11.21.2009

Estresse e noites mal dormidas podem levar ao assédio sexual durante o sono




Com pouco menos de um ano de casada, Clara já não dorme sossegada ao lado de Marcelo.
Vez por outra, no meio da noite, o marido tenta assediá-la, forçando o ato sexual. Nas primeiras investidas, ela aceitou. Mas pela manhã ele nunca se lembrava de nada. Na maioria das vezes Clara se irrita e se assusta ao ser acordada de madrugada, quase sempre de forma um pouco agressiva.

Querer fazer sexo durante o sono é chamado de sexomnia, transtorno pouco conhecido, mesmo por psiquiatras. Porém, o número de casos tem aumentado, como mostra reportagem de Antônio Marinho *. Em parte porque alguns fatores que levam a esse comportamento - requer predisposição genética - estão relacionados à vida moderna, como privação e alterações do sono (um exemplo é a apneia); estresse, ansiedade e uso de drogas, principalmente álcool.
Quem sofre de sexomnia pode até parar na cadeia, pois há relatos de casos estupro e abuso sexual de menores, geralmente pessoas próximas, que dorme no mesmo ambiente.

Pesquisas brasileiras e internacionais apresentadas esta semana no 3 Congresso Internacional de Medicina do Sono, em São Paulo, mostram que a sexomnia afeta homens e mulheres, com maior incidência na faixa etária dos 30 anos. No Brasil, médicos já acompanharam quase 40 casos e há dezenas nos Estados Unidos e na Europa. Por enquanto, inexiste estimativa na população e os primeiros relatos em literatura médica sugerindo essa forma de parassonia (movimentos anormais durante o sono) são de 1996, por pesquisadores canadenses. E o transtorno não deve ser confundido com um ato sexual consentindo entre parceiros.

O Globo

Sexomnia


A primeira vez que você ouve a palavra, você acha que ele seja proveniente de algum clã pervertido ou quadrilha subterrâneo.
Acredite ou não, Sexomnia é na verdade um termo médico usado para descrever um distúrbio do sono .

'Sexomniac' é o termo criado para pessoas que sofrem de Sexomnia.
A primeira condição se tornou público em 1996 um trabalho de investigação publicado por três indivíduos, após intenso trabalho de pesquisa.
Os três investigadores estavam Dr. Nik Trajanovic e Dr. Colin Shapiro - ambos da Universidade de Toronto - e Dr. Paul Fedoroff da Universidade de Otava.

' Mas o termo Sexomnia em si não foi definido até o ano de 2003, quando ele apareceu em um artigo publicado na "Canadian Journal of Psychiatry", intitulado "Sexomnia - A Parasomnia Novo?" The condition is also referred to as sleep-sex. A condição é também conhecida como sono, sexo.

Como resultado da enorme diversidade na regularidade de sua ocorrência, a condição não pode necessariamente ser sempre uma causa de perturbação para as pessoas que experimentam, nem para os seus parceiros. Além do sono, sexo, Sexomnia é também apelidado de "banditing".
É uma espécie de sono NREM (Non Rapid Eye Movement) Parasomnia.

Muitas vezes o paciente não pode procurar ajuda médica imediata, quer devido à vergonha ou simplesmente porque não estão conscientes disso. Mesmo que não se sabe muito sobre Sexomnia, ocorre mais freqüentemente com o consumo de álcool e / ou sedativos (soníferos . Atualmente, o método mais comum de tratamento é através do uso de medicação anti-ansiedade.

ESSÊNCIAS FLORAIS


O QUE SÃO ESSÊNCIAS FLORAIS

As essências florais são uma quinta essência alquímica, facilitando o diálogo entre a alma humana e alma da natureza. São um presente de amor do reino vegetal para apoiar os seres humanos na sua jornada de transformação e evolução.

Podemos considerar as essências florais como remédios vibracionais. Embora as plantas das quais são extraídas possuam em sua estrutura princípios fitoterápicos ativos, muitos deles amplamente conhecidos, esses princípios não são encontrados nas essências.

As essências florais contêm os “padrões energéticos” da planta – mas precisamente das flores - que são transferidos para a água através da energia do sol (método solar) ou no caso de algumas espécies de flores, através da energia do fogo (método "boiling").

A ação dos florais não se dá por uma intervenção física ou química direta em nosso corpo físico e sim por uma ação bioenergética. As essências florais atuam através dos vários campos de energias sutis, os quais por sua vez influenciam o bem-estar mental, emocional e físico. Leia mais em A Ação Bioenergética Dos Florais.

A ação das essências florais pode ser comparada aos efeitos que experimentamos ao ouvir uma peça musical particularmente emocionante ou ao contemplar uma inspirada obra de arte. As ondas luminosas ou sonoras que chegam aos nossos sentidos podem evocar sentimentos profundos em nossa alma, os quais indiretamente afetam nossa respiração, ritmo da pulsação e outros estados físicos. Esses padrões não nos causam impacto pela intervenção física ou química direta em nosso corpo. Ao contrário, é o contorno e o arranjo da luz ou do som que despertam em nossa alma uma experiência semelhante àquela que nasceu dentro da alma do criador da forma musical ou artística.

Esse é o fenômeno da ressonância, tal como acontece quando uma corda de guitarra soa ao ser entoada uma nota correspondente. De modo similar, a estrutura e a forma específicas das forças vitais transmitidas por cada essência floral fazem ressoar, e despertam, qualidades particulares na alma humana.

Outro exemplo que pode ser útil para entendermos a ressonância vibracional das essências florais provém da holografia. Uma fotografia holográfica consiste em padrões de interferência de ondas luminosas, e qualquer parte deles contém informações sobre o todo e pode ser usada para recriar a imagem tridimensional original.

Assim, podemos descrever a água que contém as flores como sendo a receptora de uma espécie de impressão holográfica das qualidades essenciais da planta. Cada gota dessa água contém a configuração completa do arquétipo da planta. Ao diluirmos a essência floral, atenuamos a substância física da infusão de modo que ela deixa de ser bioquimicamente significativa. Entretanto, toda a "mensagem" etérica da essência da planta permanece nas poucas gotas, altamente diluídas, que introduzimos em nosso corpo. "

SOBRE O USO CURATIVO DAS FLORES

Embora a aplicação das essências florais tenha sido introduzida no século passado pelo médico e pesquisador inglês Dr. Edward Bach mais precisamente na década de 30, a utilização das flores com propósitos medicinais é muito antiga.

Textos de algumas escolas esotéricas (Teosófica e Antroposófica), abordam com detalhes o uso de essências extraídas das flores por antigas civilizações como a Atlântida e a Lemuria. Registros do uso curativo das flores também são encontrados em diversas culturas, principalmente na egípcia. Leia mais em “O Uso Curativo das Plantas Através da História”.

As propriedades curativas das gotas de orvalho sobre determinadas plantas eram conhecidas por druidas, alquimistas, sacerdotes-curadores, por xamãs e curandeiros indígenas, há muitos séculos.

A partir das suas pesquisas o Dr Bach resgatou parte desse antigo conhecimento a respeito das propriedades curativas das flores. Ele pesquisou e catalogou 38 tipos de flores silvestres – criando o primeiro sistema de essências florais:Os Florais de Bach do Sistema Inglês.

NOTAS

*VIBRAÇÃO - Quando falamos em vibração, estamos usando simplesmente um sinônimo de freqüência. A matéria que vibra numa freqüência muito lenta é chamada de matéria física. Aquela que vibra em velocidades maiores que a luz é chamada de matéria sutil. A matéria sutil é tão real quanto a matéria densa: sua taxa vibratória é simplesmente mais rápida. No inicio do século XX, quando Einstein apresentou ao mundo a sua equação E=mc2, ele provou aos cientistas que energia e matéria são duas manifestações diferentes da mesma energia universal.




*SISTEMA BIOENERGÉTICO - Não se trata de um conceito meramente esotérico a constatação de que campos energéticos permeiam e afetam a matéria. Esse conceito – além de já ser conhecido pelos chineses e hindus há milênios - tem sido um princípio fundamental da teoria da Física há mais de um século.
Dentro desse conceito, admite–se a existência de camadas energéticas, que chamamos de aura, de centros de forças chamados chacras, canais por onde flui a energia, denominados nádis, além de meridianos e pontos de acupuntura. Leia mais em sobre ANATOMIA SUTIL em Toques Vibracionais.

COMO SÃO PREPARADAS AS ESSENCIAS FLORAIS
Em geral, as essências florais são preparadas a partir de uma infusão solar de flores silvestres ou flores intactas de jardim em um recipiente com água, que é posteriormente diluída, potencializada e conservada em conhaque. A preparação com qualidade requer uma cuidadosa atenção à pureza do ambiente, à vibração e potência das flores, às condições celestes e meteorológicas, e um estudo sensível das propriedades físicas e energéticas da planta ao longo dos seus ciclos de crescimento.

PREPARAÇÃO PELO METODO SOLAR

Coloca-se as pétalas das flores cobrindo a superfície de uma cuba de cristal, cheia de água mineral pura da fonte. As flores devem ser colhidas com as gotas de orvalho na aurroa do amanhecer e ficar em exposição ao sol por três horas. As flores devem ser colhidas na época em que estão no auge da floração, em dia claro e ensolarado. A água energizada é filtrada e misturada com brandy (que atua como conservante) na proporção de 50%. A esta diluição de 50% damos o nome de tintura mãe.

Preparação do Floral Gorse (metodo solar)

METODO DE FERVURA (Boiling)

Coloca-se as pétalas de flores, com folhas e alguns pedaços de ramos, em uma panela de inox, ágata ou vidro temperado com cerca de ¾ de água mineral pura da fonte. Não pode ser utilizado nenhum material que, ao ferver, libere ferro, alumínio ou outras substancias.
Este conteúdo é fervido por um período de mais ou menos 30 minutos. Depois da fervura, o conteúdo é filtrado e misturado com brandy na proporção de 50 %, da mesma forma que no método solar.


A TERAPIA FLORAL E A MEDICINA DA ALMA

De uma maneira simbólica, as essências florais são “a experiência” da planta em sua jornada evolutiva, e nos crescemos em percepção e consciência quando fazemos uso delas.

O Dr. Edward Bach, criador da terapia floral reavaliou os conceitos de doença e cura, e foi o pioneiro na compreensão da relação das emoções com a saúde do corpo e da psique. Isso ocorreu várias décadas antes que a maioria dos médicos contemporâneos começasse a se interessar pelo tema. Segundo ele, a doença (ou o desequilíbrio) surge quando perdemos a conexão com a nossa alma. Com nosso verdadeiro propósito de vida.

Como Bach explicou em sua obra Heal Thyself (Cura-te a ti mesmo), a doença é uma mensagem para mudarmos. Uma oportunidade para tomarmos consciência das nossas imperfeições e para aprendermos as lições da vida, de modo a podermos cumprir melhor nosso verdadeiro destino.

No âmago de toda a doença está o conflito entre o Eu Superior e a Personalidade e nunca será erradicada sem que haja um grande esforço mental e espiritual no sentido do nosso autoconhecimento e da nossa evolução.

Segundo suas próprias palavras:

“... toda a alma encarnada está aqui com o propósito especifico de ganhar experiência, compreensão e aprimoramento (...) a menos que essa missão seja cumprida, ainda que de forma inconsciente, haverá inevitavelmente um conflito entre a alma e a personalidade do individuo, acarretando doenças físicas...”.

“O sentimento do medo, através do seu efeito depressor sobre a atividade mental, provoca desarmonia nos nossos corpos físico e magnético e abre caminho para a invasão bacteriana. A verdadeira causa da doença está na nossa personalidade...”.

"As verdadeiras doenças básicas do ser humano são defeitos tais como o orgulho, a crueldade, o ódio, o egoísmo, a ignorância, a indecisão e a avidez".

Bach utilizou os remédios florais não apenas para tratar reações emocionais às doenças como também os temperamentos que favorecem o surgimento de patologias celulares no corpo físico.

Os florais, portanto, não são apenas “gotinhas mágicas” ou “anestésicos emocionais”. Ao contrário. As essências florais agem como catalisadores de uma percepção mais consciente e transformadora das causas dos nossos conflitos. Harmonizam estados mentais, emocionais, energéticos e conseqüentemente físicos que estejam em desequilíbrio.

São tonificantes das nossas forças anímicas, permitindo-nos aprender e crescer com os desafios da vida. Elas nos convidam a uma jornada de cura, e podem ser nossas aliadas e guias ao longo do caminho. As essências não pretendem eliminar sem dor os nossos problemas, nem oferecer gratificação instantânea. Tal expectativa leva inevitavelmente à impaciência, desilusão, passividade ou desapontamento. E, o que é mais importante, resulta na falta de disponibilidade da pessoa em se tornar um participante ativo no seu próprio processo de cura.

Como catalisadores internos, as essências florais estimulam nossa capacidade de responder, ou de assumir a responsabilidade pelo nosso crescimento, pois aprofundam a percepção consciente de nossos sentimentos, de nossas atitudes subjacentes e de nosso Eu espiritual.

Além de nos conectar com específicas energias curadoras de determinadas flores, as essências evocam o Manto Curador de Natura, da Natureza como um ser vivo. Vivenciaremos então como a Natureza pode nos nutrir e proteger, e como nossa própria cura é inseparável do respeito e cuidado que temos pelo ser Terra. Desse modo, a alma individual encontra uma conexão com a Anima Mundis, a alma do mundo, a alma da Natureza.

Quando a terapia floral é conduzida até seu pleno desenvolvimento, o Eu Espiritual torna-se o princípio organizador central na vida da alma. Assim como o Sol irradia sua luz nas muitas dimensões da vida anímica, a percepção consciente do Eu dá contexto e significado aos outros níveis do desenvolvimento anímico, os quais abrangem as nossas emoções, a relação com o corpo, a sintonia com a Natureza, a vocação e propósito na vida, bem como a vida interior, o desenvolvimento da criatividade, os relacionamentos pessoais e a Lei de Causa e Efeito que nos rege.

Então chegamos à percepção de que o despertar do centro espiritual dentro de nós, bem como sua expressão em todos os aspectos da nossa vida, é a verdadeira meta da terapia floral. Enquanto estamos vivos nesta Terra, nossa alma sempre zenfrentará desafios e sempre terá a necessidade de aprender e evoluir na escola da vida. Se enxergarmos as essências florais como catalisadores do crescimento da alma, e não como remédios que solucionam nossos problemas, elas sempre terão a possibilidade de nos ajudar, permanecendo como preciosas aliadas através dos muitos ciclos e espirais da evolução da nossa alma.

Possíveis efeitos colaterais

Há perigos ou efeitos colaterais associados ao uso das essências? Em geral, as essências florais estão entre os mais seguros e auto-reguladores de todos os remédios disponíveis. Se tomarmos essências que são totalmente inapropriadas e têm pouca relação com as nossas verdadeiras questões, nesse caso sentiremos pouco efeito.

As essências florais atuam por ressonância; assim, essências erradas não farão vibrar nenhuma "nota" em nossa alma. Se tomarmos um número excessivo de essências ou essências que só tratam questões menores, então elas podem ser ineficazes; não conseguiremos mudanças substantivas ou estas demorarão muito mais tempo para ocorrer.

Às vezes, seleções inadequadas ou caóticas de essências estimulam a confusão ou uma sensação de desconforto. É possível que demasiadas questões sejam "revolvidas" ou que a mudança aconteça mais rápido do que a pessoa pode tolerar. Há ocasiões em que a rápida transformação psicológica - ou nossa resistência a ela - pode produzir sensações físicas desagradáveis, como fadiga, erupções cutâneas ou dor de cabeça. Tais reações geralmente duram pouco e podem ser uma indicação para que se reformule a combinação floral ou se trabalhe com aconselhamento e outras práticas a fim de remover quaisquer impedimentos psicológicos ao processo terapêutico.

A crise de conscientização

Uma experiência comum relatada por pessoas que usam as essências florais é a intensificação de certas características antes de a transformação ser vivenciada. Por exemplo, uma pessoa que está tomando a essência Willow devido ao ressentimento talvez tenha uma aguda percepção consciente desse ressentimento, antes de ser capaz de largá-lo e perdoar. Essa piora aparente de uma característica emocional é semelhante à "agravação" produzida por um remédio homeopático ou a "crise de cura" estimulada por práticas de purificação tais como o jejum.

Podemos chamar esse fenômeno de crise de conscientização, ou crise de percepção consciente, pois ele é causado pela vinda, à superfície da percepção consciente, das emoções e atitudes inconscientes. Já que antes estavam ocultas ou eram desconhecidas, essas qualidades parecem mais intensas quando trazidas à consciência. Tais experiências nos oferecem uma clara oportunidade de testemunhar e reconhecer os aspectos negativos ou disfuncionais de nós mesmos.

O apoio de um aconselhador, a auto-reflexão, a manutenção de um diário e outros meios de fortalecimento do aspecto "observador" da consciência podem ajudar a criar uma jornada mais suave através das águas às vezes agitadas dessa experiência.
Se a crise de percepção consciente tornar-se demasiadamente intensa (além de um nível saudável de desconforto), caso a pessoa pode reduzir a freqüência da dosagem ou mudar a seleção de essências florais para facilitar o processo.

Junto com a percepção consciente vem a capacidade de compreender e de mudar. É difícil deixar ir o ressentimento e perdoar, se a pessoa não tem consciência dele ou nega ter qualquer ressentimento. Se a autopercepção consciente já está sendo cultivada, com freqüência a crise de percepção consciente não se faz necessária; é mais provável que a pessoa passe diretamente para o estágio transformativo do processo floral.

Por: Irene do Carmo Pimenta

Propofol: Apresentação, farmacologia e Efeitos colaterais




Médico de Michael Jackson disse que outros deram propofol ao músico

Reuters

LOS ANGELES - O médico particular de Michael Jackson disse a investigadores que ele não foi o primeiro a fornecer ao astro o poderoso anestésico propofol, que foi uma das drogas a causar sua morte, de acordo com documentos judiciais divulgados na sexta-feira.

Conrad Murray, um dos alvos da investigação sobre a morte do rei do pop, disse em um interrogatório feito por um detetive da polícia de Los Angeles, que o cantor lhe teria dito que recebia propofol de dois médicos na Alemanha.

Murray, um cardiologista com consultórios em Houston e Las Vegas, foi contratado para cuidar de Jackson enquanto o cantor se preparava para um série de shows. Jackson morreu em Los Angeles no dia 25 de junho, aos 50 anos, antes do início da turnê.

O juiz investigador do condado de Los Angeles concluiu que a morte foi causada por uma overdose de medicamentos, sendo que o propofol e o sedativo lorazepam teriam sido as principais drogas responsáveis por sua morte.

Os promotores de Los Angeles ainda avaliam se farão uma acusação criminal formal contra algum dos médicos que tratou do cantor de "Thriller".

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Propofol (2,6-diisopropilfenol) é um fármaco de ultra-curta-duração da classe dos anestésicos parenterais.[1] A injecção intravenosa de uma dose terapêutica (1,5 - 2,5 mg/kg para indução[2]) de propofol induz a hipnose, com excitação mínima, usualmente em menos de 40 s (o tempo de uma circulação braço-cérebro). Como outros indutores de acção rápida, o tempo de semi-vida de equilíbrio circulação-cérebro é aproximadamente de 1~3 minutos, dependendo da velocidade da indução da anestesia. O mecanismo de acção proposto é atividade agonista de receptores do tipo GABA. Sua ligação provocaria a abertura de canais de íons cloreto levando à hiperpolarização neuronal. Importante ressaltar que o propofol foi o medicamento responsável pela morte do Michael Jackson, segundo a perícia realizada no corpo do astro pop.

É usado para indução anestésica em pacientes adultos e pediátricos (com mais de 3 anos de idade), manutenção da anestesia geral em pacientes adultos e pediátricos (com mais de 2 meses de idade) e sedação para procedimentos médicos, como colonoscopia, proporcionando também analgesia. O propofol não produz analgesia, embora em certos estudos em que se administra propofol, em comparação com anestésicos inalatórios, os doentes reportam menos dor[3] [4] Também é utilizado em medicina veterinária.

É administrado por via endovenosa.


Ampola de 20 ml.Índice [esconder]
1 Apresentação
2 Farmacologia clínica
3 Efeitos colaterais
4 Referências
5 Ligações externas


Apresentação
Propofol é insolúvel em água e não pode ser injetado per se. É preparado na forma farmacêutica de emulsão e assim é administrado na forma intravenosa.[2] Foi originalmente desenvolvido pelo ICI (Imperial Chemical Industries) como ICI 35868. Entretanto, devido a reações anafiláticas, foi retirado do mercado e reformulado, retornando para venda como uma emulsão de óleo de soja/propofol misturado em água, em 1986 pela empresa AstraZeneca com a marca Diprivan (abreviatura de DI-isoPRopyl IV ANesthetic). A preparação corrente do Diprivan é 1% de propofol, 10% de óleo de soja , 1,2% de fosfolipideo de ovo purificado (emulsionante), glicerol 2,25% como agente ajustador da tonicidade e hidróxido de sódio para ajustar o pH. O propofol é isotónico e o seu pH varia de 7,0 a 8,5. O Diprivan contém EDTA como agente antimicrobiano, tendo novas preparações genéricas o metabisulfito de sodio ou álcool benzílico como agentes microbicidas. A emulsão de propofol aparece como um líquido opaco esbranquiçado devido à dispersão luminosa causada pelas pequeníssimas gotículas de gordura (~150 nm) que ela contém. Uma forma hidrosolúvel do fármaco, o fospropofol, foi recentemente desenvolvida e testada em animais com resultados positivos, sendo rápidamente metabolizada pela enzima fosfatase alcalina para formar propofol. Comercializado como Lusedra, esta nova formulação poderá possuir propriedades mais favoráveis para o uso em humanos, como ter maior facilidade na injecção intra-venosa e, talvez, causar menos frequentemente a dor no local de injecção que frequentemente acontece na fórmula tradicional. O Lusedra foi aprovado pela FDA dos Estados Unidos em 12 de Dezembro de 2008.

Farmacologia clínica
As propriedades farmacodinâmicas do propofol são dependentes das concentracões terapêuticas sanguíneas do fármaco. As concentrações "steady-state" do Propofol são geralmente proporcionais aos ritmos de perfusão. Efeitos indesejáveis, como a depressão cárdio-respiratória, normalmente ocorrem com concentracões mais altas resultantes de bolos ou aumentos rápidos do ritmo de perfusão. Um intervalo adequado (3-5 minutos) tem de ser respeitado entre o ajustamento da dose para adquirir a noção precisa dos efeitos clínicos. Os efeitos hemodinâmicos do propofol durante a indução anestésica variam. Com ventilação espontânea, o maior efeito cardiovascular é a hipotensão arterial — por vezes diminui mais que 30% — com pequenas ou nenhumas alterações da frequência cardíaca e na ausência de diminuição apreciável do débito cardíaco. Com ventilação assistida, mecânica ou manual, verifica-se um aumento quer de incidência quer no grau de diminuição do débito cardíaco. O uso concomitante de um opióide como pré-medicação pode potenciar ainda mais o débito cardíaco e a depressão ventilatória. Se a anestesia é continuada com uma infusão de propofol, o estímulo da intubação oro-traqueal e da cirurgia podem levar a pressão arterial para a normalidade, porém o débito cardíaco pode continuar deprimido. Estudos clínicos comparativos mostraram que os efeitos hemodinâmicos do propofol durante a indução anestésica são em geral mais marcados que os dos outros indutores intravenosos. O propofol deprime a ventilação, dependendo de vários factores como a pré-medicação, a dose administrada, hiperventilação e a hiperóxia. O propofol pode diminuir a frequência respiratória, o volume corrente, o volume minuto, o fluxo inspiratório médio e acapacidade residual funcional. Os efeitos depressores ventilatórios podem ser resultado da diminuição do drive inspiratório central.

A indução de anestesia com propofol é frequentemente associada com apneia quer nos adultos quer em crianças. Em adultos que receberam propofol (2-2.5 mg/kg), a apneia durou menos de 30 segundos em 7% dos pacientes, 30 a 60 segundos em 24% dos pacientes e mais de 60 segundos em 12% dos pacientes. O Propofol tem efeitos a nível cerebral: diminui a perfusão cerebral, o consumo metabólico de oxigénio cerebral e a pressão intracraniana. Aumenta a resistência vascular cerebral. Aparentemente não afecta a reactividade cerebrovascular às alterações do CO2 arterial. Estudos sugerem que em pacientes com pressão intra-ocular normal o propofol diminui a pressão intraocular até 30-50%. Esta diminuição poderá estar associada a uma diminuição concomitante da resistência vascular sistémica. Estudos clínicos mostraram que o propofol não causa sinais significativos de liberação de histamina ou aumentos significativos de imunoglobulinas plasmáticas ou dos nóveis do factor C3 do complemento. A resistência das vias aéreas depois da intubação traqueal é menor quando o propofol é usado na indução que quando são utilizados o tiopental ou o etomidato em altas doses. Apesar do propofol poder afectar a produção de esteróides, apartentemente não bloqueia a secreção de cortisol ou de aldosterona em resposta ao estímulo cirúrgico ou à hormona adrenocorticotrópica (ACTH) na prática clínica. Embora diminuições transitórias do cortisol plasmático tenham sido descritas, estas não foram sustentadas. O propofol parece não ter actividade analgésica apreciável. Em estudos com animais, demonstrou-se que o propofol não tem efeitos significativos nos perfis de coagulação. O propofol tem propriedades antieméticas. A anestesia com propofol resulta em menos náusea ou vómitos que a anestesia com desflurano, isoflurano, metoexital, óxido nitroso ou tiopental. O propofol está altamente ligado a proteínas in vivo e é metabolizado por conjugação no fígado. A sua clearance excede o fluxo sanguíneo hepático sugerindo uma eliminação extra-hepática adicional. O mecanismo de acção ainda suscita dúvidas, mas está postulado que o seu efeito primário pode ser a potenciação de receptores GABA-A e de glicina, possívelmente por atrasar o encerramento dos canais iónicos associados. Pesquisas recentes sugerem que o sistema endocanabinóide pode contribuir significativamente na acção anestésica do propofol. A semi-vida de eliminação estima-se entre 2 a 24 horas. A duração do efeito clínico é muito mais curta porque o propofol é rapidamente distribuído pelos tecidos periféricos. Quando usado para sedações por via endovenosa, o propofol termina a sua acção em poucos minutos. O propofol é muito versátil: pode ser usado em procedimentos curtos ou prolongados, possui rápido início de acção e de recobro, e as suas propriedades amnésicas fazem com que o propofol seja muito utilizado para todo o tipo de procedimentos de sedação e anestesias gerais. Seu uso não está tão associado às náuseas como os opiáceos.

Efeitos colaterais
Além de hipotensão (sobretudo por via de vasodilatação) e apneia transitória após doses de indução hipnótica, um dos efeitos colaterais do propofol é dor no local da injecção, sobretudo em veias de calibre inferior. Esta dor pode ser reduzida com um pré-tratamento com lidocaína i.v. Um efeito mais raro mas mais grave é distonia. Movimentos mioclónicos relativamente ligeiros são comuns. Aparentemente, o propofol é seguro em casos de porfiria e não estão descritos casos de indução de hipertermia maligna. Há um caso relatado em que a urina de paciente tratado com propofol tornou-se verde, havendo descoramento após 24h da interrupção do tratamento[5].

Referências
↑ Vade-mécum ABIMIP 2006/2007
↑ 2,0 2,1 Goodman & Gilman. As bases farmacológicas da terapêutica. [tradução da 10. ed. original, Carla de Melo Vorsatz. et al] Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2005.
↑ Miner JR, Burton JH. Clinical practice advisory: Emergency department procedural sedation with propofol. Annals of Emergency Medicine. 2007 Aug;50(2):182-7, 187.e1. Epub 2007 Feb 23.
↑ Cheng SS, Yeh J & Flood P (2008). Anesthesia matters: patients anesthetized with propofol have less postoperative pain than those anesthetized with isoflurane. Anesthesia and analgesia, 106 (1), 264-9, table of contents.
↑ Leclercq, P.; Loly, C.; Delanaye, P.; Garweg, C.; Lambermont, B. Green urine. The Lancet (2009), 373(9673), 1462. DOI: 10.1016/S0140-6736(09)60309-3. http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_udi=B6T1B-4W4M736-13&_user=687336&_rdoc=1&_fmt=&_orig=search&_sort=d&view=c&_acct=C000037858&_version=1&_urlVersion=0&_userid=687336&md5=a8de47dc940ff365b974fbbed60978c0

Fonte:Wikipedia

A herança alemã no sul do Brasil


Construções históricas e a paixão pela cerveja mantêm viva a saga dos colonizadores europeus em Blumenau

Rio - Chegar à cidade catarinense de Blumenau é viajar no tempo. Esta charmosa e encantadora cidade mantêm o jeitinho e as características das pequenas cidades européias, dando a sensação de estarmos lá, mas com a alegria e carisma dos brasileiros. A influência germânica é visivelmente notada na arquitetura das casas e edificações. Mesmo após 155 anos de fundação, podemos ainda esbarrar com diversos tipos de sotaques e tradições, dentre eles o alemão e o italiano, grandes colonizadores da região.

É possível, ainda, observar algumas pessoas com trajes típicos durante o mês de outubro, na Oktoberfest, típica festa alemã da cerveja, a segunda maior do mundo, que atrai turistas de todo o Brasil. São diversos grupos folclóricos se apresentando, com comidas típicas, danças e belíssimos trajes.

A topografia da cidade apresenta imponentes montanhas, abrigando assim, diversos parques ecológicos e trilhas próprias para passeios e caminhadas. Blumenau é, ainda, um ótimo local para fazer compras e um pólo de cristais. Para muitos, adquirir um desses belos objetos de cristal é a realização de um sonho de consumo.



A infraestrutura e a diversidade de serviços especializados, o espírito empreendedor e o profissionalismo dos blumenauenses fazem desta charmosa cidade um local bastante procurado para feiras de negócios nacionais e internacionais.

Oktoberfest
A Oktoberfest é uma confraternização entre pessoas de toda a parte do Brasil. Ela nasceu inspirada na maior festa da cerveja do mundo, a Oktoberfest de Munique, Alemanha. Em Blumenau, sua primeira edição aconteceu em 1984. No total são 18 dias de festa, onde não há quem não se encante com todos os desfiles, os clubes de caça e tiro ou com a apresentação dos grupos folclóricos. Nesta época do ano, as tradições alemãs afloram, através da música, da dança, dos belos trajes, da culinária típica, e é claro, do saboroso chope. Mas, no final das contas, a Oktoberfest não é só cerveja. É também muito folclore, memória e tradição.

Cerveja artesanal
Um dos costumes trazidos da Europa e mantidos pelo povo de Blumenau foi a fabricação de cerveja. Antigamente, mais de 20 cervejarias artesanais respondiam pela produção caseira. Aos poucos, a produção foi ‘absorvida’ por grandes empresas. Porém, o apego às tradições e à cultura dos antepassados, fez com que novas cervejarias surgissem na região, agradando a todos pela qualidade. Todas as cervejarias seguem corretamente a Lei Alemã da Pureza (Reinheitsgebot), em que limita a produção da cerveja em quatro ingredientes: água, lúpulo, malte (de cevada ou trigo) e fermento.

O QUE FAZER E VER:

VILA ITOUPAVA É o lugar ideal para observar a arquitetura local, que os preservou aspectos autênticos dos colonizadores alemães. Passear pelas ruas de Vila Itoupava é um resgate à memória de Blumenau colônia.

PARQUE ECOLÓGICO SPITZKOPF R. Bruno Schreiber 3777, Progresso. Tel.: (47) 3336-5422. Todos os dias, 7h/19h. Em um morro de 940m de altura são oferecidas três tipos de trilhas. Caminhando entre elas, observamos diversos tipos de plantas e flores. Um passeio tranquilo, para quem gosta de natureza.

PARQUE DAS NASCENTES R. Progresso 167, Garcia. Tel.: (47) 3335-1863. Sáb, 8h/18h; dom e fer, 8h30/18h. Fechado durante a semana. O parque está a 23km de Blumenau, mas merece uma visita. A exuberante floresta encanta, com diversas nascentes de rios, além de ser muito rica no quesito fauna e flora. Existem seis trilhas à sua escolha para caminhadas leves e um pouco mais pesadas

MUSEU DE ECOLOGIA FRITZ MÜLLER R. Itajaí 2.195, Vorstadt. Tel.: (47) 3326-6890. Todos os dias, 8h/17h30. A casa já desperta interesse com seu estilo típico alemão enxaimel. Em seu interior, diversos animais empalhados, um borboletário e biblioteca (aberta ao público) com milhares de exemplares completam o cenário.

MUSEU DA CERVEJA R. XV de Novembro 160, Centro. Tel.: (47) 3326-6791. Quem vai a Blumenau não pode deixar de visitar este museu, ainda mais se gosta de cerveja. São mantidas no museu peças antigas do processo de fabricação de cerveja na cidade, fotografias, documentos, textos históricos. Além disso, é possível assistir a um vídeo de 8 minutos contando a história das cervejarias de Blumenau e orientando sobre o roteiro de cervejarias da cidade.

PRAÇAS DA CIDADE
São várias as praças que merecem uma visita, porém, as mais famosas são: Praça Dr. Blumenau, Praça da Paz e Praça Juscelino Kubitschek.

CASTELINHO DA HAVAN O castelinho é uma réplica da prefeitura de Michelstadt, na Alemanha, e foi construído em 1978 pelo empresário Udo Schadrack, de família tradicional da região.

MIRANTE BEIRA RIO Av. Castelo Branco. Este foi o ponto de desembarque dos primeiros imigrantes alemães da região. Foi construído em comemoração aos 150 anos de Blumenau.

MUSEU DA ÁGUA R. Lages, Bairro Boa Vista. Tel.: (47) 3340-3242. O museu foi instalado na primeira estação de tratamento de água da cidade. Ele expõe todo o processo de tratamento e distribuição da água.

MUSEU DA FAMÍLIA COLONIAL Alameda Duque de Caxias 78. Tel.: (47) 3322-1676. Um complexo com três construções edificadas em 1858, 1864 e 1920 forma este museu. Guarda um acervo de objetos, utensílios, móveis, entre outros, representando o cotidiano das famílias de Blumenau da época. O local é cercado pelo Horto-Botânico Edith Gaertner (sobrinha-neta do Dr. Blumenau). Um fato curioso é que o Dr. Blumenau vivia ali, na época, na companhia de diversos gatos, que, ao morrerem, eram enterrados com direito a sepultura, dando origem ao Cemitério de Gatos.

MUSEU DO CRISTAL R. Rudolf Roedel 147. Tel.: (47) 3327-1261 / 3327-0841. Inaugurado em 1997, conta a história da arte vidreira de Blumenau. É possível acompanhar a transformação de areia em cristal e todos os processos que se seguem (queima, pintura, lapidação...) até tornar-se fina peça de cristal. Existe uma loja junto ao museu oferecendo peças para compra.

PARQUE DAS NASCENTES R. Santa Maria s/n°, Nova Rússia. Tel.: (47) 3335-1863. www.parquedasnascentes.org.br. Aberto Finais de Semana. Possui uma área em torno de 5.300 hectares. É o maior parque natural municipal do País e um santuário do conjunto de ecossistemas da Mata Atlântica. Há várias trilhas onde é possível observar a diversidade na fauna e flora da região. Possui excelente infraestrutura para receber os visitantes: quiosques, banheiros...

PARQUE ECOLÓGICO SPITZKOF R. Bruno Schreiber 3777, Bairro Progresso. Tel.: (47) 3336 -5422. Fica a 15 km do centro de Blumenau, com área de 500 hectares de Mata Atlântica. São várias nascentes, cascatas e piscinas naturais. Trilhas levam até o pico do parque (936m altitude). E caso fique tarde para voltar, o local tem boas instalações para pernoite.

PONTE METÁLICA É um marco para o desenvolvimento econômico da cidade. Ela liga através de seus 315 m de extensão, o Bairro Ponta Aguda ao centro da cidade. Foi inaugurada em 1929 e reformada em 1991.

RUA XV DE NOVEMBRO (WURSTSTRASSE) Por ter sinuoso traçado, ganhou o nome ‘Wurstrasse’ — Rua da Linguiça, em alemão. São 1.590 m de extensão, com conjunto arquitetônico autêntico da época que foi inaugurada, em 1923. Também foi a primeira rua a ser calçada.

CHEGAR
>>Avião - É necessário voar até Navegantes pela Tam (www.tam.com.br), Gol (www.voegol.com.br) ou Azul (www.voeazul.com.br). São mais 40 min até Blumenau. O aeroporto oferece serviço de traslado de táxi ou de ônibus.

>>Ônibus - Pegar um ônibus até Joinville pela Viação Penha (www.nsp.com.br). Passagens a partir de R$148,50. De lá, pegar outro ônibus para Blumenau pela Viação Catarinense (www.catarinense.net), com passagens a partir de R$19.

DORMIR
>>Íbis. R. Paul Hering,67. Tel.: (47) 3221-4700. Diárias: a partir de R$ 85.

>>Viena Park. R. Hermann Huscherm 670. Tel.: (47) 3334-8888. Diárias: a partir R$ 119. (casal) com café da manhã.

COMER
>>Abendbrothaus. R. Henrique Conrad 1194, V. Itoupava. Tel.: (47) 3378-1157. Comida típica alemã. Aqui você pode experimentar o Marreco Recheado: R$ 38 (individual). Média: R$ 40 a R$ 50 por pessoa.

>>Trattoria di Mantova. Al. Rio Branco 833. Tel.: (47) 3041-8383. Comida italiana. Média: R$ 35 por pessoa.

CERVEJARIAS
Existem diversas cervejarias que produzem a bebida, possuem um bar para degustação e algumas permitem a visita ao processo de fabricação.

>>Cervejaria Bierland. R. Gustavo Zimmermann 5361, Itoupava Central. Tel.: (47) 3337-3100. www.bierland.com.br

>>Bar da fábrica: Ter a sex, a partir das 16h30; e sáb a partir das 10h. Enquanto degustam os diversos sabores de cerveja, os visitantes podem acompanhar o processo de fabricação, pois o lugar tem paredes de vidro possibilitando esta observação. A cervejaria produz em torno de 60 mil litros/m³.

>>Cervejaria Borck. R. Pomeranos 1963, Pomeranos. Tel.: (47) 3382-0587. www.borck.com.br. É uma cervejaria com tradição alemã. Sua fórmula é resultado de pesquisas com equipamentos modernos e matérias-primas importadas. A Borck produz a cerveja Pilsen (que é mais pura) e a Borck. É a cervejaria mais antiga da região.

>>Cervejaria Das Bier. R. Bonifácio Haendchen (estrada geral, na direção de Luis Alves) 5311, Gaspar. Tel.: (47) 3397-8600. www.dasbier.com.br. Bar da fábrica: Quar a sex, a partir das 17h; e sáb e dom a partir das 15h. O nome é sugestivo: Das Bier significa ‘simplesmente cerveja’, em alemão. Esta é a única cervejaria da região de Gaspar, em
Blumenau. Foi inaugurada em 2006 pela família Schmitt, para incentivar a cultura alemã na comunidade. A cervejaria oferece chopps Pilsen (claros) e Braunes Ale (escuros). O ambiente é moderno e agradável. Para completar, uma linda vista para o belo vale fecha a noite com chave de ouro.

>>Cervejaria Eisenbahn. R. Bahia 5181, Salto Weissbach. Tel.: (47) 3488-7371. www.eisenbahn.com.br. Bar da fábrica: Seg a sex, a partir das 16h; e sáb a partir das 10h. Criada por um mestre cervejeiro formado em uma das mais conceituadas universidades de cervejeiros do mundo na Alemanha. Produz até 11 tipos de cervejas, entre elas a Lust. São aproximadamente 200 mil litros de cerveja por mês e ainda exporta para os Estados Unidos e Suíça.

>>Cervejaria Heimat
R. Mal. Deodoro da Fonseca 1498, Tapajós. Tel.: (47) 3333-1793. hwww.choppheimat.com.br. Trazida por um imigrante alemão em 1932, sua cerveja era artesanal, com os ingredientes vindos da Europa. A receita, porém, ficou esquecida por um tempo, mas com o surgimento das cervejarias na região, o neto deste imigrante resgatou os ensinamentos do avô. Produz o chopp tipo Pilsen e Bock.

>>Cervejaria Schornstein
R. Hermann Weege 60 (ao lado do Zôo). Tel.: (47) 3387-6655. www.schornstein.com.br. Bar da fábrica: Qua, 18h às 24h; qui, 18h às 2h30; sex, 18h às 1h30; sáb, 12h às 1h30; e dom, 12h às 23h. Nas segundas e terças- feiras, o bar permanece fechado ao público, porém, recebe visitas de grupos desde que previamente agendadas. A construção desta cervejaria em Pomerode reforçou o estilo germânico da região. Produz diversos tipos de chope. Oferece quatro opções: Pilsen natural (não filtrado), Pilsen cristal e o Pilsen fest (mais leve), e o Bock (sabor adocicado). O chope Bock possui 7,5% de teor alcoólico, sendo uma boa opção para o inverno da região.
O Dia

Paella: Camarões e lulas dão sabor requintado à receita


Rio - Certa vez, numa palestra culinária em Oxford, uma pesquisadora especializada em paellas deixou a plateia intrigada ao dizer que os trabalhadores dos vinhedos espanhóis, que cozinhavam em grandes fogueiras ao ar livre, catavam caracóis para substituir o alecrim nas panelas de arroz com frango, coelho e vegetais. Explicação: os caracóis eram alimentados com alecrim durante alguns dias, para ‘limpeza’ interior, e ficavam com o gosto da erva.

A passagem está no livro ‘O Homem Que Comeu de Tudo’ (Ed. Cia das Letras), do crítico gastronômico Jeffrey Steingarten, e sempre me vem à cabeça porque paella e alecrim, embora não seja este um ingrediente comum àquelas de frutos do mar, estão associados na minha vida. Estive uma vez a trabalho em Valencia, e no último dia planejara que, assim que ficasse livre, comeria uma ‘paella valenciana’ na região onde surgiu o famoso prato espanhol. Pois enviei meu texto ao editor, e saí andando pela cidade atrás de um restaurante, até parar numa praça para descansar.

De repente, caiu a ficha. Senti emoção indescritível ao perceber que estava no meio de um imenso jardim público de tomilho e alecrim, estes cobertos por suas pequenas flores de cor lilás. Agradeci aos deuses, colhi alguns ramos e fui almoçar.

A paella é um prato relativamente fácil de se fazer, com um pouco de treino vamos acertando o ponto, as quantidades de arroz, caldo, polpa de tomate e outros temperos. A receita sugerida, simplificada, é de camarões, com auxílio das lulas. Aprendi que as paellas mais interessantes são feitas com apenas um ou dois ingredientes principais, o sabor está nos líquidos onde o arroz será cozido.

Paella, originalmente, é o nome da panela larga e rasa onde se prepara a receita. Qualquer frigideira funda serve, dependendo da quantidade desejada. O alecrim não combina muito com as do mar, mas não será um sacrilégio se quiser acrescentar um raminho para dar gosto. Sem exagerar, porque a erva domina. Os caracóis que o digam.

PAELLA DE CAMARÕES E LULAS

INGREDIENTES PARA 4
2 colheres de sopa de azeite
200g de lulas em anéis
300g de camarões limpos
600ml de caldo tirado dos camarões
120ml de polpa de tomate
300g de arroz
3 dentes de alho fatiados
100g de ervilhas
Ramos de salsinha bem picada
1 colher de chá de curcuma, o 'falso açafrão'
Sal a gosto

MODO DE FAZER
Numa panela, ferva o caldo de peixe e o mantenha quente. Na panela da paella, refogue no azeite o camarão e a lula temperados com sal e pimenta. Retire os camarões, acrescente o alho fatiado, refogue mais um pouco, adicione a polpa de tomate, a curcuma e as ervilhas (se forem frescas). Acrescente o arroz, espalhando uniformemente, despeje o caldo e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 min. Volte o camarão à panela (e as ervilhas, se forem de lata ou congeladas) e cozinhe mais 5 min., até o caldo evaporar e o arroz secar. Cubra com a salsa e sirva. Pode ser decorada com camarões VG fritos separadamente.


Por Pedro Landim

O Balão intragástrico no tratamento da obesidade


O Balão intragástrico é um tratamento da obesidade que utiliza uma prótese de silicone na forma de um balão, que é colocado por endoscopia em regime ambulatorial (sem internação).

O balão é colocado vazio no estômago e insuflado com soro fisiológico e corante e foi projetado para ter o seu volume ajustado de forma individual dentro do estômago, permitindo uma otimização da perda de peso. O tratamento é temporário e o balão deve ser retirado ou trocado em um prazo máximo de 6 meses.

Antes de realizar o procedimento, o paciente é submetido a um protocolo para melhor enquadrar o seu perfil ao tratamento multidisciplinar, respeitando suas indicações e limitações.

A presença do balão inflado dentro do órgão ocupa um espaço que seria do alimento. O BIB foi projetado para dar uma sensação de saciedade precoce com a ingestão de pequenas quantidades de alimentos, diminuindo assim a fome e facilitando a adaptação de uma dieta hipocalórica, associada à mudança de estilo de vida, incluindo exercícios físicos.

Quem pode se beneficiar com o método?

Pacientes acima do peso que não tiveram bons resultados com outros tratamentos clínicos da obesidade.

Pacientes com IMC menor que 35 que apresentam doenças secundárias à obesidade.

Pacientes acima do peso com contra-indicação de drogas utilizadas no tratamento clínico ou doenças secundárias ao tratamento medicamentoso.

Pacientes obesos que não desejam se submeter a uma cirurgia bariátrica, bem mais agressiva.

Pacientes com obesidade mórbida, a fim de contribuir para a redução de peso no período preparatório para cirurgia eletiva, reduzindo os riscos cirúrgicos.

Quais os benefícios deste método?

O procedimento não é uma Cirurgia, podendo ser realizado em consultório.” .

O balão intragástrico é colocado por endoscopia e não requer internação,

Pode-se obter excelentes resultados, sem que seja necessário uma cirurgia bariátrica.

Não há restrições para atividades físicas, nem exige afastamento das atividades normais do dia-a-dia.

Auxilia na perda rápida de peso sem comprometer a saúde.

Se acompanhado por profissionais, o paciente poderá manter o peso sem precisar de futuras cirurgias.

Resultados

Com o acompanhamento adequado e participação direta do paciente, o resultado se torna eficiente e duradouro, evitando de vez uma cirurgia agressiva.
Estudos mostram a perda de até 100% do excesso de peso em até 6 meses de permanência do balão intragástrico.

Quais as desvantagens?

O tratamento é temporário e tem durabilidade média de 6 meses, sendo obrigada a sua retirada após o cumprimento deste período.

Fonte:Endo diagnostic

O brasileiro está mais alto e mais gordo


O brasileiro está mais alto e mais gordo, mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde. O governo afirma, no entanto, que o dado não significa que as pessoas estejam se alimentando de forma correta e saudável. A pesquisa revela uma mudança no perfil nutricional do brasileiro, que passou de um estado de desnutrição para o de sobrepeso.

De acordo com o estudo, as mulheres ganharam 3,3 cm em 14 anos - passaram de 1,55 m, em 1989, para 1,58 m, em 2003m, em média. Os homens ficaram 1,9 cm mais altos, passando, em média, de 1,68 m para 1,70.

O ministério afirma que o risco de obesidade é maior entre garotos com idade entre 10 e 19 anos. Nos últimos 29 anos, o grupo apresentou um aumento de 82,2% no IMC (Índice de Massa Corporal) - uma relação entre o peso e a altura.

Entre as meninas nessa mesma faixa etária, o aumento do IMC também foi elevado e chegou a 70,3%. O ministério garante, entretanto, que elas apresentam índices próximos do padrão de referência.

O estudo aponta diferenças entre os dois sexos também na idade adulta. Enquanto o risco de obesidade para homens tem aumentado constantemente nos últimos 29 anos, as mulheres mantêm o índice desde 1994.

Crianças

Os dados indicam que o acesso à alimentação tem contribuído para o aumento da estatura de crianças com menos de 5 anos de idade. Entre 1974 e 2007, o índice de deficit de altura - principal indicador da desnutrição - caiu 75%.

O estudo "Saúde Brasil 2008" mostra ainda que as crianças brasileiras estão cada vez mais próximas do padrão internacional mantido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Para avaliar a estatura da população de até 5 anos, a OMS adota uma escala que vai de menos 2 a 2, em que zero é considerado o padrão ideal. A média das meninas brasileiras é de menos 0,22 e a dos meninos, de menos 0,35.

Desnutrição

A pesquisa constatou que a desnutrição infantil caiu quase sete pontos percentuais em dez anos. Segundo o estudo, a desnutrição atingia, em 1996, 13,4% das crianças com menos de cinco anos, índice que caiu para 6,7% em 2006.

A pesquisa também revela que houve redução da mortalidade infantil entre 1980 e 2005, já que o número absoluto caiu de 180.048 para 51.544 - queda de 71%. A diarreia, que era a segunda causa de mortalidade há 29 anos, passou para a quarta posição em 2005.

Folha on line

Sinônimos e Nomes populares:
Excesso de peso corporal, aumento do peso corporal; aumento de gordura.

O que é?

Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.

Como se desenvolve ou se adquire?

Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente sócioeconômico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas características peculiares que a distinguem, especialmente em sua saúde e nutrição.

A obesidade é o resultado de diversas dessas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Assim, filhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimulam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas. Recentemente, vem se acrescentando uma série de conhecimentos científicos referentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganha peso, demonstrando cada vez mais que essa situação se associa, na maioria das vezes, com diversos fatores.

Independente da importância dessas diversas causas, o ganho de peso está sempre associado a um aumento da ingesta alimentar e a uma redução do gasto energético correspondente a essa ingesta. O aumento da ingesta pode ser decorrente da quantidade de alimentos ingeridos ou de modificações de sua qualidade, resultando numa ingesta calórica total aumentada. O gasto energético, por sua vez, pode estar associado a características genéticas ou ser dependente de uma série de fatores clínicos e endócrinos, incluindo doenças nas quais a obesidade é decorrente de distúrbios hormonais.

Reeducação Alimentar

Independente do tratamento proposto, a reeducação alimentar é fundamental, uma vez que, através dela, reduziremos a ingesta calórica total e o ganho calórico decorrente. Esse procedimento pode necessitar de suporte emocional ou social, através de tratamentos específicos (psicoterapia individual, em grupo ou familiar). Nessa situação, são amplamente conhecidos grupos de reforço emocional que auxiliam as pessoas na perda de peso.

Independente desse suporte, porém, a orientação dietética é fundamental.

Dentre as diversas formas de orientação dietética, a mais aceita cientificamente é a dieta hipocalórica balanceada, na qual o paciente receberá uma dieta calculada com quantidades calóricas dependentes de sua atividade física, sendo os alimentos distribuídos em 5 a 6 refeições por dia, com aproximadamente 50 a 60% de carboidratos, 25 a 30% de gorduras e 15 a 20% de proteínas.

Não são recomendadas dietas muito restritas (com menos de 800 calorias, por exemplo), uma vez que essas apresentam riscos metabólicos graves, como alterações metabólicas, acidose e arritmias cardíacas.

Dietas somente com alguns alimentos (dieta do abacaxi, por exemplo) ou somente com líquidos (dieta da água) também não são recomendadas, por apresentarem vários problemas. Dietas com excesso de gordura e proteína também são bastante discutíveis, uma vez que pioram as alterações de gordura do paciente além de aumentarem a deposição de gordura no fígado e outros órgãos.

Falando em dieta, o guia de saúde da exemplo de um dieta para emagrecer com saúde, a dieta das proteínas, que está sendo um sucesso.

Fonte: www.abcdasaude.com.br

Comer devagar pode ajudar a diminuir ingestão de calorias. Tomar água durante as refeições pode trazer ganho de peso

Estudo divulgado em setembro deste ano pela Universidade de Wageningen, na Holanda, mostrou a relação entre o ritmo que se come e a quantidade de calorias consumidas. Os pesquisadores constataram que comer devagar, colocando menores porções de comida na boca e mastigando por mais tempo, pode reduzir a ingestão de calorias e, consequentemente, ajudar na perda de peso.

"Acredita-se que isso acontece porque uma refeição mais lenta permite que o organismo humano dê os sinais naturais de saciedade, como distensão do estômago e mudanças nos hormônios associados ao apetite. Esses sinais, segundo a análise, alertam o organismo sobre a hora certa para se interromper o ato de comer"

De acordo com os autores, essa prática faz com que as pessoas se sintam satisfeitas mais rapidamente, fazendo-as comer menos. O teste foi feito com pudim e revelou que as pessoas que permaneceram com o alimento na boca por nove segundos ingeriram, em média, 42 gramas a menos.

Uma outra pesquisa, publicada na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que, quando mulheres jovens comiam massa com tomate e queijo mais lentamente, mastigando cuidadosamente, elas consumiam 70 calorias a menos, além de se sentirem mais satisfeitas após a refeição. Acredita-se que isso acontece porque uma refeição mais lenta permite que o organismo humano dê os sinais naturais de saciedade, como distensão do estômago e mudanças nos hormônios associados ao apetite. Esses sinais, segundo a análise, alertam o organismo sobre a hora certa para se interromper o ato de comer.

Segundo o endocrinologista Mauro Scharf, os estudos ainda são iniciais e é preciso que sejam feitas mais análises para constatar se isso acontece para todas as pessoas e com todos os tipos de alimentos. "Mas é inegável que comer devagar faz bem", reforça o especialista.

Conheça o movimento slow food e aprenda a comer devagar

Os benefícios de saborear com calma o alimento são um dos principais focos do slow food, associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1986, na Itália. Hoje o movimento conta com mais de 80 mil associados e tem escritórios e apoiadores em mais de 120 países. O slow food segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade. A filosofia do grupo se baseia na ideia de que melhorar a qualidade da alimentação e arranjar tempo para saborear é uma forma simples de tornar o cotidiano mais prazeroso.

Cinco motivos pregados pelo slow food para comer devagar

1º) Perder peso

Segundo o movimento, o cérebro leva 20 minutos para processar que está satisfeito. Se a pessoa comer rápido, pode passar do ponto em que está satisfeita e acabar comendo mais.

2º) Apreciar a comida, fazendo das refeições um prazer gastronômico

3º) Melhorar a digestão

Quanto mais trabalho se faz na mastigação, menos trabalho o estômago terá, podendo conduzir a menos problemas digestivos.

4º) Diminuir o estresse

Comer devagar pode ser um grande exercício de concentração. Por fim, rebelar-se contra o fast food e a vida corrida, tidos pelo slow food como um estilo de vida desumano e maléfico à saúde.

Como comer devagar?

O endocrinologista lembra que o ideal é que se gaste pelo menos 30 minutos em cada refeição, mastigando várias vezes antes de engolir e em pequenas garfadas, para saborear melhor os alimentos.

Outra dica é não se sentar à mesa com muita fome, pois assim acaba-se comendo tudo em poucos minutos. O especialista reforça que é importante começar a refeição com saladas verdes, já as folhas exigem mais mastigação, além de serem muito importantes para o organismo.

"Mas é sempre importante lembrar que temos que saber a quantidade diária de alimento necessário para cada pessoa, que depende de fatores como o sexo, peso, atividade física e a idade", finaliza o endocrinologista.

Tomar água durante as refeições pode trazer ganho de peso


Um elemento vital, assim podemos definir a água. Vital para nossa saúde, beleza e principalmente sobrevivência. A água é a substância mais abundante do corpo humano; é um componente essencial de todos os tecidos do organismo.

Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes, sem a água o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte e uma perda de apenas 10% causa distúrbios graves. Numa situação limite, beber água é mais importante do que se alimentar.

Nosso organismo não aguenta mais do que quatro dias sem beber água, ao passo que passa semanas sem alimento.

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; serve de meio para uma série de processos químicos; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Ajuda ainda a manter a temperatura do corpo estável. A água é necessária à formação de todos os tecidos do organismo, fornecendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc), que lubrificam os diversos órgãos e juntas.

A água é com certeza também um dos maiores aliados da beleza do nosso corpo, já que não existe melhor hidratante para nossa pele do que ela. Existem muitas pessoas que simplesmente se esquecem de bebê-la durante o dia. O resultado é visível: pele seca, cabelos fracos, problemas intestinais (constipação) e outros mais graves como cálculos renais, hipertensão, etc. Um corpo bem hidratado, em geral apresenta uma pele macia e elástica, e não podemos nos esquecer que a necessidade do líquido aumenta com a idade.

Envelhecimento x necessidade de água

Conforme vamos envelhecendo, o corpo começa a ressecar cada vez mais, pois existe uma perda progressiva da quantidade total de água no organismo, decorrente da redução dos espaços onde fica armazenada.

Com o avanço da idade, a quantidade de gordura no corpo aumenta e a de água diminui, por isso, enquanto a massa corporal de um bebê recém-nascido consiste em 75 a 80% de água, em pessoas com mais de 60 anos a água representa apenas 50%. Este processo de ressecamento se reflete em pele enrugada, fluxo reduzido de sangue e juntas mais endurecidas, além da desidratação, motivo de óbito frequente entre idosos.

Os sintomas de desidratação são boca seca e sonolência, e em alguns casos pode haver distúrbios de comportamento. Se esse problema não for diagnosticado e tratado rapidamente, pode haver falência múltipla dos órgãos, seguida de morte. Por isso, os especialistas recomendam que tomemos água como se fosse remédio, principalmente a partir dos 50 anos.

A partir dessa idade há também uma diminuição da sensibilidade dos chamados receptores de osmolaridade, que ficam em vários pontos do sistema circulatório e avisam o cérebro quando o sangue está mais concentrado, fazendo a pessoa ingerir mais líquido. Por isso, depois de uma atividade como uma caminhada ou uma partida de bocha, por exemplo, uma pessoa mais velha não sente sede, pois o cérebro não a informará que seu corpo está em déficit. É diferente de um jovem que sentirá naturalmente a necessidade de repor os líquidos perdidos. Dessa forma, a solução é adquirir o hábito de beber água mesmo sem sede.

Necessidade diárias

Em geral, adultos devem consumir 35mL/Kg de peso, crianças 50 a 60mL/Kg de peso e lactentes 150mL/Kg peso. Isto quer dizer que se uma pessoa pesa 70Kg ela deverá ingerir diariamente cerca de 2,5L de água por dia.

Podemos verificar que a ingestão de água está insuficiente simplesmente observando nossa urina. Quando isso ocorre, os rins tentam compensar conservando a água e, portanto excretam uma urina mais concentrada, com coloração amarelo mais acentuado.

Portanto, a quantidade de água perdida a cada 24h deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do nosso organismo.
Não podemos nos esquecer que é necessário consumir mais água quando está calor, durante exercícios físicos, no caso de febres, resfriados e outras doenças. É necessário ingerir maior quantidade de água também durante a gravidez, tendo em vista a formação do líquido amniótico e o aumento no volume de sangue, e também para atender as necessidades do feto em desenvolvimento. Da mesma forma, mães com filhos que mamam no peito precisam aumentar a ingestão de líquidos para produzir leite, que contém 87% de água.

Evite consumir água junto às refeições

Nesse caso, os liquídos podem causar indigestão, pois dificultam a ação do suco gástrico, responsável pela digestão dos alimentos no estômago. Podem também causar gases e flatulência. E ainda: como os liquídos saem do estômago mais rapidamente que os alimentos, podem causar aquela sensação de "vazio" o que leva muitas vezes a pessoa a se alimentar novamente logo após a refeição, e o resultado disso todos já sabemos: ganho de peso. Por isso, a sugestão é procurar consumir água entre as refeições.

Água ajuda no processo de emagrecimento

O controle da ingestão de alimentos pode ser feito de duas formas: pelo sistema nervoso (sensação de fome) e pelo sistema digestivo (saciedade). É justamente no segundo caso que a ingestão de água atua favorecendo quem precisa perder peso. O estômago humano tem a capacidade limitada de dilatar até um volume de cerca de dois litros. Assim, a ingestão de líquidos ao longo do dia, e principalmente antes das refeições, mantém o estômago relativamente preenchido, diminuindo a demanda de alimentos, aumentando a saciedade.

Água e fibras: uma ótima combinação na eliminação de toxinas

Quando o intestino não funciona corretamente, o nosso organismo dá vários sinais que algo vai mal, a começar pela nossa pele. A combinação adequada de fibras e água auxilia na movimentação do bolo fecal, ativando também o funcionamento adequado dos rins e da bexiga, e consequentemente na eliminação de toxinas. Além de auxiliar em dietas de emagrecimento e nos tratamentos de celulite, essa combinação diária é capaz de evitar que certas toxinas se transformem em erupções dermatológicas indesejáveis tais como acne, furúnculos, entre outros problemas. Nove entre dez modelos ou mulheres famosas incluem vários copos de água e alimentos fibrosos na sua lista de cuidados estéticos. É um segredo de beleza que todos nós podemos ter acesso.

Papanicolau a partir dos 21 anos (Exame previne câncer do colo de útero)




Exame previne câncer do colo de útero.

Mudança sai poucos dias após polêmica em torno de mamografias(mamografia aos 40 anosde idade).

Comissão independente de ginecologistas americanos indica que as mulheres só devem fazer o exame de papanicolau partir dos 21 anos, a cada dois anos.

Antes, os médicos recomendavam que o teste fosse feito pelas garotas, em no máximo, três anos após a primeira relação sexual.

O Conselho Americano de Obstetrícia e Ginecologia concluiu que é muito pequena a incidência efetiva de câncer de colo de útero em mulheres abaixo dessa idade.

De acordo com os médicos, as mulheres estão propensas a desenvolver anomalias que parecem ser um início de câncer, mas que desaparecem sozinhas. Muitas vezes, isso leva o médico a se preciptar e adotar medidas que podem levar à lesão do colo do útero – um aumento do risco, por exemplo, de nascimentos prematuros.

Já as mulheres com mais de 65 anos – que tiveram resultados negativos nos últimos três exames –podem parar de fazer o teste.

No início desta semana, uma força tarefa do governo fez uma recomendação sobre mamografias. Mas o governo deixou claro, pouco depois, que as orientações não fazem parte de uma política do governo para racionar exames preventivos.

Jornal Hoje

Obstetras americanos recomendam adiar exame preventivo de câncer de colo de útero



RIO - O Colégio Americano de Obstetras aconselhou as mulheres a esperar mais tempo antes de fazer o seu primeiro exame preventivo de Papanicolau, indicado para detectar precocemente o câncer do colo do útero, informou nesta sexta-feira o jornal "The New York Times". A decisão é anunciada pouco depois da polêmica iniciada com a recomendação de adiar as primeiras mamografias . Os obstetras sugerem que as mulheres esperem até completar 21 anos antes de fazer seu primeiro exame.

De acordo com estimativas, o câncer do colo do útero mata anualmente 250 mil mulheres em todo o mundo. E objetivo dessa nova orientação, segundo os médicos, é limitar os exames inúteis e reduzir os procedimentos invasivos e dolorosos para remover lesões não cancerosas que podem aparecer nestes exames, e que frequentemente desaparecem sozinhas, alega o grupo de especialistas. Porém, a nova recomendação contradiz o conselho anterior, segundo o qual as mulheres deveriam fazer seu primeiro exame depois da primeira relação sexual.

O Colégio Americano de Obstetras também afirma que mulheres com mais de 30 anos que tenham obtido resultados normais em três exames consecutivos podem esperar mais três anos antes de se submeter a uma nova análise. Isso pode aumentar ainda mais a polêmica criada pelos serviços de medicina preventiva americanos esta semana, quando questionaram a utilidade dos exames de mamografia antes dos 50 anos para detectar o câncer de mama.

O Globo

11.20.2009

Lombalgia


lombalgia é a dor que ocorre nas regiões lombares inferiores, lombossacrais ou sacroilíacas da coluna lombar. Ela pode ser acompanhada de dor que se irradia para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas na distribuição do nervo ciático (dor ciática).



Quem pode ter lombalgia?
A lombalgia é um problema extremamente comum, que afeta mais pessoas do que qualquer outra afecção, à exceção do resfriado comum. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dorsalgia em alguma etapa de suas vidas, mas a maioria dos episódios não é incapacitante. Mais da metade de todos os pacientes com dorsalgia melhora após 1 semana; 90% apresentam melhora após 8 semanas; e os restantes 7% a 10 % continuam apresentando sintomas por mais de 6 meses.
Como se manifesta a lombalgia?
Há muitas causas diferentes para o desenvolvimento da lombalgia: cerca de 90% dos pacientes com dorsalgia desenvolvem dor decorrente de uso excessivo das estruturas dorsais (resultando em entorses e distensões), da deformidade da estrutura anatômica normal ou de trauma; os outros 10% dos adultos apresentam dorsalgia atribuível a uma doença sistêmica. Mais de 70 dessas doenças foram identificadas.

Uma vez que a maioria dos casos de dorsalgia é autolimitada, o diagnóstico por imagem raramente é necessário. Um cuidadoso levantamento do histórico do paciente é a ferramenta diagnóstica mais importante. Os fatores que levam ao início da dor, bem como a natureza e a duração da dor, propiciam importantes evidências para a busca da provável causa.

A dorsalgia pode ser influenciada por deficiência ou má qualidade crônicas do sono, fadiga, falta de exercícios e fatores psicossociais. A percepção e o relato da dor pelo paciente e o grau resultante de disfunção e incapacidade são dependentes desses fatores, assim como a resposta do paciente ao tratamento.

A lombalgia também pode ser causada por esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural, posição não ergonômica no trabalho (essa é a causa mais freqüente de torção e distensão dos músculos e ligamentos que causam a lombalgia), osteoartrose da coluna; osteofitose (bico de papagaio) e osteoporose (causas também relacionadas à idade. Pois, com o passar do tempo, as articulações da coluna vão se desgastando, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais - hérnia de disco).


Como pode ser o tratamento da lombalgia?
Nenhuma forma isolada de tratamento é eficaz para todas as formas de dorsalgia. Quando a dor é causada por uma doença sistêmica, o tratamento deve ser direcionado ao problema subjacente; entretanto, na grande maioria dos casos, os pacientes apresentam dorsalgia por um problema mecânico que não pode ser identificado.

O tratamento da lombalgia crônica é direcionado ao alívio das causas e pode incluir perda de peso, exercícios para melhorar o tônus e a resistência musculares e melhora da postura. Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar a dor, porém o uso crônico de narcóticos opioides deve ser evitado. A injeção nos tecidos moles com corticosteroides e anestésicos locais pode propiciar alívio da lombalgia crônica associada a síndrome miofacial ou fibromialgia. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para aliviar a dor intratável ou a dor conseqüente a anormalidades estruturais.


A lombalgia é a dor que ocorre na região lombar, seja de causa nervosa ou muscular, podendo ser causado por estresse. É extremamente comum e, entre 65% a 80% da população desenvolverão dor nas costas em alguma etapa das suas vidas. É a maior causa de afastamento do trabalho em indivíduos abaixo de 45 anos, sendo que aproximadamente 50% das pessoas com dores crônicas retornam ao trabalho (Rezende, 2006).

De acordo com Cailliet (1988), a maioria das lombalgias atribuídas à postura está relacionada com o aumento do ângulo lombossacro e concomitante aumento da lordose lombar.

Segundo Pericé; Riambau; Paloma (1989), a lombalgia pode ser favorecida por um desvio das curvaturas fisiológicas.

A lombalgia gravídica está relacionada a um aumento da lordose. O útero grávido causa um pequeno deslocamento anterior. Além disto a uma fadiga durante a gravidez que desencoraja a os bons hábitos e esforços, juntamente com uma frouxidão ligamentar hormonal que completa o quadro (Cailliet, 1988).

Conforme Doreto (2006), as dores em órgãos abdominais ou pélvicos também podem ser referidas unicamente por dor lombar, como por exemplo, cálculo renal e a tensão pré-menstrual.

O diagnóstico da lombalgia varia com a causa, pois a dor é somente um sintoma, portanto as características da dor serão muito importantes para o diagnóstico; como iniciou, o que melhora ou piora, se apareceu após trauma, exercícios ou movimentos bruscos, se é noturna ou diurna ou se é acompanhada de outros sintomas como febre, emagrecimento, dormência, etc. (Tribastone, 2001).

As características da dor associada aos exames complementares devem levar ao diagnóstico e ao tratamento adequado, que poderá ser a associação de medicamentos e fisioterapia, às vezes cirurgia e posteriormente a prevenção das causas (Greve; Amatuzzi, 1999).


Lombalgia Aguda

A dor aguda é relacionada temporalmente a lesão causadora, isto é deve desaparecer durante o período esperado de recuperação do organismo ao evento que está causando a dor (Kapandji, 2000).

Aparece uma dor intensa, brusca, geralmente enquanto a pessoa realiza um esforço. Pode apresentar antecedentes de dor lombar pouco intensa. Na ocasião, a pessoa permanece em uma posição semiflexionada da coluna lombar, sem ser possível a extensão e nem prosseguir a flexão, já que com qualquer movimento agrava a dor (Pericé; Riambau; Paloma, 1989).

Uma primeira crise costuma desaparecer em até 05 semanas com repouso e medicação analgésica. Deve-se então iniciar a profilaxia de novas crises. Geralmente, o paciente não dá uma excessiva importância a esta primeira crise, pelo qual não adota nenhuma medida em especial (Tribastone, 2001).

Conforme Konrad (apud Knoplich, 2003), não há limite preciso estabelecido para a duração final da dor aguda e início da dor crônica, variando de 3 a 6 meses, limite máximo em que a maioria dos autores passa a considerar como crônica.

Segundo Cailliet (1988), frequentemente, um desconforto agudo da coluna lombar não permite um exame imediato. Apenas a anamnese pode ser feita. A vítima apresenta flexibilidade limitada, possível escoliose com a postura antálgica, sensibilidade da musculatura na região lombar, e limitada elevação da perna esticada.

De acordo com Greve e Amatuzzi (1999), a dor da fase aguda diminui com medicação, repouso e fisioterapia. Nesse sentido vale observar que diz a respeito Konrad (2004), onde a dor aguda pode ter duração extremamente curta, desde alguns minutos, até a algumas semanas e diminuir pela reação do próprio organismo, mas é preciso o suporte terapêutico para diagnosticar a causa desencadeante da dor.

Segundo Ghorayeb; Barros Neto (1999), a lombalgia aguda pode ser interpretada como um sinal de alerta, a crônica já no tem mais essa função. Uma dor pode tornar-se crônica por vários motivos, mas não tem mais a função de alerta e defesa. Esta merece uma atenção maior por afetar o estilo de vida das pessoas e por ter abordagem física, cultural, social e emocional.

Lombalgia Crônica
A pessoa queixa-se de dor lombar de forma intermitente de um período de tempo que vai desde três meses a anos. A sensação de dor aumenta com o esforço e pelas posturas prolongadas em pé. Pode apresentar uma irradiação difusa às extremidades inferiores. A evolução é lenta apresentando fases de remissão e outras que pioram podendo chegar a adotar a forma de uma lombalgia aguda (Pericé; Riambau; Paloma, 1989).

Segundo Knoplich (2003), a lombalgia crônica é considerada por alguns autores aquela com duração maior que 03 meses ou que ultrapasse o período usual de recuperação esperado para a causa desencadeante da dor. Alguns autores consideram o limite para se tornar dor crônica a partir de 06 meses.

Para Tribastone (2001), a lombalgia crônica merece maior atenção por afetar negativamente a qualidade de vida, limitar a movimentação, agilidade. Além de ter envolvimentos emocionais.

Autora:Ana Paula Peixoto de Lima

Diabete mata mais

Número de mortes pela doença aumentou quase 50% em 16 anos

A má alimentação, o sedentarismo e o aumento da obesidade, fatores que favorecem a diabete, estão matando o brasileiro. Segundo o Ministério da Saúde, que divulgou ontem a pesquisa Saúde Brasil 2008, o número de mortes causadas pela doença aumentou quase 50% em 16 anos — em 1990, eram 16,3 mortes pela doença por cada 100 mil habitantes. Em 2006, já eram 24.

“A principal causa do aumento das mortes por diabete é a obesidade. O sobrepeso leva à sobrecarga do organismo e é fator de risco para diversas doenças crônicas”, explica Deborah Malta, uma das responsáveis pela pesquisa, acrescentando que 43% dos brasileiros maiores de 18 anos que vivem nas capitais tinham sobrepeso em 2008. “O brasileiro tem se alimentado mal”, conta.

O estudo mostrou ainda que o brasileiro está mais gordo e mais alto. As mulheres ganharam, em média, 3,3 cm em 14 anos. Elas cresceram quase duas vezes mais que os homens, passando de uma média de 1,55m, em 1989, para 1,58m, em 2003. Eles, nesse período, aumentaram 1,9 cm na altura e chegaram a uma média de 1,70 m em 2003.

“As novas gerações estão ganhando altura porque têm maior acesso a alimentos e podem crescer em todo o seu potencial genético”, diz Deborah. “O estudo aponta uma reação das mulheres contra o sobrepeso. Dos anos 90 à atual década, o peso delas tende à estabilidade. Já o peso dos homens preocupa porque a tendência é de crescimento”, explica.

A boa notícia é que o brasileiro tem morrido menos por doenças cardiovasculares e cerebrais: melhor acesso ao serviço de saúde, exames e diminuição do tabagismo são apontadas como causa. Hoje, 15,2% dos que têm mais de 18 anos são fumantes. Em 1989, os fumantes eram 35%.

“O Brasil teve uma redução significativa no hábito de fumar, o que contribui para a diminuição de mortes. O tabagismo deteriora as paredes das artérias, facilitando derrame, enfartes e problemas circulatórios em geral e câncer”, afirma Deborah, que elogia as restrições ao fumo. “A meta é chegar a 14% em 2012”,

O Dia

Dicas para Prevenir e Tratar a Rinite Alérgica


 

As principais formas para a rinite se apresentar são:
a. Rinite irritativa: freqüente em locais poluídos e com muitas poeiras irritantes.
Esses irritantes podem estar tanto na atmosfera como podem ser produzidos
nos locais de trabalho;
b. Rinite vasomotora: provocada por uma
dilatação acentuada dos vasos sanguíneos
da mucosa do nariz. Piora com o
ar seco;
c. Rinite alérgica: é a forma mais comum, determinada por fatores alérgicos próprios
da pessoa, piora com a poluição, mas também com a poeira doméstica,
mofo, pêlos de animais, odores. Geralmente existe histórico de alergia na família.
A rinite é uma inflamação que atinge as mucosas do nariz. Freqüentemente pode se estender aos seios da face, provocando sinusite (inflamação dos seios faciais).
Anatomia das vias aéreas superiores


Prevenção
Deve-se evitar os fatores e agentes que são responsáveis pelo aparecimento da rinite:
• Evitar o contato com as substâncias irritativas
ou que provocam a alergia;
• Evitar fumar ou ficar perto da fumaça de
cigarro (de papel, palha ou cachimbo);
• Praticar atividades físicas regularmente,
sempre sob orientação e supervisão médica
e/ou de um profissional habilitado;
• Evitar contato com gases e vapores irritantes;
• Evitar a presença de cães e gatos dentro de casa;
• Manter as dependências da casa sempre arejadas, limpas e com exposição ao sol;

Existe cura?
Dependendo do tipo de rinite, existe cura, sim. Mesmo naqueles casos em que a cura
não é definitiva, existem tratamentos eficazes para que as crises não aconteçam ou,
então, sejam mais leves.

Sintomas
Os sintomas comuns às diversas formas de rinite são:
a. Espirros: sempre presentes na fase aguda;
b. Coceira (prurido): acompanha os espirros. Pode atingir os olhos, provocando vermelhidão e inchaço;
c. Coriza (secreção nasal de aspecto aquoso): geralmente intensa. Quando acontece
alguma infecção simultânea, poderá ficar colorida;
d. Obstrução (congestão) nasal: pode ser uni ou bilateral, fazendo com que a pessoa
respire pela boca.
• Utilizar capas especiais para travesseiros
e colchões – no caso dos alérgicos;
• Manter uma alimentação saudável.

Alimentação saudável
Só quem tem conhecimento para dizer qual é o tipo
de rinite e qual é o tratamento mais adequado é o médico;
portanto, NÃO PRATIQUE A AUTOMEDICAÇÃO, pois poderá agravar ou prolongar a situação.


1- O que é Rinite Alérgica?
O nariz é um dos componentes das vias respiratórias, sendo o primeiro local por onde a ar passa até alcançar os pulmões. Dentre outras atribuições, é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado.
Para exercer esta função corretamente, o nariz possui um complexo mecanismo de defesa, o qual, ao entrar em contato com alguma substância tóxica desencadeia uma resposta que impedirá esta substância de alcançar os pulmões. Através do surgimento de obstrução nasal teremos o bloqueio da passagem deste agente agressor, e dos espirros e coriza a remoção desta substância. Isto é normal e todas as pessoas ao entrarem em contato com algumas substâncias toxicas apresentam estes sintomas.
Uma pessoa quando fica gripada apresenta obstrução nasal, espirros e coriza, pois seu organismo está tentando protegê-la, impedindo que os vírus alcancem seus pulmões através do ar.
Alergia, na realidade, não significa falta de defesa do organismo, mas muito pelo contrário, é uma defesa exagerada contra agentes que não são potencialmente agressivos ao ser humano. Ou seja, uma pessoa alérgica é aquela que é hiperreativa a determinada substância que para uma pessoa normal não despertaria nenhuma resposta. O sistema imunológico das pessoas alérgicas, por características genéticas, interpreta que determinada substância é tóxica, e que ele precisa proteger o organismo de sua entrada. É por isto que algumas pessoas, convivem normalmente com fatores que causam a alergia, como a poeira de casa, sem ter sintomas, ao passo que outras pessoas ao entrarem em contato com esta mesma poeira podem ter rinite e asma.
O paciente alérgico não nasce hiperreativo (com alergia), mas sim com a capacidade de sensibilizar-se a determinado fator. Tornar-se sensível significa passar a ter uma resposta de defesa a uma substância que antes era tolerada. Isto significa que podemos conviver com determinada substância por muitos anos, e vir a desenvolver sintomas apenas tardiamente.
Esta característica é herdada dos pais. Quando um homem e uma mulher alérgicos tem um filho, a chance desta criança ser alérgica é de cerca de 50%. Por outro lado, mesmo que nenhum dos pais apresentem alergia, a criança ainda assim pode vir a ter.
Este tipo de alergia pode se apresentar como rinite, conjuntivite, asma e alguns tipos de alergia de pele. Porém a forma mais comum é a rinite. Cerca de 10 a 25% das pessoas sofrem de rinite alérgica.

2- Quais os sintomas da Rinite Alérgica?
Os sintomas que os pacientes portadores de rinite alérgica apresentam são obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros (algumas vezes o paciente espirra mais 20 vezes seguidas) e coceira no nariz. Esta coceira pode ser na garganta ou nos olhos.
Além disto a rinite alérgica, pode causar outros problemas, como otites (inflamação dos ouvidos), sinusites (inflamação de cavidades existentes na face) e roncos (pelo entupimento do nariz) que faz com que o paciente não durma bem a noite. O paciente só vai apresentar estes sintomas quando estiver em contato com as substâncias aos quais é alérgico. Estas substâncias recebem o nome de alérgenos. Quanto maior o contato, mais intensos tendem a ser os sintomas.
Todos os doentes apresentam estes sintomas minutos após o contato com o alérgeno, e cerca de metade deles terão novamente sintomas cerca de 4 a 6 horas depois.

3- Quais as causas da Rinite Alérgica?
Muitas substâncias podem causar alergia como a poeira de casa, pólens e alguns alimentos. Aqui no Brasil é a poeira domiciliar é o fator mais importante. Ela é constituída por descamação da pele humana e de animais, restos de pelos de cães e gatos, restos de barata e outros insetos, fungos, bactérias e organismos microscópicos que são chamados ácaros (família dos aracnídeos). O principal fator da poeira que causa alergia é o ácaro. Existem vários ácaros, e o que mais freqüentemente esta relacionado à alergia é o Dermatophagoides ssp., que significa, aquele que se alimenta de pele. Este é o seu nome pois uma de suas fontes de alimentos é a descamação da pele. No colchão de nossas camas e nos móveis estofados que existem em nossas casas encontramos muita descamação de pele e é exatamente por esta razão que nestes locais existe grande quantidade de ácaros. Estes ácaros vivem nas camadas profundas dos tecidos, abraçados as fibras. Eles não são capazes de viver sobre uma superfície lisa, como por exemplo nas paredes.
Em São Paulo, e outras regiões do Brasil onde não há uma clara definição das quatro estações do ano, a forma de rinite alérgica que predomina é a causada pelos ácaros, sendo que os doentes, em geral, apresentam sintomas durante o ano inteiro. Em outras regiões (como no sul do país), na época da primavera, ocorre a polinização das flores, e podemos ter a rinite alérgica da estação, chamada nos países do hemisfério norte de febre do feno. Apesar deste nome, não existe febre e tampouco o feno é o responsável pelos sintomas. São fungos que proliferam nos maços de feno as substâncias que desencadeiam os sintomas.
Normalmente o paciente com rinite alérgica, apresenta os sintomas quando em contato com o alérgeno, e em geral, estes sintomas são proporcionais á quantidade de alérgeno. Na época do inverno, estes pacientes sofrem mais, pois, neste período, são usados cobertores e roupas que ficaram guardados por muito tempo, e podem estar cheios de ácaros e fungos. Além disto estes doentes são mais susceptíveis a resfriados. Na verdade o resfriado é uma inflamação do nariz, que irá comprometer os mecanismos de proteção nasal, com isto facilitando a entrada dos alérgenos.

4- Como tratar Rinite Alérgica?
O tratamento dos pacientes portadores de rinite alérgica é composto por três pontos fundamentais:

A- Higiene ambiental.
B- Tratamento medicamentoso.
C- Vacinas anti-alérgicas.

A- Higiene ambiental.
A forma mais simples de tratar alergia é evitar o contato com a substância que desencadeia os sintomas. Por exemplo, se o paciente apresenta obstrução nasal, coriza e espirros quando ingere determinado alimento, o mais fácil a fazer é simplesmente não comê-lo. Infelizmente, a principal causa de rinite alérgica é o ácaro, e não é fácil evitar o contato com ele.
Algumas medidas simples podem ser adotadas, e irão diminuir a quantidade destes insetos. A casa e principalmente o quarto onde o doente dorme devem ser limpos com bastante freqüência. Infelizmente a vassoura e espanador de pó apenas espalham o pó pelo ambiente. Os aspiradores são capazes de reter alguma sujeira, porém normalmente sue filtro não é desenvolvido para limpar o ar por completo, e portanto muitas vezes o que ele faz é uma pulverização de poeira no ambiente. Aspiradores com filtros especiais e de alta eficiência existem, porém tem um custo muito elevado. No caso de não existir carpete ou tapetes no chão, o uso de pano úmido na limpeza é uma forma bastante eficaz para remover a poeira.
Um ponto importante a ser considerado, é a existência de uma boa ventilação na casa e no quarto, e se possível ambientes ensolarados, para evitar o surgimento de bolor (fungos).
Além disto, o ideal é que não existam carpetes, tapetes, cortinas, bichos de pelúcia ou outros móveis ou utensílios que possam acumular poeira. Ainda, deve-se evitar o uso e contato com travesseiros e almofadas de penas ou outros materiais que possam causar alergia. A utilização de capas protegendo os colchões e travesseiros, assim como de substâncias para eliminar os ácaros do ambiente apresentam eficácia quando aplicados corretamente.
Estas medidas de higiene não acabam com os ácaros e outros alérgenos, mas diminuem a sua quantidade.
Além destas mediadas de higiene ambiental, onde o objetivo é reduzir a quantidade de alérgenos, é muito importante que os doentes fiquem afastados de de outras substâncias capazes de irritar o nariz. Cheiros de perfumes, produtos de limpeza, produtos para deixar os ambientes com cheiro agradável, fumaça de cigarro, tintas, inseticidas e poluição, são alguns exemplos de substâncias capazes de irritar o nariz, e desencadear sintomas. Outros fatores inespecíficos como as mudanças bruscas de temperatura, frio e umidade do ar são também prejudiciais aos doentes.

B- Tratamento medicamentoso.
A critério médico, se estas medidas não forem suficientes para controlar os sintomas do paciente, poderá ser receitado medicamentos.
Existem dois grandes grupos de drogas que podem ser usadas. Um tipo funciona preventivamente e outro apenas alivia os sintomas.
Do ponto de vista farmacológico, dispomos de descongestionantes, anti-histamínicos, estabilizadores de membranas, e corticosteróides. Cada uma destas drogas atuam de forma diferente, e nenhuma é isenta de efeitos colaterais que algumas vezes podem ser graves. Por isto, o ideal, é não realizar auto medicação e procurar seu médico.

C- Vacinas anti-alérgicas
Quando o tratamento feito nestas condições (higiene ambiental e medicamentos) falha, pode-se associar o uso de vacinas anti-alérgicas. Este tratamento é longo, porém quando feito corretamente, diminuí a sensibilidade do doente àquela substância ao qual ele era alérgico. Muitas vezes chegamos ao ponto onde não há mais necessidade do uso de medicamentos.

Dr. João Ferreira de Melo

Rinite alérgica

Rinite é uma doença inflamatória das mucosas do nariz. Pode ser alérgica ou não alérgica. Em ambos os casos, os sintomas são parecidos.
As rinites alérgicas são enfermidades crônicas provocadas pelo contato com alérgenos (substâncias que o sistema imune considera estranhas), como os ácaros existentes na poeira doméstica, pelos de animais, fungos, descamação de pele, mofo, pólen, perfume, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus, mudanças bruscas de temperatura, etc.
A rinite alérgica tem características hereditárias. Entretanto, mesmo que nenhum dos pais apresente o distúrbio, ele pode manifestar-se numa pessoa, que não nasce alérgica, mas possui um sistema imune que desenvolve uma resposta exagerada, quando entra em contato com determinadas substâncias.
Sintomas
Quanto maior a exposição aos alérgenos, maior será a quantidade de anticorpos e mais intensos os seguintes sintomas: edema da mucosa que leva à obstrução nasal, coriza, espirros em salva, coceira no nariz, na garganta, no céu-da-boca e nos olhos. A rinite alérgica pode estar associada, ainda, a comorbidades, como asma, otites médias, sinusite e roncos.
Diagnóstico
É muito importante estabelecer o diagnóstico diferencial entre rinite alérgica e os outros tipos de rinite. Para tanto, é fundamental levantar a história do paciente e fazer uma avaliação clínica detalhada das vias aéreas. Alguns exames de imagem (endoscopia rinossinusal, raios X e tomografia) podem ajudar nessa distinção.
Uma vez fechado o diagnóstico de rinite alérgica, é preciso identificar as substâncias que provocam a alergia para evitar o contato com elas.
Tratamento
Por enquanto, a rinite alérgica não tem cura, mas algumas medidas – cuidados com a higiene ambiental, uso de medicamentos e aplicação de vacinas antialérgicas – ajudam a prevenir e a controlar as crises.
Cuidados com a higiene ambiental
* Não é fácil evitar o contato com o ácaro, o principal agente causador das alergias respiratórias, que se alimenta de resíduos da descamação da pele e prolifera na poeira doméstica, especialmente nos lençóis e travesseiros, tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia. Por isso, o ambiente onde a pessoa alérgica vive deve ser bem-ventilado, ensolarado e cuidadosamente limpo.
* Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes são substâncias que podem funcionar como alérgenos e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver rinite alérgica.
Tratamento medicamentoso
Existem vários medicamentos que podem aliviar os sintomas ou prevenir as crises da rinite alérgica. Ao primeiro grupo pertencem os descongestionantes e os anti-histamínicos, ambos para uso tópico ou sistêmico; ao segundo, os estabilizadores de membranas e os corticosteróides. Nenhuma dessas drogas é isenta de efeitos colaterais adversos, eventualmente com graves conseqüências. Por isso, devem ser utilizadas somente quando prescritas por um médico e na dosagem recomendada.
Vacinas antialérgicas
As vacinas anti-alérgicas constituem outro recurso para o tratamento das rinites alérgicas. Elas são preparadas com base nos resultados de testes cutâneos, de acordo com as características de cada paciente. O tratamento é longo, porém quando feito corretamente, diminuí a sensibilidade do doente aos alérgenos, o que pode evitar o uso de medicamentos.
Recomendações
* Lembre-se de que prevenir é o melhor remédio. Por isso, todo o cuidado na limpeza da casa do portador de rinite alérgica para diminuir a proliferação dos ácaros é pouco;
* Não use vassouras e espanadores. Dê preferência aos aspiradores com filtro e use um pano úmido para remover o pó dos móveis e do chão;
Use máscaras quando a faxina dos armários e das estantes de livros ficar por sua conta;
* Mantenha os ambientes arejados e expostos ao sol durante a maior parte do tempo,
* Escolha um estilo de decoração que dispense o uso de cortinas, carpetes, tapetes, almofadas ou de outros objetos que possam acumular poeira difícil de remover;
* Lave as roupas de cama pelo menos uma vez por semana e as roupas guardadas há algum tempo antes de usá-las novamente;
* Procure acostumar seus animais de estimação a viver fora de casa. Não os deixe subir nos estofados nem nas camas onde as pessoas dormem;
* Adote um estilo de vida saudável. Pratique atividade física, não fume, beba com moderação e alimente-se adequadamente. Se, por acaso, algum alimento for responsável por desencadear as crises, elimine-o da sua dieta;
* Tome bastante água, especialmente se você passa muitas horas em locais com ar condicionado;
* Não se automedique, nem siga as sugestões de curiosos. Ouça o que um médico especialista no assunto tem a dizer
Drauzio Varella