Ortopedista dá dicas de como realizar de maneira correta e segura os movimentos do dia a dia.
Existem diversos problemas que podem ser causados na realização de tarefas diárias. Entre eles estão a hérnia de disco, cervicobraquialgia, lombociatalgia, protrusão discal, dor ciática, cervicalgia, lombalgia e artrose.
Veja abaixo as orientações do Dr. Renato Pupin, fisioterapeuta do ITC Vertebral Uberlândia, que você deve atuar na hora de fazer suas atividades diárias..
Bolsas e mochilas
Devemos ficar atentos ao excesso de peso que carregamos em bolsas ou mochilas. Para nos poupar de dores indesejáveis é importante observar o tipo de bolsa, preferir as de alças mais largas, que distribuem melhor o peso e de tempos em tempos trocar as bolsas de lado, para não sobrecarregar apenas um ombro. Já com as mochilas, deve-se sempre usar as duas alças e de preferência a cinta lombar, para dar maior conforto e prevenir disfunções posturais.
Banco do carro
A maneira mais correta de se posicionar no banco do carro é de forma que não seja necessário fazer muitos movimentos rotacionais com a coluna e nem estender demais as pernas para acelerar e frear. Então, ajustes na distância entre o condutor e o volante devem ser observadas (para medir, o condutor deve esticar os braços de forma que a linha do punho fique no mesmo nível do volante) e o encosto de cabeça deve estar na mesma altura dos olhos. Os retrovisores também devem ser posicionados de forma que o condutor não necessite realizar movimentos bruscos.
No trabalho
O mobiliário do ambiente de trabalho deve ser ergonômico e ajustável. Por exemplo: as cadeiras de escritórios devem conter apoios de braço ajustáveis para que os mesmo fiquem nivelados com a mesa e o teclado do computador. Os pés também devem estar apoiados ao solo e o ângulo de flexão do joelho na posição sentada deve ser superior a 90°, para evitar complicações circulatórias. A coluna deve ficar bem apoiada no encosto da cadeira.
Em casa
Ao pegar objetos no solo, mesmo os mais leves, deve se depositar a maior parte da força nos membros inferiores (pernas) e ao mesmo tempo contrair a parede abdominal para estabilizar e proteger a coluna vertebral, evitando assim lesões graves como a hérnia de disco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário