11.17.2009

Aprovada verba para fábrica de medicamentos em Moçambique

ROBERTO CAMILO CASTRIGNANI e o Ministro Temporão em Farmanguinhos

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou a autorização de uma doação de R$ 13,6 milhões do governo brasileiro para a primeira fase da instalação da fábrica de medicamentos contra a Aids no país africano. "Estamos acompanhando essa história desde o início e ficamos muito felizes com a aprovação da doação, pois agora poderemos ver as coisas começarem a acontecer", comemorou Roberto Camilo Catrignani, coordenador de Projetos Industriais e Internacionais de Farmanguinhos/Fiocruz e futuro diretor da fábrica de Moçambique.

De acordo com Catrignani, a expectativa é de que a fábrica esteja montada no início do segundo semestre de 2010 e comece a funcionar plenamente no ano seguinte. "Na primeira fase do projeto, vamos levar produtos de Farmanguinhos com a embalagem primária e fazer a embalagem secundária lá. Na etapa seguinte, o processo de embalagem será todo feito em Moçambique. Na fase final, a produção será totalmente local e de responsabilidade do governo moçambicano", adiantou.

Moçambique está entre os países mais afetados pela Aids no mundo. Estima-se que 500 novos casos da doença sejam registrados todos os dias.

Nenhum comentário: