2.17.2018

Intervenção é teatro para Temer

"Num Estado onde intervenções federais contra as mazelas da criminalidade tem sido tão frequentes como inúteis a longo prazo, a nomeação do general Braga Netto para comandar a segurança pública do Rio de Janeiro destina-se a oferecer uma vitrine para Michel Temer", escreve Paulo Moreira Leite, articulista do 247; "Na conjuntura de deprimente fim de feira em que se transformou seu governo, a intervenção é uma tentativa de esconder o fiasco da reforma da previdência" 

Intervenções federais para enfrentar a criminalidade no Rio de Janeiro são um evento tão comum que o decreto assinado por Michel Temer só chama atenção pelo teatro exagerado. Ocorreu uma intervenção na segurança pública do Rio durante a Copa, durante a Eco-92, nas Olimpíadas, etc...
São tão frequentes – e tão inúteis para encaminhar uma solução duradoura para a falta de segurança no Estado -- que nem deveriam chamar atenção. Em 2018, a intervenção de Temer chama atenção por um efeito colateral interessante para o governo.
Permite esconder a grande derrota política de sua existência, que envolve o fiasco anunciado na reforma da Previdência. Isso porque o artigo 60 da Constituição veta a aprovação de emendas durante períodos de intervenção federal, estado de sítio e estado de emergência. Em função disso, o governo poderá fingir que a reforma não foi derrotada – apenas que não foi votada. Um consolo, para fez tantas promessas a seus patrocinadores.
Ao deslocar as Forças Armadas para fazer o papel de polícia Temer também pratica seu esporte favorito, que é agradar o governo dos Estados Unidos.
Um dos dogmas de estratégia de superpotência de Washington consiste em convencer governos aliados do Continente a rebaixar seus militares para tarefas de combate ao tráfico de drogas e outros crimes, deixando os conflitos entre Estados e missões mais relevantes para as tropas dos EUA.
A teatralidade da intervenção tem a finalidade óbvia de tentar garantir algum oxigênio para um presidente incapaz de sair da UTI dos recordes de impopularidade. Apresentar-se como um presidente que se ocupa da segurança de um Estado que é cartão postal do país é uma alternativa clara de quem procura sair bem na foto – em qualquer foto.
Um ponto importante do decreto é que o general Braga Netto irá prestar contas diretamente ao Planalto, o que lhe permitirá compartilhar possíveis sucessos e façanhas.
Numa conjuntura como a atual, essa atuação é vista como a última esperança de Temer encontrar um lugar ao sol no deprimente fim de feira que se transformou seu governo, incapaz de nomear uma simples ministra do Trabalho.  
Depois da segunda desistência de Luciano Hulk, com um Geraldo Alckmin que não sai do chão, e uma Marina Silva que desperta cada vez mais desconfiança é preciso reconhecer um fato relevante. Faltam seis meses para o registro das candidaturas e o golpe está sem candidato. Mesmo balões de ensaio na linha Rodrigo Maia – e coloque-se balões nisso aí – não têm ânimo para se apresentar pelo alto risco.
Nessa condição, a candidatura Temer apoia-se numa necessidade óbvia. Mesmo dificílima, impossível em qualquer levantamento profissional, trata-se de sua chance de manter o foro privilegiado e livrar-investigações a partir de 2019.  
Num país com instituições estropiadas como o nosso, no qual o mais popular candidato a presidente da República pode ser retirado da disputa numa condenação sem provas, é bom prevenir-se contra ideias fáceis e preconcebidas.
Pense, por exemplo, na possibilidade de Michel Temer estar de olho numa possível candidatura presidencial.
Pode rir. Eu, você, a torcida do Paraíso do Tuiti temos certeza de que se trata de uma hipótese absurda. É mesmo. Já estou ouvindo as gargalhadas.
Mas, num país onde o voto direto tem sido humilhado todos os dias desde que Dilma Rousseff foi derrubada sem crime de responsabilidade configurado, não custa lembrar que mesmo os valores mais sólidos podem se desmanchar no ar.
Isso explica porque, em torno de assessores palacianos, a  conversa presidencial de Temer tem se tornado mais frequente do seria saudável imaginar. Pode rir de novo

Joesley diz à PF que deu propina a Temer e que Temer indicou Rodrigo Rocha Loures, seu homem da mala.

Ouça este conteúdo 0:00 100% Audima

247 – Em depoimento à Polícia Federal, prestado nesta quinta-feira 15, o empresário Joesley Batista, dono da JBS, que está preso, afirmou que, no dia 07 de marco de 2017, quando gravou Michel Temer, “sinalizou com os dedos”, como se questionasse a quem deveria pagar propinas. Foi então que Temer indicou Rodrigo Rocha Loures, seu homem da mala, que foi flagrado com uma mala com R$ 500 mil
Joesley disse à PF que "questionou Temer de maneira enfática: posso tratar todos os assuntos com Rocha Loures? Ocasião que, simultaneamente o depoente demonstrou gestualmente ao presidente uma sinalização de dinheiro com os dedos; que o presidente Michel Temer também enfaticamente respondeu dizendo que poderia tratar de tudo com Rocha Loures e que 'Loures é da minha mais estrita confiança'".
No depoimento Joesley completa que "a partir de então, passou a tratar e conversar com Rocha Loures como se esse, de fato, fosse verdadeiro preposto e intermediário nos assuntos de interesse Michel Temer".
As informações são de Camila Bonfim e Marcelo Parreira e foram publicada no G1.

2.16.2018

Aos amigos com mais de 60 anos

Eu nunca trocaria os meus amigos surpreendentes, a minha vida maravilhosa, a minha amada família por menos cabelo branco ou uma barriga mais lisa. Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável para mim, e menos crítico de mim mesmo. Eu tornei -me o meu próprio amigo... Eu não me censuro por comer um cozido à portuguesa ou uns biscoitos extra, ou por não fazer a minha cama, ou para a compra de algo supérfluo que não precisava. Eu tenho direito de ser desarrumado, de ser extravagante? e livre.
Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento.
Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo ou jogar no computador até às quatro horas e dormir até meio-dia? Eu Dançarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60 & 70, e se eu, ao mesmo tempo, desejo chorar por um amor perdido... Eu vou.
Vou andar na praia com um calção excessivamente esticado sobre um corpo decadente, e mergulhar nas ondas com abandono, se eu quiser, apesar dos olhares penalizados dos outros no jet sky. Eles também vão envelhecer.
Eu sei que às vezes esqueço algumas coisas. Mas há mais algumas coisas na vida que devem ser esquecidas. Eu me recordo das coisas importantes. Claro, ao longo dos anos meu coração foi quebrado. Como não pode quebrar seu coração quando você perde um ente querido, ou quando uma criança sofre, ou mesmo quando algum amado animal de estimação é atropelado por um carro? Mas corações partidos são os que nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito.
Eu sou tão abençoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos, e ter os risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto.Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata.
Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais. Eu ganhei o direito de estar errado. Assim, para responder s ua pergunta, eu gosto de ser idoso.
A idade me libertou. Eu gosto da pessoa que me tornei. Eu não vou viver para sempre, mas enquanto eu ainda estou aqui, eu não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será. E eu vou comer sobremesa todos os dias (se me apetecer).
Que nossa amizade nu
nca se separe porque é direto do coração!
Não conheço a autoria dessa parada.

Carola, Jú, Cla e Bella.

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Carol Brandão e Clarice Brandao, pessoas sorrindo, close-up

Intervenção no Rio é caminho para ditadura


Rio sob intervenção federal

'População do RJ cobrava medidas e vai entender a intervenção', diz Maia

Violência: Relembre os episódios recentes que levaram o Rio ao caos

Interventor federal liderou equipe de segurança na Olimpíada

Secretário de Segurança do Rio é  afastado das suas funções




Vejo preocupação a decisão do governo Temer de decretar intervenção federal (ou militar) no Rio de Janeiro, algo que não acontecia desde o Estado Novo - Getúlio Vargas é que nomeava interventores em vez de governadores.
  Na ditadura militar de 64 os governadores eram eleitos pelas Assembleias Legislativas até 1982, quando voltaram as diretas para governos estaduais.
   Está claro que a intervenção nos estados, embora conste da constituição de 1988 supõe uma ruptura da ordem democrática, pois o governador é afastado e um general assume o posto.
   A primeira consequência da intervenção – se o Congresso Nacional aprová-la – é a volta dos generais ao poder no segundo maior estado brasileiro.  
   A intervenção caracteriza-se sempre como ato político, apesar de ser apresentada pelo governo como medida que tem o intuito de proteger a população de bandidos.
   A leitura do artigo 34, que se refere ao tema, revela que o que mais se aproxima de uma justificativa para esse ato radical é o item 3º.: “pôr termo a grave comprometimento da ordem pública”.
   No meu entendimento, isso quer dizer anarquia fora de controle, choques armados entre civis nas ruas, esse tipo de coisas que havia durante o Estado Novo entre integralistas e comunistas, não o que acontece no Rio que é uma guerra entre a polícia e os bandidos, com a população no meio sendo assaltada pelos bandidos e à mercê de balas perdidas de ambos os lados .
   Na minha opinião, “comprometimento da ordem pública” não é haver um assalto a cada meia hora e sim uma revolta popular armada, algo desse gênero. O problema do Rio é policial, não político. E o artigo 34 subentende uma situação política.
   Não vejo, portanto, como enquadrar a grave situação carioca no artigo 34 – e espero que deputados e senadores também entendam assim e não aprovem essa medida que é o caminho mais curto para a ditadura.
   A última vez em que soldados foram vistos em ação no Rio de Janeiro, baixando o cassete, foi entre 1964 e 68, e não se tratava de prender traficantes.
   O Exército não tem nenhuma expertise para fazer o trabalho de policiamento de uma cidade, não tem equipamento adequado e nem mesmo algemas.
   Ou os soldados vão ficar parados nas esquinas da Zona Sul, como na Olimpíada, criando uma falsa sensação de segurança ou, se partirem para o ataque vão provocar problemas ainda maiores para os cariocas, devido ao equipamento pesado que empregam.
   A consequência será mais balas perdidas

Governo federal decide fazer intervenção na segurança do Rio de Janeiro Saiba quem é o general que será o interventor federal no Rio na área da segurança Maia se reúne com ministro da Defesa para tratar de intervenção no Rio

Secretário de Segurança é afastado de suas funções após intervenção

A decisão de afastá-lo foi tomada em uma reunião, na manhã desta sexta-feira, entre o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, e a cúpula de segurança fluminense

INTERVENÇÃO FEDERAL NA SEGURANÇA PÚBLICA DO RIO FOI DECIDIDA NO INÍCIO DA MADRUGADA DESTA SEXTA-FEIRA EM UMA REUNIÃO COM MINISTROS E PARLAMENTARES. O EXÉRCITO PASSARÁ A TER RESPONSABILIDADE SOBRE AS POLÍCIAS, OS BOMBEIROS E A ÁREA DE INTELIGÊNCIA DO ESTADO, INCLUSIVE COM PODER DE PRISÃO DE SEUS MEMBROS. O DECRETO QUE REGULAMENTA A MEDIDA SERÁ PUBLICADO NAS PRÓXIMAS HORAS E TEM VALIDADE IMEDIATA.
O OFICIAL VAI SUBSTITUIR O GOVERNADOR DO RIO, LUIZ FERNANDO PEZÃO (MDB), NA ÁREA DE SEGURANÇA. A DECISÃO DO GOVERNO FEDERAL CONTOU COM O AVAL DE PEZÃO. O PRESIDENTE DO CONGRESSO, EUNÍCIO OLIVEIRA (MDB-CE), DEVE CONVOCAR SESSÃO PARA QUE AS DUAS CASAS LEGISLATIVAS APROVEM OU REJEITEM A INTERVENÇÃO EM DEZ DIAS

08/2/2018 -  Coletiva sobre o plano de Segurança Publica com o Governador Luiz Fernando Pezão,  o Secretario Roberto Sá, Coronel da PM Wolney Dias e o Delegado Carlos Leba, Chefe de Policia Civil. Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia. Cidade, Policia, Segurança, Carnaval, Politicos
08/2/2018 - Coletiva sobre o plano de 
Segurança Publica com o Governador 
Luiz Fernando Pezão, o Secretario 
Roberto Sá, Coronel da PM Wolney 
Dias e o Delegado Carlos Leba, Chefe
 de Policia Civil. Foto de Maíra Coelho
 / Agência O Dia. Cidade, Policia, 
Segurança, Carnaval, Politicos - Maira Coelho/Agencia O Dia
Rio - O secretário estadual de Segurança 
do Rio, Roberto Sá, foi afastado de suas 
funções após a decisão do governo federal
 de intervir na área após a violência sem 
controle no estado. A decisão de afastá-lo 
foi tomada em uma reunião na manhã 
desta sexta-feira, em uma reunião entre o 
governador do estado, Luiz Fernando Pezão, 
e a cúpula de segurança fluminense.
A informação foi divulgada pela Globonews 
e ainda não foi confirmada pela Secretaria 
de Segurança e nem pelo Governo do Estado.
Na prática, ele já não teria comando com a 
intervenção, que será comandada pelo 
general do Exército Braga Netto, que terá 
controle sobre todas as forças de segurança.

5 coisas para fazer de manhã para melhorar seu dia


Às vezes pode parecer inevitável acordar de mau humor. Pode ser que as coisas não estejam dando certo no trabalho ou na vida pessoal. E pequenas coisas podem virar uma bola de neve e afetar ainda mais seu comportamento com colegas de trabalho ou pessoas mais próximas. Para tentar mudar esse cenário, existem algumas atitudes que, mesmo não comprovadas, podem ser tomadas logo de manhã para que o restante do dia seja mais feliz e produtivo. Afinal, não custa nada tentar ter um dia mais bacana.

Leia um livro

A ciência aponta que ler estimula a empatia e reduz os níveis de estresse. Sendo assim, a leitura pode te ajudar a ter um dia mais agradável no trabalho ou nos estudos.

Saia para caminhar

O começo de um dia é ideal para dar uma voltinha. Expor-se à luz natural faz com que o corpo reajuste o seu ritmo para um novo dia, o que te dá a sensação de mais animação e energia.

Escreva algo positivo

Essa atividade não demora mais que dez minutos, o que faz dela uma opção rápida para ser feita logo pela manhã. Segundo o psicólogo responsável por essa teoria, em uma semana ele percebeu que seus pacientes tiveram índices de depressão diminuídos.

Medite

A meditação é uma alternativa recomendada para dar uma arejada na mente. Pesquisas já apontaram que quem medita tende a ficar menos cansado e a ter mais foco.

Fale com alguém que você ama

Interação social é algo fundamental para o ser humano. Tanto é que aqueles que tem mais conexões com outras pessoas tendem a viver mais do que aqueles vivem isolados. Ligue para alguém que você goste ou tenha uma conversa divertida em um grupo do Whatsap para começar o dia de forma mais leve.

4 dicas para escolher o corretivo ideal e saber como usar








A mulher que usa maquiagem sabe que o corretivo pode ser um grande aliado na hora de compor a make perfeita. No entanto, ao mesmo tempo em que o produto elimina manchas e disfarça olheiras, ele também pode ressaltar imperfeições se não for o correto para o tom de pele. Sabendo disso, você pode dar uma olhada nas dicas abaixo para escolher o corretivo perfeito para você!

Escolhendo a cor

Para não errar, opte por corretivos de tom parecido ao da base. Evite testar o produto no antebraço ou no dorso da mão, pois sempre pode haver uma diferença. Aplique na própria área a ser usada e, se possível, sob a luz natural.

Pele madura

Em casos de pele seca e madura, a textura cremosa de um corretivo pode ser a melhor opção. Use após a base e somente onde for necessário. Faça uma boa utilização das técnicas sobre linhas e rugas ao aplicar o produto na direção dos vincos. Desta forma, você evita que ele fique sobre a pele e evidencie ainda mais as linhas de expressão.

Formatos e tipos

Existem os corretivos líquidos, em gel, cremes ou bastões. Cada um deles desempenha uma função dependendo da região a ser aplicada. Para a área dos olhos, por exemplo, escolha os mais hidratantes pois a região citada costuma ser mais seca e com a pele mais sensível e fina. Para manchas no rosto, o ideal são corretivos grossos e de acabamento seco que proporcionam mais cobertura.

Cuidados necessários

O corretivo não deve ser usado em peles que apresentam alguma lesão, fissuras ou que estão extremamente ressecadas.Também não é indicado para o uso nas conjunturas dos olhos para não causar nenhuma irritação.

Cerca de 30% dos idosos têm alguma limitação em atividades diárias, como tomar remédio e se vestir



O Brasil tem hoje quase 30 milhões de idosos. Estamos vivendo mais, 

mas isto não significa 

que estamos vivendo melhor. 30% dos nossos idosos têm alguma limitação para fazer atividades 

diárias, como tomar remédio, se vestir e até atender ao telefone!

Cerca de 30% dos idosos têm alguma limitação em atividades diárias, como tomar remédio e se vestir
Por G1, São Paulo
 

Um vírus adormecido que faz um estrago quando desperta: herpes zoster. A doença atinge uma
 a cada quatro pessoas com mais de 50 anos e provoca uma dor terrível. Quem teve catapora
 corre mais risco. Existe vacina, mas pra quem ela está indicada? A geriatra Maisa Kairalla
 explica tudo no Bem Estar desta quarta-feira, 20 de dezembro.
Dra. Thereza de Lamare, diretora do departamento de ações programáticas e estratégicas
 do Ministério da Saúde, conta o que fazer para chegar melhor ao amanhã.
SERVIÇO - O Ministério da Saúde disponibiliza um aplicativo gratuito que possui três 
ferramentas para auxiliar os profissionais de saúde na avaliação de pessoas idosas.
 Para baixar, procure na loja virtual por "Saúde da Pessoa Idosa". Só está disponível 
para Android, por enquanto. O aplicativo foi lançado em novembro pelo Ministério da
 Saúde e foi desenvolvido pela Universidade Aberta do SUS, a Una-SUS.
Herpes zoster atinge uma em cada quatro pessoas com mais de 50 anos
Saiba mais
O Brasil tem 29,3 milhões de idosos, o que significa 14,3% da população. Estamos vivendo 
mais, mas isto não significa que chegamos à terceira idade com qualidade de vida. No Brasil, o processo de envelhecimento é um dos mais acelerados do mundo. A França, por exemplo,
 demorou 150 anos para ter 20% da população idosa, o que alcançaremos em 25 anos.
A idade diz muito pouco, pois o processo de envelhecimento é único, próprio de cada pessoa.
 Uma pessoa com 80 anos pode ser uma pessoa acamada, que necessita de ajuda para suas necessidades básicas, mas também pode ser um esportista, um professor, um trabalhador, um cuidador de crianças. Isso é resultado da genética (25%), mas em maior parte são os fatores que controlamos diretamente (alimentação e atividade física, por exemplo) e o ambiente e 
sociedade em que vivemos.
Autonomia - Segundo o Ministério da Saúde, da população de idosos, 30% já têm alguma
 limitação para atividades diárias, como tomar os remédios, cuidar das finanças, utilizar
 o telefone, o transporte ou fazer compras. Essas costumam ser as primeiras atividades a serem afetadas. A grande perda de autonomia ocorre, no entanto, quando se perde a capacidade para atividades básicas, como tomar banho, se vestir e comer.
As capacidades são muito mais significativas para definir saúde e qualidade de vida nessa fase 
da vida do que a presença ou ausência de diagnósticos de doenças. Uma pessoa pode ter vários diagnósticos de doenças e uma alta pontuação na escala de autonomia. Esse deve ser o 
aspecto mais valorizado no atendimento aos idosos no serviço de saúde, na comunidade e
 com a família. Os velhos não devem ser tratados apenas de acordo com suas doenças,
 mas segundo seu grau de dependência, vulnerabilidade e hábitos de vida.
Bem Estar mostra uma turma que já entrou nos 'enta' e continua firme e forte
Você já mediu sua panturrilha? - A nova caderneta do idoso do Ministério da Saúde traz
 essas e outras informações para acompanhar a saúde do idoso. A medida do perímetro
 da panturrilha esquerda é um bom parâmetro de avaliação da massa muscular no idoso.
 Medidas menores que 31 cm são indicativas de redução da massa muscular (sarcopenia) e 
estão associadas ao maior risco de quedas, à diminuição da força muscular e dependência funcional quedas são eventos que podem ser devastadores para o idoso, por isso, objetos
 que as predispõem, como tapetes soltos, passadeiras, degraus sem corrimãos e não sinalizados 
são inimigos. Antiderrapantes, sinalizações e caminho livre de obstáculos e bem sinalizados,
 com uma luz de abajour à noite, por exemplo, fazem toda a diferença.
Vacinas para os idosos: influenza (gripe) a cada ano, difteria e tétano (dupla adulto)
 a cada 10 anos, contra pneumonia causada por pneumococo ou por recomendação
 do profissional de saúde.