4.04.2011

Coração: O quê é o "bloqueio de ramo esquerdo"?

Bloqueio de ramo esquerdo é uma alteração no eletrocardiograma que não é incomum. Sua freqüência aumenta com a idade, sendo mais freqüente em pessoas com alguma doença cardíaca associada. Interfere na interpretação do teste de esforço, induzindo a uma falta de sincronismo na contração do músculo cardíaco, podendo piorar a função da contração do músculo cardíaco.É raro em pessoas mais jovens, sendo sua incidência em torno de 0.05%. Noventa por cento das pessoas com bloqueio de ramo esquerdo não têm nenhuma doença cardíaca associada. Nestas pessoas o prognóstico é benigno. Nos mais idosos, seu surgimento pode significar a piora de alguma doença cardíaca pré-existente. São as doenças mais comumente associadas: Hipertensão arterial, doença coronariana, miocardites (inflamação no músculo do coração), infecção do coração por bactérias, doença valvular e uso de digoxina.Pacientes com bloqueio de ramo esquerdo isolado, ou seja, sem doença associada, não necessitam de tratamento. Porém, se está associado a desmaios (síncopes), pode ser necessário o emprego de marcapasso cardíaco.

 Fonte:Cordis

3 comentários:

Ana Rosado disse...

Bom dia !
Gostei de ler este artigo, pois a minha medica diagnosticou isto em mim, que tenho 18 anos, e pratico atletismo, gostava de saber se nao posso mais praticar este desporto ou se ao continuar me irá prejudicar a saúde ?!
Espero receber resposta em breve, pois éstou bastante preocupada ..

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Ana
Eu tb tenho o tal desvio e como diz o Cordis, se vc não tem nenhuma doença cárdiaca associada, a sua vida é normal. Mas mesmo assim vc deve conversar com o seu ou a sua cardiologista.
Grande abraço e boa sorte

Antonio Brandão disse...

Quem tem este tal bloqueio deve evitar os medicamentos betabloqueadores.O seu médico cardiologista irá lhe informar qual a medicação correta.