11.18.2009

E-mail deve morrer em 10 anos, diz pesquisa britânica

Um estudo da Universidade de Kent, na Inglaterra, constatou que o e-mail deve ser extinto. A ferramenta de comunicação mais tradicional da web deve perder lugar para outras plataformas, como Twitter, Facebook, Orkut, MySpace, e programas de mensagens instantâneas, como o MSN.




"Embora seja a ferramenta dominante há 20 anos, o e-mail, como conhecemos hoje, deve morrer em apenas 10 anos", enfatizou o professor David Zeitlyn, autor da pesquisa.

O levantamento, realizado em parceria com a empresa de internet TalkTalk, mostra que os jovens britânicos têm mostrado interesse em formas de comunicação eletrônica mais dinâmicas. Para esta geração, os e-mails são lentos, pouco convidativos, invasivos e inconvenientes.

As redes sociais, ao contrário, permitem que as pessoas enviem mensagens para um grupo de contatos ao mesmo tempo, além de proporcionarem um retorno rápido e conciso. Outra vantagem desses novos aplicativos é a possibilidade de utilizá-los por meio de outras interfaces tecnológicas, como o celular. A mobilidade que tais programas oferecem tornam o e-mail um meio de comunicação obsoleto, facilmente substituível.

Ainda de acordo com a pesquisa, somente 51% dos adolescentes e jovens disseram utilizar o e-mail como a primeira opção na hora de enviar uma mensagem eletrônica. O serviço é o mais usado - senão o único - por pessoas entre 45 e 65 anos.

Nenhum comentário: