5.07.2010

Serra e Dilma enfrentam protestos em debate em MG

Tucano foi hostilizado por professores e petista foi vaiada por prefeitos mineiros do PSDB
Belo Horizonte - Teve clima de debate eleitoral ontem no primeiro encontro entre os três principais pré-candidatos a presidente, em Belo Horizonte (MG), no 27º Congresso Mineiro de Municípios.
Antes do encontro entre Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB), o tucano — do mesmo partido do ex-governador mineiro Aécio Neves — foi hostilizado por professores da rede estadual, que estão em greve há quase um mês e reinvindicam aumento salarial.
Se o tucano precisou ser escoltado por policiais militares para chegar ao auditório, lá dentro, quem sofreu foi a petista, que enfrentou vaias da plateia, formada por cerca de 400 prefeitos (maioria do PSDB).
Apenas Marina foi poupada.
No debate, os três responderam quatro perguntas e tiveram mais 10 minutos para falar livremente.
Um dos temas abordados foi royalties do petróleo. Serra defendeu a extensão da cobrança sobre “outros recursos naturais”. Para ele, porém, a arrecadação tem de ser vinculada a investimentos.
Dilma concordou, especialmente com a proposta de passar a cobrar royalties sobre outros recursos, como a mineração.
“É um absurdo o que se cobra, é uma questão de dívida com a nação”, disse a petista. Por sua vez, Marina questionou a isenção do ICMS para a mineração. “Não é justo, porque Minas tem a maior quantidade de mineração do País e o estado acaba não se beneficiando dessa riqueza”, disse a senadora.
Nas abordagens individuais, Dilma destacou as parcerias entre o governo federal e as prefeituras, citando como exemplo o PAC.
Ela disse que o governo de Lula jamais olhou a filiação partidária dos prefeitos na hora de investir os recursos do programa.
Marina contestou a afirmação. “Boa parte dos recursos ainda não são repassados sem mediação política”, denunciou ela, que também criticou a inimizade entre PT e PSDB. “O PSDB tentou governar sozinho e acabou ficando refém do que há de pior do Democratas.
O PT tentou governar sozinho e acabou refém do que há de pior do PMDB”, atacou a senadora.
Já Serra, no estilo “paz e amor”, disse que, embora possa soar como “heresia”, se for eleito vai querer o PT e o PV fazendo parte de seu governo.
Ele brincou, afirmando que o evento não era um “Fla x Flu” ou um “Atlético x Cruzeiro”.
O Dia

Um comentário:

Talkmi disse...

Estou acompanhando de perto esse período pré-eleitoral. Vejo que no Brasil muita gente "lavou as mãos", muita gente desistiu. Mas precisamos urgente ficar atentos! Valeu a postagem, vale muitas postagens mais!