4.07.2011

CHACINA EM ESCOLA NO RIO : 10 MENINAS E UM MENINO MORRERAM, ALÉM DO ATIRADOR

A Secretaria da Saúde do Rio informou no fim da manhã que dez meninas e um menino morreram baleados nesta quinta-feira, após um rapaz invadir a escola municipal Tasso da Silveira, na região de Realengo (zona oeste do Rio), e atirar contra os alunos. O atirador cometeu suicídio, segundo a polícia. Outras 18 pessoas teriam ficado feridas.
Veja galeria de fotos da escola
Paes visita escola invadida por atirador
Rapaz que atirou contra alunos no Rio deixou carta, diz PM
Atirador usou 2 revólveres contra alunos no Rio, diz polícia
Veja os maiores ataques em escolas pelo mundo
Envie imagem ou relato sobre tiroteio
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia informado a morte de 13 pessoas --12 alunos e o atirador.
O crime ocorreu por volta das 8h30, quando o rapaz identificado como Wellington Menezes de Oliveira, 24, ex-aluno da unidade, entrou na escola dizendo que daria uma palestra. Em seguida, passou a atirar contra os alunos, dentro das salas de aula.
Uma professora fez com que alguns alunos deixassem a unidade durante o ataque para pedirem ajuda, informou o governador Sérgio Cabral (PMDB). Segundo ele, dois desses estudantes percorriam uma rua próxima quando encontraram um carro da Polícia Militar. As duas crianças, que estavam feridas, foram socorridas e um PM identificado como sargento Alves se dirigiu ao local do crime.
O policial militar Márcio Alexandre Alves relatou, por sua vez, que o rapaz chegou a apontar a arma para ele quando estava na escada que dá acesso ao terceiro andar do prédio, onde alunos estavam trancados em salas de aula. O policial disse ter atirado no abdome do criminoso e pedido que ele largasse a arma. Em seguida, o atirador caiu no chão e se matou com um tiro na cabeça.

Luiz Gomes/Futura Press
Pessoas se concentram em frente à Escola municipal Tasso da Silveira após rapaz atirar contra alunos
Pessoas se concentram em frente à Escola municipal Tasso da Silveira após rapaz atirar contra alunos
Várias das crianças feridas foram levadas de helicópteros do Corpo de Bombeiros para o hospital Albert Schweitzer e demais unidades de emergência do Rio como o hospital Souza Aguiar, no centro. O hospital Albert Schweitzer, em Realengo, hospital mais próximo do local da tragédia, conta com cinco salas de cirurgia.
As causas do crime serão investigadas. De acordo com a polícia, o atirador usou dois revólveres, tinha muita munição e deixou uma carta, já encaminhada à Polícia Civil para análise.
A escola atende estudantes com idades entre 9 a 14 anos --da 4ª a 9ª série, segundo a Secretaria Municipal da Educação. São 999 alunos, sendo 400 no período da manhã, de acordo com a secretaria.

Nenhum comentário: