ruptura da fibrose que caracteriza o tecido celulítico.

Subcisão - Pequena intervenção cirúrgica, com anestesia local, que corta as fibras que repuxam a pele para baixo. Deve ser feita por um médico. Para celulite nos graus 4 e 5.
Fonte: Terra / O Dia

Nenhum comentário: