11.16.2009

Tempo dedicado ao lazer é tão importante quanto tempo dedicado ao trabalho





"Assim como atividades físicas ou corporais, desenvolvidas com regularidade, ajudam a melhorar o bem-estar físico, toda atividade de lazer ajuda a preencher a vida com significado, proporcionando melhora na qualidade de vida" De acordo com a literatura gerontológica a atividade no tempo livre tem grande importância para o bem-estar psicológico na velhice. A atividade pode ser um meio através do qual se experiencie significado existencial.

Situações que provêm significado existencial são as que apresentam auto-responsabilidade, compromisso, expressão de valores, são reguladas por uma ação que motivam, são atividades prazerosas que ocupamos em nosso tempo livre, sejam atividades de trabalho remunerdo ou voluntário, de causa social, atividade intelectual ou atividades de lazer.

O envelhecimento não significa perda, afastamento, negação. Mesmo apresentando um problema de saúde, pessoas idosas podem manter uma vida mais ativa com motivação e disposição ocupando melhor seu tempo livre e usufruindo de uma velhice com ganhos de forma mais satisfatória. A realização de uma atividade prazerosa pode tomar formas variadas e envolve convívio social importante para o bem-estar. Mas quem não gostaria de ter tempo para fazer tudo aquilo que gosta? Ou que não fez durante toda a vida e agora gostaria de retomar?

Sabemos que poucas são as pessoas que podem usar o tempo do seu dia para fazer aquilo de que mais gostam, sem obrigação, mas o tempo é subjetivo, nós somos o tempo. Atividades que lhe dão prazer como caminhar nas imediações do seu bairro, em lugares de natureza, andar à beira-mar, admirar uma paisagem, conversar com os amigos, vizinhos, fazer uma visita a quem necessite de atenção, assistir um filme, jogar futebol, fazer palavras cruzadas, ler um livro de ficção ou romance, ir a uma festa, a um baile, escrever, desenhar, pintar, tocar um instrumento, escutar um boa música, etc. são atividades de lazer que são interessantes, sem obrigação, causam prazer e que trazem satisfação e contentamento durante a vida.

O que é lazer?


Estudiosos afirmam que o lazer é qualquer atividade que não seja profissional ou doméstica. Para outros é uma forma de diminuir a alienação causada pelo trabalho, é uma atividade sem fins lucrativos. Existem pesquisadores que defendem a idéia de que o aumento do tempo livre dedicado ao lazer é influenciado pelo desenvolvimento tecnológico e pela diminuição da carga horária de trabalho, enquanto outros associam a questão do lazer ao comportamento social e de classe.

Claro que o lazer pode ser influenciado pelo espaço físico, oportunidades, recursos oferecidos pela cidade onde mora, mas no meio de tantas teorias que tentam explicar as funções do lazer, acreditamos que as atividades mais importantes na nossa vida são as que nos dão prazer e satisfação, as que nos ajudam a resgatar valores, a partir de escolhas pessoais no curso de vida. Só nós sabemos o que é importante para nosso bem-estar. Essas atividades que escolhemos para realizar no tempo livre podem ter a finalidade de relaxar, divertir, refletir, recriar, entreter, aprender coisas novas, desenvolver a informação, manter amizades e a criatividade.

Pesquisas gerontológicas têm demonstrado que os benefícios nesta área são inúmeros e é altamente necessário ao desenvolvimento biopsicossocial do ser humano. Assim como atividades físicas ou corporais, desenvolvidas com regularidade, ajudam a melhorar o bem-estar físico, toda atividade de lazer ajuda a preencher a vida com significado, proporcionando melhora na qualidade de vida.


Fonte: vya estelar

Nenhum comentário: