9.18.2009

Alimentos Funcionais




Com o aumento da expectativa de vida, houve também um aumento na incidência de doenças crônico-degenerativas (obesidade, aterosclerose, câncer, hipertensão, osteoporose e diabete). Surge então o conceito de alimento funcional; que é o alimento capaz de produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos úteis na redução do risco das doenças crônico-degenerativas pela presença de antioxidantes.

Os alimentos funcionais são similares em aparência aos alimentos convencionais, que são consumidos como parte da dieta normal, mais em conjunto com um estilo de vida saudável (exercícios físicos regulares, ausência de fumo e moderação no consumo do álcool) passa a ser peça chave na diminuição dos riscos das doenças crônicos e na promoção de Qualidade de Vida, desde a infância até o envelhecimento.

Vejamos alguns exemplos de alimentos funcionais e seus benefícios a saúde.

- O tomate, mais precisamente o licopeno, substância presente no alimento que possui poderosa propriedade antioxidante, esta substância confere ao tomate a característica cor vermelha e os estudos comprovam ser capaz de prevenir o desenvolvimento de certos tipos de câncer, principalmente o de próstata.
Mas não fique preso ao consumo deste fruto apenas ao natural, o licopeno não é destruído pelo calor ou pelo cozimento, pelo contrário. Ao cozinhar os tomates só faz concentrar seus benéficos, a única contra-indicação é em relação àqueles com predisposição à formação de cálculos renais e gota.

- A soja também é outro alimento funcional, rica em isoflavonas, esse nome estranho é importante na redução de colesterol, de triglicerídeos e particularmente do LDL, o mau colesterol, atuando também na prevenção de cânceres de mama, cólon, reto, estômago e próstata. A soja também atua em casos de efeitos decorrentes da menopausa, no combate à osteoporose e lesões musculares em atletas. Pode ser encontrado nos grãos de soja e na proteína texturizada, (popular carne de soja), consumido também através de bebidas de soja, queijo de soja(tofu), pasta de soja.

- A uva também é um ótimo exemplo, possui flavonóides, pode ser encontrado no vinho tinto, com consumo moderado de uma taça diária, possui propriedades antiaterogênicas, ou seja, previne a oxidação do LDL e com isso reduzem o risco dele se depositar nas artérias, Os flavonóides são provenientes da uvas escuras, portanto, aquelas pessoas com níveis altos de triglicerídieos ou qualquer outra contra-indicação ao álcool não perdem os seus benefícios, bastando ingerir as uvas ao natural ou tomando o suco da fruta.

- Os vegetais verde-escuros como couve, brócolis, além de serem uma boa fonte de ácido fólico, possuem ação anticancerígena e reduzem os níveis de homocisteína, que é fator de risco para doenças cardiovasculares, através de formação de placas que obstruem as artérias.

- A aveia, farelo de aveia, tem a propriedade de diminuir os níveis de colesterol sérico total e do LDL, o colesterol ruim, melhora a função intestinal, com efeito protetor contra câncer de cólon, e torna a absorção da glicose mais lenta.

- A vitamina E é outro antioxidante importante, e está presente nas avelãs e amêndoas, isso porque são oleaginosas, também são ricas em ácidos graxos, monoinsaturados, a gordura saudável para o coração.

- O azeite de oliva composto por gordura monoinsaturada (ômega 9), auxilia na redução do colesterol total e LDL, prevenindo doenças cardiovasculares, mas atenção para os benefícios do azeite o mesmo deve ser consumido sem ser aquecido.

- A castanha do Pará, que além da vitamina E é também ótima fonte de selênio, mineral com grande poder antioxidante, mas o consumo de oleaginosos deve ser moderado mesmo sendo benéfico para a saúde, pois se trata de uma gordura e por ser muito calórico.

- As leguminosas como lentilha, feijão, grão de bico, também possuem antioxidante importantes, sendo que a forma ideal de preparo é deixar o grão de remolho antes de cozinhar, trocando a água de remolho para o cozimento.

- A semente de linhaça ativa o sistema imunológico, rica em ômega 3 e ômega 6, tipos de gorduras saudáveis, evita o acúmulo de gorduras nas artérias.

- O alho possui várias propriedades importantes que geram os efeitos hipotensor, hopoglicemiante, antiviral, antitumoral, hipocolesterolêmico, antifúngico, antioxidante.

- Peixes de água frias são ricos em ômega 3, encontrados não estão apenas no bacalhau e salmão, estão presentes também na sardinha, cavala, e previnem infartos e derrame, ao baixar os níveis de triglicérides e o LDL. Mas atenção, sempre consumidos assados, cozidos ou grelhados.

- A vitamina C garantindo seu sistema imunológico protegido, pulmões preservados, estômago livre de úlceras, impede o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, proteção contra vários tipos de câncer, auxilia no processo de cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e neutraliza a ação dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce. Com seu poder antioxidante as melhores fontes são acerola, pimentão, de preferência consumir cru, caju, goiaba, kiwi, abacaxi, mamão, manga, couve, brócolis, morango, laranja, limão.

Uma alerta, a vitamina C não é acumulativa, não adianta consumir grande quantidade apenas em um dia.

- Chás, preto e verde, possuem propriedades antioxidante, anticancerígenas, e previne a formação de placas nas artérias. Seu consumo deve ser fora do período das grandes refeições, para não interferir na absorção de alguns nutrientes, como o ferro.

- As fibras, presente nos vegetais, frutas e alimentos integrais, possuem efeitos positivos no controle de peso corporal e funcionamento intestinal, na melhoria da função do colón, no controle do colesterol e na resposta glicêmica dos alimentos, o controlo da glicose no sangue.

- A cenoura, fonte de beta caroteno (precursor da vitamina A), tem como propriedade fortalecer o sistema imunológico. E ao contrário do que muita gente pensa o ideal é que seja consumida cozida.

- Alimentos prebióticos, são fibras alimentares não digeridos no estômago e fermentados no intestino por um tipo de bactéria. Os alimentos prebióticos inibem o crescimento de bactérias patogênicas, estimula o trânsito intestinal, ajuda o intestino a absorver as substâncias necessárias eliminando o excesso de colesterol, principalmente o LDL, e triglicéridos. As fontes são a banana, alho, mel, cebola, aveia, tomatee na casca de frutos como exemplo por a maçã.

- Alimentos probióticos, são os iogurtes, leites fermentados, que são a combinação de vários microorganismos que contribuem para o equilíbrio da flora intestinal, a redução dos riscos de câncer do cólon, e aumentam a absorção de cálcio e ferro. Além da importância para indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.

E lembre-se o cardápio ideal é aquele que une no mesmo prato o colorido de vegetais vermelhos, folhas verde-escuras, os aminoácidos da combinação arroz com feijão, proteínas de carnes magras, e para finalizar uma fruta cítrica para que a vitamina C ajude na absorção de ferro dos alimentos.

ORIGEM: FAR NEWS

Nenhum comentário: