9.17.2009

ALERGIAS - PERGUNTAS E RESPOSTAS



O que é alergia?

Ainda que a medicina convencional defina alergia como uma resposta imune alterada desencadeada por uma substância estranha, cabe-nos considerar que muitas vezes o desencadeante de um quadro alérgico não é uma substância, mas fatores emocionais e psicológicos.

A alergia é a expressão orgânica do que se chama na medicina antroposófica de antipatia exacerbada, ou seja, uma manifestação da organização anímica (afetividade) que leva à reação mais intensa que a habitual diante de um agente agressor externo (normalmente um elemento comum do meio ambiente como pó, poeira, mofo, alguns alimentos, produtos químicos, mudança climática) ou de uma emoção (ansiedade, medo, insegurança).

Qual a causa da alergia?

O alérgeno, como é chamado o agente externo que desencadeia a alergia, não é a causa do processo, apenas o desencadeante. A causa da alergia encontra-se na maneira como o organismo reage. Quando diversas pessoas entram em contato com a poeira da rua, por exemplo, observamos que os não-alérgicos podem, no máximo, tossir ou espirrar uma ou duas vezes para eliminar a poeira de suas vias respiratórias, mas nada além disso. Porém os alérgicos vão ter crises de espirros ou tosse, obstrução nasal ou até crise de asma, porque reagem de maneira exagerada, intensa.

O nosso sistema imunológico cuida da proteção contra invasões externas e para isso reconhece o “próprio” e o “não próprio”. Ao entrarmos em contato com algo estranho criamos memória imunológica. Células chamadas linfócitos, uma classe de glóbulos brancos, armazenam essa memória e têm capacidade de se “lembrar” desses aparentes inimigos, produzindo anticorpos (imunoglobulina E ou IgE). Essa memória geralmente se forma na infância, por isso as alergias são mais freqüentes nessa fase da vida, mas podem acontecer em qualquer idade. A IgE é um sinalizador que ativa outras células a reagirem e liberarem histamina, substância que em excesso ocasiona os sintomas mais comuns de alergia, como coceira, vermelhidão, obstrução nasal, falta de ar e até o choque anafilático - a forma mais grave de reação alérgica.

Existem conexões intensas entre o sistema imunológico e o sistema nervoso, o que explica a interação entre as células de defesa e sentimentos como emoções, angústias e preocupações.

O que provoca crises de alergia?

Qualquer substância pode ser a desencadeadora da alergia (alérgeno), porém as proteínas são as mais freqüentes. Estas substâncias podem ser componentes da poeira doméstica, como os ácaros e resíduos de insetos, grãos de polens, esporos de fungos, alimentos, látex, picadas de insetos, produtos químicos e medicamentos.

Os alimentos que mais freqüentemente desencadeiam alergias são o leite de vaca, ovos, amendoim, castanhas, nozes, peixes, frutos do mar (mariscos e crustáceos) e trigo.

Além disso, como exposto acima, sentimentos também desencadeiam crises, como ansiedade, medo, insegurança diante de mudanças, dentre outros.

Quais são os principais órgãos e sistemas afetados pela alergia?

As alergias podem se manifestar em diferentes locais do organismo humano. No sistema respiratório, asma, rinite e sinusite são extremamente freqüentes. Na pele, ocorrem na forma de urticária, dermatite atópica e dermatite de contato. A alergia alimentar pode ocasionar distúrbios digestivos e/ou diarréia, ou se manifestar à distância, na pele (urticária), na face (inchaço nos lábios, nos olhos, na língua) ou até no sistema respiratório (crises de asma).

Por que a incidência de alergia está aumentando?

Alguns estudiosos consideram que vivemos hoje uma verdadeira epidemia de alergia. Asma, rinite, eczemas alérgicos aumentam de incidência ano após ano. Estima-se que 25% das pessoas tenham rinite alérgica e 10 a 20% tenham asma.

Estamos expostos a mais alérgenos hoje do que estávamos há 20 anos. Poluição do trânsito, alimentos com aditivos artificiais, em suma, elementos estranhos à nossa natureza hoje estão mais presentes do que no passado. Além disso, o atual modo de vida (abordado abaixo) favorece o surgimento dessas doenças.

Quais crianças estão mais propensas a terem alergia?
Crianças expostas à fumaça de cigarro, à poluição do trânsito – especialmente antes dos 3 anos de idade, e aquelas que têm pais com história de alergia são mais predispostas a terem algum tipo de alergia.

Nos países desenvolvidos admite-se que o declínio de infecções na infância está contribuindo para o aumento dos casos e da gravidade de doenças alérgicas, isto é, quando se “poupa” a criança de infecções através do uso exagerado de antibióticos e antiinflamatórios, na verdade se está poupando seu sistema imunológico de se desenvolver e de “amadurecer” ao enfrentar adequadamente as infecções.

Bebês que recebem precocemente leite de vaca, em substituição ao leite materno, também estão mais propensos às alergias, assim como aqueles cuja mãe ingeriu bebidas alcoólicas ou fumou durante a gestação.

Crianças obesas, especialmente as meninas, têm mais asma do que as outras crianças. Possivelmente o excesso de alimentos industrializados contribua tanto para a obesidade quanto para a alergia.

Existe também um aspecto pedagógico importante que pode predispor as crianças às alergias. Isso está abordado mais abaixo.


Quais cuidados são úteis contra a alergia?

Mudando o ambiente

Carpete é um excelente habitat para ácaros e fungos, além de armazenar partículas de insetos. Os pisos de madeira de lei, cerâmica ou fórmica devem ser os preferidos. Tapetes laváveis podem ser usados, mas precisam ser regularmente lavados em água quente ou a seco. Em alguns casos pode ser necessário encapar colchões, travesseiros e almofadas com plásticos fechados por zíper ou materiais antialérgicos.

Ausentar-se de ambientes poluídos e ter contato com a natureza também é benéfico.

Para quem tem alergia ao pólen, é importante não ter em casa plantas que são polinizadas pelo vento.
As plantas mais coloridas são polinizadas por insetos e causam menos alergias, pois seus polens são mais pesados e grudam nos insetos, não se espalhando no ar.

Porém precisamos ter clara consciência de que mudar o ambiente não resolve totalmente o problema da pessoa alérgica. É impossível eliminar o contato com essas substâncias. Trata-se de medidas paliativas. Por mais que possamos reduzir, jamais viveremos sem ter contato com os alérgenos. Mas partindo do conceito de que saúde é um estado de equilíbrio, podemos ter reações proporcionais ao agressor: poeira, pó, fungos, bactérias, vírus, etc.


Mudando a maneira de reagir

Medicamentos alopáticos classificados como antialérgicos e corticosteróides podem ser úteis em determinados momentos do tratamento da alergia, mas não são curativos. Eles atuam suprimindo a capacidade do organismo em reagir frente aos alérgenos, e freqüentemente apresentam efeitos desagradáveis.

A modulação do sistema imunológico é uma das grandes virtudes do tratamento feito pela homeopatia, assim como pela medicina antroposófica. Ao tratarem o indivíduo como um todo, considerando não só os sintomas físicos, mas suas peculiaridades, seus sentimentos, sua constituição etc., as medicinas vitalistas (que assumem que as pessoas também têm um corpo vital, além do físico) são mais humanizadas e têm grande eficácia nas doenças crônicas.

De modo similar ao que ocorre na esfera física, pode haver uma reação exagerada ao que vem de fora no mundo psíquico. No âmbito emocional, algumas pessoas alérgicas podem precisar de psicoterapia, especialmente para aprender a lidar melhor com seus medos, sua agressividade e seus limites em relação ao mundo externo.

A terapia artística e a massagem rítmica também são excelentes elementos no tratamento das doenças alérgicas, especialmente da asma e do eczema atópico.

Mudando o estilo de vida
Excesso de estímulos sensoriais (TV, computador, vídeo-game, etc.) traz excessiva sobrecarga ao nosso sistema neuro-sensorial. Massificação (globalização) enfraquece a individualidade. Quando passamos a maior parte do dia (e do ano) com excesso de trabalho mental, e sem individualidade, estamos suscetíveis às doenças alérgicas. Por isso podemos dizer que hoje vivemos em uma sociedade alérgica.

Sono adequado é fundamental. Todos nós precisamos de 8 horas de sono por noite, bem dormidas.

A alimentação natural deve ser preferida, com ênfase para os vegetais orgânicos que oferecem menos riscos aos alérgicos, por não conterem aditivos artificiais. Limão, marmelo, cereais integrais, bem como o ar marinho, podem trazer benefícios aos que têm alergia.

Alimentos prebióticos e probióticos auxiliam a equilibrar o organismo e também são benéficos aos alérgicos.

Os prebióticos apresentam componentes não absorvíveis e favorecem o crescimento de bactérias boas para o intestino.
São exemplos: alho, cebola, tomate, banana, cevada, aveia e trigo integral.

Os probióticos são alimentos ricos em microrganismos benéficos para a flora intestinal que diminuem o número e a atividade de bactérias causadoras de problemas e ainda estimulam o sistema imunológico. Os probióticos mais comuns são bactérias dos gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus. Devido à característica metabólica destes microorganismos, e por crescerem bem no leite, os principais produtos probióticos são de origem láctea.


O que a vida moderna tem a ver com o aumento na incidência de alergias?
Quando olhamos o modus vivendi atual, chama-nos a atenção a correlação de alguns fenômenos com aumento do número de casos de alergia.

Na alimentação, cada vez se ingerem mais agrotóxicos e fertilizantes artificiais que contaminam os alimentos. Alimentos refinados têm digestão mais fácil, mas poupam o organismo de esforços e conseqüentemente de amadurecimento.

A poluição do ar, especialmente nas grandes cidades, piora ano após ano.

Crianças são alfabetizadas cada vez mais precocemente e têm um aprendizado excessivamente intelectual, baseado muito mais na memorização fria do que no estímulo à descoberta, ao aprendizado pela vivência e à criação. Seu sistema neuro-sensorial é exigido precocemente, antes que esteja pronto para o pensar racional e abstrato.
As crianças começam a ficar prontas para o pensar abstrato, para a memorização e a inteligência racional a partir da época da mudança dos dentes. O surgimento do primeiro molar permanente ou a troca de um dos dentes incisivos indica que a atividade de formação dos dentes iniciou sua fase final e liberará parte das forças vitais, antes empregadas na construção do organismo, para a atividade do pensamento. Isso ocorre ao redor dos 7 anos de idade.

Quando alfabetizamos uma criança precocemente, ou oferecemos a ela brinquedos que a forçam a pensar racionalmente, como muitos jogos eletrônicos, estamos exigindo do seu sistema neuro-sensorial mais do que ele pode dar naquele momento, por não estar ainda inteiramente pronto para essa atividade. A conseqüência disso é que esse sistema se “apressa” e se esforça para atuar racionalmente, em detrimento da vitalidade da criança como um todo. Em geral, crianças intelectualizadas precocemente são muito inteligentes e responsáveis, mas futuramente serão pouco criativas, alérgicas e desvitalizadas.

Precisamos refletir sobre a verdadeira necessidade do mundo em relação aos indivíduos que formamos e em relação a nós mesmos como parte da sociedade. Precisamos de pessoas que pensam rigidamente seguindo esquemas pré-definidos ou indivíduos criativos que trazem a arte ao dia a dia? Teremos todos o mesmo padrão de pensamento ou ressaltaremos as diferenças que nos fazem únicos e ao mesmo tempo complementares?
Reagiremos às ameaças externas com soluções que tornem a vida na Terra melhor ou simplesmente espirrando?
Dr. Nilo Gardin -


PERGUNTAS SOBRE ALERGIA COM RESPOSTAS MAIS DIRETAS (ESPECÍFICAS)

O que é a Alergia ?
Alergia é quando o nosso organismo reage à uma substância que ele reconhece como estranha.

Alergia é uma doença ?
Não propriamente. O que ocorre é um aumento na intensidade com que o nosso organismo se defende de um agente estranho para ele. Na verdade a alergia, é uma característica do indivíduo.

Alergia é hereditária ?
Não necessariamente. Observamos que indivíduos de um mesmo grupo familiar apresentam sinais de alergia. Por exemplo, se uma mãe ou pai for alérgico, a possibilidade de se ter um filho alérgico varia de 20% a 30%, se os dois forem alérgicos a proporção alcança até 60%.

Qual é a idade para se ter Alergia ?
Qualquer uma. A alergia não depende da idade e sim de como é a sensibilidade do indivíduo e o seu limite de exposição as substâncias alergênicas.

Existe Alergia sem sintomas ?
Sim. Os sintomas só começam a aparecer quando o limite de exposição for ultrapassado.

Pode-se determinar qual é este limite ?
Tecnicamente sim, mas na prática do dia-a-dia não. Seria impossível andar na rua ou em casa acoplado a medidores

Como então não alcançar o limite ?
De dois modos: o primeiro é por meio de estrita observância aos cuidados de controle ambiental e o segundo consiste em elevar o limite, com o tratamento de Imunoterapia.

O que é controle ambiental ?
Modo pelo qual reformulamos a nossa maneira de contato com as substâncias ou produtos aos quais sabemos que o nosso organismo reage.

O que é Imunoterapia ?
Também chamado de ""vacina hipossensibilizante", é um meio que dispomos, através do qual vai ser ensinado ao organismo a "tolerar" determinadas substâncias.

Quanto tempo leva o tratamento com as "vacinas" ?
No mínimo dezoito meses

E se eu ficar sem sintomas antes disto ?
O tratamento deverá ser completado, lembre-se de que não basta apagar o "incêndio": têm de se ter certeza de que o "fogo" não vai retornar.

Quais são as principais Alergias?

ASMA BRÔNQUICA
Chamada de Bronquite Asmática, acomete os brônquios levando a um quadro de espasmo brônquico, edema e hipersecreção. Conforme a área atingida, teremos crises de diversas proporções. Todos estes fatores diminuem o espaço interno do brônquio, interferindo na respiração. A Asma alérgica é comprovada com a positividade dos Testes Alérgicos a antígenos do meio ambiente, com a história familiar, com ascendentes diretos e descendentes, resposta à exposição de alergeno em ambiente doméstico, escolar e de trabalho. As crises têm inicio após um ano de vida, embora possa haver crises desde os seis meses de idade, A Asma Alérgica é mais comum na infância e na adolescência (ocorre em 10% das crianças em idade escolar). É também comum o inicio na idade adulta. Muitos dizem que a Asma se cura sozinha por volta da adolescência, mas isto acontece somente em 30% dos casos e mais por aumento da área pulmonar. Contudo os mecanismos de reatividade alérgica permanecem e muitas vezes encontramos uma mudança nestes pacientes do seu órgão de choque, passando a apresentar outros quadros alérgicos como por exemplo a Rinite Alérgica.

TOSSE EQUIVALENTE ASMÁTICA
Algumas vezes, o órgão de choque atingido não são propriamente os brônquios na sua parte inferior, e sim a parte mais alta, em conjugação com a Traquéia que, por ser uma área de maior resistência dinâmica, não leva o paciente aum quadro de broncoespasmo, e sim, a um quadro de tosse seca persistente.

FARINGITES
Resultam de reação direta do acometimento da mucosa da Faringe, ou como conseqüência às vezes da retirada das amígdalas, se representavam, na ocasião, o órgão de choque da Alergia

OTITES
Podem ocorrer como reações alérgicas no ouvido externo e interno, produzindo um quadro de edema e obstrução por secreção, levando a dor e mudança do equilíbrio da pressão no ouvido.

HIPERTROFIA DAS ADENÓIDES
As Adenóides (amígdalas superiores) devido a Alergia, aumentam de tamanho, diminuído assim o espaço respiratório superior. Variando com a idade e o percentual de obstrução, é recomendada, em casos especiais, a sua remoção. Atenção para com o Processo Alérgico, que se não for tratado haverá retorno do crescimento das Adenóides.

RINITE ALÉRGICA
O quadro apresenta corrimento nasal aquoso (tipo clara de ovo, prurido nasal), prurido ocular, conjuntivite, obstrução nasal e espirros. Nem todos os sintomas estão presentes ao mesmo tempo mas, quanto o maior número de sintomas, maior é o quadro da Rinite. Acomete em qualquer faixa etária, predomina no sexo feminino em função de maior contato com a poeira de casa e em crianças no ambiente doméstico e escolar Cerca de 15% dos adolescentes apresentem quadro de Rinite, bem como 30% dos Asmáticos.

SINUSITE ALÉRGICA
É uma infecção derivada de uma alergia na mucosa de revestimento dos seios nasais.

DERMATITE ATÓPICA
Acomete o indivíduo em diversos fases da vida. Relatada inicialmente por acometer dobras e região de flexuras, pode se estender a outras regiões do corpo.É altamente pruriginosa e denota um indivíduo de extrema sensibilidade alérgica.

URTICÁRIA
As vezes nas reações de urticária, existe relação de causa e efeito com antígenos inalantes, contudo na maioria, ocorrem quando da ingestão de produtos químicos, sejam medicamentos ou substâncias adicionadas à alimentação como corantes, conservantes e etc.

PICADA DE INSETOS
Reações para com Mosquito, Marimbondo, Vespa, Abelha e Formiga.

DERMATITE DE CONTATO
Reação do contato de uma substancia à pele. Encontrada em indivíduos fazendo uso de produtos à base de níquel, cosméticos e cremes medicinais


O que são os Testes Alérgicos ?
São exames para se determinar se um indivíduo reage a determinada substância e em que intensidade

Os alimentos provocam Alergia ?
Na maioria da vezes não, contudo toda regra têm exceção. Alimentos como leite de vaca, ovo, trigo e alguns frutos do mar podem provocar alergia. O que mais provoca alergia são as substâncias químicas adicionadas aos alimentos

Tomar banho gelado melhora alergia ?
Não, às vezes até piora o quadro, o banho deve ser de maneira a ser suportado, o banho muito quente também não é recomendado.

Nadar é bom para quem têm Asma ?
A natação ou outro esporte, fazem bem para quem têm alergia. O único cuidado que se deve ter é que a natação não deve ser o primeiro tratamento indicado. Ela deve compor o tratamento em uma segunda fase, conforme a capacidade pulmonar do indivíduo.

Qual é a restrição para quem têm Asma ?
Nenhuma. Pode-se fazer de tudo, desde tomar sorvete a banho de chuva, conquanto se observem as normas do tratamento

Quem têm Asma deve ser dispensado da Educação Física no colégio ?
Não. Ter Asma não inabilita ninguém. O professor é que deve adaptar a aula ao aluno.

Quem têm Asma, pode vir a ter enfisema pulmonar no futuro?
Não. O enfisema pulmonar é uma complicação da bronquite crônica

Qual a diferença entre Asma e Bronquite ?
Asma ocorre por um mecanismo inflamatório , ao passo que a Bronquite por mecanismo infeccioso.

Qual a diferença entre inflamação e infecção ?
Na inflamação temos um mecanismo de defesa do organismo, e na infecção as defesas já foram ultrapassadas

Na Rinite pode-se ficar com o rosto deformado ?
Sim. Se o processo se inicia na infância e medidas adicionais como fisioterapia , fonoaudiologia e ortodontia não forem seguidas,isto poderá ocorrer.

Por que o uso de "gotas nasais" é contra-indicado ?
O uso continuado leva à destruição dos tecidos nasais.

Tomar remédios provoca Alergia ?
Não. Alguns remédios é que não são indicados para quem têm Alergia

Anestesia pode produzir "Choque Alérgico" ?
Dificilmente. Os problemas, quando ocorrem, são de origem no metabolismo.

Quando estiver fazendo tratamento de "vacinas para Alergia" pode-se fazer uso de outras vacinas, tais como contra Hepatite, Tétano e etc. ?
Sim. Pode-se usar outras vacinas sem nenhum problema.

Como saber se o tratamento de Imunoterapia está sendo benéfico ?
Observando a freqüência das "crises", que tendem a uma diminuição, como também a um decréscimo na sua intensidade.

Quando se deve parar o tratamento de Alergia ?
No momento em que se tiver um ano sem sintomas.


Caso de alergia

Alergias, alergias..
Depois de um coquetel de medicamentos prescritos pelo clínico geral e o alergista, minha tosse se foi. Para quem não sabe (ou não conhece o histórico), eu comecei a tossir em dezembro de 2007 (é, você leu certo). Fui inicialmente diagnosticada com gripe, mas era bronquite. A bronquite piorou, eu comecei a ter sinosite e, finalmente, descobriram que minha asma votou. Remédios para lá e para cá, mas nada parecia resolver e eu estava sempre tossindo...

Pois bem, graças ao meus médicos, a bendita tosse, agora é só uma lembrança. Tenho que tomar uma bombinha que previne a asma todos os dias, mas, no geral, estou 100%.
Agora só preciso evitar gripes, resfriados e sinusites e o médico acredita que não terei ataques de asma como tinha quando criança.

Essa é a boa notícia... A má é que o alergista me submeteu a exames e descobrimos que sou altamente alérgica a poeira (principalmente a que se tem dentro de casa), pêlo de gato, cachorro e cavalo. Alergia nível médio a grama e uma pequena reação a mofo. Quanto à pequena reação eu discordo um pouco porque ontem tentei vestir uma blusa e o cheiro me fez tossir um bocado. Ainda bem que tirei logo, tomei água para relaxar e fiquei na boa.

O clínico me disse que aqui é muito comum as pessoas terem asma porque há muitas coisas no ar, como poeira, pólen e poluição. Ele disse também que melhor seria se eu morasse ainda mais perto da praia e ele achou ótimo que aqui em casa não temos carpetes.

Bem, depois de tanta luta fico feliz pelo fato de não ser mais um saco de tosse. Era especialmente constrangedor no cinema e quando ficava nervosa. Uma coisa linda!

Por Giseli

Nenhum comentário: