4.07.2011

A beleza está nos olhos de quem ve.

 Estudo mostra que quem tem olhos vermelhos
é considerado menos atraente

A atração física na espécie humana tem relação com a capacidade reprodutiva da pessoa. Quem tem olho vermelho aparenta não ser saudável e, portanto, parece não ser um bom reprodutor aos olhos alheios.
Pessoas que possuem a parte branca dos olhos avermelhada, seja por cansaço, seja por outros motivos crônicos, são consideradas depressivas e menos atraentes
Diz-se que a beleza está nos olhos de quem vê. Um estudo realizado na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, mostra que o contrário também é verdade. Pessoas que possuem a parte branca dos olhos avermelhada, seja por cansaço, seja por outros motivos crônicos, são consideradas depressivas e menos atraentes. Esse julgamento é feito inconscientemente, e não tem relação com o real estado de saúde da pessoa, segundo afirma o estudo.

O doutor Robert Provine, autor da pesquisa, afirma que todos os humanos são influenciados pela observação dos olhos das pessoas com que convivem. Segundo ele, quanto mais vermelhos são os olhos de uma pessoa, menos atraente ela tende a ser, por mais que preencha todos os requisitos para um padrão de beleza comumente aceitável. Isso porque, historicamente, os humanos associam a vermelhidão a problemas de saúde.

O fenômeno ocorre quando as pequenas veias e artérias do globo ocular acumulam sangue, o que dá uma aparência avermelhada para a parte branca do olho. Como isso costuma ser associado a um estado emocional e biológico humano específico e negativo, a primeira reação que se tem é de achar que a pessoa está deprimida, doente ou triste, e, por isso, ela se torna menos atraente - mesmo quando essa vermelhidão é causada por cansaço ou outro motivo.

“Se você encontra um amigo com olhos avermelhados, pode não ficar claro se deve oferecer-lhe ajuda médica ou apenas um ombro para chorar”, disse Provine. Segundo ele, a pesquisa apontou também que a vermelhidão chega até mesmo a causar desconforto em outras pessoas.

Para que se realizasse o estudo, foram convidados 208 voluntários estudantes da Universidade de Maryland. Eles receberam 200 imagens, 100 delas com olhos brancos e normais e outras 100 com olhos avermelhados. Foi pedido a cada um dos voluntários para que descrevesse o estado emocional daquela pessoa apenas observando os olhos. O resultado mostrou que, no geral, pessoas com o problema de vermelhidão ocular eram consideradas menos felizes, menos saudáveis e menos atraentes.

O estudo é importante porque mostra que a observação dos olhos de uma pessoa tem ligação com o comportamento humano. O homem é, aparentemente, a única espécie que utiliza a coloração dos olhos como um indicador do estado emocional e de saúde de seus parceiros.

“Os padrões de beleza variam de cultura para cultura, mas, no entanto, a saúde está sempre na moda porque está associada à possibilidade de reprodução”, afirmou Provine. Para ele, traços como olhos brancos e saudáveis, assim como cabelos lustrosos e peles sem cicatrizes são associados, inconsicentemente, à capacidade de reprodução de uma pessoa - e quem não é um reprodutor em potencial não é consioderado atraente.
Isto é

Nenhum comentário: