6.01.2013

Desejo

Desejo primeiro que você ame, e que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer. E que esquecendo, não guarde mágoa. Desejo, pois, que não seja assim, mas se for, saiba ser sem se desesperar.
Desejo também que tenha amigos que mesmo maus e inconseqüentes sejam corajosos e fiéis e que pelo menos em um deles você possa confiar sem duvidar. E porque a vida é assim desejo ainda que você tenha inimigos .Nem muitos, nem poucos mas na medida exata para que algumas vezes você se interpele a respeito de suas próprias certezas. E que entre eles haja pelo menos um que seja justo .
Desejo depois, que você seja útil mas não insubstituível, e que nos maus momentos quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para manter você de pé. D
esejo ainda que você seja tolerante, não com os que erram pouco, porque isso é fácil. Mas com os que erram muito e irremediavelmente. E que fazendo bom uso dessa tolerância você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você, sendo jovem, não amadureça depressa demais. E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer. E que sendo velho, não se dedique ao desespero. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor.
Desejo, por sinal, que você seja triste. Não o ano todo, mas apenas um dia. Mas que nesse dia descubra que o riso diário é bom, o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra com o máximo de urgência, acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos, injustiçados e infelizes e que estão bem à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato, alimente um cuco e ouça o joão-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal, porque assim, você se sentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente, por menor que seja, e acompanhe o seu crescimento, para que você saiba de quantas muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro porque é preciso ser prático, e que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga:"Isso é meu" , só para que fique bem claro quem é o dono de quem.
Desejo também que nenhum de seus afetos morra, por eles e por você. Mas que se morrer, você possa chorar sem se lamentar e sofrer sem se culpar.
Desejo por fim, que você sendo homem, tenha uma boa mulher e que sendo mulher, tenha um bom homem. Que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes e quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda haja amor pra recomeçar...


Victor Hugo

Pra onde é que a gente volta?

Não sei exatamente de onde surgem algumas certezas que eu encontro por aí, às vezes de manhã no meio do lençol, outras pelo meio da rua, algumas em copos de vodka e pessoas incrivelmente encantadoras.
Sei que é recorrente uma delas: o encantador é passageiro.
E isso não me assusta.
A gente mergulha de cabeça em um monte de coisa que é incrível e funda. Ai vai vendo as plantinhas bonitas e os musgos, e descobrindo quantos desses também fazem parte da gente. Mergulha e depois sai de biquíni mostrando a bunda (no melhor dos cenários) e enxugando, enxugando, enxugando...Haja água doce pra tanto sal.
O encantamento vai virando normalidade, as pessoas vão sendo cada vez mais humanas e perdendo as asas e a gente vai voltando ao que era antes de esquecer-se disso.
E um dia vc se pega não querendo mais ser tão simpático, tão bonito, tão atencioso, tão cuidadoso, tão doado, livre, feliz, perfeito... Aí vc resolve lavar o rosto antes de dormir e tirar uma foto assim, enquanto liga pra alguém capaz de te amar desse jeito feio, limpo e cansado.
Do encantamento sobram muitas coisas verdadeiras e até bem mais bonitas e sinceras do que vc pensava quando se encantou, e muitas outras coisas perdem o sentido e morrem de fome, de sede, de falta de tijolos no pensamento.
Eu acho isso bonito demais.
No fundo a gente se distrai com algumas outras pessoas, mas eu, particularmente, acho que já esgotei a cota de gente que eu posso ter na vida (essas que dá pra ligar de cara lavada), quem vier depois disso vai passar, e só. E isso é de uma tranquilidade...!
Vontade de sair da festa e deitar no colo das certezas, do jeito egoísta que eu sei fazer, e que elas aceitam e fazem igual, quando necessário.
É como diz o mestre recém descoberto (inclusive por mim) e popular em redes sociais (há coisas positivas em tanta conexão desconexa) Caio Fernando Abreu:
"Eu acho que a gente não deve perder a curiosidade pelas coisas: há muitos lugares para serem vistos, muitas pessoas para serem conhecidas."
Eu só me pergunto, Caio: pra onde é que a gente volta?

Mas, por aqui, sempre tem mais vinho e sorrisos, lugar no sofá e no colo e, pra quem gostar, no coração também.
 

Psicólogos não podem tratar gays como doentes

Justiça Federal proíbe que se ofereça 'cura da homossexualidade'

Bruno Dutra
Rio - A 5ª Vara da Justiça Federal do Rio negou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que fosse anulada resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) impedindo psicólogos de oferecer tratamento para a homossexualidade. A decisão do juiz federal Firly Nascimento Filho é passível de recurso, porém, de acordo com o MPF, o procurador que ajuizou a ação não informou se vai recorrer da decisão.
Já com 18 anos de existência, Parada Gay reivindica desde a primeira edição direitos que agora são reconhecidos
Foto:  Alexandre Vieira / Agência O Dia
Para Cláudio Nascimento, superintendente da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio, a decisão da Justiça restaura a posição do Conselho Federal de Psicologia. Segundo ele, a resolução do CFP é absolutamente coerente. “Vivemos em uma época de fundamentalismo que atrapalha a consolidação dos direitos de gays, lésbicas e travestis. A homossexualidade é uma expressão saudável da orientação sexual e não pode ser tratada como doença”, analisa.
O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), por sua vez, critica a decisão contra o pedido do MPF. “O homossexualismo é um comportamento como qualquer outro, sendo assim, pode ser mudado. Não vejo problema em um psicólogo oferecer tratamento para um homossexual que busca ajuda. A decisão deixa claro que a cultura gay tem falado mais alto”, argumenta.

A resolução do Conselho Federal de Psicologia tem a função de orientar as ações dos profissionais em todo o país. Segundo Clara Goldman, vice-presidente do conselho, o entendimento da entidade reguladora é que “homossexualidade não é uma doença e, portanto, não pode ser tratada como tal em consultório pelos profissionais”.
Conquista do casamento gay

Desde 1995, primeiro ano da parada gay no Brasil, que aconteceu em Copacabana, na Zona Sul do Rio, militantes do movimento encontram apoio em decisões da Justiça em favor da comunidade. Agora, fora do armário, homossexuais começam a ocupar na sociedade o lugar de direito que foi, durante anos, cerceado pelo preconceito.
No último dia 14, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que cartórios de todo o país façam o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Desde esta data, cartórios são orientados a celebrar a união civil, além de converter a união estável homoafetiva em casamento.

Embate entre política, Justiça e religião
O tema mistura ainda política e religião. A Resolução 001/99 do CFP proíbe psicólogos de tratar a homossexualidade como doença. Porém, desde 2011 é combatida em Brasília por meio do Decreto Legislativo 234, proposto pelo deputado federal João Campos (PSDB-GO), presidente da frente parlamentar evangélica.
Contra a ideia da homossexualidade como doença, a psicanalista Débora Mello defende a decisão da Justiça Federal. “Por parte do psicanalista não deve existir posicionamento moral sobre a homossexualidade. Quem define o que isso significa, ou não, é o próprio sujeito”, diz.

Bando faz arrastão em bar de Botafogo

Quatro bandidos armados roubaram bolsas, celulares e cordão de ouro de clientes. Bairro registra dois arrastões em menos de 15 dias

Marcello Victor
Rio - Dez clientes de um bar na esquina das ruas Arnaldo Quintela e Fernando Guimarães, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, foram vítimas de uma arrastão, na noite desta sexta-feira. Quatro homens armados levaram quatro bolsas, seis telefones celulares e um cordão de ouro dos frequentadores. Um deles levou uma coronhada na cabeça. Nada foi levado do estabelecimento.
De acordo com o gerente do Restaurante Famiglia Pelluzzo's, que preferiu não se identificar por medida de segurança, cinco homens chegaram em um Corolla, por volta das 21h45. Um deles ficou na direção do veículo e outros quatro renderam os clientes. Dois bandidos portavam pistolas e outros dois estavam armados com revólveres.
Dez clientes foram vítimas de bandidos
Foto:  Osvaldo Praddo / Agência O Dia
As primeiras vítimas da quadrilha foram cinco homens e três mulheres que estavam em uma mesa do lado de fora do bar. O vendedor de uma concessionária, que fica em frente ao estabelecimento, tentou reagir e levou uma coronhada na cabeça. Os celulares deles e as bolsas delas foram roubados. Um cliente que estava sozinho em uma mesa próxima, também do lado de fora, teve o celular e um cordão de ouro levados. A vítima não identificada foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Botafogo e depois liberada.
A única vítima que estava dentro do bar ainda tentou segurar a bolsa. "Não percebi a ação, que já tinham assaltado clientes do lado de fora. Segurei a bolsa junto com o ladrão. Quando ele falou que aquilo era uma assalto e vi a arma, soltei. Perdi tudo cartões de crédito, dinheiro, documento e a chave de casa", disse ainda nervosa a mulher de 44 anos, que retornou ao local após registrar queixa na 10ª DP (Botafogo). Ela é vizinha do bar e também preferiu não se identificar.
Ainda segundo o gerente, cerca de 40 pessoas estavam no bar na hora do assalto. No momento acontecia um show de voz e violão, como todas às sextas-feiras. Muitos clientes ao perceberem a ação conseguiram se esconder ou deixar o bar. "O assalto durou uns cinco minutos. Depois foi um desespero. Muita gente nervosa e chorando", contou o gerente.
Há três anos trabalhando no local, o responsável pelo bar disse que foi a primeira vez que o estabelecimento foi atacado por bandidos. Apesar do dinheiro do caixa não ter sido levado, ele pensa em contratar um segurança.

Dois arrastões em menos de 15 dias

No dia 23 de abril, outro arrastão assustou os frequentadores de um restaurante na Rua Mena Barreto, também em Botafogo, na Zona Sul. Na ocasião, três bandidos levaram, segundo depoimentos, celulares e relógios dos clientes, além de dinheiro do caixa do estabelecimento. O crime aconteceu às 13h, horário de almoço.
Na época, a Polícia Civil divulgou um vídeo que mostra a ação dos três suspeitos acusados de assaltar o restaurante. Nas imagens, que começam por volta de 7:10, é possível ver que o trio finge que está escolhendo uma mesa no local e, logo em seguida, anuncia o assalto, rendendo um homem e recolhendo pertences das vítimas na mesa. A ação dura cerca de três minutos. As imagens já foram solicitadas pela perícia e estão sendo analisadas.

Para proteger Aécio e o PSDB, Gurgel (o engavetador) mantém ação na gaveta há 2 anos


 Fotos: Elza Fiúza e Antonio Cruz/ABr
por Conceição Lemes
Em 31 de maio de 2011, os deputados estaduais de Minas Gerais Rogério Correia (PT) e os colegas Luiz Sávio de Souza Cruz e Antônio Júlio, ambos do PMDB, foram a Brasília.
Entregaram pessoalmente ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel,  representação denunciando o senador Aécio Neves (PSDB) e a irmã dele, Andrea Neves, por ocultação de patrimônio e sonegação fiscal (detalhes AQUI).
Gurgel fez questão de ir com os parlamentares até o setor de protocolo da Procuradoria Geral da República (PGR). Aí, a representação recebeu o número 1.00.000.006651/2011-19.
Em 17 de fevereiro de 2013, o Viomundo publicou esta reportagem:“Se o Gurgel não abrir inquérito contra o Aécio estará prevaricando”.
Fazia 22 meses e 17 dias que a representação contra Aécio e a irmã  estava na gaveta do procurador-geral.
Esta semana esta repórter contatou novamente a assessoria de imprensa da PGR para saber se havia alguma novidade sobre a representação.
Resposta da assessoria da imprensa ao Viomundo: “O processo continua sob análise do PGR”.

Ou seja:
1. Hoje, 31 de maio de 2013, faz dois anos que a representação contra Aécio e Andréa Neves está na gaveta de Gurgel.
2. Faz lembrar a representação do ex-senador Demóstenes Torres, que dormiu lá por mais de  dois anos.
3. Fica cada vez mais evidente a parcialidade e o partidarismo do procurador-geral da República. Enquanto as ações contra integrantes do Partido dos Trabalhadores andam rápido, as contra os opositores do PT se arrastam, isso quando não são arquivadas quase de pronto.
“A representação que entregamos há dois anos ficou escondida na gaveta de Gurgel”, condena Correia. “O procurador está deixando o cargo em menos de dois meses sem abrir inquérito para averiguar as denúncias nem dar qualquer explicação à sociedade. Ao que tudo indica terá prevaricado para proteger Aécio e o PSDB.”
“Mas a máscara do senador Aécio Neves está caindo”, afirma Correia. “O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou o andamento de duas ações importantes que o envolve. Em uma, ele é réu. Deve responder pelo desvio de R$ 4,3 bilhões  de verba da saúde.”
[Gostou deste conteúdo? Ajude a Conceição Lemes a investigar os planos de saúde vagabundos que agem no Brasil]
Representação contra Aécio Neves à Procuradoria Geral da República by Conceição Lemes


Gurgel acuado

É sinal positivo o clamor da oposição, em coro com trêfegos parlamentares da base governista, contra o texto do deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da CPMI sobre as atividades  criminosas e as afinidades eletivas do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Cunha incomodou muita gente e contrariou variados interesses. Não se sabe se o relatório conseguirá cruzar a tempestade provocada pelos contrariados e chegar a porto seguro. Na partida, se assemelha a um barquinho navegando sob bombardeio. E pode afundar antes de ancorar.

A lista de indiciados e de responsabilizados, elaborada por Cunha, é uma carga pesada. O relator julgou suficientes as provas colhidas que, em princípio, são capazes de derrubar o governador tucano Marconi Perillo (GO); de incriminar jornalistas que, ao romper limites éticos, transitaram do campo da investigação para o da associação, e de provocar danos graves ao empresário Fernando Cavendish, da Delta, entre outros casos. Notadamente, o relatório pode desestabilizar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Gurgel é peixe graúdo. A contrariedade da mídia, com a inclusão do nome dele na lista de Cunha, comprova. Ele tornou-se um procurador heterodoxo. Virou peça do jogo político de curto e de longo prazo. Em linhas gerais, passou a atuar afinado com a oposição a Dilma, a colaborar com o esforço de neutralização de Lula e, por fim, mas não menos importante, a agir com o objetivo de encerrar o ciclo do PT no poder.

Caso aprovado, o relatório de Cunha pode abalar Gurgel e, inclusive, interferir na própria sucessão dele, na PGR, em julho de 2013.

Roberto Gurgel é acusado por crimes constitucional, legal e funcional. A aprovação do relatório, nesse ponto, levará a questão à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, competente para processar o procurador-geral por crime de responsabilidade. No STF, Gurgel seria julgado por improbidade administrativa e por prevaricação.

O procurador-geral foi fisgado porque manteve engavetadas as denúncias da Operação Vegas. Assim atraiu a suspeita de ter sido conivente com as atividades criminosas de Cachoeira, apuradas pela Polícia Federal. Ele alegou à CPI que tinha detectado somente desvios no “campo ético”, insuficientes para abrir ação penal.

Gurgel, no entanto, mantém outros problemas na gaveta. Há quase cem dias guarda o processo enviado ao Ministério Público, no qual a governadora Roseana Sarney (MA) é acusada de assinar convênios com as prefeituras, no valor aproximado de 1 bilhão de reais. Cabe a ele dar um parecer que pode levar Roseana a perder o mandato.

Há quem veja nessa morosidade um conluio entre o senador Sarney, pai da governadora, e Gurgel. Sustentam essa hipótese renitentes coincidências. José Arantes, assessor parlamentar do procurador-geral foi assessor parlamentar de Sarney na Presidência da República. Seria apenas um detalhe curioso?

Mas há problemas concretos. Um deles, já denunciado nesta coluna, levou o presidente da Câmara quase à exasperação. Na terça-feira 20, o deputado Marco Maia criticou pública e duramente o Senado pela morosidade em votar a indicação do professor Luiz Moreira, já aprovada pelos deputados, para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM).

Seria “morosidade gurgeliana”?

Ou seja, a indicação estaria bloqueada por Sarney em favor de Gurgel? Gurgel teria bloqueado o processo de Roseana em favor de Sarney? Finalmente, haveria nessa história uma vergonhosa troca de favores?


Drogas na gravidez podem causar problemas ao bebê

 
Poucas doenças maternas justificam o uso de remédios durante a gestação. Pode-se citar o diabete (açúcar em excesso no sangue), hipertensão (pressão alta) e a epilepsia (ataques, convulsões). A consulta médica é importante durante toda a gravidez, tanto para prevenir problemas, como para tratar as doenças já conhecidas.
Por outro lado, existem drogas que são usadas socialmente ou ilegalmente, sem que a mulher saiba que está grávida ou por não saber que estas fazem muito mais mal para o bebê do que para ela própria.
CIGARRO (Fumo e Tabaco)
A nicotina do tabaco tem um efeito importante sobre o crescimento do bebê dentro do útero. O hábito de fumar da mãe é uma causa bem conhecida de retardo no desenvolvimento do feto.
Além disto, fumar 20 ou mais cigarros por dia aumenta o risco de parto prematuro (nascer antes do tempo) e da criança nascer com baixo peso.
Por outro lado, em fumantes que deixam de fumar antes da gravidez ou logo no início desta, nenhum destes efeitos aparece.
ÁLCOOL
Os problemas produzidos pelo álcool ocorrem desde o início até o final da gravidez e podem variar em gravidade, dependendo da quantidade de bebidas alcoólicas ingeridas pela mãe.
Pode ocorrer retardo do crescimento, com crianças de baixo peso ao nascer ou com malformações mais ou menos graves, conhecidas como Síndrome Alcoólico-Fetal. As malformações podem ocorrer no crânio e/ou na face e são acompanhadas de retardo de desenvolvimento psicomotor (a idade mental da criança é menor do que a idade real).
CALMANTES
Dependendo do período da gravidez, do tempo de uso e da dose, os calmantes podem produzir efeitos diferentes. Quando a mãe usa estes remédios nos primeiros meses da gravidez, malformações podem ocorrer na boca, tais como lábio leporino e pálato fendido (goela de lobo). Nos casos em que a mãe usa calmantes por muito tempo (até o fim da gestação) a criança pode apresentar, depois que nasce, uma síndrome de abstinência, caracterizada por tremores, irritabilidade (muito chorosa), inquietação, respiração acelerada e vômitos. Por outro, o uso de benzodiazepínicos nos dias que antecedem o parto fazem com que o recém-nascido fique com atividade diminuída, demorando para respirar e chorar, com hipotonia (corpo mole) e com pouca força para mamar.
SOLVENTES OU INALANTES
O problema do contato com essas substâncias está presente na vida de muitas mulheres, e é muito importante, tanto naquelas fazem uso abusivoquanto naquelas que trabalham em ambientes com altas concentrações dessas subtânias no ar que é respirado. O tolueno contido em muitos produtos gráficos ou colas de sapateiro é um agente altamente teratogênico que, pelo contato freqüente, pode levar a abortos de repetição.
COCAÍNA
O uso de cocaína por gestantes vem aumentando. Os recém-nascidos destas mães podem apresentar baixo peso, malformações físicas ou problemas neurológicos. As malformações podem ser microcefalia (cabeça muito pequena, por pouco crescimento do cérebro) e anormalidades da retina. As crianças podem sofrer morte súbita enquanto pequenas ou podem ter dificuldade de aprendizado por toda vida.
Como o tabaco, mas em muito maior grau, a cocaína também diminui o fluxo de sangue para o feto, que terá baixo peso ao nascer. Também pode ocasionar pressão alta na mãe ou nascimento prematuro por deslocamento da placenta ou contrações uterinas precoces.
Quando esta droga é utilizada de forma injetável, existe o risco de que a mãe tenha se contaminado pelo vírus do HIV e pode existir transmissão da SIDA (AIDS) para o feto.
MACONHA
O uso de maconha durante a gravidez pode causar efeitos extremamente variáveis sobre o feto, dependendo da quantidade e freqüência do uso da droga. Menor duração da gestação e crianças com baixo peso ao nascer podem ser algumas das complicações. Em animais foram vistas complicações teratogênicas.
RECOMENDAÇÕES ÚTEIS PARA GRÁVIDAS OU FUTURAS GESTANTES
  • Não use álcool, cigarro, solventes (loló), maconha, cocaína ou qualquer outra droga durante a gravidaz.
  • Se você está planejando ficar grávida, suspenda o uso de qualquer droga.
  • Não use remédios por conta própria durante a gravidez. Consulte antes um médico e só tome os remédios que ele receitar.
  • Procure seu médico para fazer, no mínimo, seis consultas antes do bebê nascer.
  • Caso consulte outro médico ou vá ao dentista, informe-os de que está grávida.
  • Não pare de usar medicamentos para diabete, epilepsia ou pressão alta (hipertensão arterial sistêmica) sem antes consultar o médico. A parada súbita destes tratamentos pode ser muito prejudicial para a mãe e para o bebê.


Uso de entorpecentes produz lesões fetais que atrasam desenvolvimento da criança.

 Dr. Valter Curi Rodrigues, fala sobre problemas que podem ocorrer na gravidez, destacando danos causados pelas drogas pesadas nos recém-nascidos. Citou também doenças causadas por fatores genéticos e ambientais.
O uso de drogas mais pesadas na gravidez (cocaína, anfetaminas, psicotrópicos e seus derivados) resultam em lesões fetais que atrasam o desenvolvimento da criança. " O nenê não cresce, ou cresce pouco na barriga da mãe. Pode ocorrer a síndrome da abstinência fetal, com quadro acompanhado de tremores e convulsão" .


  Um caso chocante ocorreiu com a usuária de crack. " Ela foi internada por três gestações em um período de cinco anos. Os três bebês nasceram com abstinência, e pequenos para a idade gestacional"
Outro agravante quando os usuários não só consomem determinado tipo de droga, como também misturam bebidas e cigarros, além de estilo de vida estressante.


Para Valter Curi, todos esses fatores causam complicações gestacionais. " Essa situação envolve ambiente, emoção e rejeição, e os jovens encontram nas drogas uma fuga da realidade. É uma bola de neve perigosa que leva mulheres a engravidar na hora errada, e comprometer seu futuro profissional e pessoal. Tudo isso pode levar o recém-nascido a apresentar déficits globais em seu desenvolvimento" . 


Outro tipo de problema referente à gravidez está no consumo do álcool, " uma droga lícita que causa a síndrome feto alcoólica. Dependendo da idade gestacional e da quantidade de álcool ingerida, pode levar à microcefalia, alteração grave do sistema nervoso central (SNC), alteração ocular, e cardiopatia congênita, que é quadro clínico da Síndrome Fetal Alcoólica. É um processo irreversível" .


Quando a mãe ingere álcool em quantidade menor, depois do terceiro ou quarto mês gestacional, o resultado não é a má formação, mas uma discreta microcefalia, hiperatividade e déficit de atenção, que é chamado de efeito feto alcoólico.


Outros tipos de doenças causadas por fatores ambientais também podem resultar na má formação fetal. " São várias deficiências, como visual, auditiva, encefálica e cardíaca, entre as mais graves" .


Principais problemas

 

Mulheres muito jovens não devem engravidar, já que seus órgãos reprodutores ainda não estão preparados para a concepção. " Não existe condição anatômica ideal e nem mesmo condição comportamental. É necessário ter compromisso, condições financeiras, e responsabilidade" .

  O problema comum na gravidez, as infecções materno-fetais, que causam graves problemas à sua saúde do bebê, especialmente no seu início, quando o feto ainda está se formando. " O sangue da mãe é o mesmo do bebê e, portanto, quando ocorre uma infecção, como rubéola, sífilis, toxoplasmose, herpes ou citomegalovírus, o bebê é diretamente afetado" , .


  As consequências da rubéola, e o perigo do citomegalovírus. " A síndrome da rubéola congênita causa problemas graves ao SNC e no globo ocular, mas tem vacina. A maioria das adolescentes em nossa região está vacinada. O vírus da inclusão citomegálica também agride o SNC, causa microcefalia, provoca um atraso brutal no desenvolvimento do bebê e o mais grave: não tem vacina".

Segundo o médico, a infecção pelo citomegalovírus é causada principalmente devido à atividade sexual promíscua. " Com a troca constante de parceiros sexuais, as chances de contrair a doença aumenta. Isso ocorre com pessoas de todas as classes sociais, e a maior prejudicada é a criança" .


Vários tipos de anomalias também podem ocorrer antes mesmo da concepção, quando um homem e/ou uma mulher apresentam determinados problemas genéticos que, na concepção entre o casal, leva a criança a nascer com alterações genéticas. " Se você sabe que o pai e/ou a mãe têm essa incompatibilidade de genes, deve-se evitar a concepção antes de um aconselhamento genético" .


No aspecto geral, a solução de todos esses problemas é a  prevenção para toda a comunidade, especialmente para famílias desestruturadas. " A falta de educação e de informação por parte de pais e mães imaturos leva ao nascimento de crianças com problemas mentais. Precisamos de uma estrutura gigantesca para prevenir e orientar a população" .


Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)


Perigo das Drogas na Gravidez


As mulheres podem ter fatores de risco especiais se usaremdrogas durante a gravidez.
As mulheres podem ficar viciadas rapidamente a certas drogas, como a cocaína e crack. Portanto, quando elas procuram ajuda, seu vício pode ser difícil de tratar.
As mulheres que usam drogas são freqüentemente vítimas de outros problemas graves de saúde, as doenças sexualmente transmissíveis e problemas de saúde mental, como depressão.
Muitas mulheres que usam drogas tiveram vidas turbulentas. Estudos constataram que pelo menos 70 por cento das mulheres consumidoras de drogas, foram abusadas sexualmente com idade inferior a dezesseis anos. A maioria destas mulheres teve pelo menos um progenitor que abusou de álcool ou drogas.
As mulheres que usam drogas tendem a ter baixa auto-estima, pouca autoconfiança, e se sentem impotentes. Eles sentem-se sozinhas e isoladas.
Uma mãe que usa drogas na gravidez põe em risco a vida dela e do seu bebê. Quando uma mulher grávida usa drogas, ela e seu nascituro enfrentam graves problemas de saúde.
Durante a gravidez, as drogas usadas pela mãe do bebê podem entrar na corrente sanguínea. As conseqüências mais graves sobre o bebê pode ser a infecção pelo HIV, AIDS, prematuridade, baixo peso ao nascer, Síndrome de Morte Súbita Infantil, cabeça pequena, crescimento atrofiado, pobres habilidades motoras e problemas de comportamento.
Os riscos para a saúde associados ao abuso de drogas:
Mãe
* Má nutrição
* Pressão arterial elevada
* Batimento cardíaco rápido
* Baixo ganho de peso
* Baixa auto-estima
* Doenças Sexualmente Transmissíveis
* Parto Prematuro
* O HIV / AIDS
* Depressão
* Abuso físico
Bebê
* Prematuridade
* Baixo peso ao nascer
* Infecções
* Cabeça pequena
* Síndrome de morte súbita do lactente
* Defeitos Congênitos
* O crescimento atrofiado
* Pobres habilidades motoras
* O HIV / AIDS
* Deficiência de Aprendizagem
* Problemas neurológicos
Muitas mulheres com problemas de drogas têm receio de procurar tratamento. Estudos constataram que mais de 4 milhões de mulheres precisam de tratamento para a dependência química. Infelizmente, existem muitas e importantes razões pelas quais as mulheres não procuram ajuda.
Algumas mulheres podem não ser capazes de encontrar apoio de clinicas. Ou eles temem que as autoridades possam tirar os seus filhos. Algumas mulheres temem que serão punidas se admitirem sua dependência. Muitas mulheres temem violência de seus maridos, namorados, ou parceiros.
Amigos e parentes podem ajudar a aliviar estes medos para a mulher que usa drogas. Elas podem apóiá-la, ajudando-lhe encontrar bons tratamento da dependência e da prestação de cuidados infantis e transporte.
É difícil de derrotar a dependência. Mas a mulher que usa drogas pode ficar melhor com o tratamento correto - mesmo que ela já tenha tentado e falhado. O tratamento está disponível, muitas vezes perto de casa.
O primeiro passo é descobrir que tipo de tratamento é necessário e onde ela pode fazê-lo.


