9.16.2009

Hábito de lavar as mãos ajuda a eliminar diversas bactérias e vírus


Hábito de lavar as mãos ajuda a eliminar diversas bactérias e vírus

Rio - Lavar as mãos várias vezes ao dia virou hábito indispensável em tempos de guerra à gripe suína. Mas a prática também tem se mostrado eficiente no combate a doenças provocadas por outros vírus, parasitas e bactérias. A limpeza constante acaba com o risco de diarreias e infecções, como hepatite-A.


A onda de higiene evita que a população se contamine pelo Rotavirus — que provoca diarreia infantil —, além de Rinovírus (tipo de resfriado que ataca crianças) e Adenovírus (que, além de resfriado, causa também conjuntivite). “Praticamente todos esses vírus, muitos transmitidos por vias respiratórias, são eliminados com água e sabão, que todo mundo tem em casa”,.

Para o infectologista Edmilson Migowski, as crianças são as mais beneficiadas com a medida. “Elas ainda estão se habituando a incorporar a higiene permanente e, por isso, correm mais riscos. Escolas tinham de incorporar práticas simples, como lavagem das mãos, independentemente de qualquer pandemia”, defende.

O superintendente de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde, José Cerbino, diz que ainda é cedo para avaliar o impacto positivo das medidas de higiene, mas afirma que ele acontecerá.

“Essas doenças não precisam ser notificadas, o que impede contabilizar o número de pessoas afetadas na capital. Mas as medidas vão, sim, evitar novos registros”, aposta.

Medida evita conjuntivite

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) aproveita a onda de limpeza e faz outro alerta. “Embora não exista no momento nenhum surto de conjuntivite, a população deve ficar atenta às formas de contágio da doença, muito comum nas mudanças de estação. Além de lavar as mãos, ninguém deve compartilhar toalhas. E mulheres jamais devem dividir maquiagem”.

O Dia

Nenhum comentário: