5.07.2010

Fiocruz detecta na Lagoa vírus que causam vômitos e diarreias


Rotavírus e norovírus são os principais causadores da gastroenterite.Eles teriam surgido por meio do lançamento do esgoto na Lagoa.

Um estudo da Fiocruz apresentado nesta quarta-feira (5) no Rio aponta a presença de rotavírus e norovírus nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio.
Os vírus encontrados são causadores de gastroenterite e podem causar vômitos e diarreias.
Estudo da Fiocruz detectou presença de rotavírus e norvírus na água da Lagoa
O pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz,
José Paulo Glagliardi Leite, explica que os vírus foram descobertos em análises coletadas durante o período de agosto de 2007 e julho de 2008.
As amostras indicam a presença de rotavírus em 24,3% e de norovírus em 18,8% das águas coletadas.
Os vírus podem ser transmitidos por meio de contato oral ou fecal, além da ingestão de água e alimentos contaminados.
Apesar dos vírus, o estudo considerou a água da Lagoa apropriada para o banho, de acordo com os critérios internacionais de avaliação de qualidade da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, o Instituto estadual do Ambiente (Inea) afirma que a Lagoa não é liberada para o banho, apenas para a prática de alguns esportes.
Para o pesquisador da Fiocruz, o derramamento de esgoto do Rio Macacos, no Horto, na Lagoa Rodrigo de Freitas pode ser a principal causa para a presença dos vírus na água. Ele argumenta que é necessário fazer um controle efetivo dos esgotos e das estações de tratamento para conter o avanço e a dispersão dos vírus.
O Inea informou que ainda não recebeu o estudo da Fiocruz. Segundo o instituto, assim que o órgão for notificado, os técnicos vão checar as condições da água.
G1.com

Nenhum comentário: