9.19.2009

Lançamentos e tendências mundiais para o setor farmacêutico que estiveram na FCE Pharma 2009




A 14ª edição da FCE Pharma, evento realizado pela NürnbergMesse Brasil e voltado aos profissionais que atuam no setor farmacêutico, apresentou as novidades em tecnologia para matérias-primas, embalagens, máquinas, equipamentos e prestação de serviços para esse setor.


Confira abaixo a relação das principais ações dos expositores FCE Pharma 2009:

3M CUNO


A 3M cuno, empresa líder no mercado de filtração, participa pela 13ª vez na FCE e está apresentando neste ano o Serviço de Validação de Filtros Esterilizantes - equipamento de teste de integridade automático - o CUNOCheck 2, com assistência técnica e calibração local e os elementos filtrantes BioLIFE, em microfibra de vidro e BioASSURE, grau esterilizante em polietersulfona (PES).


ABDOLIANCE


Primeiro ativo cosmético para redução da barriga masculina desenvolvido exclusivamente para os homens com mais de 30 anos. Abdoliance é composto de uma combinação vetorizada de flavonóides da laranja (hesperidina) e cafeína do guaraná. Graças à vetorização Abdoliance é capaz de penetrar profundamente na pele e atingir em cheio os adipócitos, onde toda a gordura abdominal é armazenada. Enquanto a cafeína do guaraná ataca a gordura já formada queimando-a e reduzindo seus estoques, os flavonóides da laranja são capazes de inibir a inconveniente enzima Aromatase que transforma a testosterona do homem no hormônio feminino estrogênio. Desta forma Abdoliance tem a capacidade de impedir o acúmulo de gordura abdominal e ainda acelerar sua queima completa. Abdoliance utiliza um tipo de extrato raro de laranja, o Citrus aurantium, que contém hesperidina, sendo um dos mais potentes do mundo.


ACTIVE


Empresa especializada em sistemas para o mercado farmacêutico, cosmético e veterinário, prepara o lançamento oficial da solução Active Evolution na FCE PHARMA. O Active Evolutio abrange o controle de todo processo produtivo desde o Planejamento das operações, passando por Execução, Análise e Controle de Qualidade, cobrindo funcionalidades de sistemas MES, WMS, APS, dentre outros, todos integrados em uma única solução, organizada por módulos e transações. Destaque para o módulo de pesagem, que continuará sendo o carro-chefe da companhia e que recebeu atenção especial da equipe de desenvolvimento da Active.


AGILENT


A Agilent traz para a FCE Pharma seu LC/MS/MS triplo quadrupolo para análises de bioequivalência e identificação de contaminantes em matéria prima e produtos de degradação juntamente com o 1200 RRLC, um HPLC ultra rápido; o LC 1120 Compact, solução fácil e econômica para os laboratórios que precisam de um equipamento robusto para controle de qualidade, com o sistema de dados EzChrom agora em português, além do GC Headspace, um instrumento configurado para análises de solventes residuais (USP 467).


ALPHA BR


A Alpha Br produz os fármacos e trabalha no desenvolvimento de outras moléculas para lançamento futuro, destacando o trabalho de desenvolvimento de produtos para importantes laboratórios nacionais: como o Citrato de Fentanila Clonazepam Cloxazolam Midazolam Base Midazolam Cloridrato Midazolam Maleato


ALTEC


A Altec apresentará na FCE Pharma os Sistemas de Visão para o controle de qualidade das linhas de produção que inspecionam tampas, frascos, blísteres, rótulos, nível de conteúdo, presença e ausência, dimensão, enfim, uma infinidade de variáveis de acordo com a necessidade do cliente.

O produto principal será o Pharma Inspector que atuam de maneira contundente na garantia da qualidade, aumento de produtividade e redução de custos de produção da sua indústria.


AMI


Novas famílias “Granulation Suíte”: Desde 1972 a Vector é fornecedor de completos sistemas integrados incluindo Granuladores Úmidos (Top e Bottom Drive), Leitos Fluidizado (filtros manga, cartucho de polyester e de inox), utilizando moinhos Quadro Comil (Úmido e Seco). Lotes típico de 0,5 a 750 kg (foto sistema de 200 kg). Ami e a suas Representadas Vector Corporation, Quadro Engineering e Cosmec S.R.L novamente participarão da FCE edição 2009 no stand n°32.


ANANDA METAIS


Na FCE Pharma, os visitantes poderão conhecer detalhes das salas limpas, usadas por laboratórios farmacêuticos e químicos, indústrias de cosméticos, alimentos, laticínios, aeronáutica e eletrônica, hospitais, escritórios e divisórias em geral. As salas limpas da Ananda Metais oferecem alto nível de resistência térmica e mecânica e suas superfícies totalmente lisas, tem perfeito sistema de encaixe. Já os painéis isotérmicos são recomendados ainda para abatedouros e frigoríficos; incubatórios e armazenamento de sementes e grãos. Os itens fabricados pela Ananda contêm núcleo isolante em EPS (Poliestireno Expandido), PUR (Poliuretano) e LDR (Lã de Rocha), que podem ser revestidos em chapa de aço pré-pintado, aço inox e alumínio stucco.


ATIMA


A ATIMA lança na FCE Pharma 2009 a nova encartuchadeira vertical ATIPACK-CSV para encartuchamento dos mais diversos produtos. Equipada com dobrador de bulas GUK standart ou especial para trabalhar com bulas grandes de até 650mm. de comprimento.


AYALLA MARKETING E REPRESENTAÇÕES LTDA.


A Ayalla Marketing divulgará suas novas representadas no setor de prestação de serviços técnicos à indústria farmacêutica, tais com desenvolvimento de formulações e produtos, estudos de estabilidade, desenvolvimento de lotes pilotos, estudos clínicos e assessoria em assuntos regulatórios bem como novos fornecedores de APIs e produtos terminados.


BASF


A BASF irá reforçar a abrangência de seu portfólio de ingredientes para o mercado farmacêutico durante o principal evento de tecnologia do setor: a FCE Pharma. Preocupada em estar ainda mais próxima dos laboratórios farmacêuticos e do consumidor final, a empresa marca sua presença trazendo sua completa linha de produtos composta pelos excipientes Kollicoat® (revestimentos de comprimidos para liberação imediata, entérica e controlada), Kollidon® (povidona), Cremophor®, Lutrol®, Soluphor® e Solutol® (solubilizantes e solventes para diversas aplicações farmacêuticas). Além do mais recente lançamento o Ludiflash®, uma base para produção de comprimidos dispersíveis. Também compõem o portfólio importantes ativos farmacêuticos entre eles Ipuprofeno, Pseudoefedrina e Cafeína.


BAUSCH ADVANCED TECHNOLOGY GROUP


O BAUSCH Advanced Technology Group possui mais de vinte anos de experiência na indústria farmacêutica, focado no envase asséptico e em soluções de embalagem para seringas, frascos, ampolas e bolsas de infusão. O grupo é formado por unidades fabris nos EUA, na Alemanha, na Suíça e no Brasil. Utilizando o know-how construído ao longo destes anos e com sua equipe de profissionais, o BAUSCH Advanced Technology Group continua a oferecer os produtos de alta qualidade e a excelente assistência técnica que construiu sua reputação no mercado mundial.


BERLINERLUFT


Com tecnologia alemã os climatizadores modulares (VarioCond) produzidos pela BerlinerLuft., são reconhecidos na Europa por sua qualidade, confiabilidade e principalmente por estarem em conformidade com as normas de higiene (VDI 6022; VDI 3803 e DIN 1886), além de serem testados e certificados em estanqueidade pela norma DW 143 classe C.


BLANVER FARMOQUIMICA


Blanver Farmoquímica - empresa genuinamente brasileira e uma das maiores fabricantes no mundo de excipientes farmacêuticos à base de celulose: Celulose Microcristalina, Microfina e Gel, diversifica seu portfólio de produtos apresentando ao mercado sua nova linha de Pellets. Os Pellets Inertes são obtidos a partir de celulose ou açúcares e os Pellets Ativos - Taylor made, o cliente define todos os parâmetros do produto inclusive sistema e perfil de liberação.


BUDPLAS


Atuante no mercado farmacêutico desde 1997, a Budplas possui qualidade garantida através da certificação ISO 9001:2000. A BUDPLAS apresentará na FCE Pharma 2009 sua linha de produtos com destaque para as tampas 15, 31 e 38mm, gotejadores, dosadores, porta comprimidos, entre outros.


BOEHRINGER INGELHEIM


Boehringer Ingelheim, a completa solução para sua operação, oferece parceria na produção de formas farmacêuticas sólidas (comprimidos, comprimidos revestidos, drágeas, pós e cápsulas), líquidas (pump-spray, aerossóis, soluções, xaropes, suspensões e gotas) e embalagem final de medicamentos (blisteres ALUxALU, PVCxALU, PVDCxALU, ACLARxALU), saches e frascos. Certificada pela ANVISA, ANMAT, INVIMA e MHRA possibilitando a exportação de seu produto para toda a América Latina e Europa.


BONAMPAK


Visite o estande da BONAMPAK, 174A, para conhecer as inovações tecnológicas da GEA PHARMA SYSTEMS, como o CONSIGMA (granulação e secagem contínuas), e o FLEXSTREAM (processador multifuncional que permite a secagem, a granulação, o pellet coating e o tablet coating em um único equipamento).


CAMFIL FARR


Fundada em 1963, na Suécia, a Camfil Farr, é líder mundial em soluções em ar limpo, e está presente em mais de 50 países. Hoje é a empresa que desenvolve a maioria das tecnologias em filtragem de ar, 9 em cada 10 tecnologias patenteadas pertence a Camfil Farr. “Porque para nós não interessa ser mais uma opção no mercado; o que interessa é SERMOS A PRIMEIRA OPÇÃO em Soluções em Ar Limpo. Fale Conosco. Nós Sabemos Como!"


CAPSUGEL


A CAPSUGEL é líder mundial na fabricação de cápsulas duras de gelatina. Há 46 anos no Brasil investindo em inovação e tecnologia. Reconhecida no mercado pelo alto padrão de qualidade, atendimento personalizado aos seus clientes e pelas diversas formas de apresentações orais. Na FCE PHARMA 2009 a Capsugel irá destacar as Licaps (Cápsulas duras para acondicionamento de líquidos) uma forma de dosagem diferenciada para a sua linha de produtos.


CARBER PHARMA


Atuante no mercado há 22 anos, a Carber Embalagens fundou a CARBER PHARMA, uma empresa voltada para o desenvolvimento de embalagens para o ramo farmacêutico e veterinário. Com investimentos contínuos na melhoria de recursos materiais, tecnológicos e humanos, utilizamos em nossos produtos, matéria prima de alta qualidade na impressão de alumínio para blister, strip e laminados.


CATALENT


A Catalent é líder mundial em desenvolvimento e elaboração de produtos em cápsula gelatinosa mole, oferecendo à indústria uma ampla gama de oportunidades ao redor do mundo. Está fortemente comprometida com a busca da excelência. Uma demonstração disso é a alta qualidade de seus produtos, exclusividade tecnológica e a variedade de serviços. Estes valores e princípios constituem uma excelente alternativa para o desenvolvimento de seus novos negócios dentro da indústria farmacêutica.


CENTER CARGO


A Center Cargo, há 18 anos é provedora de soluções logísticas em importação e exportação, especializada no segmento farmacêutico e médico hospitalar. Realiza o agenciamento de cargas nacionais e internacionais em todos os modais (aéreo, marítimo e rodoviário). Transportadora pioneira credenciada Anvisa com veículos refrigerados e também autorizada a realizar transito aduaneiro(dta), mantém apólice de seguro sempre cobrindo suas operações. Em 2009, destacamos o transporte aéreo nacional integrado a seus escritórios no Brasil


CHEMITEX


A Chemitex mais uma vez estará presente na FCE Pharma trazendo novidades para o mercado farmacêutico. Estará com seus parceiros da Ásia e Europa aguardando a sua presença, que é fundamental para o sucesso do evento.


CHEMO DO BRASIL


O Grupo Chemo é conhecido mundialmente por sua diversidade de atividades englobando: Trading, API, FDF, R&D, Veterinária e Agroquímica. Destaque para as fábricas Liconsa e Leon Farma dedicadas à fabricação de produtos respiratórios e hormônios, com aprovação do FDA. A Chemo tem investido no segmento de biotecnologia, com participação em uma fábrica na China, “Chemo WanBang Biotech”, com o convênio com entidades de Cuba para pesquisa de desenvolvimento de vacinas e produtos de alta complexidade, além da construção de um Laboratório Piloto na Argentina. A CHEMO tem uma visão de futuro sempre atualizada com o que há de mais moderno e inovador.


CIEL


Com sede em Vitória e filiais no Rio de Janeiro e São Paulo, o Ciel é o distribuidor no Brasil da lactose produzida pela DMV – Fonterra Excipientes. A CIEL se destaca como um dos principais fornecedores de insumos para o mercado farmacêutico.


CISA BRASILE


Trabalhando há mais de 60 anos para oferecer soluções inovadoras para o mercado de esterilização, a CISA é uma empresa referência no segmento cumprindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Este ano irá apresentar na FCE Pharma um equipamento exclusivo para o mercado científico, laboratorial e industrial para atender este mercado de forma prática e segura.


CISA TRADING


Cisa Trading dedica-se à inovação e desenvolvimento de soluções integradas em comércio internacional, capazes de melhorar significativamente a rentabilidade das operações, permitir a sua viabilização financeira e otimizar a distribuição logística de bens e mercadorias.


CURTI


AVM é uma revolucionária encartuchadeira intermitente, de alta velocidade, que coloca diferentes produtos numa mesma embalagem. Permite a rápida troca de tamanhos, necessita pouca manutenção, utiliza peças de reposição simples, e atende aos mais altos padrões de higiene e qualidade. É um equipamento que usa conceitos inovadores, patenteados pela Curti.


COLORCON


Além das aplicações e produtos inovadores e confiáveis, a Colorcon oferece serviços técnicos altamente especializados para atuar junto ao cliente, como “Seu Parceiro de Formulação” acelerando o seu processo de desenvolvimento.


COMTEC ENGENHARIA DE LABORATÓRIOS


A COMTEC Engenharia de Laboratórios lançará o novo armário para paramentação com banco móvel para eclusas (ante-câmara) de salas limpas. Armário do tipo roupeiro medindo 450x400x2080mm confeccionado em MDF revestido externamente em laminado melamínico texturizado e internamente em laminado melamínico na cor branca lisa composto de quatro nichos com portas cegas, com fechaduras e chaves individuais.


CONTROLLAB


A ControlLab, empresa brasileira que desde 1977 atua no mercado laboratorial, traz para o segmento veterinário conceitos novos e eficazes para monitorar seus processos e incrementar confiabilidade a seus serviços.


DANICA


A fabricante dinamarquesa de sistemas termoisolantes para projeto, fabricação e montagem de sistemas termoisolantes para arquitetura de salas limpas, incluindo divisórias, forros, visores, portas com inter-travamento, pass-through, painéis com dutos embutidos para utilidades, passagem de ar e instalação elétrica, lógica e telefônica, e demais soluções e acessórios requeridos.


DIGIMED


A Digimed, empresa 100% brasileira, fabrica mais de 100 produtos para instrumentação analítica e pesagem, para processo ou laboratório. Possui ISO 9001, além de duas certificações ISO 17025. Destaca o lançamento de seus medidores portáteis de pH/ORP, Turbidez, Condutividade, OD, Cloro, Flúor, Cor, Ferro e do Medidor portátil de DQO, da Balança portátil de precisão DG-15 (15 Kg x 0,1 g) para Laboratório e da Balança Industrial Portátil (até 300 kg x 30 g).


DISOTAX DO BRASIL


A Disotax produz teste de dissolução em comprimidos, cápsulas, implantes, suspensões, drug-eluting, stents, ointments e cremes, além de análises on-line com UV-VIS, pronto para conexão com espectrofotômetro Thermo e com coleta de amostras. Opção ilimitada de volume a parte.


DIVORSE SOLUÇÕES EM SALAS LIMPAS


A Divorse é especializada na fabricação de divisórias, portas, visores, pass-throughs, e todos os acessórios para sala limpa, estarão expondo também seu lançamento, luminária de embutir padrão sala limpa. Conta com uma equipe devidamente treinada para execução dos serviços de montagem, executa projetos em sistema TURN-KEI soluções completas para salas limpa. Bem como reformas e adequações diversas em sua unidade.


ENGEFILTRO


A Engefiltro fornece sistema de filtração de líquidos e gases com objetivo de remoção de partículas e microorganismos, filtros para remoção viral, sistemas de clarificação e purificação de água, equipamentos eletrônicos de teste de integridade. Serviços de otimização e validação de sistema de filtração, testes laboratoriais e cursos técnicos.


ERTEC


Para atender o Track&Trace, a Laetus lança no Brasil uma gama de produtos para a rastreabilidade em linhas de produção farmacêutica. Fornecendo soluções seguras, flexíveis e modulares que podem ser adaptadas à infraestrutura existente, a Laetus Track&Trace é a base para a solução que vai desde uma unidade até um projeto turnkey completo.


EVERS FARMACEUTICA


A Evers Farmacêutica é uma indústria 100% brasileira, focada na otimização dos processos industriais do segmento farmacêutico, alimentício e veterinário. Terceirizamos os processos de transformação de ativos em DC; compactação, mistura (MIX), secagem e granulação de pós (PTG) envase de cápsulas, revestimento de comprimidos, entre outros serviços. Fabrica insumos destinados a produção de comprimidos e drágeas via compressão direta, pó para suspensão pronto para uso, bases para cremes e géis e diversas especialidades farmacêuticas.


FABRIMA


Há 38 anos no mercado, a Fabrima é líder entre os fabricantes de máquinas de empacotamento, atuando no mercado farmacêutico, cosmético e alimentício. Durante a FCE apresentará ao mercado opções renovadas para o emblistamento de produtos farmacêuticos e alimentícios, expondo a grande novidade do mercado, a emblistadora BP-5 com design europeu, construída integralmente dentro dos conceitos GMP e com importantes avanços com relação à troca de formato, manutenção e limpeza. Estarão com a Fabrima suas representadas MANESTY e HUTTLIN.


FARMACAP


A Farmacap apresentará na FCE 2009 seu lançamento, o Seloflip Farma 20mm, trazendo benefícios ao usuário, como a inviolabilidade do produto e a fácil identificação do produto através da planificação de cores.


FELLC


Empresa especializada em equipamentos para indústria farmacêutica na área de sólidos. Há 10 anos compete no mercado, com excelência na qualidade, pontualidade e pós venda traduzidos em seriedade conforme seu slogan "Excedendo Qualidade". Atende as normas de Boas Práticas de Fabricação e as normas vigentes da ANVISA. Seu lançamento para 2009 é a compressora f8000 com 30 estações de trabalho e produção horária de 100.000cps com a utilização de ferramental de 25mm e capacidade de compressão de 10t em versões automatizada e manual.


FMC BIOPOLYMER / MASE


FMC BioPolymer é líder mundial na fabricação de Celulose Microcristalina Avicel®. A MASE é seu distribuidor exclusivo no Brasil estará lançando dois novos excipientes para compressão direta: Avicel® HFE-102 - Celulose Microcristalina + Manitol Avicel PH-200LM - Celulose Microcristalina.


GALENA


Novos ativos que promovem elevada eficácia e oferecem diferenciais exclusivos ao produto final dentro das áreas farmacêutica, alimentícia, veterinária e dermatológica. Esse será o portfólio que a Galena apresentará na FCE Pharma 2009, para disponibilizar ao mercado as melhores matérias-primas para desenvolvimento de produtos inovadores.


GEHAKA


A Gehaka apresenta sua nova linha de equipamentos destinados a Produção de Água Grau Farmacêutico (PW e WFI) e Água para Produção de Cosméticos. Os equipamentos possuem o que há de mais inovador em tecnologia de tratamento de água e utilizam uma combinação de Osmose Reversa, já conhecida pela sua alta confiabilidade e qualidade de água produzida, associada à Eletrodeionização, uma tecnologia que permite total remoção de íons da água. Confira no estande 274.


GENIX INDÚSTRIA FARMACEUTICA LTDA


O Grupo Purifarma, por meio de sua coligada Genix Indústria Farmacêutica, destaca-se no setor por possuir a Certificação de Boas Práticas de Fabricação de Insumos Farmacêuticos. A Genix iniciou o ano de 2009 com sua capacidade produtiva praticamente duplicada, tornado-se um dos maiores fabricantes de cápsulas de gelatina dura vazias da América Latina.


GERRESHEIMER


O ano de 2009 está marcado pela Gerresheimer com inicio da produção de embalagens em pet para indústria farmacêutica nos volumes 10ml, 20ml,30ml, 60ml, 100ml e 120ml.


GRUPO BLISFARMA


Formado por quatro empresas com foco na prestação de serviços de fabricação e embalagem de medicamentos, inclusive hormônios e antibióticos penicilínicos. Oferece os serviços de formulação de sólidos e semi-sólidos, compressão, revestimento, drageamento, encapsulamento, envase, blistagem, alu-alu, envelopamento em strips, sachet e flow pack e encartuchamento, inclusive produtos controlados da portaria 344. A BlisFarma fornece ainda mão-de-obra qualificada para realização de atividades específicas nas empresas de seus clientes.


GRUPO HUMMA


O Grupo Humma, pioneiro e líder em acabamento de superfície, fornece serviços de eletropolimento, inspeção de superfície, entre outros. Oferece também limpeza química e passivação, descontaminação de biofilme, derouge. Agora lança o Programa PLPH, desenvolvido para solucionar problemas de contaminação em sistemas críticos de alta pureza, sempre atuando conforme normas ASTM, ASME BPE, ANVISA.


GRUPO PURIFARMA


O Grupo Purifarma atua há mais de 20 anos na importação e distribuição de insumos farmacêuticos, químicos e cosméticos. Composto por quatro empresas: Purifarma, Genix, JVT e Leviale Além da grande participação no mercado nacional, o Grupo exporta para países da América Latina, Europa e Ásia. Empresa do Grupo Purifarma, a Genix vem inovando a cada ano e, em 2009 terá sua produção praticamente duplicada tornando-se uma das maiores fornecedoras de cápsulas de gelatina dura da América Latina, com a marca Extracaps.


GRUPO VIDY


Com mais de 50 anos de experiência, o Grupo Vidy, fabrica, projeta, instala e inova no segmento laboratorial brasileiro. O Grupo Vidy apresentará as soluções, os novos materiais a fabricação e a instalação de Salas Limpas. O Grupo Vidy exporta sua tecnologia para a Suíça.


HEXIS CIENTÍFICA


Atendendo à indústria farmacêutica, a Hexis traz inovações e soluções contemplando foto-estabilidade, colunas para cromatografia, contadores de partículas (portátil, remoto ou para meios líquidos), containers para resíduos, rotavapores, polarímetros, balanças, testes de esterilidade e homogenizadores. Agilent, Eppendorf, Nova Ética, Sartorius, Ika, SchmidtHaench, Hiac, Met One, Tekin e Hach Ultra você só encontra na Hexis – www.hexis.com.br, stand 894.


IASTECH


O PlantSuite fornece uma solução totalmente integrada para: gerenciamento da produção, histórico de eventos, alarmes, parâmetros alterados e intervenções do operador, controle de acesso a áreas de Máxima Segurança Biológica, monitoramento da área através de câmeras em tempo real, registro e relatórios dos eventos.


IDEALFARMA


Especializada na produção e distribuição de ativos destinados aos segmentos farmacêutico, cosmético, magistral e alimentos funcionais, a Idealfarma lançará com exclusividade no Brasil os ativos dermocosméticos, Abdoliance®, primeiro ativo cosmético desenvolvido especialmente para reduzir a barriga masculina. Em 28 dias de uso houve uma redução de até 4,5 cm de diâmetro da cintura e o Oxtrienol 30®, um análogo da vitamina E, possui potente poder antioxidante, cerca de 60 vezes maior em relação ao tocopherol, além de alto poder de penetração na pele.


INAPEL EMBALAGENS


37 anos de experiência, cuidando do seu produto dentro de sua fábrica. Suporte para sanar suas dúvidas na mesma hora, reduzindo perdas durante o processo de envase.Tecnologia que faz diferença na qualidade final das embalagens flexíveis para a indústria cosmética: sachets, bobinas, rotulos, folhas, pouches e blísters


INJEPLAST


A INJEPLAST, empresa especializada na fabricação de embalagens para o setor farmacêutico lançará uma embalagem com sistema de fechamento inovador seguindo a tendência no segmento de rosca com lacre e fabricado em polietileno de alta densidade o novo frasco r-250. injeplast, a embalagem plástica que seu produto merece.


INTELIMAQ


Envasadora para pós IQ87 - 50g a 2Kg destaca-se pela simplicidade de manuseio, qualidade e higiene. Construída em aço inox AISI 316 e 304, envasa os mais diversos tipos de pós em frascos, potes ou sachês. O controle por peso assegura envases com 3g de qualidade. Projetado para a indústria química, farmacêutica, cosmética e alimentícia.


INTERCON SALAS LIMPAS


A Intercon oferece o regime Turn-Key completo para Salas Limpas, composto de fornecimento e instalação de painéis, forros, divisórias, pass-through, portas, luminárias, visores, instalações elétricas, hidráulicas, automação, sistema de detecção de incêndio, ar condicionado, estrutura metálica, pisos especiais em manta sem emendas para salas limpas, sistema de purificação de água, contagem de partículas, acessórios de inox e projetos.


ISOESTE


Os novos painéis Isojoint® da linha Sala Limpa Isoeste são revestidos com chapas de aço pré-pintado ou inox e apresentam 3 opções de núcleo isolante: PUR, PIR e Lã de Rocha. Aplicados como paredes, divisórias ou forros modulares, possuem superfície totalmente lisa, facilidade de instalação e excelente acabamento. Produto ecologicamente correto, atendendo os procedimentos e normas regidas pela ANVISA.


ISODUR


A ISODUR é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções completas para a construção de salas limpas e classificadas. Atualmente fabrica mais de 100 produtos, além de contar com equipe própria para montagem e assistência técnica dos ambientes para aplicações específicas nas indústrias farmacêutica, química, alimentícia, cosmética, de higiene pessoal e eletrônica.


ISP


A ISP desenvolveu um sistema de revestimento único e inovador: Advantia Preferred HS. Devido sua combinação de polímeros e plastificantes, pode ser trabalhado com alto conteúdo de sólidos - até 25% proporcionando economia e ganhos de produtividade. Além disso, melhora a aparência do comprimido, apresenta melhor adesividade e não tem nenhum impacto sobre a dissolução do ativo. De fácil dispersão em água, pode ser aplicado em equipamentos convencionais e de alto desempenho.


LR CONSULTORIA


Consultoria e assessoria para atendimento dos trâmites junto a ANVISA, Vigilância Sanitária e INPI, voltada para o setor farmacêutico, cosmético, hospitalar, odontológico e domissanitário. Presta serviços para indústrias, importadoras, distribuidoras, transportadoras, drogarias e farmácias de manipulação, atuando em legalização de empresas, registros de produtos e marcas.


MAQUIDREX


A Maquidrex apresentará a máquina de blister CP 400 MEDISEAL com capacidade de até 400 blister/min (para PVC/ALU e ALU/ALU), além dos equipamentos EISAI para verificação de partículas em ampolas, NIKKA para verificação de fissuras e micro-furos em ampolas, PLÜMAT para confecção e gravação de bolsas de soro, compressora de comprimidos com tecnologia de segmentos FETTE, detector de metais em comprimidos e cápsulas CEIA.


MÁQUINAS NEUBERGER


Comemorando 80 anos de existência, A NEUBERGER, apresentará a Máquina Compactadora totalmente informatizada. Também estará exposto na FCE 2009 o novo Desempoeirador e Elevador de comprimidos, os punções e matrizes com a qualidade única da NEUBERGER, a Máquina Compactadora de Bancada, a Amassadeira tipo sigma, o premiado Misturador em V, entre outras novidades.


MARTE ANALÍTICA


Especializada no mercado de instrumentação analítica há 58 anos, a Marte Analítica possuí uma linha completa para a Indústria Farmacêutica com a mais alta tecnologia.


ILLIPORE


Combinando a comprovada tecnologia superior, Elix®, com o sistema ultrapurificador mais conhecido nos laboratórios, a Millipore lança o sistema “Milli-Q Integral” que oferece a solução completa em um só equipamento. O sistema “Milli-Q Integral” (2 em 1) produz água purificada e ultrapura diretamente da torneira e permite o controle total da qualidade e do volume da água produzida. O equipamento ainda proporciona perfeita conveniência, pois possui até três pontos de coleta-PODs, que permitem a adaptação de filtros finais para aplicações específicas.


MEKAL


Expositora em todas as edições da FCE Pharma, a Mekal apresenta em 2009 novidades e lançamentos em aço inox para sua linha Industrial. Com mais de 50 anos de experiência, é uma das maiores especialistas no desenvolvimento de projetos dentro de um conceito de parametrização de soluções construtivas para peças e equipamentos de aço inox. Com clientes exigentes como Pfizer, Wyeth – Whitehall , Medley, Bayer e Roche que zelam pela qualidade nos serviços prestados e no produto fornecido, a Mekal atende também a clínicas e consultórios de médio e pequeno porte superando a expectativa daqueles que buscam a perfeição no produto, mas principalmente na solução do problema e sua necessidade.


METROHM PENSALAB


A Metrohm Pensalab oferece soluções analíticas para a indústria farmacêutica como titulação potenciométrica com ácido perclórico, teor de umidade por Karl Fischer, concentração de cloreto, medição de pH, condutividade; determinação de carboidratos, vitaminas, aminoácidos, cátions e ânions por cromatografia de íons. Os equipamentos são fornecidos com qualificação (IQ, OQ, PQ).


MUNTERS BRASIL


Presente há 30 anos na América Latina, a Munters montou em 1996 uma planta de produção em Curitiba (PR) para produzir desumidificadores, eliminadores de gotas e resfriadores evaporativos, além de prestar serviços de engenharia de aplicação e assistência técnica. Responsável por todo o atendimento do Mercosul, a companhia tem ainda um escritório comercial em São Paulo e em Recife.


NOCADO


A Nocado estará expondo durante a FCE PHARMA 2009, tubos e conexões para solda orbital cf. ASME BPE, válvulas diafragma manuais e pneumáticas (standard e ""zero dead leg""), válvulas esfera sanitárias com cavidade preenchida, mangueiras sanitárias em borracha, silicone curado à platina e PTFE (com certificação FDA e USP Class VI), bombas sanitárias e farmacêuticas, válvulas para tomada de amostras e uniões assépticas, bocas de visita e acessórios para tanques e acessórios de tubulação diversos.


OPTIMA DO BRASIL


A Optima do Brasil apresentará em seu stand as máquinas Linofill e Flexofill para o envase e fechamento de produtos líquidos e semi-líquidos em frascos rígidos, além da máquina PD30 para o envase de diversos produtos em sache de quatro soldas.


PENSALAB


A empresa Suíça Büchi, por meio da Pensalab, apresentará na FCE Pharma um lançamento esperado pelo mercado e que tornará mais fácil e confiável a determinação de ponto de fusão. O instrumento consegue unir o estado da arte em tecnologia com um design arrojado e funcional.


PERMUTION


A Permution estará apresentando na 14º edição da FCE Pharma o Aquapur Evolution AQ3000, desenvolvido para atender a produção de água tipo I a partir da água potável. Agrega modernas tecnologias mundiais em ultrapurificação agregando inovador sistema de controle microprocessado e saída USB. Acompanha software em ambiente Windows para registro e rastreabilidade de parâmetros críticos atendendo as boas práticas de laboratório.


PHARMAKO CONSULTORIA


A Pharmako Consultoria é uma empresa de engenharia que tem o objetivo de prestar serviços e suprir as necessidades específicas de segmentos regulados pela Vigilância Sanitária, dentre os quais, o farmacêutico, o cosmético, o alimentício, o de bebidas, o veterinário e o de higiene e limpeza. Agregamos, também, o expertise necessário para atender às áreas química, agro-química, petroquímica, metalúrgica e têxtil.


PHARMAPROV


Pharmaprov representa a URSATEC, especializada na fabricação de sistemas multidose (airless e non-airless) destinados a aplicação de produtos farmacêuticos e cosméticos e líder em sistemas para formulações nasais sem conservantes na Alemanha. AP PHARMA SYSTEMS Ltda e AEROPUMP GmbH, fabricam no Brasil spray pumps com conceito hermético, destinados à indústria farmacêutica e cosmética.


PHARMA TEST


Especializada na área farmacêutica e dentro de todas as exigências e demandas deste mercado tão rigoroso, a Pharma test, possui em sua linha, equipamentos para análise de dureza, friabilidade, dissolução, instrumentos para teste de pós e ampolas, salientando que possui modelos automáticos, semi-automáticos e manuais.


PLASTWAL


A Plastwal desenvolveu um novo filme de PVC Prata, o Pharmalux, utilizando pigmento prata com característica comprovada de atoxidade, conforme legislação vigente e de proteção total contra a luz UV.


POLIÁGUA PURIFICAÇÃO DE ÁGUA


A Poliágua é uma empresa nacional de engenharia especializada em sistemas para tratamento de purificação de água nas áreas farmacêutica, cosmética e industrial. Seus profissionais são treinados e capacitados para atender as necessidades de seus clientes com rigor técnico, pontualidade e qualidade. Fabrica produtos como Filtros Automáticos e Abrandadores, Osmose Reversa Duplo e Simples Passo; Membranas, Vasos de Pressão Sanitários, Bombas, Resfriadores/Aquecedores, Looping de Distribuição; Fazemos solda orbital e endoscopia com equipamento próprio. Ainda oferece aplicações em Produção de Água (PW - WFI); Sistemas de Distribuição de Água.


PROMAQUINA


Especializada no mercado de Linhas de Envase para produtos líquidos e viscosos nas indústrias farmacêuticas, cosméticas, químicas, alimentícias e bebidas, a Promáquina lançará em 2009 uma linha de envase para injetáveis, equipamento desenvolvido para envase de produtos em embalagens plásticas e de vidro para injetáveis. Capacitada a atender o mercado farmacêutico e veterinário, a linha de envase Promáquina pode ser composta por: mesa alimentadora de frascos, enchedora volumétrica linear e batocadora/recravadora cíclica.


POLIMATE


O inovador TruScan da empresa Ahura, representação exclusiva Polimate, é um equipamento portátil para identificação de matéria prima por tecnologia Raman, tem a capacidade para trabalhar com líquidos, pastas e sólidos, conta com a análise não destrutiva e possui sistema para leitura de código de barras; atende a CRF 21 parte 11.


QUANTIQ


A quantiQ inova mais uma vez e traz para o Brasil a ultima geração em tecnologia de polímeros. Através de uma parceria exclusiva com um dos maiores fabricantes de especialidades químicas da Índia, a COREL PHARMA CHEM. A quantiQ passa a oferecer ao mercado brasileiro os seguintes produtos: Acrycoat, Acrypol, Colorcoat, Kyron, Acrysol. Todos os produtos possuem DMF.

APLICAÇÕES: Filmes de Revestimento; Liberação controlada; Emulsificantes e estabilizantes; Mascarar sabor; Desintegrantes de comprimidos; Solubilizantes; Agentes suspensores e espessantes.


QUIMIS APARELHOS CIENTÍFICOS LTDA.


Fabricante de aparelhos científicos a mais de 30 anos, a Quimis já conta com cerca de 30 categorias de produtos, totalizando aproximadamente 450 modelos. Nos últimos anos atualizou toda sua linha, modernizando e otimizando a tecnologia utilizada, assim como o design dos equipamentos. Na FCE 2009 serão apresentados os equipamentos atualizados, assim como lançamentos voltados a indústria farmacêutica e de cosmético, dentre eles: novos modelos de Câmaras Climáticas, Ultrafreezers, Centrífugas e Estufas.


RAYFLEX PORTAS RÁPIDAS E SEGURAS


As portas rápidas modelo RP possuem sistema auto-reparável, fazendo com que se reparem automaticamente sem intervenção humana em caso de colisões na passagem de carrinhos e empilhadeiras. Esse sistema reduz a manutenção e evita troca de peças, ao mesmo tempo em que elimina paradas de produção pelo não funcionamento da porta.


ROMMELAG


Rommelag® é a inventora e líder mundial no uso da tecnologia BFS (Blow-Fill-Seal), para envasar produtos líquidos e viscosos através do sistema bottelpack®. A bottelpack® sopra, envasa e sela a embalagem, assepticamente, com um único operador, garantindo um produto final com qualidade e o menor custo do mercado.


SEPPIC


A Seppic está lançando um produto especialmente desenvolvido para ativos pouco solúveis. SEPITRAP é um solubilizante microencapsulado em pó, que apresenta ótima fluidez, melhorando a biodisponibilidade do ativo, dispensando a granulação úmida e ainda reduzindo o tempo de processo. SEPITRAP traz ao processo de compressão direta: tecnologia, facilidade, qualidade e inovação.


SOFTCAPS


Softcaps é a sua melhor alternativa na produção de cápsulas gelatinosas moles para produtos farmacêuticos, cosméticos e nutracêuticos. As cápsulas gelatinosas moles (CGM),ou softcaps, são uma forma de apresentação de cápsulas compostas pelo enchimento líquido, oleoso ou pastoso com fluidez, acondicionado por um invólucro formado por gelatina adicionada a plastificantes. Elas oferecem maior segurança por sua inviolabilidade e hermeticidade, diminuindo a possibilidade do produto ser alterado, falsificado, repartido ou contaminado.


SOFT COLOR ETIQUETAS ADESIVAS


A Soft Color Etiquetas Adesivas amplia o seu portfólio de produtos com a recém-instalada Nilpeter MO3300, podendo combinar Offset UV, Flexografia UV, Serigrafia Rotativa UV e Hot-Stamping on-line. A nova impressora permitirá a impressão de rótulos com até 320 mm de largura, podendo atingir a velocidade de 150metros/min.


SOLEPOXY


Empresa fabricante de revestimento e pinturas a base de resinas para pisos e paredes, com equipes de mão de obra especializada. A Solepoxy além da linha líder de mercado em indústrias farmacêuticas o Soledur QC (quartzo colorido) apresenta uma novidade: Soledur Flakes linha industrial e decorativa. Uma nova opção conciliando estética com a alta resistência das resinas epóxi e o poliuretano, este revestimento é a solução ideal quando se deseja beleza, confiabilidade e resistência.


SPOLADORE COMERCIO REPRESENTAÇÕES


Ferramental para máquinas emblistadoras Cam, Fabrima, Bliapck Uhlmann modelo KP e outros mediante consulta. Máquina desblistadora automática e semi-automática sem necessidade de troca de formatos trabalha com diversos tipos e formatos de blisteres. Máquina para empilhar blisteres em embalagens hospitalar, própria para ser acoplada em máquinas emblistadoras ou para trabalhar com alimentação manual de blisteres. Formatos para alimentadores dedicados. Seu próximo lançamento será uma máquina para impressão em alumínio.


SPRAYING SYSTEMS


Reduz o gasto com consumo de material no revestimento de drágeas. O bico 1/4JAU é um bico atomizador da Spraying Systems que utiliza ar comprimido em conjunto com líquido sob pressão para produzir uma grande variedade de tamanhos de gota em diversos padrões de pulverização. Um cilindro pneumático controla o liga e desliga da operação em até 180 ciclos por minuto. A pulverização rápida e pulsante reduz o consumo excedente do custoso do material utilizado no revestimento de drágeas, melhorando a performance da produção e diminuindo os custos com insumos de alto valor.


STEQ


Na 14ª edição da FCE Pharma, a STEQ apresentará as novidades de seus parceiros GETINGE, BOSCH e FLEXICON. Destaque para a Encapsuladora BOSCH com capacidade de produção de até 175.000 cápsulas por hora e projetadas para atender as mais severas exigências da norma cGMP. O exclusivo sistema da estação de dosagem permite o envase de pós, pellets ou micro-comprimidos com alta precisão, proporcionando perdas mínimas de produto ao final de cada lote.


STOCKVAL


A Stockval apresenta sua nova linha de sistemas de limpeza da fabricante alemã AWH. A solução otimizada para limpeza de tanques depende de sua geometria, finalidade e acessórios neles instalados. Devido à grande variedade de componentes para limpeza e enxágue disponível, é possível que cada instalação utilize o spray ball adequado para o CIP, economizando muito em produtos de limpeza, água e energia. A duração dos ciclos de limpeza também pode ser drasticamente reduzida, culminando em maior disponibilidade do equipamento e maior produtividade.


SWELL ENGENHARIA


MBPIsoblockSwell, empresa de engenharia especializada em Salas Limpas, executa projetos e montagens de acordo com as normas vigentes e atendendo as necessidades de cada cliente. Especializada na fabricação, fornecimento e montagem de: Divisórias, Forro autoportante, Portas, Visores, Passtroughs todos com padrão GMP. Ar condicionado, ventilação e exaustão para áreas classificadas.


TECNOR


A TECNOR se consolidou no mercado de CASE PACKER Semi Automática com mais de 40 máquinas em funcionamento. Para 2009 a TECNOR apresenta sua nova versão de CASE PACKER, uma encaixotadora automática. O produto entra aleatório através de uma esteira acoplada na linha de produção, um braço pneumático retira as caixas do magazine, armando e mantendo a caixa aberta na posição 90 graus. O produto é acomodado e empilhado na quantidade requisitada e então empurrado dentro da caixa. A caixa é então movida para a área selagem.


TECNOVIP


Já conceituada no mercado de instrumentos de medição, a Tecnovip apresentará na FCE Pharma 2009 a nova linha de produtos da marca suíça Rotronic. A qualidade Rotronic em equipamentos de controle e medição de temperatura e umidade é a mesma já reconhecida pelo mercado farmacêutico, porém com características técnicas e design mais apropriado às necessidades das indústrias. São transmissores, controladores, dataloggers, termohigrômetros e medidores de AW da mais alta qualidade.


TETRALON


A TETRALON vai expor soluções completas para atender das mais simples às mais críticas aplicações. Bombas sanitárias com projeto revolucionário, testadas e aprovadas pelas maiores multinacionais de alimentos, cosméticos, bebidas e farmacêuticos. Sistemas CIP, COP e túnel de lavagem com grande economia de água, produtos químicos e tempo. Isso dentro das normas farmacêuticas e certificações necessárias para validação. Homegeneizadores ideais para texturização e ou homogeneização de molhos, cremes, entre outros, redissolução de pós e procs. de reconstituição “in line”.


TOVANI BENZAQUEN INGREDIENTES


Tovani Benzaquen Ingredientes, presente há 17 anos no mercado brasileiro, apresentará na FCE Pharma 2009 as seguintes novidades: Sucralose-Splenda® granular e micronizada (único edulcorante derivado do açúcar, sem residual), Xilitol (edulcorante natural cariostático e não cariogênico), Manitol (edulcorante-excelente agente de compressão), Polidextrose (agente de corpo,90%fibra solúvel prebiótica), Chás solúveis (amarelo,vermelho,verde,branco), Proteína Isolada de Soja e Fibras de Soja além de diversas outras matérias-primas para a Indústria Farmacêutica.


TPRO


Um novo conceito de instalação de laboratório de biosegurança. Laboratórios modulares de biosegurança foram desenhados em conformidade com as normas de qualidade de ar ISO 5 a ISO 8 e aplicações BLS-4 a BSL-2. Suas principais vantagens são mobilidade, modular, fácil instalação, pré-qualificável, prazo de entrega.


VALOIS


A Valois é especializada em projetos, desenvolvimentos e manufatura de válvulas de aplicação pulmonar, e apresentará durante a FCE Pharma 2009 as válvulas de HFA.


VECO


Pioneiro na fabricação de filtros, equipamentos e sistemas de controle de contaminação o Grupo VECO lançará a UFR, um sistema de ar condicionado com ar filtrado através de filtro absoluto HEPA e volume de ar suficiente para atender as necessidades de salas controladas. Um produto com grande capacidade para substituir aparelhos de ar-condicionado de janela e split, não recomendados para este tipo de ambiente. Este equipamento estará em operação na ilha temática da SBCC


VEDAT


Completando sua tradicional linha de tampas, frascos PET, gotejadores, aplicadores vaginais, copos, colheres e seringas dosadoras, a Védat apresenta vários lançamentos este ano, nos quais podemos destacar o FRASCO PET 24-120ML BOSTON ROUND e o FRASCO 30ML SNAP ON, que pode ser usado com Válvulas Spray, para indústria farmacêutica e cosmética.


VEOLIA WATER SOLUTIONS & TECHNOLOGIES


O SDI otimiza o trabalho de empresas que necessitam de água com qualidade constante. O cliente fica livre da manipulação de produtos químicos e geração de efluentes. A Veolia também disponibiliza o SDI Pharma e o SDI Cosmetic, desenvolvidos para atender especialmente indústrias farmacêuticas e cosméticas. A Elga, empresa do Grupo Veolia, possui a linha Labwater que produz água purificada e ultrapura para laboratórios (Linha Purelab e Centra) e a linha Process de equipamentos para produção de água PW e WFI (Orion, Quattro, Triton e Polaris).


VETEC


Com uma extensa linha de produtos que atendem as mais exigentes demandas de alto grau de pureza, a VETEC dispõe de cerca de 3.000 substâncias químicas. Atende os segmentos de química, farmacêutica, cosmética, alimentos.


VISOFLEX


A Visoflex Portas Automáticas, pioneira no mercado de portas rápidas, tem tecnologia própria e destaca-se atendendo importantes e exigentes indústrias e empresas, dentro e fora do Brasil. Uma empresa 100% nacional, garante segurança e qualidade em todos os itens e operações disponibilizadas em seu elenco de portas inteligentes.


WUXI SUNMART PLASTIC PRODUCTS CO LTDA.


A WUXI SUNMART fornece com a qualidade, preços competidores e a entrega alerta em pulverizadores nasal, oral, regulares, em Droppers e nas pipetas de vidro. Apresentará na feira o desenvolvimento de produtos novos de nossa fábrica.


ZAMPROGNA


A Zamprogna, uma das mais tradicionais empresas do setor metalmecânico do País, com mais de 70 anos de atuação, é líder no fornecimento de tubos de aço carbono e de inox e também de telhas e chapas de aço no mercado brasileiro. Os produtos que serão apresentados na fce pharma são os seguintes: tubos industriais de aço carbono; tubos de aço inoxidável; tubos de condução; chapas de aço carbono; chapas de aço inoxidável; telhas de aço carbono e inoxidável; eletrodutos; blanks; perfis de aço carbono e inoxidável; slitter."


Sobre a NürnbergMesse Brasil


Responsável por promover os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a NürnbergMesse Brasil é uma filial do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil, com faturamento acima dos sete milhões de euros. A empresa movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência. Os principais eventos são Kitchen & Bath Expo, Revestir Feira Internacional de Revestimentos, FCE Pharma e FCE Cosmetique, PET South America, Glass South America, Analitica Latin America, TecnoBebida Latin America, BioFach e ExpoSustentat.


Sobre a NürnbergMesse Group


Com um volume de transações acima de 150 milhões de euros, o NürnbergMesse Group é uma das 20 maiores empresas organizadoras de feiras do mundo e faz parte do “top ten” da Europa. O portfólio inclui mais de 100 feiras e congressos internacionais em Nuremberg, Alemanha, e em todo o mundo. Anualmente, são mais de 27 mil expositores (37% internacionais), 895 mil visitantes (20% internacionais) e 395 mil consumidores nos eventos organizados pelo NürnbergMesse Group. O grupo emprega atualmente 285 funcionários, com planos de crescimento. Fazem parte do NürnbergMesse Group as empresas: NürnbergMesse, Nürnberg Global Fairs, NürnbergMesse China, NürnbergMesse North America e, recentemente, a NürnbergMesse Brasil.


Mais informações: http://www.nm-brasil.com.br / http://www.nuernbergmesse.de / http://www.s2.com.br / http://twitter.com/S2comunicacao.

Contatos para Imprensa:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br / http://twitter.com/S2comunicacao
PABX: (11) 3027-0200 / Fax: (11) 3027-0222
Juliana Antunes - jantunes@s2.com.br
Telefone: (11) 3027-0221
Annia Lima Vuolo - annia@s2.com.br
Telefone: (11) 3027-0266
Karla Bertoni - kbertoni@s2.com.br
Telefone: (11) 3027-0274
Veronica Cassavia - veronica@s2.com.br
Telefone: (11) 3027-0226
Ricardo Franzin - rfranzin@s2.com.br

Parar de Fumar



Para conseguir parar de fumar, o mais importante é querer mesmo.
Segundo o seu grau de dependência química, você poderá fazer isso sozinho, com a ajuda de um médico especializado ou de grupos de apoio.
Veja alguns conselhos que ajudarão você a tomar a decisão.


Passos

1Estabeleça uma data dentro dos próximos 20 dias e comunique a familiares e amigos que você vai parar de fumar. Isto aumentará o seu compromisso.

2 Jogue os cigarros fora e tire os cinzeiros da sua casa.

3 Ocupe-se bastante.

4 Faça alguma atividade física ou simplesmente ande.

5 Durma bem e o número de horas de que precisar para ter um sono reparador (nem todo mundo precisa dormir oito horas).

6 Tome vários banhos por dia.

7 Mude os seus hábitos alimentares. Consuma mais sucos, frutas, verduras, legumes e tome muita água. Coma menos doces, comidas picantes, queijos fortes, frituras, gorduras e molhos.
Evite tomar café e bebidas alcoólicas.

8 Faça uma limpeza (branqueamento) de dentes. Você vai gostar de vê-los brancos outra vez.

9 Escove os dentes depois de comer. Isto reduzirá a vontade de acender um cigarro.

10 Se tiver vontade de fumar, tome água, inspire profundamente ou saia para caminhar.

11 Freqüente lugares onde não se possa fumar.

12 No início evite sobremesas, festas e ver televisão.

Importante
Deixar de fumar é um atos mais importantes da sua vida, pelo seu próprio bem e pelo da sua família.
Se você já tentou e não conseguiu isso sozinho, consulte profissionais especializados ou centros de ajuda. Há vários gratuitos.
Quando você conseguir parar, comemore todos os meses o dia em que parou de fumar. Presenteie-se comprando alguma coisa com o que economizou em cigarros.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ao parar de fumar, pode-lhe acontecer sentir a boca seca e/ou tossir frequentemente: são os primeiros sinais do processo de desintoxicação.

Após 20 minutos: Pressão arterial e ritmo da pulsação voltam ao normal.

Após 8 horas: Os níveis de nicotina e monóxido de carbono no sangue descem 50%. O oxigénio sobe para valores normais e a probabilidade de um ataque cardíaco diminui.

Após 24 horas: A nicotina e o monóxido de carbono descem abaixo dos 10%. Os brônquios e os pulmões começam a expelir muco e substâncias nocivas.
Após 48 horas: Eliminada a nicotina e o monóxido de carbono. O paladar melhora sensivelmente. A tensão arterial normaliza-se.

Após 72 horas: A respiração torna-se mais solta e dá-se um progressivo relaxamento dos brônquios: sensação geral de bem-estar. A pele muda de cor, tornando-se mais luminosa e elástica.

Após 2-12 semanas: A circulação melhora em todo o corpo e caminhar exige menos esforço.

Após 6-9 meses: Significativo aumento do bem estar geral, mais lucidez e energia.

Após 1 ano: Se fumava 1 maço de cigarros por dia já poupou cerca de 1080 Euros.

Autor desconhecido

Escravidão do vício

Certa reportagem apontou que a mulher está cada vez mais dependente das chamadas drogas legais, que envolvem álcool, moderadores de apetite, pílulas para dormir, antidepressivos.

Os depoimentos são de executivas, donas de casa, avós, e até adolescentes.

Algumas confessam ter iniciado a trajetória pelo álcool aos 10 anos de idade. Outras falam de suas ansiedades profissionais e da busca de algo para relaxar, após um dia estafante, esmagador.

Atestam outras que passaram a utilizá-las após os filhos crescidos, a vida formada e a solidão se instalando soberana, nas dependências da casa, antes cheia de risos, brincadeiras e gente.

Determinadas profissionais, mormente as do meio artístico e modelos, dizem da necessidade de manter a forma e da busca desesperada pelos moderadores de apetite.

Cada uma tem sua história, sua dificuldade para explicar a entrada no campo das drogas.

O ponto comum, em todas elas, é a baixa auto-estima.

E então nos recordamos de Jesus que prescreveu o amor ao próximo como a si mesmo.

Amar a si mesmo é preservar a própria vida, é escolher o melhor roteiro para a felicidade.

Roteiro que foi estabelecido há quase dois mil anos, pelo Mestre de Nazaré.

Quem ama a si mesmo busca realizar coisas que lhe aumentem a capacidade intelectual, a conquista profissional.

Quem ama a si mesmo, tem capacidade de amar o próximo. E assim, nas horas excedentes, em vez de se entregar à depressão, à solidão, sai de si mesmo e busca quem necessite de auxílio.

Há tanto por fazer. Desde embelezar o jardim, plantando flores, perfumando a vida, a visitar idosos em asilos, enfermos em hospitais, crianças em orfanatos.

Há tanto a aprender. Línguas, artes manuais, ciências.

Não há motivo algum para se entregar ao desespero e buscar a fuga pelo falso caminho das drogas.

Em vez de drogar-se, inebriar-se com a oração que traduz paz e tranqüilidade ao coração ulcerado, esperança e fortalecimento a quem padece tempestades.

Há tanto para ler. Livros de poesias, de mensagens edificantes, romances, biografias.

Se pensarmos bem, há muito mais a fazer do que horas tem o dia. Aproveitemos e cresçamos, não destruindo o patrimônio precioso que é o corpo, que nos foi dado por Deus para nosso progresso, nesta jornada.

Não joguemos fora a vida. Vivamo-la!

Você sabia?

Você sabia que o organismo feminino absorve 30% a mais de álcool que o masculino?

É pelo fato de as mulheres terem mais gordura e menos água no corpo.

E você sabia que, em apenas cinco anos, o álcool pode afetar perigosamente a mulher, com aparecimento precoce de doenças como cirrose hepática, alterações cerebrais e do sistema nervoso?

Portanto, ao apelar para remédios, drogas e álcool para resolver os problemas, o que se consegue é arrumar um novo problema para a própria vida.

Fonte: Momentos de Reflexão

9.18.2009

A oitava ferramenta da Qualidade


Zafenate Desidério


Pois bem, hoje este artigo tem como titulo um tema muito promissor, pois quem poderia pensar que as 7 ferramentas da Qualidade, seriam 8, isso mesmo, pare um pouco e vamos avaliar a situação deste tema.

A ação humana sempre gera resultado seja positiva ou negativa, porém sempe resulta em algo. Para que isso ocorra, esta ação sempre tem uma função destinada, isso mesmo, nada se faz sem ao menos ter objetivo firmado. Com este pensamento de melhoria em Sistema de Gestão da Qualidade toda a ação corretiva nem sempre gera um resultado único , as vezes dependendo, você terá apenas um resultado de contenção ou até mesmo uma ação sem resultado .

Lembre-se

1° Pareto é avaliar freqüência com objetivo na tomada de decisões;

2° Diagramas de causa-efeito utilizado para classificar;

3° Histogramas indicador da distribuição de dados;

4° Folhas de verificação sempre utilizada para coleta de dados;

5° Gráfico de dispersão utilizada para avaliação de duas variáves;

6° Fluxograma representação esquemática de todo um processo;

7° Carta de controle aplicado para acompanhamento durante o processo.

8° “Você”

Responsável pela aplicação de todas as 7 ferramentas anteriores e ainda mais, a ferramenta “você” é auto suficiente para aplicar e avaliar as demais, levando em conta que todas estas 7 ferramentas são dependentes de ações da oitava ferramenta.

A ferramenta “você” é aplicada conforme sua capacidade de execução, normalmente utilizada no inicio de uma aplicação de processo e no final para avaliação do mesmo processo. Com certeza você deve estar se perguntando, o por que deste artigo voltado para esta ferramenta chamada “você” ? simples, “você” esta presente no chão de fábrica , na Gestão e em todos os setores da empresa, aplique cada dia mais “você” no seu dia a dia, isso é o que torna o processo de melhoria continua um resultado aplicado de forma eficaz.

Torne-se a 8° ferramenta da Qualidade em sua empresa e aplique seu conhecimento na execução de todas as 7 ferramentas da Qualidade, atribua suas aplicações em algo realmente objetivo, resultado disto é a efetividade das ações.

Lembre-se você não é invenção e sim uma grande caixa de idéias e conhecimento.

Americana recupera visão graças a implante de dente no olho.



Uma mulher norte-americana de 60 anos que estava cega há quase uma década recuperou a visão após uma cirurgia que envolve o implante de um dente da paciente em seus olhos, uma técnica que teve origem na Itália e foi aplicada pela primeira vez nos Estados Unidos.

A bem-sucedida operação foi realizada no Instituto de Olhos Bascom Palmer, da Escola de Medicina Miller da Universidade de Miami, informaram os médicos.

A técnica, que foi desenvolvida na Itália, denominada Osteo-Odonto-Queratoprótese Modificada, possibilita recuperar a visão por meio do implante nos olhos do paciente de um fragmento de dente, que é esculpido e permite uma prótese de lente.

"Estou esperando para ver meus sete netos mais novos pela primeira vez", disse a mulher, natural do estado do Mississippi, que ficou cega em 2000 devido à chamada síndrome Stevens-Johnson, uma estranha doença que destrói as células na superfície do olho.

"Isto é realmente um milagre", afirmou a mulher, cuja identidade não foi revelada pelos médicos.

"Para alguns pacientes cujos organismos rejeitam uma córnea artificial ou transplantada, este procedimento 'de último recurso' implanta um dente do paciente no olho para permitir uma prótese de lente e restaurar a visão", explicou o médico Victor Perez, do Instituto de Olhos Bascom Palmer.

"No caso de nossa paciente, implantamos seu dente canino", acrescentou.

"Os pacientes nos Estados Unidos têm agora acesso a essa complexa técnica de cirurgia, que estava disponível apenas em um limitado número de centros", disse Eduardo Alfonso, médico e diretor do Instituto de Olhos Bascom Palmer, considerado o mais importante dos Estados Unidos na especialidade.

Fonte: AFP

Alimentos Funcionais




Com o aumento da expectativa de vida, houve também um aumento na incidência de doenças crônico-degenerativas (obesidade, aterosclerose, câncer, hipertensão, osteoporose e diabete). Surge então o conceito de alimento funcional; que é o alimento capaz de produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos úteis na redução do risco das doenças crônico-degenerativas pela presença de antioxidantes.

Os alimentos funcionais são similares em aparência aos alimentos convencionais, que são consumidos como parte da dieta normal, mais em conjunto com um estilo de vida saudável (exercícios físicos regulares, ausência de fumo e moderação no consumo do álcool) passa a ser peça chave na diminuição dos riscos das doenças crônicos e na promoção de Qualidade de Vida, desde a infância até o envelhecimento.

Vejamos alguns exemplos de alimentos funcionais e seus benefícios a saúde.

- O tomate, mais precisamente o licopeno, substância presente no alimento que possui poderosa propriedade antioxidante, esta substância confere ao tomate a característica cor vermelha e os estudos comprovam ser capaz de prevenir o desenvolvimento de certos tipos de câncer, principalmente o de próstata.
Mas não fique preso ao consumo deste fruto apenas ao natural, o licopeno não é destruído pelo calor ou pelo cozimento, pelo contrário. Ao cozinhar os tomates só faz concentrar seus benéficos, a única contra-indicação é em relação àqueles com predisposição à formação de cálculos renais e gota.

- A soja também é outro alimento funcional, rica em isoflavonas, esse nome estranho é importante na redução de colesterol, de triglicerídeos e particularmente do LDL, o mau colesterol, atuando também na prevenção de cânceres de mama, cólon, reto, estômago e próstata. A soja também atua em casos de efeitos decorrentes da menopausa, no combate à osteoporose e lesões musculares em atletas. Pode ser encontrado nos grãos de soja e na proteína texturizada, (popular carne de soja), consumido também através de bebidas de soja, queijo de soja(tofu), pasta de soja.

- A uva também é um ótimo exemplo, possui flavonóides, pode ser encontrado no vinho tinto, com consumo moderado de uma taça diária, possui propriedades antiaterogênicas, ou seja, previne a oxidação do LDL e com isso reduzem o risco dele se depositar nas artérias, Os flavonóides são provenientes da uvas escuras, portanto, aquelas pessoas com níveis altos de triglicerídieos ou qualquer outra contra-indicação ao álcool não perdem os seus benefícios, bastando ingerir as uvas ao natural ou tomando o suco da fruta.

- Os vegetais verde-escuros como couve, brócolis, além de serem uma boa fonte de ácido fólico, possuem ação anticancerígena e reduzem os níveis de homocisteína, que é fator de risco para doenças cardiovasculares, através de formação de placas que obstruem as artérias.

- A aveia, farelo de aveia, tem a propriedade de diminuir os níveis de colesterol sérico total e do LDL, o colesterol ruim, melhora a função intestinal, com efeito protetor contra câncer de cólon, e torna a absorção da glicose mais lenta.

- A vitamina E é outro antioxidante importante, e está presente nas avelãs e amêndoas, isso porque são oleaginosas, também são ricas em ácidos graxos, monoinsaturados, a gordura saudável para o coração.

- O azeite de oliva composto por gordura monoinsaturada (ômega 9), auxilia na redução do colesterol total e LDL, prevenindo doenças cardiovasculares, mas atenção para os benefícios do azeite o mesmo deve ser consumido sem ser aquecido.

- A castanha do Pará, que além da vitamina E é também ótima fonte de selênio, mineral com grande poder antioxidante, mas o consumo de oleaginosos deve ser moderado mesmo sendo benéfico para a saúde, pois se trata de uma gordura e por ser muito calórico.

- As leguminosas como lentilha, feijão, grão de bico, também possuem antioxidante importantes, sendo que a forma ideal de preparo é deixar o grão de remolho antes de cozinhar, trocando a água de remolho para o cozimento.

- A semente de linhaça ativa o sistema imunológico, rica em ômega 3 e ômega 6, tipos de gorduras saudáveis, evita o acúmulo de gorduras nas artérias.

- O alho possui várias propriedades importantes que geram os efeitos hipotensor, hopoglicemiante, antiviral, antitumoral, hipocolesterolêmico, antifúngico, antioxidante.

- Peixes de água frias são ricos em ômega 3, encontrados não estão apenas no bacalhau e salmão, estão presentes também na sardinha, cavala, e previnem infartos e derrame, ao baixar os níveis de triglicérides e o LDL. Mas atenção, sempre consumidos assados, cozidos ou grelhados.

- A vitamina C garantindo seu sistema imunológico protegido, pulmões preservados, estômago livre de úlceras, impede o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, proteção contra vários tipos de câncer, auxilia no processo de cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e neutraliza a ação dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce. Com seu poder antioxidante as melhores fontes são acerola, pimentão, de preferência consumir cru, caju, goiaba, kiwi, abacaxi, mamão, manga, couve, brócolis, morango, laranja, limão.

Uma alerta, a vitamina C não é acumulativa, não adianta consumir grande quantidade apenas em um dia.

- Chás, preto e verde, possuem propriedades antioxidante, anticancerígenas, e previne a formação de placas nas artérias. Seu consumo deve ser fora do período das grandes refeições, para não interferir na absorção de alguns nutrientes, como o ferro.

- As fibras, presente nos vegetais, frutas e alimentos integrais, possuem efeitos positivos no controle de peso corporal e funcionamento intestinal, na melhoria da função do colón, no controle do colesterol e na resposta glicêmica dos alimentos, o controlo da glicose no sangue.

- A cenoura, fonte de beta caroteno (precursor da vitamina A), tem como propriedade fortalecer o sistema imunológico. E ao contrário do que muita gente pensa o ideal é que seja consumida cozida.

- Alimentos prebióticos, são fibras alimentares não digeridos no estômago e fermentados no intestino por um tipo de bactéria. Os alimentos prebióticos inibem o crescimento de bactérias patogênicas, estimula o trânsito intestinal, ajuda o intestino a absorver as substâncias necessárias eliminando o excesso de colesterol, principalmente o LDL, e triglicéridos. As fontes são a banana, alho, mel, cebola, aveia, tomatee na casca de frutos como exemplo por a maçã.

- Alimentos probióticos, são os iogurtes, leites fermentados, que são a combinação de vários microorganismos que contribuem para o equilíbrio da flora intestinal, a redução dos riscos de câncer do cólon, e aumentam a absorção de cálcio e ferro. Além da importância para indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.

E lembre-se o cardápio ideal é aquele que une no mesmo prato o colorido de vegetais vermelhos, folhas verde-escuras, os aminoácidos da combinação arroz com feijão, proteínas de carnes magras, e para finalizar uma fruta cítrica para que a vitamina C ajude na absorção de ferro dos alimentos.

ORIGEM: FAR NEWS

Febre


A Febre ou pirexia, é a elevação da temperatura do corpo. É uma reação orgânica de múltiplas aplicações contra um mal comum, interpretada pelo meio médico como um simples sintoma, a reação descrita como um aumento na temperatura corporal nos seres humanos para níveis até 37,5 ºC Celsius chama-se estado febril, ao passar dessa temperatura já pode ser caracterizado como Febre e é um mecanismo adaptativo próprio dos seres vivos.

A febre é uma reação do corpo contra patógenos; a sensação ruim que sente a pessoa febril faz com que ela poupe energia e descanse, funcionando também através do maior trabalho realizado pelos linfócitos e macrófagos.
Apesar da maior parte das febres ser causada por infecções, nem sempre febre é indicador de infecção.

Mede-se tradicionalmente a temperatura corporal através da testa e pescoço (com a mão), da boca, da axila e do ânus (utilizando um termômetro, que pode ser eletrônico ou não.)
As crianças são mais afetadas pela febre porque para o organismo delas praticamente todos os vírus e bactérias são desconhecidos. Então, quando esse microorganismos invadem o corpo, ele logo produz a prostaglandina.

Valores Normais de Temperatura
» Temperatura axilar: 35,5 a 37 ºC, com média de 36 a 36,5 ºC.

» Temperatura bucal: 36 a 37,4 ºC.

» Temperatura retal: 36 a 37,5 ºC, isto é, 0,5 ºC maior que a axilar.

A temperatura retal maior que a axilar em valores acima de 1 ºC, pode ser indicativo de processo inflamatório abdominal baixo ou pélvico.

Mecanismo
A febre geralmente ocorre em resposta a substância pirogênicas (o mais conhecido é a interleucina 1 a 6), que são secretados pelos macrófagos como resposta inflamatória. Essas substâncias pirogênicas agem proporcionando liberação de prostagladinas que agem no centro termorregulador , o hipotálamo anterior, reconfigurando o set point da termoregulação para uma temperatura mais alta, e ao fazê-lo, evoca os mecanismos de aumento de temperatura do corpo, fazendo-o aumentar a temperatura a níveis acima do normal (níveis homeostásicos)

O corpo tem várias técnicas para aumentar a temperatura:

Aumento da temperatura corporal - tremores, que envolvem movimentos físicos e que produzem calor
Diminuição da perda de calor - vasoconstrição, ou seja, a diminuição do fluxo sanguíneo da pele, reduzindo a quantidade de calor perdido pelo corpo.
A temperatura do corpo é mantida nesses níveis até que os efeitos dos pirógenos cessem.

Temperatura (axilar) do corpo
Normal - de 36,3 ºC por volta das 6h; 37,0 ºC por volta das 16h
Febre baixa - de 37,5 ºC a 38 ºC
Febre moderada - de 38,1 ºC a 39 ºC
Febre alta - acima de 39,1 ºC

Tipos de Febre
A febre pode ser classificada como:
de baixa intensidade (37,5 a 38 ºC),
moderada (38 a 39 ºC),
alta (mais de 39 ºC), dependendo de quanto a temperatura corpórea subiu.

A febre pode ser benéfica, e é parte da resposta do corpo a uma doença; no entanto, se a febre for acima de 42 ºC, então pode causar danos significativos aos neurônios, com risco de afetar a meninge e essa fase é chamada de hipertermia maligna.

A temperatura normalmente flutua ao longo do dia, e o mesmo se aplica à febre. Se esse padrão característico estiver ausente, a temperatura aumentada do corpo pode ser por causa de insolação, uma disfunção mais séria. A insolação é causada pelo excesso de exposição ao sol e desidratação.

Tratamento
Embora a febre seja uma resposta imunológica própria do organismo contra algum mal, a medicina moderna chegou a desenvolver algumas drogas chamadas de antipiréticos que podem reduzir a febre a níveis tolerados.
Os antipiréticos mais comuns são o paracetamol e a dipirona. No interior do Brasil a febre é controlada com a ingestão de folhas de frutos cítricos em infusão ou por meios mais naturais como banhos frios.

Causas de Febres no pós operatório
Após uma cirurgia, é comum haver a elevação da temperatura corporal até 37,8 graus Celsius sem maiores significados. No entanto, temperaturas maiores de 38 graus Celsius podem representar, conforme o tempo decorrido desde a cirurgia:
até 48 horas - atelectasia (problema pulmonar).
terceiro e quarto dia: pneumonias
quinto dia: abcesso (coleção purulenta na área cirúrgica).

Outras causas não infecciosas de febre:
Em transfusões sanguíneas incompatíveis
Doenças reumáticas
Doenças auto-imunes

Padrões de Febre característicos
Algumas doenças apresentam um padrão febril bem característico, chamando a atenção para seu diagnóstico:

Tuberculose - febre vespertina (todo final de tarde), não muito alta.
Malária - febre alta por algumas horas e que se repete todo dia ou em dias alternados, dependendo da espécie de Plasmodium que está causando a infecção e de quantas vezes o indivíduo foi contaminado.
Abcesso: Febre persistente, baixa, com piora à noite

Um mal necessário
Atualmente a febre não é vista como um simples indicador patológico mas como resposta a alguma infecção ou patologia, tornando o sistema imunológico mais ativo e eficiente.

Origem: Wikipédia

Ao menor sinal de alta temperatura corporal em crianças, a mãe precisa ficar em alerta. Isto, principalmente, porque a crise pode aumentar e até mesmo causar convulsões.

Geralmente, a febre aparece junto com doenças comuns como: resfriados, gripes, garganta inflamada e dor no ouvido.

Também pode ser causada por coisas mais sérias como pneumonia e infecção de urina.
Pode surgir em várias infecções virais.

A febre também surge quando a criança é vacinada.

Diante de um quadro clínico febril os pais devem procurar o medico para a constatação dos sintomas referentes a cada problema e dessa maneira , diagnosticar e passar um tratamento para curar a enfermidade da criança, especificando a doença e as possíveis soluções.

Sempre que apresentar febre procurar um médico. Não se automedique.(boaspraticasfarmaceuticas)

9.17.2009

Na verdade, não existe doença: existe doente



Os vírus, os micróbios estão em toda parte. Eles são inofensivos.
Para atacarem uma pessoa, tem de haver um campo propício. Esse campo é gerado pela energia de sentimentos como o ódio, a falta de perdão, atos, palavras ou pensamentos negativos, egoísmo, ressentimento... Tudo isso gera a baixa freqüência.
Com ela, damos poder aos vírus e os micróbios para se manifestarem.
Nosso corpo físico, então, vira uma presa fácil, principalmente, se não tiver uma boa manutenção.


O Dalai Lama disse:
"Estamos todos aqui neste planeta, por assim dizer, como turistas. Nenhum de nós pode morar aqui para sempre. O maior tempo que podemos ficar são aproximadamente 100 anos. Sendo assim, enquanto estamos aqui, deveríamos procurar ter um bom coração e fazer de nossas vidas algo de positivo e útil.
Quer vivamos poucos anos ou um século inteiro, seria lamentável e triste passar esse tempo agravando os problemas que afligem as outras pessoas, os animais e o ambiente.
O mais importante de tudo é ser uma boa pessoa."

"O paciente do futuro é responsável pela sua própria saúde"

"De todos os animais, o homem é o único cruel. É o único que causa dor pelo prazer de causá-la" Mark Twain

Fonte: Blog Fora do Manual

O poder da mente e as doenças
Sendo o nosso sistema nervoso agente transmissor das energias vitais, qualquer desequilíbrio das suas funções afeta a normalidade geral do corpo e é, portanto, causa de doença.

Por isso, todas as doenças estão filiadas num desarranjo nervoso, sendo este uma causa daquelas.
A nossa mente dirige toda a nossa atividade afetiva e esta por sua vez impressiona o sistema nervoso, donde se conclui a importância que tem a educação da força mental no domínio dos nossos nervos.

O estudo da força mental é considerado de grande importância, tanto para manter a Saúde como para recuperá-la.
A força mental é atributo do homem e a ela se devem muitos fenômenos antes inexplicáveis, entre os quais o hipnotismo, o magnetismo animal, a transmissão do pensamento, a energia vital, etc.

É sabido que um susto, um desgosto ou uma grande alegria produzem desarranjos na digestão, o que eqüivale a dizer anormalidade geral, compreendendo-se facilmente que para manter o equilíbrio nervoso deve evitar-se toda a espécie de impressões fortes.

A vida emocional e os excessos sexuais debilitam o sistema nervoso e arruinam a digestão, sendo assim grave causa de falta de Saúde.

A doença que o nosso povo chama «tensão» e que em muitos casos ocasiona a morte, não é outra coisa senão um desequilíbrio funcional por falta de direção da mente.

A vida tranqüila, sem ambições desproporcionadas e livre de preocupações intensas, é condição indispensável para uma Boa Saúde.

O amor, se não for bem orientado, também pode ser causa de doença e até de morte.

É sabido que o ódio, o orgulho e a inveja envenenam o sangue, e a ira afeta diretamente as funções do estômago e do fígado.

A luxúria é causa de males sem conta para o indivíduo e para a raça, comprometendo o seu futuro até à quarta geração.

Fonte:Doenças

ALERGIAS - PERGUNTAS E RESPOSTAS



O que é alergia?

Ainda que a medicina convencional defina alergia como uma resposta imune alterada desencadeada por uma substância estranha, cabe-nos considerar que muitas vezes o desencadeante de um quadro alérgico não é uma substância, mas fatores emocionais e psicológicos.

A alergia é a expressão orgânica do que se chama na medicina antroposófica de antipatia exacerbada, ou seja, uma manifestação da organização anímica (afetividade) que leva à reação mais intensa que a habitual diante de um agente agressor externo (normalmente um elemento comum do meio ambiente como pó, poeira, mofo, alguns alimentos, produtos químicos, mudança climática) ou de uma emoção (ansiedade, medo, insegurança).

Qual a causa da alergia?

O alérgeno, como é chamado o agente externo que desencadeia a alergia, não é a causa do processo, apenas o desencadeante. A causa da alergia encontra-se na maneira como o organismo reage. Quando diversas pessoas entram em contato com a poeira da rua, por exemplo, observamos que os não-alérgicos podem, no máximo, tossir ou espirrar uma ou duas vezes para eliminar a poeira de suas vias respiratórias, mas nada além disso. Porém os alérgicos vão ter crises de espirros ou tosse, obstrução nasal ou até crise de asma, porque reagem de maneira exagerada, intensa.

O nosso sistema imunológico cuida da proteção contra invasões externas e para isso reconhece o “próprio” e o “não próprio”. Ao entrarmos em contato com algo estranho criamos memória imunológica. Células chamadas linfócitos, uma classe de glóbulos brancos, armazenam essa memória e têm capacidade de se “lembrar” desses aparentes inimigos, produzindo anticorpos (imunoglobulina E ou IgE). Essa memória geralmente se forma na infância, por isso as alergias são mais freqüentes nessa fase da vida, mas podem acontecer em qualquer idade. A IgE é um sinalizador que ativa outras células a reagirem e liberarem histamina, substância que em excesso ocasiona os sintomas mais comuns de alergia, como coceira, vermelhidão, obstrução nasal, falta de ar e até o choque anafilático - a forma mais grave de reação alérgica.

Existem conexões intensas entre o sistema imunológico e o sistema nervoso, o que explica a interação entre as células de defesa e sentimentos como emoções, angústias e preocupações.

O que provoca crises de alergia?

Qualquer substância pode ser a desencadeadora da alergia (alérgeno), porém as proteínas são as mais freqüentes. Estas substâncias podem ser componentes da poeira doméstica, como os ácaros e resíduos de insetos, grãos de polens, esporos de fungos, alimentos, látex, picadas de insetos, produtos químicos e medicamentos.

Os alimentos que mais freqüentemente desencadeiam alergias são o leite de vaca, ovos, amendoim, castanhas, nozes, peixes, frutos do mar (mariscos e crustáceos) e trigo.

Além disso, como exposto acima, sentimentos também desencadeiam crises, como ansiedade, medo, insegurança diante de mudanças, dentre outros.

Quais são os principais órgãos e sistemas afetados pela alergia?

As alergias podem se manifestar em diferentes locais do organismo humano. No sistema respiratório, asma, rinite e sinusite são extremamente freqüentes. Na pele, ocorrem na forma de urticária, dermatite atópica e dermatite de contato. A alergia alimentar pode ocasionar distúrbios digestivos e/ou diarréia, ou se manifestar à distância, na pele (urticária), na face (inchaço nos lábios, nos olhos, na língua) ou até no sistema respiratório (crises de asma).

Por que a incidência de alergia está aumentando?

Alguns estudiosos consideram que vivemos hoje uma verdadeira epidemia de alergia. Asma, rinite, eczemas alérgicos aumentam de incidência ano após ano. Estima-se que 25% das pessoas tenham rinite alérgica e 10 a 20% tenham asma.

Estamos expostos a mais alérgenos hoje do que estávamos há 20 anos. Poluição do trânsito, alimentos com aditivos artificiais, em suma, elementos estranhos à nossa natureza hoje estão mais presentes do que no passado. Além disso, o atual modo de vida (abordado abaixo) favorece o surgimento dessas doenças.

Quais crianças estão mais propensas a terem alergia?
Crianças expostas à fumaça de cigarro, à poluição do trânsito – especialmente antes dos 3 anos de idade, e aquelas que têm pais com história de alergia são mais predispostas a terem algum tipo de alergia.

Nos países desenvolvidos admite-se que o declínio de infecções na infância está contribuindo para o aumento dos casos e da gravidade de doenças alérgicas, isto é, quando se “poupa” a criança de infecções através do uso exagerado de antibióticos e antiinflamatórios, na verdade se está poupando seu sistema imunológico de se desenvolver e de “amadurecer” ao enfrentar adequadamente as infecções.

Bebês que recebem precocemente leite de vaca, em substituição ao leite materno, também estão mais propensos às alergias, assim como aqueles cuja mãe ingeriu bebidas alcoólicas ou fumou durante a gestação.

Crianças obesas, especialmente as meninas, têm mais asma do que as outras crianças. Possivelmente o excesso de alimentos industrializados contribua tanto para a obesidade quanto para a alergia.

Existe também um aspecto pedagógico importante que pode predispor as crianças às alergias. Isso está abordado mais abaixo.


Quais cuidados são úteis contra a alergia?

Mudando o ambiente

Carpete é um excelente habitat para ácaros e fungos, além de armazenar partículas de insetos. Os pisos de madeira de lei, cerâmica ou fórmica devem ser os preferidos. Tapetes laváveis podem ser usados, mas precisam ser regularmente lavados em água quente ou a seco. Em alguns casos pode ser necessário encapar colchões, travesseiros e almofadas com plásticos fechados por zíper ou materiais antialérgicos.

Ausentar-se de ambientes poluídos e ter contato com a natureza também é benéfico.

Para quem tem alergia ao pólen, é importante não ter em casa plantas que são polinizadas pelo vento.
As plantas mais coloridas são polinizadas por insetos e causam menos alergias, pois seus polens são mais pesados e grudam nos insetos, não se espalhando no ar.

Porém precisamos ter clara consciência de que mudar o ambiente não resolve totalmente o problema da pessoa alérgica. É impossível eliminar o contato com essas substâncias. Trata-se de medidas paliativas. Por mais que possamos reduzir, jamais viveremos sem ter contato com os alérgenos. Mas partindo do conceito de que saúde é um estado de equilíbrio, podemos ter reações proporcionais ao agressor: poeira, pó, fungos, bactérias, vírus, etc.


Mudando a maneira de reagir

Medicamentos alopáticos classificados como antialérgicos e corticosteróides podem ser úteis em determinados momentos do tratamento da alergia, mas não são curativos. Eles atuam suprimindo a capacidade do organismo em reagir frente aos alérgenos, e freqüentemente apresentam efeitos desagradáveis.

A modulação do sistema imunológico é uma das grandes virtudes do tratamento feito pela homeopatia, assim como pela medicina antroposófica. Ao tratarem o indivíduo como um todo, considerando não só os sintomas físicos, mas suas peculiaridades, seus sentimentos, sua constituição etc., as medicinas vitalistas (que assumem que as pessoas também têm um corpo vital, além do físico) são mais humanizadas e têm grande eficácia nas doenças crônicas.

De modo similar ao que ocorre na esfera física, pode haver uma reação exagerada ao que vem de fora no mundo psíquico. No âmbito emocional, algumas pessoas alérgicas podem precisar de psicoterapia, especialmente para aprender a lidar melhor com seus medos, sua agressividade e seus limites em relação ao mundo externo.

A terapia artística e a massagem rítmica também são excelentes elementos no tratamento das doenças alérgicas, especialmente da asma e do eczema atópico.

Mudando o estilo de vida
Excesso de estímulos sensoriais (TV, computador, vídeo-game, etc.) traz excessiva sobrecarga ao nosso sistema neuro-sensorial. Massificação (globalização) enfraquece a individualidade. Quando passamos a maior parte do dia (e do ano) com excesso de trabalho mental, e sem individualidade, estamos suscetíveis às doenças alérgicas. Por isso podemos dizer que hoje vivemos em uma sociedade alérgica.

Sono adequado é fundamental. Todos nós precisamos de 8 horas de sono por noite, bem dormidas.

A alimentação natural deve ser preferida, com ênfase para os vegetais orgânicos que oferecem menos riscos aos alérgicos, por não conterem aditivos artificiais. Limão, marmelo, cereais integrais, bem como o ar marinho, podem trazer benefícios aos que têm alergia.

Alimentos prebióticos e probióticos auxiliam a equilibrar o organismo e também são benéficos aos alérgicos.

Os prebióticos apresentam componentes não absorvíveis e favorecem o crescimento de bactérias boas para o intestino.
São exemplos: alho, cebola, tomate, banana, cevada, aveia e trigo integral.

Os probióticos são alimentos ricos em microrganismos benéficos para a flora intestinal que diminuem o número e a atividade de bactérias causadoras de problemas e ainda estimulam o sistema imunológico. Os probióticos mais comuns são bactérias dos gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus. Devido à característica metabólica destes microorganismos, e por crescerem bem no leite, os principais produtos probióticos são de origem láctea.


O que a vida moderna tem a ver com o aumento na incidência de alergias?
Quando olhamos o modus vivendi atual, chama-nos a atenção a correlação de alguns fenômenos com aumento do número de casos de alergia.

Na alimentação, cada vez se ingerem mais agrotóxicos e fertilizantes artificiais que contaminam os alimentos. Alimentos refinados têm digestão mais fácil, mas poupam o organismo de esforços e conseqüentemente de amadurecimento.

A poluição do ar, especialmente nas grandes cidades, piora ano após ano.

Crianças são alfabetizadas cada vez mais precocemente e têm um aprendizado excessivamente intelectual, baseado muito mais na memorização fria do que no estímulo à descoberta, ao aprendizado pela vivência e à criação. Seu sistema neuro-sensorial é exigido precocemente, antes que esteja pronto para o pensar racional e abstrato.
As crianças começam a ficar prontas para o pensar abstrato, para a memorização e a inteligência racional a partir da época da mudança dos dentes. O surgimento do primeiro molar permanente ou a troca de um dos dentes incisivos indica que a atividade de formação dos dentes iniciou sua fase final e liberará parte das forças vitais, antes empregadas na construção do organismo, para a atividade do pensamento. Isso ocorre ao redor dos 7 anos de idade.

Quando alfabetizamos uma criança precocemente, ou oferecemos a ela brinquedos que a forçam a pensar racionalmente, como muitos jogos eletrônicos, estamos exigindo do seu sistema neuro-sensorial mais do que ele pode dar naquele momento, por não estar ainda inteiramente pronto para essa atividade. A conseqüência disso é que esse sistema se “apressa” e se esforça para atuar racionalmente, em detrimento da vitalidade da criança como um todo. Em geral, crianças intelectualizadas precocemente são muito inteligentes e responsáveis, mas futuramente serão pouco criativas, alérgicas e desvitalizadas.

Precisamos refletir sobre a verdadeira necessidade do mundo em relação aos indivíduos que formamos e em relação a nós mesmos como parte da sociedade. Precisamos de pessoas que pensam rigidamente seguindo esquemas pré-definidos ou indivíduos criativos que trazem a arte ao dia a dia? Teremos todos o mesmo padrão de pensamento ou ressaltaremos as diferenças que nos fazem únicos e ao mesmo tempo complementares?
Reagiremos às ameaças externas com soluções que tornem a vida na Terra melhor ou simplesmente espirrando?
Dr. Nilo Gardin -


PERGUNTAS SOBRE ALERGIA COM RESPOSTAS MAIS DIRETAS (ESPECÍFICAS)

O que é a Alergia ?
Alergia é quando o nosso organismo reage à uma substância que ele reconhece como estranha.

Alergia é uma doença ?
Não propriamente. O que ocorre é um aumento na intensidade com que o nosso organismo se defende de um agente estranho para ele. Na verdade a alergia, é uma característica do indivíduo.

Alergia é hereditária ?
Não necessariamente. Observamos que indivíduos de um mesmo grupo familiar apresentam sinais de alergia. Por exemplo, se uma mãe ou pai for alérgico, a possibilidade de se ter um filho alérgico varia de 20% a 30%, se os dois forem alérgicos a proporção alcança até 60%.

Qual é a idade para se ter Alergia ?
Qualquer uma. A alergia não depende da idade e sim de como é a sensibilidade do indivíduo e o seu limite de exposição as substâncias alergênicas.

Existe Alergia sem sintomas ?
Sim. Os sintomas só começam a aparecer quando o limite de exposição for ultrapassado.

Pode-se determinar qual é este limite ?
Tecnicamente sim, mas na prática do dia-a-dia não. Seria impossível andar na rua ou em casa acoplado a medidores

Como então não alcançar o limite ?
De dois modos: o primeiro é por meio de estrita observância aos cuidados de controle ambiental e o segundo consiste em elevar o limite, com o tratamento de Imunoterapia.

O que é controle ambiental ?
Modo pelo qual reformulamos a nossa maneira de contato com as substâncias ou produtos aos quais sabemos que o nosso organismo reage.

O que é Imunoterapia ?
Também chamado de ""vacina hipossensibilizante", é um meio que dispomos, através do qual vai ser ensinado ao organismo a "tolerar" determinadas substâncias.

Quanto tempo leva o tratamento com as "vacinas" ?
No mínimo dezoito meses

E se eu ficar sem sintomas antes disto ?
O tratamento deverá ser completado, lembre-se de que não basta apagar o "incêndio": têm de se ter certeza de que o "fogo" não vai retornar.

Quais são as principais Alergias?

ASMA BRÔNQUICA
Chamada de Bronquite Asmática, acomete os brônquios levando a um quadro de espasmo brônquico, edema e hipersecreção. Conforme a área atingida, teremos crises de diversas proporções. Todos estes fatores diminuem o espaço interno do brônquio, interferindo na respiração. A Asma alérgica é comprovada com a positividade dos Testes Alérgicos a antígenos do meio ambiente, com a história familiar, com ascendentes diretos e descendentes, resposta à exposição de alergeno em ambiente doméstico, escolar e de trabalho. As crises têm inicio após um ano de vida, embora possa haver crises desde os seis meses de idade, A Asma Alérgica é mais comum na infância e na adolescência (ocorre em 10% das crianças em idade escolar). É também comum o inicio na idade adulta. Muitos dizem que a Asma se cura sozinha por volta da adolescência, mas isto acontece somente em 30% dos casos e mais por aumento da área pulmonar. Contudo os mecanismos de reatividade alérgica permanecem e muitas vezes encontramos uma mudança nestes pacientes do seu órgão de choque, passando a apresentar outros quadros alérgicos como por exemplo a Rinite Alérgica.

TOSSE EQUIVALENTE ASMÁTICA
Algumas vezes, o órgão de choque atingido não são propriamente os brônquios na sua parte inferior, e sim a parte mais alta, em conjugação com a Traquéia que, por ser uma área de maior resistência dinâmica, não leva o paciente aum quadro de broncoespasmo, e sim, a um quadro de tosse seca persistente.

FARINGITES
Resultam de reação direta do acometimento da mucosa da Faringe, ou como conseqüência às vezes da retirada das amígdalas, se representavam, na ocasião, o órgão de choque da Alergia

OTITES
Podem ocorrer como reações alérgicas no ouvido externo e interno, produzindo um quadro de edema e obstrução por secreção, levando a dor e mudança do equilíbrio da pressão no ouvido.

HIPERTROFIA DAS ADENÓIDES
As Adenóides (amígdalas superiores) devido a Alergia, aumentam de tamanho, diminuído assim o espaço respiratório superior. Variando com a idade e o percentual de obstrução, é recomendada, em casos especiais, a sua remoção. Atenção para com o Processo Alérgico, que se não for tratado haverá retorno do crescimento das Adenóides.

RINITE ALÉRGICA
O quadro apresenta corrimento nasal aquoso (tipo clara de ovo, prurido nasal), prurido ocular, conjuntivite, obstrução nasal e espirros. Nem todos os sintomas estão presentes ao mesmo tempo mas, quanto o maior número de sintomas, maior é o quadro da Rinite. Acomete em qualquer faixa etária, predomina no sexo feminino em função de maior contato com a poeira de casa e em crianças no ambiente doméstico e escolar Cerca de 15% dos adolescentes apresentem quadro de Rinite, bem como 30% dos Asmáticos.

SINUSITE ALÉRGICA
É uma infecção derivada de uma alergia na mucosa de revestimento dos seios nasais.

DERMATITE ATÓPICA
Acomete o indivíduo em diversos fases da vida. Relatada inicialmente por acometer dobras e região de flexuras, pode se estender a outras regiões do corpo.É altamente pruriginosa e denota um indivíduo de extrema sensibilidade alérgica.

URTICÁRIA
As vezes nas reações de urticária, existe relação de causa e efeito com antígenos inalantes, contudo na maioria, ocorrem quando da ingestão de produtos químicos, sejam medicamentos ou substâncias adicionadas à alimentação como corantes, conservantes e etc.

PICADA DE INSETOS
Reações para com Mosquito, Marimbondo, Vespa, Abelha e Formiga.

DERMATITE DE CONTATO
Reação do contato de uma substancia à pele. Encontrada em indivíduos fazendo uso de produtos à base de níquel, cosméticos e cremes medicinais


O que são os Testes Alérgicos ?
São exames para se determinar se um indivíduo reage a determinada substância e em que intensidade

Os alimentos provocam Alergia ?
Na maioria da vezes não, contudo toda regra têm exceção. Alimentos como leite de vaca, ovo, trigo e alguns frutos do mar podem provocar alergia. O que mais provoca alergia são as substâncias químicas adicionadas aos alimentos

Tomar banho gelado melhora alergia ?
Não, às vezes até piora o quadro, o banho deve ser de maneira a ser suportado, o banho muito quente também não é recomendado.

Nadar é bom para quem têm Asma ?
A natação ou outro esporte, fazem bem para quem têm alergia. O único cuidado que se deve ter é que a natação não deve ser o primeiro tratamento indicado. Ela deve compor o tratamento em uma segunda fase, conforme a capacidade pulmonar do indivíduo.

Qual é a restrição para quem têm Asma ?
Nenhuma. Pode-se fazer de tudo, desde tomar sorvete a banho de chuva, conquanto se observem as normas do tratamento

Quem têm Asma deve ser dispensado da Educação Física no colégio ?
Não. Ter Asma não inabilita ninguém. O professor é que deve adaptar a aula ao aluno.

Quem têm Asma, pode vir a ter enfisema pulmonar no futuro?
Não. O enfisema pulmonar é uma complicação da bronquite crônica

Qual a diferença entre Asma e Bronquite ?
Asma ocorre por um mecanismo inflamatório , ao passo que a Bronquite por mecanismo infeccioso.

Qual a diferença entre inflamação e infecção ?
Na inflamação temos um mecanismo de defesa do organismo, e na infecção as defesas já foram ultrapassadas

Na Rinite pode-se ficar com o rosto deformado ?
Sim. Se o processo se inicia na infância e medidas adicionais como fisioterapia , fonoaudiologia e ortodontia não forem seguidas,isto poderá ocorrer.

Por que o uso de "gotas nasais" é contra-indicado ?
O uso continuado leva à destruição dos tecidos nasais.

Tomar remédios provoca Alergia ?
Não. Alguns remédios é que não são indicados para quem têm Alergia

Anestesia pode produzir "Choque Alérgico" ?
Dificilmente. Os problemas, quando ocorrem, são de origem no metabolismo.

Quando estiver fazendo tratamento de "vacinas para Alergia" pode-se fazer uso de outras vacinas, tais como contra Hepatite, Tétano e etc. ?
Sim. Pode-se usar outras vacinas sem nenhum problema.

Como saber se o tratamento de Imunoterapia está sendo benéfico ?
Observando a freqüência das "crises", que tendem a uma diminuição, como também a um decréscimo na sua intensidade.

Quando se deve parar o tratamento de Alergia ?
No momento em que se tiver um ano sem sintomas.


Caso de alergia

Alergias, alergias..
Depois de um coquetel de medicamentos prescritos pelo clínico geral e o alergista, minha tosse se foi. Para quem não sabe (ou não conhece o histórico), eu comecei a tossir em dezembro de 2007 (é, você leu certo). Fui inicialmente diagnosticada com gripe, mas era bronquite. A bronquite piorou, eu comecei a ter sinosite e, finalmente, descobriram que minha asma votou. Remédios para lá e para cá, mas nada parecia resolver e eu estava sempre tossindo...

Pois bem, graças ao meus médicos, a bendita tosse, agora é só uma lembrança. Tenho que tomar uma bombinha que previne a asma todos os dias, mas, no geral, estou 100%.
Agora só preciso evitar gripes, resfriados e sinusites e o médico acredita que não terei ataques de asma como tinha quando criança.

Essa é a boa notícia... A má é que o alergista me submeteu a exames e descobrimos que sou altamente alérgica a poeira (principalmente a que se tem dentro de casa), pêlo de gato, cachorro e cavalo. Alergia nível médio a grama e uma pequena reação a mofo. Quanto à pequena reação eu discordo um pouco porque ontem tentei vestir uma blusa e o cheiro me fez tossir um bocado. Ainda bem que tirei logo, tomei água para relaxar e fiquei na boa.

O clínico me disse que aqui é muito comum as pessoas terem asma porque há muitas coisas no ar, como poeira, pólen e poluição. Ele disse também que melhor seria se eu morasse ainda mais perto da praia e ele achou ótimo que aqui em casa não temos carpetes.

Bem, depois de tanta luta fico feliz pelo fato de não ser mais um saco de tosse. Era especialmente constrangedor no cinema e quando ficava nervosa. Uma coisa linda!

Por Giseli