4.04.2011

Coração: O quê é o "bloqueio de ramo esquerdo"?

Bloqueio de ramo esquerdo é uma alteração no eletrocardiograma que não é incomum. Sua freqüência aumenta com a idade, sendo mais freqüente em pessoas com alguma doença cardíaca associada. Interfere na interpretação do teste de esforço, induzindo a uma falta de sincronismo na contração do músculo cardíaco, podendo piorar a função da contração do músculo cardíaco.É raro em pessoas mais jovens, sendo sua incidência em torno de 0.05%. Noventa por cento das pessoas com bloqueio de ramo esquerdo não têm nenhuma doença cardíaca associada. Nestas pessoas o prognóstico é benigno. Nos mais idosos, seu surgimento pode significar a piora de alguma doença cardíaca pré-existente. São as doenças mais comumente associadas: Hipertensão arterial, doença coronariana, miocardites (inflamação no músculo do coração), infecção do coração por bactérias, doença valvular e uso de digoxina.Pacientes com bloqueio de ramo esquerdo isolado, ou seja, sem doença associada, não necessitam de tratamento. Porém, se está associado a desmaios (síncopes), pode ser necessário o emprego de marcapasso cardíaco.

 Fonte:Cordis

Bloqueio do Ramo Esquerdo – BRE – Uma alteração Frequente

Semelhante ao bloqueio do ramo direito, o bloqueio do ramo esquerdo (BRE) é uma alteração comum na prática dos cardiologistas. Repito o que disse no bloqueio do ramo direito, mas, desta vez, pensando no lado esquerdo do coração:
“Para que a eletricidade chegue a todo o coração, é necessário fios condutores que são três tipos principais:
  • a) Condução Átrio-ventricular (A-V): leva o pulso elétrico do nó sinusal (o gerador) até os ventrículos.
  • b) Feixes ventriculares: existe o feixe DIREITO e o feixe ESQUERDO. Estes feixes (fios condutores) levam o pulso elétrico até todas as partes do ventrículo direito e do esquerdo.
bloqueio do ramo ESQUERDO é quando ocorre um bloqueio/problema/dificuldade na condução do impulso elétrico pelo lado esquerdo, pelo feixe (fio) do lado esquerdo do coração… Por outro lado, o bloqueio do ramo DIREITO é quando este bloqueio ocorre no feixe que está no lado direito do coração.

Diagnóstico no ECG

Left bundle branch block ECG characteristics Bloqueio do Ramo Esquerdo ( BRE )   É grave? Mata? Saiba Tudo!Os critérios para o diagnóstico de um bloqueio do ramo esquerdo no eletrocardiograma são: 1)
  • O ritmo cardíaco deve ser supraventricular na origem;
  • A duração do QRS deve ser ≥ 120 ms 2)
  • Deve haver um complexo QS ou rS em V1
  • Deve haver uma dentada (em forma de M”) onda R em V6.
  • A onda T deve ser desviada em frente ao terminal de deflexão do complexo QRS. Isto é conhecido como discordância onda T adequada com bloqueio de ramo. Uma onda concordantes T pode sugerir isquemia ou infarto do miocárdio.
Esse parágrafo exige uma escrita mais técnicas e o seu médico irá fazer o diagnóstico correto do Bloqueio do Ramo Esquerdo.

Quais as doenças causam este BRE (esquerdo):

Difícil dizer, pois são muitas. Mas, mais importante do que listá-las e tranquilizar o paciente realizando os exames adequados que mostrarão se estas alterações são realmente provocadas por uma alteração no coração.
Muitas vezes, o exame clínico do paciente e uma radiografia de tórax já dão indícios de que a saúde do paciente está boa. Caso o médico persista com dúvidas, ele poderá lançar mão de exames adicionais/complementares como o ecocardiograma – este exame trará muitos esclarecimentos para o cardiologista.
Entretanto, o leque de doenças que pode causar um Bloqueio no Ramo Esquerdo é enorme – mas veja a primeira da lista:

Mas o BRE mata? 

Não! Por si só, o BRE não mata. O que pode matar é a doença de base.
Vamos entender: Se o paciente tem uma insuficiência cardíaca (uma deficiência importante na musculatura do coração) é a presença desta doença que causará problemas ao paciente e não a presença do BRE. Então, o seu cardiologista é que terá que controlar a sua doença de base e tentar reduzir a chance de problemas súbitos.

O BRE pode ser normal?

Veja bem. Normal não é.
Mas o paciente pode ter somente este BRE e não ter nenhuma doença de base que possa preocupar o paciente. O BRE também pode ser intermitente (ou seja, aparecer e desaparecer dos eletrocardiogramas). Também poderá ser congênito e estar presente desde o nascimento do paciente, sem causar nenhum problema ao longo da sua vida.
Dr. Leonardo Alves

18 comentários:

Ana Rosado disse...

Bom dia !
Gostei de ler este artigo, pois a minha medica diagnosticou isto em mim, que tenho 18 anos, e pratico atletismo, gostava de saber se nao posso mais praticar este desporto ou se ao continuar me irá prejudicar a saúde ?!
Espero receber resposta em breve, pois éstou bastante preocupada ..

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Ana
Eu tb tenho o tal desvio e como diz o Cordis, se vc não tem nenhuma doença cárdiaca associada, a sua vida é normal. Mas mesmo assim vc deve conversar com o seu ou a sua cardiologista.
Grande abraço e boa sorte

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Quem tem este tal bloqueio deve evitar os medicamentos betabloqueadores.O seu médico cardiologista irá lhe informar qual a medicação correta.

Cardiologia disse...

Excelente matéria.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Obrigado

Hanifa disse...

Amei este artigo. É excelente. Obrigada.

Hanifa disse...

Amei este artigo. É excelente. Obrigada.

Marilene Neves disse...

Mary...Gostei muito desse artigo, o meu esposo está com esse problema, está fazendo exames.

Maria disse...

Eu tive o diagnóstico de BRE e o meu cardiologista me proibiu de praticar atividades aerobicas, eu participo de corridas de ruas, não sinto nada quando corro, e gostaria de saber se não poderei mais correr?

Camila disse...

Meu marido sente dores no peito constante e tem o BRE. Nao temoanrecursos e estou desesperada

lizandra_htinha25 disse...

Eu tenho bloqueio de ramo esquerdo já alguns anos, e uma vez por ano faço um eletrocardiograma e um ecocardiograma, e sempre dá tudo normal.

Cristiano disse...

Tenho 63 anos e fui diagnosticado com bre e me surpreendi , pois faço caminhada tres vezes por semana , e as vezes até corro , e nunca senti nada , nem mesmo fico ofegante . Sou completamente saudável, sem pressão alta , sem diabetes , sem absolutamente nada e este exame apresentou isto . Acho que os conceitos de diagnóstico precisam mudar

Sra Mendes disse...

Fiz um ecg de repouso e o laudo foi: "distúrbio de condução de grau leve, pelo ramo direito do feixe de His". O que isso significa?

Unknown disse...

Eu posso fazer cirurgia abdominal prastia




Unknown disse...

Eu posso fazer abdominal prastia

Unknown disse...

Minha irmã tem bloqueio do ramo esquerdo,ela pode fazer uma cesariana?

Unknown disse...

Tem esse ploblema posso continuar trabalhando de motorista

Unknown disse...

Olá fui diagnosticada com bloqueio de ramo esquerdo sinto desmaio mais nunca cheguei a desmaiar será Qe existe perigo??