9.23.2010

Mitos de saúde

Especialistas explicam que, por exemplo, sair com cabelo molhado não dá gripe

Quem nunca tomou esporro dos pais, quando era criança, porque estava andando por aí de cabelo molhado depois de tomar banho ? E por ficar cruzando os olhos, porque eles "iriam ficar assim para sempre" ? Pois saiba que, segundo os médicos, todas essas broncas podem ter sido à toa.

O site da rede americana CNN e o Realsimple.com explicaram cientificamente 12 mitos sobre saúde e chegaram a conclusão de que a maioria deles está apoiada em ideias falsas. Confira a lista:

Você não deve cortar a casca do pão. É cheia de vitaminas.

A verdade é a seguinte: em 2002, num estudo alemão, os pesquisadores descobriram que o processo de cozimento produz um novo tipo de antioxidante que combate o câncer no pão que é, de fato, oito vezes mais abundante na crosta do que no miolo. Entretanto, é mais importante para servir pão de trigo integral, com ou sem a casca, porque tem, geralmente, mais nutrientes, como fibras, segundo a nutricionista de Nova Iorque Keri Glassman, autora de 'A Dieta O2'. Certifique-se que o produto leva "100% de farinha de trigo integral." Pães com farinha só de "trigo" são geralmente feitos com uma mistura de farinha branca enriquecida e farinha integral e têm menos fibras.

Se você sair com o cabelo molhado, você vai pegar um resfriado.

A verdade é a seguinte: você vai se sentir frio, mas não vai ficar doente, diz Jim Sears, pediatra de San Clemente, Califórnia. Ele cita um estudo feito na Unidade de Investigação de Resfriado Comum , em Salisbury, na Inglaterra, em que um grupo de voluntários foi inoculado com o vírus do resfriado. Metade do grupo ficou em uma sala quente, enquanto o restante tomou um banho e ficou todo molhado em um corredor durante meia hora, em seguida, se vestiu, mas usou meias molhadas por mais algumas horas. O grupo molhado não pegou nenhum resfriado mais que o seco.

Se você cruzar os olhos, eles vão cruzados para sempre.

A verdade é que: não há nenhum dano em cruzar os olhos voluntariamente, segundo W. Walker Motley, um professor assistente de oftalmologia da Universidade de Cincinnati College of Medicine. Mas se você observar o seu filho a fazer isto muito, sem estar de sacanagem, ele pode ter problemas de visão.

Você deve se alimentar no resfriado e passar fome com febre.

A verdade é: Em ambos os casos, coma e beba, então beba um pouco mais. Ficar hidratado é a coisa mais importante a fazer, porque você perde muito líquido quando se está doente. Não há nenhuma necessidade especial para bebidas que contenham eletrólitos (como Gatorade), a menos que você gravemente desidratado de vómitos ou diarreia.

Chiclete permanece no estômago por sete anos.

A verdade é: "Como acontece com a maioria dos objetos não alimentares que as crianças engoliem, goma é transportada por líquidos através do trato intestinal, e dentro de alguns dias, ele é expelida do organismo", diz David Pollack, um médico sênior do Hospital Infantil da Filadélfia Care Network. E mesmo que a goma não é facilmente quebrada no sistema digestivo, ele provavelmente não vai causar uma dor de estômago também.

Uma maçã por dia mantém o médico longe

A verdade é: um punhado de mirtilo (blueberries) por dia irão manter o médico mais longe ainda. O mirtilo é um coringa nutricional, rica em antioxidantes e fibras, e são também fáceis de atirar em cereal e iogurte. Dito isso, comer uma variedade de frutas e verduras é importante para prevenir muitas doenças crônicas, como doença cardíaca, pressão arterial alta e diabetes, pela estrada.

Você perde 75 por cento do seu calor do corpo através de sua cabeça.

A verdade é: "Esta frase foi, provavelmente, com base no tamanho da cabeça de uma criança, que é uma percentagem muito maior do total do corpo do que uma cabeça de adulto", disse Pollack. É por isso que é importante certificar-se da cabeça da criança continua a ser coberto no tempo frio. (Isso também explica as tampas onipresentes recém-nascidos no hospital.) Mas, para um adulto, o valor é mais como 10 por cento. E tenha em mente que escapa do calor a partir de qualquer área exposta (pés, braços, mãos), então colocar um chapéu não é mais importante do que escorregar em luvas.

Para se livrar dos soluços, leve um susto

A verdade é: A maioria dos remédios técnicas caseiras, como prender a respiração ou beber um copo de água para trás, não fram clinicamente comprovadas, diz Pollack. No entanto, você pode tentar este truque, de 1971, quando foi publicado no The New England Journal of Medicine: engolir uma colher de chá de açúcar branco granulado. Segundo o estudo, essa tática resultou na cessação de soluços em 19 dos 20 pacientes aflitos.

Comer peixe faz você ingeligente

A verdade é a seguinte: Para as crianças até a idade de três ou quatro, este é certamente o caso. Os peixes, especialmente os oleosos, como salmão, são embalados com ácidos graxos ômega-3, incluindo DHA (ácido docosahexaenóico). "O DHA é particularmente benéfico para os dois primeiros anos de vida para o desenvolvimento do cérebro, cognição e acuidade visual", diz o pediatra W. Scott Cohen. E um estudo de 2008, em pediatria clínica apresentou um aumento de vocabulário e compreensão de quatro anos de idade que receberam suplementos diários de DHA. Outras opções de Omega-3 são abacate, nozes e óleo de canola.

Você não deve nadar por uma hora depois de comer

A verdade é: isso não faz tanto mal. "Depois que você come, mais sangue flui para o sistema digestivo e longe dos músculos", diz Cohen. "A idéia era que, se você exercita vigorosamente logo depois de comer, que a falta de sangue faria com que você tivesse câimbras e se afogasse. Mas isso não vai acontecer", acrescenta. Sears concorda: "Você pode ter menos energia para nadar vigorosamente, mas isso não deve inibir sua capacidade de brincar".

Toda criança precisa de um multivitamínico diariamente

A verdade é: as crianças que são exclusivamente amamentadas durante o primeiro ano devem receber vitamina D. Depois disso, um multivitamínico não vai machucar ninguém, mas muitos especialistas dizem que mesmo se a criança está numa fase de escolher, não há necessidade de insistir. "Mesmo os comedores extremamente exigentes crescem normalmente", diz Cohen. "Seus filhos vão finalmente conseguir o que precisam", afirma.

Leite quente vai ajudar a adormecer

A verdade é: O leite contém pequenas quantidades de triptofano (o mesmo aminoácido do Peru) ", mas você teria de beber galões de obter um efeito sonífero", diz Michael Breus, um psicólogo clínico em Scottsdale, Arizona, que é especialista em sono transtornos. "O que é eficaz é uma rotina para ajudar as crianças a desacelerar", diz ele. E se um copo de leite morno é parte do processo, ele pode ter um efeito placebo, independentemente da ciência.
 O Dia

Nenhum comentário: