9.20.2010

O corte não agradou, a descoloração desandou, a franja entortou e a escova progressiva ficou fake E agora?

O corte não agradou Uma das opções para consertar camadas e repicados malfeitos é apelar para um corte reto. “Se, ao contrário, o que deveria ser simétrico entortou, a solução é repicar”, avisa Lucas Ramos, da Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro. Mas é bom ficar sabendo: nos dois casos, será preciso tirar um pouco do comprimento.

Ângulo certo Claus Borges, do Beka Internacional, em São Paulo, aponta outra saída para quem tem fios longos e ficou com o repicado errado: acentuar a tosa a partir do queixo. “Assim, o cabelo ganha mais movimento e a falha não fica tão evidente. Bônus: você vai perder pouco no comprimento.”

Camuflagem Não quer encarar a tesoura de novo? Então, vá de musse de volume. Se você tem cabelos finos, aplique o produto nos fios úmidos e seque com difusor para que o ondulado disfarce as linhas tortas. Nos grossos e cacheados, espalhe a musse no cabelo bem molhado, amasse com as mãos e deixe secar ao natural.

Preso fashion Outro recurso é apelar para tranças, rabos de cavalo e coques banana, que estão em alta. Para fixar os fios, recorra a uma pomada potente.

Sem rebeldia Se o cabeleireiro exagerou no repicado e os fios ficaram muito curtos e rebeldes ou você não consegue mais viver sem a escova — o que realça ainda mais as linhas do corte —, Marco Antônio de Biaggi sugere recorrer novamente à pomada. “Coloque o equivalente a uma ervilha de produto na palma das mãos, esfregue uma na outra e passe nas mechas secas, da metade do comprimento às pontas, para assentá-las, ou só onde os fios precisam ser domados”.

A descoloração desandou
Não chegou lá O cabelo ganha um tom “água de salsicha” ao clarear menos do que o esperado. No salão, reaplica-se o descolorante só nas áreas alaranjadas. “É um trabalho meticuloso e exige atenção no controle da ação do produto”, avisa a cabeleireira Jô Nascimento, de São Paulo. O tratamento é finalizado com um tonalizante perolado para garantir um loiro natural.

Deu branco Quando a descoloração passa do ponto, deixando áreas mais claras, uma das saídas é escurecer apenas essas partes. Para maior segurança, o ideal é executar a operação por etapas. “Primeiro, faço uma pré-pigmentação com tons quentes — um tonalizante dourado, se o cabelo for loiro-claro, ou acobreado, se for escuro —, enxáguo e, no final, coloco a cor desejada”, enumera Juha Antero, do MG Hair Design, em São Paulo.
S.O.S. acessórios Você não aguenta olhar para o cabelo sem chorar? Até resolver o problema no salão, o truque é disfarçar com um lenço ou bandana, no estilo neo-hippie, em alta na Europa. Se as pontas estão ressecadas e espetadas, entre na onda do coque — fica superchic!

A franja entortou
Entre na linha “Em alguns casos, é possível fazer um novo corte da franja”, sugere Lucas Ramos. Mas atenção: o conserto pode resultar em um comprimento acima das sobrancelhas, do tipo usado pela atriz Mayana Moura (a Melina, da novela Passione). Ou seja: para poucas.
Puxa e estica Aumentar alguns milímetros uma franja volumosa e rebelde é possível com a Selagem Térmica Cadiveu, feita no salão. Após o xampu pré-tratamento, os fios são secos e recebem o produto à base de cisteína e aminoácido. “Depois, uso secador e prancha, enxáguo e finalizo com uma máscara restauradora”, conta Lucas.

Saia da tribo Seu cabelo é grosso e, ao cortar a franja, você ficou com um look índia? “Desfio os fios na vertical para que percam peso e volume”, diz Marco Antônio de Biaggi.

Jogada de mestre “Para disfarçar a franja torta, mude-a de posição ou jogue-a para o lado contrário. Aplique um spray de fixação leve, usando secador se achar necessário”, ensina o cabeleireiro Tiago Parente, do Fashion Clinic, no Rio de Janeiro.

Vá de aplique Você também pode apostar em faixas e grampos ou recorrer a franjas fake (desde que sejam da cor exata de seu cabelo). Há as feitas de fios naturais ou de fibras artificiais, como o Hairdo Clip-In Bangs, o queridinho da atriz Jessica Simpson. Trata-se de um aplique que é preso com três presilhas tic-tac. Onda retrô Se o problema não é o alinhamento, mas o arrependimento, prenda a franja para trás com uma fivela ou grampo, sem puxar muito os fios, para que forme um topete ao estilo anos 1960.

A escova progressiva ficou fake
Dá-lhe, tesoura! Você acha que se deu bem com o liso, mas quer um pouquinho de balanço. Aposte em um bom corte. “Um repicado médio, na altura dos ombros, ou curto, na nuca, traz leveza, faz o cabelo dançar ao menor movimento da cabeça e fica superfashion”, afirma a cabeleireira Renata Souza, do Laces and Hair, em São Paulo.

Faxina geral O truque para amenizar o efeito artificial (liso demais) é investir no xampu antirresíduos ou adstringente. “Aplicado uma vez por semana, ele acelera o processo de remoção da química. Para amenizar o ressecamento, substitua o condicionador por uma máscara hidratante duas vezes por semana”, aconselha Luciano Calçolari, do L’Officiel III, em São Paulo.

Enrole-se Prefere esperar o alisamento sair por conta própria, mas quer dar um jeito na cabeleira murcha? “Aplique um spray de fixação forte em cada mecha já seca e enrole-a num bobe largo. Solte após 20 minutos. O cabelo ganha balanço, dando uma boa enganada”, garante Luciano Calçolari. O efeito pode durar algumas horas, dependendo do tipo de fio.

Nenhum comentário: