4.09.2011

Problemas durante a gravidez

O Álcool na Gravidez


Tal como a Nicotina, a qual está presente no Tabaco, também o álcool é transmitido ao seu bebé através da Placenta, afectando, sobretudo, o Cérebro devido à sua vulnerabilidade por não se encontrar completamente desenvolvido.

As mães que consomem muito álcool têm bebe´s com deficiências físicas e mentais, genericamente conhecidas como "Síndrome Alcoólico Fetal".

Visto que não se sabe a quantidade de Álcool que não se revela prejudicial para o bebé, aconselha-se às grávidas a abstinência total do consumo de Álcool.

Quando surgem hemorragias na Gravidez


Quando surge uma Hemorragia na gravidez, deve ser sempre levada a sério, mesmo que não sinta dor.
As causas podem ter diferentes origens:

  • Ameaça de Aborto:
Uma Hemorragia no 1º trimestre de gravidez pode conduzir a um aborto. Quando tal acontece, o corrimento do sangue é mais forte do que o da Menstruação, acompanhado de dores semelhantes a cãibras.
Mas, felizmente, nem sempre a Hemorragia resulta em aborto - a este fenómeno lhe é dado o nome de "Ameaça de Aborto". Neste caso, o(a) médico(a) recomenda repouso absoluto até a Hemorragia parar. Depois é feita uma Ecografia para determinar se o Feto continua vivo.
Nos casos em que ocorre o aborto, o mais frequente é tratar-se de um erro genético, o qual a Natureza se encarrega de impedir o seu prosseguimento;
  • Gravidez Ectópica:
Quando o óvulo fecundado se alojou numa das Trompas de Falópio, e não no Útero como deveria, trata-se de uma Gravidez Ectópica, a qual é bastante perigosa e normalmente exige intervenção cirúrgica.
Este género de gravidez pode manifestar-se numa Hemorragia, ou não, com dores fortes no abdómen;

  • Deslocamento prematro da Placenta:
Embora seja raro, no último trimestre da gravidez pode dar-se um deslocamento prematuro da Placenta das paredes do Útero, o que oferece algum perigo para a mãe e para o bebé.
Se já se encontra a viver o seu 3º trimestre de gravidez, e se tiver Hemorragias, consulte imediatamente um(a) médico(a)!

  • "Placenta Prévia":
"Placenta Prévia" é uma situação em que a Placenta se colocou na parte baixa do Útero, bloqueando o Colo do Útero total ou parcialmente.
Quando o Colo do Útero se abre no início do trabalho de parto, pode desencadear Hemorragias.
Nos casos em que o Colo do Útero se encontra totalmente bloqueado, o bebé terá de nascer por meio de uma Cesariana; 
  • Hemorragias no Colo do Útero:
O Colo do Útero, durante a gravidez, fica mais susceptível ao contacto devido a uma maior irrigação sanguínea. Sendo assim, podem surgir pequenas Hemorragias depois de ter relações sexuais, ou depois de ser examinada pelo(a) Obstetra. Não se preocupe, pois isto não representa perigo. Ainda assim deve ser examinada pelo(a) médico(a) para ter a certeza que está tudo bem.
O "Rolhão Mucoso", quando se liberta pouco antes do nascimento, pode vir acompanhado com sangue, mas tal é normal e não é motivo para alarme.

Se ocorrerem Hemorragias durante a gravidez:
  • contacte imediatamente o seu médico ou Hospital/Maternidade;
  • deite-se na cama e mantenha-se quente, se estiver em casa. Se estiver fora de casa, tente encontrar um local calmo para descançar até chegar ajuda;
  • mantenha vestidas as roupas sujas de sangue e não limpe as manchas até que o(a) médico(a) as tenha examinado;
  • não coma nem beba nada sem autorização do(a) médico(a).
    Fonte Blog Horizonte Pleno

Nenhum comentário: