4.05.2011

Creme antirruga


creme antirrugas
Se você acha que já está na hora de começar a usar cremes antirrugas, mas não acredita muito no poder desse produto, saiba que já está comprovado que eles trazem resultados bastante positivos. Estimular a produção de colágeno, proteína que faz com que a pele tenha mais elasticidade, é a meta principal dos cremes antiidade. Quer saber como eles funcionam?
O pesquisador da Universidade de Reading, no Reino Unido, Ian Hamley analisou os produtos mais recentes e constatou que o grande responsável pelos efeitos é o Matrixyl, um microcolágeno que estimula a síntese do colágeno nas células.


Ou seja, as nanopartículas são responsáveis pelo alinhamento das camadas de peptídeos que facilita o acúmulo de colágeno. Mas, preste atenção: os cremes não fazem milagres sozinhos é preciso de uma ajudinha nossa para que os produtos tragam o efeito desejado. Por isso, é importante seguir a orientação do fabricante na hora de aplicá-los, pois alguns desses cremes dependem de massagens em movimentos circulares ou ascendentes. Ou seja, uma aplicação feita de qualquer forma pode não trazer o efeito esperado e, até mesmo, não agir.
Outros detalhes que não devem ser esquecidos é o uso de filtro solar adequado, ter uma alimentação balanceada e manter a pele hidratada por dentro e por fora.
Por Paula Perdiz
Vila baton

Segredo dos cremes antirruga está nas nanopartículas

Pesquisa no Reuni Unido tenta desvendar ação de substâncias microscópicas na pele

por New Scientist
Editora Globo
As indústrias farmacêutica e de beleza investem muito dinheiro em pesquisas com nano substâncias e também faturam bilhões com cremes e promessas de uma aparência jovem duradoura. Fazer com que a pele produza mais colágeno é a meta de quase todos os mais modernos produtos de beleza. Essa proteína faz com que a pele tenha elasticidade e mantenha a firmeza característica da juventude. Agora, cientistas encontraram uma pista de como os nano ingredientes de cremes antirrugas poderiam estimular a pele a produzi-la.
O Matrixyl é um microcolágeno usado em cremes que estimula síntese de colágeno nas células. Para entender a ação desta nano substância, Ian Hamley, pesquisador da Universidade de Reading (Reino Unido) analisou o arranjo de sua longa cadeia de carbonos e o peptídeo (moléculas formadas pela ligação entre aminoácidos) de cinco aminoácidos unidos ao seu final.
Compostos similares contendo peptídeos formados de poucos aminoácidos tendem a formar estruturas cilíndricas, com todas as longas cadeias apontando para dentro e os peptídeos apontando para fora. No Matrixyl, no entanto, os cilindros são substituídos por “nano fitas” planas nas quais as moléculas estão alinhadas em duas camadas com todos os peptídeos mas porções superiores e inferiores.
A superfície larga e plana formada pelas nano fitas poderia facilitar o acúmulo de colágeno, afirma Hamley. Ele espera que seu trabalho ajude outras pesquisas em medicina regenerativa para recuperação de lesões em tecidos que contenham colágeno, como pele e olho. Mas o mecanismo exato que acontece quando aplicamos o Maxtryl na pele ainda é desconhecido.

Nenhum comentário: