Atualmente, sete BRS reorganizam o trânsito e o transporte público no Rio
Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria
Municipal de Transportes (SMTR), informa que mais seis corredores BRS
(Bus Rapid Service) serão implantados até o fim deste ano nas zonas
Norte e Sul, além do Centro da Cidade. Com a expansão do projeto, os
novos BRS, que juntos vão somar 37,4 quilômetros de corredores
exclusivos de ônibus, beneficiarão usuários da Tijuca, Maracanã,
Estácio, Méier, Botafogo, Humaitá e Centro.
Atualmente, sete BRS reorganizam o trânsito e o transporte público no Rio, totalizando 20,2 quilômetros de faixas preferenciais de ônibus já em funcionamento. Segundo a CET-Rio, a redução de tempo de viagem nos corredores BRS já implantados é de 25%.
Os dois primeiros BRS a serem implantados serão: Carioca – Saens Peña e o retorno Saens Peña – Carioca, com previsão de início para agosto. Em seguida, os corredores Maracanã – Méier, via Rua 24 de Maio e o retorno Méier – Maracanã, via Avenida Marechal Rondon, que começarão a operar em outubro.
No mês de dezembro, serão inaugurados os BRS Praia de Botafogo – Humaitá, via Rua São Clemente e o retorno Humaitá – Praia de Botafogo, via Rua Voluntários da Pátria.
Os BRS são parte do projeto de racionalização das linhas de ônibus no município e têm como principal objetivo ordenar os coletivos urbanos, incluindo fiscalização eletrônica, ajustes nos semáforos, racionalização dos pontos de parada, controle de frequência, velocidade e atendimento aos usuários. Em média, os BRS permitem a redução de 10% da frota, com a manutenção da frequência e oferta de assentos.
O trabalho é realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, que irá realizar a sinalização horizontal, correção e nivelamento de calçadas e meio-fio e recapeamento das vias que não receberam o programa Asfalto Liso.
Até 2016 a Prefeitura do Rio pretende implantar novos corredores BRS no Leblon, Copacabana, Flamengo, Laranjeiras, Flamengo, Catete, Gloria, Vila Isabel, Bangu, Campo Grande, além da expansão dos trechos Centro, Tijuca e Méier.
Normas de Circulação
Ônibus podem circular na faixa azul das pistas centrais por toda a sua extensão.
Táxis estão autorizados a circular pelas faixas azuis das pistas centrais ou fora delas, mas sem efetuar embarque e/ou desembarque de passageiros, podendo fazê-lo somente nas pistas laterais da via.
Horário de funcionamento:
Das 6h às 21h (dias úteis)
Rede de corredores BRS já em funcionamento na cidade:
1 - Nossa Senhora de Copacabana – Inauguração: fevereiro de 2011
2 - Barata Ribeiro/Raul Pompeia - Inauguração: abril de 2011
3 - Ataúlfo de Paiva/Visconde de Pirajá - Inauguração: agosto de 2011
4 - Prudente de Moraes/General San Martin - Inauguração: outubro de 2011
5 - Antonio Carlos/1º de Março - Inauguração: dezembro de 2011
6 - Rio Branco - Inauguração: dezembro de 2011
7 - Presidente Vargas (pistas centrais e pistas laterais) – Inauguração: março de 2012
Atualmente, sete BRS reorganizam o trânsito e o transporte público no Rio, totalizando 20,2 quilômetros de faixas preferenciais de ônibus já em funcionamento. Segundo a CET-Rio, a redução de tempo de viagem nos corredores BRS já implantados é de 25%.
Os dois primeiros BRS a serem implantados serão: Carioca – Saens Peña e o retorno Saens Peña – Carioca, com previsão de início para agosto. Em seguida, os corredores Maracanã – Méier, via Rua 24 de Maio e o retorno Méier – Maracanã, via Avenida Marechal Rondon, que começarão a operar em outubro.
No mês de dezembro, serão inaugurados os BRS Praia de Botafogo – Humaitá, via Rua São Clemente e o retorno Humaitá – Praia de Botafogo, via Rua Voluntários da Pátria.
Os BRS são parte do projeto de racionalização das linhas de ônibus no município e têm como principal objetivo ordenar os coletivos urbanos, incluindo fiscalização eletrônica, ajustes nos semáforos, racionalização dos pontos de parada, controle de frequência, velocidade e atendimento aos usuários. Em média, os BRS permitem a redução de 10% da frota, com a manutenção da frequência e oferta de assentos.
O trabalho é realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, que irá realizar a sinalização horizontal, correção e nivelamento de calçadas e meio-fio e recapeamento das vias que não receberam o programa Asfalto Liso.
Até 2016 a Prefeitura do Rio pretende implantar novos corredores BRS no Leblon, Copacabana, Flamengo, Laranjeiras, Flamengo, Catete, Gloria, Vila Isabel, Bangu, Campo Grande, além da expansão dos trechos Centro, Tijuca e Méier.
Normas de Circulação
Ônibus podem circular na faixa azul das pistas centrais por toda a sua extensão.
Táxis estão autorizados a circular pelas faixas azuis das pistas centrais ou fora delas, mas sem efetuar embarque e/ou desembarque de passageiros, podendo fazê-lo somente nas pistas laterais da via.
Horário de funcionamento:
Das 6h às 21h (dias úteis)
Rede de corredores BRS já em funcionamento na cidade:
1 - Nossa Senhora de Copacabana – Inauguração: fevereiro de 2011
2 - Barata Ribeiro/Raul Pompeia - Inauguração: abril de 2011
3 - Ataúlfo de Paiva/Visconde de Pirajá - Inauguração: agosto de 2011
4 - Prudente de Moraes/General San Martin - Inauguração: outubro de 2011
5 - Antonio Carlos/1º de Março - Inauguração: dezembro de 2011
6 - Rio Branco - Inauguração: dezembro de 2011
7 - Presidente Vargas (pistas centrais e pistas laterais) – Inauguração: março de 2012
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