9.21.2010

No mar e sem enjôos: Dicas


O mal-estar provocado pela movimentação de barcos, navios e carros podem ser evitadas com medidas simples.

Muita gente sofre com enjôos toda vez que resolve passear de barco, fazer uma viagem de navio ou simplesmente pegar a estrada de carro ou ônibus. Este tipo de enjôo, conhecido como marítimo ou náusea do mar, é um fenômeno fisiológico, uma reação natural do organismo às variações rápidas e constantes de posição.

Acontece devido à hiperestimulação do órgão responsável pelo equilíbrio - o labirinto -, localizado próximo ao ouvido. "O labirinto está adaptado à terra firme e a pequenas oscilações. A movimentação provoca estresse neste sistema, que passa a transmitir diversas informações desencontradas ao cérebro, causando náuseas e vômitos em algumas pessoas".

Nem todo mundo sente enjôo nestas ocasiões porque cada organismo reage de maneira diferente às variações rápidas e constantes de posição. Há os resistentes, que não sentem seus efeitos, os nauseados ou enjoados, que têm sensibilidade intermediária, e os mareados, com alta sensibilidade. A intensidade pode variar de leve náusea a sudorese, palidez, salivação, tontura, dor de cabeça e vômito.

Para não sentir enjoo quando estiver navegando ou ate andando de onibus. Olhando para fora do meio de transporte que voce estiver, fixe seu olhar em algum lugar bem distante, como por exemplo nuvens, arvorés distante, sempe em pontos bem distantes, com o tempo seu organismo se acostuma. Comigo funcionou, sempre passei mal quando andava de onibus e nas barcas, depois de fazer o que expliquei nunca mais enjoei.
Tente sempre ao entrar nesses meios de transportes, o tempo da viagem se voce não estiver dormindo é claro.Espero que funcione com voces.
Boa viagem.

Pessoal, "interessei-me" pelo tema ao começar meu curso de piloto de avião. Existem fisioterapias para o Labirinto que ajudam o corpo a se adaptar mais rapidamente aos movimentos de barcos, carro e aviões. Usei um método que trouxe dos EUA que funcionou. Chama-se "Puma Method". Para a prescrição das fisioterapias, procurei uma clínica em BH que se chama Audiominas, e o tratamento foi conduzido por uma fonoaudióloga. Antes tinha tentado de tudo, de pulseiras a gengibre in natura. Funcionam muito bem para aqueles que ficam levemente mareados.

Os nossos sentimentos são reflexos dos nossos pensamentos... não se preocupe com o enjoo e curta a viagem

Nenhum comentário: