3.29.2009

COSMETOLOGIA DOS XAMPUS


Xampus

Tem a finalidade de cuidar do cabelo,e consiste em um produto utilizado para remover óleo do cabelo,sujeira,pele morta do couro cabeludo que se agregam com o tempo no cabelo.
Originalmente sabão e xampu eram produtos bem similares.Ambos eram substâncias de emulsão bem tensoativas,um tipo de detergente.A formulação do xampu desenvolveu-se,tornando-se específica para a limpeza dos cabelos e não um produto para o corpo em geral.Através do século XX,diferentes tipos de xampus foram criados para cada tipo de cabelo,e atualmente utiliza-se substâncias sintéticas.
Para lavagem da cabeça, podemos utilizar qualquer bom sabonete de banho. Mas para melhor resultados em termos de limpeza, brilho e hidratação usamos os xampus.
Existem diversos tipos de xampus, de diferentes composições, estudados para satisfazer a maior ou menor necessidade de limpeza e de desengorduramento e a natureza e característica do cabelo.
Há xampus saponáceos, xampus detergentes e xampus não saponáceos, não detergentes. O primeiro indicado genericamente para cabelos oleosos e o segundo para normais ou poucos oleosos.
A variação de 20 a 50% de laurilsulfato de sódio depende da intensidade da detergencia pretendida, ou seja, maior quantidade de lauril mais detergente o xampu, menor quantidade menor detergencia, não deixando de retirar a sujidade dos cabelos, porem com menor detergencia.
Lavada a cabeça com xampu, deve proceder-se ao enxaguamento, isto é, lavar com bastante água para remover a alcalinidade do detergente, sobretudo dos saponáceos.O condicionador de cabelo aplica-se após o xampu para melhorar a textura e o aspecto do cabelo.Começou a ser usado após a 2º guerra mundial e depois começou a ser fabricado com substâncias siliconadas para baratear.

Substâncias presentes nos xampus

No caso dos xampus detergentes,refere-se ao total de ativos presentes na formulação expresso em %(p/p).A matéria ativa de um produto pode apresentar características aniônicas,catiônicas ou anfóteras,de acordo com a estrutura da matéria prima empregada.

TENSOATIVOS:Os tensoativos são responsáveis pela característica mais importante e desejada de um produto de limpeza,a capacidade da remoção da sujidade.Isso ocorre porque sua estrutura possui uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica (ver fig 1).
Os tensoativos reduzem a tensão superficial da água, permitindo que a sujeira possa ser removida facilmente através da formação de micelas. Pode-se dizer que as soluções de tensoativos formam sistemas dinâmicos onde as micelas estão continuamente sendo formadas e destruídas.
Essa característica das soluções de detergente é importante para o processo de remoção das sujidades, que envolve o deslocamento das partículas de sujeiras de natureza lipofílica para o interior das micelas e a estabilização das mesmas de modo a mantê-las em suspensão, evitando que a sujeira volte a depositar-se sobre a superfície que está sendo limpa.
Os tensoativos são divididos em aniônicos, catiônicos, anfóteros e não iônicos.
Tensoativos aniônicos são agentes tensoativos que possuem um ou mais grupamentos funcionais e ao se ionizar em solução aquosa, fornece íons orgânicos carregados negativamente e que são responsáveis pela tenso atividade.

Lauril Éter Sulfato de Sódio (LESS): Obtido através da reação de álcoois graxos
etoxilados (Álcool graxo + óxido de eteno) com agentes sulfatantes como o SO3.
Apresenta uma baixa capacidade de remoção da gordura de constituição da pele. A associação entre o LESS e o LESNa, acarreta numa melhoria do poder de espessamento, diminuição da irritabilidade dérmica e melhoria da performance de limpeza. Possui também, uma boa resposta a eletrólitos e uma alta reserva de viscosidade. Os derivados do lauril éter sulfato atendem aos requisitos de desenvolvimento sustentável e por serem também facilmente biodegradáveis, atende aos conceitos de qualidade ambiental.

Tensoativos catiônicos são agentes tensoativos que possuem um ou mais grupamentos funcionais que, ao se ionizar em solução aquosa, fornece íons orgânicos carregados positivamente.
Aminas Oxidas: Em meio ácido, adquirem características catiônicas mais acentuadas,podendo apresentar incompatibilidades com alguns tensoativos aniônicos. Em pH neutro ou alcalino são totalmente compatíveis com os aniônicos. Proporcionando efeitos como aumento de viscosidade, condicionamento e efeito antiestático. Estes variam em função da cadeia utilizada. Normalmente, as cadeias C12-C14 influenciam na espuma e enquanto a C16-C18 proporcionam emoliência e condicionamento.
Tensoativos anfóteros são agentes tensoativos que contem em sua estrutura tanto o radical ácido como o básico. Esses compostos quando em solução aquosa exigem características aniônicas ou catiônicas dependendo das condições de pH da solução. Os tensoativos anfóteros mais comuns incluem N-alquil e C-alquil betaina e sultaina como também álcool amino fosfatidil e ácidos.
Coco amido propril betaína: É notável por sua compatibilidade com a pele. Reduz a irritabilidade dos alquil sulfatos, alquil éter sulfatos e alquil sulfonados. Proporciona aumento de viscosidade e estabilização da espuma. Não são adequados para serem utilizados como tensoativo principal, devido ao seu alto custo e performance insuficiente como detergente.
Em pH ácido adquire características catiônicas e pode reagir com alguns tensoativos aniônicos, ocasionando turvação e/ou precipitação.
Tensoativos não iônicos são agentes tensoativos que não fornecem íons em solução aquosa e cuja solubilidade em água se deve à presença, nas suas moléculas, de grupamentos funcionais possuindo forte afinidade pela água.lquil Poliglicosídeos: São tensoativos provenientes de fontes renováveis de matérias primas, como óleo de coco ou palmiste, de onde se obtém os álcoois graxos, e de amido de milho ou batata, de onde provém à glicose. Com isto pode-se evitar totalmente a utilização de matérias-primas petroquímicas. São produzidos através da reação do álcool graxo com a glicose. São bons formadores de espuma, possuem alta solubilidade em meio alcalino ou ácido, alta tolerância a eletrólitos, têm boa capacidade umectante, (são doadores de consistência aumentam a viscosidade).

Dietanolamida de Ácido graxo de Coco: Conhecidas comercialmente por Amida 60 e Amida 80, são excelentes doadores de viscosidade, estabilizadores de espuma, sobrengordurantes e solubilizantes de óleos e essências. Em decorrência dessas características, as amidas graxas são usadas em formulações de detergentes líquidos,shampoos, sabonetes líquidos e outros. A associação de alguns deles pode, além de outras coisas, melhorar o poder de limpeza do detergente e diminuir sua irritabilidade, ou seja, aumentar sua suavidade.De um modo geral, na grande maioria dos casos, pode-se dizer que um tensoativo apresenta ao mesmo tempo características de agente molhante, de agente emulsionante, de detergente e de espumante. Entretanto, uma destas características é sempre mais marcante em um determinado tensoativo do que as demais. É esta característica dominante que determina a sua classificação como detergente, emulsionante, etc.,conforme o caso.

Outras Matérias-primas

Espessantes: substância capaz de aumentar, a viscosidade de soluções emulsões e suspensões.

Sais: O mais utilizado é o cloreto de sódio, devido ao seu baixo custo. Pode-se utilizar também o sulfato de sódio e o sulfato de magnésio.

Espessantes Poliméricos: Existem alguns espessantes poliméricos no mercado, que assim como os sais proporcionam aumento de viscosidade nas formulações, no entanto,apresentam um custo muito mais elevado.
A viscosidade do detergente é um dos principais apelos de marketing utilizados neste segmento de mercado, visto que o consumidor entende que, quanto
mais viscoso for o detergente, maior sua “concentração” e conseqüentemente maior o seu rendimento,proporcionando uma maior economia do produto.


Estabilizante: substância que favorece e mantém a características físicas das emulsões e suspensões.

Sequestrantes:

Os agentes sequestrantes têm a função de complexar íons responsáveis pela dureza da água, principalmente os íons Cálcio (Ca+2), Magnésio (Mg+2) e Ferro (Fe+3).São responsáveis, portanto, pelo aumento da estabilidade dos sistemas onde os mesmos são empregados.
Entre os principais sequestrantes utilizados na formulação de um detergente destacam-se o EDTA, EHDP e o Heptanoato de Sódio. O sequestrante também exerce outro papel muito importante, que é o da potencialização do sistema conservante.Este fato ocorre, pois retirando os íons do meio, essenciais ao crescimento das bactérias dificultam mais ainda o aparecimento das mesmas.

Neutralizante:

Agente utilizado para neutralizar a solução, ou seja, deixar o pH em torno de 7,0. Em produtos químicos que utilizam tensoativos como o ácido sulfônico, normalmente se utiliza como agente neutralizante o hidróxido de sódio (NaOH), conhecido comercialmente por soda cáustica.

Agente tamponante:

são soluções que mantêm o valor de pH (ácido ou básico) da solução, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases. Nos produtos de Limpeza, a solução tampão mais usual é a Trietonolamina.

Conservantes:

Atuam como um componente bacteriostático. Na verdade ele não elimina as bactérias, apenas inibe a reprodução. O Formaldeído (formol) é ainda o conservante mais utilizado, devido a sua efetividade e baixo custo.

Espumante:

substancia capaz de produzir espuma. A espuma é o conjunto de interações intermolecular entre os componentes do ar, a água e tensoativos. Para que a exista espuma é necessária a presença de tensoativos para que haja retenção dos gases do ar.

Antiespumante:

substância que contém uma combinação de partículas sólidas hidrófobas (sílica, cera, etc) e óleo de silicone. A esta mistura são adicionados outros componentes, para facilitar o processamento e controlar qualquer efeito colateral indesejável. A eficácia dos compostos antiespumantes se deve ao fato da sua tensão superficial ser sempre menor que a da parede das bolhas de espuma. As gotículas de antiespumante atravessam um ciclo de 5 fases. Uma gotícula de antiespuma que rompe a parede de uma bolha de espuma fica disponível novamente para o ciclo seguinte.

Veículo:

Meio que promove o transporte da matéria ativa durante a formulação do produto químico. Em produtos químicos normalmente o veículo é a água deionizada que é expressa em qsp (quantidade suficiente para).

Enzimas:

São substâncias naturais envolvidas em todos os processos bioquímicos que ocorrem nas células vivas. São proteínas e, portanto, consistem em cadeias de aminoácidos unidas por ligações peptídicas.

Servem para catalisar reações bioquímicas, o que significa que aumentam a velocidade da reação bioquímica sem se deixar afetar pela reação propriamente dita. As enzimas têm a capacidade de agir sobre o sangue, gordura, muco, saliva, proteínas em geral, produzindo um substrato mais fácil de ser removido pelos agentes de limpeza, tornando mais efetiva a ação dos mesmos.

A principal vantagem da formulação de detergentes que contenha enzimas é a substituição de produtos cáusticos,ácidos e solventes tóxicos, que agridem o meio ambiente e que provocam o desgaste de materiais e de instrumentos. O uso diversificado das enzimas deve-se à sua característica de atuar como biocatalisadores especializados.
]
Os principais tipos de enzimas utilizadas são: amilases, proteases e celulases. A preocupação crescente com o ambiente é outro fator que tem levado os fabricantes a reavaliar as formulações já existentes. Nas formulações mais recentemente utilizadas, muitos ingredientes impróprios, até então empregados, foram substituídos por enzimas, mantendo o mesmo desempenho dos antigos produtos. As enzimas como princípios ativos dos detergentes apresentam a grande vantagem de ser 100% biodegradáveis.

Uma nova geração de detergentes sem fosfato e sem cloro alvejante, contendo apenas uma mistura de enzimas, com formulação mais segura e menos cáustica, foi introduzida na Europa há vários anos. O uso de enzimas, em particular as amilases, em processos industriais, satisfaz as exigências das normas de ISSO 14000 de baixo impacto ambiental, além da redução de gastos energéticos associados ao aumento da qualidade do produto.

Aditivos (essências e corantes):

São utilizados para mascarar o odor e cor da base, e para conferir um certo apelo ao consumidor, aumentando assim o valor comercial e melhorado a imagem do produto.
Sais quartenário de amônio: Os sais quaternários de amônio, sais de amônio quaternário ou compostos quaternários de amônio são sais de cátions quaternários de amônio com um ânion. São usados como desinfetantes, surfactantes, amaciantes de tecido, agentes antiestáticos (ex.: em xampus) e catalisadores de transferência de fase.
Nos amaciantes de roupa líquidos, são geralmente usados os sais de cloreto (exemplos: cloreto de cetil dimetil amônio) ou os de sulfato de metila.
Desinfetantes: são sanitizantes utilizados na indústria farmacêutica, são substâncias ou produtos capazes de destruir, indiscriminadamente, os microrganismos de uma superfície ou instrumento, sem no entanto, eliminar as formas esporuladas.
A escolha deve ser feita cuidadosamente dependendo da natureza do produto agem: · Sobre a membrana citoplasmática, ex: Clorexidina. · Fixação da membrana citoplásmatica, ex: Formaldeído e glutaraldeído. Oxidação dos constituintes celulares, ex: cloro (hipocloritos) e iodo (iodóforos).
Hipoclorito de sódio: composto inorgânico liberador de cloro ativo. A eficácia da ação do produto diminui com o aumento do pH, tornando a solução instável. O mecanismo de ação são a inibição de reação enzimática básica da célula, desnaturação de proteína e inativação de ácidos nucleicos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muuito booom,me ajudou bastante com meu trabalho de cosmetologia capilar.Muito obrigada!

Anônimo disse...

bom ... me ajudou em minhas aulas de cabeleireiros....