Drogas e gravidez não combinam em nada!!



Tem um bebezinho crescendo aí na sua barriga, mas, você pensa, a vida continua e, de vez em quando, dá aquela vontade de badalar e curtir as coisas de sempre com os amigos, incluindo as eventuais drogas recreativas que apareçam pelo caminho.
Sim, você tem toda razão que a “vida continua” e já se sabe há muito tempo que gravidez não é doença ou motivo para as mulheres ficarem isoladas ou de cama. O problema é que tudo que entra no seu corpo passa para o nenê através da corrente sanguínea e da placenta, principalmente substâncias químicas.
E o bebê acaba sendo um consumir de drogas também, mesmo sem ter feito essa escolha. Ele é muito pequenininho para isso, os efeitos das substâncias no corpo e especialmente no cérebro dele podem durar para sempre.
Se você faz parte de um grupo que bebe muito e usa drogas, às vezes tem que fazer a opção de se afastar, a futura mamãe precisa investir na saúde da família como um todo e no ambiente em que a criança crescerá.
Isso inclui também o cigarro, motivo pelo qual os especialistas aconselham as futuras mães a parar de fumar.
Aí pode vir alguém e dizer para você que maconha é uma planta, uma substância da natureza que não vai fazer mal nem para você e nem para o seu filho. Só que o que as pesquisas mais recentes mostram não é bem assim.
Por mais que o filho de uma mulher que usou drogas nasça com a aparência normal, o comportamento da criança poderá não ser normal, nem na fase de bebê nem mais para a frente, quando já tiver idade de frequentar um colégio, segundo um estudo sobre uso de drogas por adolescentes na gravidez da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Crianças cujas mães consumiram maconha durante a gravidez tenderam a ser mais irritadas, mais impulsivas e menos atentas — características que podem comprometer, e muito, a vida escolar, profissional, emocional e social de qualquer pessoa e de qualquer família.
Evite tudo o que possa prejudicar o seu bebê, certamente no final vai valer a pena!
Bjo, bjo
Fernanda Rocha

Álcool, cigarro e drogas na gravidez: segredos que o seu médico precisa saber

Sim, é bem difícil falar abertamente com o obstetra sobre assuntos que você tenta esconder até da sua sombra, como a dependência de drogas. Mas contar o que acontece na sua vida é importante para não colocar a saúde do seu bebê em risco. Aqui, histórias de mulheres que tinham algum vício ao engravidar, o que fazer se você estiver em uma dessas situações e como superar o medo de contar tudo ao seu médico

Chantal Brissac

Henrik Weis
Se você planeja engravidar ou se já conseguiu, sabe que o seu obstetra, além de um check-up completo, vai precisar de algumas informações sobre o seu passado e os seus hábitos que são importantes para cuidar melhor da sua gestação e do bebê. E você também quer perguntar tudo. Afinal, quantas preocupações inéditas não aparecem? Até a tinta do cabelo causa dúvidas. Mas, e quando algumas coisas (muito) importantes não são contadas? E quando há segredos como uma história ligada a bebidas, drogas ou fumo? Deixar de falar com o médico sobre isso pode colocar em risco a sua saúde e a do seu filho. E não dá para dizer que fumar cinco cigarros por dia, por exemplo, é um vício mais leve do que consumir o maço inteiro ou achar que beber um pouquinho a mais não fará mal ao bebê. “O uso crônico de drogas e álcool pode gerar problemas como malformações fetais e insuficiência placentária”, diz Luís Fernando Aguiar, obstetra do Hospital Albert Einstein (SP).
Todos esses vícios podem fazer mal para vocês dois e o melhor caminho para tentar se livrar deles, como você já imagina, é conversar com o médico, sem medo de preconceitos ou de ser julgada. Todo mundo sabe que não é fácil falar abertamente sobre essas inquietações em nenhum momento da vida, mas agora você tem um estímulo a mais (e o mais importante) para tentar: o seu filho. Encontre uma brecha para tocar no assunto – pode ser o resultado de um exame, queixas que levem o médico a fazer a pergunta que você quer ouvir (como fadiga em excesso por conta do cigarro quando você sobe um lance de escada curto) – ou vá direto ao ponto: coloque o maço de cigarro em cima da mesa dele, e pronto! Mas, se para você é difícil encarar o olhar do obstetra, mande um e-mail contanto tudo, assim você não sente aquela pressão. Isso vai trazer tranquilidade e garantir uma gestação mais saudável, porque o médico vai ajudar você a lidar com o problema e a encontrar uma saída. Aqui, os segredos mais difíceis de contar e os problemas que, quando não tratados, eles podem causar durante a gravidez.
Bebidas alcoólicas
Quando a comerciante Silmara Dias*, 29 anos, engravidou, sentiu uma alegria tão grande que o desejo maior era um só: zerar a sua história e recomeçar como se nada tivesse acontecido. Ela era usuária crônica de álcool havia dez anos. “Como planejava parar com a bebida, achei que não tinha por que contar para o médico”, diz. O que a fez confessar seu ponto fraco foram os primeiros exames de sangue e de urina do pré-natal, que indicaram diabetes e problemas no rim. “Foi o que me salvou, porque sozinha eu não teria conseguido. A partir da conversa, ele me alertou sobre os riscos e eu, que tomava duas doses de vodca por dia, consegui, com a ajuda dele, da terapia e de reuniões em Alcoólicos Anônimos, a passar toda a gravidez sem tocar no copo. O Mateus nasceu saudável, embora com baixo peso. Nunca mais coloquei nem um bombom de licor na boca.”
Como você sabe, o consumo de álcool é prejudicial tanto para a mãe quanto para o bebê e não há quantidade segura. “A substância atravessa facilmente a placenta e pode causar vários danos ao feto, sendo a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que causa retardo mental, um dos mais sérios”, afirma Patrícia Hochgraf, psiquiatra, coordenadora do programa de atenção à mulher dependente química do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (SP).
Antes, os médicos pensavam que a SAF ocorria apenas entre mães que consumiam álcool de forma pesada. Mas pesquisas mostraram que ela pode ocorrer mesmo se a grávida tomar pequenas doses. Acredita-se que a síndrome e outros transtornos ligados à bebida afetem cerca de 40 mil crianças em todo o mundo – mais do que a Síndrome de Down, segundo a National Organization on Fetal Alcohol Syndrome, dos Estados Unidos. A estimativa é de que um em cada cinco casos de crianças com deficiência mental no mundo seja causado pelo álcool ingerido durante a gestação.
Esse é apenas um dos problemas. Soma-se a ele baixo peso ao nascer, alterações cardíacas, neurológicas (hiperatividade, impulsividade, problemas com a visão espacial) e faciais. Também não é incomum a associação dessas alterações com autismo. O pediatra Hermann Grinfeld, que pesquisa há mais de 40 anos os efeitos do consumo de álcool na gravidez, afirma que problemas como dificuldades de aprendizado, memorização e atenção podem repercutir para a vida toda.
Como tratar: Segundo os médicos, a única saída é parar o álcool imediatamente. Pode ser útil o apoio de um psicoterapeuta ou a adesão a um grupo, como o Alcoólicos Anônimos. Medicamentos não são recomendados, mas, dependendo do caso, o obstetra pode recomendar o uso de antidepressivos.
“EU, QUE TOMAVA DUAS DOSES DE VODCA POR DIA, CONSEGUI, COM A AJUDA DELE (O OBSTETRA), DA TERAPIA E DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, A PASSAR TODA GRAVIDEZ SEM TOCAR NO COPO. NUNCA MAIS COLOQUEI NEM UM BOMBOM DE LICOR NA BOCA.” SILMARA DIAS*, MÃE DE MATEUS,
FOI ALCOÓLATRA POR DEZ ANOS

O que é "It Girls"


Sophie Charlotte vai às ruas e mostra o que é ser uma 'it girl'

A atriz, que está no elenco da nova novela das 19h, 'Sangue Bom', é Repórter por um dia e descobriu quais são as novas tendências da moda.

Certas garotas têm algo especial. Não é só beleza, ou elegância. É o estilo delas que chama atenção. E são elas que as mulheres querem copiar. São as ‘it girls’!
A primeira it girl foi Clara Bow, estrela do filme mudo 'It', de 1927. No papel e na vida real, Clara tinha também esse jeito diferente, esse 'it' em inglês. E por isso acabou recebendo o apelido de ‘it girl’.
Hoje, as ‘it girls’ não estão só no cinema, mas também nas passarelas e na internet. E assim ditam a moda.
A personagem de Sophie Charlotte na nova novela das sete, Sangue Bom, que estreia nesta segunda (29), é uma dessas meninas com muito estilo. Ela é repórter por um dia e foi às ruas para saber o que essa tal de it girl tem?
Nessa missão, ela buscou ajuda de quem entende do assunto. Ana tem um blog que dá dicas de como se vestir bem gastando pouco e Manu é estudante de moda e aspirante a 'it girl'.
Manu diz o qual é o conceito de it girl para ela. “É uma menina que acaba sendo uma referência de estilo, de moda, de jeito de pensar, principalmente de pensar e de agir”, explica a blogueira e designer Ana soares.
“Meu estilo é muito camaleão. Eu ainda sou muito jovem, mudo sempre”, diz a estudante de moda Manoela Dexheimer.
As três passaram a tarde em uma 'difícil' missão de entrar e sair de lojas à procura da moda 'it girl'.
Uma coisa muito importante para personagem de Sophie, a Amora, é o closet de sapatos.
“Às vezes você não está a fim de pensar, está sem ideia, então você aposta em um sapato diferente, colorido, com textura. Ele acaba transformando o look totalmente”, explica Ana.
Outra tendência é usar acessórios grandes.
“Hoje os acessórios são mais acessíveis. Se você não tem muito dinheiro para ficar comprando roupa, você pode investir nos acessórios poderosos, que eles já vão incrementar seu look automaticamente. Dá para apostar também em pulseira e fazer pulseiras-gêmeas, uma igual em cada punho”, sugere Ana.
As 'it girls' também têm pose, têm uns truques. As meninas ainda montaram um visual completo.
“O principal é não ter medo, é experimentar”, explica Ana. “E ter o espelho como seu principal aliado, Para você equilibrar, não se entupir de coisas e depois falar que está parecendo uma árvore de natal”, diz Sophie.
itgirls

 

It Girls: Beatriz Marques, 17 anos, Belo Horizonte (MG)!

 It Girls - Por Bianca Luisi
Ter um estilo girlie, mas usando peças com uma pegada mais rock, é a opção de look favorita da mineira Beatriz, 16 anos. Para compor a produção, ela ama um acessório com spikes. Abaixo, saiba mais sobre a nossa it girl!

Fotos: Arquivo pessoal
Quem é pra você uma mulher/garota de atitude?
Eu sou fã da Britney Spears,  ela é um símbolo de superação e de volta por cima. Admiro muito a força dela!

Qual foi a última coisa ousada que você fez?
De uns tempos pra cá, comecei a dizer o que realmente penso sobre as coisas, decidi não esconder minhas opiniões. Prefiro ser verdadeira a guardar sentimentos pra mim. Isso acabou assustando algumas pessoas.

Como você define seu estilo?
Ao mesmo tempo que eu uso peças bem fofas, gosto de colocar algo com uma pegada rock ou hipster, para não ficar um look muito criança, sabe?! Já que eu tenho rosto de mais nova…


Fotos: Arquivo pessoal

Acessório e make que você considera indispensável?
Na maioria das vezes eu estou com algum acessório que tenha spikes, sou simplesmente apaixonada! Também acho o rímel um item indispensável no meu dia a dia! .


Quais são as suas bandas e seriados favoritos?
Minha paixão desde 2008 é a banda Maroon 5! Também gosto muito de Coldplay, Florence and the Mchine e minha diva, Britney Spears. The Vampire Diaries é meu seriado preferido, mas sempre estou assistindo alguma sitcom, como The Big Bang Theory ou Friends.


Que sites você costuma visitar?
Twitter, We Heart It, Instagram, Os blogs Cinderela de Mentira, Depois dos Quinze, Niina Secrets e Taciele Alcolea. Uso o Lookbook e o It Girls de inspiração para me vestir.


t Girls: Lizzi Barbosa, 20 anos, Paraguaçu Paulista (SP)!

 Por Bianca Luisi 
A paulista Lizzi, 20 anos, tem uma loja de roupas online e ama estampas! No look, ela prefere algo mais confortável, de preferência uma bota ou coturno. Agora, vem saber mais sobre o estilo dela:

Fotos: Arquivo pessoal
O que é importante para uma garota ter atitude?
A pessoa que faz tudo o que quer e tem vontade, desde que não se prejudique e não prejudique ninguém. Ela não se importa com o que as pessoas vão achar do que fala, faz e veste.

Qual foi a última coisa ousada que você fez?
Acredito que não tenho feito nada ousado em relação à moda. Cortar, pintar ou usar algo diferente não considero ousado.

Como você define seu estilo?
Uso tudo que acho bonito, que gosto e que seja confortável, sem se apegar demais a um estilo, ou usar o que todo mundo está usando, só porque é tendência e não se sentir bem. Amo estampas, bolinhas, listras, coraçãozinho, floral… Sempre estou usando algo assim.


Fotos: Arquivo pessoal
Peças favoritas do guarda-roupa?
Sou viciada em cardigã. Outra coisa que não saio sem é bolsa de lado, estilo carteiro, adoro coturnos e botinhas. São superconfortáveis e combinam com tudo.

Que tipo de música você curte?
Curto rock nacional e MPB. Tenho ouvido algumas bandas novas também e estou gostando.

Que sites você costuma visitar?
O blog Radioactive Unicorns, lojas virtuais (principalmente coisas de decoração para casa) e vejo blogs aleatórios, desde moda à culinária haha.


It Girls: Amahnda Santos, 18 anos, Porto Alegre (RS)!


A gaúcha Amahnda, 18 anos, adora looks rock e girlie e ama vestidos. Nas horas vagas ela curte ir ao cinema, estudar, ler um bom livro e visitar seus blogs favoritos de moda. Veja mais sobre o estilo da nossa it:

Fotos: Arquivo pessoal
Quem é pra você uma mulher/garota de atitude?
Uma garota de atitude é aquela que se aceita independentemente dos estereótipos e não deixa que nada atrapalhe a busca por seus sonhos.

Qual foi a última coisa ousada que você fez?
Com certeza foi me inscrever aqui! Me expondo estou sujeita a receber críticas, e nem sempre estamos abertos por completo para isso.

Como você define seu estilo?
Gosto de look rock e um pouco girlie.


Fotos: Arquivo pessoal
Quais itens de roupa e make você considera indispensável?
Um bom vestido e rímel.

Quais são as suas bandas e seriados favoritos?
Queen, The Beatles e Legião Urbana. Seriados eu gusto de Supernatural, Glee e The Walking Dead.

Que sites você costuma visitar?
Depois dos Quinze, Radioactive UnicornsA Little Rock A Little Roll, The Blonde Cherry e hotlovedrama.


It Girls: Amanda Pasini, 18 anos, Maringá (PR)!

A Amanda, 18 anos, sempre decide o que vai vestir de acordo com o humor. Ela também ama customizar suas roupas para deixar do jeitinho que mais gosta – e adorou como sua jaqueta jeans favorita ficou.

Fotos: Arquivo pessoal

Quem é pra você uma mulher/garota de atitude?
Gosto muito da blogueira Lala Rudge. Ela representa a junção de todos os estilos, sem deixar de ser clássica e bem comportada. Também me espelho na atriz Mariana Rios. Admiro que ela tem uma pegada do rock ao folk e sabe abusar das tendências de um jeito superoriginal

.
Qual foi a última coisa ousada que você fez?
Customizar minhas roupas. Ultimamente vem sendo uma das coisas mais ousadas que faço, tenho muito medo de estragar certas peças, mas como dizem, errando que se aprende.


Como você define seu estilo?
Meu estilo varia conforme meu humor. Certos dias acordo muito básica e nos outros extravagante. Não tenho um estilo só, tento ter a mistura de todos.


A jaqueta customizada da Amanda, à esquerada. (Fotos: Arquivo pessoal)

Quais itens de roupa, make ou acessório você considera indispensável?
Considero roupa preta algo indispensável, mas venho usando muito minha camisa jeans, tem sido uma peça curinga pra mim. A respeito de make acho base, pó e rímel indispensáveis. Já acessório eu não saio sem bolsa.


Quais são as suas bandas e seriados favoritos?
Engenheiros do Hawaii, Detonautas, Jason Mraz, Rihanna, The Maine, The Wanted, One Direction, e o principal: Bruno Mars! Meu seriado favorito é definitivamente The Walking Dead!


Que sites você costuma visitar?
Lookbook com certeza, The Blonde Salad, Le Blog de BettyPeace Love Shea  e, por último, Song of Style.

A it girl é uma pessoa que está sempre atenta ao mundo glam, mas não somente no que está na moda. Por ser uma formadora de opinião, pode criar sua identidade e personalidade própria, procurando mesclar tendências e peças que estão na moda, criando seu estilo e identidade. Uma verdadeira it girl oferece às suas fãs não só um estilo a ser seguido, mas um conceito de vida para ser inspirado.
Mas para ser uma it girl não é necessário apenas estar bonita, se vestir bem e ter um closet invejável. É necessário muito mais que isso! A it girl tem que ter carisma, se relacionar bem, sorrir com a alma e não apenas para as câmeras. Perceber que é fonte de inspiração e ser um bom exemplo não somente no figurino, como também nas atitudes. Portanto, ser educada e carismática é imprescindível! Por ser uma “personagem” alvo de conceito a ser seguido, as boas ações são muito importantes!
O conceito it girl surgiu com a diva, estrela do filme mudo ‘It’, de 1927. No papel de Betty Lou e na vida real, Clara Bow tinha também esse jeito incomum para a época e por isso recebeu o carinhoso apelido de it girl. Hoje, as it girls não estão somente no cinema, mas em todos os locais, onde a imagem dita moda.


Clara Bow - A primeira It Girl
Clara Bow – A primeira It Girl
Uma boa parte dessas pessoas são “bem-nascidas” e, claro, fazem parte da high society. Mas como já disse, o conceito fundamental para ser uma it girl não é ser rycah, mas ser bem relacionada, bem vestida e simpática. Assim, as pessoas viram “fã” dessa moçoila, fonte de inspiração do cabelo aos sapatos, e claro, que suas atitudes sejam também invejáveis. Portanto, resumindo: it girls são moçoilas de personalidade.
Já que o assunto está super em alta e claro, você quer saber tudo a respeito, mas gastando o que cabe no seu bolso (ou melhor ainda, aproveitando as peças do seu guarda-roupas), criei looks inspirados nas it girls. É muito fácil criar um visual fashion com peças aparentemente simples e básicas. Inspirações de como fazer boas combinações e abusar dos acessórios para incrementar o visual.


It Girls: Alexia Chung e Olivia Palermo
It Girls: Alexia Chung e Olivia Palermo
Lembrando que essas dicas não têm a pretensão de tornar a moçoila uma it girl, mas de incentivar e mostrar que é gostoso e simples ter algumas inspirações das fashionistas. Afinal, quem nunca quis o cabelo da modelo da capa da revista? Ou o esmalte de uma diva da novela? E o melhor de tudo, com inspirações acessíveis, oba! \o/
Esse primeiro post foi para entender um pouco mais sobre a it girl. Aguarde e acompanhe as inspirações nas produções de looks inspirados nas it girls.
Por Denize Meneses 

Dicas cabelo Outono / Inverno

 Cortes

Franjas no Outono/ Inverno 2013
Franjas no Outono/ Inverno 2013
Cabelo curto
Cabelo curto

  • Sempre quis usar franja e nunca teve coragem? Agora é a hora! As franjas aparecem em todos os tamanhos, seja a franja reta e com volume, bem anos 70. Como a sempre querida franja desfiada, que começa na altura das sobrancelhas até a orelha, na diagonal.
  • O comprimento dos cabelos tendem aos curtos e aos médios. ;)
  • O corte curto, na altura do queixo, está no formato com o bico na frente, mais curto na nuca e bem desfiado. Obrigatoriamente esse corte deve ter uma franja e sem divisões. As laterais podem ser desfiadas e a franja deve ir dos olhos até a boca. Um ponto positivo desse corte é que ele afina o rosto, desviando a atenção das maçãs, sendo ideal para pessoas de rosto em formato de coração.
  • Os cabelos médios nas próximas estações serão na altura do sutiã, desfiados em camadas e com as pontas repicadas. A maioria destes cortes pode ser enfeitada com as franjas repicadas, sejam nas laterais ou retas.

Cores


Cores
Cores
  • A temporada virá com tons mais quentes, como cobre, mel, chocolate, vermelho e marrom acobreado. Mas as loiras não se desesperem! Os tons de loiros serão mais acinzentados e menos amarelados, ufa! Já até citei uma dica de sucesso para os loiros serem verdadeiramente loiros com produto desamarelador de cabelos.
  • Os tons de vermelhos estão com tudo e deverão ser os mais pedidos nas próximas estações. Porém, não são os vermelhos abertos, e sim, os terrosos, acobreados.
  • Não quer arriscar com o vermelho? Os tons de marrom acobreado e chocolate também farão a cabeça das moçoilas.
  • A estação pedirá uma coloração sem muito contraste, com leves mechas de tons próximos, intercalando as cores.
  • O ombré hair continua com tudo, o tom mais claro nas pontas desfiadas vai iluminar o visual. Sendo que este contraste pode ser para o loiro ou para tons de marrom. Porém a raiz do cabelo não deve ter tanto contraste com as pontas, essa é a diferença para o outono inverno.

Penteados


Penteados em alta no Outono/ Inverno 2013
Penteados em alta no Outono/ Inverno
  • O cabelo outono inverno vem com a mistura de estilos dos anos 50 e 60 para os penteados. Terá muito volume e densidade, pode apostar!
  • Os cabelos colados e de ladinho virão com toda força, bem estilo Twiggy. Quem não curte o coladinho, pode usar a franja repartida bem desenhada na lateral, o que dará um efeito bem bonito.
  • Como eu amo os anos 60, um dos penteados mais bonitos para mim é cabelo com volume bem “fofo”. Presos em tranças e coques bem trabalhados, geralmente a parte da frente dos cabelos, as franjas, dão uma levantada, deixando o penteado alto, como um topete.
  • Naturalidade é o que pede as próximas estações. Cabelo liso natural, com movimento, evitando ao máximo o uso de chapinhas. O cabelo liso absoluto só deverá ser usado pela moçoila que realmente tem cabelo lisinho, as demais devem usar o cabelo “lavei estou pronta”. Aplicar um leave-in ou mousse para amassar levemente as pontas é válido.
  • Coque desestruturado continua em alta. Descompromissado em relação à estrutura, dando a impressão de um coque bagunçado possibilita a criação de looks mais modernos e são chiquérrimos. São presos bem baixos em relação à cabeça e fazem o uso de poucos produtos para cabelo, já que não priorizam formas ou estruturas.
  • Os penteados com tranças complementaram ainda mais as tendências no cabelo outono inverno . Embutidas, no topo da cabeça, presas em coque, super longas ou posicionadas lateralmente, são práticas e dão uma trabalhada no look.
  • O rabo de cavalo, praticidade para o dia-a-dia, será usado mais baixo no inverno, começando na nuca. Pode ser torcido ou com acabamento liso, atribuindo uma aparência mais sofisticada ao penteado.
  • O uso de acessórios nos cabelos será o grande diferencial nessas estações. De tamanho maior, flores e tiaras estarão presentes e descontraindo o visual.
Antes de mudar o visual o ideal é conversar com um profissional qualificado que irá fazer uma avaliação quanto a cor de sua pele, o tipo de cabelo e até mesmo o formato de seu rosto e lhe indicar o melhor cabelo para o seu perfil.
E aí moçoila, o que achou do cabelo outono inverno ?
 Denise Meneses - Casa de Maria

Denise Menezes, mineira, publicitária e apaixonada por moda, por sapatos e esmaltes, e não dispensa um make básico!
Twitter Casa de Maria Facebook Denise Menezes

Tendência: Maquiagem Outono Inverno 2013

.Final de semana está aí, além do friozinho que está chegando, nada melhor se preparar para arrasar nessa estação.
A maquiagem outono inverno 2013 pede cores fortes com proporção e harmonia. Os principais diferenciais serão naturalidade, o brilho metalizado e o batom escuro. Então seguem dicas:

Maquiagem Outono Inverno 2013

Pele


Pele bem natural
Pele bem natural
  • Sabe aquela pele maquiada tão natural que nem parece que está maquiada? Pois é, a pele para o outono inverno 2013 será a mais básica possível. Portanto evite o uso de base e corretivo muito pesados. Aposte nos produtos minerais, eles dão a leveza necessária para a estação.
  • Ao contrário do verão, a maquiagem outono inverno 2013 contará com menos uso do iluminador para não causar o ar de make pronto. A tendência é uma pele menos iluminada, dando atenção apenas para a áera T (testa, nariz e queixo). 

Boca

Boca burgundy
Boca burgundy
  • Para as próximas estações a tendência é boca natural ou cores fortes.
  • Se escolher um tom neutro, dê preferência para um batom que dê vida ao make. Cor de boca, mas não apagado.
  • O burgundy (borgonha ou o novo vinho) é a tendência para o outono inverno 2013. Combina com todo o tipo de pele, porém é um espetáculo à parte para as peles claras.
  • Nude, laranja, coral, rosa fosco, pink e vermelho são as cores para os lábios no outono inverno 2013.

Olhos

Olhos verdes esmeralda
Olhos verdes esmeralda
  • Sombras nos tons: burgundy,  tons terrosos, metalizado, rosa e azul e verde esmeralda, darão o toque de cor para a pele natural.
  • O  delineador gatinho deu espaço para outro tipo de traço, reto no côncavo. Não é o mesmo estilo.
  • Caso escolha o burgundy para os olhos, os lábios devem ter tons neutros. O contrário, batom burgundy, os olhos não devem ser marcados, o mais discreto possível.

Blush


Blush pêssego
Blush pêssego
  •  As bochechas rosadas foram substituídas pelos tons: salmão, pêssego e coral.
  • Lábios ou olhos novo vinho, bochechas discretas.
Gostaram da maquiagem outono inverno 2013? Eu achei puro glam!

Casa de Maria
Por Denise Menezes