9.17.2014

MARINA E O PRÉ-SAL

Marina reverterá modelo de partilha e acabará com conteúdo nacional no pré-sal 

O jornal não deu como manchete principal de capa, mas fez uma chamada na 1ª e publicou meia página internamente sobre uma revelação bombástica da campanha da candidata do PSB ao Planalto, Marina Silva.  O coordenador nacional de seu comitê central e da campanha, Valter Feldman anunciou e detalhou a decisão de Marina de reverter o modelo de partilha do pré-sal  acabando com o conteúdo nacional e com a participação obrigatória da Petrobras em todas áreas em exploração e a serem exploradas na camada marítima.
Ela repudia, é contra a política de conteúdo ideológico “doutrinário” na área, segundo Feldman. Representantes de Marina estiveram com executivos da área de petróleo semana passada e estes, segundo o coordenador nacional da campanha, se queixaram da política de conteúdo nacional – a lei exige que 60% dos equipamentos e componentes para a área sejam feitos no Brasil.
“Interessa muito o desenvolvimento brasileiro, mas não pode ser de caráter doutrinário, imaginando que nós temos a capacidade de responder a tudo”, afirmou Feldman em encontro com empresários ontem, ao justificar a decisão de Marina de, caso eleita, reverter o modelo de partilha do pré-sal, ainda que ela mantenha a disposição de investir até 2020 R$ 1 trilhão na área.
Vão entregar o pré-sal para o capital privado internacional
Pronto, está oficializado então: num governo Marina, caso ela se eleja, querem entregar a riqueza do pré sal e a renda excedente do petróleo para o capital privado internacional colocando em risco os programas de Educação e Saúde. Já que, pelo modelo aprovado pelo Congresso e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, 75% da renda do pré-sal vão para a Educação e 25% para a Saúde.
Mas, não colocam em risco só isso não. Colocam sob altos riscos, também, o avanço tecnológico nacional, a indústria naval e de equipamentos e toda cadeia de fornecedores e prestadores de serviços nacionais que a Petrobras contrata. Infelizmente temos aí a prova dos nove do que o PT e a presidenta Dilma tanto tem denunciado: para Marina e para um eventual governo seu, o pré-sal é a última das últimas riquezas nacionais a serem consideradas e eles vão entregar de mão beijada o petróleo da camada às multinacionais.
Quem sabe entregarão às sobreviventes dentre as famosas “7 irmãs”, as maiores multinacionais do petróleo que, com o mesmo nome ou com 0 nome mudado dominaram  e dominam o mercado há décadas. A reportagem da Folha até lembra que três delas, a Shell, a British Petroleum e a Statoil já têm investimentos no Brasil.
Vocês acompanham e obtém mais detalhes da decisão com a leitura na íntegra da reportagem da Folha, publicada sob o título “Campanha de Marina critica modelo do PT para explorar pré-sal”. Acessem aqui: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/185936-campanha-de-marina-critica-modelo-do-pt-para-explorar-pre-sal.shtml

Nenhum comentário: