5.28.2013

Cardápio de combate ao envelhecimento precoce. Neutralizando Radicais Livres.

Neutralização do Radical Livre pelo Antioxidante.
Radical livre é um átomo, molécula ou íon que tem em sua órbita elétrons livres altamente reativos e instáveis. Devido a isso, ele tende a reagir com os compostos próximos para conseguir elétrons que lhe dê estabilidade.
Por tirar elétrons dos outros compostos, ele é chamado de agente oxidante.
No organismo, os radicais livres podem oxidar outras moléculas do corpo e, com isso, serem aniquilados rapidamente, caso a produção deles seja pequena.

Entretanto, se o organismo liberar quantidades excessivas de radicais livres, eles poderão causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular.

FATORES QUE AUMENTAM A PRODUÇÃO DE RADICAIS LIVRES

Existe a possibilidade de liberação de grandes quantidades de oxidantes em várias situações, por exemplo:

- excesso de exercícios físicos intensos e duradouros,
- fumar,
- ingerir frituras,
- exposição demasiada ao sol,
- poluição ambiental,
- resíduos de pesticidas presentes nos alimentos,
- Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros).
- Raios-X,
- radiação ultravioleta,
- radiação gama em alimentos,
- Estresse.

Nesses casos, podem ocorrer danos como o envelhecimento precoce, doença de Alzheimer, Parkinson, câncer, etc.
Os radicais livres são necessários ao organismo, pois têm um papel importante no combate às inflamações, às bactérias e no controle do tônus dos músculos liso, mas passam a ser um problema quando existem em quantidade excessiva.

Para inibir a produção dessas substâncias o organismo conta com a produção de enzimas, mas, nos casos de excesso, o sistema enzimático não consegue neutralizá-las. É necessário ingerir antioxidantes para ajudar.

ALIMENTOS COM PROPRIEDADE ANTIOXIDANTE

Alimentos que contêm propriedades antioxidantes como o betacaroteno, as vitaminas A, C e E, o selênio, podem retardar esse processo de envelhecimento precoce e outras doenças, neutralizando e varrendo do organismo os tais radicais livres que danificam as células saudáveis do organismo.

Os alimentos antioxidantes contêm substâncias capazes de inibir a oxidação, protegendo, desta forma, os sistemas biológicos dos efeitos nocivos que levam à oxidação de macromoléculas ou estruturas celulares.

Entre os alimentos antioxidantes que contêm a vitamina A estão: a cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, brócolis, vegetais folhosos verde-escuro;

Entre os que contêm a vitamina E: óleos vegetais (germe de trigo, girassol, soja, etc.), ovos, abacate e brócolis;

Entre os que contêm vitamina C: frutas cítricas (laranja, limão), morango, kiwi, mamão papaia, acerola, pimentas vermelhas, brócolis e couve-de-bruxelas.

Esses alimentos colaboram para evitar disfunções neurológicas, para prevenir o câncer e podem agir como anti-inflamatório.
Mas como tudo em excesso faz mal, é bom não sair por aí comendo indiscriminadamente ou ingerindo vitaminas aleatoriamente.

Alimentar-se naturalmente já é o suficiente. A ingestão de vitaminas deve ser controlada, para evitar a hipervitaminose.
Veja abaixo um cardápio rico em alimentos antioxidantes para evitar o aparecimento de rugas e o mau funcionamento do corpo.

SUGESTÃO DE DIETA ANTIOXIDANTE


REFEIÇÕES
ALIMENTOS
CAFÉ DA MANHÃ
Leite desnatado
Pão Integral
Creme vegetal rico em fitosterol
Goiaba
Granola
LANCHE DA MANHÃ
Mamão
Farelo de aveia
ALMOÇO/JANTAR
Alface
Cenoura cozida
Tomate
Azeite de Oliva
Arroz
Feijão
Sardinha grelhada
Legumes refogados
Óleo de canola para cozer os alimentos
Manga
Suco de caju

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário: