9.25.2010

Por que os sonhos nos ajudam a viver melhor

A ciência revela que sonhar deixa a memória afiada, ajuda a lidar com as emoções e nos treina para os obstáculos da vida real Fechar os olhos, relaxar, dormir, sonhar. Um ritual comum, diário, banal até. E que, no entanto, como começam a revelar as mais recentes pesquisas da neurociência, é vital para nossa sobrevivência e tem impacto profundo na qualidade de vida. De acordo com os estudos, para viver melhor, é preciso sonhar. Os sonhos exercem funções biológicas fundamentais na evolução da nossa espécie: eles aprimoram a memória, ajudam no aprendizado, nos auxiliam a resolver nossa vida emocional e servem como treino para nos preparar para os desafios do dia a dia.
Na história da humanidade, é a primeira vez que os sonhos alcançam uma dimensão dessa magnitude. Desde as primeiras civilizações, buscamos entender o significado das imagens e das emoções experimentadas durante o sono – às vezes prazerosas, às vezes apavorantes. Explicações variadas já surgiram, inclusive. Grande parte delas relaciona-se a interpretações místicas, colocando o sonho como uma forma de nos relacionarmos com o divino. Também já são conhecidos episódios famosos que o colocam como fonte de inspiração para a criação. A escritora britânica Mary Shelley idealizou o personagem Frankenstein depois de sonhar com ele. O químico russo Dmitri Mendeleiev organizou os elementos químicos na tabela periódica depois de vê-la em um sonho. Paul McCartney sonhou com a música “Yesterday” e a compôs assim que acordou. E o pintor surrealista espanhol Salvador Dali desenvolveu uma técnica em que usava seus sonhos para fazer seus quadros. Não por acaso, o tema estimula mentes criativas e aparece com frequência em todos os tipos de arte, como no recente sucesso cinematográfico “A Origem”.
Porém, o entendimento mais profundo dos sonhos só começou a ganhar fôlego a partir de Sigmund Freud. Seu livro “A Interpretação dos Sonhos”, lançado há 110 anos, representou um marco e lançou as bases da psicanálise. Pelo entendimento do médico austríaco, os sonhos eram um modo de manifestação dos desejos reprimidos.
Somente agora, no entanto, com os progressos da neurociência, compreende-se muito mais seu papel real na vida cotidiana – a prática e a emocional. O primeiro passo para a guinada foi a descoberta, por meio de eletroencefalogramas, de que durante o sono a atividade cerebral não se mantém constante. Ondas cerebrais lentas são sucedidas por curtos períodos de ondas mais aceleradas, acompanhadas por rápidos movimentos involuntários dos olhos. É o chamado sono REM (do inglês “movimento rápido dos olhos”). Constatou-se, posteriormente, que, durante esse período mais agitado, o fluxo sanguíneo cerebral se intensifica e uma série de imagens toma conta do cérebro. É o nascimento dos sonhos.
A partir dessa descoberta, outras foram surgindo, associando o sono à consolidação das memórias. Observava-se, por exemplo, que a privação de sono atrapalhava o aprendizado, mas não se explicava exatamente como. Ainda foram necessárias muitas outras pesquisas para se chegar à equação que relaciona a memória aos processos desencadeados no cérebro durante as duas fases do sono.
Para resolver esse enigma, os cientistas precisaram entender o modo como o cérebro define, em meio ao turbilhão de novos conteúdos ao qual é exposto diariamente, o que será guardado. Uma nova informação só se torna uma memória de longa duração se passar pelo crivo de nossa mente, que precisa considerar aquilo significativo e, portanto, digno de ser lembrado. “O que não é importante é esquecido”, explica o psicólogo Rafael Scott, doutorando em psicobiologia pelo Instituto Internacional de Neurociência de Natal (IINN), no Rio Grande do Norte. Selecionado o que deverá permanecer, essas lembranças começam a ser ligadas a outras, mais antigas. É esse processo que lhes garante permanência. “Nossa memória funciona por meio da formação de redes associativas de significado”, diz o cientista Sidarta Ribeiro, um dos fundadores do IINN. “Quando você era criança, aprendeu que rosa era uma flor. Depois descobriu que também era uma cor. Quando foi para a escola, teve uma coleguinha chamada Rosa. Mais tarde, descobriu o escritor Guimarães Rosa e que essa mesma palavra também poderia ser o nome de um livro de Umberto Eco – “O Nome da Rosa”, exemplifica.
Mas o que o sonho tem a ver com esse processo? “É nos sonhos que as experiências importantes vividas durante o dia estão sendo associadas às memórias passadas”,
É Robert Hoss, presidente da Associação Internacional para o Estudo dos Sonhos e diretor-fundador da Fundação DreamScience. Ou seja: o sonho é fundamental para que essa rede de associações seja tecida. Ele permite a migração daquilo que aprendemos durante o dia e que está no hipocampo – região do cérebro responsável pela aquisição de novos conhecimentos – para o córtex cerebral, onde é armazenado. “É como se fosse o movimento das marés”, compara Ribeiro. A maré cheia corresponde à fase em que as memórias atingem o córtex e, ao “esvaziar”, deixa o hipocampo livre para novos aprendizados. Ao construir essa teia, símbolos diferentes se mesclam de acordo com sua significação ou com as emoções a eles associadas. “É por isso que, no sonho, a pessoa Rosa pode aparecer significada como o escritor: todos estão dentro da mesma rede de associações”, esclarece o cientista brasileiro.
Rachel Costa e André Julião
Isto é



Ortorexia: transtorno alimentar caracterizado pela obsessão por comidas saudáveis

Mania de alimentação saudável pode virar doença

Se por um lado o hábito de ler rótulos ajuda na dieta, em excesso, pode acabar virando uma doença.
Ler rótulo de comida ajuda a emagrecer
A ortorexia, transtorno alimentar caracterizado pela obsessão por comidas saudáveis, é cada vez mais comum, de acordo com a psicanalista Dirce de Sá Freire, coordenadora do curso de especialização em transtornos alimentares da PUC-RJ.
"É resultado de uma cobrança excessiva por uma alimentação saudável. Essa história de olhar rótulos é uma faca de dois gumes. Quem tem tendência a ter algum distúrbio alimentar pode acabar desenvolvendo a doença", afirma.
Um ortoréxico precisa ter controle sobre tudo o que come e sempre procura o alimento mais natural, com a menor quantidade de gordura e de calorias. Além de olhar os rótulos, um ortoréxico costuma ler os ingredientes para saber exatamente o que tem no produto.
"Percebemos que é um transtorno quando passa a interferir na vida social. A pessoa deixa de ir a certos lugares ou de participar de festas porque lá ela não poderá controlar o que come", complementa Freire.
A ortorexia pode ser associada a outros distúrbios alimentares, como a anorexia. Nos quadros mais graves, a pessoa faz uma "censura alimentar" tão forte que deixa de ingerir alguns grupos de alimentos e acaba ficando sem nutrientes essenciais.
"O rótulo não deve ser uma prisão. Ele é um auxiliar, mas não podemos basear nossa alimentação nisso. Precisamos de gorduras e de açúcares, não podemos eliminar completamente", afirma a nutricionista Sílvia Martinez.
Para Mônica Beyruti, da Abeso, o melhor mesmo é que a dieta seja baseada em alimentos não processados, sem rótulos. Essa é uma boa forma de evitar exageros e não se perder nas informações das embalagens.
Folha

Eleições 2010: Para derrubar a Dilma nesta reta final vale: o factóide, a ocultação de fatos, a distorção e a mentira direta.

Sou profundamente pela liberdade de expressão em nome da qual fui punido com o “silêncio obsequioso”pelas autoridades do Vaticano. Sob risco de ser preso e torturado, ajudei a editora Vozes a publicar corajosamente o “Brasil Nunca Mais” onde se denunciavam as torturas, usando exclusivamente fontes militares, o que acelerou a queda do regime autoritário. Esta história de vida, me avaliza para fazer as críticas que ora faço ao atual enfrentamento entre o Presidente Lula e a midia comercial que reclama ser tolhida em sua liberdade. O que está ocorrendo já não é um enfrentamento de idéias e de interpretações e o uso legítimo da liberdade da imprensa. Está havendo um abuso da liberdade de imprensa que, na previsão de uma derrota eleitoral, decidiu mover uma guerra acirrada contra o Presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff. Nessa guerra vale tudo: o factóide, a ocultação de fatos, a distorção e a mentira direta.
Precisamos dar o nome a esta mídia comercial. São famílias que, quando vêem seus interesses comerciais e ideológicos contrariados, se comportam como “famiglia” mafiosa. São donos privados que pretendem falar para todo Brasil e manter sob tutela a assim chamada opinião pública. São os donos do Estado de São Paulo, da Folha de São Paulo, de O Globo, da revista Veja na qual se instalou a razão cínica e o que há de mais falso e chulo da imprensa brasileira. Estes estão a serviço de um bloco histórico, assentado sobre o capital que sempre explorou o povo e que não aceita um Presidente que vem deste povo. Mais que informar e fornecer material para a discussão pública, pois essa é a missão da imprensa, esta mídia empresarial se comporta como um feroz partido de oposição.
Na sua fúria, quais desesperados e inapelavelmente derrotados, seus donos, editorialistas e analistas não têm o mínimo respeito devido à mais alta autoridade do pais, ao Presidente Lula. Nele vêem apenas um peão a ser tratado com o chicote da palavra que humilha.
Mas há um fato que eles não conseguem digerir em seu estômago elitista. Custa-lhes aceitar que um operário, nordestino, sobrevivente da grande tribulação dos filhos da pobreza, chegasse a ser Presidente. Este lugar, a Presidência, assim pensam, cabe a eles, os ilustrados, os articulados com o mundo, embora não consigam se livrar do complexo de vira-latas, pois se sentem meramente menores e associados ao grande jogo mundial. Para eles, o lugar do peão é na fábrica produzindo.
Como o mostrou o grande historiador José Honório Rodrigues (Conciliação e Reforma) “a maioria dominante, conservadora ou liberal, foi sempre alienada, antiprogresssita, antinacional e nãocontemporânea. A liderança nunca se reconciliou com o povo. Nunca viu nele uma criatura de Deus, nunca o reconheceu, pois gostaria que ele fosse o que não é. Nunca viu suas virtudes nem admirou seus serviços ao país, chamou-o de tudo, Jeca Tatu, negou seus direitos, arrasou sua vida e logo que o viu crescer ela lhe negou, pouco a pouco, sua aprovação, conspirou para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que contiua achando que lhe pertence ”.
Pois esse é o sentido da guerra que movem contra Lula. É uma guerra contra os pobres que estão se libertando. Eles não temem o pobre submisso. Eles tem pavor do pobre que pensa, que fala, que progride e que faz uma trajetória ascendente como Lula. Trata-se, como se depreende, de uma questão de classe. Os de baixo devem ficar em baixo. Ocorre que alguém de baixo chegou lá em cima. Tornou-se o Presidene de todos os brasileiros. Isso para eles é simplesmente intolerável.
Os donos e seus aliados ideológicos perderam o pulso da história. Não se deram conta de que o Brasil mudou. Surgiram redes de movimentos sociais organizados de onde vem Lula e tantas outras lideranças. Não há mais lugar para coroneis e de “fazedores de cabeça” do povo. Quando Lula afirmou que “a opinião pública somos nós”, frase tão distorcida por essa midia raivosa, quis enfatizar que o povo organizado e consciente arrebatou a pretensão da midia comercial de ser a formadora e a porta-voz exclusiva da opinião pública. Ela tem que renunciar à ditadura da palabra escrita, falada e televisionada e disputar com outras fontes de informação e de opinião.
O povo cansado de ser governado pelas classes dominantes resolveu votar em si mesmo. Votou em Lula como o seu representante. Uma vez no Governo, operou uma revolução conceptual, inaceitável para elas. O Estado não se fez inimigo do povo, mas o indutor de mudanças profundas que beneficiaram mais de 30 milhões de brasileiros. De miseráveis se fizeram pobres laboriosos, de pobres laboriosos se fizeram classe média baixa e de classe média baixa de fizeram classe média. Começaram a comer, a ter luz em casa, a poder mandar seus filhos para a escola, a ganhar mais salário, em fim, a melhorar de vida.
Outro conceito inovador foi o desenvolvimento com inclusão soicial e distribuição de renda. Antes havia apenas desenvolvimento/crescimento que beneficiava aos já beneficiados à custa das massas destituidas e com salários de fome. Agora ocorreu visível mobilização de classes, gerando satisfação das grandes maiorias e a esperança que tudo ainda pode ficar melhor. Concedemos que no Governo atual há um déficit de consciência e de práticas ecológicas. Mas importa reconhecer que Lula foi fiel à sua promessa de fazer amplas políticas públicas na direção dos mais marginalizados.
O que a grande maioria almeja é manter a continuidade deste processo de melhora e de mudança. Ora, esta continuidade é perigosa para a mídia comercial que assiste, assustada, o fortalecimento da soberania popular que se torna crítica, não mais manipulável e com vontade de ser ator dessa nova história democrática do Brasil. Vai ser uma democracia cada vez mais participativa e não apenas delegatícia. Esta abria amplo espaço à corrupção das elites e dava preponderância aos interesses das classes opulentas e ao seu braço ideológico que é a mídia comercial. A democracia participativa escuta os movimentos sociais, faz do Movimento dos Sem Terra (MST), odiado especialmente pela VEJA faz questão de não ver, protagonista de mudanças sociais não somente com referência à terra mas também ao modelo econômico e às formas cooperativas de produção.
O que está em jogo neste enfrentamento entre a midia comercial e Lula/Dilma é a questão: que Brasil queremos? Aquele injusto, neocoloncial, neoglobalizado e no fundo, retrógrado e velhista ou o Brasil novo com sujeitos históricos novos, antes sempre mantidos à margem e agora despontando com energias novas para construir um Brasil que ainda nunca tínhamos visto antes.
Esse Brasil é combatido na pessoa do Presidente Lula e da candidata Dilma. Mas estes representam o que deve ser. E o que deve ser tem força. Irão triunfar a despeito das má vontade deste setor endurecido da midia comercial e empresarial. A vitória de Dilma dará solidez a este caminho novo ansiado e construido com suor e sangue por tantas gerações de brasileiros.
Por Leonardo Boff*
*Teólogo, filósofo, escritor e representante da Iniciativa Internacional da Carta da Terra.
Fonte: Agência Carta Maior.
Midia Comercial:: Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo, Revista Veja

Meninas são maioria entre adolescentes fumantes e adquirem o vício por estresse

Já os garotos, segundo estudo, se tornam tabagistas por verem parentes com cigarro Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia com três mil estudantes de São Paulo, com idades entre 13 e 19 anos, revelou que 31% já experimentaram cigarro, e 10% são fumantes. O levantamento será apresentado no 65º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que acontece de hoje até quarta-feira em Belo Horizonte.
A coordenadora da pesquisa, Silvia Cury, explica que, apesar de mais homens fumarem do que mulheres, as meninas começam o vício em maior número: entre os adolescentes fumantes, 61% são meninas. Ela também destacou que um outro estudo mostrou que garotos e garotas começam a fumar por razões diferentes.
“Eles começam a fumar seguindo modelos familiares, por verem algum parente fumando. Já a relação da menina com o cigarro é de autoafirmação e para lidar com o estresse e a ansiedade”, explica Cury.
Segundo a profissional, enquanto a mulher desenvolve uma dependência psicológica com o cigarro, o homem tem uma relação mais racional. “Por isso ela tem mais dificuldade de parar”, revela a médica. “Além disso, a mulher tem mais tendência à depressão. Como a nicotina libera substâncias que dão prazer, a mulher fica até mais disposta quando fuma”, diz.
De acordo com Cury, os riscos do cigarro aumentam conforme o tempo de uso e outros hábitos de vida, como alimentação inadequada, obesidade, sedentarismo e uso de anticoncepcionais.
“O cigarro é muito ruim para a mulher. O câncer de pulmão é mais agressivo nela do que no homem. Além disso, quando ela entra na menopausa, aumenta muiro o risco de ter infarto”.
O Dia

TALVEZ

Talvez um dia eu sofra alguma injustiça.Mas jamais irei assumir o papel de vítima.


Talvez eu tenha que enfrentar alguns inimigos.Mas terei humildade para aceitar as mãos que se estenderão em minha direção.

Talvez numa dessas noites frias, eu derrame muitas lágrimas.Mas não terei vergonha por esse gesto.

Talvez eu seja enganado inúmeras vezes.Mas não deixarei de acreditar que em algum lugar alguém merece a minha confiança.

Talvez com o tempo eu perceba que cometi grandes erros.Mas não desistirei de continuar trilhando meu caminho.

Talvez com o decorrer dos anos eu perca grandes amizades.Mas irei aprender que aqueles que realmente são meus verdadeiros amigos nunca estarão perdidos.

Talvez algumas pessoas queiram o meu mal.Mas irei continuar plantando a semente da fraternidade por onde passar.

Talvez eu fique triste ao concluir que não consigo seguir o ritmo da música.Mas então, farei que a música siga o compasso dos meus passos.

Talvez eu nunca consiga enxergar um arco-íris.Mas aprenderei a desenhar um, nem que seja dentro do meu coração.

Talvez hoje eu me sinta fraco.Mas amanhã irei recomeçar, nem que seja de uma maneira diferente.

Talvez eu não aprenda todas as lições necessárias.Mas terei a consciência que os verdadeiros ensinamentos já estão gravados em minha alma.

Talvez eu me deprima por não ser capaz de saber a letra daquela música.Mas ficarei feliz com as outras capacidades que possuo.

Talvez eu não tenha motivos para grandes comemorações.Mas não deixarei de me alegrar com as pequenas conquistas.

Talvez a vontade de abandonar tudo torne-se a minha companheira.Mas ao invés de fugir, irei correr atrás do que almejo.

Talvez eu não seja exatamente quem gostaria de ser.Mas passarei a admirar quem sou.Porque no final saberei que, mesmo com incontáveis dúvidas, eu sou capaz de construir uma vida melhor.

E se ainda não me convenci disso, é porque como diz aquele ditado: “ainda não chegou o fim”Porque no final não haverá nenhum “talvez” e sim a certeza de que a minha vida valeu a pena e eu fiz o melhor que podia."
Aristóteles Onassis



Os empregados estão valendo mais

Por que tanta gente troca de trabalho, ganha aumento – e nem liga para a qualidade de vida O que os economistas chamam de “aquecimento da economia” tem, para quem ganha salário, significados bem práticos: mais vagas, mais facilidades para trocar de emprego, conseguir aumento e negociar aumentos maiores. Desde 2005 os brasileiros não achavam tão fácil trocar de emprego, segundo uma sondagem mensal da Fundação Getulio Vargas, e os salários de contratação subiram rapidamente desde o ano passado, de acordo com o Ministério do Trabalho. Essa situação ajuda a explicar a nova realidade dos assalariados de classes A e B das grandes cidades do país – aferida por um levantamento da consultoria de recursos humanos Asap, feito com 779 profissionais e divulgado com exclusividade por ÉPOCA.
Um em cada quatro entrevistados já se arrependeu alguma vez por ter trocado de emprego
Esses profissionais estão mais exigentes: 41% deles só aceitam trocar de emprego por ofertas de mais de 30% de aumento de salário (leia o quadro abaixo). “O mercado está bem aquecido, com muitas ofertas de trabalho. Com mais oportunidades, o profissional fica mais valorizado”, diz Carlos Eduardo Dias, sócio-diretor da Asap. Foi o que aconteceu com o gerente comercial Thales Baldinotti, de 33 anos. Ele mudou de emprego há três meses, depois de ficar dois anos e meio na mesma empresa do setor de cartões de pagamento, para ganhar salário um terço maior que o anterior. “Eu ganhava bem no antigo trabalho, mas sabia que podia ganhar ainda mais. Além disso, passei da condição de pessoa jurídica para a de contratado.”
Dinheiro sempre foi a principal razão para trocar de emprego. Isso transparece na pesquisa (leia o quadro abaixo), não só nos 25% que dizem ser a remuneração o principal fator para aceitar uma oferta de trabalho, mas também nos 18% que desejam ascensão na carreira e nos 13% que ambicionam ter mais desafios (que pressupõem, claro, recompensas à altura). Isso fica ainda mais claro quando os entrevistados se lembram de suas mudanças de emprego passadas: três quartos delas envolveram aumento de salário.
O problema de prestar atenção demais no dinheiro é que ele nem sempre traz satisfação: 23% dizem já ter se arrependido de mudar de empresa. Em geral, isso ocorre porque um aumento de salário chama a atenção, e por isso mesmo pode ocultar possíveis problemas futuros – como um ambiente de trabalho ruim, a falta de oportunidades de crescimento ou uma rotina que não permita o desenvolvimento profissional.
As pessoas parecem conscientes disso. Dois terços dos entrevistados disseram que não trocariam de emprego, por maior que fosse a oferta, sem considerar outras condições, como horário, chances de ascensão e ambiente de trabalho. Baldinotti é um exemplo. Desde que mudou de emprego, ele diz já ter recebido quatro sondagens para entrevistas, mas recusou: “Agora, não saio por salário. Encontrei visibilidade na nova empresa. Quero fazer carreira”.
Faz sentido, de acordo com especialistas em carreira. Uma vez que o salário tenha atingido um nível satisfatório, outros quesitos ganham importância na avaliação profissional. “Muitas vezes, a diferença de salário entre dois empregos é mínima, e as pessoas mudam pensando em outro tipo de promoção”, diz a consultora de RH s Andrea Huggard-Caine. “A troca é boa se mostrar que o profissional está se desenvolvendo, ganhando competitividade.”
Profissionais que trocam de emprego com muita frequência ou de maneira precipitada se expõem a riscos. “A pessoa deve ter cuidado para não permitir que o currículo vire a descrição de um leilão de empregos”, afirma Karen Parodi, da consultoria de RH Career Center.


Uma das boas consequências do aquecimento do mercado de trabalho, como mostra a pesquisa da Asap, é que as mudanças de emprego hoje se dão muito mais por fatores positivos – aumento de salário e de perspectivas – do que por fatores negativos – insatisfação com a empresa ou com o chefe. Tradicionalmente, analistas consideram a relação com o chefe um dos principais motivos para uma carreira sair dos trilhos. Só 6% dos entrevistados disseram querer trocar de emprego agora por causa do chefe, e 9% por causa da empresa. Por outro lado, um mercado aquecido parece também significar que a qualidade de vida está mais distante dos profissionais urbanos de elite. O discurso sobre equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional tem crescido muito nos últimos anos, no mundo inteiro, mas sua interferência nas decisões práticas se mostra pequena. Ao pensar em motivos futuros para mudar de trabalho, só 12% dos entrevistados colocaram “qualidade de vida” em primeiro lugar. Quando observamos o campo das escolhas reais (as mudanças efetivamente feitas no passado), a situação fica ainda mais nítida. Apenas um terço das pessoas citou essa preocupação (aqui, a pergunta permitia múltiplas respostas, ou seja, dois terços dos trabalhadores nem sequer têm qualidade de vida em seu radar).

 ESTRATEGISTA
A publicitária Camila Badaró, no quinta da agência em que trabalha. Ela trocou de emprego por achar que teria mais chances de subir


A publicitária Camila Badaró, de 27 anos, é um exemplo. Ela estava havia um ano e quatro meses num emprego. Aborreceu-se por ter passado um semestre no que descreve como funções burocráticas. “Quando surgiu uma vaga e a empresa optou por buscar um profissional de fora, vi que ali não havia espaço para eu crescer”, diz. Em fevereiro, ela conseguiu um novo trabalho, como coordenadora de uma área de publicidade on-line numa agência. O aumento de salário foi pequeno, mas ela diz que aceitaria a mudanç
até para ganhar menos. “Tive um avanço muito rápido no novo emprego.”
“Esse dilema vai marcar principalmente os profissionais mais jovens, que dizem querer, ao mesmo tempo, alta qualidade de vida e rápida ascensão profissional”, diz Dias, da Asap. “Vai ser difícil ter as duas ao mesmo tempo.” Mesmo assim, a simples possibilidade de escolher entre esses dois caminhos é uma ótima notícia. Ciclos de economia aquecida não duram para sempre. Cabe a cada profissional aproveitar o atual momento da economia da melhor maneira possível.

Gordura de lipo pode ajudar na regeneração muscular

Pesquisa da USP mostrou que as células adiposas são as melhores, entre as células-tronco adultas, para a transformação em células musculares As células-tronco da gordura da lipo de pessoas mais magras é ainda melhorPesquisa com células-tronco são polêmicas, sobretudo quando a matéria-prima usada é embrionária. Por isso, as células-tronco adultas têm uma grande vantagem: são descarte biológico, ou seja, seriam jogados no lixo caso não fossem usados em experimentos – como a polpa de dente de leite, o tecido do cordão umbilical e a gordura de lipoaspiração. Esta última fonte mostrou-se a melhor das três para a regeneração muscular, segundo estudo do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP publicado neste mês no portal científico PubMed. Liderada pela professora Mayana Zatz, a pesquisa comparou o potencial de diferentes fontes de célula tronco (cordão, dente e gordura) para atuar especificamente sobre músculos.
Em testes in vitro, as três fontes se mostraram igualmente capazes de se transformar em célula muscular. Na segunda etapa do estudo, os pesquisadores injetaram células-tronco oriundas de cordão umbilical e tecido adiposo em camundongos com distrofia muscular. "Tivemos uma surpresa. As células têm uma espécie de memória da onde vieram e uma vocação maior para se tranformar em um tipo ou outro de célula", afirma Mayana. Como resultado, as células do tecido adiposo tiveram maior vocação para formar músculo. Segundo pesquisas recentes, as células do cordão umbilical têm bons resultados na tranformação em tecido ósseo, bem como as de polpa de dente de leite.
Para que sejam usadas, essas três fontes passam por um cultivo especial. A gordura que veio de uma cirurgia de lipoaspiração, por exemplo, é lavada (para tirar o sangue que vem com ela), depois caracterizada, cultivada e só então pode ser chamada de célula-tronco. Nessa etapa, ela terá de ser capaz de formar quatro tipo de linhagens: osso, músculo, cartilagem e gordura. "Numa lipo tem muito mais material. As melhores células-tronco não são de pessoas obesas, mas daquelas que têm só um pneuzinho", afirma. E não é difícil conseguir o material, já que mulheres e homens estão cada vez mais adeptos desse tipo de plástica. Mais abundante do que a polpa de um pequeno dente-de-leite, sem dúvida.

Deprimida: faça uma atividade física

                                      Exercícios físicos ajudam a combater a depressão


A atividade física costuma ser prescrita por médicos para auxiliar no tratamento de enfermidades como doenças do coração, colesterol elevado e até diabetes. Mas, um estudo americano acaba de expandir a lista de benefícios e mostra que os exercícios também são capazes de combater a depressão.
A pesquisa foi coordenada por um grupo de psiquiatras da Universidade da Carolina do Norte, que avaliaram pacientes clinicamente diagnosticados com a doença. Nesse grupo, havia os que praticavam exercícios aeróbios regularmente, os que usavam medicação antidepressiva e os que combinavam remédios e atividades físicas.
Constatou-se que o índice de depressão melhorou em cerca de 90% na turma que apenas praticou exercícios aeróbios. Já aqueles submetidos a medicamentos tiveram uma redução de 55% na incidência da doença, e o terceiro grupo (medicação e exercícios) teve uma melhora de 60%. Os especialistas salientam, então, que praticar atividades físicas até três vezes por semana é a maneira mais eficaz de manter a saúde mental em ordem.
Agência Estado)

Farmácias podem vender quase tudo

STJ libera venda de produtos de conveniência em farmácias

Anvisa tentava proibir qualquer produto que não fosse medicamento
Pilhas, refrigerantes e cartões de recarga para celular devem continuar nas prateleiras das farmácias de todo país, segundo decisão do Superior Tribunal de Justiça, que divulgou o resultado na última sexta-feira. De acordo com a decisão, os produtos de conveniência não vão sair das farmácias, como queria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proibia artigos que não se encaixassem em uma classificação de medicamentos ou em uma lista de exceções.
Por 15 votos a zero, a decisão ainda mantém a determinação de que os remédios fiquem atrás do balcão e não em gôndolas, às quais o consumidor tinha livre acesso. De acordo com a assessoria de imprensa da Anvisa, essa foi uma vitória parcial. No entendimento da agência “colocar um medicamento atrás do balcão é fazer com que a venda do medicamento seja mediada e orientada por um profissional”.
Sobre a proibição de medicamentos nas gôndolas, a Anvisa reitera sua opinião de que apenas produtos relacionados à saúde deveriam ser comercializados em farmácias e drogarias — como determina lei de 1976.
“Na nossa análise, o consumidor ganhou em 50%. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope para a Abrafarma, 73% das pessoas são contra a proibição da venda de produtos e não apoiam que os medicamentos sejam colocados atrás do balcão”, diz Sérgio Mena Barreto, presidente-executivo da Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
Para ele, o consumidor perde com a proibição da venda de medicamento em gôndolas, o que não ocorre nos Estados Unidos e em países da Europa. “A Anvisa não tem base legal para proibir que a população tenha acesso livre a esses produtos em farmácias”, afirma. “O consumidor sai perdendo com isso porque não pode comparar preço e fica refém do farmacêutico”, completa.
Histórico – Publicada em agosto de 2009, a resolução da agência havia dado seis meses de prazo para que as farmácias fizessem as adaptações necessárias. Depois disso, as associações iniciaram ações judiciais para derrubar a proibição.
Em maio deste ano, o STJ havia revogado parcialmente a decisão que determinava o cumprimento da resolução da Anvisa. Neste último posicionamento, o STJ preservou o parecer anterior.

Imagem é tudo?

 Sobre a estética, há um alto índice de investimento de libido em nosso ego.
Estávamos refletindo sobre os impactos da contemporaneidade. Discorrendo sobre a globalização, vemos que a tecnologia é altamente pragmática, há uma dicotomia entre o que é útil x inútil, tudo para satisfazer o incentivo ao consumo. Tudo deve ser útil. Daí cai sobre nós a responsabilidade de algo que nos frustra, somos ou fomos “inúteis”.
O sofrimento é evidente, pessoalmente nos relações estão desgastadas, utilizando a lógica da utilidade, se tu serve pra alguma coisa, tu és meu amigo, afinal “amizade é pra essas coisas, né!?”
No nível profissional, o mercado de trabalho exige alto grau de utilitarismo. Você precisa ser um bom líder, trabalhar em equipe, tomar iniciativa, ao mesmo tempo, apesar dos seus valores, submeter-se à hierarquia, etc.
O sintoma mais evidente é uma insatisfação que não se sabe: “Me parece que sua vida precisa de mais desafios”, “tenho tudo, mas me falta alguma coisa”. Pessoas bem-sucedidas, após conquistarem tudo o que almejaram sentem um vazio existencial. Pensando nos aposentados por tempo de serviço, quando seria o tempo de parar e “curtir” tudo o que se economizou ou se previdenciou, o sentimento de “inutilitarismo” toma conta no processo de envelhecimento.
 A sociedade prega que precisamos cultuar o nosso corpo, dar vazão ao prazer, independentemente dos valores humanos. Há um vazio moral e um aumento na cultura narcísica.
A cultura narcísica implica em que o sujeito que só consegue olhar a própria imagem e não consegue reconhecer que o outro é diferente de si e tem direito de ser assim!
Pensar virou um problema? A imagem substitui o pensamento. O “ter” é mais importante que “ser”, pois, a imagem, a marca, é a identificação do grupo…
Antes a imagem era um acessório, hoje a imagem é tudo! Conseqüência do valor social. Quem quer parar pra pensar, refletir? Tudo isso causa angústia, mas evita cairmos na compulsão de reproduzir aquilo que nos fazem agir “dessa maneira” (agir sem reflexão).
Fica evidente que “a Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças” e “quem a ouvir terá segurança, viverá tranqüilo e não terá motivo para ter medo de nada” ², ou seja, terá uma vida em abundância, o “ser” completo (investimento à longo prazo) e despreendido do “ter” (que é passageiro e transitório).

"A vida é para ser desfrutada",

O sentido da vida, que durante séculos pensadores, filósofos e, em geral, os seres humanos buscaram, foi finalmente desvendado: "A vida é para ser desfrutada", conclui um estudo acadêmico.
A revista britânica Journal of Humanistic Psychology publica esta semana um relatório de um grupo de psicólogos, dirigidos por Richard Kinnier, da Universidade do Arizona (EUA), que se dedicou a analisar as palavras de 200 pensadores, do escritor Oscar Wilde ao imperador Napoleão. A conclusão do estudo é que "é preciso desfrutar a vida enquanto for possível".
Pelo menos isso era o que pensavam 17% dos analisados, entre eles, personalidades tão díspares como o ex-presidente norte-americano Thomas Jefferson e a cantora Janis Joplin, que morreu aos 27 anos de overdose, mas não sem antes cantar "aproveite enquanto puder".
No extremo oposto, entretanto, figuram personalidades mais pessimistas, como Sigmund Freud, criador da psicanálise, e os escritores Frank Kafka, Jean-Paul Sartre e Joseph Conrad, parte de um grupo que representa 11% dos estudados. Para todos eles, como ficou claro em seus escritos, a vida simplesmente não tem sentido.
Por sua vez, outros pensadores, como o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau e o físico Albert Einstein, autor da teoria da relatividade, achavam que o sentido da vida é "amar, ajudar e prestar serviços aos demais".
Esta foi a segunda opção de resposta que mais apareceu nas análises feitas e é também a escolhida pelo líder pacifista indiano Mahatma Gandhi, que afirmava: "Encontro meu consolo e minha felicidade me colocando a serviço de todas as vidas".
Para outro grupo de pensadores, a vida é simplesmente um mistério, como estava convencido Napoleão e também está o físico britânico Stephen Hawking, famoso por seu livro Uma breve história do tempo.
Finalmente, um menor número de estudados opinou que a vida é, simplesmente, "uma piada", entre estes, estão o cantor Bob Dylan e o escritor Oscar Wilde.

EFE - Agência EFE

O que é bullying? Aprenda a identificar e combater

Quando agressões físicas ou verbais dos colegas se tornam frequentes, é preciso tomar uma atitude – e rápido. Pelos seus amigos e por vocêA palavra inglesa bully quer dizer valentão e, por isso, o termo bullying virou sinônimo de perseguição e maus-tratos a um colega. Qualquer coisa que ele tenha diferente dos outros já serve de inspiração para as gozações, como usar óculos, ser mais gordo ou mais magro que a média do pessoal da escola. É bem provável que você já saiba disso. Mas pode se surpreender com a informação de que, no Brasil, 34% dos garotos e garotas de 12 a 16 anos conhecem bem esse clima pesado porque já foram vítimas de algum tipo de violência no colégio. E 63% não sofreram bullying, mas testemunharam amigos tomando essa atitude sem graça. Todo mundo sofre numa situação dessas. Tanto a vítima quanto quem presencia as agressões e fica calado. Na verdade, até o agressor sai perdendo em muitos aspectos. Um deles é a saúde. O efeito de viver nessa atmosfera nada legal costuma ser ansiedade, tendência à bulimia e à anorexia (um perigo para as meninas!), fobias e até mesmo, em casos extremos, ataques de pânico. O bullying tem o efeito de uma bomba que arrasa com o bem-estar geral. Se você estiver enfrentando uma situação dessas, não fique chorando pelos cantos. Mantenha-se firme e enfrente o seu agressor com uma boa conversa. Também não fique calado se observar alguém ser agredido. O diálogo, aberto e franco, é o primeiro remédio. Se não der certo, procure seus pais e professores. Não se intimide e abra a boca para calar a violência e garantir a saúde de todos.

Cerca de 17% dos jovens entre 10 e 14 anos foram vítimas de bullying virtual no mínimo uma vez. Desse total, 13% foram insultados pelo celular e 87% por textos e imagens na internet

                                      O que é bullying? Aprenda a identificar e combater

A palavra pode ser nova no nosso vocabulário, mas a prática é antiga e ainda não criaram um termo que defina, sem o estrangeirismo, a triste prática do bullying.
Ela tem se tornado frequente e muitos estudantes vêm sofrendo nas escolas do Rio. Para esclarecer mais sobre o assunto, ainda desconhecido por muitos, o SRZD ouviu a mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade, Marisa Siggelkow, e a psicóloga e doutora em Saúde Pública, Fátima Gonçalves, que integram o Laboratório de Práticas Sociais Integradas do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida.
As especialistas explicam que o bullying é um termo em inglês que representa o ato de violência praticado nas escolas, expresso tanto através do relacionamento entre as pessoas, quanto nas atitudes agressivas ao patrimônio. É caracterizado por atos de tirania, agressão e dominação de uma pessoa sobre outra, diante do desrespeito às regras. A prática pode acontecer entre os alunos e até mesmo entre os professores do centro de ensino.
Segundo elas, nem sempre uma implicância pode ser caracterizada como bullying, visto que é preciso levar em consideração a intenção de ferir e desqualificar a vítima.
Em meio a tantos conflitos e sofrimentos, há esperança que os envolvidos, tanto o agressor quanto a vítima, desenvolvam uma boa relação. As especialistas explicam que, quando a violência é detectada, é preciso que a escola tome atitudes para impor limites à situação, interrompendo o circuito de agressões. A partir daí, é possível que o perseguidor e o perseguido sejam auxiliados e mudem a relação existente, configurando uma outra maneira de expressar as diferenças, fugindo da violência.
A prática do bullying é diferente entre meninas e meninos
A estratégia de afetar o outro é diferente entre os sexos. Os meninos expressam sua insatisfação com a presença ou atitude de alguém através de agressões físicas, seja por praticar a violência batendo na vítima, ou manifestando a tirania nos cômodos da escola, por fazer pichações ofensivas e ridicularizadoras.
Já as meninas costumam brigar por inveja e ciúme. E para ferir o outro, espalham boatos que depreciam a vítima, enquanto intensificam a agressão verbal no momento em que a fofoca é transmitida.
Segundo a psicóloga e a psicanalista, todos os envolvidos na prática do bullying, seja o opressor, o alvo das agressões e os espectadores, "desfrutam" da dor causada à vítima.
Como enfrentar o bullying?
Cada vez mais os pais e os professores se sentem incapazes de conter a agressão caracterizada pela prática do bullying. Porém, é preciso aprender a conversar e a escutar os filhos e os alunos para que a situação seja revertida.
Segundo as especialistas, escola e responsáveis têm de se unir para reconhecer as frustrações e consequências do bullying e retomar a paz entre os envolvidos.
No último dia 21 de setembro, o "Diário Oficial" publicou uma nova lei que obriga as escolas do Rio a notificarem os casos de violência contra os alunos e professores ao Conselho Tutelar. A nova norma diz que os colégios que não notificarem as agressões podem ser punidos, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A nova lei vale tanto para as escolas públicas, quanto para as particulares.

Compromisso: visita ao (a) ginecologista

Não marque bobeira. Fazer o checkup ginecológico é o jeito mais seguro de proteger o seu corpoToda garota bem informada sabe da importância de um ginecologista em sua vida. Mesmo assim, há muita mulher por aí faltando ao compromisso de visitá-lo uma vez por ano. Quem foge desse especialista e dos exames recomendados por ele perde a oportunidade de checar como se encontram o útero, os ovários e companhia. Resultado: aumenta o risco de problemas, principalmente as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), passarem despercebidos. De acordo com o Ministério da Saúde, esses males são mais comuns do que se imagina. Cerca de 10 milhões de brasileiros já depararam com problemas como herpes genital e a infecção pelo vírus HPV, causador do câncer de colo de útero.


Entre 17 e 25% dos casos dessas doenças são registrados na faixa dos 10 aos 24 anos, respectivamente. Sem falar que a aids tem crescido no público feminino. Se essas encrencas não forem descobertas logo no início, provocam estragos muitas vezes irreversíveis. Submeter-se periodicamente à colposcopia e ao papanicolau, exames capazes de denunciar o HPV, é um compromisso que não pode ficar de fora da sua agenda. Além disso, a vacina contra esse micro-organismo, recomendada para jovens de até 26 anos, apresenta 95% de eficácia. E, na hora de transar, lembre-se sempre de apelar para a camisinha. Proteja-se e seja um exemplo para todas as meninas do Brasil.

OS 12 MAIORES ATRIBUTOS DA LIDERANÇA

"Liderança" é um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser líder, formar líderes, parece ser um desafio constante do homem e das organizações. Aqui vão alguns resultados de pesquisa feitas na Europa com mais de 500 executivos. Essa pesquisa é muito interessante. Ela mostra coisas simples, objetivas e fornece conselhos úteis para todos nós que desejamos vencer,
alcançar o sucesso pessoal e profissional.

Disposição para tentar o que não foi tentado antes

Nenhum empregado deseja ser guiado por um administrador a quem falte coragem e autoconfiança. É o estilo de liderança positiva daquele que ousa nas tarefas e se vale de oportunidade não tentadas anteriormente. Um Gerente de Vendas bem sucedido irá às ruas e venderá junto com seus vendedores quando o mercado está difícil ou quando o pessoal de vendas encontra-se sob extrema pressão. Tal gerente sabe que se arrisca a tornar‑se impopular. Contudo, ao liderar pelo exemplo, manterá a motivação da equipe.

Auto motivação
O Gerente que não consegue se auto-motivar não tem a menor chance de ser capaz de motivar os outros.

Uma percepção aguda do que é justo
Esta é uma grande qualidade de um líder eficaz e a fim de ter o respeito da equipe, o gerente deve ser sensível ao que é direito e justo. O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento.

Planos definidos
O líder motivado sempre tem objetivos claros e definidos e planejou a realização de seus objetivos. Ele planeja o trabalho e depois trabalha o seu plano com a participação de seus subordinados.

Perseverança nas decisões
O gerente que vacila no processo decisório mostra que não está certo de si mesmo, ao passo que um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações preliminares sobre o problema. Ele considera mesmo a possibilidade de a decisão que está sendo tomada vir a se revelar errada. Muitas pessoas que tomam decisões erram algumas vezes. Entretanto, isto não diminui o respeito que os seguidores têm por elas. Sejamos realistas: um gerente pode tomar decisões certas, mas um líder eficaz decide e mostra sua convicção e crença na decisão ao manter‑se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra. Assim, seu pessoal tem força para sustentar aquela decisão junto com o gerente.

O hábito de fazer mais do que aquilo pelo qual se é pago
Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido do pessoal. O gerente que chega antes dos empregados e que deixa o serviço depois deles é um exemplo deste atributo de liderança.

Uma personalidade positiva
As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiança e também constrói e mantém uma equipe com entusiasmo.

Empatia
O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar‑se no lugar de seu pessoal, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas. Ele não precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista.

Domínio dos detalhes
O líder bem sucedido entende e executa cada detalhe do seu trabalho e, é evidente, dispõe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes à sua posição.

Disposição para assumir plena responsabilidade
Outro ônus da liderança é assumir responsabilidade pelos erros de seus seguidores. Caso um subalterno cometa um erro, talvez por incompetência, o líder deve considerar que foi ele quem falhou. Se o líder tentar mudar a direção dessa responsabilidade, não continuará liderando e dará insegurança a seus seguidores. O clichê do líder é: "A responsabilidade é minha".

Duplicação
O líder de sucesso está sempre procurando maneiras de espelhar suas habilidades em outras pessoas. Dessa forma ele faz os outros evoluírem e é capaz de "estar em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo".
Talvez este seja um dos maiores atributos de um líder: ser capaz de desenvolver outros líderes. Pode‑se julgar um líder pelo número de líderes em que ele refletiu os seus talentos e fez evoluir.

Uma profunda crença em seus princípios
A expressão "A menos que batalhemos por alguma causa, nos deixaremos levar por qualquer causa" resume bem a importância de ter‑se uma causa pela qual valha a pena viver e trabalhar. Nada cuja aquisição tenha valor é muito fácil. O líder de sucesso tem a determinação de atingir objetivos não importando os obstáculos que surjam pelo caminho. Ele acredita no que está fazendo com a determinação de batalhar por sua realização.
(Fonte: Temas de Chefia & Liderança. A. B.Q. et alli)

Tudo vai dar certo......



Está mensagem é para te alegrar e te dar forças

para enfrentar esta fase,

que está sendo tão difícil de encarar.

Faça de seus pensamentos a força de que está precisando.

Esqueça as coisas ruins e limpe a mente cultivando

somente bons pensamentos.

Acredite no sucesso total, não imagine obstáculos

na sua mente.

Tudo que uma pessoa é capaz de planejar, ela é capaz de realizar.

Tenha fé, otimismo e ação.

Sua vida só você a vive.

Portanto goste mais, acredite mais,

e seja mais feliz.

Procure plantar sementes de amor e otimismo na sua vida e você colhera sempre maravilhosos frutos.


Como em um filme..tudo vai dar certo!

tem uma parte desta música que fala:

" Por que parece que na hora eu não vou aguentar?

Se eu sempre tive força e nunca parei de lutar?

Como num filme tudo vai dar certo"

e hoje eu quero saber de você...

do que vc não desistiu? quando foi que vc teve medo, achou que não iria aguentar?

mas no final tudo deu certo?

Muitas vezes buscamos uma felicidade perfeita na nossa vida...

mas o que é ser feliz? será que ser feliz é apenas depois que conquistamos

tudo que desejamos?

Felicidade são momentos, e muitas vezes passaremos por momento ruins em nossas vidas...

Cabe a mim, a você, a nós... fazer de cada momento algo especial, algo romântico, algo engraçado,

dependendo do momento!

Não espere a felicidade bater na sua porta, não espere alguém ir embora para trata-lá bem,

Não espere perder para querer, não espere... por que o momento vai passar, e vc vai perder

o que poderia ser íncrivel, as vezes as oportunidades podem ser únicas...

Não tenha medo de mudar o que não te faz bem, não tenha medo de ser diferente,

de mudar em sua personalidade o que te incomoda, e isso é um esforço diário...

olhe para você... pense no que você e no que você quer ser...

Olhou?... só você pode mudar o que é...mais ninguém!

O poder (ou não) dos cremes anticelulite

Hoje eu vou falar de algo que eu achava funcionar, até bem pouco tempo atrás. Na minha última consulta com a dermatologista tirei várias dúvidas, entre elas perguntei qual o melhor tratamento para a odiada celulite.
E, para minha surpresa, ela me responde que os cremes anticelulites não funcionam! Ao menos, não funcionam como a gente imagina. Isso mesmo. Todas essas fórmulas milagrosas e caras, agem, na verdade, com um efeito tensor. Ou seja, elas dão um up na pele, o que ajuda a dar uma disfarçada na aparência (tipo, maquiagem, sabe?!), mas depois esse efeito some. E, convenhamos, você sente que deu uma firmada e tal, mas só.
A gente quer ser assiiiiiiiiiiiiim!
Agora, se você é a típica mulher brasileira, e a maldita da celulite já se instalou onde nunca deveria estar, a melhor solução é ter uma alimentação saudável (leia-se adeus frituras, doces e demais perdições) e adotar uma rotina de exercício físico. Depois que você já tiver estes hábitos e, mesmo assim a praga dos furinhos não sair, aí sim (fomos surpreendidos novamente), vale a pena investir nos tratamentos que as clínicas de beleza oferecem. Porque, se você fizer o tratamento, mas não malhar e fechar a boca, a danada some e daqui um mês volta a dar as caras, ou melhor, os furos. (Ah, outra dica preciosa é tomar os famosos 2 litros de água e usar hidratante todo dia, principalmente no inverno, mas isso vocês já sabem )
Entretanto, girls, nem tudo está perdido! Ahá!!! Ela me disse que o que funciona mesmo é a massagem que fazemos com esses cremes. (Ou qualquer creme de sua escolha). O que vale é fazer pressão enquanto estiver passando o creme, e não apenas alisar a pele, como fazemos com o hidratante nosso de cada dia, sabe? Porque são esses movimentos vigorosos que vão estimular a circulação das pernocas.
Bom, o ideal é que outra pessoa faça, mas em tempos de vacas magras a auto-massagem linfática pode ser muito útil contra a retenção de líquidos. Então, quando não tô com pressa, após o banho eu procuro fazer uma massagem mais potente. Aqui vai a receitinha.
O truque é começar dos pés para as coxas. Deitada, ou em pé mesmo, começo pressionando na região do tornozelo e subo até o joelho, depois volto pro pé e subo de novo. Faço umas 5 vezes (ou até cansar, depende da disposição..rs). Depois, faço o mesmo, mas indo do joelho para a coxa e bumbum. Vou passando o creme apertando a pele, como se estivesse dando uma beliscada grande, sabe?! (ahuahua usem a imaginação… é tão difícil descrever..rs) Mas tem que ser forte, se não a pele não responde entende a pegada da coisa…rs. Depois repito tudo com outra perna.
Bom, espero que vocês tenham gostado da dica. Depois dessa eu só vou comprar creme pra celulite depois que tomar vergonha na cara e malhar direito.
Nathy Buracoff
girliedotcom.wordpress.com/.../

O PODER DA SOLUÇÃO

NÃO COLOQUE GASOLINA NO INCÊNDIO!

Há pessoas que, quando vêem o circo pegar fogo, em vez de ajudar a apagar o incêndio colocam mais gasolina nele. Sei que você deve estar sofrendo com o seu problema, mas será que está fazendo o que é necessário para resolvê-lo ou, pelo contrário, suas ações estão fornecendo mais combustível à situação Talvez neste momento você esteja se sentindo cansado de carregar a sua vida por causa do peso dos seus problemas. Pode ser que seus problemas tenham se tornado mais pesados do que realmente são porque sua primeira atitude diante deles foi inteiramente inadequada para resolvê-los. É muito importante analisar se suas ações colaboram  para apagar o incêndio ou se, pelo contrário, suas reações complicam ainda mais a situação.Lembre-se: se você quer que algo aconteça de forma diferente na sua vida, também deve fazer algo diferente. Infelizmente, a maioria das pessoas não trata seus problemas com a atenção e o cuidado que eles merecem. Transforma sua vida num verdadeiro inferno por não ter coragem de enfrentar os problemas com firmeza ou por insistir em fórmulas desgastadas, que já se mostraram ineficientes no passado. Você nega o problema. Se você está negando algum problema em sua vida, é chegada a hora de assumir a  realidade e atacar esse problema de frente, para que sua vida possa voltar a  lhe dar os prêmios que você  merece. Se não acordar agora, provavelmente continuará a  ser castigado por ter se acomodado diante de  seus desafios. Você briga com alguém. Gritos são o melhor combustível de quem quer ver o incêndio  aumentar. As brigas são ruins porque, de criar novos problemas, deixam todo mundo inseguro, chateado e, principalmente, deslocam o foco da ação para as pessoas. Em vez de se centrar no problema, são os donos dos gritos que passam a merecer atenção. Gritos são somente uma demonstração de pobreza de espírito. Gritos não resolvem nada porque não alteram as causas do problema. Gritar, brigar, demitir alguém e falar sem refletir são atos que proporcionam apenas um alívio temporário para quem está gritando. É como o pai que grita com a filha adolescente que engravidou. Depois das brigas, há dois problemas para resolver: organizar a vida dessa adolescente para receber seu filho e apagar a mágoa causada pela  humilhação e pela gritaria. Quando o filho vai mal na escola e o pai briga com a criança e briga com a mãe, cria-se um clima péssimo dentro de casa. Além do problema escolar do filho, agora ele terá de administrar as conseqüências dos desentendimentos com a família. Gritos são sinais de impotência. A mãe que grita com a filha que não passou no vestibular é a pura manifestação da incapacidade de ajudar a filha a superar seu desafio. A esposa que grita com o marido que sempre chega tarde em casa é o retrato da incapacidade de transformar um relacionamento que está desmoronando. Será que ela pensa que o marido vai voltar correndo para casa somente para evitar brigas? Por mais contraditório que pareça, esse tipo de agressão é típico de pessoas fracas! Pessoas inseguras querem mandar nos outros para ver se conseguem controlar a própria insegurança. Só se sentem seguras quando os outros têm medo delas. Respondem às dificuldades impulsivamente porque não têm equilíbrio nem força interior para elaborar uma solução pacificadora. Limpe seu coração e silencie sua mente para encontrar a melhor solução. Não reaja à pressão dos outros.  Quando perceber que está quase explodindo, dê-se um tempo para buscar o equilíbrio interior.
Assim, certamente fará o melhor para você e para os outros. À medida que você controlar os seus nervos e aprender a conversar sobre as suas dificuldades sem agredir ninguém, mantendo a presença de espírito, vai perceber que, além de resolver seus problemas com menos sofrimento, sua alma ficará muito mais forte.
Você fica com vergonha. Geralmente os problemas são uma queda no meio de uma trajetória de sucessos. Pior do que a queda, porém, é a vergonha de deixar de ser bem-sucedido, que faz com que a pessoa se isole e não peça ajuda àqueles que poderiam auxiliá-la a sair da dificuldade. O que isso significa? Você tinha um casamento admirado por todo mundo, e de repente sua companheira decidiu separar- se. Você estava em um emprego sensacional, com muitas mordomias, e, inesperadamente, foi demitido. Você era dono de uma empresa maravilhosa que estava indo muito bem, mas veio uma crise e, quando você se deu conta, não tinha mais crédito nos bancos e a falência se tornou inevitável.
Todos admiravam seu sucesso, e agora você está por baixo... Uma das maiores bobagens que as pessoas podem fazer no meio de acidentes de percurso como esses é  ficar com vergonha, ter medo de perder  status e se esconder dos entes queridos. Muitas vezes a família e os  amigos querem e podem ajudar, o isolamento que a pessoa se impõe a impede de encontrar a solução. Se o seu circo estiver pegando fogo, em vez de lutar sozinho peça ajuda a quem pode colaborar com você nessa situação. A vergonha é uma das piores reações emocionais que alguém pode ter. É uma praga dos nossos tempos.É uma sombra permanente na vida da maioria das pessoas. É um mal silencioso e traiçoeiro. Essa sensação de inadequação não significa que a pessoa fez algo errado, é simplesmente a sensação de estar errado em uma situação completamente normal. Se mesmo quando tudo está certo muitas pessoas se sentem envergonhadas, imagine então quando elas têm um problema? Nessas situações,muitas pessoas querem desaparecer quando encontram um conhecido. Você fica deprimido. Não adianta ficar chorando enquanto o circo pega fogo. Nem que você chore rios de lágrimas elas servirão para apagar o incêndio. Primeiro porque, por mais dolorido que seja o seu choro, a água será pouca e, principalmente, estará em lugar errado. A depressão é uma tentativa de congelar  o tempo na ilusão de que fazendo isso o problema será resolvido. Ao contrário da pessoa que nega o  problema, o depressivo não só reconhece sua existência como tende a aumentá-lo. No entanto, em vez de olhar para o futuro, ele fica olhando o passado e se torturando de duas maneiras: culpando-se por algo  que deveria ter feito e não fez e remoendo-se de ressentimento de alguém que não agiu como ele gostaria. Se o filho está usando drogas, o pai depressivo fica se culpando pelos passeios que não fez  com o menino e por não ter conversado com ele ou então fica ressentido com a esposa por achar que ela  mimou demais o garoto. Quando entra em depressão, a pessoa alterna períodos em que se culpa intensamente com outros em que joga a responsabilidade por seu problema nas costas de outra pessoa.
Se você está vivendo um problema grave e mergulhou em depressão, observe esse movimento
no jogo de procurar culpados. Hoje cedo você provavelmente se culpou por algo que fez, a causa de
todo esse problema.  todas as acusações possíveis até que, perto da hora do almoço, você sentiu uma
necessidade imensa de se livrar do mal-estar e começou a acusar outra pessoa.  Normalmente a acusação começa com a frase “ela não poderia ter feito isso comigo”,  que em seguida muda para: “Como ela foi fazer isso comigo?” Os nossos problemas acontecem agora, neste instante, hoje. Enfrentá-los imediatamente é a única maneira sadia de resolvê-los. Se você não agir hoje, no fim da noite terá mais um dia para se arrepender, porque hoje é o ontem de amanhã. Se você não agir agora e ficar olhando para o passado, terá mais um motivo para se culpar amanhã. Com certeza as causas dos seus problemas estão no passado, mas a saída para eles indiscutivelmente está no presente, em determinar o futuro que você quer e começar a agir agora. Portanto, levante a cabeça, olhe para o futuro e tome a iniciativa de agir no presente para que sua
vida seja do jeito que você merece.

9.24.2010

CORAÇÃO DE ESTUDANTE

Quero falar de uma coisa

Adivinha onde ela anda

Deve estar dentro do peito

Ou caminhar pelo ar

Pode estar aqui do lado

Bem mais perto que pensamos

A folha da juventude

É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentos

Desviaram seu destino

Seu sorriso de menino

Quantas vezes se escondeu

Mas renova-se a esperança

Nova aurora a cada dia

E há que se cuidar do broto

Pra que a vida nos dê flor e fruto

Coração de estudante

E há que se cuidar da vida

E há que se cuidar do mundo

Tomar conta da amizade

Alegria e muito sonho

Espalhados no caminho

Verdes, planta e sentimentos

Folhas, coração, juventude e fé
 
Milton Nascimento - Wagner Tiso

CIRURGIA PLÁSTICA 3D: SIMULAÇÃO EM SOFTWARE PERMITE CHEGAR A RESULTADO BEM PRÓXIMO DO REAL

A nova técnica possibilita que você veja o resultado antes mesmo de encarar o bisturi
Quem é que nunca almejou fazer uma cirurgia plástica? Muitas vezes, o medo de não saber como seria o resultado era o motivo principal para atrasar os planos. Agora você não precisa mais se preocupar. Uma nova tecnologia conhecida como E-Stetix acaba de chegar ao mercado brasileiro e promete alta precisão na simulação do procedimento cirúrgico proposto. De acordo com o médico Gustavo Guimarães, de Brasília, o sistema tem uma série de vantagens como, por exemplo, otimizar a consulta médico-paciente e permitir a demonstração do resultado desejado por meio de um modelo virtual.
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica- SBCP, o especialista revela que, no consultório, muitas são as dúvidas dos pacientes, mas o novo sistema servirá para sanar grande parte destes questionamentos. Gustavo esclarece ainda que o simulador, desenvolvido depois de pesquisas em universidades internacionais, permite uma imagem 3D, na qual se pode demonstrar desde a posição de implante e pontos de incisão até os melhores modelos e tamanhos de próteses. Tudo indicado de acordo com o biótipo de cada um.
De acordo com o Dr. Gustavo Guimarães, a tecnologia é uma das mais seguras. “Com apenas três fotos do paciente, pode-se verificar como será o resultado da cirurgia. A melhor notícia é que a interação é total, já que o paciente pode escolher a forma que espera ter” - explica. O tempo para criar a simulação é outro grande atrativo: com apenas cinco minutos é possível dar os parâmetros desejados.
E não é só isso. Além de evidenciar as possibilidades e as técnicas cirúrgicas disponíveis, o E-Stetix reduz as expectativas falsas e pode reduzir o número de novas cirurgias. Mas não se esqueça: por se tratar de um programa de computador, a cicatrização e outros fatores também devem ser levados em consideração.
Sua Dieta

5 SUBSTITUIÇÕES DE ALIMENTOS QUE AJUDAM A DIMINUIR O CONSUMO DE SÓDIO


Hambúrguer de soja
Uma simples troca pode fazer toda a diferença na sua dieta. Se a sua paixão por fast-food é grande, mesmo que você esteja de dieta, não precisa abolir de vez o hambúrguer da sua vida . Mas, ao invés do tradicional hambúrguer bovino, consuma o hambúrguer de soja, por exemplo. Para se ter uma noção da vantagem da troca, a versão original representa 16% do valor diário total de sódio, com 395mg, enquanto o de soja possui 128mg, o que equivale a 5% da ingestão diária deste nutriente.
Macarrão integral
A massa, além de ser um dos pratos preferidos de grande parte dos brasileiros, faz parte daquela lista de alimentos que só facilitam a vida de quem cozinha. É prática e rápida de ser preparada. Mas, muitas pessoas acabam procurando ainda mais praticidade e aderem ao consumo de macarrão instantâneo. O resultado? Um consumo de 58% a mais de sódio do que é permito em um dia. Por isso, opte pela massa integral, além de conter fibras, traz outros nutrientes muito benéficos à saúde.
Temperos naturais
Com certeza, aqueles cubinhos de tempero foram uma das melhores invenções no universo da culinária. Em alguns pratos, a gente nem precisa se dar ao trabalho de picar a cebola e o alho. Porém, a quantidade de sódio contida nas fórmulas é alarmante: no caldo de carne, por exemplo, você pode encontrar 2080mg do mineral, o que equivale a 87% da recomendação diária. Por isso, aposte nos temperos naturais. São baratos e darão um sabor ainda melhor a sua comida.
Peito de frango
Tudo bem que brasileiro adora uma linguiça na grelha, mas este costume não traz nenhum benefício à saúde. O melhor que você tem a fazer é consumi-la apenas nos churrascos e aos finais de semana. Durante a semana, fique com o peito de frango. Um filé de 145g contém 76,7mg de sódio, enquanto uma linguiça contém 618mg. O primeiro representa 3% do total de sódio para todo o dia, já a linguiça alcança a marca de 25%.
Sal light
Muita gente ainda enxerga o sal como sinônimo de sódio, mas a história não é bem assim. Além do sódio, o sal contém outros nutrientes em sua formulação, como potássio e iodo. A versão light deste produto contém 50% de sódio e 50% de cloreto de potássio. O benefício da troca fica por conta, além da redução significativa de sódio, do tempo maior que o organismo leva para reter o cloreto de potássio. Isso faz com que a retenção líquida seja menor, o que contribui para o controle da pressão e no combate à celulite.

Sua Dieta

Boletim Milano (Setembro 2010)

Eu tava com a maior consciência pesada de ainda não ter postado nada sobre o NYFW e London Fashion Week, aí fui no Style.com dar uma olhadinha nos desfiles da semana de moda italiana e quase desmaiei com as fotos! #dramática Quanta coisa linda gente, quero no meu armário urgente tudo que eu vi até agora! hehe
Como nessa temporada tão rolando por lá os desfiles de Spring 2011, já dá pra bancar a trendsetter e começar a se inspirar pra montar os look do nosso verão!
Olha que fofura a coleção da D&G, pelo visto teve toda uma inspiração em jardins e picnic hein? Achei o máximo o mix xadrez vichy+ floral, super dá pra adaptar pra modelitos do dia a dia. Outra coisa legal de observar, é como esses tipos de estampa combinam perfeitamente com peças em tons neutros e jeans básico escuro né? Destaque também pra as maxi totes de tecido e camisetas da Branca de Neve, adorei!
E parece que ,além das estampas meigas, também vem por aí uma paleta de cores nada discreta! Tanto a Gucci quanto a Fendi tiveram momentos “pantone” em alguns blocos do desfile e acabaram mostrando 3 cores em comum: roxo, turquesa e laranja bem forte
Logo o primeiro look da Gucci ,desfilado pela nossa Raquel Zimmerman, já chega mandando uma mensagem bem direta: tá na hora de perder o medo de combinar as cores! hehe As vezes precisamos ter um pouco mais de ousadia na hora de encarar o espelho. No armário, eu nunca diria que essas cores combinavam entre si, mas olha só como ficou bonito assim, em peças blocadas…
Ah! E repararam nos cintos das meninas?! Nos dois desfiles também rolaram modelos mais grossos com um detalhe fininho por cima, todos marcando bem a cintura! Imagina amarrar uma faixa de tecido mais firme (tipo tafetá!) e colocar um cintinho por cima? Deve dar um efeito bem parecido
E as bolsas?! Uy! Como os italianos entendem bem desse assunto! Nada melhor que as clutches ultra coloridas da Fendi e do que esse modelo marrom divino da Gucci pra fechar o post hein? Sinto cheiro de itbag no ar! kkkkkk
Gostaram dos drops sobre alguns desfiles da semana de moda italiana?! Se curtirem, posso tentar fazer nos outros dias também, que acham?
E o “What’s in your bag?” de hoje vem com gostinho especial de coxinha e brigadeiro! hahah É que a dona da bolsa é uma querida e tá fazendo aniversário amanhã (24.09): Helô Gomes do Sanduba de Algodão! Yey! Parabéns perua!
Fotografamos a Chanel Coco Cocoon dela durante a edição passada do SPFW (sim, faz tempo! kkkk), mas como Helô tava sempre correndo, não deu tempo de pegar direito os detalhes de cada item sabe? Aí ontem ela me mandou um email com tudo detalhadinho, do jeito que a gente gosta! E aí? Vamos vasculhar?
Em meio a semana de moda, uma das coisas mais importantes pra se levar na bolsa é ,com certeza, a máquina fotográfica. Não pode esquecer senão perde os flagras! hehe Essa da foto é Sony, mas já foi trocada por uma Canon G11, igual aquela que eu coloquei no post “Fotógrafa Wannabe“, lembram?
Outra coisa indispensável é o kit dignidade: nécessaire de maquiagem + escova de dente + chiclete! Detalhe pra a duplinha de nécessaires estampadas com capas antigas da Vogue. Fofo né? Faz parte de uma edição especial da Sephora!
Também ficaram se perguntando o que danado é essa caixinha colorida? É um porta cartão de visitas da Pylones! hehe Ao lado estão o Blackberry e o óculos de grau CK, sempre necessário depois de horas a fio olhando pra a tela do computador!

E como eu sei que todo mundo aqui é curioso, já fui avisando que abrir somente a bolsa não basta! hehe Também queremos saber o que tem dentro da make up bag, claro.
O truque dela é juntar miniaturas de seus produtos favoritos. Tem creminho da Victoria’s Secret, kit pra limpeza e hidratação Biotherm, mini perfume Miss Dior e o principal: a paleta de maquiagem Fred Farrugia! Ela reúne corretivo, blush, batom e espelhinho em um só volume! kkkk
Gostaram da bag!? A próxima da fila é uma clutch de moletom cinza. A dona? Helena Bordon! Vocês vão adorar, tem até carteira de motorista…

Conteúdo Removido.

Conteúdo removido temporariamente.

O pneu das meninas de 20 aninhos

O que explica a pança que elas andam cultivando
.
Há alguns meses o encontrei num domingão de manhã na escola onde a minha filha e as filhas dele fazem aula de dança. Estávamos lá cumprindo a função de pais babões numa mostra informal do que as crianças andam aprendendo nas aulas de balé clássico, jazz, hip-hop etc.
Fazia tempo que não via meu amigo, mas logo percebi que ele continua o mesmo. Enquanto as jovens professoras dançavam com as crianças, ele prestava atenção a cada detalhe. Soube, depois, que estava intrigadíssimo com o corpo das moças. Não exatamente no sentido que vocês devem estar imaginando. Na saída, perguntei o que ele tinha achado do evento. Com o poder de síntese e a franqueza de sempre, disparou:
--- Nunca vi tanta bailarina pançuda.
Minha reação foi sair em defesa das professoras. Primeiro disse que dançar muitas horas por dia faz o corpo queimar uma grande quantidade de calorias. Como o organismo exige a reposição da energia gasta, a fome aumenta. Portanto, se as moças não tiverem tempo (ou dinheiro) para fazer refeições saudáveis podem exagerar nos sanduíches e acabar engordando.
Não o convenci. Por trás dos óculos dele, via o cenho franzido de quem acha que está ouvindo uma tremenda cascata. Antes que ele me esculhambasse, tentei uma segunda explicação. Disse que pessoas submetidas a uma rotina intensa de treinamento físico na infância e na adolescência (como é o caso das bailarinas) têm dificuldade de manter a forma na idade adulta. Nessa fase, gastam menos energia por duas razões: a intensidade da atividade física costuma diminuir e, além disso, o metabolismo muda.
Meu amigo continuou me encarando com o mesmo olhar de reprovação. Digamos que ele me respondeu com um “silêncio eloquente”. (Essa expressão não é genial? É obra do escritor Luís Fernando Veríssimo. Foi assim, com um silêncio eloquente, que ele diz ter conquistado a mulher.)
Quando é eloquente, o silêncio diz muito. No caso do meu amigo, o silêncio dele foi capaz de me fazer pensar no mistério das bailarinas pançudas três meses depois de nosso encontro. E cá estou eu dividindo uns pensamentos mirabolantes com vocês. É verdade que as moças de 20 (bailarinas ou não) estão mais barrigudas do que foram as mulheres das gerações anteriores?
Ontem, antes de escrever esse texto, fiz uma experiência. Nada científica -- é claro. Entrei num ônibus e fiquei observando o corpo das meninas. A minha estatística (pra lá de inexpressiva, é verdade) não foi muito animadora. Das 12 moças que entraram no ônibus enquanto eu estava lá, oito (70%) tinham barrigas protuberantes. Não eram ligeiras barriguinhas. Eram panças. Das oito moças, apenas duas poderiam ser consideradas obesas. As outras seis tinham peso normal. Isso mesmo: não eram gordas, nem magras. Mas tinham uma barriga volumosa.
Na praia, há tempos observo esse padrão. As adolescentes têm pernas e braços enxutos. E uma barriga flácida que se acumula sobre a linha do biquíni. As moças de 20 desfilam com latinhas de cerveja na mão e pneus tala larga na linha da cintura.
Não pretendo, com essa coluna, estimular a anorexia ou o padrão de beleza inatingível exaltado pela mídia. Não estou fazendo um libelo a favor da magreza. Estou apenas tentando entender por que moças de peso normal (ou apenas um pouco acima do normal) andam cultivando barrigas volumosas. Alguém tem uma pista?
Se algum acadêmico constatasse que se trata de um movimento de libertação contra o padrão da barriga tanquinho, talvez essa fosse uma boa notícia. Se as meninas decidiram que bonito mesmo é o abdome das musas dos pintores renascentistas, essa pode ser uma novidade interessante. Não me parece que esse seja o caso.
Até onde minha visão alcança, as adolescentes e as jovens andam incomodadas com a barriga. Reclamam dela. Gostariam de perdê-la se isso não implicasse disciplina, organização e mudança de hábitos. É aí, no capítulo dos hábitos, que está a chave da questão.
Nos últimos 25 anos, nossos momentos de lazer foram invadidos pelo consumo de tranqueiras. Americanóides, em sua maioria. Em 1985, eu comprava pipoca para comer no cinema. Mas era um saquinho pequeno, comum, aquele de papel branco fininho. Hoje as meninas consomem baldes gigantes de pipoca amanteigada vendidos em terríveis combos que incluem litros de Coca-cola e alguma outra bugiganga que precisa ser desovada.

Quando era adolescente e saía com os amigos, comíamos pizza ou esfiha – coisas gordurosas, é verdade, mas que são assadas. Hoje a moda em alguns lugares de São Paulo é comer pastéis gigantes, com recheios de meter medo. McDonald’s não existia. Cachorro-quente era um simples sanduíche de pão, salsicha e purê de batata que podia ser incrementado com mostarda e ketchup. Hoje virou uma mistureba. Além de todos os ingredientes tradicionais contém também batata-frita e queijo provolone (frito, é claro).
Doce, bem melado, também existia na minha adolescência. Era maçã do amor, algodão doce, bolacha recheada de doce de leite. Eram coisas tão enjoativas que comíamos só de vez em quando. Hoje é difícil ir ao shopping e escapar de alguma guloseima. A moda em alguns lugares de São Paulo é se reunir nos sofazinhos confortáveis de uma rede americana de café. O lugar é aconchegante. As bebidas são bombas calóricas. São misturas de café, leite, caramelo, chantilly, acondicionadas em copos grandes. É difícil entender o prazer contido ali. Um dia desses convidei meu marido para tomar um café numa dessas lojas. Ele, que é fã de um bom e velho expresso curto bem tirado, respondeu:
-- Tá brincando? Vou pegar uma fila dessas para tomar café em copo de papelão?
Pois a moçada adora. Consome aquilo várias vezes por semana. Esquece-se de que, no frio dos Estados Unidos, aquela bebida desce pela garganta como uma benção. As calorias extras são logo consumidas pelo organismo que precisa se manter aquecido. Aqui, no calor do Brasil, as calorias extras viram depósitos de gordura. Na barriga, principalmente.
Há outro fator que ajuda a explicar a pança que as meninas estão cultivando. Jovens sempre consumiram bebidas alcoólicas. Mas as jovens desta geração parecem fazer isso com mais frequência e entusiasmo. Pesquisas recentes apontam que as meninas estão bebendo mais. Não preciso dizer qual é o destino das calorias da cerveja, né?
Mais do que uma preocupação estética, essa deveria ser uma questão de saúde. OK. Sei que aos 20 anos nos preocupamos com tudo – menos com a saúde. Mas vou falar do mesmo jeito. A pior gordura que existe é aquela que se acumula na região abdominal. Ela pode dar origem ao que os médicos chamam de síndrome metabólica. Quem sofre disso costuma ter hipertensão, colesterol alto, níveis elevados de açúcar no sangue e os graves problemas decorrentes disso (como diabetes e doenças cardiovasculares).
O combate à gordura abdominal deveria começar na juventude, enquanto é mais fácil se livrar do pneu. Mulheres que têm uma pança enorme e não se esforçam para perdê-la em geral chegam aos 30, aos 40, aos 50 com um volume ainda maior na região abdominal.
Não existe fórmula mágica para perder barriga. Não inventaram nada mais eficaz do que uma alimentação equilibrada (rica em proteínas, carboidratos, frutas, legumes etc) e atividade física. Esse é outro ponto importante. Noto que a maioria das moças que têm abdomes volumosos tem também uma postura desleixada, com ombros projetados à frente.
Tenho a impressão de que tudo isso são sinais de falta de consciência corporal. As garotas não estão sendo educadas fisicamente como deveriam. Ou não estão se convencendo dos benefícios da atividade física. Quem começa a se exercitar cedo, na infância, cresce com consciência corporal. Aprende a manter o abdome contraído, a pelve encaixada, a coluna ereta, os ombros abertos. Não só na hora do exercício, mas o dia todo, a vida inteira.

Se você, menina, está incomodada com a barriga pense nisso e procure um bom professor de educação física. Como diz o meu, “eduque seu abdome”. Garanto que vale a pena. Se você está feliz com a barriguinha que anda cultivando, desculpe-me pela intromissão. Não está mais aqui quem falou.
(Cristiane Segatto

Alimentos Importantes para a Saúde da Mulher


Você se preocupa com a alimentação? Aposto que para a maioria das mulheres, a resposta é "sim". Mas para as que não se preocupam tanto, aconselho que se preocupem mais com sua saúde, cuidando da alimentação, praticando atividade física e principalmente que se sintam bem e felizes!
Existem nutrientes essenciais para a saúde da mulher. Esses alimentos podem evitar diversas doenças como câncer de mama e útero, prisão de ventre, colesterol, diabetes, osteoporose, anemia, hipertensão, baixa-estima e até endometriose.
Mesmo que a mulher se alimente direitinho, saiba que apenas pequenas mudanças no cardápio podem fazer maravilhas para a beleza e para a longevidade.
Ferro e Vitamina C
O Ferro é um importante mineral para as mulheres devido à sua perda acentual nos períodos menstruais. Quando consumido juntamente com a vitamina C, sua absorção é ainda maior. Feijão, lentilha, couve e carnes como o fígado são grandes fontes de ferro.
Os alimentos fontes de vitamina C são as frutas cítricas: laranja, morango, maçã, acerola e tangerina. Esses alimentos são também antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres evitando o envelhecimento.
Cálcio
O cálcio é um dos minerais mais importantes para as mulheres, pois previne a osteoporose — doença caracterizada por perda de massa óssea, muito frequente em mulheres. Leite, queijo, iogurte, vegetais de folhas verde-escuras e peixes, se consumidos diariamente, podem prevenir ou minimizar a osteoporose.
Soja
A soja contém isoflavonas que colaboram com a diminuição do colesterol e podem amenizar os sintomas da menopausa devido à sua estrutura de fitoestrógeno. O estrógeno é um hormônio feminino que se encontra diminuído durante a menopausa, causando alguns desconfortos como calores, secura na pele, insônia, mudança de humor, entre outros.
Betacaroteno
O betacaroteno está presente em vegetais alaranjados como cenoura e abóbora e em folhas verdes escuras como brócolis e espinafre. Ajuda na síntese de tecidos do corpo e possui indóis, que previnem o câncer de mama.
Fibra e Água
A constipação intestinal é uma queixa frequente. Para solucionar este problema, procure beber muita água: de 1 a 2 litros todos os dias. Aumente a ingestão de fibras como verduras, legumes, frutas, cereais e grãos integrais. Ingerindo bastante água e consumindo fibras, além de ajudar no trânsito intestinal, hidrata o corpo e ajuda na eliminação de toxinas pelos rins.
Inhame
O inhame ameniza as cólicas menstruais e outros sintomas das TPM; reforça as defesas do organismo, estimula a libido e tem ação antiinflamatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas — evitando até a celulite.
Morango
O morango traz muitos benefícios para a beleza, principalmente para a pele do rosto. Ele possui enzimas que bloqueiam as rugas por conter antioxidantes.

Chocolate meio amargo
O cacau, principal ingrediente do chocolate, tem um antioxidante poderoso que trabalha aumentando a irrigação sanguínea, retardando o aparecimento de rugas. O chocolate meio amargo, além de ser antioxidante, é também rico em flavonóides. Ajuda até na TPM, pois traz sensação de bem-estar
Peixes e carnes
Uma dieta rica em Omega 3 e ácidos graxos — como a fornecida por peixes como o salmão e o linguado — auxilia na prevenção de doenças coronarianas. Outra forcinha é dada pelo zinco, existente nas ostras (e também no fígado, leite e farelo de trigo), que estimula a multiplicação celular. Não menos importante, o manganês, enxofre e magnésio — presentes nos frutos do mar e grãos — são minerais antioxidantes, prevenindo danos às células.
As carnes são boa fonte de proteínas, responsáveis pela formação, oxigenação e manutenção dos tecidos. Contêm um pouco de ferro, o que previne também a anemia. Outro ponto a favor: a carne é rica em zinco, que é um mineral antioxidante por natureza.

Nota : Não esquecer da banana

Banana é tudo de bom

Acrescente a banana em sua alimentação que certamente irá melhorar sua qualidade de vida.
Benefícios da Banana.

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo. Possui também grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico.
Contém 3 tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose. Esses açúcares combinados com a fibra da banana promove grande energia ao corpo.
Mas energia não é o único benefício que a banana nos traz, ela ajuda-nos a prevenir um substancial número de doenças:
A banana contém uma substância chamada serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor, portanto pode ajudar pessoas que sofrem de depressão.Por conter ferro estimula a produção de hemoglobinas e ajuda em caso de anemia.Rica em potássio e pobre em sal, perfeita para baixar a pressão arterial.Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.Rica em vitamina B acalma o sistema nervoso.Ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos estressados o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.A banana também diminui as câimbras, contendo bastante vitamina B6 e B12, indicada para quem parou de fumar, pois tira os efeitos da falta de nicotina.O indicado é não exagerar no consumo dessa fruta, pois pode trazer malefícios. Especialistas indicam o consumo de no máximo duas bananas por dia.

Estética: Rosto rejuvenescido

Conservar a beleza e a juventude da pele é um desafio para todas as mulheres. Na sociedade actual, há mesmo quem afirme que "a beleza é um dever". Sem cair num exagero perfeccionista, devemos tentar manter-nos jovens com uma pele sadia e equilibrada.
Com o passar dos anos, a pele ‘amadurece’ e o seu tecido conjuntivo começa a desestruturar-se, causando rugas e de-senvolvendo outros sinais de envelhecimento como a flacidez.

Uma inovação tecnológica importante foi o Lipoadvance Crf – o qual a actriz brasileira Thaís de Campos não dispensa –, com um programa específico para combater o envelhecimento do rosto.

A energia que emite penetra as camadas da pele para, selectivamente, provocar o aquecimento desta onde as fibras de colagénio se encontram. Este aquecimento local causa a contracção das fibras de colagénio e a regeneração dos depósitos de colagénio e da elastina, responsáveis pela firmeza da pele.

O programa de rejuvenescimento facial permite tratar delicada e eficazmente todas as camadas da pele e, ao mesmo tempo, proteger a superfície desta, levando a resultados rápidos sem dor ou desconforto. Os efeitos são, muitas vezes, tão expressivos que permitem evitar a cirurgia plástica.

O tratamento está indicado para a tonificação do rosto e pescoço, não exige período de recuperação ou cuidados especiais depois do tratamento e pode ser feito a qualquer hora e em qualquer altura do ano.
Body Balance Centre Cascais –

Psoríase: O ácido fumárico e um outro enfoque sobre a doença

Muito interessante a matéria e os comentários

A psoríase é uma doença que afecta, em graus variados, perto de 5% da população e para a qual não existe, infelizmente, qualquer tratamento farmacêutico ou nutricional realmente eficaz.
> Contudo, o ácido fumárico e alguns dos seus derivados são utilizados há mais de 30 anos com algum êxito, na Europa do Norte e nos Estados Unidos, para acalmar as comichões, a descamação e o desconforto característicos da psoríase.

 O ácido fumárico forma-se naturalmente na pele quando esta é exposta ao sol, mas em caso de psoríase este processo é deficitário, sendo necessária uma exposição prolongada.

Vários dos estudos mais positivos, eficazes em 80% dos pacientes, combinaram a administração de derivados farmacêuticos de ácido fumárico com uma dieta muito restritiva. O Dr. Ward Dean, que utilizou o ácido fumárico nos seus pacientes, declara: "Trata-se do único produto eficaz, mesmo muito eficaz, em perto de 80% dos casos e é muitas vezes considerado como uma benção pelos indivíduos que sofrem da doença." Recomenda a sua utilização em conjunto com ácido gama-linolénico (GLA).

Ao contrário de alguns dos seus derivados farmacêuticos, o ácido fumárico – um composto natural que participa no ciclo de Krebs – é extremamente seguro e faz parte da lista "GRAS" (Generally Recognized As Safe = geralmente reconhecido como seguro) estabelecidade pela Food and Drug Administration (FDA).
O único efeito secundário possível é um "rubor" inofensivo, comparável ao originado pela niacina, ao qual se cria rapidamente uma tolerância.
A psoríase é uma doença de pele incurável e não contagiosa, nem por transfusão sanguínea, sendo hereditariamente transmissível pelos genes do psoriático. A palavra psoríase vem do grego e significa erupção sarnenta. É uma doença crônica, hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida, mostrando uma grande variedade na severidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Em pequenas percentagem e casos há artrite associada. Homens e mulheres são atingidos de igual forma, na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida e com grande freqüência em pessoas da pele branca, sendo raras em negros, índios, asiáticos e não existe entre esquimós




Um outro enfoque sobre a doença

por Manoela Malta
Queridas
Talvez muitas nem saibam do que se trata, mas certamente outras já conhecem, seja por experiência própria, seja por conhecerem alguém portador de psoríase. Para situar vocês no assunto, trata-se de uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora.
Em geral, esses fatores estão relacionados a algum evento que perturba emocionalmente a pessoa, sendo, assim, considerada uma doença psicossomática. Ela afeta de 1 a 2% da população mundial e acomete igualmente homens e mulheres, embora o início seja mais precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade.
É uma doença que, além dos incômodos físicos, traz muitos inconvenientes sociais e, especialmente, emocionais, já que sofrem com a alteração da autoimagem e, especialmente, com o preconceito daqueles que, por ignorância, pensam ser uma doença contagiosa.
Sou acupunturista e tenho um paciente num estado bem complicado de psoríase, com descamação praticamente total do corpo. Ele há um bom tempo toma remédios fortíssimos que prejudicam o funcionamento de vários sistemas do seu organismo, porém, suas melhoras eram poucas comparadas ao grande mal que essas medicações fazem. Felizmente ele tem obtido algumas melhoras, graças a alguns ajustes emocionais, energéticos e alimentares
Assim, conhecendo de perto a aflição de quem sofre com essa doença, resolvi compartilhar com vocês algumas orientações para quem já vem lutando contra essa doença.
1. Não se luta CONTRA um sintoma. SE ESCUTA O SINTOMA! Qualquer sintoma que você tem não é seu “arquiinimigo” contra o qual você precisa lançar mão da sua arma de mais alto calibre! Ele é apenas um mensageiro dizendo que algo em sua vida anda mal conduzido. TODO sintoma tem um sentido, você precisa descobrir qual o sentido do seu sintoma
2. A psoríase é considerada uma “doença” por excelência psicossomática. Ou seja, algo em você não está bem resolvido emocionalmente e se manifesta no corpo. Na verdade, quase tudo acontece assim: do “psi” (mente) para o “somático” (corpo). A pele é nossa primeira proteção e é o que as pessoas vêem em primeiro lugar. A pele, de acordo com medicina chinesa, é regida pelo elemento metal, que é o elemento que nos dá a capacidade de nos protegermos na vida. É ele também que nos dá a capacidade de romper laços nocivos e aceitar as perdas de forma mais equilibrada. Esse é o elemento responsável por nossos processos de limpeza, sejam elas emocionais, energéticas, ou mesmo físicas, ou seja, ele faz a limpeza do “lixo” que guardamos. Com essas informações em mãos, se avalie, se pergunte como você tem lidado com essas questões em sua vida, pare para pensar em que momento o sintoma surgiu. Respondidos esses questionamentos, analise bem as respostas e se pergunte se elas demonstram equilíbrio emocional da sua parte. Cuide da sua mente, faça psicoterapia, conheça-se melhor, entenda a mensagem do seu sintoma e mexa-se para a mudança!
3. CORTE RADICALMENTE A LACTOSE. Alguns terapeutas da medicina tradicional chinesa tecem algumas considerações acerca da intolerância à lactose relacionada aos quadros de psoríase. Então resolvi testar a tese dos colegas: pedi ao meu paciente pra cortar radicalmente a lactose de sua alimentação. Resultado: em apenas uma semana sem lactose já apresentou melhora significativa, melhora essa que foi crescendo ao longo do tempo. Nossa dependência do leite é muito mais emocional do que qualquer outra coisa, sei que muitas pessoas não conseguem imaginar sua dieta sem lactose, mas o benefício de uma dieta sem lactose pode ser infinitamente maior do que um possível incômodo.
4. FALE. Abra seu coração, converse, não guarde mágoas, nem leve desaforo pra casa. Absolutamente não estou aconselhando você a sair dizendo o que quer e magoar as pessoas a torto e a direito. NÃO! Mas lembre-se: tudo pode ser dito, dependendo de como é dito. Isso é um exercício de autodefesa. Não permita que as pessoas magoem você, nem aceite calado aquilo que lhe incomoda. Conversando, tudo se resolve.Bem, é isso. Espero que essas informações ajudem a melhorar um pouco a vida de vocês e sejam um pontapé inicial para uma nova forma de lidar com esse sintoma que, nada mais é do que um mensageiro que, como qualquer outro, vai embora quando cumpre sua missão.
Tenham uma semana iluminada e serena!
Abraços,
Manoela Malta

LEIA OS COMENTÁRIOS DOS LEITORES SOBRE ESTA MATÉRIA: 

59 comentários para “Psoríase”

Nice

setembro 16, 2010 às 2:01 pm
Permalink
Responder

Muito bom….. muito explicativo e de grande ajuda…parabéns pela iniciativa

Mayhara

setembro 16, 2010 às 2:01 pm
Permalink
Responder

Amei esta matéria. Sofro de psoríase. É um incômodo. A minha está intimamente ligada ao emocional. Quando meu estado emocional está em desequilíbrio ela agrava ainda mais. Quando estou tranquila, a doença melhora ou até mesmo ‘desaparece’, mas é só descontrolar meu emocional que ela volta com tudo.Interessante sobre o corte da lactose da dieta. Vou fazer a experiência. Vale a pena tentar, para ter uma pele mais bonita.
Beijos

e parabéns pela matéria!

Danusa

setembro 16, 2010 às 2:17 pm
Permalink
Responder

eu não tenho (ainda bem) mas eu sempre quis saber mais sobre essa doença pois tive um parente com psoríase. Está muito bom o texto!

Giovana

setembro 16, 2010 às 2:21 pm
Permalink
Responder

infelizmente muitas pessoas tem preconceito contra essa doença, eu já tive, mas isso foi num momento de estresse muito forte… as pessoas nao entendem e te recriminam, muito bom falar sobre esse assunto aqui, parabéns!!!

denise
setembro 16, 2010 às 2:35 pm
Permalink
Responder

meninas, adorei essa reportagem… minha irmã tb tem!

Sarah Marinho

setembro 16, 2010 às 3:35 pm
Permalink
Responder

Show de bola esse seu post, Manoela. Adorei a objetividade e clareza com que abordou o assunto.
Parabens!

Bruna

setembro 16, 2010 às 3:43 pm
Permalink
Responder

Eu nunca tive esta doença, porém ja tive HPV grau 2 com ferida. E queria dizer para todas as pessoas que tem esta ou outras doenças, que para DEUS, todo o impóssivel para nós humanos é possivel para ele. Assim como a cura de qualquer doença, eu fiquei curada pela fé em DEUS . Se ja tentou de tudo e não conseguiu melhora, procure Deus.

laviniabatista

setembro 16, 2010 às 3:47 pm
Permalink
Responder

Parabéns pela resenha! Otima mesmooooooo, adoreeiii. Nunca tinha ouvido falar dessa “doença”. Mas pra quem tem ou conhece alguém q tenha acredito q vai ser muito interessante saber essas informações.

Ana claudia da silva

setembro 16, 2010 às 3:48 pm
Permalink
Responder

Parabéns pela iniciativa!!!Tenho uma amiga que tem.Ela fala que herdou do Pai que tbem tem.Ë dificil as pessoas entenderem que e uma doen;a nao contagiosa,por falta de informa;ao essas pessoas sofrem muito com o preconceito,o que acaba piorando a doen;a,ja que esta ligado ao emocional,acredito eu…Seu texto esta super bem feito.
Parabens mesmo.
Bjim

Janice Novais

setembro 16, 2010 às 3:50 pm
Permalink
Responder

Muito boa a matéria! Na verdade, as pessoas não tem um bom conhecimento a respeito da psoríase; e por não saber muito sobre ela, acabam tendo um certo preconceito e achando que pode ser transmissível. Por isso agora com essas ótimas informações, basta a gente passar pra frente, não é mesmo? Meus parabéns pela matéria!
Miria

setembro 16, 2010 às 3:54 pm
Permalink
Responder

Hum eu gostaria de saber como é essa doença… Minha cunhada tem disturbios emocionais e aparece umas “bolhas no corpo”, inclusive na cabeça. Parece que foi quimado com um cigarro, e gostaria muito de saber se é essa a doença para poder orienta-la.
Helô

setembro 22, 2010 às 12:28 am
Permalink
Responder
Só quem pode dizer é um médico dermatologista, e, se ele tiver dúvida, uma bióspsia da lesão poderá solucionar o caso.

PATRICIA

setembro 16, 2010 às 3:56 pm
Permalink
Responder
OLÁ MANOELA, TENHO PSIORÍASE DESDE OS 9 ANOS DE IDADE E SEI BEM COMO O EMOCIONAL SE MOSTRA ATRAVÉS DELA. NA SUA OPINIÃO UM TRATAMENTO DE ACUPUNTURA, FOCADO EM CONTROLE EMOCIONAL OFERECE AJUDA SIGNIFICATIVA? SE VC PUDER AMNDAR SEU CONTATO, AGRADEÇO.
Manoela Malta

setembro 16, 2010 às 7:21 pm
Permalink
Responder

Olá Patrícia,
a juda através desse tratamento é sim bastante significativa. às vezes ficamos anos das nossas vidas lutando contra um sintoma quando, na verdade, deveríamos pensar a respeito do que ele significa dentro da nosa história. Assim, aliando a algumas outras mudanças de hábitos, como sugeri a dieta zero lactose, por exemplo, podemos ter muito sucesso na melhora da nossa qualidade de vida.

meu email é manoelamalta@hotmail.com. se quiser entrar em contato, estou à disposição para esclarecer as dúvidas que forem possíveis.Abraços,

Manoela Malta
margareth

setembro 17, 2010 às 11:06 am
Permalink
Responder

ola .
fico muito feliz de saber que existem pesoas como você que se doam em pro de ajudar o proximo ,minha filha sofre com essa doença e é muito problematica com ela mesma ñ dis que ñ tem sorte eu digo que ela é uma mulher muito forte pois tem 25 anos e cuida das filhas maravilhosamente bem agora esta gravida do terceiro filho e o esposo ñ esta dando a atenção que ela precisa ta dificil ate pra mim que sou depreciva e tenho que ser forte pra dar força pra ela .
mas depois dessa ajuda que você nos deu vai dar tudo certo…

bjos e seja muito feliz Manoela anjo de Deus..

Helô

setembro 22, 2010 às 12:27 am
Permalink
Responder
A psoríase é uma doença que só entra em remissão, pois não há cura, se for tratada a causa, não a consequência. A medicina pouco se importa com a causa. Se você vai a um médico ele passa logo um creme à base de corticóide e pouco se importa em realizar uma digressão acerca do seu histórico médico e de vida, para, então, poder lhe encaminhar a uma equipe multidisciplinar que possa melhor resolver o problema. Médico não faz isso, porque além de ele perder tempo e dinheiro, pois enquanto ele está investigando sua vida ele está deixando de atender o paciente que só quer tratar ruguinha e colocar botox, você também não vai ficar satisfeito porque aquele tratamento que ele vai propor vai demorar muito mais a apresentar resultado. Então, fica esse círculo vicioso, o médico não quer perder tempo, o paciente quer resultado imediato, e resulta nessa coisa paliativa por tempo indefinido. Psiquiatra, emprego tranquilo, família consciente, que entenda que você não pode se estressar, isso sim pode fazer o psoriático melhorar, mas é tudo tão difícil que é melhor colocar logo corticóide e seguir em frente.

♥Bia♥

setembro 16, 2010 às 4:09 pm
Permalink
Responder

Bem eu não tenho, mas passei aqui p/ agradecer a vc pela resenha. Está muito bem explicada!

Parabéns! E obrigada por postar, com certeza vc irá ajudar muitas pessoas.

Fique com Deus!

Beijocas

Carla Alves

setembro 16, 2010 às 4:11 pm
Permalink
Responder

Bem achei o assunto super interessante, tbm nunca ouvi falar no nome dessa doença, mas pra quem conhece e pode ajudar dando dicas importantes como essa, é fundamental que pessoas que tenham deem a devida atenção e procurem se tratar ou curar issoSaúde em 1° lugar sempre.

Jane Barbosa

setembro 16, 2010 às 4:16 pm
Permalink
Responder

EXCELENTE!!!!!! Parabéns pela iniciativa,de nos levar beleza com formação e informações sobre assuntos que já gerou,e infelizmente ainda gera murmúrios, e conceitos esteriotipados, e não a verdade.
MAIS UMA VEZ ESTÃO DE PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

TATIANE GONÇALVES

setembro 16, 2010 às 4:24 pm
Permalink
Responder

MUITO BOM,sempre é bom saber de coisas novas principalmente sobre saúde.
BJINHOOOOOOOOS!
nancicabral

setembro 16, 2010 às 4:42 pm
Permalink
Responder

Ótima a explicação, nem imaginava q estivesse ligada ao emocional, muito interessante, parabéns e obrigada.

Nilse Zafani

setembro 16, 2010 às 4:44 pm
Permalink
Responder

Adorei seu comentário, com clareza e objetividade.

Quando tiver oportunidade, gostaria muito que comentasse sobre lupus eritematoso discóide e o sistêmico. Achei de grande valia a dica da lactose, e do lupus, exceto o sol, tem algo a ser evitado???

Desde já meus agradecimentos. Obrigada

Nilse
ivandete de oliveira quintino

setembro 16, 2010 às 5:34 pm
Permalink
Responder

Olá, muito bom saber sobre a psoríase. Eu tenho a mais ou menos 12 anos uma escamação, seguida de pequenas bolhas e muita coceira em meus pés… Já fui ao médico, mas ele diz que é devido ao sobrepeso….Já fui num podologo e ele diz que é excesso de calor nos pés, outras pessoas dizem que é ácido úrico….então não sei na real o que é…..Meu pai também tem….e já percebi que tem momentos que melhora, e outras pioram muito…..E é um tormento, porque não posso colocar uma sandália, ou um chinelo que morro de vergonha…..E gostei muito da sua dica, sobre a lactose e vou tentar evitar…o que vai ser um sacrificio pq amo leite…..Mas sua matéria está perfeita….Meus parabéns pela clareza nas informações…..IVANDETE

Maria de Lourdes

setembro 16, 2010 às 5:39 pm
Permalink
Responder

Parabéns pelo comentário muito elucidativo, onde foi esclarecido para pessoas que não conhecem este tipo de doença. Tenho uma amiga que tem psoríase e que sofre também pelo preconceito de outras pessoas. Continue apresentando assuntos importantes como esse.

Tatiana Corsini

setembro 16, 2010 às 6:33 pm
Permalink
Responder

Exelente resenha. Parabéns ,Manuela. Conheço algumas pessoas que sofrem com a doença. vou compartilhar com elas mais esta informacão. Se alguém tiver informações sobre herpes, compartilhem conosco.obrigada!

ana karla

setembro 16, 2010 às 6:43 pm
Permalink
Responder

oi,manoela gostaria de te agradecer, tenho uma filha de 9 anos que tem transtorno bipolar,e para complicar mais a vidinha dela desenvolveu psoriase.é muito dificil conviver com o preconceito das pessoas ao que é diferente.faço terapia para aprender a lidar com minha filha;e isso tem ajudado a mim e a ela.ela já não tem crise a quase 9 meses,e acredite pra ela que é criança o preconceito é maior. era muito dificil convercer ela a frequentar as aulas.é muito bom que a informação venha e que seja de uma forma tão explicativa e tão de coração!que deus te ilumine cada dia mais. beijos mil.

suraya

setembro 16, 2010 às 6:53 pm
Permalink
Responder

Bem ..eu adorei a materia.Paxei a entender mellhor sobre essa doenca e isso vai ajudar de um certo modo.Tenho um colega k tem esta doenca e ele sofre mt ,talvez lhe ajude a entender melhor sobre isso.Um abraco!

flavia carneiro
setembro 16, 2010 às 7:35 pm
Permalink
Responder

eo achei a material muito importante tenho psoríase capilar a minha encomoda mais não me deixa constrangida pq e na cabeça qro saber mais sobre a capilare q tipos de cuidados devo tomar ????
Helô

setembro 22, 2010 às 12:18 am
Permalink
Responder

Sou como você, mas no meu caso é disseminada no couro cabeludo, nele todo. Se eu não tratar, forma uma casca bem grossa e fica vermelho sangue. O seu é assim? Uso uma loção que peço em uma farmácia de Recife-PE, Farmácia Globo, Loção capilar de “milho de urubú”, mas o que melhora mesmo é o corticóide da fórmula. E você, o que utiliza?

Andréa técnica em estética
setembro 16, 2010 às 8:09 pm
Permalink
Responder

Nossa adorei essa materia, na escola aprendi sobre a psoríase mais não tanto com essas riquezas de detalhes e essa maravilhosa aula .parabens Manoela abraços .

Andréia
setembro 16, 2010 às 8:11 pm
Permalink
Responder

Olá,
Meu marido tem psoríase, é uma doença auto imune. Através de um amigo ele descobriu a autohemoterapia. A psoríase melhorou 95% durante o tratamento.

AUTO-HEMOTERAPIA-É um recurso terapêutico de baixo custo, simples que se resume em retirar sangue de uma veia e aplicar no músculo, estimulando assim o Sistema Retículo-Endotelial, quadruplicando os macrófagos em todo organismo.

A técnica é simples: retira-se o sangue de uma veia comumente da prega do cotovelo e aplica-se no músculo, braço ou nádega, sem nada acrescentar ao sangue. O volume retirado varia de 5ml à 20ml, dependendo da gravidade da doença a ser tratada. O sangue, tecido orgânico, em contato com o músculo, tecido extra-vascular, desencadeia uma reação de rejeição do mesmo, estimulando assim o S.R.E. A medula óssea produz mais monócitos que vão colonizar os tecidos orgânicos e recebem então a denominação de macrófagos. Antes da aplicação do sangue, em média a contagem dos macrófagos gira em torno de 5%. Após a aplicação a taxa sobe e ao fim de 8h chega a 22%. Durante 5 dias permanece entre 20 e 22% para voltar aos 5% ao fim de 7 dias a partir a aplicação da auto-hemoterapia. A volta aos 5% ocorre quando não há sangue no músculo.
Infelismente não há um incentivo nos estudos dessa técnica. Acho que é a máfia dos laboratórios, pois imaginem o quanto de medicamentos teriam suas vendas despencadas? Eu mesma conheço pessoas que já tiveram melhora significativa com reumatismo.
Vale a pena pesquisar e tirar suas conclusões.
Assistam o vídeo do Dr. Luiz Moura :

http://www.orientacoesmedicas.com.br/auto_hemoterapia.asp
Helô

setembro 22, 2010 às 12:14 am
Permalink
Responder
Ele mesmo aplica as injeções ou vai a um local realizar o procedimento? Como ele se informou e recebeu orientação de como fazer? Já ouvi falar, mas nunca de alguém que havia feito.

franciele
setembro 16, 2010 às 8:32 pm
Permalink
Responder
oi gostaria de saber sobre essa doença psoriase,sabe eu tenho os braços,as pernas coxas,as nadegas,cheio de bolinhas avermelhads q coçam muito,tem umas q ate inflamam,sao bolinhas pequenas,como se fosse a de uma cabeça de alfinete,ja fui a derma,ela diz q eu tenho pela seca,mas eu ja usei todos os tipos de crems para pele seca e extra seca,e nao adianta nada,e o ano inteiro,tomo banho com agua fria,sempre hidrato o corpo,principalmenteos braços,eu tenho vergonha de sair de casa com regatas,com saia,calçao,todos olham,tem uns q pergunbtam ” O Q VC TEM NOS BRAÇOS,???POIS E BEM VISIVEL,VERMELHO,ASPERO,O Q VCS PODEM DIZER Q É,UNS DIZEM Q E PELINHOS ENCRAVADOS,MAS NAO É,POIS AS BOLINHAS Q SAI,TEM OS PELINHOS E A BOLINHA JUNTO,AGRADEÇO SE RESPONDEREM

Silvia Fernanda da Costa Queiroz

setembro 16, 2010 às 9:09 pm
Permalink
Responder

Oi Franciele,eu acho que pode ser psoriase com um creme para usar em psoriase se for tu vai melhorar,experimenta.Abraços!!
Manoela Malta

setembro 17, 2010 às 9:59 am
Permalink
Responder

Olá Franciele,
vc precisa ir a um dermatologista pra que ele possa dar um diagnóstico com precisão. Existem vários quadros dermatológicos que podem aparecer como essas bolhinhas. A princípio, já que vc apresenta essa aspereza na pele, PODE SER (é preciso consultar um dermato) que você precise mudar algo em sua alimentação. Algumas pessoas têm alergia ao próprio suor e ai aparecem essa bolinhas e às vezes até manchinhas brancas e a pele fica com um aspecto áspero. Você pode testar um processo de desintoxicação tomando bastante suco de clorofila (passar na centrífuga ou no liquidificador folhas verdes como: couve, hortelã, acelga, alface, com um limão), evitar embutidos, enlatados, corantes, gorduras, etc. Invista em beber bastante água e enriquecer sua dieta com muitas frutas, verduras e legumes. A cenoura é uma maravilha para a pele (comer crua). Mas, de qualquer maneira, não deixe de ir a um dermatologista, ele sim lhe dará um diagnóstico mais preciso.
Abraços,
Manoela Malta
Helô

setembro 22, 2010 às 12:10 am
Permalink
Responder

Todo creme para psoríase é a base de corticóide. Se não for psoríase vai melhorar do mesmo jeito, ainda que você use um creme para psoríase, pois afecções de pele sempre melhoram com corticóide, ainda mais na apresentação dos cremes para psoríase, cujo percentual costuma ser mais alto. Antes de mais nada, investigue se há outros casos na sua família e vá ao médico, pedindo, de prefrÊncia, que ele faça logo uma biópsia, se o tratamento que ele passar for ineficaz, pois assim você evita que as lesões se multipliquem e cresçam em decorrência de tratamentos para a coisa errada.

Ana Paula Giácomo

setembro 16, 2010 às 8:49 pm
Permalink
Responder

Muito interessante, minha mãe sofre de psoríase e sofre muito, pois há um incômodo muito grande, e em alguns casos, crises doloras. Vou orientá-la a cortar a lactose para fazer um teste…

Silvia Fernanda da Costa Queirozsetembro 16, 2010 às 9:06 pm
Permalink
Responder

Adorei a matéria,pois tenho psoriase,já sofrir muito com preconceito,com a doença em si.Com pessoas que não me entendia e eu também não entendia essa doença e nem porque eu tinha.Me trabalhei pra aceitar-lá,hoje já me acostumei,chamo elas de amiguinha pois sempre estão comigo,principalmente quando vou menstruar,tenho raiva,alegria,etc.São poucas graças a Deus,é mais na barriga e nas costas, passo uma pomada e fico uns dias sem elas.Fiquei surprsa com essa da lactose vou tentar também tirar a lactose.
Andressa

setembro 16, 2010 às 9:52 pm
Permalink
Responder

Manoela!!
Vc abortou o assunto que mais me interessa. Eu tenho psoriase desde os 10 anos que me lembre, e ela aparece somente num pé. minha mãe tb tem e o dela aparece nos pés e nas maos. A minha dermatologista sempre me aconselhou a cuidar do emocional e praticar muito exercicio. Essa doença não é contagiosa e nem fica passeando pelo nosso corpo. Eu já percebi que se um dia meu nivel de estress aumenta por algum motivo, no outro dia já aparece um sinalzinho no meu pé. Ela aparece como uma bolhinha de agua e coça muito, ela irrita e acaba deixando eu mais nervosa ainda, pq incomoda muito. Quando ela começa a secar, já passa um pouco a coceira, ai forma uma casquinha e some. Já tive um caso que ela apareceu em todo o meu pé, foi horrivel.

O caso da lactose, eu já fiz acupuntura há um tempo atras e ela me disse que eu era alergica a lactose. fiz a abstnencia e melhorei, mas ela nunca me disse que a psoriase poderia ser alergia de lactose também. Eu parei com acupuntura e tenho sempre quadros de psoriase. Vou experimentar novamente parar com a lactose, vou observar como meu organismo vai reagir.

Quero agradecer por seu post, sua explicação foi otima e de muita ajuda.

Tenha um otimo final de semana.
Beijos
Andressa

adriana

setembro 16, 2010 às 9:53 pm
Permalink
Responder
olá manoela! achei ótima a sua resenha. sofro de psoríase a uns 10 anos, hj já se fala muito no assunto, mais quando apareceram as primeiras lesões em mim, eu entrei em pânico. levou um certo tempo, até os médicos descobrirem o que era. hj convivo bem com o problema, mais sei bem o que passa o portador dessa doença, o pior é a maneira que as pessoas olham pra vc! parece que que o que vc tem é contagioso. mais graças a deus eu consigo ter uma vida normal. consigo controlar as lesões, ainda tenho que aprender a conter a ansiedade e o stress, vou seguir suas dicas e procurar um bom consultorio de acumputura! bjj e obrigada

Ana Carolina

setembro 16, 2010 às 10:35 pm
Permalink
Responder

Olá, Manoela!
Meu irmão tem psoríase desde os 18 ou 19 anos, e hoje está com 20 anos. Sua psoríase é um grau baixo, aparece apenas nas articulações das mãos. Ele está fazendo tratamento com Dermatologista, que passou uma pomada manipulada e ele usa quase sempre com regularidade. Essa pomada melhora muito o sintoma da psoríase, mas acredito que essa doença só possa ser controlada realmente com o emocional, a pessoa tem que falar mais dos seus sentimentos, se abrir mais, mostrar o que é importante para sua felicidade.

Meus parabéns pela sua contribuição para este maravilhoso site, foi muito bom você esclarecer isso para combater o preconceito (pois o contágio é impossível) e ajudar as pessoas a procurarem ajuda!

larissa

setembro 17, 2010 às 7:13 am
Permalink
Responder

Sou estudante de Psicologia da UESPI e adorei a resenha! Acho que as pessoas deveriam saber mais sobre as doenças psicossomáticas já que elas refletem bastante no corpo! O site está de parabéns pela organização e o grande número de informações esclarecidas!

Beijos

Andréa

setembro 17, 2010 às 10:10 am
Permalink
Responder

Parabéns pela resenha!

Não tenho esse problema,mas fico muito feliz de ver algo assim esclarecedor,pois imagino como pode ajudar várias pessoas .

Fica sempre um perfume nas mãos de quem oferece flores!!!
beijos.

karina

setembro 17, 2010 às 10:29 am
Permalink
Responder

Manoela,

voce sempre praticando um item essencial a todos: compaixão pelos outros.

Obrigada por tudo!

Eliana Martins

setembro 17, 2010 às 1:11 pm
Permalink
Responder

Amei, muito interesante, tenho amigos com esta doença e sei como é dificil lhe dar com ela, porem todo tipo de informação ajuda e sempre bem vinda valeu…

Sônia

setembro 17, 2010 às 1:48 pm
Permalink
Responder

Eu tenho psoríase, é muito complicado conviver com essa doença.

As minhas lesões apareceram somente em um pé, fui a varios dermatologistas que me indicavam tratamento para micose. Todos as pessoas que olhavam meu pé, pensavam que era micose, falavam passa pomada tal que melhora!!!

sofri 3 anos até achar uma dermatologista que para mim foi um anjo, quando ela bateu o olho disse que provavelmente era psoíase.

Pra mim foi libertador receber o diagnostico, pude tratar da maneira correta e hoje não apresento mais lesões.

Mas sempre estou atenta, essa doença realmente tem a ver com o emocional.
Força para quem luta contra esse problema.

Adriana

setembro 17, 2010 às 1:54 pm
Permalink
Responder

Olá!!!! Gostei bastante das explicações que vc deu sobre psoríase, eu tenho já fazem uns 10 anos e no começo, assim como todos, sofri bastante até descobrir o que era.

Qdo descobri a psoríase, meu emocional estava péssimo, fiquei num estagio da doença bem avançado, não sabia o que fazer. Aí o médico passou remédios, alimentação e disse que dependia muito do emocional.

E é a pura verdade, hj estou muito bem emocionalmente e não tenho mais vestígios da doença, graças a Deus!!! Só não sabia da lactose, eu amoooooooo leite, e sempre tomei muito, mas vale dar uma boa controlada na alimentãção pois só que sofre dessa doença pode saber o qto é horrível, principalmente para nós mulheres.

Bjuuuuuuuuusssssssssss! Fiquer com Deus…………

meiri leite

setembro 17, 2010 às 2:03 pm
Permalink
Responder

Nossa Manoela você está de parabéns pela resenha,nem se quer imaginava que existia esse tipo de doença,foi esclarecedor,Obrigada pela informação um grande cheiruu…

Ana Maria

setembro 17, 2010 às 2:54 pm
Permalink
Responder

Manoela, parabéns pela iniciativa, amei a postagem.

Bem, eu sofro com a psoríase há uns 2 anos.

E no meu caso é emocional, estive um pouco agitada e estudando e trabalhando muito nos últimos dias.

Hoje uso uma pomada muito boa.

Mas logo que apareceu na minha pele sofri bastante até descobri do que se tratava, foi um sofrimento, fiquei com minhas duas canelas horríveis no ano passado, por volta de uns 7 meses direto e tratava como alergia, até encarar e usar uma pomada para psoríase, e sumiu da minha perna.

Agora devido as tensões dos últimos 3 meses, estou com uma pequena mancha nas costas e 3 nas coxas…Mas já estou tratando…

Importante frisar que não é recomendável se expor durante muito tempo na água, ou seja, banhos, piscinas, mar e outros..Também é extremamente importante a hidratação da pele de preferência com hidratante que contenham uréia…

Mas, dia após dia tenho aprendido a pedir ao Espírito Santo que me dê domínio próprio sobre minha emoções, que é o que nós que sofremos com a psoríase tanto precisamos, isto é, do equilíbrio das nossas emoções…

Por fim, valeu pela iniciativa.

Paz a todas..

Bjsss…

Miriam

setembro 17, 2010 às 9:28 pm
Permalink
Responder

Tenho psoriasi e fui aconselhada a fazer carbox terapia o que sabe sobre isso,se possivel me respodam obrigada bjs…..
Helô

setembro 22, 2010 às 12:03 am
Permalink
Responder

Nunca ouvi falar sobre isso e acho que é um ABSURDO! Eu fiz uma sessão experimental de carboxiterapia para celulite e é a maior mentira que já vi. Dizem que na estria recente é muito eficaz, pois estimula a produção de colágeno e elastina. Não sei como isso pode ajudar a psoríase, pois o que sei é que a psoríase decorre de uma reprodução desordenada dos queratócitos, e, não vejo como o gás carbônico, que promove uma possível oxigenação do tecido subcutâneo, possa fazer algo que o próprio organismo já faz em excesso no caso da psoríase, que é irrigar o tecido a ponto de inflamá-lo. Essa é nova e para mim não faz o menos sentido,mas em medicina, tudo é possível, não sendo necessário que seja explicável, pois tudo é muito empírico, usa-se porque dá certo, mas não se sabe o porquê.

Aurora de Jesus Cardoso de Assis
setembro 18, 2010 às 3:07 am
Permalink
Responder

Muito bem explicado e esclarecedor.
Tenho este problema em minha família e sei o quanto é constrangedor para as pessoas potadoras desta doença.
Infelizmente a educação atual não atingiu ainda o patamar necessário para que a ignorancia seja banida totalmente de nossa sociedade.
Parabens Manuel Malta por dar esta contribuição para a nossa cultura.
Helô

setembro 21, 2010 às 11:49 pm
Permalink
Responder

Eu sou portadora de psoríase, mas compreendo perfeitamente a discriminação das outras pessoas, pois a psoríase se parece com muitas doenças de pele contagiosas, e, de fato, as pessoas tendem a se proteger antes de saber que aquilo não se trata de doença contagiosa. É um mecanismo de defesa humano plenamente aceitável, eu também agiria da mesma forma e você também. Então, antes de nos preocuparmos com a ignorância das outras pessoas, preocupemo-nos com a nossa, pois aproximar-se de pessoas com doenças de pele sem saber direito do que se trata, seria, no mínimo, inconsequente.

Edilma

setembro 18, 2010 às 9:35 pm
Permalink
Responder

Parabéns pela matéria, eu tenho essa doença a uns 15 anos mas só descobri a 4 anos atrás.

Quando era criança tinha muitos problemas em casa e volta e meia apareciam feridas na minha pele, a maioria das vezes nas orelhas, lembro que minha mãe passava pomada mas demorava muita pra curar, a 4 anos atrás eu estava em uma fase muito difícil da minha vida e der repente apareceram feridas nas minhas pernas e braços começaram bem pequenas e muito rápido estavam enormes e cheias de escamas, fiquei horrível procurei um médico dermatologista que me receitou varios remédios e pomadas pra micose que não resolveram nada pelo contrário só pioraram, procurei uma outro que me disse que eu tinha psoríase e me receitou apenas 1 pomada e mandou que eu tomasse bastante sol e procurasse uma ajuda que o meu problema era emocinal foi o que eu fiz, demorou um pouco pra que eu melhorasse mas graças a Deus agora estou bem tenho sempre aquela pomada em casa tomo sol sempre que posso e o mais importante tento sempre estar tranquila e não levo mais desaforo pra casa.
Obrigado bjsss
Helô

setembro 21, 2010 às 11:46 pm
Permalink
Responder

Qual pomada você usa e de que tamanho estão suas psoríases hoje? Você tem no couro cabeludo? Se sim, usa alguma loção?

Daise C.M.Marioto Lisboa

setembro 20, 2010 às 5:31 pm
Permalink
Responder

Minha filha sofre com a dermatite topica, faz tratamentos com a dermatologista, ela tem apenas 11 anos, cheguei a pensar que fosse psoriase, hipotese descartada.

È um incomodo, coça muito , pele extremamente ressecada.Melhora bem com o uso do hidratante FISIOGEL.

Abraço,
Daise.
Helô

setembro 21, 2010 às 11:43 pm
Permalink
Responder

Também sofro com essa doencinha chata. Meu maior problema é no couro cabeludo. Nele, ela está totalmente disseminada. Passo loção à base decorticóide, dia sim, dia não, há quase 4 anos, uma droga isso! No corpo, sempre surgem umas gotinhas, que também trato com corticóide, mas graças a Deus são pontuais e nunca se aglomeraram a ponto de formar placas grandes.

Já ouvi sobre uma pesquisa recente no EUA acerca da relação com o Glúten. Com a lactose nunca ouvi falar. Já fui num terapeuta holístico que me passou uma dieta tão restritiva que me estressei foi mais por ter me sobrado tão poucas alternativas de alimentação, rs. Desde que surgiu nunca entrei em remissão. No meu caso é só estresse mesmo. Piora quando a vida está mais corridas e as preocupações mais presentes.

O interessante é que já vi até que uma proteína presente no leite ajuda a melhorar o quadro inflamatório.

Na Alemanha já fizeram uma pesquisa e chegaram à conclusão de que no intestino do portador de psoríase se aloja uma bactéria que causa essas inflamações na pele. Tem gente que faz até hidrocolonterapia (lavagem dos intestinos com uma cânula e água morna).

Enfim, na medicina nunca se sabe ao certo a causa de doenças auto-imunes, mas pelo menos ele esudam tratamentos que nos ajudam de certa forma, pois viver do uso de corticóide não é nada legal. Quem sabe um dia surge um tratamento realmente eficaz e de cunho comprovadamente científico, com randomização do resultado e tudo o mais.

Helô

setembro 22, 2010 às 12:32 am
Permalink
Responder

A psoríase é uma doença ainda tão desconhecida, que tudo que se sabe é válido tentar, até porque na medicina é tudo na base da tentativa, e, embora eu e vocÊ tenhamos psoríase, o fato de um tratamento ser eficaz pra vocÊ, não quer dizer que vá ser pra mim, mas se não for algo invasivo ou requeira uso de remédios de uso exclusivo a partir de prescrição médica, não custa, mais uma vez, tentar. Pra mim, até hoje, só deu certo o corticóide mesmo, mas eu bem que gostaria de experimentar a auto-hemoterapia. Já ouvi falar muito, tem até uma comunidade no orkut, vou me informar mais.

BELEZA E SAÚDE