5.08.2010

LIVRE E INDEPENDENTE

Gosto de andar por aí sem rumo, sem destino, sem horários. Prefiro andar por mim. Gosto de dizer umas verdades, de causar polemica com elas.
Não gosto de andar em grupos, quando estamos em grupo agimos, inconscientemente, para nos mostramos aos outros.
Não sigo nenhuma moda porque nenhuma me representa. Não reconheço autoridade em ninguém para me criar limites.
Não gosto que tentem mandar em mim, pois também não gosto de mandar nos outros. Gosto que os outros reconheçam em mim um líder, mas não gosto de me sentir como tal. Odeio doutrinas, leis estúpidas, falsidades, pessoas que gostem de complicar e sem personalidade. Tragam-me soluções não problemas.
Gostaria de pensar que não sou único. Mesmo assim não mudarei a minha maneira de ser por ninguém.
Quero continuar a ser livre nas ações e nos pensamentos. Sou como sou, e não estou nem aí para o que os outros pensem de mim.

CÂIMBRAS

Câimbras são caracterizadas por contrações musculares involuntárias, acompanhadas de fortes dores. Ocorrem principalmente nos braços e pernas. As mais freqüentes são as câimbras nas panturrilhas (batatas das pernas).
As causas mais comuns são a perda de água e sal no organismo através de suor excessivo, conhecido como câimbras de calor. Diminuição de cálcio no sangue determinada por diversas doenças, entre as quais, distúrbios das glândulas supra-renais, fadiga muscular, posições incômodas de pernas e braços e varizes nas pernas.
Se a câimbra aparece esporadicamente durante exercícios muito intensos, provavelmente trata-se da chamada "câimbra do esportista", que pode ser causada por excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares. Mas as câimbras muito freqüentes merecem uma cuidadosa investigação médica. Elas podem ser de origem vascular (por uma isquemia local), neuromuscular (por uma miopatia alcoólica) ou de origem metabólica (intoxicação por cafeína, hipoglicemias, intoxicação por colchicina, etc.).O que fazer:
1) Tome um copo de água com sal se o caso for de câimbra de calor e se não tiver problemas de pressão alta.
2) Para câimbras na barriga da perna, apóie o pé no chão e ande apoiando o peso do corpo nos calcanhares.
3) Para câimbras no dedão do pé e no polegar, peça para que alguém dobre o dedo no sentido contrário
4) No caso de câimbra no braço, peça para alguém que dobre o antebraço até formar um ângulo reto com o braço.
5) Para câimbras no abdômen, flexione as pernas.
6) Procure fazer alongamentos
7) Procure alimentar-se com muitas frutas (pricipalmente a banana) e legumes que contêm minerais.

Fonte: "Orientaçõesmedicas"

ISTO É ENTREVISTA DILMA ROUSSEFF.


ISTO É ENTREVISTA DILMA ROUSSEFF.
sábado, 8 de maio de 2010

Com um calhamaço de fichas repletas de dados sobre realizações do governo Lula sempre ao alcance das mãos, a candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, falou por quase quatro horas sobre seus planos para o Brasil, numa entrevista exclusiva a editores e articulistas de ISTOÉ. Em poucos momentos ela consultou a papelada. Mas seguidamente procurou com os olhos um contato com sua equipe de assessores que lhe passava, sempre, sinais de aprovação. Dilma não refugou assuntos. Falou sobre questões pessoais e afetivas com a mesma naturalidade com que abordou temas da política e da economia. Emocionou-se quando relembrou seus dias de luta contra o câncer.Vestida com um terninho clássico, de tecido leve e claro, penteada e maquiada com discrição, Dilma Rousseff parece à vontade na condição de candidata. Já suavizou a postura de gerente técnica que ostentava como ministra do governo Lula.

Mesmo que jamais tenha buscado votos em sua vida pública, faz promessas de candidata e demonstra apetite para contrapor-se ao candidato da oposição, José Serra. Diz que a missão de seu governo é erradicar a pobreza, mas não estabelece prazos.

Anuncia ainda mudanças na condução do Banco Central e a intenção de criar um fundo federal para compensar perdas regionais na reforma tributária que se compromete a implementar. A seguir, os principais trechos de sua entrevista:

ISTOÉ – Por que a sra. acha que o presidente Lula a escolheu para sucedê-lo e quando exatamente se deu isso?

Dilma Rousseff – O presidente Lula me escolheu quatro vezes. A primeira foi na transição do governo de Fernando Henrique para o governo Lula, em 2002. O presidente me chamou para fazer a coordenação da área de infraestrutura porque me conhecia das reuniões do Instituto de Cidadania. Depois ele me escolheu para ser ministra de Minas e Energia.

E, em 2005, para ser ministra da Casa Civil. Por último, me escolheu para ser pré-candidata para levar à frente o projeto de governo. Acho que me escolheu porque acompanhei com ele a construção de todos os grandes projetos. O presidente sabe que nós conseguimos, juntos, fazer estes projetos.

ISTOÉ – Ser presidente era uma ambição pessoal da sra.?

Dilma – É um momento alto da minha vida, talvez o maior. Tem gente que passou uma vida inteira querendo ser presidente da República. Eu era mais modesta. Fui para a atividade pública porque queria servir. Pode parecer uma coisa falsa, mas acho que se pode servir à população brasileira no setor público. Sempre acreditei que o Brasil podia mudar, mas isto era uma questão longínqua. Quando o Lula me chamou para a chefia da Casa Civil, ele pretendia que o governo entrasse na trilha do crescimento e da distribuição de renda para que o Brasil desse um salto, e vi nisso uma grande oportunidade.

ISTOÉ – A sra. se considera preparada para o cargo?

Dilma – Tenho clareza, hoje, de que conheço bem o Brasil e os escaninhos do governo federal. Então, sem falsa modéstia, me acho extremamente capacitada para o exercício desse cargo. E acredito que o fato de não ser uma política tradicional pode incutir um pouco de novidade na gestão da coisa pública. Uma novidade bem-vinda. Na minha opinião, critérios técnicos se combinam com políticos. Escolher onde aplicar é sempre um ato político. Por exemplo, eu acho que a grande missão nossa é erradicar a pobreza e que é possível erradicá-la nos próximos anos. Isto é um ato político. Outra pessoa pode escolher outra coisa.

ISTOÉ – No horizonte de um governo, é possível erradicar a pobreza?

Dilma – Tem um estudo do Ipea mostrando que até 2016 é possível erradicar a pobreza extrema, a miséria. Mas o empresário Jorge Gerdau costuma dizer que “meta que se cumpre é meta errada”. Metas não são feitas para cumprir, mas para estabelecer um objetivo, criar uma força. Assim, acredito que o prazo de 2016 é viável, mantido o padrão do governo Lula. Nossa meta pode ser ainda mais ousada. Só não vou dizer qual porque, se passar dois dias sem cumpri-la, vão dizer: “Não cumpriu a meta”, como fazem com o PAC. Atrasar uma obra de engenharia em seis meses é a catástrofe no Brasil.

ISTOÉ – O presidente Lula também trabalhou com metas quando foi candidato. Ele falava em dez milhões de empregos...Dilma – Acho que a gente fecha em 14 milhões. Falei com a área econômica de dois bancos e ambos consideram que o crescimento do PIB será de 6,4%, podendo chegar a 7%, o que dá condições para se chegar a estes 14 milhões de empregos. Os dados da produção industrial que fechamos em março apontam um crescimento muito robusto e sustentável porque são os bens de capital que estão puxando esse desempenho.

ISTOÉ – O Banco Central está preocupado com este crescimento...

Dilma – Não, o Banco Central está preocupado com outra coisa. Ele não pode estar preocupado com a expansão dos bens de capital porque isso é virtuoso.

ISTOÉ – Parece que há uma visão dissonante entre o Banco Central e a Fazenda sobre o desempenho da economia. Como a sra. vê essa questão?

Dilma – Os dois trabalham em registros diferentes. O BC faz uma análise necessariamente de curto prazo, porque ele trabalha com questões inflacionárias conjunturais, mais imediatas. Ele olha a pressão na hora que ela acontece. Já a Fazenda tem uma visão de mais médio e longo prazo. É outro registro. A Fazenda tem consciência de que o Brasil está em uma trajetória de estabilidade e de sustentabilidade. Agora, isso não é incompatível com o fato de você ter pressões inflacionárias imediatas. Acho que foi importante o aumento dos juros na última reunião do Copom.“Tem gente que passou uma vida inteira querendo ser presidenteda República. Eu era mais modesta”

ISTOÉ – Isso não dá munição para os seus adversários?Dilma – Nós já tivemos duas experiências muito ruins de, durante a eleição, fingir que é uma coisa e, depois, virar outra. Uma na virada do primeiro para o segundo mandato do Fernando Henrique Cardoso e outra no Plano Cruzado. Hoje somos perfeitamente capazes de elevar a taxa de juros e assumirmos as consequências, sem que isso signifique uma perda. Temos integral compromisso com a estabilidade.

ISTOÉ – A sra. concorda com a política de juros do BC?

Dilma – Concordo. Acho que, da ótica do BC, ele fez o que precisava fazer. Nos Estados Unidos, onde há um histórico maior de estabilidade, o Federal Reserve tem dois olhos: um que olha a inflação e outro o emprego.

ISTOÉ – O nosso só olha a inflação.Dilma – No meu governo acho que, mais para o final, teremos condições de olhar as duas coisas: inflação e emprego.

ISTOÉ – Teremos um BC diferente?

Dilma – Teremos uma política e uma realidade diferentes. Porque, para o BC fazer isto, é preciso uma redução da dívida líquida em relação ao PIB. O Brasil converge para condições monetárias de estabilidade que permitirão a combinação de outras variáveis. Criamos robustez econômica suficiente para fazer isso.

ISTOÉ – A sra. vai enfrentar um candidato que também se apresenta como um pós-Lula. O que a diferencia dele?

Dilma – Só se acredita em propostas para o futuro de quem cumpriu suas propostas no presente. O que nos distingue é que nós fizemos, nós sabemos o que fazer e como fazer. Mais do que isso, os projetos dos quais eu participei – 24 horas por dia nos últimos cinco anos – são prova cabal de que somos diferentes.“Sou católica, mas antes de tudo cristã.Tive minha formação no Sion”

ISTOÉ – A sra. não acha importante o fato de o PT ter assumido o governo com um quadro de estabilidade da moeda?

Dilma – Eu não queria fazer isso, mas, se vocês insistem, vamos lá: recordar é viver. Nós assumimos o governo com fragilidades em todas as áreas. Taxas de inflação acima de dois dígitos, déficit fiscal significativo e, sobretudo, uma fragilidade externa monstruosa. Tínhamos um empréstimo com o FMI de US$ 14 bilhões.

A margem de manobra nessa situação é zero. Você se coloca de joelhos junto aos credores internacionais. Quem fala com você é o sub do sub do sub. Isso não foi momentâneo. Foi uma década de estagnação, de desemprego e desigualdade. Nós tivemos, claro, coisas boas. Uma delas é a Lei de Responsabilidade Fiscal.

ISTOÉ – Mas já cogitam mudá-la. A sra. é favorável a isto?

Dilma – Depende. Acho que para mexer em coisas que têm dado certo é recomendável caldo de galinha e muita calma. Mas, voltando ao recordar é viver, o Plano Real também teve mérito. Já em outros pontos fomos salvos pelo gongo. O País deve dar graças a Deus por não terem partido a Petrobras em pedaços, não terem privatizado o setor elétrico, Furnas, Eletronorte, Eletrosul. A privatização da telefonia foi correta, mas não acho hoje muito relevante. Hoje a banda larga é mais importante que a telefonia.

ISTOÉ – A sra. acha que Serra seria a continuidade de FHC?

Dilma – Não tenho nenhum comentário a fazer sobre a pessoa José Serra. Tenho respeito por ele. Mas nós representamos projetos políticos distintos. Nós temos uma forma diferente de olhar o Estado.

ISTOÉ – Ele também se apresenta como um economista da linha desenvolvimentista.

Dilma – Acho muito significativa essa tentativa de borrar diferenças. Duvido que estariam borrando diferenças se o governo do presidente Lula tivesse menos que 76% de aprovação. Duvido. Há, neste processo, a tentativa de esconder o fato de que somos dois projetos. Tenho orgulho de ter sido ministra do presidente Lula. Devemos comparar as experiências de cada um. Eles diziam que não sabíamos governar, que só tivemos sorte. A gente gosta muito de ter sorte. Graças a Deus não somos um governo pé-frio. Mas quando chegou essa crise, muito maior que a de 1929, mostramos enorme competência de gestão, capacidade de reação e ousadia.“Lula é uma pessoa extremamente afetiva. Elenão te olha como se fosse um instrumento dele”
ISTOÉ – O governo FHC foi incompetente?
Dilma – O governo FHC representa um processo em que não acredito. Não acredito num projeto de privatização de rodovias que aumenta o custo Brasil por causa dos pedágios, que embute taxas de retorno de 26% ao ano. Em estradas federais, a qualidade melhorou muito com pedágios bem menores por uma razão muito simples: nós não cobramos concessão onerosa. Logística é igual a competitividade na veia.
"Nós fizemos e sabemos como continuar a fazer'' - Parte 2Em entrevista exclusiva, a candidata Dilma Rousseff fala sobre o que considera a diferença básica entre a sua proposta de governo e a da oposição
ISTOÉ – O que a sr. faria diferente do atual governo?
Dilma – Nós tivemos que trocar o pneu do carro com ele andando. Algumas coisas concluímos, em outras não conseguimos avançar. Acho imprescindível, para o patamar de crescimento atingido, fazer a reforma tributária. Não é proposta, é uma exigência. Se quisermos aumentar nossa produtividade e, consequentemente, nossa competitividade, precisamos acabar com coisas absurdas como a tributação em cascata.
ISTOÉ – O governo atual também diz que tentou fazer isto.
Dilma – Não deu agora porque reforma tributária significa conflito federativo. Aprendemos que é inviável fazer reforma tributária sem compensações porque ela tem tempos diferentes. Para neutralizar o efeito negativo da perda de arrecadação, vamos criar um fundo de compensação. Este é o único mecanismo negociável.“Depois que minha filha nasceu, tive uma gravideztubária. Eu não podia mais ter filho”
ISTOÉ – Os acordos políticos resultarão ainda em loteamento de cargos?Dilma – Não. O apoio político é totalmente legítimo. Em todos os países há uma composição política que governa. O que você tem que exigir é padrões técnicos. Lutei muito para implantar isso no governo.ISTOÉ – Está satisfeita com o que foi feito?
Dilma – Acho que podemos melhorar.
ISTOÉ – A sra. será avó, em breve. E provavelmente seu neto nascerá num hospital privado e se educará numa escola particular. Em que momento a sra. acha que o Brasil estará pronto para mudar isso?
Dilma – Quero muito que isso aconteça porque me esforcei muito para estudar numa excepcional escola pública, que era o Colégio Estadual de Minas Gerais. A gente fazia um vestibularzinho para passar ali. Era difícil. Este é o grande desafio do Brasil. Para a educação ser de qualidade, não é só prédio, laboratório, banda larga nas escolas. É, sobretudo, professor bem remunerado e com formação adequada.
ISTOÉ – Seu neto vai ter uma superavó, moderna, talvez presidente da República. Essa avó moderna também namora?
Dilma – Olha, eu não namoro atual­mente, apesar de recomendar para todo mundo. Acho que faz bem para a pele, para a alma, faz todo o bem do mundo.
ISTOÉ – Uma vez eleita, a sra. assumiria um relacionamento? A sra. casaria no meio do mandato?
– A vida não é assim, tem que se confluírem os astros...Eu não sou uma pessoa carente propriamente dita, tive uma vida afetiva muito boa, muito rica. Mas nos relacionamentos há uma variá­vel que é estratégica, que é com quem eu vou casar. Essa variável estratégica eu tenho que saber, porque assim, no genérico, isso não existe. Agora, vamos supor que a pessoa seja maravilhosa e eu esteja apaixonadíssima...“Não sou uma pessoa carente propriamentedita. Tive uma vida afetiva muito boa, muito rica”
ISTOÉ – A sra. está fechada para isso?Dilma – Não, ninguém pode estar na vida. Mas para mim é uma coisa muito distante. E depende dessa variável: que noivo é esse?
ISTOÉ – Qual a sua posição em relação ao aborto? A sra. passou pela experiência de fazer um aborto?
Dilma – Eu duvido que alguma mulher defenda e ache o aborto uma maravilha. O aborto é uma agressão ao corpo. Além de ser uma agressão, dói. Imagino que a pessoa saia de lá baqueada. Eu não tive que fazer aborto. Depois que minha filha nasceu, tive uma gravidez tubária, eu não podia mais ter filho. E antes disso só engravidei uma vez, quando perdi o filho por razões normais. Tive uma hemorragia, logo no início da gravidez, sem maiores efeitos físicos.
ISTOÉ – Isso foi antes de sua filha nascer?
Dilma – Foi antes. Tanto é que eu fiquei com muito medo de perder minha filha, quando fiquei grávida. Mas todas as minhas amigas que vi passarem por experiências de aborto entraram chorando e saíram chorando. Eu acho que, do ponto de vista de um governo, o aborto não é uma questão de foro íntimo, mas de saúde pública. Você não pode hoje segregar mulheres. Deixar para a população de baixa renda os métodos terríveis, como aquelas agulhas de tricô compridas, o uso de chás absurdos, de métodos absolutamente medievais, enquanto as mulheres de renda mais alta recorrem a clínicas privadas para fazer aborto. Há muita falsidade nisto.ISTOÉ – A sra. defende uma legislação que descriminalize o aborto?
Dilma – Que obrigue a ter tratamento para as pessoas, para não haver risco de vida. Como nos países desenvolvidos do mundo inteiro. Atendimento público para quem estiver em condições de fazer o aborto ou querendo fazer o aborto.
ISTOÉ – A Igreja Católica se opõe a isto.Dilma – Entendo perfeitamente. Numa democracia, a Igreja tem absoluto direito de externar sua posição.
ISTOÉ – A sra. é católica?
Dilma – Sou. Quer dizer, sou antes de tudo cristã. Num segundo momento sou católica. Tive minha formação no Colégio Sion.
ISTOÉ – A sra. passou por um tratamento para curar um câncer e precisa submeter-se a revisões periódicas. O que deu sua revisão dos seis meses?
– Agora faço de seis em seis meses. Fiz há pouco, em abril, e deu tudo perfeito.Existe na sociedade e em cada um de nós uma visão ainda muito pesada sobre a questão do câncer. E isso provoca nas pessoas muita dificuldade em tratar a doença Eu tive a sorte de descobrir cedo. Estava fazendo um exame no estômago e resolveram ver como estavam minhas coronárias. Eu fui para fazer um exame de coronária e descobri um linfoma.
ISTOÉ – Como a sra. reagiu?
Dilma – A notícia é impactante. Na hora eu não acreditei, estava me sentindo tão bem. Há uma contradição entre o que você sente e o que te falam. Para combater o câncer você precisa encontrar forças em você mesma. Tem que se voltar para você, não pode, de jeito nenhum, se entregar. Depois, você combate porque conta com apoio. Eu tive uma sorte danada, recebi apoio popular. Chegavam perto de mim e falavam que estavam rezando. A gente se comove muito. E também tive apoio dos amigos, do presidente, de meus colegas no governo.“Eu quero Neymar e o Ganso na Seleção.Eles trouxeram alegria de volta para o futebol”
ISTO É:– A sra. rezava?
Dilma – Ah, você reza, sim. E reza principalmente porque não é o câncer que é ruim, é o tratamento.
ISTOÉ – A sra. tem medo que o câncer volte?
Dilma – Hoje não.ISTOÉ – Como a sra. encara a vida depois disso?
– A gente dá mais valor a coisas que costumam passar despercebidas. Você olha para o sol e fica pensando se você vai poder continuar vendo esta coisa bonita. Você fica mais alerta. Só combate isso se tiver força interna. Vou contar uma coisa. Eu não conhecia a Ana Maria Braga e um dia ela me ligou e conversou comigo explicando como tinha vencido o câncer dela, que o dela era mais difícil, diferente, e que superou. Vou ter sempre uma dívida com ela, porque, de forma absolutamente solidária e humana, ela me ligou naquele momento.
ISTOÉ – Mudando de assunto, o Lula é um bom chefe?
Dilma – Sim. O Lula é uma pessoa extremamente afetiva. Ele não te olha como se você fosse um instrumento dele. Te olha como uma pessoa, te leva em consideração, te valoriza, brinca. Ele tem uma imensa qualidade: ele ri, ri de si mesmo.
ISTOÉ – A sra. também será assim como chefe? Porque dizem que a senhora é o contrário disto, durona...
Dilma – Você não pense que o Lula não é duro não, hein. É fácil até para você cobrar, em função disto. Basta dizer: amanhã tem reunião com o Lula. Simples...
ISTOÉ – As reuniões são muito longas?
– A busca de um consenso é um jeito que criamos no governo. Algumas vezes o presidente chamava isto de toyotismo. Não é a linha de montagem da Ford, onde cada um vai olhando só uma parte. É aquele método de ilha da Toyota, porque você faz tudo em conjunto. Outra coisa é que a gente sempre discute com os setores interessados. Sabe como saiu o Minha Casa, Minha Vida? Porque nós sentamos com eles (empresários da construção civil) e conversamos. Eles criticando o que se fazia, os 13 grandes mais a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil. Se você não fizer isso, se não for absolutamente exaustivo no debate do detalhe, o projeto não fica em pé. Na curva ele cai.
ISTOÉ – Hoje todo mundo comenta, inclusive dentro do partido, que, a partir da entrada do presidente na campanha, suas chances de vitória aumentam. A sra. traz essa expectativa também?
Dilma – Do nosso ponto de vista já é dado que o presidente participa. Nós nunca achamos que ele vai chegar um dia e participar depois. O presidente é a maior liderança do PT, a maior liderança da coligação do governo, uma das maiores lideranças do País, uma das maiores lideranças do mundo...
ISTOÉ – O fato de ter duas mulheres pela primeira vez concorrendo dará um tom diferente à campanha?
Dilma – Acho que as mulheres estão preparadas para pleitear as suas respectivas candidaturas e o Brasil está preparado para as mulheres agora. Penso que é muito importante que haja um olhar feminino sobre o Brasil. As mulheres são sensíveis e isso é uma grande qualidade. As mulheres são sensatas e objetivas até porque lidam na vida privada com condições que exigem isto. Ou você não conseguiria botar filho na escola, providenciar comida, mandar tomar banho, ir trabalhar... As mulheres também são corajosas: a gente segura dor, a gente encara
.ISTOÉ – A sra. é a favor ou contra a reeleição?
Dilma – Sou a favor. Acho muito importante.
ISTOÉ – A sra. cederia a possibilidade de uma reeleição para o presidente Lula, no caso de ele querer se candidatar em 2014?Dilma – Ele já me disse para não responder a essa pergunta.ISTOÉ – Até quando a sra. vai obedecer cegamente o que ele manda?Dilma – Lula não exige obediências cegas.
ISTOÉ – A sra. acompanha futebol como o presidente Lula?Dilma – Quero o Neymar e o Ganso na Seleção. Tenho muita simpatia pelo Ganso, aquele jeito meio desconcertado de falar. Mas gosto dos dois. Eles trouxeram alegria de volta para o futebol. Jogam de forma desconcertante e atrevida.


Dilma cresce em todas as regiões e faixas de eleitores, aponta
Datafolha


O crescimento que levou Dilma Rousseff (PT) a passar o José Serra (PSDB) nas pesquisa se deu em quase todos os grupos de eleitores e em todas as regiões do país em pouco mais de 30 dias.
Há uma outra novidade na pesquisa. Agora, Dilma abriu larga vantagem sobre Serra quando se trata de disputar voto entre os eleitores que aprovam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em março, quando o presidente tinha 76% de aprovação no Datafolha, Dilma e Serra registravam 36% de intenção de voto cada um entre esses eleitores pró-Lula.
No levantamento deste mês, a história é outra. Lula repetiu os 76% de aprovação de março, mas Dilma passou a ter 45% entre esses eleitores --nove pontos a mais do que tinha em março.
Já Serra recuou para 32% nesse grupo --ficando 13 pontos atrás da petista. A pré-candidata Marina Silva (PV) tem 10% de intenção de voto no universo pró-Lula.
Outro fato relevante que sustenta a alta de Dilma na pesquisa realizada nos dias 20 e 21 deste mês é ela ter melhorado seu desempenho em todas as regiões do país.
A Dilma elevou suas taxas de intenção de voto de 7 a 9 pontos, dependendo da região.
No Sudeste, onde estão 44% dos eleitores brasileiros, Dilma está com 33%
Em todas as outras regiões, Dilma está à frente do Serra. No Sul, a petista subiu nove pontos e foi a 35% das intenções.
O tucano caiu dez pontos desde abril e está com 38%.
No Nordeste, onde Lula é aprovado por 85%, Dilma registrou 44% das intenções de voto -alta de sete pontos.Essa foi a única região do país na qual Serra não perdeu votos: manteve seus 33%. .
No Norte e no Centro-Oeste, regiões agrupadas pelo Datafolha, Dilma registra 40% das intenções de voto (mais nove pontos) contra 34% de Serra (menos oito).
No universo de eleitores mais pobres, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 1.020), Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais, saindo de 29% em abril para os 37%. No mesmo período,Serra desceu de 42% para 37%.
Esse grupo de eleitores de renda mais baixa representa 51% do universo total dos que votam no país. É também onde estão os de mais baixa escolaridade e com menos informação --inclusive sobre o processo eleitoral.
Dilma sempre perdeu para Serra nesse segmento..

Outra novidade do novo Datafolha é que a taxa de conhecimento de Marina Silva subiu dez pontos em um mês. O período coincidiu com o lançamento da pré-candidatura da senadora e do anúncio de Guilherme Leal como seu vice.
Em abril, o índice dos que diziam conhecer Marina era de 63%, e saltou para 73%.

Fiscalização de produtos importados

Anvisa adota nova fiscalização de produtos importados

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) irá adotar a partir desta segunda-feira (10) novo procedimento para protocolo da petição de fiscalização sanitária de bens e produtos importados que tenham como local de entrada ou desembaraço aduaneiro os portos localizados no território brasileiro.Com a mudança, o importador terá a opção de protocolizar o processo de importação nos postos da Agência antes da chegada da mercadoria ao país.
Antes, era preciso apresentar comprovante de averbação da atracação da mercadoria importada no momento do protocolo da Petição de Fiscalização e Liberação Sanitária de Bens e Produtos Importados.
Segundo a agência, a apresentação do comprovante de averbação da atracação da mercadoria será obrigatória antes do deferimento da LI (Licença de Importação). Após o protocolo do referido comprovante, se cumpridas às exigências legais, a autoridade sanitária agendará inspeção física da mercadoria ou efetivará o deferimento da LI. Mais informações podem ser obtidas no site da Anvisa.

Controle Sanitário de Produtos
Importação de produtos sujeitos ao controle sanitário
A importação de medicamentos, cosméticos, perfumes, produtos de higiene, alimentos, saneantes, produtos médicos ou produtos de diagnóstico in vitro está sujeita a controle sanitário. Para importar qualquer desses produtos é necessário conhecer as regras abaixo.

Terminologia básica
Doação internacional à instituição filantrópica
Importação pelo consumidor (pessoa física - consumo próprio)
Importação pelo consumidor (pessoa física - prestação de serviços a terceiros)
Importação para pesquisa científica
Importação de material biológico humano para diagnóstico laboratorial clínico - padrão de referência
Importação de material biológico humano para diagnóstico laboratorial clínico
Importação de produtos com fins comerciais para pesquisa científica
Importação de produtos sem registro, conforme Capítulo XXI da RDC n° 81/2008
Isenção de imposto de importação para material médico hospitalar
Listagem de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) (PDF)


Exportação (PDF)
Importação (PDF)
Procedimentos Administrativos

Diabetes: orientações para quem usa insulina




Locais de aplicação de insulina (imagem acima):
Regiões lateral direita e esquerda do abdome, de 4 a 6 cm distante da cicatriz umbilical, face anterior e lateral externa da coxa, face posterior do braço e quadrante superior lateral externo das nádegas, como na figura:

Fonte: Diabetes Care Manual, from MacNeely Pediatric Diabetes Center

A insulina é um hormônio fabricado naturalmente por algumas células localizadas no pâncreas. Pessoas portadoras de Diabetes que necessitam utilizar insulina, o fazem porque seu organismo não a produz ou produz em quantidade insuficiente, necessitando de complementação diária.
A insulina é um MEDICAMENTO!!!
Surgiu para salvar vidas. Antes de sua descoberta, as pessoas afetadas pela diabetes morriam à mingua, sem que se pudesse fazer nada por elas.
Como todo medicamento, a insulina só deve ser utilizada quando prescrita por um médico.
O uso da insulina não cura o Diabetes, pois essa é uma doença crônica, onde a cura ainda não foi descoberta. Assim, ela deve ser administrada todos os dias, às vezes, mais de uma vez ao dia. Sua ação é de redução dos níveis de glicose do sangue, protegendo a pessoa das complicações da doença.
Existem vários tipos de insulina. As mais usadas atualmente são as insulinas humanas tipo NPH, de ação mais lenta e a regular de ação rápida, utilizada para correção da glicemia elevada.
A concentração das insulinas no Brasil vem em U-100, isto é, para cada 1ml correspondem 100 unidades de insulina. Elas se apresentam em frascos de 10 ml, logo, contendo 1000 unidades para utilização em seringas.
Os frascos fechados de insulina devem ser armazenados em geladeira entre 2º a 8ºC, fora da embalagem térmica ou de isopor, longe do congelador, de preferência na gaveta ou próximo a ela, longe da porta também, pois lá não temos como manter uma temperatura adequada.
Uma vez congelada, a insulina perde suas propriedades de tratamento, podendo ser desprezada.
Se a insulina não puder ser guardada em geladeira, procure um lugar fresco, limpo e que não pegue sol diretamente para armazená-la. Ela pode ser mantida em temperatura ambiente, entre 15º e 30ºC.
Uma vez aberto o frasco de insulina, ele deverá ser utilizado no período de 30 dias, por isso, para seu controle, marque a data de abertura no frasco.
Evite transportar o frasco de insulina quando a temperatura ambiente estiver acima de 40ºC e use sempre uma caixa de isopor ou bolsa térmica. Se o transporte for de longa distância, além da embalagem térmica, utilize gelo reciclável separado do frasco de insulina por isolante para evitar seu congelamento. Nunca utiliza gelo seco.
Para a aplicação da insulina:
Inicialmente, lave suas mãos cuidadosamente;
Retire o frasco de insulina da geladeira de 10 a 20 minutos antes, pois a insulina gelada causa dor e irritação após a aplicação;
Separe todo o material que irá utilizar: seringa, agulhas, algodão e álcool 70%;
Gire o frasco de insulina leitosa (NPH) com movimentos suaves das mãos, sem agitar, pois o excesso de agitação também torna a substância inútil. Ela não deve espumar;
A insulina transparente (Regular) não necessita de homogeneização prévia;
Promova a desinfecção da tampa emborrachada do frasco de insulina com algodão embebido em álcool 70%;
Pegue a seringa de insulina e puxe o êmbolo até a graduação correspondente à dose prescrita, tomando o cuidado de não tocar na parte interna do êmbolo;
Retire o protetor da agulha e injete o ar dentro do frasco até o final. A introdução de ar no frasco facilita a aspiração e ajuda na retirada correta da dose de insulina;
Sem retirar a seringa vire o frasco de cabeça para baixo e puxe o êmbolo até a dose prescrita. Se bolhas de ar aparecerem, dê pequenos golpes na seringa com as pontas dos dedos.

Quando as bolhas saírem confira se a quantidade de insulina aspirada é a prescrita e, se necessário, corrija;
Retire a seringa com a agulha do frasco e proteja-as, preparando-se para a aplicação.

É muito importante fazer o rodízio do local de aplicação visando a melhor absorção da insulina e a prevenção de complicações como a lipodistrofia.
Deve-se organizar as aplicações por região escolhida, explorando uma determinada área até que se esgote as possibilidades de aplicação, respeitando-se o intervalo de 2 cm entre aplicações em um mesmo local.
A aplicação feita no abdome é a de maior velocidade de absorção, seguida dos braços, coxas e nádegas.
Não é aconselhável realizar a aplicação de insulina logo após a prática esportiva, pois o fluxo sanguíneo está aumentado, o que aumenta a velocidade de absorção.
Técnica de aplicação de insulina:
Com as mãos limpas e a insulina já preparada, limpe o local escolhido para aplicação com algodão;
Faça uma prega cutânea na pele do local escolhido e introduza a agulha em ângulo de 90 graus soltando a prega logo após;
Injete a insulina delicadamente e retire a agulha da pele.
O descarte da seringa e agulha não deve ser feito no lixo normal, pois pode machucar quem recolhe e manipula o lixo.
Arrume uma garrafa plástica usada (a melhor é a de água sanitária) e vá descartando ali suas agulhas e seringas. Quando a garrafa estiver cheia, tampe-a e leve ao posto de saúde mais próximo de sua casa para que eles possam descartar no local apropriado.
Seringas e agulhas descartáveis de insulina podem ser reutilizadas em nível doméstico, desde que guardados alguns cuidados como a higiene das mãos e a proteção da agulha com sua capa própria.
Cuidado para não se machucar na hora de re-encapar a agulha. Se você estiver fazendo a insulina em alguém, peça para a própria pessoa re-encapar a agulha.
O Ministério da Saúde considera possível a reutilização das seringas pela mesma pessoa até oito aplicações em ambiente doméstico. Em caso de hospitais, unidades e postos de saúde exija sempre uso único de seringas e agulhas.
Em casa, as seringas e agulhas podem ser guardadas em local limpo á temperatura ambiente ou junto com a insulina na geladeira.
Na reutilização da agulha, não é necessária a limpeza com álcool, pois este retira a camada de silicone da agulha, o que torna a aplicação mais dolorosa.
Para quem usa canetas para aplicar insulina:
Prepare a insulina e os materiais como já descrito acima;
Retirar a tampa da caneta;
Separe a caneta em duas partes (corpo e parte mecânica);
Gire o parafuso interno até ficar completamente dentro da parte mecânica;
Acomode o refil de insulina no corpo da caneta;
Recoloque a parte mecânica ao corpo da caneta;
Conecte a agulha na caneta;
Selecione 2 unidades e pressione completamente o botão injetor. Repita a operação até o aparecimento de uma gota de insulina na ponta da agulha;
Selecione o número de unidades de insulina necessárias;
Introduza a agulha no subcutâneo;
Pressione o botão injetor;
Após a administração, aguarde 5 segundos antes de retirar a agulha;
Retire a agulha e pressione o local por mais 5 segundos;
Retire e descarte a agulha utilizada;
Recoloque a tampa da caneta;
Guarde a caneta em uso em temperatura ambiente (nunca poderá ser guardada no refrigerador)
Fonte Dra.Sonia Orquiza
"orientaçõesmedicas"

Estudo liga câncer na boca a sexo oral com várias pessoas



Um vírus sexualmente transmissível e tradicionalmente ligado a câncer no pênis, ânus e colo do útero está sendo relacionado cada vez mais, também, a tumores na boca.

A explicação para a maior presença do HPV (papilomavírus humano) nos casos desses cânceres é o aumento da prática de sexo oral nas últimas décadas, em especial entre jovens.

Em 2005, 55% dos garotos e 54% das garotas entre 15 e 19 anos já tinham experimentado essa modalidade, segundo o Centro Nacional de Estatísticas da Saúde dos EUA.
Nas décadas de 1940 e 1950, é claro, os estudos de Alfred Kinsey, pioneiro no mapeamento dos hábitos sexuais dos americanos, indicavam números bastante diferentes.

Apenas 10% dos homens e 19% das mulheres daquela época disseram ter praticado sexo oral antes do casamento -apesar de menos de 50% das mulheres e de 33% dos homens terem casado virgens.
Com isso, se tornaram mais frequentes, a partir do pós-guerra até hoje, os casos de câncer na base da língua, na amígdala e até em partes do pescoço, que surgem a partir de lesões causadas pelo HPV. Essas conclusões estão em um artigo de opinião publicado em março no "British Medical Journal" pela equipe do médico Hisham Mehanna, do Hospital Universitário de Coventry, no Reino Unido.


Aumento do risco
Ele relata um trabalho com mais de 10 mil voluntários. A conclusão: quem já tinha feito sexo oral com quatro ou mais pessoas tinha uma chance mais de três vezes maior de ter câncer na orofaringe (que começa na raiz da língua e vai até a faringe) do que quem não tinha.
Outro estudo citado por Mehanna foi feito na Suécia por quase 40 anos. Ele envolveu procurar pelo HPV em biópsias de tumores retirados da orofaringe. Nos anos 1970, o vírus foi encontrado em apenas 23% dos tumores. Em 2006 e 2007, foi achado em 93%.
Como o número de casos de câncer na orofaringe está crescendo, e não diminuindo, é possível concluir que o HPV nunca antes causou tantos tumores na boca e adjacências.


Sem neurose
Não há motivo, porém, para desespero, diz a médica Eliane Pedra Dias, da Universidade Federal Fluminense. Ela deu uma palestra sobre lesões orais no Simpósio Internacional de HPV, organizado na semana passada pela Fiocruz, no Rio. "É importante não criar neuroses. Sexo é uma coisa que é para ser boa."
A maioria das pessoas serão infectadas pelo HPV em algum momento das suas vidas. E, em geral, o vírus vai embora sem deixar nenhuma lesão. Segundo Dias, é importante lembrar, também, que as pesquisas sobre a relação entre HPV e câncer na boca não estão totalmente consolidadas.
"Os mecanismos de infecção ainda não são totalmente conhecidos. Embora também seja uma mucosa como a genital, as características do ambiente e a resposta imune das duas regiões são bem diferentes." "Mais pesquisas precisam ser feitas", concorda Mehanna.
Já existem vacinas contra o HPV. Ainda se discute se vale a pena incluí-las no Programa Nacional de Imunização. Ela é cara (o valor chega às centenas de reais por unidade) e os cientistas ainda questionam a abrangência da sua eficiência.
Por enquanto, afirma Dias, o mais importante são exames periódicos na boca, porque as lesões iniciais são pouco perceptíveis e o diagnóstico acaba acontecendo quando o tumor já está em estágio avançado. "O médico olha direto para a garganta e o dentista, apenas para os dentes", brinca.

Folha de São Paulo

5.07.2010

MÃE: UM POUCO DE TUDO




M ã e
Um dia, a Mulher solitária e atormentada chegou ao Céu e, rojando-se, em lágrimas, diante do Eterno Pai, suplicou:
_ Senhor, estou só! Compadece-te de mim.
Meu companheiro fatigado, cada dia, pede-me repouso e devo velar-lhe o sono! Quando triunfa no trabalho, absorve-se na atividade mais intensa e, muita vez distraído, afasta-se do lar, aonde volta somente quando exausto, a fim de refazer-se. Se sofre, vem a mim, abatido, buscando restauração e conforto...
Tu que deste flores ao arvoredo e que abriste as carícias da fonte, no seio escuro e ressequido do solo, consagras-me, assim, ao insulamento? Reservas a terra inteira ao serviço do homem que se agita livre e dominador, sobre montes e vales, e concedes a mim apenas o estreito recinto da casa, entre quatro paredes, para meditar e afligir-me sem consolo? Se sou a companheira do homem, que se vale de mim para lutar e viver, quem me acompanhará na missão a que me destinas?
O Senhor sorriu, complacente, em seu trono de estrelas fulgurantes e, afagando-lhe a cabeça curvada e trêmula, falou compadecido:
-Dei o mundo ao homem, mas confiarei a vida ao teu coração.
Em seguida colocou-lhe nos braços uma frágil criança.
Desde então, a Mulher fez-se Mãe e passou a viver plenamente feliz.
Meimei
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Gosto de estar sempre de bem com a vida.

Então: "Se for pra esquentar, que seja no sol;

Se for pra enganar, que seja o estomago;

Se for pra chorar, que se chore de alegria;

Se for pra mentir, que seja a idade;

Se for pra roubar, que se roube um beijo;

Se for pra perder, que se perca o medo;

Se for pra cair, que seja na gandaia;

Se existe guerra, que seja de travesseiros;

Se existe fome, que seja de amor;

Se for pra ser feliz, que seja o tempo todo!!!"

FELIPE

Visitas indesejáveis
" Certo dia, um casal ao chegar do trabalho, encontrou algumas pessoas dentro de sua casa. Achando que eram ladrões, ficaram assustados. Mas um homem forte e saudável com corpo de halterofilista disse:
- Calma pessoal, nós somos velhos conhecidos e estamos em toda parte do mundo.
- Mas quem são vocês? Pergunta a mulher.
- Eu sou a PREGUIÇA responde o homem másculo. Estamos aqui para que vocês escolham um de nós para sair definitivamente da vida de vocês.
- Como você pode ser a preguiça se tem um corpo de atleta que vive malhando e praticando esportes? Indagou a mulher.
- A preguiça é forte como um touro e pesa toneladas nos ombros dos preguiçosos. Com ela ninguém pode chegar a ser um vencedor.
- Uma mulher curvada, com a pele muito enrugada que mais parecia uma bruxa disse:
- Eu meus filhos, sou a LUXÚRIA.
- Não é possível! Diz o homem. Você não pode atrair ninguém com esta feiúra.
- Não há feiúra para a luxúria filhos. Sou velha porque existo há muito tempo entre os homens. Sou capaz de destruir famílias inteiras, perverter crianças e trazer doenças para todos até a morte. Sou astuta, e posso me disfarçar na mais bela mulher ou homem que você já viu.
- Um mal cheiroso homem, vestindo uns maltrapilhos de roupas que mais parecia um mendigo disse:
- Eu sou a COBIÇA. Por mim muitos já mataram. Por mim muitos já abandonaram famílias e pátria. Sou tão antigo quanto a luxúria, mas eu não dependo dela para existir. Tenho essa aparência de mendigo porque por mais bem vestido que me apresente, por mais rico que pareça, com jóias, dinheiro e carros luxuosos, ainda assim, me verás desta forma. Porque a cobiça está tanto dentro do pobre quanto do rico.
- E eu sou a GULA! Disse uma lindíssima mulher, com o corpo escultural e cintura finíssima, seus contornos eram perfeitos, e tudo no corpo dela tinha harmonia de formas e movimentos.
Assustaram-se os donos da casa, e a mulher disse:
- Sempre imaginei que a gula fosse gorda!
- Isso é o que vocês pensam. Responde ela. Sou bela e atraente, porque se assim não fosse, seria muito fácil livrarem-se de mim. Minha natureza é delicada, normalmente sou discreta. Quem tem a mim não se apercebe. Mostro-me sempre disposta a ajudar àqueles que querem fazer regimes, mas na verdade faço tudo ir de maneira sutil. Destruo o prazer de viver e destruo a beleza do corpo. Também por mim muitas famílias destruíram-se em busca da luxúria.
- Sentado em uma cadeira, num canto da casa, um senhor também velho, mas com o semblante bastante sereno, com voz doce e movimento suave disse:
- Eu sou a IRA! Alguns me conhecem como cólera. Tenho muitos milênios também. Não sou homem nem mulher assim como meus companheiros que estão aqui.
- Ira? Parece mais um vovô que todos gostaríamos de ter, diz a dona da casa.
- E a grande maioria me tem, responde o vovô. Mato com crueldade. Provoco brigas horríveis que destroem cidades quando me aproximo. Sou capaz de eliminar qualquer sentimento diferente de mim. Posso estar em qualquer lugar, e penetrar nas mais protegidas casas. Pareço calmo e sereno para mostrar-lhes que a ira pode estar aparentemente mansa. Posso também ficar contido no íntimo das pessoas, sem me manifestar, provocando úlceras, cânceres, e as mais temíveis doenças.
- Eu sou a INVEJA! Faço parte da história do homem desde a sua aparição. Diz uma jovem que ostentava uma coroa de ouro cravada de diamantes, usava braceletes de brilhantes e roupas de fino pano assemelhando-se a uma princesa rica e poderosa.
Como inveja se és rica e bonita e parece ter tudo o que deseja? Disse a mulher da casa.
- Há os que são ricos; os que são poderosos; os que são famosos; e os que não são nada disso. Mas eu estou entre todos. A inveja surge pelo que não se tem, e o que não se tem é a felicidade. Pois felicidade depende de amor, e isso é o que mais carecem na humanidade. Por causa de mim muita destruição já houve, mortes e sofrimento. Onde eu estou, está também a tristeza.
Enquanto os invasores se explicavam, um garoto que aparentava cerca de 5 a 6 anos, brincava pela casa. Sorridente e de aparência inocente, características das crianças. Sua face de delicados traços mostrava a plenitude da juventude. Olhos vívidos e enigmáticos parecia estar alheio aos acontecimentos. Quando foi indagado pelo dono da casa:
- E você garoto? O que faz junto a esses que parecem ser a personificação do mal?
- O garoto responde com um sorriso largo e olhar profundo:
- Eu sou o ORGULHO!
- Orgulho? Mas você é apenas uma criança, tão inocente quanto todas as outras.
O semblante do garoto tomou um ar de seriedade que assusta o casal, e então ele disse:
- O orgulho é como uma criança mesmo, mostra-se inocente e inofensivo. Mas não se enganem, sou tão destrutivo quanto todos aqui. Quer brincar comigo?
A preguiça interrompe a conversa e diz:
- Vocês devem escolher quem de nós sairá definitivamente de suas vidas. Queremos uma resposta.
O homem da casa responde:
- Por favor, dêem dez minutos para que possamos pensar.
O casal se dirige para seu quarto, e lá fazem várias considerações. Dez minutos depois retornam.
- Então? Pergunta a gula.
- Ante expectativa geral respondem: Queremos que o orgulho saia de nossas vidas.
O garoto olha com um olhar fulminante para o casal, pois queria continuar ali. Porém, respeitando a decisão, dirige-se para a saída.
Os outros, em silêncio, iam acompanhando o garoto, quando o homem da casa pergunta:
- Hei! Vocês vão embora também?
O menino, agora com ar severo e com a voz forte de um orador experiente, diz:
- Escolheram que o orgulho saísse de suas vidas, e fizeram a melhor escolha...
Pois onde não há orgulho, não há preguiça, pois os preguiçosos são aqueles que se orgulham de nada fazer para viver, não percebendo que na verdade vegetam.
Onde não há orgulho, não há luxúria, pois os luxuriosos têm orgulho de seus corpos e julgam-se merecedores de possuir os corpos de tantos quantos lhes convir, não percebendo que na verdade são objetos do instinto.
Onde não há orgulho não há cobiça, pois os cobiçosos têm orgulho das migalhas que possuem, juntando tesouros na terra e invejando a felicidade alheia, não percebendo que na verdade são instrumentos do dinheiro.
Onde não há orgulho não há gula, pois os gulosos se orgulham de suas condições, e jamais admitem que o são. Arrumam desculpas para justificar a gula, não percebendo que na verdade são marionetes dos desejos.
Onde não há orgulho não há ira, pois os irosos se orgulham de não serem passíveis e jamais abaixam a cabeça diante de qualquer situação. São incapazes de permitir que a vida lhes proporcione lições de aprendizado, e se revoltam com facilidade com aqueles que, segundo o próprio julgamento, não são perfeitos, não percebendo que na verdade sua ira é resultado de suas próprias imperfeições.
Onde não há orgulho não há inveja, pois os invejosos sentem o orgulho ferido ao verem o sucesso alheio, seja ele qual for. Precisam constantemente superar os demais nas conquistas. Não percebendo que na verdade são ferramentas da insegurança e da falta de amor à vida. Adeus!
Saíram todos sem olhar para traz. E ao baterem a porta, um fulminante raio de luz invadiu o recinto".
João Batista Armani

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Logo após a 2ª Guerra Mundial, um jovem piloto inglês experimentava o seu frágil avião monomotor numa arrojada aventura ao redor do mundo.
Pouco depois de levantar vôo de um dos pequenos e improvisados aeródromos da Índia, ouviu um estranho ruído que vinha de trás do seu assento. Percebeu logo que havia um rato à bordo e que poderia, roendo a cobertura de lona, destruir o seu frágil avião.
Poderia voltar ao aeroporto para se livrar de seu incômodo, perigoso e inesperado passageiro. Lembrou-se, contudo, de que os ratos não resistem a grandes alturas. Voando cada vez mais alto, pouco a pouco, cessarem os ruídos que quase punham em perigo a sua viagem.
Se o ameaçarem destruir por inveja, calúnia ou maledicência, VOE MAIS ALTO...!!! se o criticarem, VOE MAIS ALTO... se fizerem injustiças a você, VOE MAIS ALTO!! Lembre-se sempre que os "ratos" não resistem às alturas.
desconheço o autor

O guardião do mosteiro

Certo dia, num mosteiro, com a morte do guardião, foi preciso encontrar outro que o substituísse. O grande Mestre, então, convocou todos os discípulos para descobrir quem seria a nova sentinela.
O Mestre, com muita tranqüilidade, falou:
Assumirá o posto o monge que conseguir resolver primeiro o problema que eu vou apresentar.
Então ele colocou uma mesinha magnífica no centro da enorme sala em que estavam reunidos e, em cima dela, pôs um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza a enfeitá-lo.
E disse apenas:
-Aqui está o problema! Todos ficaram olhando a cena:
O vaso belíssimo, de valor inestimável, com a maravilhosa flor ao centro!
O que representaria? O que fazer? Qual o enigma?
Nesse instante, um dos discípulos sacou a espada, olhou o Mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e ...Zapt!... destruiu tudo, com um só golpe.
Tão logo o discípulo retornou a seu lugar, o Mestre disse:
- Você é o novo Guardião. Não importa que o problema seja algo lindíssimo.
Se for um problema, precisa ser eliminado.
Um problema é um problema, mesmo que se trate de uma mulher sensacional, um homem maravilhoso ou um grande amor que se acabou.
Por mais lindo que seja ou tenha sido, se não existir mais sentido para ele em sua vida, deve ser suprimido.
Muitas pessoas carregam a vida inteira o peso de coisas que foram importantes no passado, mas que hoje somente ocupam espaço - um lugar indispensável para criar a vida.
Os orientais dizem:
- Para você beber vinho numa taça cheia de chá, é necessário primeiro jogar fora o chá para, então, beber o vinho. Ou seja, para aprender o novo, é essencial desaprender o velho.
Limpe a sua vida, comece pelas gavetas, armários até chegar às pessoas do passado que não fazem mais sentido estar ocupando espaço em sua mente.
Vai ficar mais fácil ser feliz.
Fonte: Momento Espírita

“Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, porque cada pessoa é única para nós e nenhuma substitui a outra.Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai sozinho, nem nos deixa só.Leva um pouco de nós mesmos e nos deixa um pouco de si mesmos.Há os que levam muito, mas não há os que não levam nada.Há os que deixam muito, mas não há os que não deixam nada.Esta é a mais bela realidade da vida, a prova tremenda de que cada um é importante e que ninguém se aproxima do outro por acaso.”Saint-Exupéry


Serra e Dilma enfrentam protestos em debate em MG

Tucano foi hostilizado por professores e petista foi vaiada por prefeitos mineiros do PSDB
Belo Horizonte - Teve clima de debate eleitoral ontem no primeiro encontro entre os três principais pré-candidatos a presidente, em Belo Horizonte (MG), no 27º Congresso Mineiro de Municípios.
Antes do encontro entre Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB), o tucano — do mesmo partido do ex-governador mineiro Aécio Neves — foi hostilizado por professores da rede estadual, que estão em greve há quase um mês e reinvindicam aumento salarial.
Se o tucano precisou ser escoltado por policiais militares para chegar ao auditório, lá dentro, quem sofreu foi a petista, que enfrentou vaias da plateia, formada por cerca de 400 prefeitos (maioria do PSDB).
Apenas Marina foi poupada.
No debate, os três responderam quatro perguntas e tiveram mais 10 minutos para falar livremente.
Um dos temas abordados foi royalties do petróleo. Serra defendeu a extensão da cobrança sobre “outros recursos naturais”. Para ele, porém, a arrecadação tem de ser vinculada a investimentos.
Dilma concordou, especialmente com a proposta de passar a cobrar royalties sobre outros recursos, como a mineração.
“É um absurdo o que se cobra, é uma questão de dívida com a nação”, disse a petista. Por sua vez, Marina questionou a isenção do ICMS para a mineração. “Não é justo, porque Minas tem a maior quantidade de mineração do País e o estado acaba não se beneficiando dessa riqueza”, disse a senadora.
Nas abordagens individuais, Dilma destacou as parcerias entre o governo federal e as prefeituras, citando como exemplo o PAC.
Ela disse que o governo de Lula jamais olhou a filiação partidária dos prefeitos na hora de investir os recursos do programa.
Marina contestou a afirmação. “Boa parte dos recursos ainda não são repassados sem mediação política”, denunciou ela, que também criticou a inimizade entre PT e PSDB. “O PSDB tentou governar sozinho e acabou ficando refém do que há de pior do Democratas.
O PT tentou governar sozinho e acabou refém do que há de pior do PMDB”, atacou a senadora.
Já Serra, no estilo “paz e amor”, disse que, embora possa soar como “heresia”, se for eleito vai querer o PT e o PV fazendo parte de seu governo.
Ele brincou, afirmando que o evento não era um “Fla x Flu” ou um “Atlético x Cruzeiro”.
O Dia

Ração Humana!

A ração humana é um complemento alimentar à base de cereais integrais. São ingredientes ricos em fibras, que ajudam a acelerar o metabolismo, controlar o colesterol e triglicerídeos, estimular a digestão e saciar a fome. Entre os demais benefícios da ração humana podemos citar que ela ajuda na desintoxicação do corpo, nutre, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e inibe a absorção de gorduras pelo organismo.
Ração humana emagrece?
Por possuir uma grande quantidade de nutrientes em sua composição, a ração humana estimula a sensação de saciedade no organismo e reduz a fome. O consumo da ração humana por si só, não emagrece. Para eliminar até 8 quilos em um mês, é preciso substituir uma ou duas refeições ao dia pela ração humana.Para funcionar ainda melhor, o uso da ração humana deve ser aliado a outros fatores, como praticar atividades físicas regularmente e manter um cardápio com restrição de calorias, da mesma maneira que em qualquer dieta comum.
Composição da ração humana
Linhaça
Rica em ácidos graxos essenciais (gorduras boas), como o ômega 3, sais minerais e vitaminas. Seus benefícios são de baixar os níveis de colesterol ruim no sangue, tem ação antiinflamatória, auxilia na regularização do intestino, aumenta a atividade do sistema imunológico e possui uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.
Aveia em flocos
Suas vitaminas, fibras, proteínas e minerais saciam a fome, melhoram o trânsito intestinal e inibem a absorção de gordura pelo organismo.
Gérmem de trigo
Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E que regenera os tecidos. Combate a menstruação irregular, dificuldade de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular, infecções e desintoxica o organismo deixando o corpo mais disposto.
Açúcar mascavo
Extraído da cana de açúcar, contém vitaminas e grande quantidade de cálcio, ferro, magnésio e potássio.
Levedo de cerveja
Composto de vitamina B, manganês, cromo e fósforo, repõe sais minerais e vitaminas, fortalecendo o sistema imunológico.
Gergelim com casca
É rico em cálcio e fósforo. Possui em sua composição um óleo de ótima qualidade, além de proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina, minerais, fibras, cálcio e ferro. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, ácido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, prisão de ventre, ulcera, pressão alta e é um excelente repositor de cálcio.
Guaraná em pó
A cafeína estimula o sistema nervoso central, melhorando a capacidade de raciocínio, combate o cansaço físico e mental.
Leite de soja em pó
É de fácil digestão, pouco calórico, possui menos gordura que o leite da vaca e não contém colesterol.
Cacau
Contém pouco açúcar, é rico em sais minerais com o ferro, magnésio, potássio e fósforo. Estimula a produção de serotonina, hormônio do bem-estar.
Receita de ração humana:Agora que você já aprendeu mais sobre os ingredientes, aprenda como fazer ração humana em casa.
Ingredientes:
- 250 g de fibra de trigo- 125 g de leite de soja em pó- 125 g de linhaça marrom- 100 g de açúcar mascavo- 100 g de aveia em flocos- 100 g de gergelim com casca- 75 g de gérmen de trigo- 50 g de gelatina sem sabor- 25 g de guaraná em pó- 25 g de levedo de cerveja- 25 g de cacau em pó
Modo de Preparo:
Misture bem todos os ingredientes da receita, bata no liquidificador os ingredientes que não sejam em pó e depois misture-os. Guarde em vidros limpos e secos, bem fechados. Conserve em geladeira, por no máximo 15 dias. A receita de ração humana rende 1 kg.
Como tomar ração humana:
Você deve consumir a mistura todos os dias. A ração humana fica ótima quando misturada em sucos, com leite desnatado ou frutas. A quantidade ideal é de duas colheres de sopa por dia.
Onde comprar ração humana:
A ração humana pode ser encontrada pronta nas lojas especializadas em produtos naturais ou pode-se comprar os ingredientes separados para preparar a mistura em casa.
Site Toda Mulher

Como escolher o colchão ideal


Como escolher o colchão ideal
Para ter uma noite de sono tranquilo, dormir bem e recarregar a energia, um bom colchão é fundamental. Além do desconforto, passar a noite no colchão errado pode provocar insônia câimbras, dores musculares, dores nas costas e na região lombar, desvio de coluna, má circulação e formigamento.

Sem contar a irritabilidade e a falta de concentração no dia seguinte.
Mas na hora de comprar o colchão certo, podem surgir dúvidas, principalmente para os menos entendidos do assunto. Algumas dicas de como escolher o colchão ideal podem facilitar a tarefa e ainda garantir uma noite de bons sonhos.
A primeira coisa que vem à cabeça do consumidor é a densidade do colchão, que é a resistência do produto levando em conta o peso de cada pessoa. Para ajudar, as lojas têm tabelas que indicam a densidade ideal para cada corpo. No caso dos colchões de casal, o certo é comprar o colchão na densidade compatível com a pessoa mais pesada.
No entanto, densidade não quer dizer qualidade e o fato de o colchão ser mais duro não quer dizer que ele é ruim, assim como ser macio também não é sinônimo de um bom colchão.

O colchão deve ser confortável, não pode ser nem mole nem duro demais, deixar a coluna alinhada e os músculos relaxados. Quando o colchão é muito mole, pode entortar a coluna e causar dores nas costas. Já o colchão duro demais pode cansar a musculatura, provocando dores nos ombros, quadris e juntas.


Tipos de colchão
Existem diversos tipos de colchão, com diferentes características para atender às mais diversas necessidades. Saiba mais sobre eles para comprar o modelo mais adequado para você.
Colchão de espuma:
O colchão de espuma o tipo mais comum e também o mais vendido. Pode ser encontrado em alturas e densidades variadas. Por ser mais barato, pode ser trocado com freqüência, já que a espuma tende a deformar rapidamente.
Colchão de molas:
O colchão de molas pode ser encontrado facilmente em duas versões. O colchão de molas entrelaçadas cobertas por uma camada de espuma é durável e bem pesado. Não é indicado para casais porque quando uma pessoa se mexe em um lado do colchão, o outro lado balança muito.
Já o colchão molas ensacadas, o chamado “sistema pocket” é ideal para casais, pois as molas são envolvidas uma a uma, o que garante conforto e durabilidade. Tem uma camada especial de espuma chamada pillow top, que proporciona conforto extra. A desvantagem dessa camada especial é que ela só está presente em um dos lados, o que impossibilita que o colchão seja virado periodicamente.
Colchão de látex:
Esse modelo de colchão tem tratamento contra fungos, ácaros e bactérias, por isso é indicado para pessoas que tem alergia. Ocolchão de látex é macio e muito confortável, pois o material se adapta facilmente ao contorno do corpo. A boa durabilidade do colchão de látex também é uma grande vantagem.
Colchão de viscoelástico:
É o mais tecnológico dos colchões, mas também o mais caro. Foi desenvolvido com tecnologia usada por astronautas. A espuma do colchão de viscoelástico se molda ao corpo sem deformar, suporta qualquer peso e altura e oferece boa sustentação à coluna.
O colchão deve ser trocado, em média, a cada oito anos. Quando decidir comprar um colchão novo, procure um bom vendedor, pesquise, tire todas as suas dúvidas sobre o produto. Deixe a vergonha de lado e teste vários modelos antes de fazer sua escolha, fique alguns minutos deitada para testar se o colchão é bom mesmo. Vale a pena e ainda evita dores e possíveis desconfortos futuros.

Pílula do dia Seguinte ou Pílula de Emergência


Pílula de Emergência

A pílula anticoncepcional de emergência, também conhecida como pílula do dia seguinte, é um recurso importante para evitar uma gravidez indesejada.
Seu uso deve ser reservado para situações excepcionais, e não deve ser usada na rotina, em substituição a outros métodos anticoncepcionais.
É indicada nas situações de falha de métodos anticoncepcionais (rompimento da camisinha, esquecimento de tomar pílulas ou injetáveis, deslocamento do diafragma ou do DIU, uso incorreto dos métodos comportamentais), de violência sexual ou de relação sexual sem uso de método anticoncepcional.
A pílula anticoncepcional de emergência deve ser prescrita por médico, e seu uso deve iniciar-se até no máximo cinco dias após a relação sexual desprotegida. Entretanto, sua eficácia é maior quanto mais precoce for o seu uso.
É importante esclarecer, que a pílula não é abortiva, pois não interrompe uma gravidez estabelecida e seu uso deve se dar antes da gravidez.
Os vários estudos disponíveis atestam que ela atua impedindo o encontro do espermatozóide com o óvulo, ou seja inibindo a ovulação. Portanto, o seu mecanismo de ação é basicamente o mesmo dos outros métodos anticoncepcionais hormonais (pílulas e injetáveis).
Trata-se de um método anticoncepcional cientificamente aceito, aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). A pílula de emergência é distribuída aos municípios que possuem população igual ou superior a 50.000 habitantes. Está previsto para 2010 o quantitativo de 513 mil cartelas.
Pílula do dia Seguinte

A pílula do dia seguinte ou PDS é um anticoncepcional de emergência que deve ser tomado no máximo até 72 horas após a relação sexual visando evitar a gravidez.
Ela deve ser tomada somente em casos de urgência e não como um método anticoncepcional de rotina.
Ela não substitui de forma alguma a camisinha!São dois comprimidos para ser tomado.
O primeiro deve ser tomado preferencialmente nas primeiras 24 horas, seguido de outra dose após 12 horas.
Quanto mais cedo você tomar, maior será a eficácia da pílula do dia seguinte
Efeitos Colaterais:Entre os efeitos colaterais mais comuns estão a alteração do ciclo menstrual e do tempo de ovulação.
É comum também a mulher sentir dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos.
Contudo, esses efeitos variam de mulher para mulher: algumas sentem quase todos, outras não sentem nenhum.
No caso de vômito ou diarréia nas duas primeiras horas após a ingestão, a dose deverá ser repetida para manter a eficácia.
E se tomar ela diversas vezes? Quanto mais vezes você tomar a pílula do dia seguinte, maior será o risco de você engravidar.
Este risco normalmente já é de 15% caso a primeira pílula seja tomada após 24 horas da relação.
Preço da Pílula do Dia Seguinte:O preço da pílula do dia seguinte varia de estabelecimento para estabelecimento, mas geralmente está em torno de 10 a 20 reais.
Fonte:O Site de Toda Mulher

Fiocruz detecta na Lagoa vírus que causam vômitos e diarreias


Rotavírus e norovírus são os principais causadores da gastroenterite.Eles teriam surgido por meio do lançamento do esgoto na Lagoa.

Um estudo da Fiocruz apresentado nesta quarta-feira (5) no Rio aponta a presença de rotavírus e norovírus nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio.
Os vírus encontrados são causadores de gastroenterite e podem causar vômitos e diarreias.
Estudo da Fiocruz detectou presença de rotavírus e norvírus na água da Lagoa
O pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz,
José Paulo Glagliardi Leite, explica que os vírus foram descobertos em análises coletadas durante o período de agosto de 2007 e julho de 2008.
As amostras indicam a presença de rotavírus em 24,3% e de norovírus em 18,8% das águas coletadas.
Os vírus podem ser transmitidos por meio de contato oral ou fecal, além da ingestão de água e alimentos contaminados.
Apesar dos vírus, o estudo considerou a água da Lagoa apropriada para o banho, de acordo com os critérios internacionais de avaliação de qualidade da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, o Instituto estadual do Ambiente (Inea) afirma que a Lagoa não é liberada para o banho, apenas para a prática de alguns esportes.
Para o pesquisador da Fiocruz, o derramamento de esgoto do Rio Macacos, no Horto, na Lagoa Rodrigo de Freitas pode ser a principal causa para a presença dos vírus na água. Ele argumenta que é necessário fazer um controle efetivo dos esgotos e das estações de tratamento para conter o avanço e a dispersão dos vírus.
O Inea informou que ainda não recebeu o estudo da Fiocruz. Segundo o instituto, assim que o órgão for notificado, os técnicos vão checar as condições da água.
G1.com

Comer pão todo dia engorda?


Muitas dúvidas ainda surgem em relação ao delicioso pãozinho, afinal, comer pão todo dia engorda?
Sim e não.
Assim como todos os alimentos, depende da quantidade.
O que faz uma pessoa engordar são os maus hábitos alimentares, o excesso e o sedentarismo.
O pão pode ser consumido diariamente desde que na quantidade adequada, e você pode preferir opções mais saudáveis que farão bem para você.
O carboidrato, grupo alimentar em que o pão pertence deve ser consumido diariamente, este nutriente é a base da nossa alimentação, pois fornece energia para que possamos realizar as atividades do dia a dia. É errado pensar que para emagrecer é preciso excluir o carboidrato da alimentação, o correto é não exceder na quantidade. Por isso não é preciso deixar de comer pão.
Quando integral, o pão tem vantagens em relação ao pão branco, pois possui fibras em sua composição, que além de colaborar com o bom funcionamento do intestino e ajudar no controle do colesterol e glicemia, proporciona uma maior saciedade.
O pão mais escuro é normalmente o melhor, pois a farinha é menos processada, tendo por isso, mais nutrientes benéficos para a saúde.
“Fique atento com o que você vai passar no pão, isso é mais importante do que se preocupar em tirar o miolo.”
Esclareça outras dúvidas relacionadas ao pão:
Torrada ou pão, o que tem menos calorias?Embora com maior quantidade de calorias, os pães muitas vezes são mais saudáveis e engordam menos que os biscoitos e torradas.
Considerando que você consuma a mesma quantidade de ambos, geralmente os biscoitos e torradas tem menor quantidade de fibras e mais de gordura, além dos pães saciarem mais do que os biscoitos e as torradas.Em questão de calorias, 1 pão francês equivale em média a 5 unidades de biscoito água e sal ou 3 torradas.Glúten prejudica o emagrecimento?
O glúten é uma proteína encontrada nos cereais (trigo, centeio, aveia e cevada) e está presente no pão. Devido a esta proteína que o pão fica fofinho.
É obrigatório conter no rótulo que o alimento contém glúten, porque algumas pessoas tem alergia a essa proteína, conhecida como doença celíaca.
No momento não há nada comprovado cientificamente de que o glúten prejudique pessoas que não possuem a doença celíaca.O miolo engorda mais que a casca?
O miolo possui uma maior concentração de água e ar, enquanto a casca possui menos água e mais nutrientes.
Tanto o miolo quanto a casca engordam praticamente a mesma coisa.
Fique atento com o que você vai passar no pão, isso é mais importante do que se preocupar em tirar o miolo.
O pão caseiro ou feito em máquina é mais saudável?Sim, pois você escolhe o tipo de farinha e todos os outros ingredientes, podendo escolher opções mais saudáveis, ou acrescentar alimentos que tornarão seu pão mais nutritivo.

SUPLEMENTO ALIMENTAR É UMA BOA ?

Na ânsia de alcançar um corpo bonito, muitas mulheres recorrem aos suplementos alimentares.
Cheios de promessas tentadoras, esses produtos são vendidos livremente em lojas especializadas, sem a exigência de receita médica ou acompanhamento. Mas nem tudo é tão simples quanto parece.

Mal administrados, eles oferecem sérios riscos à saúdePatrícia AfonsoTodos os meses as academias ganham uma porção de novas alunas, determinadas a preparar o corpo para vestir o biquíni da moda ou exibir as curvas no jeans skinny.

O desejo de ver logo no espelho o resultado da malhação e cumprir o objetivo no menor prazo possível é o ponto de partida para que muitas comecem a se interessar pelos suplementos alimentares.

"No geral, elas já chegam à academia querendo tomar algo para acelerar o resultado.

A ansiedade de emagrecer é tanta, que elas sentem e agem como se não pudessem esperar.

Acontece que nessa hora ninguém se lembra que não foi da noite para o dia que engordou", comenta Alessandra Caviglia, gerente de nutrição das unidades Brooklin e Morumbi da academia Cia. Athletica (SP).Se tal interesse as direciona até a sala do nutricionista ou ao consultório médico, tudo bem.

O problema é quando os comentários empolgados de uma colega ou uma sugestão do instrutor bastam para que elas se dirijam à primeira loja especializada e saiam de lá com um combinado de produtos que, na realidade, nem conhecem direito. "A observação do uso indiscriminado desses suplementos motivou a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) a propor que se incluísse no rótulo a informação 'alimento para atletas', na tentativa de limitar o público-alvo. No entanto, ainda não há nenhuma definição sobre o assunto",

Segundo o especialista, existem vários suplementos que podem ajudar quem pratica atividade física, mesmo sem ser atleta profissional.

no hábito que algumas pessoas têm de utilizar o suplemento como substituto da Na refeição. "A alimentação equilibrada ainda é a melhor forma de manter o corpo em dia. Afinal, é da dieta que vem a maior parte dos nutrientes que necessitamos.

A suplementação só serve para ajustes, não faz milagres".

Ao contrário do que prega o senso comum, de que seguir as instruções do rótulo é o suficiente, as características individuais devem ser consideradas e fazem toda a diferença.

"A quantidade de suplemento necessária varia de acordo com o peso, a dieta e a rotina de exercícios da pessoa", alerta Alessandra.

Conheça a seguir os principais tipos de suplementos disponíveis no mercado e suas funções.

Mas atenção: nada de escolher o seu sem a orientação certa, para não colocar a saúde em risco em nome da vaidade.


aminoácido
Sua matéria-prima é proteína e, por isso, tem um papel importante na manutenção da massa magra. "O aminoácido atua na reparação da musculatura e em seu conseguinte desenvolvimento", explica Murilo Dáttilo. É recomendado para atletas que treinam intensamente e, por isso, necessitam de uma reposição rápida de proteínas. "Esse suplemento deve ser utilizado com cautela por indivíduos com problemas intestinais, hepáticos e renais", completa o especialista.


glutamina
Tipo de aminoácido existente na musculatura. Sua utilização no pós-treino auxilia a diminuição do estresse muscular, preparando o corpo para o próximo treinamento.

Além disso, favorece o sistema imunológico


termogênicos e queimadores de gorduraEsses produtos são vendidos sob o apelo de acelerar o metabolismo e são muito procurados pelas mulheres. No entanto, boa parte deles não possui evidências científicas que comprovem seus efeitos. "Vale ressaltar que alguns desses suplementos, que contêm cafeína, podem ajudar na mobilização da gordura e favorecer o rendimento físico. Porém, é preciso a liberação e o acompanhamento de um médico para não gerar efeitos adversos para a saúde, como taquicardia e insônia, dentre outros males".

Repetimos: antes de tomar, busque orientação.


BCAAÉ um mix dos principais aminoácidos requeridos pela musculatura durante a atividade física. "Esse produto é indicado para quem treina pesado e precisa estar inteiro no dia seguinte, pois ajuda na recuperação da musculatura. Além disso, aumenta a capacidade de ganho de massa muscular", comenta Alessandra."É da dieta que vem a maior parte dos nutrientes que necessitamos. A suplementação, sozinha, não faz milagres."


óxido nítrico
Esse produto é indicado para acelerar o ganho de massa muscular. Isso se deve principalmente ao fato de que ele aumenta a velocidade de contração da fibra muscular durante o treino e, assim, gera um maior potencial de força. Também ajuda na recuperação da fadiga muscular, comum no pós-treino. Não deve ser utilizado por períodos longos.


creatinaEsse nutriente é um tipo de proteína encontrado em alguns alimentos de origem animal, especialmente na carne vermelha. Para compor suplementos, a substância é retirada de carnes e fígado de boi e misturada a outros componentes. "A creatina confere mais força e energia, melhorando o rendimento do treino. Além disso, diminui o tempo de recuperação dos músculos, possibilitando que se mantenham e até se aumentem as cargas utilizadas". Esse suplemento exige um acompanhamento mais minucioso.

"Muitas pessoas procuram a creatina porque ela ajuda a inflar, dando uma sensação de aumento muscular.

O problema é que se trata de uma impressão falsa, já que ela cria uma reserva de água dentro das células e, por isso, a pessoa incha. Não é músculo de verdade.

É preciso fazer algumas pausas na suplementação".


hiperproteicos"São derivados de proteínas do leite, soja ou ovo. Reparam a musculatura e auxiliam o seu desenvolvimento", diz Murilo Dáttilo. Podem favorecer praticantes de atividade física com intensidade em diversos níveis, mas devem ser utilizados com cautela para não sobrecarregar a função hepática. Um dos mais conhecidos é o WheyProtein.


estimulantesÀ base de substâncias como cafeína e guaraná, esses produtos aceleram a função metabólica e estimulam o sistema nervoso central. Conferem maior disposição para o treinamento, além de melhorar o humor. O uso inadequado pode causar dependência psicológica, além de problemas como o aumento da pressão arterial, agitação, distúrbios do sono e falhas na coordenação motora.
ácido linoleico (CA, LA, CL)


Suplementos à base de óleo de cártamo que visam a diminuir os níveis de gordura corporal e o ganho de massa magra. "As pesquisas com ratos apontaram alterações positivas na composição corporal, porém, os estudos ainda são inconclusivos. Não indico o uso desse tipo de produto, pois pode favorecer distúrbios do trato gastrointestinal, diabetes do tipo 2, inflamação e risco aumentado para doenças cardiovasculares".

precursores do hGHCombinam aminoácidos que promovem o aumento do hormônio GH, responsável pelo crescimento, e o aumento da musculatura. "O uso de qualquer produto que tenha relação com a parte hormonal precisa ser orientado por um médico. Aqui, a grande questão é que o hGH não escolhe que célula vai multiplicar.

Isso pode ser perigoso, pois pode, por exemplo, atuar no crescimento de células cancerígenas. Se a pessoa tiver parentes que já sofreram de câncer, não deve nem pensar em usar".


não corra o risco

Quando se trata de suplementação alimentar, uma simples consulta ao especialista faz toda a diferença.

É ele quem poderá avaliar seu quadro físico e recomendar os produtos mais indicados para o objetivo que deseja alcançar.

Além disso, a orientação evita a compra de produtos de origem duvidosa - que infelizmente são vendidos livremente por aí - e ajusta as porções às demandas do seu organismo. "O uso inadequado dos suplementos afeta o metabolismo, sobrecarregando órgãos como fígado, rins, pulmões e pode até mesmo causar câncer.

Há ainda maior risco de tromboembolismo, devido ao aumento no tempo de coagulação sanguínea, e de doenças cardiovasculares".

Portanto, vá com calma! O desejo de apressar demais as coisas, nesse caso, pode trazer prejuízos irreversíveis.

Fonte: Revista CORPO A CORPO

Alergia à Proteína do Leite de Vaca


















Dentre as alergias, temos a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), a qual parece estar na moda nos últimos anos. Cerca de 6% das crianças (e 3% dos adultos) apresentam sintomas desta doença: vômitos, cólicas, diarréia, dor abdominal, prisão de ventre, presença de sangue nas fezes, dermatites (alergia na pele), problemas respiratórios (asma, rinite), emagrecimento e redução da velocidade de crescimento.
Podem ocorrer desde poucos minutos após a ingestão do leite, como depois de muitos dias nas crianças que ingerem leite de vaca com frequência.
Estes sintomas ocorrem devido a uma reação do organismo contra a proteína do leite. Preste atenção nisso! Toda alergia é uma reação do organismo contra uma proteína (alergia ao pó, ao ácaro, aos frutos do mar... tudo isso tem proteína que desencadeia o processo alérgico).
Tem gente que confunde alergia ao leite com intolerância à lactose. São coisas diferentes, apesar de apresentarem alguns sintomas semelhantes. A lactose é um açúcar e não uma proteína. Dessa forma, é incapaz de desencadear um processo alérgico. É importante saber isso, pois quem tem alergia, não pode nem chegar perto do leite, mas quem tem intolerância, pode consumir uma quantidade pequena (leite como ingrediente de biscoitos, por exemplo), desde que não apresente sintomas.
O diagnóstico é meio tupiniquim, mas vou dizer a vocês que é o que funciona realmente: tiramos o leite de vaca (e derivados) da dieta da criança por um tempo e posteriormente introduzimos novamente este alimento (“teste de desencadeamento”).

Caso a criança tenha os sintomas listados acima, bingo! Claro que não é tão simples assim. Tem vários fatores que são considerados e por isso, você deve ir ao médico se suspeitar do problema (entenderam o recado, né!?). O exame de sangue oculto nas fezes ou a pesquisa sanguínea de alergia à proteína do leite de vaca podem ajudar, mas vou dizer que nem fazemos estes exames de rotina, pela baixa sensibilidade, ou seja, pela grande probabilidade de apresentarem-se negativos em pacientes que têm a doença. Então não venham dizendo que querem um examezinho, ok?!

Confiem no médico gente! A gente estuda pra caramba pra vocês confiarem mais em um exame de sangue, que nem quer dizer muita coisa! Para né!! (risos).
O tratamento não é tão simples, pois envolve mudança da dieta (e todos nós sabemos o quanto é difícil fazer isso!). É necessária a exclusão completa do leite de vaca e todos os seus derivados, incluindo os alimentos preparados com leite (pão doce, biscoito, bolo, iogurte, etc). Muitos alimentos industrializados contém caseína, caseinato, soro do leite ou proteínas do soro do leite. Gente, isso é tudo farinha do mesmo saco, ou melhor, leite da mesma vaca! Quem tem alergia, não pode consumir nada que tenha esses ingredientes.
..As crianças que estão sendo amamentadas devem continuar recebendo o leite materno, porém as mães deverão seguir a tal dieta isenta de leite. Vale a pena o sacrifício.

Aliás, vocês fazem dieta da lua, da carne, do carboidrato... agora vai ter a dieta do leite! Brincadeiras a parte, o melhor a fazer é procurar um profissional capacitado para orientar a dieta para que não falte nenhum nutriente (tanto para a mãe, quanto para o bebê), como o cálcio, por exemplo. Para os bebês que não mamam no peito, existem fórmulas (“leites”) especiais para quem tem alergia.

Nessas fórmulas, a proteína é toda fragmentada em pequenos pedacinhos, que não são capazes de desencadear a alergia. Nem vou falar no leite de cabra, ok?!

Além de existir a alergia cruzada, ele reduz muito a absorção do ferro. Assim, a criança até pode não apresentar sintomas alérgicos, mas vai ganhar uma anemia de brinde!
.. site http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/. Eu passei por lá e achei in Há várias informações sobre o problema. .

Pequenas Ações, Grandes Resultados


Toda pessoa às vezes sente-se triste, de mau humor, deixa-se dominar pela ira e fica remoendo rancores. Afinal, são reações inevitáveis diante de tantas frustrações ao longo da existência

Porém esses sentimentos não devem persistir por muito tempo, pois comprometem a capacidade de sentir prazer e de dar respostas adequadas às mais diversas situações. É necessário mudar o disco e reverter o quadro, para evitar que esses sentimentos se instalem de forma permanente.

Algumas medidas simples podem ajudar nessas situações:

1- Afastar-se dos chatos. Quem está numa fase vulnerável deve passar longe dos fofoqueiros, dos que vivem reclamando e de quem adora julgar os outros. Já as pessoas de alto astral atuam como renovadoras de energia.
2- Permanecer aqui e agora. O futuro é um projeto e o passado já se foi. O momento presente é tudo o que temos e deve ser o principal foco da vida. Se a nossa energia estiver focada em outro tempo, há grande possibilidade de perdermos as chances que se apresentam.

3- Desconfiar dos próprios dramas. Não se leve tão a sério. Às vezes, rir de si mesmo é o melhor remédio. As dificuldades são encaradas sob uma nova perspectiva quando existe bom humor.
“Sentimentos ruins não devem persistir por muito tempo, pois comprometem a capacidade de sentir prazer e de dar respostas adequadas às mais diversas situações.”

4- Limpar a área. Não varra a sujeira para baixo do tapete. Engolir a raiva e as mágoas é pior, pois um dia elas acabam reaparecendo, numa forma e num momento impróprios. O melhor é não deixar as divergências se acumularem, esclarecendo os fatos para que as tensões desapareçam. Um diálogo franco e tranqüilo pode ser um ótimo remédio.

5- Redigir cartas. Escreva suas mensagens de mágoa, indignação ou cobrança - o que seja -, mas não as envie. Guarde-as por alguns dias e depois as releia e decida se o destinatário merece ou não recebê-las. Isso ajuda a discernir se o problema é seu ou do outro, e pode poupá-lo de cometer injustiças e aumentar desavenças.

6- Dar um tempo. Se o trabalho ou alguém está deixando você aborrecido, saia de cena. Siga sua rotina, porém não se exponha. Assim você terá um tempo para entender suas emoções e se reestruturar para lidar melhor com a situação.

7- Cantar. Não importa onde – em grupo, sozinho ou debaixo do chuveiro. Cantar ajuda a liberar emoções, além de ser um ótimo exercício respiratório e de relaxamento da musculatura corporal e da mandíbula.

8- Fazer coisas prazerosas. Realizar atividades que dão prazer apenas durante as férias ou feriados não contribui muito para uma vida feliz. É importante realizar diariamente coisas simples que dêem prazer, de preferência em benefício próprio.

9- Fazer exercícios. Escolher uma modalidade de exercícios, como dançar, nadar, correr ou caminhar. É bom lembrar que só fazemos por muito tempo aquilo que nos dá prazer. Os exercícios, praticados regularmente, estimulam a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar e por outros benefícios para o corpo.10- Permitir-se mimos. Uma sessão de cinema só com as amigas, um café num lugar agradável, um domingo em que você acorda bem mais tarde, uma sessão de massagem relaxante.

O importante é que esses mimos tenham o efeito de dar satisfação.Todas essas medidas podem melhorar o ânimo e a disposição para enfrentar as situações do dia-a-dia com mais humor e prazer. Cada pessoa poderá adotar muitas outras medidas. Para isso é necessário descobrir o que provoca a sensação de reduzir o estresse.
É preciso utilizar todas as ferramentas disponíveis para viver melhor com os outros e consigo mesmo.
Flávia Leão Fernandes

Ser mãe e Ser mulher


A maternidade é, sem sombra de dúvidas, um dos eventos mais importantes na vida da mulher.

Ao dar a luz, o foco da atenção volta-se para o filho e a mulher abandona parte dos cuidados que antes dispensava a si mesma

Embora esta mudança de foco seja necessária, pois o bebê realmente necessita de toda atenção da mãe, algumas mulheres acabam esquecendo-se de si próprias e tendo dificuldades de retomar a preocupação consigo mesmas.

Esta situação faz com que, para algumas mulheres, a maternidade se transforme no momento desencadeador da obesidade.

Atendendo pacientes obesas, percebi que muitas delas queixavam-se do fato de haver engordado após o primeiro filho. Em muitos casos, o aumento excessivo de peso ocorreu durante a gestação, fase que pode facilitar o início do consumo exagerado de alimentos.

“Saber recuperar o investimento em si mesma é fundamental para que a mulher possa viver de maneira equilibrada”
Entretanto, mesmo após o parto, algumas mulheres continuam se alimentando de forma incorreta.

Para elas, a maternidade torna-se o fato mais importante da vida e, por conseqüência, deixam de investir nos cuidados com o corpo, com a alimentação e com a beleza, abrindo caminho para o início da obesidade.

Embora a maternidade realmente exija muito da mulher, esta não deve ser um pretexto para que ela esqueça de si própria. Após os períodos iniciais da vida do bebê, é importante que a mãe possa voltar a investir em si mesma e se enxergar como mulher.

Assim, ela não sofrerá com a queda de sua auto-estima e poderá manter-se atraente aos olhos dos outros e aos seus. Este investimento garantirá que ela sinta-se mais satisfeita consigo mesma, o que trará reflexos positivos no relacionamento com seu bebê e com todos a sua volta.

Finalmente, cabe dizer que é necessário que toda mulher possa compreender que ser uma mãe atenta e dedicada é algo que pode conviver harmoniosamente com o fato dela também ser mulher e querer cuidar de si.

Saber recuperar o investimento em si mesma, após um período de dedicação exclusiva ao bebê é fundamental para que a mulher possa viver de maneira equilibrada, investindo na felicidade de seu filho e também na sua.
Por Flávia Leão Fernandes