10.03.2015

Pule a dor no joelho


A ciência derruba mais um mito do mundo esportivo: o de que vítimas da osteoartrite, a popular artrose, não devem realizar atividades de impacto

Escrito por
Theo Ruprech
Pule a dor no joelho
iStock
Uma prescrição mais conservadora para o pessoal que sofre com essa encrenca no joelho envolve práticas na água ou outras que basicamente tiram a gravidade de jogo – a ideia é não sobrecarregar uma cartilagem já baleada. Só que cientistas da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, saíram da zona de conforto e testaram, ao longo de um ano, um treino de impacto progressivo em 40 mulheres com osteoartrite. De maneira simplificada, elas começavam subindo uma plataforma e, conforme evoluíam, passavam a dar alguns saltos (tudo supervisionado por profissionais).
Aí veio a novidade: em relação a participantes com o mesmo problema, mas que não frequentavam as aulas, as primeiras apresentaram uma articulação mais preservada. “Esse tipo de treinamento, quando bem orientado, parece inclusive melhorar a integridade da cartilagem”, explica Marco Aurélio Vaz, educador físico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mas tem um porém. Os próprios pesquisadores ressaltam no artigo que o treino em questão ainda não está liberado para os indivíduos com osteoartrite moderada ou severa. “Até porque, nos casos mais graves, os pacientes mal conseguem caminhar direito”, afirma Vaz.
Como era o treino
+ Agilidade: além de impacto, o método contemplava mudanças de direção a todo momento. Tudo pra reforçar as juntas.
+ Intensidade progressiva: É talvez o ponto mais crucial. As sessões se tornavam intensas aos poucos. Isso para dar tempo de o corpo se adaptar.
+ Acompanhamento: Nada de sair pulando por aí sozinho. Gente com artrose precisa seguir um programa de malhação criado por um educador físico.
+ Regularidade: As integrantes do estudo suavam a camisa três vezes por semana. Contudo, tal ritmo pode variar de caso para caso.
+ Impacto: Subir plataformas e, com o passar do tempo, experimentar uns saltos são o diferencial desse programa de reabilitação.

Primeira emenda aprovada por Bolsonaro em 25 anos de politica é vetada por Dilma

Bolsonaro aprova projeto deputado
Depois de ser eleito 5 vezes consecutivas, em 25 anos de política, Bolsonaro finalmente consegue aprovar algo no Congresso: a emenda do voto impresso… mas ela é vetada pela Dilma Rousseff.
Uma emenda à proposta de reforma política que prevê que as urnas eletrônicas passem a emitir um “recibo” para que os votos nas eleições possam ser conferidos pelos eleitores.
O texto aprovado também inclui na Constituição regras de fidelidade partidária e muda a norma para a apresentação de projeto de iniciativa popular.
Pelo texto, a urna imprimirá um registro do voto, que deverá ser checado pelo eleitor. Só após esta checagem que será concluído o processo eletrônico de votação. Depois, o recibo será depositado automaticamente em local lacrado e ficará em poder da Justiça Eleitoral. O eleitor não poderá levar o documento para casa. O recibo também não deverá ter a identificação do eleitor.
A emenda é de autoria do polêmico deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). É a primeira vez, em 25 anos ininterruptos de legislatura, que o parlamentar consegue aprovar uma proposta no Congresso Nacional. Questionado sobre a aparente baixa produtividade, Bolsonaro afirma que sofre ‘discriminação’ por ser um ‘homem de direita’.
“Sou completamente discriminado porque eu sou um homem de direita. Alguns projetos eu dou para outro deputado apresentar porque, se pintar meu nome, não vai para frente”, afirmou o deputado, sem informar quais foram esses projetos.
A presidente Dilma Rousseff sancionou, com vetos, a Lei da Reforma Eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional. A Lei 13.165 foi publicada em edição extra do Diário Oficial que circula nesta terça-feira, 29. A presidente Dilma vetou o financiamento privado de campanha e a possibilidade de impressão dos votos da urna eletrônica, o que já era esperado.
Com relação à impressão dos votos da urna eletrônica, os ministérios do Planejamento e da Justiça manifestaram-se contrários, lembrando que o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já se colocou contrário à medida, apontando para os altos custos da implementação. “A medida geraria um impacto aproximado de R$ 1,8 bilhão entre o investimento necessário para a aquisição de equipamentos e as despesas de custeio das eleições. Além disso, esse aumento significativo de despesas não veio acompanhado da estimativa do impacto orçamentário-financeiro, nem da comprovação de adequação orçamentária, em descumprimento do que dispõem os arts. 16 e 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal, assim como o art. 108 da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015.”

Xupa que é de uva

Fluminense utiliza o improviso para suprir desfalques

Sem laterais de ofício, Eduardo Baptista acerta time para enfrentar o Santos no domingo, na Vila Belmiro

O Dia
Rio Grande do Sul - A classificação à semifinal da Copa do Brasil deu mais ânimo ao Fluminense para buscar a recuperação no Brasileiro, mas os desfalques preocupam. Sem Fred, Gustavo Scarpa e Cícero, o técnico Eduardo Baptista se viu obrigado a mudar todos os setores para buscar a segunda vitória seguida na competição, no domingo, contra o Santos. O improviso foi a solução para resolver o problema nas laterais, maior dor de cabeça atualmente.
Ao escalar Wellington Paulista no lugar de Fred e Osvaldo no de Scarpa, Eduardo Baptista só teve o trabalho de escolher entre as opções no elenco. Em compensação, nas duas laterais, a decisão foi mais difícil.
Fluminense se prepara para enfrentar o Santos
Foto: Nelson Perez/ Fluminense F.C. / Divulgação
Na direita, sem Wellington Silva, machucado, e com Renato sem agradar, o treinador improvisou o meia Higor Leite. Lateral nas últimas partidas, Jean voltou para o meio para substituir Cícero. Por via das dúvidas, Ayrton, dos juniores, foi relacionado.
Na esquerda, a situação é ainda mais complicada. Os três laterais estão machucados — Giovanni e Léo só voltam ano que vem e Breno Lopes é incógnita. Com isso, o zagueiro Victor Oliveira foi improvisado no setor no treino de ontem. Douglas, do time sub-20, foi chamado às pressas e se juntou ao grupo em Porto Alegre, podendo ser aproveitado também.
Se não bastassem os desfalques, os problemas nas laterais vieram justamente contra uma equipe que preocupa o treinador pelo estilo de jogo pelos lados do campo.
“O Santos é um time altamente ofensivo começando pelos seus laterais, que são pontas. A única dúvida no time é a lateral esquerda. Dei uma olhadinha no Douglas no treino e quero dar mais uma conferida. Higor Leite entrou bem contra o Grêmio, com personalidade em uma situação difícil, e vou dar uma oportunidade para ele”, explicou Eduardo Baptista.
ESCOLHA TÁTICA NO ATAQUE
Das opções que tinha para substituir o capitão Fred, Eduardo Baptista optou por Wellington Paulista em vez de Magno Alves por uma questão tática. A ideia é tentar atrapalhar a saída de bola da equipe adversária.
“O Santos tem um diferencial que é o Renato, o principal articulador. Preciso de um cara de força, de velocidade, para que contenha esse homem. O Wellington Paulista tem essas características para eu conter as investidas dele e, quando eu estiver com a bola, ter velocidade para sair para jogar”, explicou o treinador.
Ele lamentou a ausência de Fred: “É um líder dentro e fora do campo. Dá exemplo.”

Onze linhas de ônibus (RJ) serão extintas neste sábado. Veja roteiros

Na véspera da mudança, cariocas criticavam desinformação

Gustavo Ribeiro
Rio - Começa neste sábado a revolução dos ônibus na cidade, mas muita gente ainda está perdida. Seis linhas que iam direto da Barra, do Recreio e de Vargem Grande (Piabas) para o Centro, passando pela Zona Sul, não existem mais desde o início da madrugada. Também estão extintas cinco linhas que saíam desses bairros para a Gávea e para o Leme. Ontem, véspera das mudanças, passageiros reclamavam de falta de informação. A prova de fogo será na segunda-feira.
Foto: Arte O Dia
A maioria dos passageiros ainda se pergunta o que vai mudar. Inicialmente, a rotina. Isso porque, para chegar ao Centro, da Zona Oeste, apreciando a vista do mar, agora é necessário pegar dois ônibus em vez de um. O mesmo será para percorrer o caminho inverso. Por isso, foram criadas quatro linhas (integradas), duas partindo do Alvorada, uma do Recreio e outra de Vargem Grande, todas com destino ao Shopping RioSul, em Botafogo, ponto final das novas integrações.
Ao descer no shopping, o passageiro que quiser seguir para o Centro pode pegar a segunda condução ali mesmo. A prefeitura recomenda que seja utilizada a quinta linha criada hoje: a Troncal 1, que ligará a Praça General Osório à Central do Brasil, via Avenida Nossa Senhora de Copacabana e Aterro do Flamengo. A baldeação no sentido Zona Oeste será em frente à Casa Daros, do lado oposto do RioSul, na Avenida Lauro Sodré. Os usuários do Bilhete Único não sairão no prejuízo com a segunda passagem.
Em entrevista coletiva no início da semana, o subsecretário de Planejamento da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Alexandre Sansão, prometeu que a espera pelo ônibus de integração no RioSul não vai demorar mais do que cinco minutos. Conforme a SMTR vinha divulgando, o objetivo da racionalização é acabar com a sobreposição das linhas, a disputa por passageiros nos pontos e, assim, garantir mais fluidez no trânsito e menos tempo de viagem. Cerca de 700 coletivos vão sumir das ruas até março, quando o processo deve ser finalizado.
Quem vem do Centro com destino à Zona Oeste terá de trocar de condução nesta calçada, em Botafogo, único ponto sinalizado nesta sexta-feira
Foto: João Laet / Agência O Dia
‘Segunda-feira vai ser uma confusão’, diz passageira

“Mentira que vão acabar?!”, exclamou ontem, surpresa, a assessora parlamentar Luana de Paula, 33, ao saber que linhas que costuma usar seriam extintas. Ela estava em um ponto movimentado da Avenida Rio Branco, à tarde, onde a 314 (Central-Barra) e a 318 (Barra Sul-Castelo), atingidas pela racionalização, embarcavam e desembarcavam passageiros. Não havia informação. “Segunda-feira vai ser uma confusão, porque ainda não vi divulgação nos ônibus ou pontos”, disse Luana, que também costumava usar a 382 (Carioca-Piabas). “Para quem não tem Bilhete Único vai sair mais caro”, reclamou.
A fim de evitar que os passageiros tenham gastos com a baldeação, a RioCard vai disponibilizar vendedores do Bilhete Único Carioca (BUC) nos pontos do RioSul e da Casa Daros a partir de hoje. O cartão custará R$ 4,40 e vem com uma passagem (R$ 1 equivale ao preço do cartão). Nesses locais, também serão colados cartazes indicando os pontos de recarga próximos aos destinos das respectivas linhas. O BUC permite a integração entre dois trajetos, no intervalo de duas horas e meia, por R$ 3,40.

Luana e Leonardo serão ‘viúvos’ da 314 e da 318, linhas extintas hoje, e reclamam que foram pegos de surpresa pelas alterações
Foto: João Laet / Agência O Dia
O DIA esteve, também ontem à tarde, no ponto final do 332 (Alvorada-Castelo). Dos três ônibus parados lá, nenhum tinha cartaz informativo, nem panfletos estavam sendo distribuídos. “Ainda não vi divulgação oficial e não estava sabendo das mudanças”, afirmou o estudante Leonardo Amaral, 23 anos, passageiro da 314 e da 318.
O Rio Ônibus informou que 100 mil panfletos estão sendo distribuídos em pontos-chave e que cartazes informativos teriam sido colados em todos os ônibus das linhas alteradas. “Essa operação é maleável e dinâmica, podendo ser reforçada em alguns pontos em função da demanda ao longo dos dias”, acrescentou o sindicato em nota.

Deslizamento de terra deixa mortos e desaparecidos na Guatemala

Autoridades afirmam que há 30 mortos e até 600 desaparecidos.
Chuva forte causou deslizamento e soterrou casas.

Do G1, em São Paulo
Um forte deslizamento de terra soterrou casas na Guatemalae deixou pelo menos 30 mortos e centenas de desaparecidos, segundo as agências de notícias internacionais. O número de pessoas procuradas varia entre 450 e 600.
Chuvas fortes causaram o deslizamento de barro e pedras sobre cerca de 125 casas na quinta-feira (1) à noite em Santa Catarina Pinula, a poucos quilômetros da Cidade da Guatemala.

Segundo Alejandro Maldonado, titular da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred), que é filho do presidente Alejandro Maldonado, o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas.

O último balanço da Conred indica que 34 pessoas foram resgatadas com vida e que 43 estão em um abrigo do governo.
Criança é carregada no resgate de vítimas de um deslizamento de terra na Guatemala nesta sexta-feira (2) (Foto: AFP PHOTO / Johan ORDONEZ)Criança é carregada no resgate de vítimas de um deslizamento de terra na Guatemala nesta sexta-feira (2) (Foto: AFP PHOTO / Johan ORDONEZ)
Equipes de resgate estão buscando sobreviventes em meio aos escombros. Cerca de 50 pessoas que perderam suas casas foram levadas para abrigos. O desastre é um dos piores na história recente do país centro-americano.

"É muito difícil o trabalho de resgate devido ao terreno acidentado, praticamente é como uma montanha", disse à AFP Cecilio Chacaj, socorrista dos Bombeiros Municipais Departamentais, momentos antes de resgatar um homem com vida.

Vários familiares informaram que estão recebendo mensagens de texto de pessoas presas sob as casas.

O deslizamento surpreendeu a todos durante a noite nesta zona declarada de alto risco por estar próxima a um morro e a um rio.
Equipes de resgate fazem busca por sobreviventes após um deslizamento de terra em Cambray, um bairro no subúrbio de Santa Catarina Pinula, a leste da Cidade da Guatemala. Uma colina desabou após fortes chuvas, enterrando várias casas  (Foto:  Moises Castillo/AP)Equipes de resgate fazem busca por sobreviventes após um deslizamento de terra em Cambray, um bairro no subúrbio de Santa Catarina Pinula, a leste da Cidade da Guatemala. Uma colina desabou após fortes chuvas, enterrando várias casas (Foto: Moises Castillo/AP)

As autoridades do país advertiram que a região enfrenta um desastre de “grandes proporções”, segundo a EFE.
"A situação é complexa porque, segundo os mapas do município, havia 68 residências na área, mas a informação que temos é que havia outra quantidade de casas informais nos morros afetadas pelo deslizamento", explicou o secretário executivo da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Alejandro Maldonado, a uma emissora local.
Segundo Maldonado, mais de 100 casas podem ter sido atingidas. Ele acrescenta que a prioridade é buscar pessoas debaixo dos escombros e evacuar as áreas de risco.

"Somos um belo país, mas também somos muito vulneráveis a este tipo de catástrofe", disse o presidente Maldonado, ao anunciar que a comunidade internacional já ofereceu ajuda para socorrer as pessoas atingidas.

Moradores deixam área afetada por um deslizamento de terra em Santa Catarina Pinula, na periferia da Cidade da Guatemala. Segundo a imprensa local, seis corpos foram recuperados a partir de lama e cerca de 40 casas foram destruídas (Foto:  Josue Decavele/Reuters)Moradores deixam área afetada por um deslizamento de terra em Santa Catarina Pinula, na periferia da Cidade da Guatemala. Segundo a imprensa local, seis corpos foram recuperados a partir de lama e cerca de 40 casas foram destruídas (Foto: Josue Decavele/Reuters)
Santa Catarina Pinula, Guatemala
  • Deslizamento provocou mortes e deixou centenas de desaparecidos

ATIVIDADE FÍSICA É FUNDAMENTAL PARA TRATAMENTO DE DORES NA COLUNA

Especialista diz que atividade física é fundamental para tratamento da dor na coluna
Paciente com desconforto deve realizar um tratamento adequado, e se movimentar, buscando sempre a evolução progressiva de exercícios.

O "Global Burden of Disease Study" (O Estudo Global do Fardo das Doenças) concluiu que as condições musculoesqueléticas são as principais causas de incapacidade. Nesse sentido, diversas evidências demonstram que a atividade física adequada é fundamental para um tratamento eficaz e prevenção de incapacidades, tais como dores nas costas.

Na opinião do fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), o país está atrasado em relação a essa conclusão porque a maioria dos profissionais de saúde não possui conhecimentos dos estudos e continuam prescrevendo ou orientando pacientes a fazerem repouso, se afastarem do trabalho e até mesmo de suas atividades de vida diárias.

“Devemos incentivar o paciente com dor a realizar um tratamento adequado, e a se movimentar cada vez mais, dentro de suas capacidades físicas, buscando sempre a evolução progressiva de exercícios e cargas”.


Alguns pontos merecem uma reflexão, pois é preciso descobrir qual a melhor modalidade, a frequência semanal, duração do treino e intensidade. “Com um trabalho de um profissional que se importa com estes detalhes e estimula o paciente a progredir, a dor irá diminuir e ele ficará cada vez mais feliz e satisfeito. Precisamos estimular e motivá-lo, jamais assustá-lo, pois isso poderá gerar cinesiofobia (medo do movimento) e catastrofismo”.

Hérnia de disco, abaulamento discal, artrose facetária, degeneração discal, instabilidade lombar, estão entre as doenças mais comuns relacionadas às condições musculoesqueléticas dos brasileiros.


Os fisioterapeutas deveriam se preocupar mais com as pessoas que vivem com dor e incapacidade. “Alguns profissionais não conhecem estes estudos e consequentemente acreditam que tudo está sendo feito de maneira correta.


Notamos diariamente nos nossos consultórios pacientes cansados de tratamentos com diversos tipos de medicamentos, indicações cirúrgicas desnecessárias e sessões de fisioterapia que não geram alívio algum de dor. Experimentam diversas técnicas e não obtém resposta. 

Poucos seguem a linha de trabalho de ouvir, analisar o histórico de vida, acalmar e principalmente motivar o paciente à pratica de atividade física

A dor e a incapacidade devem ser combatidas com tratamento correto e exercícios”.

É preciso avaliar sempre cada caso com muito cuidado. “É fundamental prescrever exercícios conforme a incapacidade e a dor e estimular o paciente a realizar os movimentos com segurança para alívio desses desconfortos”.

Sua dieta

10.02.2015

Dilma anuncia corte de 3 mil cargos comissionados e reduz salários de ministros


Meta-do-Brasil-é-reduzir-emissão-de-gases-em-43-até-2030-anuncia-Dilma-759x400
A presidenta Dilma Rousseff acabou de anunciar um conjunto de medidas administrativas para reduzir os gastos do governo. “Com essas iniciativas que terão que ser reforçadas permanentemente queremos contribuir para que o Brasil saia mais rapidamente da crise, crescendo, gerando emprego e renda. Essa reforma vai nos ajudar a efetivar as medidas já tomadas para o reequilíbrio fiscal e aquelas que estão em andamento. Vai propiciar, portanto, o reequilíbrio fiscal, o controle da inflação e consolidar a estabilidade macroeconômica aumentando a confiança na economia”, disse.
Ela anunciou a redução de 30 secretarias nacionais em todos os ministérios, a criação de um limite de gastos com telefonia e passagens aéreas, o corte de 10% na remuneração dos ministros e a revisão de todos os contratos de aluguel e de prestação de serviço.
A presidenta anunciou ainda a definição de metas de eficiência no uso de água e energia e o corte de 3 mil cargos em comissão. Outro anúncio foi a redução em até 20% dos gastos de custeio e de contratação de serviços terceirizados tornando obrigatória a criação de uma central de automóveis com intuito de reduzir e otimizar a frota que atende aos ministérios.

Fonte: EBC

Adolescente tem hepatite grave por beber chá verde para emagrecer

Garota tomava três xícaras de chá verde por dia; nessa quantidade, substância presente no chá é nociva ao fígado

Muitos chás não são inócuos. A prova disso é uma adolescente de 16 anos que tomava três xícaras por dia de chá verde, com a intenção de perder peso. O resultado desse tempo exposto ao excesso de catequina, substância do chá que faz mal ao fígado, foi uma inflamação severa no órgão, que causou uma hepatite. A garota começou a sentir fraqueza, náusea e dores no estômago e nas articulações. As informações são do jornal DailyMail.
Thinkstock/Getty Images
"Chá verde não é antioxidante coisa nenhuma", diz hepatologista; substância presente no chá é nociva ao fígado e pode causar falência no órgão
À primeira vista, os médicos pensaram que eram sintomas de uma infecção no trato urinário e prescreveram antibióticos. Depois de duas doses dos remédios, os sintomas persistiram e ficaram mais fortes. Ela, então, foi internada em um hospital no interior da Inglaterra. 
No momento da hospitalização, a garota, que não teve o seu nome revelado, já estava com icterícia, que deixou sua pele e olhos amarelados. A sua condição de saúde era crítica e os médicos, então, descobriram que ela estava com hepatite. A hepatite pode ser causada por vírus ou por substâncias externas, como o álcool e remédios.
Na investigação médica, a moradora do Reino Unido negou ser consumidora de álcool ou de outros medicamentos que poderiam causar danos ao fígado, como o paracetamol ou drogas ilegais. Além disso, ela não havia viajado para locais onde poderia ter contraído vírus que causariam a hepatite, tampouco havia passado por transfusões de sangue.
Ela informou aos médicos, então, que comprava chá verde pela internet, movida pela promessa de que ele poderia levar à perda de peso. 
>> Veja oito coisas que prejudicam o fígado:
Procure não engordar. A obesidade causa gordura no fígado, condição que recebe o nome de esteatose hepática. Foto: Thinkstock/Getty Images
Álcool em excesso causa lesões no fígado e pode levar à cirrose hepática. Foto: Getty Images
Suplementos vitamínicos sem necessidade: a vitamina C aumenta a absorção de ferro, por exemplo, e o excesso de ferro lesiona o fígado. Foto: Getty Images
Chá-verde em excesso pode causar falência do fígado. Cuidado! . Foto: Thinkstock/Getty Images
Aloe vera não é nada legal para o fígado.
Chás, como o de erva-cavalinha, cáscara-sagrada, espinheira-santa, mãe-boa, sacada, fedegoso e picão preto fazem mal ao fígado e podem até mesmo levar a um transplante do órgão. Foto: Thinkstock/Getty Images
Cuidado com o vírus da hepatite C, que é transmitido por meio de sangue contaminado. Ele lesiona o fígado a ponto de precisar de um transplante. Foto: Thinkstock
Não se automedique. Os remédios podem lesionar o fígado. Um médico consegue avaliar se o benefício supera o risco e prescrever a melhor opção. Foto: Thinkstock/Getty Images
Procure não engordar. A obesidade causa gordura no fígado, condição que recebe o nome de esteatose hepática. Foto: Thinkstock/Getty Images
1/8
close
Ela havia comprado duas caixas de chá e estava tomando três xícaras por dia há alguns meses. Os médicos pediram, então, que ela parasse de tomar imediatamente e fizeram o tratamento para restabelecer a sua saúde. Os especialistas, então, descobriram que um ingrediente contido no chá estava causando todo o problema na garota. 
Depois de dois meses de tratamento, os médicos conseguiram recuperar as funções do seu fígado, órgão responsável por eliminar as toxinas do corpo.








O chá verde já havia sido ligado à danos ao fígado no passado, e há dúzias de casos documentados na literatura médica de pessoas que ficaram doentes depois de tomar chá verde nas mais diversas formas, seja em pó, em infusões, extratos ou pílulas. 
Em entrevista ao iG, o hepatologista membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Raymundo Paraná, explicou que o chá verde, em excesso, é tóxico e pode causar hepatite grave. Segundo ele, a lesão no fígado costuma acontecer quando ingerido em grande quantidade por dois a três meses. "Precisa de um tempo para acumular e depende do uso por mais de 30 dias”, informa.
A catequina que está presente no chá verde é tóxica ao fígado. “Em uma ou duas xícaras, a quantidade de catequina é pequena, mas em quantidades maiores causa mal ao fígado. O chá verde não é antioxidante coisa nenhuma. É só um chá”, alerta o médico.
Leia mais sobre saúde

10.01.2015

Balança tem melhor setembro desde 2011 e saldo supera US$ 10 bi no ano

Superávit de setembro soma US$ 2,94 bilhões, informou o governo.
Na parcial do ano, saldo positivo tem o melhor resultado desde 2012.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
A balança comercial teve um superávit (exportações maiores que as importações) de US$ 2,94 bilhões em setembro – o melhor resultado para o mês desde 2011, quando o superávit foi de US$ 3,07 bilhões, segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) nesta quinta-feira (1º).
No mesmo mês de 2014, a balança teve déficit (importações maiores que as exportações) de US$ 939 milhões.
BALANÇA COMERCIAL
Meses de setembro, em US$ bilhões
1,073,072,551,99-0,942,94201020122014-2-101234
Fonte: MDIC
Apesar do resultado positivo do mês passado, houve queda nas exportações. As vendas ao exterior somaram US$ 16,14 bilhões, uma média diária de US$ 769 – 13,8% menos em setembro de 2014. As importações, no entanto, caíram mais: 32,7%, para US$ 13,2 bilhões, média diária de US$ 769 milhões.
"O principal fator para a queda das importações foi a demanda interna [mais fraca por conta da recessão na economia], mas o dólar também têm impacto [nas compras do exterior]", avaliou o diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Herlon Brandão.
No caso das exportações, houve recuo nas vendas de todas as categorias de produtos: semimanufaturados (-12,2%), básicos (-19,6%) e manufaturados (-4,6%). Já a queda nas importações foi puxada por menores gastos com combustíveis e lubrificantes (-61,9%), matérias-primas (-26%), bens de consumo (-23,4%) e máquinas e equipamentos para produção (-27,4%).
Parcial ao ano
Já no acumulado dos nove primeiros meses deste ano, ainda segunda dados oficiais, o saldo positivo (exportações menos importações) somou US$ 10,24 bilhões. Trata-se do melhor resultado para este período desde 2012, quando o superávit ficou em US$ 15,69 bilhões. Em igual período do ano passado, foi contabilizado um déficit de US$ 742 milhões.
De acordo com dados oficiais, a  melhora do saldo comercial de janeiro a setembro deste ano está relacionada, entre outros fatores, com o baixo patamar das importações. Nos nove primeiros meses deste ano, as compras do exterior somaram US$ 134,24 bilhões, com queda de 22,6% frente ao mesmo período do ano passado.
Ao mesmo tempo, o patamar de importações, no acumulado deste ano, somou US$ 717 milhões pela média por dias úteis. Se fechasse neste patamar em 2015, seria a menor média diária de compras do exterior desde 2009 - quando somou US$ 510 milhões.
Nos nove primeiros meses deste ano, as exportações somaram US$ 144,49 bilhões, com média diária de US$ 772 milhões (queda de 16,3% sobre o mesmo período do ano passado).
  •  
BALANÇA COMERCIAL
Acumulado janeiro a setembro, em US$ bilhões
12,6823,0615,69-1,76-0,6910,24201020122014-50510152025
Fonte: MDIC
Conta petróleo impacta resultado
Ainda segundo o governo, a melhora da balança comercial, no acumulado deste ano, também está relacionada, também, com a queda do preço do petróleo. Como o Brasil mais importa do que vende petróleo ao exterior, o recuo do preço favorece a melhora do saldo comercial do país.
Os números mostram que a conta petróleo, que inclui petróleo, derivados e combustíveis, teve déficit de US$ 3,55 bilhões de janeiro a setembro deste ano, contra um resultado negativo de US$ 12,88 bilhões em igual período do ano passado.
Somente este fator, portanto, foi responsável por uma melhora de US$ 9,32 bilhões no saldo comercial na parcial de 2015 - o que equivale a cerca de 85% da reversão total (US$ 10,98 bilhões) do saldo nos nove primeiros meses de 2015.
Resultado de 2014
Em 2014, a balança comercial brasileira teve déficit (importações maiores do que vendas externas) de US$ 3,95 bilhões, o pior resultado para um ano fechado desde 1998, quando houve saldo negativo de US$ 6,62 bilhões. Também foi o primeiro déficit comercial desde o ano 2000, quando as compras do exterior ficaram US$ 731 milhões acima das exportações.
De acordo com o governo, a piora do resultado comercial no ano passado aconteceu, principalmente, por conta da queda no preço das "commodities" (produtos básicos com cotação internacional, como minério de ferro, petróleo e alimentos, por exemplo); pela crise econômica na Argentina – país que é um dos principais compradores de produtos brasileiros – e pelos gastos do Brasil com importação de combustíveis.
Estimativas do mercado e do BC para 2015
A expectativa do mercado financeiro para este ano, segundo pesquisa realizada pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras na semana passada, é de melhora do saldo comercial. A previsão dos analistas dos bancos é de um superávit de US$ 11 bilhões nas transações comerciais do país com o exterior.
Já o Banco Central prevê um superávit da balança comercial de US$ 12 bilhões para 2015, com exportações em US$ 192 bilhões e compras do exterior no valor de US$ 180 bilhões.
Segundo o diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Herlon Brandão, o superávit comercial da balança comercial em todo este ano pode atingir a marca dos US$ 15 bilhões. "O último trimestre do ano é superavitário. É possível que se chegue a até 15 bilhões [de saldo positivo]", disse ele.

Para o ganhador do Nobel de Química do ano passado, seu prêmio foi prematuro.

Foi prematuro terem me dado um prêmio Nobel, diz Eric Betzig

Para o ganhador do Nobel de Química do ano passado, seu prêmio foi prematuro.
"Com a microscopia de super-resolução, nós ainda não desvendamos um problema-chave em biologia que não pudesse ter sido abordado através de outros métodos", diz o americano Eric Betzig.
O comitê do Nobel justificou o prêmio por possibilitar o avanço da investigação da pesquisa sobre Alzheimer e Parkinson. No entanto, críticos apontam que não deu uma contribuição que não pudesse ter sido feita pelos métodos mais tradicionais —e Betzig concorda.
Veja abaixo a entrevista que ele deu à Folha.
*
Folha - O senhor disse que a microscopia de super-resolução ainda não trouxe grandes contribuições para a biologia celular. Teria então o prêmio Nobel sido precipitado?
Eric Betzig - Eu acho que o prêmio foi prematuro. Com a microscopia de super-resolução, ainda não desvendamos um problema-chave em biologia que não pudesse ter sido abordado por outros métodos. Nós aprendemos muito e já otimizamos bastante a técnica, mas ainda é cedo.
Como o senhor se sente, então, com relação ao prêmio?
Num certo sentido, se eu não tivesse ganhado o prêmio Nobel, minhas críticas sobre as limitações de diversos métodos de microscopia seriam vistas apenas como amargura. Mas porque eu ganhei o prêmio, as pessoas têm interesse em ouvir o que eu tenho a dizer.
Então a melhor parte de ter o Nobel é que as pessoas se interessam em ouvi-lo?
Exatamente. Mas isso quer dizer também que você tem que ter um cuidado danado com o que você tem a dizer. Não vou fazer como outros laureados que assinam, por exemplo, declarações sobre as mudanças climáticas.
Isso porque eu não vou colocar o peso do meu nome em algo em que eu não tenho conhecimento científico suficiente. E parece que querem que usar sua reputação em todas as causas.
Infográfico

Dilma Rousseff recebe apoio de ex-perseguidos políticos


A presidenta Dilma Rousseff recebeu apoio por meio de uma Carta Aberta assinada por ex-perseguidos políticos. Na mensagem, eles ressaltam a defesa da democracia e o apoio à presidenta contra os ataques de ódio e intolerância. “Não imaginávamos que as divergências políticas entre brasileiros chegassem ao ponto de ensaiar pedidos para sua desistência e renúncia, ou para instituir doloroso pedido de impedimento à permanência na Presidência do Brasil.”


Fotomontagem/Vermelho
Dilma Rousseff recebe apoio de ex-perseguidos políticos Dilma Rousseff recebe apoio de ex-perseguidos políticos
Segue abaixo a íntegra da Carta Aberta e o abaixo-assinado.

Carta Aberta à presidenta Dilma Rousseff

O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta, esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. (João Guimarães Rosa)

Presidenta Dilma,

Para iniciar nossa mensagem, escolhemos as palavras que a senhora usou em seu discurso de posse.

Não imaginávamos que as divergências políticas entre brasileiros chegassem ao ponto de ensaiar pedidos para sua desistência e renúncia, ou para instituir doloroso pedido de impedimento à permanência na Presidência do Brasil.

Nosso objetivo nesta mensagem é singelo: levar o apoio e a certeza de que a democracia que arduamente conquistamos deve suportar o questionamento, a crítica, a divergência, mas não pode sucumbir ao ódio, ao preconceito e principalmente aos interesses individuais e menores de qualquer natureza.

A construção desta democracia foi erguida à custa da defesa intransigente da liberdade e da justiça, sequestradas durante os 21 anos em que vigorou a ditadura civil-militar. O contingente de homens e mulheres que buscou resgatá-las reuniu notáveis e anônimos. Muitos pagaram com a vida a ousadia, outros trazem no corpo e na alma as sequelas da prisão, da tortura, do exílio. Permanece a dor indignada pelos assassinados e desaparecidos.

Sabemos que a fragilidade do momento, atravessado por denúncia de corrupção e de questionamentos de decisões políticas e econômicas, deve ser processada dentro das diretrizes republicanas que sustentam o Brasil. Não podemos sucumbir às múltiplas reordenações de interesses dos que ontem apoiaram e hoje saem afoitos na busca de interesses próprios. E sabemos também que toda a investida contra a continuidade e cumprimento do seu mandato visa diretamente o Estado Democrático de Direito, conquistado pelas nossas lutas ao lado de milhões de outros brasileiros e brasileiras, e consolidado na Constituição de 1988.

Imaginamos também, presidenta Dilma, que a solidão dos dirigentes é contingência que os fortes podem suportar se tiverem a certeza de que não estão sós.

Presidenta, a senhora não está só.

Somos homens e mulheres notáveis e somos anônimos. Somos os perseguidos políticos que estivemos presos, torturados, clandestinos, exilados, banidos, cassados e aposentados; somos familiares de mortos e desaparecidos políticos, e escolhemos um lado. Estamos ao seu lado.

Somos seus eleitores e muitos, seus amigos. O que nos aproxima é a certeza de que ao lhe havermos escolhido para dirigir o país, apostamos na ousadia de ter uma presidenta com um projeto de país mais justo e inclusivo, e a convicção de que a construção de uma democracia não deve sucumbir aos questionamentos que podem servir para aperfeiçoá-la.

Confiamos na escolha que fizemos ao entregar em suas mãos nossas melhores bandeiras. Acreditávamos e continuamos a acreditar que devem permanecer em suas mãos durante todo o tempo previsto para cumprimento deste mandato.

Nosso apoio e solidariedade.

Setembro de 2015

***

Assinam este manifesto:
 
Pilar Costa Santos e Sonia Lins,  presas políticas e exiladas. Hoje moram no Rio de Janeiro.


Eleonora Menicucci - Presa política; ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres; Brasilia/DF


Maria Auxiliadora Arantes - Presa política; psicóloga e psicanalista; São Paulo/SP

Alípio Freire - Preso político; jornalista; São Paulo/SP

Maria Aparecida Costa - Presa política; advogada; São Paulo/SP

Rita Sipahi - Presa política; advogada; São Paulo/SP

Aytan Sipahi - Preso político; médico; São Paulo/SP

Helenita Sipahi - Presa política; médica; São Paulo/SP

Maria Celeste Martins - Presa política; geógrafa; São Paulo/SP

Vera Vital Brasil - Presa política; psicóloga; Rio de Janeiro/RJ

Maurice Politi - Preso político; administrador; São Paulo

Fátima Oliveira Setúbal - Presa política, irmã de dois mortos políticos; professora de História; Rio de Janeiro/RJ

Paulo Vannuchi - Preso político; cientista político; São Paulo

Jorge A. Pimenta Filho - Preso político; sociólogo e psicanalista; Belo Horizonte/MG

Umberto Trigueiros Lima - Banido; jornalista; Rio de Janeiro

Lucia Vieira Caldas (Lucinha Alves) - Filha do desaparecido político Mário Alves; Niterói/RJ

Eva Teresa Skazufka - Presa política; médica; São Paulo/SP

Sebastião Velasco e Cruz - Preso político; cientista político; São Paulo/SP

Mariana Skazufka Bergel - Filha de presos políticos; jornalista e produtora cultural; São Paulo

Maria Lecticia Ligneul Cotrim - Presa política; aposentada; Rio de Janeiro

Darci T. Miyaki - Presa política; aposentada; Indaiatuba/SP

José de Souza Leal - Exilado, sequestrado, preso político, jornalista; Hamburgo/Alemanha

Marlos Bessa Mendes da Rocha - Preso político; professor universitário; Juiz de Fora/MG

Jane de Alencar - Presa política; jornalista; Rio de Janeiro

Ana Bursztyn-Miranda - Presa política; sanitarista; RJ

Luiz Carlos Sérvulo de Aquino - Parente de morto ou desaparecido político; engº florestal; Brasília/DF

Paulo Cannabrava Filho - Exilado; jornalista, editor de Diálogos do Sul; São Paulo/SP

Damaris Oliveira Lucena - Banida; aposentada; São Paulo/SP

Mario Henrique Bastos - Parente de morto ou desparecido político; jornalista; São Paulo

Benita Beatriz Accioli Cannabrava - Exilada; tradutora; São Paulo/SP

Ñasaindy Barrett de Araújo - Filha de morto ou desaparecido político; pedagoga, arteira e militante dos DH; Brasil

Newton Leão Duarte - Preso político; engenheiro; Rio de Janeiro

Aton Fon Filho - Preso político; Advogado, defensor de Direitos Humanos, militante social; São Paulo/SP

Marilia Guimaraes - Exilada; Presidente da rede em defesa da humanidade - empresa; Rio de Janeiro

Ernesto Carlos Dias do Nascimento - Banido; criança presa e banida; Tecnólogo; Garulhos/SP

Carlos Lichtsztejn - Preso político; economista; São Paulo/SP

Luis Carlos max do Nascimento - Banido; técnico industrial; Rio de Janeiro/RJ

Virgílio Gomes da Silva filho - Filho de morto ou desaparecido político; Engenheiro formado em Cuba; São Paulo/SP

Isabel Maria Gomes da Silva - Filha de morto ou desaparecido político; engenheira; São Paulo

Maria Helena Guimarães Pereira - Presa política; jornalista; Rio de Janeiro

Pedro Luiz Moreira Lima - Filho/Neto de ex-preso político; Aposentado; Rio de Janeiro

Danilo Curtiss Alvarenga - Banido; Professor, Artista, filho de banido, dos 70 no Chile; Belo Horizonte, MG

Alfredo Lopes Ferreira Filho - Exilado; Engenheiro e advogado; Recife

Carlos Russo Junior - Preso político; Escritor; São Paulo

Antônia Mara Vieira Loguercio - Presa política; Juiza do Trabalho aposentada e advogada; Porto Alegre

Gregorio Gomes da Silva - Filho de morto ou desaparecido político; Engenheiro e Bancário; São Paulo

Mário Augusto Jakobskind - Exilado; jornalista; Rio de Janeiro

Reinaldo Morano Filho - Preso político; médico; São Paulo/SP

Gilse Cosenza - Presa política; Assistente Social aposentada; Belo Horizonte

Cleber Maia - Preso Político; Economista; Belo Horizonte

Eledir Josino Silva de Araujo - Preso político; GRUJOC; Rio de Janeiro

Ary Almeida Normanha - Preso político; gráfico; São Paulo

Romildo Maranhão do Valle - Irmão de morto ou desaparecido político; engenheiro (serv.público aposentado); Rio de Janeiro/RJ

Paulo Pontes - Preso político; professor; Nordeste

Álvaro Caldas - Preso político; jornalista; Rio de Janeiro

Élio ferreira Rego - Clandestino; professor; Alagoas e Suécia

Jorge Ricardo Santos Gonçalves - Preso político; Professor de Sociologia; Rio de Janeiro/RJ

Gilberto Luciano Belloque - Preso político; Administrador de Empresas; São Paulo, capital

Maria Luiza L Garcia Belloque - Presa política; Pedagoga; São Paulo, capital

Vitor Cantal - Filho/Neto de ex-preso político; Estudante de Biologia; Ceará

Maria Yvone Loureiro Ribeiro - Presa política; economista; Alagoas

Celso Antunes Horta - Preso político; jornalista; São Paulo

Jun Nakabayashi - Preso político; São Paulo

Lourdinha de Moraes Schouten - Filha/Neta de ex-preso político; Educadora; São José do Rio Preto/SP

Camilo Tavares - Filho/Neto de ex-preso político; Diretor Cinema e TV; São Paulo

Sonia Lacerda Macêdo - Presa política; professora; Belo Horizonte/MG

Manoel Cyrillo de Oliveira Netto - Preso político; Publicitário; Campinas/SP

Adilson Citelli - Preso político; professor; São Paulo

Laura Cantal - Filha/Neta de ex-preso político; jornalista; São Paulo/SP

Tatiana Tannús Grama - Parente de morto ou desaparecido político; advogada; Brasília/DF

Maria Lúcia Alves Ferreira - Exilada; Bacharel em Comunicacao; São Paulo/SP

Betinho Duarte - Preso político; administrador; Belo Horizonte/MG

Juliana Aragão Ferreira - Neta de ex-preso político; Produtora Cultural; Rio de Janeiro

Rose Nogueira - Presa política; Presa Política; Jornalista; São Paulo/SP

Carlos Roberto Pittoli - Preso político; Capítão Exérciro Brasileiro Ref.-Coordenador da Comissão da Verdade de Bauru "Irmãos Petit"; Bauru-SP

Carlos Fayal - Banido; Cirurgião-Dentista, ex deputado Rio de janeiro; Rio de Janeiro

Eliete Ferrer - Exilada; professora; Rio de Janeiro

Vera Paiva - Filha de morto ou desaparecido político; professora; São Paulo

Márcia Savaget Fiani - Exilada; Atriz, prof. de teatro; funcionária pública; Rio de Janeiro/RJ

Maria Celia de Mello Lundberg - Presa política; Fisiterapeuta - Psicoterapeuta; Belo Horizonte

Leoncio de Queiroz Maya - Exilado; brizolista; Rio de Janeiro

Maria Aparecida dos Santos - Presa política; aposentada; Ribeirão Preto/SP

Sonia Maria de Arruda Beltrão - Presa política; arquiteta; Rio de Janeiro/RJ

Adail Ivan de Lemos - Preso Político, médico e psicanalista; Rio de Janeiro/RJ

Guiomar Silva Lopes - Presa política; médica; São Paulo/SP

José Luiz da Silveira BallockOOS - Filho/Neto de ex-preso político; professor e jornalista; Niteroi, Rio de Janeiro

Marcos Antônio do Prado Valladares da Silva Lima - Filho de morto ou desaparecido político; Produtor Audiovisual; Rio de Janeiro

Victor Medeiros do Paço - Exilado; Engenheiro (Petrobrás); Rio de Janeiro

Nestor Cozetti - Exilado; jornalista; Goiânia

José Gradel - Exilado; tradutor; Rio de Janeiro

Josenilda Duarte - Exilada; Escritora e Professora de Literatura; Göteborg - Suécia

Sergio Teixeira Ferreira; Clandestino; médico; Rio de Janeiro/RJ

Antonio Roberto Espinosa - Preso político; Professor universitário; Osasco/SP

Luiz Carlos de Sousa Santos - Preso político; economista-UFF; Rio de Janeiro/RJ

Rildete Alves Rodrigues - Irmã de morta ou desaparecida política; Exilada, aposentada; Pernambuco/Dinamarca

José Luiz Del Roio - Exilada; arquivista; São Paulo/SP

Heladio Campos Leme - Preso político; professor; São Paulo

Hamilcar Boucinhas - Preso político; arquiteto; São Paulo

Beluce Bellucci - Exilado(a); economista; Rio de Janeiro

Nair Yumiko Kobashi - Presa política; professora; São Paulo

Thelma Santos de Melo - Filha/Neta de ex-preso político; Engenheira agrônoma; Goiânia-GO

Maria Celeste F.F.Marcondes - Exilada; Tradutora, revisora , aposentada; São Paulo

Solange Maria Santana - Presa política; socióloga, Propriá/SE; São Paulo/SP

Pedro França Viegas - Banido; Jornalista aposentado; São Luís/MA

Joao Baltar - Exilado; engenheiro aposentado; Montreal, Canada

Izaias Almada - Preso político; escritor; São Paulo

Elza Viegas - Exilada; Aposentada; Sorocaba/SP

Carlos de Freitas - Exilado; professor; Belo Horizonte

Jose Flavio de Oliveira - Preso político; professor; São Paulo

Felipe José Lindoso - Preso político; Antropólogo; São Paulo

Antonio José de Barros - Exilado; Assistente Social

Celso Simões Bredariol - Preso político; Agronomo e Ambientalista; Rio de Janeiro

Lincoln de Santa Cruz Oliveira Filho - Irmão de Fernando Santa Cruz, preso político morto e desaparecido político, de Rosalina Santa Cruz presa política e de Marcelo Santa Cruz expulso da universidade e proíbido de estudar no Brasil por três anos. Recife/PE

Airton Antonio Castagna - Preso político; Engenheiro Agrônomo; Sudeste

Mauricio Lopes - Filho/Neto de ex-preso político; Engenheiro Petroleo; Porto Rico

Olga d’Arc Pimentel – Presa política, socióloga, zona rural do Rio Negro/AM

Angela Mendes de Almeida - Presa política; Historiadora, ex-presa política, ex-exilada, viúva do morto Luiz Eduardo Merlino; São Paulo

Ana Ligia - Filha/Neta de ex-preso político; Empresaria; Rio de Janeiro

Ana Corbisier - Clandestina; Socióloga; São Paulo/SP

Wilma Ary - Presa política; jornalista; São Paulo

José Arrabal - Preso político; Escritor, professor e jornalista

Carlos Eduardo Fernandez da Silveira - Preso político; economista; São Paulo

Danielle M Breyton - Filha/Neta de ex-preso político; psicanalista; SP

Sonia Lafoz - Exilada; Socióloga; Ctba-PR

Aderbal Farias Magalhães - Preso político; Professor Aposentado da UNICAMP, Preso Político como Membro do DCE-UFCe/1964 ; Campinas/SP

Elzira Vilela - Presa política; médica; São Paulo

Ronilde Rocha Machado - Presa política; Professora de História; São Paulo

Ari Celestino Leite - Exilado; Funcionario Estatal aposentado; Rio de Janeiro

Marta Moraes Nehring - Filha de morto ou desaparecido político; professora; São Paulo

Maria Aparecida Baccega/ José Adolfo de Granville Ponce (falecido) - Presa política; professora; São Paulo

Vanderley Caixe t - Filho/Netode ex-preso político; Advogado; Ribeirão Preto/SP

Leopold Nosek - Preso político; Medico Psicanalista; SP

Antonio Carlos Fon - Preso político; jornalista, aposentado; São Paulo/SP

Roberto Menkes - Exilado; Professor universitário; Estocolmo, Suécia

Zenaide Machado de Oliveira - Presa política; Socióloga; Campinas/SP

Vilma Amaro - Exilada; jornalista, foi líder estudantil; Estado de SP

Maria Josephina Facciolla Rubino - Parente de morto ou desaparecido político; psicóloga; São Paulo/SP

Camila Sipahi Pires - Filha/Neta de ex-preso político; editora de Arte; São Paulo/SP

Samuel Aarão Reis - Banido; professor; Rio de Janeiro

Maria do Carmo Ibiapina - Presa política; Socióloga e Professora; RJ

Clair da Flora Martins - Presa política; Advogada; Curitiba

Tania Roque - Presa política; Cirurgia-dentista - Rio de Janeiro

Moacir Barbosa - Preso político; Gráfico; São Paulo/SP

Shellah Avellar - Filha/Neta de ex-preso político; arquiteta; São Paulo

Cláudio Galeno Linhares - Exilado; jornalista; Minas Gerais

Gilson de Moura Modesto - Preso político; projetista; São Paulo

Elza Ferreira Lobo - Presa política; educadora; São Paulo

Zélia Leal Adghirni - Exilada; jornalista; Rio Grande do Sul

Ana Fonseca - Presa política; ex-presa política, pesquisadora da Unicamp; Campinas - São Paulo

Maria José Silveira; Exilada; escritora; São Paulo

Celso Frateschi - Preso político; Ator/Professor; São Paulo

André Tsutomu Ota - Preso político; físico; Londrina/PR

Matilde Maria Almeida Melo - Presa política; Socióloga e Professora; São Paulo

Raul Ellwanger – exilado, músico, Porto Alegre/RS

Renata Ferraz Guerra de Andrade - Exilada; tradutora; Rio de Janeiro

Artur Machado Scavone - Preso político; jornalista; São Paulo

Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque - Exilada; Socióloga; Fortaleza/CE

Terezinha Souza Amorim - Irmã de morto ou desaparecido político; Irmã de desaparecido político; Goiânia/GO

Dulce Maia de Souza - Banida; promotora cultural; Cunha/SP

Paulo Roberto Beskow - Preso político; Economista, Professor universitário aposentado da UFSCar; Campinas, SP

Antonio Trigueiros - Exilado; Fisico atomico; Salvador/BA

José Pereira da Silva - Preso político; economista/canaricultor; Rio de Janeiro

Pedro Paulo Chieffi - Preso político; médico; São Paulo/SP

Zilea Reznik - Preso pollítica; aposentada; Rio de Janeiro

Aluizio Palmar - Banido; jornalista; Paraná

Rosalina de Santa Cruz - Presa política; prof universitaria; São Paulo

Sonia Lucia Castanheira - Presa política; Tradutora; Hernandarias/Paraguay

Lúcia Velloso Maurício - Presa política; Professora UERJ; Rio de Janeiro

Amanda Cericato Palmar - Filha/Neta de ex-preso político; estudante; Paraná

Eunice de Almeida Palmar - Filha/Neta de ex-preso político; professora; Paraná

Vilma Barban - Presa política; pesquisadora; São Paulo

Renato L Martinelli - Preso político; aposentado; São Paulo

Derlei Catarina De Luca - presa política; professora; Santa Catarina

Rute Maria Bevilaqua - Filha/Neta de ex-preso político; Tecnóloga/INPE-aposentada; São Paulo/SP

José Roberto Michelazzo - Preso político; Educador; Piracicaba/SP

Ângela Telma Lucena - Filha de morto ou desaparecido político; jornalista; São Paulo

Denise Oliveira Lucena - Filha de morto ou desaparecido político; Técnica de enfermagem - São Paulo

Adilson Oliveira Lucena - Filho de morto ou desaparecido político; Professor; São Paulo

Lenira Machado - Presa política; presa política/filha de presos políticos - socióloga; São Paulo/SP

Sonia Yessin Ramos - Banida; advogada; Rio de Janeiro

José Carlos Gondim - Clandestino; Professor e Jornalista; Belém do Pará

Lays Machado - Presa política; Educadora; São Paulo

Maria de Nazare Coelho Antero - Clandestina; Administração; Fortaleza/CE

Vicente Alessi Filho - Preso político; jornalista; São Paulo/SP

Nair Yumiko Kobashi - Presa política; professora; São Paulo/SP

Ana Mércia Silva Roberts - Presa política; Socióloga - Professora - São Paulo

Antonio Carlos Granado - Preso político; Economista; São Paulo

Nilza Pires de Azevedo - Filha/Neta de ex-preso político; jornalista, professora, aposentada; Belo Horizonte/MG

Divo Guisoni - Clandestino; Comerciário - aposentado; Florianópolis

Fernanda Alencar Moreira Marques - Parente de morto ou desaparecido político; Professora; Fortaleza/CE

Diva Soares Santana -grupo tortura nunca mais Bahia - Irmã de morto ou desaparecido político; Secretaria; Bahia

Leane Almeida - Presa política; paisagista; São Paulo

Ivaldevan Calheiros - Preso político; Arquiteto; Olinda/PE

Beatriz do Valle Bargieri - Presa política; Advogada; São Paulo

Iza Guerra Labelle - Exilada; Antropologa; Rio de Janeiro

Luiz Augusto Gollo - Exilado; Jornalista, anistiado, editor do blog Cidadaniaki.com; Rio de Janeiro

Colombo Vieira de Sousa Júnior - Preso político; cidadão; Niterói/RJ

Anatailde de Paula Crêspo - Exilada; pedagoga, tradutora; Recife/PE

André Kobashi de Faria - Filho/Neto de ex-preso político; Fotógrafo; São Paulo

Waldemir Bargieri - Preso político; Geógrafo; SP

Filomena Chiarella - Presa política; Artista plástica, cozinheira; São Paulo

Maria do Socorro Diógenes - Presa política; Professora aposentada; Cearense-moro em São Paulo

Sinclair Cecchini - Preso político; servidor federal aposentado; Rio de Janeiro

Júlio César Senra Barros - Preso político; Anistiado Ex Preso Político; Rio de Janeiro

Milton Fernandes Borges - Exilado; Psicoterapeuta; Bahia

Alice Xavier - Exilada; tradutora; Rio de Janeiro

Luzia Margareth Rago - Clandestina; Professora universitaria; São Paulo

João V. Goulart - Exilado; Diretor Instituto Presidente João Goulart; Rio de Janeiro

José Adeildo Ramos - Preso político; Marinheiro, Professor, Historiador; João Pessoa/PB

Monica Eustaquio Fonseca - Presa política; Professora; Belo Horizonte/MG

José Juca Alves Neto - Exilado; Administrador hospitalar; Vitória

Graça Lago - Presa política; Aposentada; Rio de Janeiro

Helenalda Resende de s.Nazareth - Irmão(ã) de morto ou desaparecido político; Professora aposentada; São Paulo

Raul Carlos Calle de Paula e Silva - Filho(a)/Netoa) de ex-preso político; Estudante; Pernambuco

Marcelo Regius Gomes Bastos - Exilado; advogado, sociólogo e professor; Porto Alegre/RS

Leda Montenegro Raimundo - Presa política; Escritora; Rio de Janeiro

Ruth Cavalcante - Exilada; Educadora Biocentrica; Fortaleza/CE

Maria Amélia de Almeida Teles - Parente de morto ou desaparecido político; Professora; São Paulo

Anatólio Julião - Exilado; Sociólogo; Recife/PE

Antonio Trigueiros - Preso político; Professor universitario; Salvador/BA

Nélie Sa Pereira - Exilada; aposentada; Salvador/BA

Maria Luiza Flores da Cunha Bierrenbach - Presa política; advogada; São Paulo/SP

José Carlos Vidal - Preso político; Economista; Brasilia

Nanci Marietto - Exilada; aposentada, ex preso politica e exilada; estou na Itália

José Flamarion Pelúcio Silva - Preso político; bancário; Lisboa/Portugal

Sergio Ferro Pereira - Preso político; Professor, Pintor; São Paulo

Marilda Lopes Ginez de Lara - Presa política; professora; São Paulo

Durval de Lara Filho - Preso político; Arquiteto; São Paulo

Denise Antonucci - Presa política; arquiteta urbanista; São Paulo/SP

Andre Almeida Cunha Arantes - Filho/Neto de ex-preso político; Profissional de Educação Fisica; Brasilia

Priscila Almeida Cunha Arantes - Filha/Neta de ex-preso político; Professora universitária e gestora cultural; São Paulo

Rejane Alves Fraissat - Presa política; Médica Sanitarista; São Paulo

Miguel Breyton Silva - Filho/Neto de ex-preso político; Estudante; São Paulo/ SP

Aldo Fogaça Balboni - Irmão de morto ou desaparecido político; Empresario; São Miguel Arcanjo

Vicente Roig - Preso político; advogado; São Paulo/SP

Devancyr Apparecido Romão - Preso político; pesquisador; São Paulo

Francisco Beltrão do Valle - Filho/Neto de ex-preso político; Professor; Rio de Janeiro/RJ

Jessie Jane Vieira de sousa - Presa política; professora da UFRJ; Rio de Janeiro

Laizio Rodrigues de Oliveira - Exilado; Anistiado político. Eterno estudante; Berlin/Alemanha

Isis Proença - Clandestina; Professora, Analista Judiciário aposentada, sofreu perseguições por ser mulher de Ivan Cavalcanti Proença, preso e cassado Oficial do Exército; Rio de Janeiro - RJ

Ivan Cavalcanti Proença - Preso político; Professor, militar anistiado, Brizolista; Rio de Janeiro/RJ

Maria Christina Rodrigues - Clandestina; Presidente da As. Memorial da Anistia Politica do Brasil; Belo Horizonte/MG

Raul Ellwanger - Exilado; Musico condenado LSN; Porto Alegre/RS

Filomena Chiarella - Presa política; Artista plástica, cozinheira; São Paulo

Manoel Lapa - Preso político; Engenheiro; Rio de Janeiro

Dulce Pandolfi - Presa política; Professoa/Historiadora; Rio de Janeiro

Nadja Volia Xavier e Souza - Filha/Neta de ex-preso político; professora de história; Rio de Janeiro

Ricardo Corrêa Pimenta; Clandestino; Administrador, perseguido político; Rio de Janeiro

Angela Maria Rocha; Presa política; Professora Universitária; São Paulo

Rafael Rocha Daud - Filho/Neto de ex-preso político; psicanalista e escritor; São Paulo

Eduardo Jim Montenegro - Filho/Neto de ex-preso político; cineasta; Rio de Janeiro

Magaly Alves de Mesquita - Presa política; Ex presa politica; Rio de Janeiro

Licia Hauer - Exilada; filha de exilados; Professora; Rio de Janeiro

Ludmila Yajgunovitch Mafra Frateschi - Filha/Neta de ex-preso político; Psicanalista; São Paulo

Marília Novais da Mata Machado - Irmã de morto ou desaparecido político; Professora, Irmã de José Carlos Novaes da Mata Machado, preso político assassinado pela ditadura; Belo Horizonte/MG

Pedro Rocha Filho - Preso político; economista; Santos/SP

Carlos Gilberto Pereira - Preso político; Metalurgico aposentado; São Paulo

Luiz Fenelon Pimentel Barbosa - Exilado; Economista; Brasilia

Eliane Macedo - Exilada; Aposentada; Nordeste

Suzana Keniger Lisbôa - Clandestina; militante; Rio Grande do Sul

Rosângela de Souza - Presa política; Advogada - oab/sc:4305; Florianópolis/SC

José Domingos T. Vasconcelos - Preso político; físico, professor; São Paulo

Carlos Alberto Lobão Cunha - Preso político; professor aposentado; São Paulo/SP

Otacilio Guimarães Cecchini - Preso político; Administrador; São Paulo/SP

Victorina Facciolla - Parente de morto ou desaparecido político; Secretária; São Paulo/SP

Amaury Monteiro Junior - Preso político; Engenheiro; São Bernardo do Campo/SP

Rosa Costa Cantal; Filha/Neta de ex-preso político; advogada; São Paulo

Luiz Antonio T. Vasconcelos - Preso político; Professor IE/Unicamp aposentado; Campinas/SP

José Carlos Bahiana Machado Filho - Banido; Anistiado Político; Salvador/BA

Pedro Henrique dos Santos Bacellar - Filho/Neto de ex-preso político; Dentista; Campinas/SP

Lucia de Fatima Fonseca Reis - Parente de morto ou desaparecido político; Aux.administrativo; Rio de Janeiro/RJ

Ana Luiza Chieffi - Filha/Neta de ex-preso político; farmacêutica; São Paulo

Regina Elza Solitrenick - Presa política; médica psiquiatra,militante da ALN; São Paulo

Hildegard Angel - Irmã de morto ou desaparecido político; Jornalista; Rio de Janeiro

Nelson Serathiuk - Preso político; Sociólogo Político; Paraná

Conceição L Rabelo - Exilada; Assistente Social aposentada; SP

Fernando Rabelo - Exilado; Fotógrafo e blogueiro; Belo Horizonte

Gilberto Carvalho Molina - Irmão de morto ou desaparecido político; Irmão de Flavio Molina, assasinado sob tortura; Rio de Janeiro

Mayra Barbosa Guedes - Exilado; Professora universitária, funcionária pública; Juiz de Fora/MG

Palmira Amancio da Silva - Presa política; economista/aposentada; São Paulo/SP

Edival Nunes Cajá - Preso político; sociólogo; Recife/PE

Ieda dos Reis - Banida; Aposentada; São Paulo

Celina Leiro Rabelo - Filha/Neta de ex-preso político; Servidora pública; São Paulo/SP

Eduardo Arguelles - Parente de morto ou desaparecido político; Medico; Rio de Janeiro

Margot Queiroz Medeiros - Clandestina; sociologa; Brasilia

Cicera Pinheiro Maciel - Presa política; Professora de História; São Paulo

Marcelo Santa Cruz - Irmão de morto ou desaparecido político; advogado /militante dos direitos humanos; Olinda/PE

Perly Cipriano - Preso político; Gestor Direitos Humanos e Dentista; Vitoria/ES

Clovis Loureiro de Santana - Banido; aposentado; Bahia

Waldemir Bargieri - Preso político; Geógrafo; SP

Carlos Moura - Preso político; advogado; Distrito Federal

Claudio Gutierrez - Preso político; Bancario; Porto Alegre/RS

Loli Colpa - Filha de morto ou desaparecido político; Artesã, não conheci meu pai graças a ditadura; São Paulo

João Carlos Bacellar - Clandestino; Consultor Técnico; Campinas/SP

Sergio Sister - Preso político; Artista plástico; São Paulo

Ramires Beltrão do Valle - Parente de morto ou desaparecido político; Advogado; Rio de Janeiro

Virgínia Novais da Mata Machado - Irmã de morto ou desaparecido político; Revisora; Belo Horizonte/MG

Batata (Ronaldo Simões Gomes) - Filho(a)/Neto(a) de ex-preso político; Cientista Social e Fotógrafo; Campinas/SP

Rosane Hipolito Castanheiras - Parente de morto ou desaparecido político; Enfermeira; Rio de Janeiro

José Roberto Michelazzo - Preso político; Educador; Piracicaba/SP

Ariane Breyton - Filha/Neta de ex-preso político; Empresaria; São Paulo

Regina Reyes Novaes - Irmã de morto ou desaparecido político; Antropologa UFRJ; Rio de Janeiro

Mariluce Moura - Presa política; Jornalista; São Paulo

Edna Maria Santos Roland - Clandestina; Psicóloga, Coordenadora da Igualdade Racial da Prefeitura de Guarulhos; Guarulho/SP

Liège Rocha - Presa política; Bibliotecária aposentada; São Paulo

Rosa Cimiana dos Santos - Filha/Neta de ex-preso político; funcionaria publica; Brasília

Marcia Cristina Gonçalves Conceição - Parente de morto ou desaparecido político; advogada; nordeste/Bahia

Dulce Muniz - Presa política; atriz/diretora teatro stúdio Heleny Guariba; São Paulo/SP

Aldo Arantes - Preso político; advogado; Brasília

Julio Tavares; Preso político; escritor; São Paulo/SP

Carlos Araujo - Preso político; Advogado de Trabalhadores; Porto Alegre/RS

Gilse Barbosa Guedes - Filho(a)/Neto(a) de ex-preso político; jornalista; Rio de Janeiro

Maristela Scofield S. Pimenta - Presa política; Arquiteta; Rio de Janeiro

Paulo Jabur - Preso político; Fotógrafo; Rio de Janeiro

Sergio G P Medeiros - Preso político; Voluntário,face ; sergiopimentel; Rio de Janeiro/RJ

Derly Jose de Carvalho - Banido; Ferramenteiro; Diretor Sindicato M. do ABC caçado no golpe em 64

Lucia Hussak van Velthem - Presa política; Museóloga e antropóloga; Brasília/DF

Laerte Dorneles Meliga - Preso político; jornalista; Porto Alegre

Airton Corrêa de Araujo - Preso político; Engenheiro; Recife/PE

Roque Aparecido da Silva - Banido; Sociólogo; Osasco/SP

Kushen Pillay - Filho/Neto de ex-preso político; Produtor áudio visual; Durban

Takao Amano - Preso político; advogado; São Paulo/SP

Maria Angelica S.Bacellar - Presa política; Produtora Cultural; Campinas/SP

Francisco Jesus da Paz - Preso político; Capitão PM ref, Polícia Militar do Estado de São Paulo) e bancário, preso político, anistiado político, contador, advogado, filósofo e professor universitário; São Paulo/SP

Cloves de Castro - ex-preso politico -aposentado; São Paulo/SP

Jose Oto de Oliveira - Preso político; professor; Recife/PE

Eliana Rolemberg - Presa política; socióloga; Bahia

Janete Triches - Parente de morto ou desaparecido político; Jornalista, Professora Universitária e Amiga de Ex-Presas Políticas; Criciúma/SC

Lincoln de Abreu Penna - Preso político; Professor; Sudeste

Haroldo Lima - Preso político; Ex-preso político; poítico; engenheiro; Bahia

Solange Lima - Presa política; Ex-presa política; educadora; Bahia

Maria Céres Pimenta Spinola Castro - Presa política; Professora; Belo Horizonte/MG

Julia Beltrão do Valle - Filha/Neta de ex-preso político; Educadora Física; Rio de Janeiro

Helena Maria Penna Amorim Pereira - Filha/Neta de ex-preso político; Professora/Historiadora; Minas Gerais

Yara Maria Moreira de Faria Hornke - Clandestina; Psicóloga; Florianópolis/SC

Carlos Roriz Silva - Preso político; Fiscal aposentado; São Paulo

Luna Elizabeth Matos - Banida; Servidora municipal, musicista e Militante político e social- PT; Belo Horizonte/MG

Neuza Ladeira - Presa política; Artista plástica; Minas Gerais

Maria Ester Cristelli Drumond - Exilada; psicanalista; Belo Horizonte/MG

Mário Miranda de Albuquerque - Preso político; Administração de Empresas . Conselheiro da Comissão de Anistia. Presidente da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou - Estado do Ceará; CE

Maria Pimentel Câmara - Filha/Neta de ex-preso político; Economista; Rio de Janeiro

Carlos Mariano Galvão Bueno - Preso político; aposentado; São Paulo/SP

Laurenice Noleto Alves (Nonô) - Parente de morto ou desaparecido político; jornalista e escritora; Goiânia/GO

André Mata Machado Ramos - Parente de morto ou desaparecido político; Economista; Belo Horizonte

Raquel Felau Guisoni- vivi na clandestinidade por 12 anos - anistiada politica, professora pública de SP - aposentada - PCdoB SC; Florianópolis SC

Josefa Laurindo Roriz Silva - Presa política; Professora aposentada; São Paulo

Maria da Graça Franco de Medeiros - Banida; Escritor / astrologa; Rio de Janeiro

Michel Marie Le Ven - Preso político; Cientista político, aposentado; Belo Horizonte/MG

Maria Cristina Vannucchi Leme - Irmã de morto ou desaparecido político; Funcionária pública; Brasília

Auyto Nogueira Ribeiro Honório - Filho/Neto de ex-preso político; Corretor de Seguros; Fortaleza/CE

Inocêncio Uchôa - Preso político; Juiz do Trabalho Aposentado; TRT 7a Região

Carlos Alberto Ávila Araújo - Parente de morto ou desaparecido político; Professor universitário; Belo Horizonte

Lavinia Machado Boman - Exilado(a); Médico; Uppsala, Suecia

Oldack de Miranda - Preso político; jornalista; Salvador/BA

Erico Dorneles - Preso político; Médico Homeopata; Porto Alegre/RS

Lourival Almeida de Aguiar - Preso político; Administrador. Filiado ao PT de Fortaleza desde sua fundação; Fortaleza/CE

Mércia Pinto - Presa política; Pianista, Professor aposentado; Centro Oeste BsB

José Jerônimo de Oliveira - Preso político; Bancário aposentado; Tabuleiro do Norte - CE

Maria do Carmo Mata Machado Ferreira Pinto - Irmã de morto ou desaparecido político; Irmã de José Carlos Novais da Mata Machado assassinado pelo IV Exército em Recife, em 28/10/73; Belo Horizonte

Carlos Alberto Soares - Preso político; Preso Político, sociólogo, Recife/PE

Risomar Fasanaro - Preso político; escritora; São Paulo

Benedito Bizerril - Preso político; Advogado; Fortaleza/CE

Adriano Diogo - Preso político; Geologo; São Paulo

Maria do Carmo Brito - Banida; Funcionária, Brizolista; Rio de Janeiro

Arlete Lopes Diogo - Presa política; professora; São Paulo/SP

Para assinar a carta.


Do Portal Vermelho
0 comentários