9.16.2014

BOA NOITE CINDERELLA


O boa noite cinderela, também conhecido por “rape drugs” (drogas de estupro), é o nome dado a um golpe no qual um sujeito – geralmente simpático e de boa aparência  sendo que também existem diversos casos de moças também realizarem esse golpe- coloca, juntamente à bebida de outro, um coquetel de drogas capaz de deixar este vulnerável o suficiente para ser roubado e/ou violentado sexualmente. 
No caso á Cinderella da historia perdeu apenas o sapatinho de cristal, mas voce pode perder muita 
coisa inclusive á propria vida
Algumas destas drogas são o Lorax, Lexotan, GHB (ácido gama-hidroxibutírico), Ketamina (Special K) e Rohypnol (Flunitrazepam) sendo que geralmente o mais utilizado ainda é o Artenis: depressoras do sistema nervoso central. Encontradas, geralmente, na forma de comprimidos ou gotas, ao serem ministradas juntamente com bebidas alcoólicas alteram o nível de consciência, por até três dias, e podem causar intoxicação ou morte por desidratação. Por se dissolverem facilmente; e serem incolores e inodoras, identificar um copo que recebeu tais doses é tarefa quase impossível. 
De ocorrência relativamente frequente, este golpe ocorre geralmente em festas, boates, bares e praia; fornecendo como efeitos iniciais os mesmos que o álcool proporciona. Em um segundo momento, o indivíduo sente-se sonolento e com dificuldades de reagir a ameaças físicas e/ou psicológicas, obedecendo basicamente a todos os comandos ditados pelo golpista. 
Devido ao constrangimento das vítimas e também à falta de clareza quanto à sucessão dos fatos, poucas são as pessoas que registram queixas relacionadas a este golpe em delegacias de polícia. Assim, as estatísticas são subestimadas, e a ação da polícia é restrita. 
Para evitar ser vítima deste tipo de crime, tenha cautela: não leve desconhecidos até sua casa, não aceite bebidas de estranhos, no começo do ano uma moça de Caçapava foi até um clube "social"(Vale Show) para se divertir e foi encontrada desmaiada em uma praça em São Jose dos Campos, foi encaminhada ao P.S., e foi constatado uma serie de lesões, ela  estava toda estourada, e o pior de tudo isso ela não se lembrava de nada, com segurança foi mais uma vitima desse golpe
Para quem acha isso uma novidade, engana-se redondamente, pois essa atividade criminosa data de muito tempo, o que mudou foram os componentes químicos e sintéticos, com drogas pesadas que em dosagem excessiva podem derrubar um cavalo e com certeza poderão levar uma pessoa ao óbito. consta que á rainha do antigo Egito adorava realizar isso com seus amantes, Julio Cesar e Marco Antonio hora com um hora com outro, os embebedava ao máximo, sendo que na bebida continha porções de entorpecentes, logicamente naquela epoca não existiam essas drogas citadas acima ela
 utilizava um alucinógeno entorpecente natural muito conhecido o cogumelo
As vezes as coisas não são o que parecem ser, e pode-se descobrir isso tarde demais 

O Boa Noite Cinderela pode causar problemas mais graves às vítimas, dependendo da quantidade utilizada e do histórico médico da pessoa?
O GHB é uma substância muito potente e mesmo em pequenas doses pode causar intoxicações intensas. Um dos problemas do uso de GHB está na pequena diferença entre as doses que podem provocar o efeito desejado e aquelas que podem causar superdosagem (overdose). Quando foi introduzido no mercado na década de 60 do século passado, seu uso era como anestésico intravenoso (o uso como anestésico foi proibido e atualmente é comercializado apenas no mercado ilícito). Como qualquer anestésico, a forma segura de administração está relacionada a cálculos exatos de peso, pressão sanguínea, metabolismo e susceptibilidades individuais, que variam de pessoa para pessoa, e é por esse motivo que, quando sob efeito de anestesia, as pessoas devem ser rigorosamente monitoradas por anestesistas. O uso ilícito, obviamente, não contempla tais cuidados e o fato de ser muito potente (baixas doses causam efeitos importantes), pouco seguro (dose que faz o efeito é muito próxima da dose tóxica) e ser utilizado juntamente com bebida alcoólica faz com que sejam vários os casos de intoxicação grave e morte associada ao uso de GHB. Doses acima de 1,5g (portanto usadas para a aplicação do golpe ou usadas recreacionalmente por usuários) podem estar relacionadas à intoxicação aguda. Os sinais e sintomas observados incluem náuseas, vômitos, agitação, perda da visão periférica, visão turva, desorientação, convulsões, dificuldade respiratória, podendo ocorrer coma e óbito.
Conhecido como a "a droga do estupro", o Boa Noite Cinderela dopa a vítima e causa amnésia.

Ilustração: Felipe Teixeira

Quando todos festejam e ocasionalmente ingerem bebida alcoólica, é mais comum o uso do Boa Noite Cinderela por criminosos?
O uso de drogas é um fenômeno mundial e ocorre durante todo o ano, porém em ocasiões de festas, como, por exemplo, no Carnaval, ocorre o aumento de consumo de todas as drogas recreacionais. Não há estatísticas disponíveis sobre o aumento específico do GHB, até porque, felizmente, o número de casos no Brasil ainda é pequeno, podendo estar subestimados seja por falta de estatísticas ou porque o diagnóstico laboratorial não é de fácil execução.

O Boa Noite Cinderela só pode ser colocado em bebidas? Ou balas e cigarros podem conter os componentes?
Embora, em bases teóricas, seja viável que uma bala seja embebida em solução de GHB com posterior utilização, esse fato jamais foi reportado quer no Brasil, quer na literatura internacional. Quanto ao fato de ser usado em cigarros não é possível, pois suas características químicas não permitem sua volatilização pelo aquecimento, sendo que esse procedimento o degradaria e, portanto, perderia a ação.
Quais são as recomendações para evitar o golpe do Boa Noite Cinderela?
O mais indicado, como sempre, é estar acompanhado de amigos em locais idôneos e, por exemplo, não deixar bebidas desacompanhadas em recipiente onde seja fácil adicionar drogas. Alguns recursos recomendados são utilizar recipiente fechado com orifícios por onde, através de “canudinhos”, se possa ingerir a bebida e por onde é difícil introduzir alguma substância de forma imperceptível.
Existem no mercado, em outros países, kits para se verificar se a bebida apresenta GHB. Os mais comuns são em forma de cartão (como naqueles suportes para copos), onde se molha o local especificado com a bebida. Se a bebida contiver GHB, aparece uma cor diferente. Há bares que distribuem esses cartões para as pessoas fazerem o teste após deixar a bebida desacompanhada. Esse teste, entretanto, pode dar falso positivo ou negativo, dependendo da bebida, concentração de GHB, cor da bebida, etc., e por esse motivo deve ser usado com essas ressalvas.
Por Alice A. da Matta Chasin

Nenhum comentário: