9.16.2014

Por que é tão difícil acabar com o culote?

Descubra os sete exercícios  para perder o culote

Só torrar calorias com os aeróbios não basta para enxugar medidas dos quadris

Perder gordura na região do quadril e das coxas, ou diminuir o culote, é um dos maiores desafios das mulheres que seguem firme um programa de treino. As medidas em outras áreas do corpo vão secando, mas a gordura localizada na lateral permanece e até chega a desmotivar, algumas vezes. "Quando você faz um exercício aeróbio, contribui para diminuir o culote, mas existem movimentos específicos que aceleram os resultados", afirma o personal trainer Luiz Gangi, da academia Gangi Sports, em São Paulo.

Você descobre a seguir que exercícios são estes. O especialista recomenda aos iniciantes de duas a três séries com 15 a 20 repetições para cada um deles. Se você tiver alguma dúvida quanto à intensidade dos treinos ou à postura correta de execução, procure um personal trainer antes de dar início à série - esta é a melhor maneira de prevenir lesões.  
  • três pessoas usando bicicleta ergométrica - Foto Getty Images
  • Mulher usando aparelho abdutor - Foto Getty Images
  • aula de step - Foto Getty Images
  • mulher deitada em um colchonete com uma das pernas elevada - Foto Getty Images
  • três pessoas fazendo exercício quatro apoios - Foto Getty Images
  • mulher fazendo agachamentos - Foto Getty Images
  • mulher subindo escadas - Foto Getty Images
 
 
DE 7
três pessoas usando bicicleta ergométrica - Foto Getty Images
Bicicleta
Seja pedalando nas ruas ou numa ergométrica, o treino com bicicleta ajuda a perder as gorduras da região do quadril e coxas. "Como a atividade de pedalar é aeróbia, ela utiliza gorduras como fonte energética, nesse caso as das coxas e glúteos, áreas mais acionadas no exercício", afirma o personal trainer Juliano Farah, gerente de musculação da Cia Athletica de Brasília. 
Mulher usando aparelho abdutor - Foto Getty Images
Aparelho abdutor
Esse aparelho tem movimento específico para a musculatura dos glúteos, por isso ajuda na diminuição do culote. "Mas esse exercício sozinho não traz muito resultado, é preciso combiná-lo com uma atividade aeróbica, como bicicleta", afirma o personal Juliano. Para fazer exercícios de abdução, basta posicionar o aparelho na parte externa das pernas e graduar a carga de acordo com a sua força - na foto, o movimento mostrado é o de adução, mas basta se reposicionar no mesmo aparelho.
aula de step - Foto Getty Images
Step
Muito populares nas academias, as aulas de step trabalham a musculatura dos glúteos, posteriores da coxa e panturrilha. "Ao fazer exercícios usando o step, é importante colocar todo o pé no aparelho em vez de apenas a ponta, para não forçar a panturrilha", afirma o personal trainer Luiz Gangi, da academia Gangi Sports, em São Paulo. Para quem nunca fez as aulas, é importante não investir em coreografias complexas logo de início, ficando apenas com os passos básicos. 
mulher deitada em um colchonete com uma das pernas elevada - Foto Getty Images
Exercícios com caneleira
Quem não frequenta a academia podem perder os culotes fazendo exercícios em casa, usando caneleiras. Há duas opções de exercícios com caneleiras: deitada de lado, suba e desça a perna que está por cima. "Ou então, ainda deitada, levante a perna e faça movimentos de flexão e extensão, como se estivesse dando chutes", explica Luiz Gangi. Após a primeira série, faça um descanso de 30 segundos e passe para a outra perna. 
três pessoas fazendo exercício quatro apoios - Foto Getty Images
Quatro apoios
Esse exercício trabalha os músculos posteriores da coxa e glúteos. Para fazê-lo, você deve apoiar seus joelhos e cotovelos alinhados com os ombros e quadris em um colchonete. Depois levanta uma das pernas, sem esticá-la, e faça movimentos de subida e descida, como se estivesse dando coices para o alto. "Preste atenção nos movimentos, a força para levantar a perna deve vir dos quadris, e nunca da coluna, prevenindo lesões", diz Luiz Gangi. Após terminar com a primeira perna, espere 30 segundos, troque e repita a série. 
mulher fazendo agachamentos - Foto Getty Images
Agachamentos
O personal Juliano explica que o agachamento é feito com as duas pernas paralelas, imitando o movimento de sentar-se em uma cadeira. "É importante deixar a coluna ereta e observar os joelhos, que não podem passar da linha dos pés", completa. Você pode usar de fato uma cadeira ou um banco para praticar o agachamento, e quanto mais baixo o banco mais os músculos são exigidos. Esse exercício trabalha os posteriores da coxa e glúteos. 
mulher subindo escadas - Foto Getty Images
Subir e descer escadas
Essa é uma excelente alternativa para quem não faz aulas de step, mas quer aproveitar os benefícios da modalidade. "Você fazer movimentos iguais aos do step ou pode simplesmente subir e descer as escadas várias vezes", afirma Luiz Gangi.  

Área que incomoda a muitas mulheres, o culote nem sempre vai embora só com exercícios e boa alimentação. 

Mulheres magras ou com o corpo considerado perfeito. Você conhece algumas, certo? Mas pergunte a elas se estão totalmente satisfeitas com o corpo – tenho certeza que a grande maioria mudaria alguma coisinha que lhes incomoda. Algumas falam que os seios são pequenos, outras de alguma dobrinha na barriga e algumas até sobre aquele acúmulo de gordura entre as pernas – o famoso e indesejado culote.
Caracterizado pelo acúmulo de gordura localizada, o culote causa estresse e desconforto para muitas mulheres – até mesmo para aquelas mais magrinhas, já que esse acúmulo de gordura entre as pernas pode ser de origem hormonal ou genética.
Os culotes são difíceis de serem tratados apenas com exercício e alimentação adequados, já que podem ter origem genética. “Além disso, existem diferentes tipos de culote: o fibroso, que apresenta uma maior consistência e celulite avançada; o menos fibroso, que, como o próprio nome já diz, é consistência macia, acompanha as formas do corpo, é menor e apresenta leve uma celulite; o não flácido, que pode ser resolvido com um procedimento de lipoescultura ou hidrolipo; e o flácido, que apresenta tamanho desproporcional e a pele flácida, de difícil retração após lipoaspiração”. 
Na maioria dos casos o culote surge ainda na adolescência, quando ocorrem os maiores períodos de mudanças hormonais femininos. “Pode mudar de pessoa para pessoa, é claro, mas no geral a época em que o culote começa a aparecer – e a incomodar muitas meninas – é a partir dos 18 anos, no final da adolescência”.
Apesar de difícil, não é impossível eliminar o culote – principalmente se a mulher aliar uma vida saudável, e, se necessário um procedimento estético. “A drenagem linfática, exercícios físicos e uma alimentação saudável são muito bons para o corpo como um todo, mas, infelizmente, não resolvem sempre o probleminha extra do culote”.
A drenagem, por exemplo, remove o líquido, responsável pelo inchaço, mas não acaba com ele. “Para acabar com a temida ‘gordura localizada’ às vezes é preciso um procedimento mais efetivo, já que nem sempre uma boa alimentação, cuidados estéticos e exercícios físicos são o suficiente para mandá-la embora”.
Essa é a gordura mais difícil de ‘derreter’, por isso é comum vermos muitas mulheres com corpos esculturais, mas insatisfeitas com uma possível ‘barriguinha’ ou culote. “Para esses casos existe a cirurgia de lipoaspiração de culotes, que melhora o contorno do corpo, mas que assim como qualquer outra lipoaspiração, não é um método de emagrecimento”.
Caracterizada por ser a solução que vai mais a fundo e retira a gordura localizada, a lipoaspiração, quando ministrada com a drenagem, uma série de exercícios e boa alimentação, é a chave perfeita para a lapidação do corpo ideal.
Os resultados desses procedimento nos culotes normalmente são um sucesso e apresentam longa duração. “Isso é devido ao esforço da paciente. Nós fazemos a nossa parte – que é a fatia médica e as orientações – e elas cuidam do ‘resto’, ou seja, do período pós operatório”, comenta Pacheco, que lembra que o resultado final só deve ser avaliado seis meses após a cirurgia.
 Alderson Luiz Pacheco 
Cirurgião Plástico

Nenhum comentário: