4.04.2011

Verrugas

Quais os tipos de verrugas e como tratar
Tipos de verrugas
As verrugas são pequenas formações sólidas rugosas na superfície da pele. Existem cinco tipos de verrugas, cjue geralmente surgem em diferentes partes do corpo. São causadas por vírus e são pouco contagiosas; o tratamento permite curar a maioria das verrugas.
Verrugas comuns
São da cor da pele ou mais escuras, têm uma superfície áspera e rugosa e atingem as maiores dimensões (entre 3 e 2,5 mm); podem unir-se formando placas. Estas verrugas podem aparecer em qualquer idade, embora sejam mais comuns em crianças, surgindo principalmente nas mãos. São indolores, a menos que se localizem sob uma unha ou numa área sujeita a fricção. Podem desaparecer por si próprias, embora muito raramente possam durar mais de 10 anos.
Verrugas planas
São lisas, da cor da pele ou marrom-claras e de dimensões reduzidas. Geralmente, nascem agrupadas, com freqüência ao longo da linha de um arranhão. Normalmente, afetam as crianças, localizando-se em geral no rosto, no pescoço, nos braços e nas pernas. Estas verrugas pode esaparecer espontaneamente.
Verrugas Plantares
São firmes e redondas, com uma superfície áspera e a base profundamente implantada nas plantas ou nos dedõs dos pés. Podem ser únicas ou múltiplas e são freqüentemente dolorosas. Quando se apara o seu topo, vêem-se pintas escuras, as quais são vasos sangüíneos que irrigam a verruga, inexistentes nos calos e calos idades. As verrugas plantares podem desaparecer espontaneamente no prazo de alguns meses, mas em alguns casos duram anos.
Verrugas filiformes
São estreitas tiras de pele (filamentos) com um comprimento máximo de 3 mm e uma extremidade dura. Surgem em geral no rosto, no pescoço, no queixo e nas pálpebras. Desaparecem espontaneamente, mas, em virtude da sua localização, são geralmente tratadas.
Verrugas anogenitais ou condilomas venéreos
São pequenas formações múltiplas, agrupadas em couve- flor, situadas na vulva, no pênis e em volta do ânus. Crescem com rapidez e são pruriginosas; podem desaparecer espontaneamente e reaparecer mais tarde.
As verrugas são provocadas por um vírus que pode penetrar na pele através de uma ferida.
Como tratar
A terapia de sugestão, realizada quer por um leigo, quer por um médico, é indiscutivelmente eficaz. Não é aconselhável para as verrugas lisas, da cor da pele, ou para as faciais, seborréicas ou anogenitais.
Adquira nas farmácias tinturas e pomadas específicas; se você utilizar uma pomada, proteja a verruga com um curativo; não aplique as tinturas e pomadas sobre outras áreas da pele.
Consulte o médico caso a verruga se torne dolorosa, o tratamento não resultar ou se se tratar de uma verruga facia! ou anogenital.
Prevenção
Não ande descalço em locais como ginásios, chuveiros públicos, vestiários e piscinas; evite contatos íntimos com indivíduos que tenham verrugas contagiosas; não coce as verrugas, o que incentiva a propagação para a pele irritada
Fonte: Sobre Tudo 

Nenhum comentário: