9.20.2010

Terapia do bem estar, “Coach de Saúde”

"Arquitetura do Bem Estar"

Administrando Saúde
"Quando estamos com fome, comemos, mas, antes de ficarmos famintos, costumamos planejar como vamos conseguir a comida. Com nossa sáude deveria ocorrer o mesmo. Ao adoecer, você procura um médico, mas, antes de ficar doente, você deveria planejar como permanecer saudável." Dra. Jennifer Peterson

NÍVEIS DE SAÚDE
Sua saúde é a sua maneira total de ser, influenciada por muitos fatores: individual, psicológico, social, físico e nutricional. Há duas perguntas importantes:
Que fatores você pode influenciar?
Qual deles provocará mais mudança?
Foi desenvolvida uma maneira muito útil de pensar a respeito da influência que podemos ter em nossa saúde. São chamados de Níveis de Controle ou Níveis de Influência:

1. Ambiente
Neste primeiro nível identificamos onde os fatores que influenciam o resultado final estão presentes, como era este lugar, que época do ano aconteceu?
Aqui é importante fazer distinção entre o ambiente externo e interno. O ambiente externo consiste no meio onde a pessoa vive e as pessoas com as quais vive e se relaciona, o ambiente interno é seu próprio corpo, seu organismo.
O que você está colocando em seu ambiente interno?
Que qualidade de ar você está respirando?
Que qualidade de alimento está ingerindo?
Podemos ingerir a quantidades recomendadas de alimentos saudáveis, necessário para nosso sustento, porém se estes alimentos estiverem contaminados ou deteriorados, conseqüência de um fator ambiental externo, pode representar algum perigo.
O ambiente social também é importante. A qualidade de nossos relacionamentos tem um enorme impacto na saúde. Se não pudermos viver numa ilha e plantar nosso próprio alimento, precisaremos lidar com o ambiente da melhor maneira possível. Devemos fazer o que está ao nosso alcance.

2. Comportamento
Consiste basicamente nas nossas ações. É tudo aquilo que fazemos. No processo de "Coaching de Saúde" buscamos as respostas às seguintes perguntas:
O alimento ingerido regularmente é saudável?
Que atividade física é praticada regularmente?
Quais são os hábitos relacionados com fumo, bebidas, drogas, etc...
Para a manutenção da boa saúde precisamos evitar hábitos prejudiciais e cultivar hábitos saudáveis. Se o primeiro nível, o ambiente, estiver com problemas, a ação, o comportamento de buscar soluções, buscar alternativas pode mudar ou amenizar o impacto do meio ambiente.
Agora, para que este comportamento seja eficiente é necessário a evolução para o terceiro nível.

3. Capacidade
Neste nível analisamos o "como" o comportamento é realizado. Avaliamos as ações e hábitos repetidos e constantes.
No trabalho de "Coaching de Saúde" motivamos o cliente a encarar suas ações de maneira eficiente e efetiva.
Não é prejudicial ingerir ocasionalmente um pedaço de bolo, um biscoito e refrigerante, mas uma dieta que os inclua continuamente aumenta os riscos de obesidade, diabetes e problemas dentários...
Geralmente observamos que os hábitos não são interrompidos pela força de vontade mas, sim, pela descoberta do objetivo por trás do hábito e pelo esforço para alcançá-lo de modo mais saudável. Chamamos a isso de “Estratégias”, são as formas de pensar e agir. Todos temos estratégias alimentares, por exemplo, que alimentos ingerir, onde comprar e como prepará-los, que exercício físico fazer, onde e em que quantidade, quando praticá-lo. Temos também estratégias de relacionamentos, como mantemos nosso ambiente familiar e social, como influenciamos e nos deixamos influenciar por aqueles que nos rodeiam. As estratégias são ações habituais. A psicologia e a medicina comportamental mostram que a depressão e o pessimismo estão associados a evolução de determinadas doenças.
Quando fazemos algo e de maneira habitual temos este comportamento porque acreditamos e valorizamos algo. O nível da capacidade é influenciado por sua vez pelo quarto nível.

4. Crenças e Valores
Crenças são os princípios que orientam nossas ações.
Se acreditamos realmente que o fumo é prejudicial à saúde iremos nos afastar deste hábito, porém outros fatores podem determinar crenças que mantenham o hábito de fumar. Por exemplo, se alguém acredita que um ou dois cigarros por dia não fazem mal nenhum, ou se a mídia mostrar, de maneira errônea, que o fumante tem sucesso em todas as áreas da vida.
As crenças determinam como enxergamos a nós mesmos, como reagimos aos outros e o significado que damos às situações que vivemos. Algo que consideramos puramente mental (uma crença) tem um efeito real e tangível em nosso corpo. A ciência comprova cada vez mais que o resultado da maiorias dos tratamentos está ligado à crença no sucesso deste tratamento.
Valores são as coisas que são importantes para nós, são as coisas que buscamos – saúde, riqueza, felicidade, segurança, amor.
Os valores agem como ímãs em nosso comportamento. As pessoas não mudarão, a não ser que acreditem que haja um bom motivo para isso e que lhes proporcione alguma coisa importante ou as afaste de alguma coisa que desejam evitar.
Crenças e Valores bem definidos podem afetar os níveis anteriores, buscamos ambientes onde essas crenças e valores são fortalecidas, nos envolvemos com pessoas que tem afinidade essas crenças e valores, o nosso comportamento e a qualidade deste comportamento também é afetado.
O quinto nível é determinado pela constância e coerência do quarto nível.
5. Identidade
Autoconsciência plena, as crenças e valores fundamentais que, em sua opinião, definem você e sua missão na vida. A identidade pessoal tem uma profunda influência na saúde das pessoas. Alguém quando se considera doente, sempre terá algum problema de saúde, simplesmente porque a doença faz parte de sua identidade. Uma pessoa não é sua doença. Uma forma mais eficiente é se ela considerar que “está com um problema de saúde”, é muito diferente. Hoje você pode estar doente mas não é uma condição definitiva, mesmo que a medicina não dê a resposta, esta pode vir algum dia.
Assim como nos outro níveis uma identidade bem estabelecida determina o próximo nível.

6. Além da Identidade
Este nível define nossa ligação com os outros e com aquilo que é mais do que a nossa identidade. Este nível mostra nossa ligação com algo maior do que nós. Todos temos necessidade de fazer parte de algo além do nosso controle, este nível mostra o grau de comprometimento com coisas que estão fora de nós mesmos, aqui o importante á a busca da unidade entre todos os níveis de nossa vida.
De maneira prática o que podemos fazer para que em cada nível possamos melhorar nossa condição de saúde?
Ambiente: Criar e manter relacionamentos fortes


Crenças e Valores: nos tornar conscientes de nossas crenças e do que é importante para nós. Solucionar as crenças conflitantes e trocar as crenças limitantes em crenças mais úteis que apoiem nossa busca pela saúde.

Identidade e Além da Identidade: buscar um alinhamento de todos os níveis.

Medicina Convencional, Medicina Preventiva e Especializada e "Coaching de Saúde": diferenças básicas
Vamos imaginar que uma pessoa esteja obesa e para melhorar sua expetativa de vida precise perder peso e, por qualquer razão, considere isso um obstáculo.
Ela teria hoje as seguintes opções de atendimento a escolher:

1. Medicina Convencional:
O Clínico Geral iria levantar o maior número de informações sobre o paciente em relação à obesidade, por meio de seu histórico de doenças anteriores, doenças familiares, medicações e tratamentos que já realizou, etc. Iria discutir com ele o resultado deste levantamento e finalizaria a consulta com uma recomendação, normalmente escrita como um manual, e entregaria ao paciente.

2. Medicina Preventiva

Um médico que atue nesta área solicitaria uma bateria de testes de laboratório, radiológicos, etc..., analisaria os resultados e finalizaria o processo aconselhando a mudança de hábitos alimentares, atividade física, suplementação nutricional, orientando para que periodicamente retornasse para repetir todos os exames preventivos.

3. Medicina Especializada em Obesidade (Endocrinologia, Nutrologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, etc...)

Um especialista em obesidade vai verificar qual a necessidade da perda de peso e iria indicar ao paciente, o uso de medicações e técnicas mais recentes que refletem sua vasta experiência especializada e atualizada na área.

4. Coach de Saúde:
Num processo de "Coaching de Saúde", o paciente irá verificar, por meio de questionamento, quem ele é hoje, o ambiente em que vive os relacionamentos que cultiva, quais são os seus valores e necessidades. Juntos irão analisar as opções eventualmente dadas pelo Clínico Geral, pela Medicina Preventiva e pelo Especialista, percebendo as vantagens e desvantagens de cada abordagem médica e suas opções, analisando as melhores estratégias para alcançá-las. O "Coach de Saúde" não procura substituir estas atividades e sim otimizá-las e torná-las mais eficientes ao contexto de cada paciente. O "Coach de Saúde" irá facilitar que o próprio paciente entenda a sua situação, dentro do seu modo particular de vida. Irá ajudar a perceber as dificuldades e as opções que tem para solucionar seu problema, e que o leve a ser quem realmente sempre quis ser.

O grande diferencial do "Coaching de Saúde" é a preparação de pessoas em conhecimento, habilidades, técnicas, dando o apoio e promovendo a motivação necessária para conquistarem a sua melhor condição de saúde dentro de sua realidade individual.

ESTAR SAUDÁVEL OU TER SAÚDE?
Existem algumas perguntas na mente de todos nós onde as respostas ainda são muito controversas, tais como:

O que significa estar saudável ou ter saúde?
Qual a sensação de estar saudável ou ter saúde?
O que você é capaz de fazer para estar saudável ou ter saúde?
Como você sabe que está saudável ou que você tem saúde?

A questão é: existe alguma diferença entre estar saudável e ter saúde? Ter uma ou outra forma de pensar pode influenciar a sua vida?

Podemos dizer que sim, influencia e muito. Ter saúde é algo estático, imóvel. Se você tem uma imagem estática de saúde ela pode estar projetada no futuro, algo a ser alcançado e não algo que você está vivendo no momento.

Estar saudável é uma coisa na qual você está ativamente envolvido exige ação. Se você tiver uma imagem mental de estar saudável, ela provavelmente envolverá uma sensação de movimento. A idéia de estar saudável significa que você tem objetivos. Estar doente significa que você perde a liberdade de buscar esses objetivos. A saúde deve ser encarada como um processo, algo que você está criando de forma ativa.

Saúde não é um estado estático. Nosso corpo se ajusta o tempo todo, de acordo com as situações e circunstâncias. As doenças, perdas, tristezas estão presentes o tempo todo em nossa vida, é algo inevitável. Cada indivíduo encara estes fatos de maneira muito particular e individual. Nosso corpo tem habilidades de auto-cura fantásticas, muitas vezes ele reage sozinho, automaticamente e de maneira muito eficiente. Outras vezes a ajuda externa é necessária para recuperar o equilíbrio do organismo, uma orientação médica, um medicamento, um procedimento cirúrgico, etc.

Chega-se então a conclusão de que existe uma distinção clara entre permanecer saudável e curar-se de uma doença. A doença é o último sinal de que alguma coisa está errada e exige que tomemos alguma atitude.

Existem algumas linhas de pensamento que afirmam que deveríamos ser capazes de curar nossas enfermidades sem tratamento médico e, se a doença permanecer, é porque não houve comprometimento e esforço suficiente. É um pensamento muito equivocado pois o desenvolvimento de uma doença é muito complexo, muitas vezes não se conhece uma causa nítida. As doenças são conseqüência de algum desequilíbrio no nosso corpo e que existe a necessidade de tomarmos providências para recuperá-lo. Até certo ponto podemos com certeza recuperar este equilíbrio entretanto algumas vezes, a partir daí uma ajuda é necessária. Assim como a doença é uma combinação de vários fatores, muitos deles além do nosso controle, a cura também. A atitude mais inteligente a fazer é assumir o controle daquilo que está ao nosso alcance. Assumirmos hábitos mais saudáveis, mudar nossa maneira de pensar e encarar as coisas são recursos muito úteis, o conhecimento médico com as mais avançadas técnicas e sofisticados medicamentos também são recursos que podemos usar para nos manter saudáveis.

O importante de tudo isso é o compromisso pessoal com o próprio bem estar e passar a ter uma posição ativa neste sentido.

“Administrar medicamentos para doenças que já se desenvolveram e reprimir rebeliões que já começaram é comparável ao comportamento das pessoas que começam a cavar um poço depois de sentir sede e daquelas que começam a se armar depois de já estarem envolvidas no combate. Será que não é muito tarde para essas ações?”

The Yelow Emperor’s Classic Of Internal Medicine, 200 a.C.

A SAÚDE NA VISÃO DE UM COACH
“O importante na vida não é descobrir quem você é mas construir a pessoa que você quer ser.” Bernard Shaw

Muito se discute sobre uma definição mais precisa de saúde. O que é estar saudável ou ser alguém saudável? Certamente saúde é muito mais do que não estar doente. Saúde física é principalmente uma habilidade, a capacidade para tomar decisões, agir e apreciar aquilo de que gostamos, é a habilidade de nos curarmos.

A Saúde vem naturalmente de nosso estilo de vida, relacionamentos, dieta, onde e como vivemos. A saúde não é um bem, mas um processo. É o resultado de ações, da nossa maneira de pensar e sentir. É um estado de existir.

Tem-se observado cada vez mais que é difícil separar os fatores físicos e mentais de uma doença. A Mente e o Corpo se auto influenciam tendo como resultado saúde ou doença. Não é somente o corpo que fica doente, as pessoas adoecem.

A prática do “Coach de Saúde” é uma metodologia complementar ao modelo de medicina existente, não procura substituir ou oferecer uma alternativa. A medicina moderna é muito eficiente e está altamente avançada no tratamento de infecções, traumas, emergências cardiológicas e cirúrgicas. Ela verdadeiramente salva muitas vidas. Entretanto existem algumas enfermidades, tais como alergias, asma, câncer, diabetes, obesidade, dependências físicas, etc., em que a medicina não controla completamente os resultados e ainda tem muitos questionamentos a serem respondidos.

Muito se sabe, muito se ensina e muito se aprende nas escolas médicas a respeito de mecanismos de doenças, mas pouco, ou quase nada, se discute sobre os mecanismos de saúde. Por que algumas pessoas expostas a um determinado fator desencadeante desenvolvem uma patologia e outras não? Por que algumas pessoas fumam, tem maus hábitos alimentares e vivem 80 anos enquanto outras não?

No processo de "Coaching de Saúde" procuramos observar o que as pessoas saudáveis fazem para se manterem assim ao invés de observar os doentes e não fazer o que eles fazem para ficarem assim. Estudamos o processo de saúde. Não buscamos simplesmente oferecer um modelo “certo” se buscar a saúde, procuramos enriquecer o modelo individual de cada pessoa. O "Coaching de Saúde" é uma metodologia para fazer a diferença na vida das pessoas e ajudá-las a obter aquilo que elas desejam. O objetivo é ser saudável.

A mensagem principal que o "Coaching de Saúde" deseja passar é que “As pessoas podem influenciar sua saúde física.” A saúde pertence a cada um de nós para criar cada dia em nossa vida.

O "Coaching de Saúde" apenas mostra o caminho a seguir, no entanto, é você que coloca as fundações, ergue as paredes e cobre o telhado, de maneira sólida e duradoura. O "Coaching de Saúde" é apenas um arquiteto, um "Arquiteto do 'Bem Estar' "

AFINAL, O QUE É UM "COACH DE SAÚDE"?
Todos querem mudar algo em suas vidas - mudar para melhor. Todos querem ir adiante com força, eficácia, elegância, satisfação e alcançar o melhor desempenho emocional, espiritual e físico.

Qual será sua escolha quando reconhecer o que é melhor para sua saúde?
Como será seu progresso profissional quando puder ter plena disposição física e mental para aplicar inteiramente suas habilidades e aptidões?
Como será sua vida quando alcançar o seu melhor vigor físico?
Se considerarmos estas possibilidades, como você poderá encontrá-las?

Um Coach é um profissional que auxilia as pessoas a estabelecerem metas para sua vida e definir os passos necessários para alcançá-las, dando a elas motivação, provendo apoio incondicional, identificando suas forças e as ajudando a enxergar a “Luz no Final do Túnel”.

O Coach estimula às pessoas a descobrirem soluções criativas que elas precisam, dentro da sua realidade pessoal, lhes dando melhores condições para alcançar suas metas. Em resumo o Coach provê um ombro para se apoiar, ele pode ser uma caixa de ressonância para suas queixas, é também uma fonte imparcial e confiável de informações.

Um "Coach de Saúde" pode ser tudo isso e ainda mais.

O "Coach de Saúde" é um profissional treinado para ajudá-lo a entender melhor a sua condição de saúde. Mesmo sendo médico, ele não substitui seu médico assistente. O "Coach de Saúde" tem as informações médicas que lhe darão um suporte adequado a respeito de decisões sobre o cuidado de sua saúde atuando em parceria com seu médico assistente. Ao assumir um papel ativo nestas decisões você terá condição de fazer as melhores escolhas e os hábitos saudáveis serão conquistados de forma consistente e duradoura.

O Coach trabalha com você através de sessões “habilmente administradas”. Muito do seu progresso acontece entre as sessões, quando você implementa as ações estabelecidas em comum acordo com o "Coach de Saúde". No processo de "Coaching de Saúde" o foco são metas específicas de saúde e muitas delas também podem fazer mudanças em outros aspectos da sua vida, incluindo sua carreira e seu senso global de bem-estar.

O que você poderia desejar saber sobre "Coach de Saúde"?

A resposta é:
“TUDO O QUE LEVAR VOCÊ A OBTER INFORMAÇÕES E OBTER O APOIO INDIVIDUAL PARA TOMAR DECISÕES E ATITUDES ASSERTIVAS LHE DANDO CONDIÇÕES A ALCANÇAR RESULTADOS A PARTIR DE UMA METODOLOGIA INTELIGENTE DE ADMINISTRAR A SUA SAÚDE.”


Você e seu “Coach de Saúde” irão:

Falar a respeito de metas, estratégias e algumas vezes trabalhar em estabelecer limites saudáveis.
Encontrar maneiras que assegurem a você alcançar o que você precisa para se manter saudável e permanecer motivado.
Fortalecer outras áreas de sua vida que atuam como alicerce para a mudança de hábitos de saúde.
Desenvolver um plano para estabelecer uma rede de apoio das pessoas à sua volta e construir o ambiente que você precisa para assegurar o sucesso.
Implementar métodos para superar possíveis insucessos. Reverter, entender e aprender com os maus resultados.
Identificar hábitos e pontos de vista mais adequados que você precisa para superar as metas de saúde.
Encontrar novas opções para criar o tempo e buscar a energia que você irá precisar.
Comemorar as vitórias e realizações.

O "Coach de Saúde", entende como é importante você sentir que está no controle de sua saúde e de sua vida.

Nenhum comentário: